Menu

Vídeo: o discurso de Raduan Nassar contra Temer, Alexandre de Moraes e o golpe

A última mentira da imprensa, como se vê pela cobertura do Estadão ao discurso de Raduan Nassar contra o golpe, na entrega do prêmio Camões, é dizer que ele fez “duras críticas ao governo Temer”. Isso ele fez, claro. Mas o principal não foi isso. O principal é que ele denunciou o golpe: a retirada […]

48 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A última mentira da imprensa, como se vê pela cobertura do Estadão ao discurso de Raduan Nassar contra o golpe, na entrega do prêmio Camões, é dizer que ele fez “duras críticas ao governo Temer”. Isso ele fez, claro. Mas o principal não foi isso. O principal é que ele denunciou o golpe: a retirada de direitos, o neoliberalismo, o casuísmo do STF, que não deixou Lula ser ministro e autorizou Moreira Franco.

Raduan Nassar:

“governo opressor”

“contra o trabalhador”

“contra a diplomacia”

“atrelado ao neoliberalismo e escandalosa concentração da riqueza”

“mesmo de exceção, o governo que está aí foi posto pelo Ministério Público e pelo STF”.

“dois pesos e duas medidas”, na autorização do STF a Celso de Mello, que teve ainda o cinismo de, em seu voto [eu nem tinha reparado nisso], elogiar a decisão anterior de Gilmar Mendes contra Lula.

Eu ainda estou procurando a íntegra do vídeo e do discurso. Se alguém souber, publica aí nos comentários. Por enquanto vai esse trecho publicado no twitter do Suplicy.

https://twitter.com/esuplicy/status/832594694450401281 Da Carta Capital

Raduan Nassar: “Vivemos tempos sombrios”

Em seu pronunciamento na entrega do Prêmio Camões de literatura, o escritor critica o golpe, o governo Temer e o STF. Leia a íntegra

Às dez e meia da manhã desta sexta-feira 17, o escritor Raduan Nassar subiu ao palco montado no Museu Lasar Segall, em São Paulo, para receber o Prêmio Camões de 2016, honraria concedida pelos governos do Brasil e Portugal e um dos principais reconhecimentos da literatura em língua portuguesa. Nassar ofereceu à plateia o seguinte discurso:

Excelentíssimo Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Jorge Cabral.

Senhor Dr. Roberto Freire, Ministro da Cultura do governo em exercício.

Senhora Helena Severo, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

Professor Jorge Schwartz, Diretor do Museu Lasar Segall.

Saudações a todos os convidados.

Tive dificuldade para entender o Prêmio Camões, ainda que concedido pelo voto unânime do júri. De todo modo, uma honraria a um brasileiro ter sido contemplado no berço de nossa língua.

Estive em Portugal em 1976, fascinado pelo país, resplandecente desde a Revolução dos Cravos no ano anterior. Além de amigos portugueses, fui sempre carinhosamente acolhido pela imprensa, escritores e meios acadêmicos lusitanos.

Portanto, Sr.Embaixador, muito obrigado a Portugal.

Infelizmente, nada é tão azul no nosso Brasil.

Vivemos tempos sombrios, muito sombrios: invasão na sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo; invasão na Escola Nacional Florestan Fernandes; invasão nas escolas de ensino médio em muitos estados; a prisão de Guilherme Boulos, membro da Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; violência contra a oposição democrática ao manifestar-se na rua. Episódios todos perpetrados por Alexandre de Moraes.

Com curriculum mais amplo de truculência, Moraes propiciou também, por omissão, as tragédias nos presídios de Manaus e Roraima. Prima inclusive por uma incontinência verbal assustadora, de um partidarismo exacerbado, há vídeo, atestando a virulência da sua fala. E é esta figura exótica a indicada agora para o Supremo Tribunal Federal.

Os fatos mencionados configuram por extensão todo um governo repressor: contra o trabalhador, contra aposentadorias criteriosas, contra universidades federais de ensino gratuito, contra a diplomacia ativa e altiva de Celso Amorim. Governo atrelado por sinal ao neoliberalismo com sua escandalosa concentração da riqueza, o que vem desgraçando os pobres do mundo inteiro.

Mesmo de exceção, o governo que está aí foi posto, e continua amparado pelo Ministério Público e, de resto, pelo Supremo Tribunal Federal.

Prova da sustentação do governo em exercício aconteceu há três dias, quando o ministro Celso de Mello, com suas intervenções enfadonhas, acolheu o pleito de Moreira Franco. Citado 34 vezes numa única delação, o ministro Celso de Mello garantiu, com foro privilegiado, a blindagem ao alcunhado “Angorá”. E acrescentou um elogio superlativo a um de seus pares, o ministro Gilmar Mendes, por ter barrado Lula para a Casa Civil, no governo Dilma. Dois pesos e duas medidas

É esse o Supremo que temos, ressalvadas poucas exceções. Coerente com seu passado à época do regime militar, o mesmo Supremo propiciou a reversão da nossa democracia: não impediu que Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados e réu na Corte, instaurasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Íntegra, eleita pelo voto popular, Dilma foi afastada definitivamente no Senado.

O golpe estava consumado!

Não há como ficar calado.

Obrigado

Atualização: a íntegra do discurso

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Neuza Vandanezi Carneiro

20/02/2017 - 00h52

Adorei!

Mario

19/02/2017 - 12h06

Nossa estrutura politica está podre. Os Tres Poderes infestados da maus brasleiros
So uma intervenção militar para fazer uma Constituinte sem politicos safados. Em seguida desfazer sem participacao dos mesmos para proxima elrição

gastaofontella

19/02/2017 - 08h49

Só porque o doce esta em nossas mãos não que dizer que é nosso, veja a democracia , basta o tio san decidir que não é e ponto…o assassinato de Jango Goulart , fez com que pessoas comuns espertassem para sua própria condição de povo burro e covarde . diante aos que consideravam humilde e passivo…..

Anônimo

18/02/2017 - 23h03

Esse foi um discurso que todo povo brasileiro que tem um pouco de conhecimento político gostaria de fazer por isso ele tem o meu respeito

enganado

18/02/2017 - 19h43

Engraçado que NINGUÉM tem a coragem de falar da OMISSÃO/COVARDIA/CINISMO dos militares no GOLPE-2016. Fica aí o recado: _____”””SEM APOIO DOS MILITARES=TROPA de OCUPAÇÃO dUS __braziUSA__= brasil™
, NÃO EXISTIRIA O GOLPE-2016″””___. Guardiões da PROStituição do __braziUSA__= brasil™, artigo 142. Ah! NÃO SE ESQUEÇAM__GOLPE-2018__ se o LULA estiver solto e/ou vivo.

    gastaofontella

    19/02/2017 - 09h28

    Na cuia , bem assim,,, tenho vergonha de ser brasileiro… eu pensava que o povo brasileiro era humilde e passivo, descobri que é burro e covarde , com o assassinato de Jango Goulart , desde esse dia mudei para a Argentina nunca pôs meus pés em solo brasileiro. Palavras ou desabafo que me ofenderam ,…pois era adolescente vivendo o governo figueiredo na escola nos ensinavam amar a pátria…. respeitei a idade, fiz o certo, o idoso era sábio …..

Enock

18/02/2017 - 18h30

ANÔNIMO , mostra sua cara . Se Nassar nao receber o prêmio o dinheiro irá pro bolso(naro ) de Temer

Ismael

18/02/2017 - 18h08

Estamos diante de um governo golpista que não recusou, e de forma vergonhosa, se colocar como presidente da nação ao vivo e a cores, para livrar seus pares e outros tantos trapasseiros e diga-se de passagem seus cúmplices, matérias que todos nós sabemos que seriam para levá-los das mãos dos juizes também golpistas.

Chico

18/02/2017 - 16h11

Discurso valoroso, parabéns Raduan.

Adilina Feitosa

18/02/2017 - 16h07

Não conhecia esse escritor, mas passo a admirá-lo. Percebo que além de sábio e culto é destemido ao denunciar esse mecanismo que tomou conta do nosso Brasil.

Eliana

18/02/2017 - 12h00

Bravo Raduan!

FORA TEMER!

Maria De Fatima Rozadas

18/02/2017 - 12h32

NASSAR! NASSAR! NASSAR!!!

Anônimo

18/02/2017 - 10h14

Um discurso meramente da esquerda retrógrada, oportunista e imbecil. Pergunto eu, porque recebeu o premio de um governo que ele considera imoral?.

    Eliana

    18/02/2017 - 12h05

    O Prêmio não foi concedido pelo golpista.
    O Prêmio é concedido por um Júri , e foi
    concedido ainda no governo Dilma.
    Os golpistas queriam tirar uma casquinha e levaram
    o que mereciam, vais e gritos de Fora temer, o ilegítimo.
    Antes de comentar se informe para não falar bobagem.

    Salve Raduan!
    FORA TEMER!

Antonio Valadão

18/02/2017 - 10h57

Raduan Nassar:”É esse o Supremo que temos, ressalvadas poucas exceções”. *** Será que temos realmente exceções ? Dizem que Toffoli é o garoto de recados do Gilmar; eu já estou achando que todos são.

Ricardo Ferreira Pinto de Melo

18/02/2017 - 03h17

Deixo aqui uma resposta ao sr. Roberto Freire (que em sua fala, sobre a generosa “dádiva desinteressada”, só faltou nominar o premiado, Raduan Nassar, de ingrato).

Beba um pouco de Gibran Kalil Gibran, sr. ministro. Após conversamos:

“[…]
Certamente, quem é digno de receber seus dias e suas noites é digno de receber de vós tudo o mais.

E quem mereceu beber do oceano da vida, merece encher sua taça em vosso pequeno córrego.

E que mérito maior haverá do que aquele que reside na coragem e na confiança, mais ainda, na caridade de receber?

E quem sois vós para que os homens devam expor o seu íntimo e desnudar seu orgulho a fim de que possais ver seu mérito despido e seu amor-próprio rebaixado?

Procurai ver, primeiro, se mereceis ser doadores e instrumentos do dom.

Pois, na verdade, é a vida que dá à vida, enquanto vós, que vos julgais doadores, são meras testemunhas.

E vós que recebeis – e vós todos recebeis – não assumais encargo de gratidão a fim de não pordes um jugo sobre vós e vossos benfeitores.

Antes, erguei-vos, junto com eles, sobre asas feitas de suas dádivas;

Pois se ficardes demasiadamente preocupados com vossas dívidas, estareis duvidando da generosidade daquele que tem a terra liberal por mãe e Deus por pai.”

Trecho do texto “A Dádiva”. Livro: O Profeta. Autor: Gibran Khalil Gibran.

Obrigado por mais essa, Nassar!

LUIZ TAVE

18/02/2017 - 01h24

so´ TEM UMA FORMA DE COMBATER ESSES COVARDES ! AGORA VEJA Vc ! estao ENDEUSANDO O TEORIZAVASCKI……POIS FOI O PRICIPAL, JUNTO COM GILMAR MENDES APOIAR E APLICAR O GOLPE ! E O AMIGO DO SARNEY QUE ERA AMIGO DO TEORIAGOLPE , RESPONSAVEL PELO ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PRISAO DO CAJU , RENAN , CUNHA E SARNEY ! O QUE CONDENOU TEORI FOI O GOLPE DADO AOS HERDEIROS DO TERRENO ONDE FOI CONSTRUIDO O HOTEL DO AMIGO TEORI E DONO DO AVIAO QUE CUMINOU COM O ACIDENTE EM PARATI . TEORI NAO ERA SANTO ! FOI GOLPE ! DEVE ESTA` RESPONDENDO ANTECIPADO OU RETARDADO

chiko

18/02/2017 - 01h00

cade o video?

Denise Nunes

18/02/2017 - 02h34

Representados por Raduan, o povo agradece, muito obrigada. Bravíssimo, que outros sigam o exemplo. Ninguém aguenta mais esse governo hipócrita! #foratemer

Marlene Freitas

18/02/2017 - 00h15

Um arraso!

João Henrique de Andrade

18/02/2017 - 00h04

Freire é um zumbi mofado.

Tereza Perez

17/02/2017 - 23h47

Parabéns a este Sr .Muito bem!

Robson Segovia Chrysostomo

17/02/2017 - 22h34

Nao tem video nao ate esse enganando

Giovani Mota Nascimento

17/02/2017 - 20h15

Grande homem! Homem de coragem! Viva Raduan Nassar!

Vera Lúcia Gonçalves Domingos Araújo

17/02/2017 - 19h56

Extraordinário! PARABÉNS,mestre Riduan Nassar. Não faltou coragem ao nosso homenageado escritor. Isso nos orgulha.

Adeli Jasluk

17/02/2017 - 21h35

#raudannassar me representa! #foratemer #foraalexandremoraes Vai lá fazer um mestrado e um pós-doutorado de verdade pra não ter que mentir no CV e por a culpa na secretária! #calaabocarobertofreire

Vanilde De Faria Geronimo

17/02/2017 - 21h09

Parabéns! Dada a importância do prêmio Camões,a nossa voz será espalhada pela Europa!

Flávio José Dias Xavier

17/02/2017 - 18h44

São de brasileiros como este que o país está necessitando, escancara a nossa situação política, econômica e a cumplicidade, porque não dizer associação ao golpe da maioria do STF e de outros membros do judiciário, deixando a situação ficar mais deteriorada, comprimento o presente e o futuro do Brasil, cumplicidade está que em outros países chamam de alta traição a pátria, pois ao término do mandato de Temer não restará pedra sobre pedra na nossa constituição e no patrimônio do Brasil.

    Flávio José Dias Xavier

    17/02/2017 - 18h52

    São de brasileiros como este que o país está necessitando, escancara a nossa situação política, econômica e a cumplicidade, porque não dizer associação ao golpe da maioria do STF e de outros membros do judiciário, deixando a situação ficar mais deteriorada, comprometendo o presente e o futuro do Brasil, cumplicidade está que em outros países chamam de alta traição a pátria, pois ao término do mandato de Temer não restará pedra sobre pedra na nossa constituição e no patrimônio do Brasil.

Leonardo Koppes

17/02/2017 - 18h44

Em primeiro lugar, parabéns pelo prêmio Sr. Raduan Nassar. Vê-se pelo seu discurso virtuoso e honesto que o prêmio é mais que merecido. A oportunidade diante de uma plateia seleta e dos holofotes da imprensa não o intimidou a pôr no seu devido lugar as nulidades que dominaram o poder no Brasil. Gostaria de ter estado lá e testemunhado a expressão deslavada dos membros da camarilha, especialmente o sr. roberto freire (minúsculo mesmo) ao ouvir tão clara descrição do que acontece hoje no país. Meus parabéns e vida longa a esse gigante patriota, Sr. Raduan Nassar.

ana s.

17/02/2017 - 18h18

Texto do discurso na íntegra:
http://www.cartacapital.com.br/cultura/raduan-nassar-vivemos-tempos-sombrios

Romerio Soares Batista Batista

17/02/2017 - 19h47

https://youtu.be/SChM1RTYSKk

Armando Manuel Mora de Oliveira

17/02/2017 - 19h36

o brasil a engolir copos de cólera, a democracia está ficar democracia,dela nascem monstros democráticos……

Celia Kit

17/02/2017 - 19h26

Peterson Casati

Maria Rosario Felix

17/02/2017 - 19h25

Bravo!!!

Douglas Gomes

17/02/2017 - 19h18

Cadê o video? A chamada diz video…

Benice Aguiar

17/02/2017 - 18h45

Grande Raduan!!

Eliana Ortolan Cintra

17/02/2017 - 18h33

De alma lavada !!!!!

Sonia Campelo Gabriel

17/02/2017 - 18h28

Lavou nossa alma!

Miguel do Rosário

17/02/2017 - 16h24

um outro vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SChM1RTYSKk

WG

17/02/2017 - 16h23

Valeu Raduan Nassar. Obrigado por colocar seu discurso a serviço do humanismo, dos direitos humanos e da justiça social. Os golpistas que vão te atacar não passam de hienas e abutres sociais.

Martinha Lima

17/02/2017 - 18h21

TÁ EXPLICADO / LULA 70% X BOLSONARO 30% , FDP, NÃO VOU TE VISITAR NA PAPUDA KKKKKKKKKKKKKKK

Dea Conti

17/02/2017 - 16h19

Raduan Nassar, seu lindo! Parabéns pelo prêmio e pela dignidade de sempre.

Banguelli

17/02/2017 - 16h19

Não é o vídeo na integra, é a fala de um dos picaretas golpistas tentando justificar o golpe – https://www.youtube.com/watch?v=WnUdWVmJFW4

    zezetneves@hotmail.com

    20/02/2017 - 10h34

    Seu banguela você devia conservar a sua latrina fechada.

Iara Almeida

17/02/2017 - 18h18


Leia mais

Recentes

Recentes