Há uma força maior que a do monopólio midiático | O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

15

fevereiro 2017

73

COMENTÁRIOS

Há uma força maior que a do monopólio midiático

Escrito por , Postado em Mídia, Política, Redação



(E não é exatamente o Lula)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

É impressionante.

Se analisarmos criteriosamente, em cada desgraça que assola o Brasil estão as digitais da máfia midiática.

A decisão do ministro do STF Celso de Mello que manteve Moreira Franco como ministro de Temer, por exemplo. Como é possível a mais alta corte do país tomar decisões completamente opostas em dois casos semelhantes, como são o da nomeação de Moreira e a de Lula?

Lula vem sendo massacrado há anos pela imprensa corporativa, assim como o governo Dilma foi torpedeado até cair.

Quando Lula aceitou ser ministro, em uma espécie de última cartada para evitar o golpe, os apresentadores do telejornal de maior audiência do país encenaram as gravações de Lula ao telefone – criminosamente vazadas por Sergio Moro. Deram uma interpretação esdrúxula a um diálogo de Lula e Dilma e insuflaram a revolta dos coxinhas que, ensandecidos, obedeceram tolamente ao comando da Globo e foram às ruas.

O clima naquele dia era assustador. Buzinaços, gritos, panelaços, agressões a pessoas de vermelho. O ódio no ar.
Esse clima foi o que permitiu a Gilmar Mendes impedir a posse de Lula e assim enterrar a última chance da reação contra o golpe.

Já quando Moreira Franco foi indicado para o ministério, não houve escândalo algum. Críticas pontuais, aqui e ali, e deu. Segue o jogo.

A Folha diz hoje, cinicamente, em seu editorial, que foi errada a decisão de Gilmar que afastou Lula. Verifiquei as edições da Folha daqueles dias e só encontrei sensacionalismo político em estado puro para derrubar o governo.

Os ministros do STF, acostumados a dançar a música da mídia concentrada, não ficam nem vermelhos ao simplesmente chutar para o alto qualquer prurido e proferir decisões opostas dependendo de quem é o alvo.

A própria composição do STF é este desastre por causa da pressão da mídia sobre as nomeações de Lula e Dilma, que bovinamente cederam e escolheram ou conservadores (!) ou progressistas, desculpem mas não há outra palavra que defina melhor, cagões.

E o pior é que, considerando que um dos poucos ministros que fugia do script de vez em quando morreu em uma queda de avião suspeitíssima, faz todo o sentido ter medo.

Mas há uma força maior que o monopólio midiático: o momento econômico favorável acompanhado de distribuição de renda.

Quando a economia do país teve a sua melhor fase dos últimos 30 anos, sob o comando de Lula, não restou outra alternativa aos barões da imprensa a não ser renderem-se e maneirar nos ataques aos governos petistas.

Nem a farsa do mensalão arranhou a popularidade de Lula, que se elegeu com folga em 2006 em cima do carismático Geraldo Alckmin.

A mídia concentrada manipula, mente, instiga na população o sentimento de ódio à política, de linchamento, alimenta o populismo penal, protege os políticos amigos, trucida qualquer tentativa de melhorar a distribuição de renda e de tornar o Brasil um país soberano de verdade.

Mas se a economia cresce ao mesmo tempo em que crescem os salários e diminui o desemprego, não há manipulação que faça com que a trabalhadora e o trabalhador esqueçam o responsável por isso.

E a prova é a pesquisa CNT/MDA divulgada hoje. Lula ganha com folga em todos os cenários, inclusive nas simulações de segundo turno.

A lembrança do tempo não tão distante em que a vida do trabalhador melhorou é tão poderosa que suplanta facilmente o massacre midiático doentio sobre Lula.

Só resta à direita tirá-lo da eleição à fórceps mesmo: no mano a mano com os adversários e na lembrança do sofrido povo brasileiro, o cara é imbatível.

Loading...
Pedro Breier

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo (e de AC/DC). Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.
Pedro Breier

quarta-feira

15

fevereiro 2017

73

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

73 Comentários em "Há uma força maior que a do monopólio midiático"

Avise-me quando
avatar
Leonardo Koppes
Visitante
Primeiro: se moreira franco precisa de bilndagem do STF, é porque fora dele tem alguém disposto a encarcerá-lo. O cargo criado a toque de caixa e a nomeação supersónica sugerem que o xilindró estava próximo. Quem iria prendê-lo? O moro golpista? Então o recado foi claro e a história do Savonarola faz sentido. O moro, burro, agora sabe que em breve vai rodar. Nem que fosse dez vezes mais burro teria entendido o recado. Segundo: O desconforto com o Lula só me faz crer na velha frase do manual prático do ditador (subtítulo: como ser um ditador em dez lições).… Read more »
Lúcia Rangel
Visitante
Pois é Pedro, só que quanto mais pesquisas forem publicadas mostrando que o Lula “é imbatível”, maior a perseguição judicial contra ele e maior a chance de ele estar inelegível em 2018. Aliás, só haverá eleições em 2018, se Lula estiver impedido judicialmente de ser candidato. Isso está claro, por tudo que temos observado. E depois Pedro, vc acha que se o Lula assumisse o poder hoje, ele conseguiria organizar o pais? Há condições para tanto? Assim, é bom que o país vá pensando em outras estratégias para se livrar desse desgoverno que está aí e tentar retomar a democracia.… Read more »
Visitante
analisando a pesquisa, o problema é que a direita conservadora trocou a via das eleições pela via do golpe, como um atalho para chegar ao poder. E deixou o povo sentir saudade de Lula, com a experiência amarga do programa do golpe “uma ponte para o futuro”, que destrói as conquistas do povo, que entrega o nosso cobiçado PRESAL às petroleiras americanas, retoma a privataria para liquidar o patrimônio público, joga o país de volta no colo do FMI, retira direitos trabalhistas (como: férias, décimo terceiro e FGTS) para aumentar o lucro do patrão, golpeia os direitos previdenciários, desmonta programas… Read more »
José Gomes de Holanda
Visitante

Concordo plenamente com o seu comentário.No entanto vale lembrar que o posicionamento é um desacato a memória do povo brasileiro. Pois esse posicionamento oportunista, cruel, irresponsável e contraditório faz parte da linha de conduta da grande mídia daqui a pouco essa mia vai dizer que A PETROBRAS é a maior empresa, ISTO NÓS JÁ SABEMOS, mas a MÍDIA a fez a pior, até que investidores estrangeiros fossem beneficiados. Agora a MÍDIA vai mudar o discurso é a praxe desses picaretas de plantão.

Eduardo
Visitante

Moro vazou gravações criminosas não deu em nada. O hacker nem chegou a vazar foi preso

Visitante
escrito por Alex Flores] Então o Moro investiga há mais de 2 anos o sumiço de 20 bilhões da Petrobras, abre uma caçada ao Lula porque conforme as grandes mídias era ele o “ladrão” chefe da gangue e após ter revirado a vida do Lula mal conseguem plantar uma suposta ingerência numa pretensa conversa com Delcidio que por sua vez magoado com Dilma faz delações na calada da noite? …então caberia perguntar : cadê as contas na suíça do Lula? E cadê as contas “trust” do Lula? E cadê as obras de arte do Lula? E cadê as pedras preciosas… Read more »
Francisco Eduardo Pinto
Visitante

Que saudade do Lula. A propósito: Alckmin carismático? Só se for católico carismático. Mesmo assim está errado. Seria católico Opus Dei ou TFP.

Fugindo do assunto: Vocês já pensaram em levantar a vida laboral do presidente da Câmara Federal, o Botafogo? Andei fazendo umas contas aqui e cheguei à seguinte conclusão, não sei se correta: ele tem 46 anos de idade, 4 mandatos de deputado federal, uns 4 anos de faculdade…, ou seja, 46-20 = 26. Acho que ele nunca trabalhou. Deem uma conferida. Seria bom saber, já que ele quer que trabalhemos 50 anos.

Leonardo Koppes
Visitante

Nunca trabalhou mesmo, não só ele. Aócio never é outro, era o encosto do vovô. Essa elite política nuca batalhou nada na vida. Aliás, para eles trabalho é coisa de pobre burro, puxador de carroça e preferencialmente de direita.

Visitante

É isso o que eles querem destruir, mas não conseguem.

Visitante

Kkkkkkk que delícia ver o desespero dos coxas com a disparada de lula, uma surra de criar bicho, 30 a 10 no segundo colocado. Maravilha ver o mineirinho destruído, o moro e sua cambada de dallagnois desesperados, a globo sem saber o que fazer. E esse jair nao aguenta 15 minutos de debate com lula, a máscara dele cai rapidinho. Nao vai ter jeito, lulao presidente 2018, chupa que é de uva coxinhagem paneleira!

Leonardo Koppes
Visitante

Pois é, meu caro. Eis que a questão que fica agora é outra. Se o problema para eles é a urna, retire-se a urna e o problema estará resolvido. Se o Lula não for abatido até lá duvido muito que haverá eleições em 2018. Precisamos estar atentos e ir para as ruas mesmo. O golpe de 2016 é muito pior que o de 1964. Pelo menos alguns militares eram mais íntegros que essa corja.

daniel santini
Visitante

A juíza Eliana Cassales Tosi, da 30.ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, em São Paulo, absolveu sumariamente o historiador Marco Antonio Villa no processo em que foi acusado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cometer os crimes de calúnia, difamação e injúria.

É SO A PRIMEIRA !!!… PERDERA TODAS E TUDO.

Elvia
Visitante

Lula e Cairo 2018

Ceci Vieira jurua
Visitante

Excelente artigo. Indica que o golpe ainda não terminou. Está em marcha. Sinaliza tambem o divórcio total entre STF e a Justiça pela qual os brasileiros sempre lutaram. No momento os poderes da República parecem submissos a forças alienígenas, anti nacionais e antiopulares. Uma situação que precisamos reverter.

Carrapa-VK
Visitante
Realmente, o trabalho da mídia para criminalizar a classe política e assim tornar mais brasileiros “ANALFABETOS POLÍTICOS” (Bertold Bretch), sobretudo os jovens, foi de espantosa eficácia, tanto nos interiores quanto nas grandes capitais. Constatei isso pessoalmente ao ver pessoas que, nos duros anos 80, combateram comigo lado-a-lado a ditadura, a farsa da nova república e todas as suas mazelas e que hoje ainda questionam se o triplex e o sítio pertencem ou não ao Lula. Colocam TODOS os políticos em um saco de gatos e classificam como imprestáveis, nocivos. Mas reparei que a coisa mais comum entre estas pessoas, é… Read more »
Carrapa-VK
Visitante

Onde se lê: RE-EMERGE , leia-se RE-IMERGE

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante
Faltou um elemento na análise. Os politicos e a imprensa, em geral, pensam que o povo é burro. Um exemplo são os coxinhas. Quanto o PT ganha uma eleição, eles dizem que o povo é analfabeto e não sabe votar. Quando a direita ganha uma eleição, é a vontade do povo. Neste quadro o eleitor é inteligente. Ora, quem elege A é o mesmo que elege B. Mas na concepção dos idiotas só somos inteligentes quando eles ganham uma eleição. A burrice é tanta que constatamos, em cada comentário coxinha, uma contradição, além de velhos e desgastados bordões e chavões… Read more »
Carrapa-VK
Visitante

Engano seu. Eles não são idiotas, pelo contrário. Eles estão IMPONDO SUA AGENDA COVARDE E NEFASTA, no melhor estilo “OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA”. A elite brasileira sabe que o melhor tempo do Brasil nos últimos 200 anos, foram os 13 anos de PT no poder, onde todos prosperaram, inclusive eles mesmos. Mas sua ideologia de supremacia sobre o povo pobre brasileiro e subserviência a qualquer estrangeiro, é MAIS FORTE DO QUE ELES e assim, seguem esta agenda.
Eles bem sabem o que estão a fazer.

João Batista
Visitante

Isso está generalizado praticamente em todos os estados, com raríssimas exceções. Há uma casta de privilegiados que ganham fortunas e salários fora da lei, enquanto a maioria luta para sobreviver.

Visitante

#LULA♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Evandro Ruelles Oliveira
Visitante

O povo brasileiro assiste quieto a toda injustiça, perseguição e covardia que estão fazendo com um dos melhores presidentes que o Brasil já teve, mas 2018 está chegando e o povo dará uma grande resposta, nas urnas, a essa quadrilha de golpistas que se apropriou do poder, ignorando o voto popular e ferindo a democracia.
Lula 2018.

DeBlu
Visitante

O massacre pra cima do Lula o fortaleceu. Deixou claro o que a direita quer fazer ao Brasil. Na minha opinião Lula é patriota, exemplo a ser seguido. Pode ter tropeçado em alguns momentos, ninguém é perfeito, mas aquilo que fez para o povo de forma geral não pode ser esquecido. Oras, penso que todo mundo quer um país melhor para se viver, ou não.

Jump
Visitante

Não sei o que é pior a Globo ou a ignorância das bestas alienadas que acreditam em tudo que passa na tv, e o que não passa eles nunca ouviram falar, como tem jumento nesse país.

enganado
Visitante

A fotografia faz descer lágrimas de emoção! Digna de um Sr. Sebastião Salgado. Gostaria muitíssimo saber o autor desta foto e no lugar onde foi fotografada! Foto-Posteridade para ser colocada na entrada do antigo Palácio do Planalto, atual “”Palácio 4/julho (independence day) “””.

Jora Maria Umburanas Santos
Visitante

Estamos vigilantes,acredito na Lei de Causa e Efeito.

Forrest
Visitante

Como diz na Bahia…. Só tem cabeço!! O problema não é a globo…. É um dos pequenos problemas, q no governo do PT preferiram não regular e agora estão colhendo. Os EUA e o sistema financeiro q são os verdadeiros donos dessa bagunça instalada no país! Lula coitado, com o discurso paz e amor, só vai nos dar esperança. Temos três saídas: aliamos aos EUA, Rússia ou China… O resto é conversa fiada!!

Visitante

Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/

Nilson Moura Messias
Visitante

Impressionante como o povo brasileiro é generoso com o maior e melhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de vocês, grande Chico, Lula, ganha em todos os cenários.

Zibim
Visitante

Globo é Moro tudo a ver! Plim, Plim…

C.Poivre
Visitante

Por ameaçar a paz dos venezuelanos com falsas notícias, CNN em espanhol é suspensa em todo o país:

https://actualidad.rt.com/actualidad/231172-venezuela-procedimiento-legal-cnn-suspende-trasmision

Nelson
Visitante

Caro Poivre. Não faltará, certamente, uma montoeira de sabujos dos governos dos EUA a virem aqui para afirmarem que esta é mais uma prova de que a Venezuela virou uma ditadura com os governos Chávez/Maduro.

Visitante

É lula 2018! Simbora meu povo!

Maria Thereza Gonçalves de Freitas
Visitante
Maria Thereza Gonçalves de Freitas

Vamos nos preparar pra uma chuva de factoides nos próximos dias.

Visitante

Q nojo desse homem ! Q nojooooo

Juraci Novato
Visitante

Ninguém segura o Lula. Amanhã e depois, sempre mais forte. O povo é fiel. Essa globo não perde por esperar. Quem viver, verá.

Anônimo
Visitante

Ninguém segura o Lula. Amanhã e depois, sempre mais forte. O povo é fiel. Essa globo não perde por esperar. Quem viver, verá.

martha
Visitante
Perfeito. Lembro e lembrarei até o fim dos meus dias aquele final de tarde fatídico em que a mídia começou a explodir em sensacionalismo com a notícia do “escandaloso” diálogo telefônico entre a presidente Dilma e o presidente Lula. Eu estava chegando ao TUCA, em SP, para uma grande manifestação contra o golpe em andamento e aquela notícia nos pareceu a todos uma coisa além da imaginação, uma aberração que não poderia estar acontecendo porque, afinal, era e é ilegal grampear a presidente da República. E porque, de todo modo, não havia sinal de crime naquela conversa. Mas o clima… Read more »
Anônimo
Visitante

Sensacional colocação, melhor q desenhar

Visitante

O CAFEZINHO, NATURAL CULTIVADO EM TERRAS FÉRTEIS , DOS SOLOS BRASILEIRO DO NORDESTE, COM MUITO ORGULHO , TEM MUITOS SALVADORES A PÁTRIA ,VENDILHÕES E DOADORES, COM DOUTORADO E DIPLOMA, SE BORRANDO DE MEDO, POIS O LULA SERÁ CANDIDATO EM 2018 ,RUIM COM ELE PÉSSIMO SEM O PRÓPRIO? SOMOS BRASIL E NÃO DESISTIMOS DO NOSSO PAÍS?/

marcosomag
Visitante
A lembrança de um tempo no qual o Poder do Estado estava a serviço da melhoria da vida do povo estar ainda próximo é potencializada pelo fato da população (inclusive, grande parte da classe média) já perceber nitidamente que foi enganada pelo discurso dos golpistas. Os “movimentos” financiados pelos estadunidenses, a velha mídia corporativa, os empresários do pato falsificado prometiam um “Brasil sem corrupção”. Entregaram um Brasil governado por ratos! Percebe de forma cada vez mais cristalina que os “movimentos” são dirigidos de fora e seus “lideres” nadam em piscinas cheias de dólares enquanto protegem os corruptos que estão do… Read more »
H.Wagner
Visitante
Verdadeiros jornalistas há poucos, há funcionários da midia. É a opinião ( perdão se me engano) do grande jornalista, senhor Mino Carta. É o que se observa na mídia em geral. Defendem os interesses de quem lhes paga o salário. São pobres em ideias. Se dedicam a vilipendiar, ultrajar, desonrar a quem tem brilho próprio: Luiz Inácio Lula da Silva. São de uma estirpe covarde, rastejam frente àqueles que os manobram feito bonecos e salivam ao atacar aos que consideram inferiores na escala social. A falecida ex-primeira-dama, Marisa Leticia foi uma das vítimas. Jamais os compararia à algum ser do… Read more »
WG
Visitante

Concordo. A maioria da população que melhorou sua vida sob Lula, votaria novamente nele. Por isso mesmo, o patético e patife juiz de Curitiba decretará sua prisão antes das eleições, devidamente ensaiada com a diabólica rede globo.

Visitante

Lula não tem este patrimônio político à toa, foi plantado e regado, cuidou do Povo e isso ninguém tira.

Visitante

Mariana Gasparoti

Visitante

Muito bom

Maria Luisa
Visitante

“O fato é que além de ser um sobrevivente, Lula é um highlander. Um highlander do cangaço.”( blog do Rovai)

Visitante

Visionário: há um ano, Reinaldo Azevedo disse que “Lula morreu, mas ainda não sabe” klkkkkk

Visitante

André Felipe Ribeiro, Fernando Paiva

Visitante

Ora ora e agora Xerok Romis?

Visitante

Uai, na própria Catraca Livre (página esquerdista) não tá dando naum hein Tatiana Vacaro

Visitante

André Globo naum Goebbels ?

Visitante

Difícil é os esquerdopatas enxergarem isso. É mais fácil por a culpa na Globo ?

Visitante

Kkkkkk…. Soh rindo msm, Lula ganha em todos os cenários ateh no segundo turno ??? Soh rindo msm… Eu já vi esse filme com a Hillary, e o final não foi bom pra esquerda.

Sobre o texto que fala de mídia, Moreira Franco, que Lula eh vitima, que Dilma foi vítima, que Gilmar Mendes escutou a mídia e blá blá blá … Pelo amor de Deus hein, quem elegeu o Temer foi a própria turma do Lula.

Vale
Visitante

Foi ele não teve voto nunca, em como deputado sempre foi para os cargos pegando carona nos votos do partido, burrice e falta de informação junto com desinteresse pela verdade a fundo, são interesses contagiosos que atende a um determinado grupo. Sai dessa que é doença mortal.

C.Poivre
Visitante

No judiciário de Sergipe estão os maiores salários do mundo!

https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/02/tribunal-de-justica-de-sergipe-paga.html

Visitante
Ciro Gomes é o melhor candidato já há mais de 15 anos, seu plano de governo já em 2002 era simplesmente espetacular. Porém, se Lula se candidatar, não tem sentido Ciro se candidatar também, ambos se atrapalhariam e isso é tudo que o povo não precisa. Entre os dois, voto no Ciro, acho que Lula já deu o que tinha que dar, já acertou e errou naquilo que podia, além disso, uma eventual nova vitória petista colocaria fogo no país pois o anti lulismo se consolidou de tal forma entre uma enorme parcela da população que muitos chegam a odiar… Read more »
Visitante

Só se a Patrícia voltar com ele. Senão nada feito

Anônimo
Visitante

Concordo inteiramente. Uma campanha contra o Lula seria implacável e ele mal teria condições de governar. Um político mais jovem com compromissos com o país seria o que o Brasil precisaria agora. A tarefa de arrumar o país é imensa, há necessidade de reformas grandes. O Lula tem o mérito de ter sido o melhor presidente do Brasil, ele fez o que era possível cometendo alguns erros, mas o Brasil precisa agora de novas ideias e impulsos.

Visitante

o Povo terá o presidente que escolher nas urnas ( espero que seja assim). O povo sabe muito bem o que quer, e o estado brasileiro pode com suas riquezas minerais e tudo de bom que tem, dar aos brasileiro o que eles desejam, basta escolher o Homem certo, aquele que sabe o que o povo quer!!

Visitante

e Lula lá

Paulo César
Visitante

É assim mesmo, o mesmo que aplaude é o mesmo que bate. O povo de verdade do Brasil já percebeu essa manobra golpista e já prepara o contrataque, somos todos iguais, minha bandeira é verde e amarelo, e o Luis InácioLuladaSilva é o nosso presidente. Rumo a 2018,Lula presidente e Dilma Rousseff senadora. Vão ter que engolir.

Visitante

#Lula 2018

Visitante

esses golpistas ainda não entenderam que não há mídia nesse mundo, por mais ardilosa que seja, capaz de convencer alguém que, até antes do Lula, passava fome, ou que nunca tenha podido trabalhar, estudar, enfim, viver com o mínimo de dignidade, a ficar contra ele… tentativa inútil!

Visitante

Marco Antônio olha essa carinha

Visitante

tiraram a presidente sem nenhuma mancha via rede globo/psdb, so os coxinhas/patos nao enxergavam e continuam nao enxergando. fora crapulas/corruptos e golpistas

Visitante

#Lula2018

Visitante
Visitante
Visitante

“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF, com Tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato.” “Caju” segundo a Lista da Odebrecht.
“Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Presidenta Dilma Rousseff.

Visitante

Choro de um coxinha paneleiro arrependido.
Parabéns Sérgio Moro. Seu cagão!!
Vc persegiu tanto o Lula que agora ele lidera em todos os institutos e ganha nos dois turnos.
O que nós coxinhas vamos fazer agora, meter as panelas onde? Só por isso vou votar no Lula também!!! Lula2018

Visitante

?????????????????????????

Visitante
Visitante

#ForçaDoPovo

wpDiscuz