Menu

Governo golpista começa a destruir Caixa

É impressionante a fúria com que um governo golpista, ilegítimo, iniciou a sabotagem de todo o patrimônio público, sob o silêncio cúmplice da imprensa. O Banco do Brasil começou a fechar agências em todo país e a se autossabotar. No shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, fechou até mesmo caixas eletrônicos. Duas agências importantes […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

É impressionante a fúria com que um governo golpista, ilegítimo, iniciou a sabotagem de todo o patrimônio público, sob o silêncio cúmplice da imprensa.

O Banco do Brasil começou a fechar agências em todo país e a se autossabotar. No shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, fechou até mesmo caixas eletrônicos.

Duas agências importantes em Copacabana anunciaram que irão fechar. Em Copacabana, o bairro com maior densidade demográfica do país!

E agora a Caixa também inicia um processo de autodestruição planejada.

***

No site da Contraf

Estratégia da Caixa é privatizar sem ter de recorrer a leilões, alerta Rita Serrano

Anúncio de PDVE é mais um passo para o desmonte do banco

07/02/2017

A Caixa anunciou ontem (6) as regras de um novo programa de demissão voluntária, com o objetivo de dispensar 10 mil empregados. As adesões já começam nesta terça, 7, e prosseguem até dia 20. É mais um passo para o desmonte do banco, numa estratégia que não precisa recorrer a leilões para a privatização e que trará graves consequências para os trabalhadores da empresa e a sociedade brasileira, como já denunciou a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e diretora do Sindicato dos Bancários do ABC, Rita Serrano, recém-eleita conselheira do Conselho de Administração da Caixa.

“Com o programa de demissão voluntária e a privatização de operações haverá uma queda drástica do número de empregados na Caixa. Ou seja, você está acabando com a empresa sem necessariamente abrir o capital ou vender num leilão da Bolsa como era feito na década de 1990. Você vai acabando com ela aos poucos”, aponta, lembrando que operações como cartões e loteria já estão na mira privatista, assim como os recursos do FGTS e do FAT estão na mira dos bancos privados.

“O que estamos vendo é o patrimônio público sendo entregue e investimentos e programas sociais voltados aos brasileiros de menor renda sendo deixados de lado para atender ao capital privado”, enfatiza, acrescentando que se não tiver a Caixa para investir em habitação e infraestrutura “não serão o Bradesco e o Itaú que vão fazê-lo”, e que é fundamental ampliar a informação à sociedade para que seja possível a reação.

Regras – Na Circular Interna com as regras do plano de demissões (PDVE), a Caixa alega que o programa é de caráter extraordinário e se dará apenas em 2017.

Conforme a CI, estão aptos a participar do PDV empregados aposentados pelo INSS ou que podem se aposentar até 30 de junho deste ano; trabalhadores com no mínimo 15 anos de efetivo exercício de trabalho na empresa ou com adicional de incorporação de função de confiança; cargo em comissão ou função gratificada até a data de desligamento (sem exigência de tempo mínimo de efetivo exercício na Caixa).

A Caixa está propondo como incentivo financeiro para os desligamentos 10 remunerações-base do empregado, considerando data de referência 31 de janeiro deste ano. E a manutenção por tempo indeterminado do Saúde Caixa somente para os trabalhadores já aposentados pela Previdência Social ou que vão se aposentar até 30 de junho e empregados admitidos já na condição de aposentados pelo INSS com o mínimo de 120 meses de contribuição para o Saúde Caixa. No entanto, para os empregados que atendem às demais exigências o plano será assegurado por apenas 24 meses.

Fonte: Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Elza

09/02/2017 - 18h54

É a volta do neoliberalismo do PSDB, interrompido pelo Lula, que está na contramão da história, visto que esta forma de governar já está descartada até pelos países capitalistas que chegaram à brilhante conclusão que não funcionou!

Antonio Francisco de Carvalho Silva

08/02/2017 - 09h06

A mim pouco importa, pois, acho que estes dois bancos são cabides de emprego para afilhados de políticos; recebem altos salários, tem vida farta e muitos outros benefícios que a maioria da população não disfruta, ou paga muito caro para obtê-los, a maioria são arrogantes e atendem mal.

Nelson

08/02/2017 - 01h15

Ainda que com muitas falhas, desvios e erros, boa parte do lucro obtido pelo BB e a Caixa, para ficar só nesses dois bancos públicos, é distribuído em forma de benefícios ao povo brasileiro em geral.

Pois o grande capital financeiro privado está pouco se lixando para isso; exige que esse espaço onde atuam esses dois bancos, juntamente com todo o lucro, seja repassado para ele. Os lucros serão, então, divididos entre uns poucos milhares de acionistas privados, deixando 200 milhões de brasileiros “chupando o dedo”, sem apoio e sem assistência, que são obrigações de bancos públicos.

É isso que podemos esperar das privatizações desses dois bancos.

Já passadas, praticamente, duas décadas das privatizações – doações – feitas pelo Fernando Henrique Cardoso, o governo mais corrupto e deletério que nosso país já viu, temos perfeitas condições de analisarmos seus efeitos.

E essa análise nos levará à conclusão inevitável de que os brasileiros, em sua grande maioria, só perdemos com essas privatizações e também com outras feitas pela turma do PT. Quem ganhou mesmo foi o grande capital privado. Algo óbvio, pois as privatizações foram idealizadas pelos neoliberais como forma de abrir mais espaços para o lucro privado.

A oferta de preços e tarifas mais baixos e serviços de melhor qualidade ficou só na avassaladora propaganda a favor das privatizações feita para enganar ingênuos e incautos.

    Alexandre Magnus

    08/02/2017 - 14h40

    Muito boa sua análise.

apolinario jose pereira

07/02/2017 - 22h11

É intressante saber onde andam os empregados ativos e inativos elitistas da caixa, que foram as redes sociais , panelaços, e nas ruas pediram o afastamento da Presidente Dilma, apesar de todos eles ganhavam os melhores e mais altos salarios da Caixa, e ai onde esses canalhas vão ficar gora? Vao gritar fora dilma, vao picaretas!!! Vao todos se lascarem, alias ja estao lascados e ainda vao ficar com os salarios bem pequeninos, ne, vigaristas picaretas, as mordomias vao acabar.

Clovis moraes

07/02/2017 - 21h12

Estou na CEF desde 2007. Resolvi aderir pois estou aposentado. Desde sempre o aposentado ao aderir a um PDV tem direito a SaudeCAixa vitalicia. Agora nós dizem que será por prazo “indeterminado “. Interessante nao é?

Luiz Carlos P. Oliveira

07/02/2017 - 21h09

Quando vou ler o comentário de um troll que seja coerente? Dizer que tem que privatizar mais é de uma demência e de uma falta de conhecimento herculínea. Por isso o Brasil vai de mal a pior.

    Vitor

    08/02/2017 - 13h05

    Obviamente que nunca. Se for coerente não é troll…

Luiz Carlos P. Oliveira

07/02/2017 - 18h40

VITOR: A Caixa realmente tem mais objetivo social do que o Banco do Brasil, principalmente no financiamento de imóveis. Mas tem também objetivo de fomento, através de linhas de crédito do governo como o Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda), Finame (que financia máquinas operatrizes) além de linhas que financiam compra de terreno e construção de prédios para empresas. Além disso ela gerencia o FGTS/PIS/COFINS.
O Banco do Brasil também opera com essas linhas de crédito, mas com menor atuação em moradias.
Como se vê, privatizar isso tudo vai ser de uma estupidez gigantesca.

    Vitor

    08/02/2017 - 06h54

    Não sou a favor de privatizar.

Luiz Carlos P. Oliveira

07/02/2017 - 18h30

Caixa e BB vão para o Itaú e o Bradesco. E as verbas do FAT, FGTS, PREVIDÊNCIA, idem. E a bancada ruralista vai tomar empréstimo deles. Com o mesmo juro do BB e o mesmo juro da Caixa? A gritaria depois de consumada mais essa tirania vai ser grande. Mas e daí? Já será tarde demais. Vou gostar de ver ruralista querendo “negociar” sua dívida com o Bradesco e o Itaú. Se deve 100.000 vai negociar para pagar no próximo ano mais de 200.000. Que maravilha. Toma coxinhada acéfala.

Claudio Anael

07/02/2017 - 18h01

Caro Miguel, o que está acontecendo aqui? Um número cada vez maior de trolladores rtos têm vindo aqui tumultuar.
Qual a vantagem em termos assinantes se esses caras vem aqui avacalhar?

    André Moura Carneiro Silva

    07/02/2017 - 18h14

    Responderemos um a um com argumentos. Espaço democrático tem disso.

Vitor

07/02/2017 - 17h58

A Caixa tem um objetivo social maior que o Banco do Brasil, que demanda mais interação com o público. Tenho dúvida do impacto que essa redução terá. No BB achei bem positiva. Os bancos se modernizaram. A quantidade de pessoas hoje que resolve tudo que precisa pela internet/telefone é enorme. Não me recordo da última vez que entrei em uma agência…

    Nelson

    08/02/2017 - 01h00

    Ainda que tenha se reduzido em relação a anos anteriores, o lucro do Banco do Brasil em 2016 deve ter batido nos R$ 8 bilhões. Convenhamos. Para um país em grave crise como o nosso, é um baita lucro, astronômico.

    Pois o mesmo banco que acumulou esse lucro fabuloso em cima da população brasileira, ao invés de oferecer uma boa contrapartida a ela, afinal foi dela que o lucro foi extraído, a ataca com medida altamente nociva.

    O BB fechou perto de 10 mil postos de trabalho no ano passado, ajudando a aumentar o desemprego num país que já tem mais de 12 milhões de desempregados.

    E você acredita que esta é uma ação “positiva” do maior banco público do país, Vítor?

    Se com este enorme lucro, o BB demite e fecha postos de trabalho, o que restará para as empresas que estão no prejuízo ou perto dele?

    Evoluindo na discussão, Vítor, eu pergunto ainda: se o trabalhador não encontra emprego nas empresas mais, ou bastante, lucrativas, que cortam postos de trabalho para aumentarem mais seus lucros, vai encontrar nas que estão na pior?

    E aí amigo, o que restará para esse trabalhador? Virar biscateiro, camelô, correr atrás de um bolsa família que vem sen do podado pelo golpista Temer? Há também uma alternativa a esse trabalhador, Vítor, que, talvez você não tenha cogitado: é, vendo sua família passar por tremendas dificuldades, sucumbir ao chamado do traficante.

    Sabedor da situação do nosso trabalhador, o traficante está lá – qual urubu – só esperando o desespero dele para oferecer uma 500 pratas apenas para soltar uns foguetinhos. E sabemos que, normalmente, quando alguém cai nas mãos dos traficantes é para sempre.

    Dali a pouco, chantageado pelo traficante, nosso trabalhador estará se afundando na criminalidade ao praticar outros crimes contra a sociedade, contra nós, Vítor.

    E aí, amigo, nós vamos gritar pedindo mais policiais para nos protegerem? Mas, quantos serão necessários para darem conta dessa tarefa? Um para cada quadra de cada cidade? E como serão pagos os salários deles? Com mais impostos?

    Então, meu caro Vítor, espero que você pense com bastante calma nessa breve reflexão que eu fiz.

    Ou nós todos lutamos para mudar esta lógica implementada atualmente, de acumulação de lucros sempre maiores a cada período que passa, sem que as empresas cumpram minimamente com sua responsabilidade social, ou não haverá policiais suficientes nas ruas e nem cadeias em número adequado para dar conta do aumento do número de criminosos.

      Vitor

      08/02/2017 - 06h52

      A função do BB é gerar emprego direto? Óbvio que não! Outra coisa, houve PDV, ênfase no “V”! Sabe o que significa. Pensa um pouco q sua análise não se sustenta por 2 minutos…

Jesus Calixto

07/02/2017 - 19h29

Anderson Dias

Antenor Nicolau

07/02/2017 - 19h22

Tomaram o Brasil para assaltar, não vai sobrar nada, vamos virar uma imensa Grécia. O banco do Brasil está fechando agências por toda a cidade, o serviço q já estava ruim, vai virar caos. Estamos assistindo passivamente a destruição do patrimônio nacional.

Comedor de curioso

07/02/2017 - 16h03

Se não tem o que comentar, cala a boca!
O cidadão que diz “privatiza mais que ta pouco” nem merece atenção, não entende de @#* nenhuma, o outro já vem meter o pau em um site que não é vendido, não faz parte da Globo. Mano, se não tem o que falar, cala a boca!
“little coffee…” #$%&, little coffee!!!!

    Luciano Cavalcante

    07/02/2017 - 23h27

    SO EM 2016 !! MESES ANTES DE DILMALANDRA SER DEMITIDA !!
    FORA O QUE EMBOLSARAM NOS ANTES ANTERIORES. !!
    RSSS. INOCENTE.. NAO EXISTE ALMOÇO GRATIS MALANDROS…

    Luciano Cavalcante

    07/02/2017 - 23h29

    os blogs do pt são avaliados pelos seus leitores.. eos do ocafezinho são os que valem menos .. pois o dono do site foi condenado por ser mentiroso.. rss
    pela globoo… minha linda.. viva a globo..
    BBB LULA E DILMA

Iracema Oliveira

07/02/2017 - 18h02

A inercia esta cozinhando agora nesse exato momento em panela de barro…eles nunca vão lutar por uma causa nobre e pelos seus próprios direito…pra eles quem vai a luta são todos idiotas e malandros e pobres, e ainda fica esperando resultado de uma luta vitóriosa com 3 pessoas nas ruas

Perlii Gomes Filho

07/02/2017 - 17h46

Desse governo só vem coisas boas :-/

Isac Moura

07/02/2017 - 15h38

Ilegítimo só esse site mesmo. Totalmente tendencioso. Ah, e privatiza mais que tá pouco

Artur Galvão Valle

07/02/2017 - 17h03

Avalizado pela inercia do povo!

Francisco Xavier

07/02/2017 - 17h03

e muita gente esperando 2018 p dar uma resposta….o q vai sobrar p defender em 2018?

Luciano Cavalcante

07/02/2017 - 15h02

Onde está a destruição ??
PDV é destruição ??
destruição foi bancar esses blogs
que sem a teta estao a beira da falência (como tudo no BRA, convenhamos)

PESSOAL APROVEITEM P COMENTAR ..
SEGUNDO CONSTA, SE NAO DEREM (MAL ACOSTUMADO) O BLOG
75 MIL REAIS ATE FIM DE MARÇO, ISSO AQUI IRA SUMIR DO MAPA..
NAO TEREMOS MAIS O PRAZER DE CONTRA INFORMAR ASNEIRAS.. FICO TRISTE ..
VAMOS LA !!! AJUDEM…
#SAVE THE LITLLE COFFEE …

    Anônimo

    07/02/2017 - 15h28

    feio

    andre

    07/02/2017 - 16h53

    Vc trabalha na CAIXA? Talvez por isso tenha essa opinião. Se é contra o site, é simples: NÃO ACESSE.

    Getúlio Vargas vive

    07/02/2017 - 18h10

    O PDV seria inteligente se visasse trocar funcionários antigos e caros por funcionários novos e mais baratos, mas isso não vai contecer, caso saia estes 10 mil funcionários a Caixa se tornará inoperante afugentando clientes, o banco outrora lucrativo pro Governo, vai ceder mercado pro Itau e Bradesco.


Leia mais

Recentes

Recentes