Menu

ONU passa pito nos golpistas: retrocessos rompem tratados internacionais assinados pelo Brasil

No site da ONU (O representante regional do ACNUDH para a América do Sul, Amerigo Incalcaterra. Foto: ACNUDH/Carlos Vera) Mudanças na legislação brasileira podem descumprir compromissos internacionais do Brasil Publicado em 13/02/2017 Atualizado em 14/02/2017 Em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), o representante do Escritório do Alto […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No site da ONU

(O representante regional do ACNUDH para a América do Sul, Amerigo Incalcaterra. Foto: ACNUDH/Carlos Vera)

Mudanças na legislação brasileira podem descumprir compromissos internacionais do Brasil
Publicado em 13/02/2017 Atualizado em 14/02/2017

Em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), o representante do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul, Amerigo Incalcaterra, alertou que mudanças recentes na legislação brasileira não estão levando em conta tratados internacionais ratificados pelo país. Reformas podem levar a retrocessos dos direitos previdenciários, trabalhistas, econômicos e da agricultura.

Em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), o representante do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul, Amerigo Incalcaterra, alertou que mudanças recentes na legislação brasileira não estão levando em conta tratados internacionais ratificados pelo país. Para o representante da ONU, reformas podem levar a retrocessos de direitos.

“Quando falamos de preocupações em relação a possíveis retrocessos em matéria de conquistas de direitos, pode ser na esfera previdenciária, como pode ser (também) no âmbito do trabalho, no âmbito dos direitos econômicos e da agricultura”, disse o especialista.

Segundo Amerigo, discussões sobre alterações da legislação brasileira têm desconsiderado os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, signatário da maioria dos acordos de direitos humanos. É o caso da já aprovada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 55 e de outras reformas ainda em debate no Congresso Nacional.

“O que vemos é que não são colocados em discussão, nem são levados em conta os padrões internacionais que foram ratificados pelo Brasil”, ressaltou Amerigo. “Na prática, esse compromisso (do Brasil com tratados de direitos humanos) não está sendo cumprido”, afirmou o representante do ACNUDH.

Amerigo concedeu entrevista ao UNIC Rio durante passagem pelo Brasil na semana passada. O enviado regional do Alto Comissariado veio ao país para uma visita regular, na qual pôde se informar mais sobre recentes casos de violações dos direitos humanos, como as rebeliões em diferentes presídios brasileiros.

‘Construir mais cadeias não é resposta adequada’

A respeito do Plano Nacional de Segurança anunciado pelo governo na sequência das revoltas em cadeias brasileiras, Amerigo afirmou que um dos pontos da proposta — o da construção de mais presídios — “não é uma resposta adequada”. “O caminho não é construir mais prisões, mas sim, fazer uma profunda revisão de uma política criminal”, disse o funcionário da ONU.

O representante do ACNUDH lembrou que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo e que a taxa de aumento do número de pessoas privadas de liberdade vem aumentando.

“Não há, digamos, uma leitura mais profunda para estabelecer uma política criminal que realmente defina que tipo de delito deve exigir encarceramento e que outro tipo de delito deve receber um tratamento diferenciado ou alternativo”, acrescentou.

Segundo Amerigo, “a população carcerária e os delitos que estão perseguindo e condenando realmente são relacionados com o tráfico de drogas e o delito contra a propriedade”.

Analisando o conjunto das pessoas privadas de liberdade no Brasil, é possível identificar ainda que a maioria dos presos é de negros das classes pobres e com baixa escolaridade. Dados de 2014 do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) apontam que apenas 8% da população prisional concluiu o Ensino Médio.

“Isso também nos indica que tipo de população e onde o Estado deveria atender (com) uma melhor educação, sem dúvida alguma, com melhores programas sociais”, disse o representante da ONU, para quem “não se deve revisar a situação carcerária por si só, mas sim no conjunto de toda uma política social”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mariza Bianconcini Teixeira Mendes

16/02/2018 - 21h56

Fiquei pasma e muda diante da TV hoje, como aconteceu em 1964!! A Goebbels teve o mesmo comportamento: até a reação dos repórteres era a mesma, com as mesmas palavras, surdas e abafadas!! Vai ser difícil pegar no sono hoje!!

Francisco

09/03/2017 - 20h43

Tenho vergonha do que vejo acontecendo no Brasil. Tenho vergonha por ver verdadeiros bandidos controlando o meu País sem constrangimentos, sem crítica da imprensa ou até com afagos a estes malditos. Energúmenos prontos para atearem fogo na população para aquecer o fogo que aquecerá o País. Salvem o País mesmo que para isso seja necessário o extermínio do seu povo! Nós somos o País!!!! Não cortam em suas próprias carnes, nos seus interesses!! Estão prontos para tudo!!! Imprensa favorável cheia de dinheiro dos seus anúncios e propagandas descaradas!!! A saudade desses coronéis é da Casa grande!!! Muitos de seus seguidores têm saudade da senzala!!!

Salve LULA, Salve Presidenta(SEMPRE) Dilma!

Rogerio Tadeu Paes

18/02/2017 - 01h41

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fátima

16/02/2017 - 15h28

Mas … qual a punição para o Brasil por estar quebrando e descumprindo acordos?

Felicio Filho

16/02/2017 - 09h33

Golpistas não param de lançar a imagem do país na lama e de nos envergonhar mundo afora.

Sílvia Ribeiro

16/02/2017 - 04h53

Marta Lúcia, lembra qdo falamos sobre os tratados internacionais. Olha aí!

    Marta Lúcia

    16/02/2017 - 04h57

    Está ficando cada dia mais complicado para os 171.

Claudio Marcos

15/02/2017 - 22h23

Se foda a ONU…

Gustavo Bacellar

15/02/2017 - 20h13

OK…Mantém tudo como esta e viraremos uma Venezuela!!!
Manda este cabra para Portugal de navio, o remédio e amargo sim, mas, e o que nos resta depois de um governo do PT que não foi bem na gestão do País!!!!

    Norma Thré

    16/02/2017 - 12h04

    Quisera eu que Brasil virasse uma Venezuela. Pavor tenho que vire um isteites. Mandar que “cabra” pra Portugal? Por que Portugal. O “cabra” tem é que fazer sua trouxinha milionária e vazar do Palácio do Planalto.Talvez uma cadeiazinha.
    Sua opinião sobre o Brasil não ter ido bem durante o governo do PT não é única. Há talvez ainda uns 5 milhões de idiotas brasileiros que concordam com vc. Mas não é como vêem os povos e governos de países europeus e de outros continentes, que acabaram vendo as soluções petistas como as mais inteligentes e que permitiu que a crise mundial chegasse a nós como uma marola mesmo. Não fosse a interrupção do governo da Dilma e da negação em aprovar o remedinho que cuidaria de tudo, já que infelizmente nas nossas leis dependem do congresso, estaríamos agora com a Petrobrás a pleno vapor, os empregos garantidos, os direitos civís constitucionais preservados e navegando em mar de Almirante ou voando em céu de Brigadeiro. Então Gustavo, faça um bem pra vc mesmo e escolha adequadamente os meios de informação para assistir ou ler e se reeduque. Só assim ficará livre de ser usado pelos interesses que beneficiam os outros mas não vc.

      Miguel do Rosário

      16/02/2017 - 12h07

      AHAH, um troll tentando confundir. Ninguém pode “virar” Venezuela ou “EUA”, meu filho. Os países tem que assumir o que eles são, de acordo com sua história, peculiaridades e disposição política de seus povos!

      Nadjacy Cabalero

      16/02/2017 - 17h44

      Sem comentários, Norma já disse tudo, quase tudo, só faltou o fora Temer e sua corja.

Flavio Ataliba Abreu Netto

15/02/2017 - 21h26

mas, como diria o matutinho de Maringá, ‘não vem ao caso’…….

Paulo R R Seabra

15/02/2017 - 21h00

Para os imbecis que falavam em insegurança jurídica no governo Dilma, ei-la de verdade.

Mariah Gross Schloss

15/02/2017 - 20h07

O Brasil tem uma fama feiosa e conhecida internacionalmente de assinar contratos e não cumprir!

Olha o puxão de orelha nos retrógrados.

Julio Cesar Maciel

15/02/2017 - 20h02

Ou seja, tudo que estava sendo feito vinha de encontro ao que é preconizado como modo de desenvolvimento para qualquer país do mundo…
Aí, os patos da FIESP, com seus uniformes da corrupção, camisas da CBF, resolveram ajudar a acabar com tudo pois para eles é inadmissível que pobre possa viajar de avião, fazer faculdade, estudar no estrangeiro e comer todos os dias…

Maroly Penteado

15/02/2017 - 19h20

Eles precisam um pouco mais que um “pito” . Isso obedece a um plano que toca vários países somado à ganância e falta de vergonha na cara dos nossos ” espertos” de plantão .

Elzenir Batista

15/02/2017 - 18h14

#foratemergolpista#

Christina beraldo de Vitto

15/02/2017 - 15h26

Acaso aqui tem legislação? Jogaram-na no lixo quando deram o golpe. Agora agem como terra de ninguém. Estão fatiando o Brasil. Juízes descumprem as leis, passaram a inquisitores. A corte suprema desceu ao patamar mais rasteiro que se possa imaginar. Vergonhoso o que acontece aqui. Fomos assaltados pela maior e mais perigosa quadrilha.

Julio Senna

15/02/2017 - 16h54

QUAIS?

Hannibal de Sousa

15/02/2017 - 16h50

Nenhum asno irá dizer que o Alto Comissariado da ONU é petralha? Alguém?

    Jussara Aguiar

    15/02/2017 - 22h48

    Daqui a pouco eles começam!!!

    Clair Zanella

    16/02/2017 - 03h09

    Mas de comunista já chamam. Kkkk como se soubessem o que é comunismo

Diego Guerra

15/02/2017 - 16h49

Como se esses caras ligassem pra ONU.

Lulu Pereira

15/02/2017 - 16h37

país párea

Mauro Gonçalves Bastos

15/02/2017 - 16h21

Até parece que golpista liga para pito.

Claudomiro Pontani

15/02/2017 - 16h14

.Se bem que a ONU andando e cagando é o mesmo só serve para lavar as mãos diante das atrocidades dos sionistas e EUA.

    Hannibal de Sousa

    15/02/2017 - 16h48

    E você acabou de defecar na língua portuguesa. Volte para a escola e termine o primário antes de passar vergonha na internet. :)

Dayane Karolina

15/02/2017 - 15h50

Majo Meneno Jady Quirino

Dayane Karolina

15/02/2017 - 15h49

Cadê os paneleirossss

    O Cafezinho

    15/02/2017 - 15h51

    Boa pergunta!

    Ariston Azevedo

    15/02/2017 - 18h58

    O Cafezinho depois que a mariza mandou enfiar a panela no cu ninguem mais quis bater panelas kkkkkkkkkkkk

Raul Vicente

15/02/2017 - 15h44

A ONU deveria ter um mecanismo punitivo no qual o vistos de entrada nos EUA dos fascistas atuais seriam cancelados, como punição ao desrespeito aos tratados internacionais.

Valéria Paz

15/02/2017 - 15h38

Voltando ao século 19, como queriam os paneleiros.

Inez Gomes

15/02/2017 - 15h34

E vamos ao retrocesso. Mais se tirassem o PT tudo ia ser felicidade e progresso.

Robercil R. Parreira

15/02/2017 - 15h30

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

Minos Adão Filho

15/02/2017 - 13h24

O Brasil virou um inferno, o país foi sitiado pelo crime organizado envolvendo onde tem a participação do STF e o conjunto da mídia nas mãos de 5 famílias que estão por trás de toda essa bandalheira coordenada pela Rede Globo.

Leandro Barbosa

15/02/2017 - 15h23

Vamos nos unir https://youtu.be/ZeTQQcXkFYM


Leia mais

Recentes

Recentes