Menu

Engenheiros tentam se organizar para evitar a destruição do país

(Essa foto se tornou uma espécie de ironia macabra). Como o golpe no Brasil usou a destruição das empresas de engenharia para produzir a crise econômica, e, com ela, uma atmosfera favorável ao impeachment, os engenheiros foram os mais prejudicados. Hoje, ficamos sabendo, através de notinha do Ancelmo Goes, no Globo, que o procurador-geral da […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Essa foto se tornou uma espécie de ironia macabra).

Como o golpe no Brasil usou a destruição das empresas de engenharia para produzir a crise econômica, e, com ela, uma atmosfera favorável ao impeachment, os engenheiros foram os mais prejudicados.

Hoje, ficamos sabendo, através de notinha do Ancelmo Goes, no Globo, que o procurador-geral da República continua torrando verba pública para destruir as nossas grandes empresas de engenharia. O ódio destruidor do PGR agora se volta especialmente contra a Odebrecht.

No mais
Rodrigo Janot reúne amanhã em Brasilia, os MPs de 14 países para falar dos crimes da Odebrecht.

(…)

… o MP da Alemanha faria um encontro internacional desses sobre a rede de subornos, inclusive no Brasil, da Siemens?”

Até o janotinha do Globo, perplexo, ousou dar um gritinho, em voz baixa e tom delicado, naturalmente, porque ele não pode falar muito mal de golpista que o seu jornal tanto defende.

Mas a verdade é que se trata de uma coisa chocante.

No mesmo dia que sabemos que Trump assinou lei decretando o sigilo absoluto sobre qualquer atividade empresarial das petroleiras americanas, fora dos EUA, o meganha-mor do Brasil chama procuradores do mundo inteiro para entregar informações sensíveis sobre a nossa principal empresa de engenharia, que empregava 200 mil pessoas, e que estava situada no coração da indústria pesada brasileira.

O entreguismo, o vira-latismo, a falta de qualquer compromisso com o interesse nacional, tornaram-se marcas registradas das castas brasileiras.

A pergunta que fica no ar, porém, é a seguinte: como esses meganhas do MP e do Judiciário acham que o Estado vai pagar seus salários? O Estado não inventa dinheiro. Ele obtêm dinheiro dos impostos cobrados às empresas e assalariados. Se eles quebram as empresas e destroem os empregos, quem vai pagar os impostos, e, portanto, quem vai pagar aquela estrutura imensa da PGR?

E ainda temos que pagar as passagens aéreas, os hoteis, os custos extras, da viagem de Janot a Davos, e ouvi-lo dizer que a Lava Jato é “pró-mercado”…

***

No site do Clube de Engenharia

Engenharia unida reage à destruição em curso da economia brasileira

O Clube de Engenharia, ao longo dos seus 136 anos, contribuiu permanentemente para o desenvolvimento do município do Rio de Janeiro, do Estado e do País. No Império, no Distrito Federal, como capital da Guanabara e capital do Estado do Rio, a ação do Clube de Engenharia foi, é, e será a de formulador de propostas de desenvolvimento econômico, político e social.

Com Pereira Passos tivemos importante contribuição na modernização do Centro do Rio. Participamos das discussões do Plano Agache, em 1928; discutimos o código de água nos anos 30 e a proposta de eletrificação, de aproveitamentos hidroelétricos do Vale do Paraíba que deram origem ao Complexo de Ribeirão das Lajes. Participamos da defesa do minério de ferro brasileiro; da constituição da Companhia Vale do Rio Doce e, no momento seguinte, da constituição da Petrobras. Atuamos ativamente na discussão do Plano Doxiadis, no governo Carlos Lacerda, e da discussão do Metrô, tanto na década de 60 como na década de 70.

Esse é o papel do Clube: contribuir criticar, formular. E não seria diferente agora, frente ao desmonte da engenharia brasileira, quando acontecem reuniões Brasil afora com profissionais, empresários, trabalhadores e representantes da academia, indústrias e poder público, mobilizados com lideranças das principais entidades de engenharia do Rio de Janeiro e do país para fazer ecoar a voz de protesto das engenharias e da sociedade contra a destruição em curso da nossa economia.

Urge uma proposta de desenvolvimento que gere emprego e que nos retire dessa situação calamitosa de depressão econômica, com um número crescente de empreendimentos comerciais e fabris fechados em todo o território nacional. Inacreditavelmente o Rio de Janeiro, que até os anos 50 era a principal base industrial do Brasil, e que só perdeu essa posição para São Paulo na segunda metade dos anos 50, caminha para ser uma cidade fantasma! A cidade que sedia a Petrobras, empresa que ao longo de seis décadas de existência se responsabilizou pela formação de uma cadeia de mais de 5.000 fornecedores nacionais e estrangeiros e que recentemente acolheu aqui centros de pesquisa da Halliburton e da GE está submetida a um processo sistemático de destruição. É neste cenário que se perde o emprego, a ciência, a tecnologia e a engenharia.

Com o amesquinhamento e a desvalorização da engenharia pública, responsável pela formulação do nosso planejamento ao longo de décadas, também deixamos que se perca a nossa reconhecida competência.

Cresce o movimento que tem entre seus principais objetivos preservar as empresas e garantir o emprego, sensibilizando os poderes públicos, a prefeitura do Rio de Janeiro, os governos do estado do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo, estados lindeiros da maior província de petróleo já descoberta nos últimos 30 anos, exatamente os mais prejudicados com a destruição de empresas e empregos. O movimento em defesa da Petrobras não é um movimento xenófobo, que se contrapõe à participação das empresas estrangeiras, desde que se comprometam com a geração de emprego e tecnologia e que paguem impostos aqui. O Brasil caminhará para uma convulsão social se não houver a compreensão de que é importante entender o Petróleo como garantia do desenvolvimento e da soberania.

Muitos outros problemas se agravam ao longo do tempo, como saúde, educação, habitação e mobilidade urbana. É inadmissível, por exemplo, que o Rio, cidade âncora do desenvolvimento cultural e educacional, dotada da mais formidável rede de escolas públicas do país, veja o ensino público desvalorizado e enfrente hoje uma luta feroz para que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se mantenha como universidade pública.

São compromissos dos quais o Clube de Engenharia não pode abrir mão, em defesa do Estado Democrático de Direito, por um desenvolvimento soberano, sustentável e socialmente inclusivo.

A Diretoria

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Renato Adolfo Stelzer

17/02/2017 - 14h17

Antonio Carlos Machado Filho

Viperino Malta

16/02/2017 - 17h08

Choram agora os cara-de-bunda pintadas. Mas já estão em curso as privatizações para as ilibadas cias estrangeiras, Halliburton, RollsRoyce, Siemmens, SBM, Maersk … Engenheiros no Brasil só para servir cafezinhos nos leilões do pré-sal.

Ana Esmeralda Fonseca Costa

16/02/2017 - 18h36

Hebert

16/02/2017 - 16h30

Inflação centro da meta !
CorruPTos na cadeia !
Brasil se organizando para limpar a merda que o Pt fez !
E quando o Marcelo Odebrecht fizer a deleção premiada o Santo Lula irá para a cadeia !

Edinah Mary Lima

16/02/2017 - 13h06

Kkkkkkkkkk. Adoro estas piadas.

Ruy Acquaviva

16/02/2017 - 11h00

Aquela velha constatação nunca foi tão verdadeira. O Brasil tem advogados demais e engenheiros de menos.
A área jurídica tornou-se um verdadeiro fardo para o País. Juízes e procuradores tornaram-se parasitas do Estado que além de consumir recursos absurdamente altos, ainda destroem a área produtiva que no final das contas é quem paga seus salários.
Não acho possível o Brasil se reerguer sem a completa eliminação dessa verdadeira máfia em que se tornou o judiciário e o ministério público, para uma reconstrução completa a partir do zero.
E para essa eliminação eu sugiro um instrumento que se mostrou eficaz na França, a Guilhotina.

    Viperino Malta

    16/02/2017 - 17h09

    curti ….

Paulo De Tarso Araujo

16/02/2017 - 11h20

Golpista

jesuita sousa

16/02/2017 - 05h13

Esperança de quebradeira geral da pobre nação brasileira. Canalhas usurpadores.

Dayse Alencar

16/02/2017 - 02h37

Eduardo Quadros

Ednilsom Ledoino de Siqueira

16/02/2017 - 02h12

Eles foram blindar a saída de um presidente legítimo, com isso cuspiram na engenharia civil brasileira, acabaram com a credibilidade da construção civil no Brasil, e agora estão arrependido, vão lá blindar mais uma vez, só que agora blinda a bosta que vcs apoiaram, ” a grande maioria” a desestruturacao dá construção civil, vcs acham q alguma empresa estrangeira em sua San consciência vão contratar uma empresa brasileira ou investir dinheiro aqui no Brasil, onde tem uma quadrilha de bandidos dirigindo o país, ou derrubarmos esse governo e colocamos quem deveria estar lá por direito, ou já era Brasil. Aqui vai ficar pior q a Argentina.

enganado

16/02/2017 - 00h09

“”” . . . Rodrigo Janot reúne amanhã em Brasilia, os MPs de 14 países para falar dos crimes da Odebrecht. . . . “””. Sabem o que isto SIGNIFICA? ___””Super Mercado bra(z)iUSA= brasil™ ((marca de Fantasia)) “” ___ , entrem, peguem tudo que puderem pois estamos em REMARCAÇÃO, ou seja, sob nova Direção, passem no caixa e lá encontrarão, de acordo com a riqueza que puseram no carrinho, têm um caixa apropriado para o pagamento da MERCADORIA escolhida. Os nomes dos caixas estão bem visíveis, são: FHC / zé çER$R$RA / RATAZANA=TEMER / Moreira Franco / çERjIO mO(U)RO / Aloysio 300 MIL / AÓPIO / … etc. Antecipando o nome das mercadorias nas gôndolas: PETRÓLEO / NIÓBIO / FERRO / URÂNIO / TÓRIO / exploração de transporte aéreo, só por estrangeiro / licitações para construção de refinarias de petróleo / estradas / portos /aeroportos / industria aeronáutica / tecnologias para enriquecimentos de urânio / universidades / centros de pesquisas / linhas de metrô já construídas, e dando lucro / companhias lucrativas de Águas e Esgoto / construção naval / … enfim, uma gama de negócios que vai gerar MUITA GRANA$$$$$ e como vai. Não se preocupem com a Legislação porque o JUDICIÁRIO aqui da ESPELUNCA já está devidamente amansado$$$$$$. Ah sim! Pagamento em espécie, não aceitamos CHEQUES / AÇÕES / …. , TEM QUE SER GRANA$$$$ __MESMO__ ! Qto a segurança temos uma empresa de Segurança que atende pelo nome de TROPA de OCUPAÇÃO, que lhes garantirá todo tempo do pseudo-CONTRATO a segurança dos Bens Adquiridos e de sua GRANA. Não haverão GREVES, e qq insubordinação dos escravos, podem ligar __190__ e chamem a Tropa Auxiliar=PM’s Estaduais, conhecida aqui pelas CARIDADES como tratam os Escravos que virão com cassetetes / choques / pimenta / chutes / surras / tiros reais e de borracha que só atingirão da medalhinha para cima / gás lacrimogênio / adoram dar porradas em MULHERES / … . Não se preocupem se houver morte/feridos/aleijados/ … pois aqui temos uma grande leva de DESEMPREGADOS que irão supri-los nos dias seguintes. No momento temos em torno de 8 MILHÕES de DESGRAÇADOS, vai aumentar muito mais, se DEUS quiser!. Estamos até pensando em enviá-los para se juntarem aquela leva do Oriente Médio / África que chegam na eUSropa todos os dias. Sorte a deles vão aprender inglês rapidinho. Não é obrigatório o uso de ternos na hora da compra, qq PORRA serve. Pois que venham todos, porque o AINDA temos nas prateleiras já estão se esgotando, lembrem-se que os ANGLO-SIONISTAS tem prioridades nos preços das mercadorias. Boa sorte e Bons Negócios!!!! Aqui a teta é farta, mas só para os PLUTOCRATAS E CLEPTOCRATAS. Não percam o carnaval, turismo sexual à Bessa.

Sonia Maria Gambin

15/02/2017 - 23h24

Kkkkkk….Que mais eles vão fazer pra prejudicar o povo…

Maria Thereza Gonçalves de Freitas

15/02/2017 - 21h05

em relação ao pgr só posso lamentar que não tenhamos um paredón. criminoso. reunir MP de 14 países pra falar mal do país onde nasceu, mas certamente não se sente parte dele. lamentável, triste, arrasador

Laercio Ferreira

15/02/2017 - 22h36

É MEA CULPA, ASSIM DIZEM AS ELITES SUBJUGADAS DE VERDE AMARELO , DOS PARTIDOS DE DIREITA VOLVER, QUE FORAM AS RUAS PARA APOIAREM O GOLPE DE ESTADO, NESTA DEMONIOCRACIA , NUM PAÍS DE TERCEIRO MUNDISTAS, OS PATOS DA FIESP ,ESTÁ AÍ, UM PAIS QUE O POVO NÃO QUER??

Robson Lopes

15/02/2017 - 22h34

Agora?

Lieje Gouveia

15/02/2017 - 22h34

Felipe Cossich

Tania Maria Maria

15/02/2017 - 22h00

A que ponto chegamos. Triste

Oscar Lorenzo

15/02/2017 - 21h12

que ingênuos !! Janot é inimigo na trincheira !! é um vendido !!

twoprong

15/02/2017 - 19h08

Bom seria eles alertaram os engenheiro dos países vizinhos, pois pode ser feito o mesmo contra esses.
Mas que reação tardia. O fato é que engenheiros assistem à globo e lêem a veja. Difícil não dar um risinho sádico.

Massimo Sangermano

15/02/2017 - 21h02

tiraram a presidente sem nenhuma mancha via rede globo/psdb, so os coxinhas/patos nao enxergavam e continuam nao enxergando. fora crapulas/corruptos e golpistas

Regina Vasco

15/02/2017 - 20h41

fora Janot você de uniu a eles

Nogueira

15/02/2017 - 18h32

Engenheiros, advogados, médicos, juízes, procuradores, policiais federais…. raça de traidores…. canalhas golpistas…

Robercil R. Parreira

15/02/2017 - 20h17

“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF, com Tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato.” “Caju” segundo a Lista da Odebrecht.
“Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Presidenta Dilma Rousseff.

Josefa Maria Da Conceção Conceição

15/02/2017 - 19h57

Vaidade e publicidade é sem limites na justiça, como o desemprego não chega para ele nem para lava jato, as empresas brasileiras estam sendo destruída pelo lava jato e a mídia, quem vai empregar no Brasil não é o lava jato.

GERALDO RIBEIRO

15/02/2017 - 17h57

pois é, espero que estes delegados aecistas, e oPIG, paguem pelo golpe.

Gilmar Damaratt

15/02/2017 - 19h39

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rogério Bezerra

15/02/2017 - 17h24

Agora Camisinhas Amarelas? Tá ardendo?
Os remediados acreditavam que a grana dos programas dos pobres iria para eles… rarra Esqueçam! Os 11.000 rentistas golpistas estão fazendo o rapa nos cofres públicos… Outra vez!
Tão fechando empresas, obras estão paradas?
Parabéns engenheiros… Tem vaga prá vcs em maiâme, vão lá, vão…

    José X.

    15/02/2017 - 17h52

    não sei quanto aos engenheiros, mas quanto ao pessoal de informática posso garantir que a maioria absoluta foi favorável ao golpe…

    primeiro a gente tira a Dilma, depois…depois a gente dança

Jorge Biazoto da Costa

15/02/2017 - 19h04

O Brasil não tem mais .salvação

    Carrie Coleman

    15/02/2017 - 20h07

    Tem sim, nós cidadãos temos o poder más não estamos cientes desse poder!

    Weslei Salarolli de Mello

    15/02/2017 - 20h37

    Temos poder mas estamos inertes e acovardados

    Jorge Biazoto da Costa

    15/02/2017 - 20h57

    ACOVARDADOS E AINDA TEMOS UMA CENTENA DE CANETADAS DA CORJA SUPREMO QUE NOS IMPEDIRAM A QUALQUER CUSTO DE LUTAR.

MARIA CRISTINA DA COSTA MÜLLER

15/02/2017 - 17h01

PARABÉNS, CLUBE DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO. É PRECISO QUE LIDEREM UM MOVIMENTO SUPRAPARTIDÁRIO PELO CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, O QUE SÓ SERÁ POSSÍVEL PELA ANULAÇÃO DO GOLPE PARLAMENTAR DO IMPEDIMENTO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF. O BRASIL (O POVO BRASILEIRO SECULARMENTE EXPLORADO E ENGANADO) PRECISA DE PESSOAS DE BEM, COMO OS SENHORES, PARA QUE PRESSIONEM O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) PARA QUE NÃO CONTINUEM NESSE MARASMO E TIREM DO PODER ESTE BANDO DE CORRUPTOS E VENDILHÕES DA PÁTRIA. QUEREMOS A NOSSA SOBERANIA E TUDO O QUE NOS É DE DIREITO DE VOLTA! TODAS ESSAS AVES DE RAPINA PRECISAM RESPONDER PELO CRIME DE LESA-PÁTRIA.
PORTO ALEGRE/RS 15/02/2017

Emilio Vazquez

15/02/2017 - 18h45

É um idiota ! O Trump decretou sigilo sobre as atividades de qualquer petroleira norteamericana fora dos EUA, e aqui esses idiotas ficam fazendo isso.

Elton José Cardoso da Silveira

15/02/2017 - 18h33

É melhor correrem.

Francisca Das Chagas

15/02/2017 - 18h27

PIADA

Marcia Rocha

15/02/2017 - 18h15

Oh coitado!


Leia mais

Recentes

Recentes