Menu

O que a mídia não diz sobre a previdência social?

O projeto Plataforma Política Social, que reúne acadêmicos e intelectuais progressistas, pede a todos que leiam com atenção, e compartilhem, o documento que acabaram de lançar, em parceria com o Dieese e ANFIP. Abaixo, o texto de divulgação: O documento “Previdência: reformar para excluir?” foi elaborado nos últimos cinco meses por diversos especialistas em economia, […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O projeto Plataforma Política Social, que reúne acadêmicos e intelectuais progressistas, pede a todos que leiam com atenção, e compartilhem, o documento que acabaram de lançar, em parceria com o Dieese e ANFIP.

Abaixo, o texto de divulgação:

O documento “Previdência: reformar para excluir?” foi elaborado nos últimos cinco meses por diversos especialistas em economia, direito, proteção social e mercado de trabalho.

Organizado por iniciativa da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e da Plataforma Política Social, o documento denuncia o caráter excludente da Reforma da Previdência proposta pelo governo, rebate as premissas que a justificam e propõe alternativas para o equilíbrio financeiro do setor.

“Previdência: reformar para excluir?” dirige-se a toda classe trabalhadora; aos sindicatos, associações e movimentos sociais que se mobilizam em defesa da Previdência e da Seguridade Social; às entidades de representação profissional e empresarial comprometidas com o aperfeiçoamento das regras da Previdência e Assistência Social; aos partidos e parlamentares que irão discutir a reforma da Previdência na sociedade e no Congresso Nacional; e por fim, ao governo que é autor da Proposta de Emenda Constitucional n. 287, de 7 de dezembro de 2016 (PEC 287).

O documento é um convite dos autores para um debate amplo, plural e democrático, mobilizados em defesa da cidadania conquistada na Constituição de 1988.

No início de março será lançado estudo adicional que denuncia as inconsistências do “modelo atuarial” adotado pelo governo para projetar cenários financeiros para 2060. Alertamos que a sociedade e o Congresso Nacional tem o dever de exigir que o governo abra a “caixa preta” dessas projeções, construídas com o propósito de apresentar cenários catastrofistas para justificar a regressão de direitos e a mudança do modelo de sociedade pactuada em 1988.

Agradecemos os esforços no sentido de ampliar a divulgação deste documento completo e do documento-síntese.

Clique nos links abaixo:

Documento Síntese, 48 páginas (PDF).

Documento completo, 212 páginas (PDF)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sebastião Bernardino Mota

22/02/2017 - 13h57

Dinheiro a previdência tem. O problema é esta corja toda querendo roubar sem parar. O fator previdenciário foi a pior sujeira implantada para que esta corja de bandidos cada vez mais engordem suas contas bancárias.
Onde já se viu, trabalhar a vida inteira e se aposentar para morrer.

Benedito Vieira Sobrinho

21/02/2017 - 20h50

Acho que antes de qualquer mudança da previdência, deveria abrir a cx preta de entidade,? Segundo levantamento, se o governo jogasse duro com os devedores em potencial com a previdência, a população assalariadas e aposentados, aliás não tem nada a ver com as corrupções das pessoas sem a mínimas capacidades, pra estar no governo? Infelizmente somos nós que as elejamos , com boa fé . Mas o governo tem obrigação de mostrar a realidade da previdência?

João Guilherme Maia

21/02/2017 - 14h13

O PROBLEMA DA PREVIDÊNCIA NÃO É FALTA DE DINHEIRO E SIM FISCALIZAÇÃO, SEM FISCALIZAÇÃO PODE SE FAZER A REFORMA QUE QUISER E NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA!
O problema da Previdência Social não vem de agora, mas há muito tempo. O dinheiro da Previdência foi usado para tudo, para construir estradas, pontes, etc. A falta de responsabilidades dos governos com a administração da Previdência Social se agravou mais com os treze anos de PT no poder, quando usaram e abusaram com o dinheiro da previdência como, dar aposentadoria para ex-jogadores de futebol que nunca contribuíram para o INSS, aposentadoria rural para pessoas que nunca tinha contribuído para o INSS e o mais grave foi a desoneração da Folha de pagamento de grandes empresas. Agora o que é mais grave é a dívida das grandes empresas com a Previdência Social que chega a R$ 900 bilhões. Agora querem que os futuros aposentados paguem essa conta salgada. Tanto a ANFIP quanto o DIEESE, já demonstraram através de estudos que a Previdência Social não é deficitária e sim superavitária. Agora se deve fazer uma reforma da Previdência Social sim, para acabar com os privilégios dos aposentados pelo setor público, isso também tem de valer para os políticos, o teto tem de ser igual para todos, inclusive no Judiciário, todos são brasileiros e os direitos devem ser iguais para todos. Outra coisa tem que haver uma fiscalização mais rígida mês passado saiu uma reportagem de uma pessoa que tinha voltado a trabalhar, mas continuava recebendo o auxilio doença.

Reginalda R Oliveira

21/02/2017 - 02h52

Eu creio que se voces que estudaram pra isso se posicionarem a favor da população e com o apoio da mesma ” obvio, nós vamos conseguir !

Darcy dos Santos Moraes Junior

20/02/2017 - 21h53

Gente boa noite
É uma pena, mas tudo caminha para aprovação deste projeto excludente como citou anteriormente o colega, mas se o Brasil parou por causa de um aumento de R$ 0,20 nas tarifas de ônibus , não pararmos agora, mas já sabemos, o Brasil é um país de lobistas, e quem está por trás, o sistema bancário, só não vê quem não quer, olha as Teles , imagina multas perdoadas, e todo patrimônio doado, a quem interessa, sou pessimista, já estamos no meio de guerra civil não declarada, onde grupos se protegem, se matam, e sociedade quem vai proteger, grandes nações economicamente, e com alto poder bélico, tiveram que passar guerras e catástrofes. Será que só assim o Brasil mudará????

José Oliveira

20/02/2017 - 21h53

Democracia só te teremos de volta com sua Revolta com sua Revolução e sua volta está nas mãos do Povo

maria antonia toscano pelegrin

20/02/2017 - 21h19

Não tem mais o quê fazer…esses bando de corruptos. .estão em todas as partes…eu sou aponsentada por invalidez há 5 anos passei porpericia medica o ppróprio perito sugeriu a minha aponsentadiria…e agora tenho que passar por um pente fino…me tirando o meu direito adquirido. ..Não só eu como muitos que estão na mesma situação. .e enquato isso os do colarinho brancos roubem muito mais….ISSO É BRASIL…

NADI MARIA

20/02/2017 - 20h57

CONCORDO. È ABSURDO TRABALHAR 30ANOS E PERDER PENSÃO POR MORTE. SE CONTINUAMOS TRABALHANDO É PORQUE A PENSÃO NÃO É SUFICENTE PARA MANTER A FAMILIA, ENTÃO VC TRABLAHAR E NÃO TER DIREITO A SE APOSENTAR PQ RECEBE PENSÃO É ABSURDO PRINCIPALMENTE QUE NÃO NOS FACULTA NÃO CONTRIBUIR, OU SEJA, MENSALMENTE SOMOS OBRIGADOS A CONTRIBUIR PARA O INSS, ENTÃO É ABSUSRDO APODERAR-SE DO DINHEIRO E DIZER AGORA QUE NÃO TEMOS DIREITO A APOSENTAR SE TEMOS PENSÃO POR MORTE.

Joel Henrique stoffel

20/02/2017 - 20h28

Reforma for aprovada o jovem de hoje não vai mais contribuir adeus previdência

Luiz Paulo Lisboa

20/02/2017 - 20h07

E triste ver em que um Pais onde a maioria e assalariado…………… ver em de um governo fascista que no momento de fragilidade da população tenta tira direitos e escraviza ……………… reforma a Previdência ou e tira a aposentadoria de quem tem direito…….. como é que vou me aposenta com 78 anos por que so se fala de 65 anos mas isso co 70 por cento do salario . onde que vou conseguir emprego com 60 61 62 63 64 65 anos…… fico imaginando isso todos os dias … o que mas entristece e a omissão dos sindicatos da sociedade……. e aqueles que fizeram o panelaço onde estão vocês ………. no momento sou apenas uma voz silenciosa que espera que o povo acorde para realidade…

Izaura Hay Mussi Cavalcante iza

20/02/2017 - 20h05

Isso que estão fazendo é um assalto nos do entes .Dr Moro interdita esse loco esse sim.Deve ter rombo pois agora nem 135 está fornecendo informações sempre o sistema está ocupado e fora de área.Tem que ir para cadeia para saber que o ser humano passa.
Eleições já. O povo está morrendo aos poucos.SUS,e sem dinheiro até para comer

Maria Silvia Pedroso de Lima

20/02/2017 - 18h45

Estou indignada com a pensao por morte, com a mudança que o presidente quer fazer, n pode receber pe8 +aposentadoria, só que a minha aposentadoria trabalhei 30 anos pra receber agora se ficar viúva vou perder depois de pagar por 30 anos, isto é inconstitucional!!!!

Sandra

20/02/2017 - 17h48

A pensão de morte como ficou 2017

WILLIAM CARLOS DOS SANTOS

20/02/2017 - 16h32

Até acredito que seja preciso uma reforma na previdência o que acho injusto é que essas mesmas regras seja para todos por exemplo; É justo q eu uma pessoa com 55 anos de idade q a vida toda foi submetido a uma regra q era: 15 anos(mínimo) e 35(máximo) e 65 anos de idade contribuição para INSS agora modificar tudo? Não dá…. Ainda q tenha um “pedágio” fica dificio de atingir essa nova meta.

Maria Helena Martins Lucca

20/02/2017 - 15h27

Parabéns…. Precisamos nos unir para derrubar essa PEC

Laercio Ferreira

20/02/2017 - 17h23

PREVIDÊNCIA REFORMAR PARA EXCLUIR? EXCLUIR QUEM JÁ ESTA EXCLUÍDO, É UMA DEFORMA DA CARACTERÍSTICA DO GOVERNO DE PLANTÃO?? O NEOLIBERALISMO, É EXCLUDENTE,SÓ OS 1% DA POPULAÇÃO BILIONÁRIAS QUE SÃO OS DONOS DO PODER MUNDIAIS , VÃO TEREM O DIREITOS SOCIAIS PREVISTO NO CÓDIGO HAMURABI,´FERIAS NAS DISNEY COM OS NETOS, EXCURSÕES NO TRANSATLÂNTICOS PELO CARIBE , VIAGENS A MARTE COM TUDO PAGO PELA PREVIDÊNCIA PRIVADAS COM NETOS ??

Jorge Milan

20/02/2017 - 14h08

Absurdo! Reforma da previdência apenas para aumentarem os lucros dos bancos.
FORMA TEMER !!! FORA TEMER!!! FORA TEMER!!! VIGARISTA!

Ricardo

20/02/2017 - 14h00

“…. relatório de 47 páginas o delegado de Polícia Federal Marlon Oliveira Cajado dos Santos, do Grupo de Inquéritos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, S U G E R E que os ex-presidentes e o ex-senador e ex- ministro sejam denunciados criminalmente, mas……” legal essa S U G E S T Ã O…agora só faltam as Provas!

sergio dos santos ramalho

20/02/2017 - 13h58

Precisa abrir a caixa preta da previdência dos parlamentares e governo.

celio cremont

20/02/2017 - 13h37

TEM GENTE QUE AMA PRESIDENTE ANALFABETO PROGRESSISTA MAIS FALA MAL DE QUEM DIGITA ERRADO..
ESSE ÉA MIDIA DO PT, O PARTIDO QUE NAO FAZ ESGOTO NO BRASIL …

a PF atribui a Lula e Dilma Rousseff crime de obstrução de Justiça e a Aloizio Mercadante os crimes de tráfico de influência e também por obstrução de Justiça.

“Em relatório de 47 páginas o delegado de Polícia Federal Marlon Oliveira Cajado dos Santos, do Grupo de Inquéritos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, sugere que os ex-presidentes e o ex-senador e ex- ministro sejam denunciados criminalmente, mas em primeiro grau judicial – no âmbito da Justiça Federal do Distrito Federal – porque nenhum deles, Lula, Dilma e Mercadante, detém foro privilegiado na Corte máxima.”

    Des

    20/02/2017 - 15h02

    Então você vai por seu brioco na retam tomar no r*abo gostoso, porque alguém, algum dia em um site de esq uerda apontou que você não sabe diferenciar “mais” e “mas”?

    Parabéns! É super efetivo!

    Nelson

    20/02/2017 - 16h40

    A PF tucana segue o modelo lançado pelo teu ídolo, enviado divino, o Dallgnol: muitas convicções e prova que é bom, necas.

Francisco Bronzato

20/02/2017 - 16h04

Fora temer desgraçado


Leia mais

Recentes

Recentes