Menu

O caos no Espírito Santo e a maluquice ideológica

(Paulo Hartung. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil) Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho A definição perfeita do neoliberalismo foi cunhada por Ciro Gomes, no famoso debate – massacre, para sermos mais precisos – com o sumido Rodrigo Constantino (melhores momentos aqui): uma maluquice ideológica vendida como ciência. E a prova disso nos foi fornecida pelo governador […]

42 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Paulo Hartung. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

A definição perfeita do neoliberalismo foi cunhada por Ciro Gomes, no famoso debate – massacre, para sermos mais precisos – com o sumido Rodrigo Constantino (melhores momentos aqui): uma maluquice ideológica vendida como ciência.

E a prova disso nos foi fornecida pelo governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do PMDB.

Ele segue à risca a cartilha neoliberal da austeridade e vinha sendo elogiado efusivamente por isso pelos suspeitos de sempre. Há pouquíssimo tempo o Espírito Santo era um exemplo de responsabilidade fiscal a ser exportado para os outros estados.

Pois o estado que deveria estar sendo administrado por ele encontra-se imerso em uma espécie de guerra civil desde que a PM entrou em greve, há 7 dias.

Os policiais estão há 7 anos sem aumento real e há 4 anos sem nem mesmo a reposição da inflação, segundo a Associação dos Oficiais Militares do ES. O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo contabiliza 121 mortos desde o início da paralisação. As lojas estão fechadas e as pessoas estão trancadas em sua casas. Muitas estocando alimentos.

Diante de tamanho estado de calamidade, o governador deu uma inacreditável declaração dizendo que só aumentando o ICMS para conceder aumento aos policiais, e isso ele não vai fazer.

É isso mesmo que você leu: os cidadãos do Espírito Santo estão presos em suas casas, estocando comida, os mortos já ultrapassam uma centena e o governador poderia resolver o problema simplesmente aumentando a alíquota do ICMS e concedendo o mais do que justo aumento aos policiais.

Mas isso ele não vai fazer, afinal, o mantra insano neoliberal diz que não se pode aumentar impostos jamais.

Aumentar o ICMS ou deixar o caos se instalar?

A escolha parece óbvia, mas o que importa é seguir a cartilha da austeridade (fracassada em todo lugar que é aplicada, diga-se de passagem).

O mundo pode explodir, mas não vamos aumentar impostos!

É uma maluquice ideológica assassina.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vitor

13/02/2017 - 18h03

Genial o autor do texto. O Governo sempre deve ceder a qualquer chantagem, é só aumentar impostos e pronto! Qualquer vontade das corporações terão seu desejo prontamente atendido! É um imbecil mesmo…

Marcos

12/02/2017 - 23h54

Ocorreu greve da policia na Bahia com administração do PT e na época ainda tinha o caixa federal pra ajudar!

Acácio de Moraes

12/02/2017 - 11h19

Na minha modesta opinião de ex-presidente do SINDECON-ES, ou seja, de ex-sindicalista mas também de quem estudou ECONOMIA, mãe é possível administrar a coisa pública com IRRESPONSABILIDADE FISCAL, da mesma forma que não é possível compatibilizar ESTABILIDADE NO EMPREGO com DIREITO DE GREVE.

O que os cidadãos capixabas devem se perguntar é o quê e quem causou esta imensa recessão que estamos vivendo, agora já com mais de 13 milhões de desempregados. Façam as contas, minha gente: isso representa mais de uns CINQUENTA MILHÕES DE PESSOAS que estão sem auferir renda e, portanto, sujeitos à FOME, à DOENÇA e tudo o mais…

E a minha pergunta é a seguinte: será que continuarão a VOTAR, ou de agora em diante anularão seus VOTOS, para enfim acabar com tanta roubalheira e safadeza?

Como economista que sou, eu acho que o Governador Paulo Hartung agiu certo ao buscar a RESPONSABILIDADE FISCAL, pois, apesar de não haver concedido reajustes acima da inflação, ele vêm mantendo os salários do todos os funcionários em dia, tanto os militares quanto os civis, tanto da ativa quanto dos aposentados.

Além disto, o que precisamos fazer é acabar com a RECESSÃO ECONÔMICA e, também, com o VOTO OBRIGATÓRIO.

    Adauto

    12/02/2017 - 13h33

    Quantos anos o psdb,pmdb e o Paulo Hartung governou esse estado,e responsabilidade é de quem,acabar com voto obrigatório nunca jamais.

    Edi Passos

    12/02/2017 - 21h27

    Entendi.
    Para agradar a “banca” o governo Paulo Hartung desmontou totalmente o Estado, jogou a maioria dos servidores públicos na mais absoluta miséria, inclusive os policiais militares, que hoje recebem o vergonhoso salário de aproximadamente R$ 2.400,00 mensais, o mais baixo do Brasil, e os culpados pela guerra civil que se instalou são os outros?

julio

12/02/2017 - 07h48

Essa linha de austeridade vai dar em uma mansão em Pedra Azul avaliada em U$ 2,5 milhões, para quem governou um estado por oito anos com salário de R$ 25 mil, tem que ter muita austeridade. Aliás, já que o estado ganhou essa notoriedade em nível nacional, jã seria a hora da mídia investigar e divulgar os fatos que foram levados a público durante o pleito eleitoral.

Leda Ângela Vieira

11/02/2017 - 22h13

Sinceramente estou confusa, assutada, nåo estou achando saída para ESTE VULCÃO. QUE ESTÁ COMEÇANDO SOLTAR FUMAÇAS ,ESPALHANDO PELO BRASIL. ESTAMOS PERTO. DE UMA GUERRA CIVIL.? O QUE. PODERÄ ACONTECER ? NÃO ESTOU VENDO NENHUM MOVIMENTO PARA. MUDAR. A CÂMARA E O SENADO NAS MÃOS DE JOAQUIM SILVÉRIO DOS. REIS VULGO ( JUDAS ). LAVA JATO, NÃO ATA , NEM , DESATA . TEM SOLUÇÃO ? !!!!

vitor

11/02/2017 - 20h47

Aqui no sul o governo sartori gasta 18 milhões em propaganda e não tem dinheiro pra pagar os servidores , espero não viver o caus do ES .

vitor

11/02/2017 - 20h28

Aqui no sul o salvador da pátria sartori já gastou mais que o Tarso Genrro. Atrasa salario quebro o estado. Hora quer vender ceé , sul gás , corsam. Ainda não caiu a fixa dos gaúcho!!!.

Martinha Lima

11/02/2017 - 21h34

Mulheres protestando pelos direitos da PM , no ES e RJ
NÃO SUBESTIMEM a força das mulheres/ a Revoluçao Francesa começou com elas e terminou com um rei e uma rainha, decapitados

Dea Kowalski

11/02/2017 - 18h25

Beto Richa está fazendo a mesma política neo liberal no Paraná, mas, não é tão burro como Hartung, trata a PM a pão de ló, inclusive, a deixando fazer o que ela mais gosta, ou seja, reprimir com violência professores, movimentos sociais e afins.

Ana Maria Naccache

11/02/2017 - 17h26

Vai mal, muito mal.

Cícero

11/02/2017 - 14h08

E uma pergunta que não quer calar. Onde está o Bolsonaro que “defende” tanto os policiais e agora sumiu; aliás, sumiu não, tá fazendo campanha política e falando um monte de “abobrinhas” por aí. Ele devia estar batendo de frente com o Governo do ES e lutando por melhores direitos dos policiais.

Luiz Carlos P. Oliveira

11/02/2017 - 11h03

FÁBIO: O RS está falido, justamente por seguir a cartilha neoliberal de 1995 a 1998, quando o Brito, do PMDB privatizou quase tudo. Luz, telefonia e outras emoresas públicas. Alegou que precisava vender para equilibrar as contas. Vendeu o que pode. E aumentou a dívida do Estado, em apenas 4 anos, de 7 bilhões para 42 bilhões. Não bastasse isso, na maior guerra fiscal já vista, fez renúncia de tributos em favor da Ambev, General Motors, Coca Cola, Pepsi, Souza Cruz, Ford (que o FHC e o ACM acabaram levando para a Bahia). Em 1999, quando Olívio Dutra assumiu o governo, ele sentenciou: com esse quadro de renúncia fiscal dentro de 10 anos o Rio Grande ficará ingovernável. E a oposição, na época, barrou toda e qualquer tentativa de se reverter esse quadro.
Só para que você fique ciente de que, ao referir-se ao Rio Grande do Sul, você está redondamente enganado. Quanto ao Rio de Janeiro, a política é neoliberal, sim. O PMDB e o PSDB são iguais na hora de governar. Vendem tudo o que podem.
Um exemplo: o Temer quer que o Rio Grande venda o Banrisul (só pode ser vendido, por lei, com uma consulta popular). O que o PMDB está fazendo? Mandou um PL para a Assembleia mudar a lei. Quando vão entender que vender patrimônio público só piora a situação? Temos um déficit anual de 9 bilhões. Se venderem o Banrisul por 9 bilhões, resolvemos o problema por 1 ano. E nos anos seguintes o déficit anual continuará sendo de 9 bilhões. Aí, mais aumebto de impostos. E inicia o ciclo vicioso: mais impostos, maior preço, menos consumo, fábricas diminuindo produção, gente sendo demitida. Com menos consumo, menos arrecadação de impostos. E o quadro piora quando as empresas vão para outros Estados, com impostos menores. Cito um quadro recente, onde a Souza Cruz fechou sua fábrica no RS e transferiu tudo para Uberlândia-MG. Saiu por que o Sartori aumentou o ICMS. A Pirelli também já está pensando em sair do RS, entre tantas outras.
Esse é o modo neoliberal de governar. Não sou político, mas de macro economia , modestamente, eu entendo.

    Evangelista Monteiro

    11/02/2017 - 15h12

    Bela análise !Muitos não querem enxergar.

Luiz Carlos P. Oliveira

11/02/2017 - 10h40

Puxa. Vocês sabiam que na Venezuela e em Cuba as pessoas podem andar tranquilas nas ruas, em qualquer hora do dia? Só não sei se cubanos e venezuelanos ficam 7 anos sem receber um centavo de aumento. É, lá devem ser lugares ruins para morar…

    Leonardo

    11/02/2017 - 15h50

    Essa piada foi boa! Kkkkkkk

    Vitor

    13/02/2017 - 18h07

    Cuba sim, Venezuela nunca…

Átila

11/02/2017 - 04h33

Governo insensivel…aumentou salario de classes privilegiadas, gasta muito com propganda e superfluos, e deixa uma categoria importante sem aumento.

Rosangela Rosangela

11/02/2017 - 02h59

Marcos Pinto Basto

11/02/2017 - 00h08

Hartung e seus asseclas são péssimos administradores públicos, responsáveis pela crise no estado do Espirito Santo e na falta de líderes políticos responsáveis para orientarem o Povo em suas reinvindicações, a baderna geral instalou-se por conta dos vândalos que vivem do crime.

Luiza

11/02/2017 - 00h00

Ele segue à risca a cartilha do golpe, não dialoga, quer impor a sua vontade aos funcionalismo, não cede em nada, as repartições estão o maior caos, sem agua,sem papel higiênico, com ar condicionada quebrado, num calor infernal, tendo que levar ventilador de casa,não paga vale-refeição aos concursados, só para os contratados…uma vergonha um funcionário trabalhar num lugar em que é pior que casa de favela…

Penha Baião

10/02/2017 - 23h58

Nasci e cresci em Vitória-ES.
Informo que estamos assistindo a uma queda de braço entre antigos parceiros, se é que me entendem.
Não há nenhum sinal de negociação real entre as partes, só ameaças.
Embora a mídia golpista, através do Jornal Nacional e da Globonews, tenha informado a seus “ingênuos” telespectadores que a greve acabou hoje, NÃO houve acordo entre as partes interessadas, simplesmente porque a negociação se deu entre o Governo (Estadual do Consórcio PMDB/PSDB) e as associações de classe, NÃO autorizadas a representar as esposas dos PMs.
PTQ – Padrão Temer de Qualidade.

Marcilene Forechi

10/02/2017 - 23h12

Quem não conhece o governador Paulo Hartung pode pensar que se trata apenas se uma escolha baseada num modelo de gestão a ser seguido. Não se trata de aumentar ou não impostos, mas de um projeto de desmonte do estado. Não se trata apenas de reajuste para a Polícia ou de falta de recursos. Que tal falarmos dos planos de PH para as próximas eleições? E disso que estamos tratando e não de segurança pública ou de reajuste ou ainda de responsabilidade fiscal.

hermogenes

10/02/2017 - 22h57

Os estados de Minas e RJ tem um prejuízo enorme com a perda de IPVA para o ES visto que é muito mais barato emplacar um carro no ES do que naqueles estados. Qual a justificativa dessa verdadeira renúncia de impostos num estado com quadro fiscal tão ruim?

Jorge Milan

10/02/2017 - 22h05

PH segue piamente a cartilha neoliberal, isso é fato. Neste momento temos a PMES realizando essa manifestação. Não demora outros setores da sociedade farão o mesmo, pois o valor de compra do salário está cada vez mais baixo. É um absurdo jornalistas medíocres dizerem que a paralisação da PMES é inconstitucional, e o Golpe? foi constitucional?, está escrito na constituição que essa é a regra?. Governo Golpista não tem respaldo em lugar nenhum, ninguém respeita. Todos que estão no governo federal estão envolvidos na Lava Jato. Cadê o PIG com suas manchetes ludibriando o povo?

enganado

10/02/2017 - 21h49

Será que a Tropa de Ocupação_artigo 142 está mesmo ATENTA??? É para rir!!!! O ministrinho da da tal defesa __dUS __braziUSA_ deve ter pensado que mandando os meganhas=piriquitos iriam resolver os probleminhas neo-liberais da DIREITA no ES, só com suas presenças. Pelo visto nem mesmo a bandidagem lá ES respeita a Tropa de Ocupação. Maravilha!!!! A GANG da RATAZANA=TEMER precisa matar um pouco dos 12P’s = POBRES, PRETOS, PROSTITUTAS, PROFESSORES, PERIFÉRICOS, PETISTAS, PROLETÁRIOS, PATRIOTAS, PERSEGUIDOS, PENSIONISTAS, PRESIDIÁRIOS e o POVÃO para ganhar mais moral; devem ser assim as ordens que deverão ser emanadas dos USraHell. Morreu pouca gente até agora, isto fora o dos presídios, feridos pelas PM’s Estaduais, assaltos, porta de hospitais, …. . Isto aqui é um PUTEIRO de 10a categoria/ GALINHEIRO / ZONA /…..

Pedro Xavier Gama

10/02/2017 - 23h35

Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/

Fábio

10/02/2017 - 21h29

Já os estados que não seguiram a cartilha neoliberal da austeridade como Rio de Janeiro, e Rio Grande de Sul vão muito bem obrigado, né !

    Pedro Breier

    10/02/2017 - 22h00

    A crise do RS vem de muito tempo. O estado voltou a crescer na gestão do Tarso Genro, com políticas anti-ciclicas. Agora está lá o PMDB novamente aplicando a cartilha fracassada: corte nos investimentos, demissões, atraso de salários de servidores, venda de patrimônio público. Óbvio que não tá funcionando, não dá certo em lugar nenhum.

      Leonardo

      11/02/2017 - 15h55

      Por que não reelegeram o Tarso, se ele foi tão bão assim?

        Edi Passos

        11/02/2017 - 17h20

        Porque o povo do RS também é midiotizado pela RBS, máfia sonegadora afiliada da globo!

          Fábio

          11/02/2017 - 22h45

          O petebas e essa eterna mania de atribuir o fracasso dos governantes petistas à Globo. Lula foi eleito duas vezes e Dilma mais duas . Aí a Globo não midiotizou ninguém né !

          Edi Passos

          12/02/2017 - 21h58

          Em primeiro lugar, peteba deve ser a nobre senhora que te desovou no mundo, lixo mal educado.
          Em segundo, embora tenham cometido erros como todo governo e toda pessoa comete, o “fracasso dos governantes petistas” está muito mais por conta da ideia fixa que a globo, a veja e as outras máfias midiáticas enfiaram nas cabeças doentes de vocês do que por conta de fatos e dados reais. Basta ver que até 2013 o Brasil ia bem, com a economia crescendo (embora mais lentamente do que desejávamos) e a renda sendo distribuída, senão da forma ideal, mas pelo menos da forma mais justa que as últimas gerações já viram.

          Vitor

          13/02/2017 - 18h11

          E a partir de 2013?

          Edi Passos

          13/02/2017 - 22h24

          A partir de 2013 as máfias midiáticas sonegadoras começaram a “estumar” a cachorrada adestrada e os patinhos da FIESP para “ir pra rua”; a viabilidade econômica do trilionário pré-sal fez crescer exponencialmente a cobiça da CIA e das grandes corporações multinacionais; a oposição de direita, representada principalmente por Aécio Neves e seus amigos empresários não se conformou com a quarta derrota consecutiva e começou a boicotar o Brasil de todas as formas possíveis; a politiqueira operação lava-jato enfraqueceu a indústria petrolífera e arrasou com a naval e a da construção civil pesada; os mafiosos da política, que escravizam o povo desde sempre, se uniram e formaram uma imensa quadrilha usurpadora que derrubou o governo legitimamente eleito, jogando o Brasil na lama do cenário internacional.
          Tudo isso, somado a alguns erros reais do governo Dilma, com destaque para a dificuldade de comunicação com o povo, gerou o que vemos hoje, que está muito ruim, mas vai piorar muito mais!

        Ana

        11/02/2017 - 19h52

        Por que eles,assim com vc , já perdeu a capacidade de discernimento. Lobotomizados pela RBS. Entendeu ou precisa desenhar?

          Fábio

          11/02/2017 - 22h48

          O eleitor também perdeu a capacidade de discernimento quando elegeu a Anta por duas vezes ??

      enganado

      11/02/2017 - 22h09

      Pergunte ao eleitores o que acham hoje da Ana Amélia, ver: http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/230512/Levante-Popular-faz-escracho-contra-senadora-Ana-Am%C3%A9lia-no-RS.htm Abraços calorosos, enganado

Juliano Fibiger

10/02/2017 - 23h03

https://www.facebook.com/events/1495446037133579/

Nina Daia

10/02/2017 - 22h59

UMA TEM QUE ENTENDER UAM COISA EU NAO LHE OBEDECO SE ELA QUER MESMO AGRADA O SENADOR SABE SE LA POR QUE ENTAO ELA E TAO INTIMA DELE MAS NAO INTIMA MINHA ENTAO ELE GOSTA DE SER MOLEQUE DE RECADO ELA MANDA ELE LIGA R

Jorge Rodrigues

10/02/2017 - 22h55

Vendo kit contra a corrupção:

Camisa da CBF, Pato inflável, máscara do japonês da PF, uma colher de madeira e uma panela pra bater a massa de coxinhas idiotas que foram pra paulista dizer que eram milhões de Cunhas, que agora apoiam Temer, estão envergonhados,mas o orgulho não os deixam reconhecer a burrada, que lhes são peculiar, que fizeram. Meus principais clientes eram os eleitores do Aécio, 9 vezes delatado na Lava Jato, mas eles sumiram. Obs: As vendas estão fracas! Preço: 1, 99. (10 X no cartão pra coxinhas pobres metidos a ricos.)
Por Darci Carvalho Carvalho .
Por Jorge Rodrigues.


Leia mais

Recentes

Recentes