Governo ataca Raduan Nassar por causa de seu discurso contra o golpe durante evento literário | O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

17

fevereiro 2017

62

COMENTÁRIOS

Governo ataca Raduan Nassar por causa de seu discurso contra o golpe durante evento literário

Escrito por , Postado em Redação



(Foto: Arquivo / Divulgação – tirada daqui)

Nota do governo sobre protesto de Raduan faz parecer que intelectuais são trogloditas petistas

Por Rodrigo Casarin, no blog Página 5

“O Ministério da Cultura lamenta, mais uma vez, a prática do Partido dos Trabalhadores em aparelhar órgãos públicos e organizar ataques para tentar desestabilizar o processo democrático. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, em São Paulo, o ministro da Cultura, Roberto Freire, teve sua fala interrompida por manifestantes partidários, sinal de desrespeito à premiação oficial dos governos de Brasil e Portugal”.

Essa é parte da nota que a Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura distribuiu para a imprensa no começo da tarde desta sexta, posicionando-se sobre o fato do escritor Raduan Nassar protestar contra o governo de Michel Temer ao receber o Prêmio Camões na manhã de hoje. Na sequência, na mesma cerimônia, Roberto Freire, ministro da Cultura, achou que o melhor que poderia fazer era atacar o homenageado. A notícia do ocorrido está aqui.

É fato que boa parte dos escritores têm um pensamento voltado à esquerda e que, por isso, muitos se identificam com o PT, partido que até outro dia era sinônimo de iniciativas esquerdistas no país. Hoje, esses artistas mantêm a posição ideológica, mas a maioria também se tornou, com maior ou menor afinco, crítica ao PT – que, vale lembrar, parece já ter deixado do discurso de golpe para trás para voltar às articulações políticas, vide a amigável maneira que recentemente Lula recebeu e se colocou à disposição de Temer.

Em uma cerimônia cujo homenageado é assumidamente de esquerda, em uma classe de pessoas que se identificam com a esquerda e com um público também de esquerda, não surpreende o protesto contra Temer. Fazer acreditar que essas pessoas, por criticarem o governo, são manipuladas ou orquestradas pelo Partido dos Trabalhadores é menosprezar a inteligência dos indivíduos ali presentes. Ou, para pegarmos o próprio Raduan como exemplo, alguém acha que ontem o Lula ligou pra ele e disse “companheiro, esculacha com a bagaça amanhã”? Ou alguém acha que também mandaram o Julián Fuks bradar um “Fora, Temer” quando recebeu o Prêmio Jabuti no final do ano passado?

Sim, Raduan, bem como outros artistas, tem uma história vinculada ao PT, mas essa é uma posição política que parte dele, não o contrário. Outro exemplo? O constantemente apedrejado virtualmente Chico Buarque, claro. Agora, achar que intelectuais dessa envergadora não pensam por conta própria, que são meros trogloditas que obedecem a ordens de algum partido, tal qual a nota do Ministério da Cultura insinua, é de uma burrice – ou desonestidade? – tremenda.

A nota completa do Ministério está aqui:

“O Ministério da Cultura lamenta, mais uma vez, a prática do Partido dos Trabalhadores em aparelhar órgãos públicos e organizar ataques para tentar desestabilizar o processo democrático. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, em São Paulo, o ministro da Cultura, Roberto Freire, teve sua fala interrompida por manifestantes partidários, sinal de desrespeito à premiação oficial dos governos de Brasil e Portugal.
Considerada a mais importante distinção da Língua Portuguesa, o prêmio concedeu 100 mil euros (sendo 50 mil euros arcados pelo Ministério da Cultura) ao escritor brasileiro Raduan Nassar.
O agraciado foi respeitado por todos durante sua fala, ao contrário do que ocorreu com o ministro da Cultura, interrompido de forma agressiva. Apesar de ser um adversário político do governo, Raduan recebeu o prêmio, legitimando sua importância. Uma premiação literária com essa dimensão não merecia esse comportamento intolerante de alguns, que tentaram partidarizar o evento”.

Comunicar erro
SOBRE O AUTOR

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

SOBRE O BLOG

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sexta-feira

17

fevereiro 2017

62

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

62 Comentários em "Governo ataca Raduan Nassar por causa de seu discurso contra o golpe durante evento literário"

Avise-me quando
avatar
janete
Visitante

muito bom o seu artigo

vitor
Visitante

A quadrilha mais suja e corrupta esta leiloando o país, roubando , entregando e tentando nos fazer de escravos. E os coxinhas batem palmas e apoia o este governo sujo , vocês são do mesmo balaio ou melhor da mesma pocilga.

Mateus
Visitante

O governo não é capaz de dar uma resposta inteligente, como quer que as pessoas acreditem nele com justificativas baseadas em memes de facebook

Mateus
Visitante

Acreditem nele, no caso, no Governo

Visitante

Graças à Deus que esta esquerda
Está fora do governo.O mal já foi
Debelado

Visitante

E ele tá é preocupado!

Visitante

A múmia cuspindo no prato que come. Velho gagá, quero ver ele doar o prêmio.

Visitante

GOLPISTAS!!!

Visitante

Quanta honra para o nobre escritor!

Visitante

Obrigada,Raduan assino embaixo.

Renato Damati
Visitante

Governo? Correto seria DESGOVERNO. Parabéns Nassar, falou muito bem. Fora desgoverno golpista. Fora Temer e sua gang mafiosa!

Visitante

Valeu Raduan.

Visitante

Não que Raduan precise, mas ataque de governo golpista é elogio.

Visitante

Não há Governo. Há uma quadrilha no poder.

Visitante

Um golpe acobertado pelas elites que não se conforma como um homem sem curso superior conseguiu tirar milhões da pobreza.

Visitante

Raduan falou por mim e tenho certeza ,pela maioria dos brasileiros. Obrigado.

Visitante

Foi golpe sim !!!Fora Temer golpista e leva tua corja pro inferno .

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
Visitante
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

Cretinos golpistas, quem são vocês para falar em desestabilização? E logo da Democracia, que vocês desestabilizaram em grande estilo em maio de 2016???????? Ora, vão se catar!

Visitante

Esse gorveno gosta mesmo é de ovo quente na boca .

Visitante

Maravilhoso!

Jose Felipe Ferreira
Visitante

caros amigos bom dia. Este ministro está na politica a 40 anos encanando o povo brasileiro primeiro pregou comunismo .Depois virou um camaleão ninguém sabe que este moço é. liberal ou ultra liberal ou comunista e/ou socialista mas que ele sabe fazer ser embrulhão e enroleishow. viver bem acusta da politica

Visitante

Parabéns homem de coragem

Visitante

NASSAR! NASSAR! NASSAR!

Visitante

Perfeito adorei , que bom ter pessoas com coragem ..Fora Temer ridículo .

Visitante

Duvido, que alguém do governo ilegítimo tenha a competência de responder as críticas de Raduan no mesmo nível intelectual. Obrigada Raduan, com sua inteligência deu voz ao povo brasileiro e calou o incompetente governo ilegítimo.

Visitante

Esse governo é de uma incompetência sem limites. Afirmar em nota oficial do Ministério da Cultura que, o Partido dos Trabalhadores tem a prática de aparelhar órgãos públicos (sic) ainda hoje???!! E o que tem isso a ver com as manifestações contrárias ao fisiológico Roberto Freire? Endoidaram é a única resposta que encontro.

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
Visitante
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

Que coisa mais nojenta! O que há neste país de mais aparelhado que PMDB-PSDB-DEM-Rede Grobo-Estadão-Folha-Veja-Band-IstoÉ e seus múltiplos rebentos pelos estados afora, todos monocórdios na nobre tarefa de entregar nossas riquezas aos desinteressados representantes do Capital Financeiro e de anular tantas conquistas populares. Aparelhamento, pois sim…

Visitante

Até hoje não entendo o que os midiotizados querem dizer com “aparelhar os órgãos públicos”.
Mas tenho certeza de que é mais uma idiotice…

Raquel Wandelli Loth
Visitante

Faltou dizer que o prêmio foi proposto ao genial Raduan Nassar antes da consumação do golpe e que aceitou já na época, o que desqualifica completamente essa deplorável carta do ministério da mentira. Roberto Freire, figura pífia, melancólica, homem nulo na história do Brasil, teve a atitude que se espera de um traidor e de um canalha. Temer não podia estar melhor representado. E sim, Raduan vai muito além do PT porque a arte, a literatura, não conhece o pensamento de direita, nem o conchavo.

Celso@vol.com.br
Visitante

Este é o seu pensamento, e não o meu canal na petista

V
Visitante

Que tal aprender pelo menos a escrever? Até lá, deixe outros passarem vergonha, não queira ela só para você.

Visitante

Esse governo ilegítimo quer colocar a culpa no PT rsrsrsrs, vem ouvir a nossa voz, Raduan falou o que todos nós estamos falando #foratemer vcs são lixo, não representam nada, só golpistas ladrões.

Visitante

Não merece nenhum prêmio esse mercenário.

V
Visitante

Você sabe o significado da palavra mercenário ? Não parece.

Alan
Visitante

Acho que você se confundiu. Quem recebeu o prêmio foi o R. Nassar, não o mercenário R. Freire.

Visitante

globo, temer e golpistas são todos lixo a serviço dos seus bolsos

V
Visitante

Se o ministro ilegítimo tivesse se limitado a declarar discordância em relação às declarações do homenageado, não teria sido vaiado. Levou vaia porque ofendeu o homenageado e, por isso mesmo, desrespeitou os demais presentes. É tão difícil assim entender a diferença entre ser cortês e ser mal educado ?

Visitante

Desonestidade pura e simples. Não há que se falar em desonestidade intelectual, pois é evidente que não é o caso.

Visitante

O que é lamentável é esse governo golpista achar que o povo é burro. #foratemer

Visitante

#RaduanNassarMeRepresenta

Visitante

Primeiramente, Fora Temer! Agora, o Raduan falou tudo o que quis, sem interrupção nenhuma. A platéia deveria fazer o mesmo, e se manifestar depois. Infelizmente muitos só sabem ouvir o que não é contraditório.

Visitante

Amei Raduan disse tudo Golpistas nunca terão vida fácil. Fora Temer ,Fora Roberto Freire golpista traíra

Visitante

Ainda bem. Quem quer ser aplaudido por esse governo de canalhas. Esse Roberto Freire não é ninguém. Viva Raduan Nassar!!!

Mônica
Visitante

Miguel do Rosário, você tem certeza de que o Presidente Lula se colocou a disposição do golpista Temer? E, se assim foi, qual seria a interpretação, a leitura para esse posicionamento do presidente Lula? Seria a da sua insinuação, a correta?

Visitante

A Globo utiliza esta tática a todo o momento. Quando houveram manifestações a favor da presidenta e da democracia, assim como as manifestações contra este governo ilegítimo, eles dizem que é manifestação de militantes.

Visitante

De alma lavada. O prêmio mais que justo. Declarações de um governo golpistas não diminui em nada o merecido prêmio. Parabéns, Raduan!!!

Visitante

Mas rapaz! Esse tal de Roberto Freire não devia nem abrir a boca ele é corrupto e golpista como todos aqueles que apoiaram o golpe e tem mais e que ser vaiado e tem sorte de não ser apedrejado.

Visitante

Perfeito Raduan

Visitante

Ser atacado por esse governo ilegítimo é uma grande honra!!!
Obrigada, Raduan!!! Você lavou nossas almas!!!!

Visitante

Isso mesmo

V
Visitante

Ou seja, levou dois prêmios.

Visitante

#ForaTemerGolpustaEntreguista
#ForaGolpistasCanalhas

Visitante
Visitante

Raduan é Rei!

Miriam Vieira
Visitante

A vaia tbm faz parte do espetáculo!. Viva Raduan! #ForaTemereFreire

Visitante

“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF, com Tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato.” “#Caju” segundo a Lista da #Odebrecht.
“Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Presidenta Dilma Rousseff.
Lula Presidente, Já!

Visitante

Não existe processo democrático a ser respeitado e sim retrocesso e esse fajuto mereceu as vaias sim e nem todo mundo q protesta contra o golpe é PT. E se for?

Visitante

Fajuta é você, uma analfabeta que não conseguiu escrever duas linhas sem demolir as normas cultas da língua portuguesa. Raduan Nassar é o maior escritor vivo de nosso idioma. Recolha-se à sua insignificância.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Comentar o que? Se fosse algo relevante o que o MC publicou, ainda valeria a pena. Essa nota deles é uma alucinação de quem culpa o PT por tudo.

Visitante

Como esses golpistas são ridículos, né!!!!!!!!!!

Visitante

EU LAMENTO VER ROBERTO FREIRE CUIDANDO DE CULTURA PRA CHORAR .ESSES GOLPISTA NEM NO TÚMULO TERAM SOSSEGO ALGUÉM PASSARÁ E VAI OLHAR AS PLACAS COM SEUS NOMES QUE E ESSE AI :SIM GOLPISTA QUE NOS IDOS DE 2016 ACABARAM COM A DEMOCRACIA NO BRASIL. FORA LIXO

Visitante

Roberto Freire, GOLPISTA.

wpDiscuz