Menu

“Diz-se que Deus é brasileiro, não o Deus da ternura dos humildes, mas o Moloc dos Amonitas, que devora seus filhos” (leonardo boff)

Por Cláudio da Costa Oliveira, colunista do Cafezinho A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também já questionou: “Ajuste fiscal para que e para quem?” A Comissão Pastoral para o Serviço de Caridade e da Paz, órgão da CNBB, reunida em Brasília em 18/19 de outubro de 2016, mostrou preocupação com o cenário de […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Cláudio da Costa Oliveira, colunista do Cafezinho

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também já questionou: “Ajuste fiscal para que e para quem?”

A Comissão Pastoral para o Serviço de Caridade e da Paz, órgão da CNBB, reunida em Brasília em 18/19 de outubro de 2016, mostrou preocupação com o cenário de retrocesso dos direitos sociais no Brasil. Referindo-se à reforma trabalhista e terceirização, reforma do ensino médio, reforma da previdência social e a PEC 241/2016 (PEC do teto) os membros da comissão afirmaram: “ Em sintonia com a Doutrina Social da Igreja Católica, não se pode equilibrar as contas cortando os investimentos no serviço público que atende aos mais pobres de nossa nação. Não é justo que os pobres paguem esta conta, enquanto outros setores continuam lucrando com a crise.”

Naturalmente os pronunciamentos da CNBB não são divulgados pela grande mídia golpista, mas podem ser acessados no site da própria instituição na internet.

Na edição de 2017 do Fórum Econômico Mundial em Davos, a Diretora-Gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, na frente de Hernrique Meirelles, afirmou : “Sem distribuição de renda não tem como haver crescimento sustentável”(Fonte : BBC).

Christine Lagarde disse isto depois de ouvir Henrique Meirelles defender as reformas que vem sendo feitas pelo governo Temer.

A Diretora-Gerente reconheceu os erros do passado do próprio FMI : “Não sei porque as pessoas não escutaram (que a desigualdade é nociva), mas certamente, os economistas se revoltaram e disseram que não era problema deles. Inclusive na minha própria instituição, que agora se converteu para aceitar a importância da desigualdade social e a importância de estudá-la e promover políticas em resposta a ela”.

Estudo feito pelo FMI em 2013, analisou políticas de ajuste fiscal implantadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos 20 anos e mostrou que pacotes, como o adotado no Brasil, levam a resultados adversos. “Pacotes de corte nos gastos públicos tendem a piorar mais significativamente a desigualdade social, do que pacotes de aumentos de impostos” e também : “De forma aproximada 15% a 20% do aumento da desigualdade social por conta de pacotes fiscais, ocorrem por causa do aumento de desemprego”.

Christine Lagarde questionou : “Um momento de crise, como o ministro (Meirelles) indicou, é o momento de avaliarmos as políticas que estão em ação, o que mais podemos fazer, que tipo de medidas tomamos para reduzir as desigualdades sociais ?”

E mais: “Quais tipos de redes de apoio social temos para as pessoas? Qual tipo de educação e treinamento oferecemos? O que temos em ação para responder não apenas à globalização, mas às tecnologias que irão descontinuar e transformar o ambiente de trabalho no longo prazo?”

Lagarde lembrou ainda: “Há coisas que podem ser feitas, como reformas fiscais, reformas estruturais e políticas monetárias. Mas elas precisam ser granulares, regionais, focadas em resultados para as pessoas e isso provavelmente significa uma maior distribuição de renda do que há no momento”.

Ou seja, a Diretora-Gerente do FMI, Christine Lagarde, mostrou que o caminho é exatamente o inverso do que está sendo feito no Brasil.

O que Christine Lagarde provavelmente não sabe, é que o Brasil hoje é governado por colonizadores, que só pensam em explorar o país e seu povo. Se ela soubesse disto, não perderia tempo discutindo com Meirelles. Temer e Meirelles não estão preocupados com o bem-estar da população brasileira. As reformas que estão sendo feitas têm o único objetivo de espoliar a nação.

Nenhum país consegue se desenvolver de forma sustentável, sem antes estabelecer um programa consistente de redução das desigualdades sociais.

O teólogo e filósofo Leonardo Boff, muito lúcido, em artigo publicado ontem 23/01, disse : “Estamos assentados sobre estruturas histórico-sociais violentas, vindas do genocídio indígena, colonialismo humilhante e escravagismo desumano. Não há como superar estas estruturas sem antes superar esta tradição nefasta. É um desafio que demanda transformação colossal das relações sociais.”

A prova mais gritante do assalto por que passa o Brasil é o desmonte da Petrobras e a entrega do pré-sal para estrangeiros. à vista de todos. Só pode ser Moloc, mais uma vez, devorando a oportunidade de futuro promissor para o país.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nathan O Martins

25/01/2017 - 11h08

Genial, Leonardo Boff

ALDO RESENDE

24/01/2017 - 22h20

Ainda falam em direitos constitucionais……..por outro lado temos uma “CORTE DE CURITIBA” que parece ter um Constituição paralela…além de um STF que semostra supremo, supremo sem supremacia…….. para onde estamos indo ?até quando a mídia golpista vai dar conta de manipular a opinião publica ? não somos 70 milhões de brasileiros …somos hoje mais de 200 milhões…..como da conta do desemprego, da fome, da miséria, da violência e da criminalidade ? ETA PERGUNTA PRECISA SER RESPONDIDA……..Não sou a favo de golpe militar……..acredito que os militares não tem folego para dar outro golpe……..no entanto , tenho certeza que se as FORÇAS ARMADAS presarem pela soberania e justiça social, deverão reconduzir a presidenta DILMA ao poder……

ALDO RESENDE

24/01/2017 - 22h01

Um presidente citado 43 vezes na Lava Jato…….um chanceler de sua equipe de desgoverno envolvido com propina de 23 milhões, um ministro da justiça mentiroso, assessores diretos envolvidos em falcatrua( Moreira e Padilha), um presidente do senado afogado na merda da corrupção, junto com ele o Jucá, o do discurso de estanca a sangria, e outros 200 parlamentares incluindo o presidente do PSDB, Aecim, ENTERRADOS NA LAMA DA CORRUPÇÃO, que vão definir o novo ministro do STF que inclusive julgam estes canalhas……O que esperar deste país ? Não sou a favor de golpe militar…….no entanto, acredito que se as Forças Armadas quiserem mante sua neutralidade e ética mediante esta situação de verdadeiro descalabro da vida politica, social e econômica brasileira, deveria pelo menos, se posicionar. Garantir a retomada e reempossar a presidenta DILMA , eleita por 54 milhões de brasileiros , DESTitUida do cargo pelos abutres corruptos, entreguistas e sanguinários……..A hora é agora FORÇAS ARMADAS…… faça valer o nacionalismo , a pátria livre e os direitos sociais conquistados! Caso contrário, as Forças Armadas serão cúmplices desta farsa que destrói nosso país e corrói nossa soberania.

ALDO RESENDE

24/01/2017 - 21h46

Infelizmente tenho que admitir que Deus não é brasileiro. Esta afirmativa não é uma hipótese. É sim, uma constatação. Na atual conjuntura de completa desmoralização das instituições republicanas( Senado,Câmara dos Deputados, STF, Procuradoria Geral da Republica, Corte Jurídica de Curitiba, OAB e imprensa golpista (PIG) . DEUS JAMAIS SERIA BRASILEIRO……..A não ser para o alento das vitimas destes abutres do meio politico, judiciário e mediático…… afora os medíocres da corte de TEMER, fico imaginando como pode uma mulher , presidente do STF, sra. CARMEM LUCIA, aceitar ser atriz coadjuvante deste espetáculo repugnante para qualquer intelectual que preze pela moral, pela ética e pelo direito a vida com dignidade……

Manoel Lobato

24/01/2017 - 21h16

Sucinto e definitivo.

José Alamiro

24/01/2017 - 19h00

Desmontar a Petrubras e se apossar do PRÉ.SAL. Destruir o Projeto Nuclear Brasileiro deixando o povo brasileiro desprotegido.
As instituições basilares de uma Democracia (Legislativo. Executivo. Judiciário )inteiramente desmoralizados.
Uma imprensa (PIG ) a serviço do Kapital Internacional e contra o Projeto de um Brasil independente grande justo e solidário com todos os povos.
Tudo sendo destruído por traidores da Pátria.
É isso aí tal da GUERRA HÍBRIDA?
E nossas FORÇAS ARMADAS? ! E os Brasileiros? !

Marcia Guanabara

24/01/2017 - 19h44

E na mão.
É tamanho de quê?

Eson Moura Silva

24/01/2017 - 14h34

E o capitalismo ainda se dá ao luxo de criar e reverberar o sentimento de culpa, já dizia Alain de Boston, na população a falsa crença de que a ascensão social pode ser conquistada por meio da Educação! Triste acreditar que além da exploração também nos imputa a culpa, o medo e a descrença.

Wake up

24/01/2017 - 13h05

Anarquia ja.pagar impostos p manter o luxo de escravocratas.sonego mesmo.vao cobrar os impostos da redesgoto.


Leia mais

Recentes

Recentes