O "não-me-toques" da Lava Jato - O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

24

fevereiro 2017

43

COMENTÁRIOS

O “não-me-toques” da Lava Jato

Escrito por , Postado em Sem categoria



(Foto: Primeira Igreja Batista Campo Grande / Divulgação)

Os “não me toques” da Lava Jato

Por J. Carlos de Assis, do Movimento Brasil Agora

Todo mundo conhece alguma moça antipática que reage com extrema afetação aos mais inocentes gestos de aproximação. A espécie é normalmente conhecida como “não me toques”. Qualquer brincadeira é tomada como um insulto. Qualquer cumprimento é soberbamente ignorado. Toda saudação é repelida com sinais de desagrado. “Não me toques”, como logo fica conhecida, não deixa ninguém aproximar-se. É o retrato fiel da operação que conhecemos como Lava Jato, que construiu a estranha teoria segundo a qual toda a iniciativa de defender-se de suas investidas se confunde com o crime de obstrução da Justiça.

Confesso que já estou de saco cheio de ouvir no noticiário enviesado da tevê os editoriais jornalísticos segundo os quais iniciativas legislativas, como o projeto de lei de definição de abuso de autoridade, são classificadas como um ataque à Lava Jato. Define-se também como ataque à Lava Jato modificação importante no suposto projeto de iniciativa popular de 10 medidas contra a corrupção. Nesse caso, o crime contra a Lava Jato é o de tipificar o ilícito de caixa dois, que efetivamente não é crime, porque isso implicaria o óbvio, ou seja, que só seria reconhecido como crime daqui para frente e não antes da nova lei.

Os “não me toques” de Curitiba não se sentem seguros com uma legislação aprovada pelo Congresso Nacional. Eles não se contentam em aplicar as leis, como seria de seu direito. Querem fazer as leis. As tais 10 medidas foram demolidas em audiências públicas no Congresso, inclusive por parte do também procurador federal Celso Três, que não deixou delas pedra sobre pedra. Não obstante, a grande imprensa infame que temos continua sustentando que a proposta de qualquer alteração nas 10 medidas é para obstruir a Lava Jato ou criar dificuldades paras as investigações.

Tudo isso não passa de uma tremenda mistificação por parte dos “não me toques” de Curitiba. A força tarefa que constituíram sob coordenação do juiz Sérgio Moro é uma das mais poderosas máquinas de investigação já montadas no país. Estão acima do bem e do mal. Manipulam o sistema judiciário a seu bel prazer. Institutos seculares como o do habeas corpus, da presunção da inocência e do devido processo legal são ignorados, atropelados e demolidos. Jamais se viu tamanha obstrução da verdadeira Justiça. O que resta é um sistema que não responde à lei, mas que permite ao juiz julgar segundo a lei que ele mesmo faz.

O que se vem falando em termos de “obstrução da justiça”, no que se relaciona com a Lava Jato, é uma farsa. O bloco de Curitiba está blindado. Não consigo conceber nenhuma ação de obstrução de Justiça que possa criar obstáculos para a operação, a não ser as que seriam originárias dos próprios promotores e juiz. Por exemplo, considero obstrução da Justiça a proteção que vem sendo dada a Aécio Neves e a outros próceres do PMDB, assim como a alguns caciques do PMDB. Como se chama isso, a não ser obstrução da Justiça? Por que os “não me toques” não vieram a público denunciar isso, mobilizando a mídia sua amiga?

Se o Congresso tiver coragem de enfrentar a imprensa e os não me toques ele o criminalizará. Atualmente, o caixa dois não passa de uma contravenção eleitoral sem tipificação no Código Penal. O efeito imediato da criminalização é inocentar todos os que recorreram a caixa dois antes da nova lei. Pergunto, qual é o problema? É assim que funciona toda a lei, pois um princípio jurídico universal diz que não há crime sem prévia lei que o defina. Manter a situação atual é delegar a juízes, desembargadores e ministro do Supremo a prerrogativa de fazer a lei no espaço em que está vaga. Mas eles não foram efeitos para isso.

Não vejo nenhum problema do ponto de vista moral que políticos que usaram o caixa dois para fins eleitorais sejam inocentados. Todos fizeram isso em algum momento. Mas eles já são inocentes pelo sistema legal em curso. O Judiciário arrogante é que não quer reconhecer isso. Quer continuar punindo sem lei. Não é o caso, naturalmente, de propinas para benefício próprio ou compra de votos. Isso é crime e deve ser crime, com punição exemplar. A meu ver, a criminalização do caixa dois seria um passo importante na limpeza do sistema eleitoral brasileiro na perspectiva das eleições de 2018.



Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sexta-feira

24

fevereiro 2017

43

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

43 Comentários em "O “não-me-toques” da Lava Jato"

Avise-me quando
avatar
Jorge
Visitante

Estamos neste momento com muita tristeza sem saber qual o nosso futuro, e a quem recorrer, estarmos dominado. Só com extermínio ,tudo dominado pela escuridão.

,

Visitante
Lula Ladrão… “O mais interessante é que o Brasil foi recebido por LULA, quebrado 3 vezes pelo FHC e estava com uma reserva internacional de 38 bilhões. Lula roubou tanto, mas tanto que entregou para a Dilma com uma mísera reserva de 400 bi; Lula roubou tanto, mas tanto que valorizou o real; Lula roubou tanto, mas tanto que pagou a dívida externa com o FMI; Lula roubou tanto, mas tanto que tirou 36 milhões da pobreza extrema; Lula roubou tanto, mas tanto que é reconhecido internacionalmente pelos feitos nas áreas sociais; Lula roubou tanto, mas tanto que que construiu… Read more »
Rita Candeu
Visitante

corrige aí – África é continente :)

Rita Candeu
Visitante

sensacional!!!

ROGERIO DE ANDRADE CÓRDOVA
Visitante
Excelente matéria!!! É preciso levar a população a conhecer o sentido da institucionalidade e a respeitá-la rigorosamente. É uma conquista da civilização contra a barbárie. E absurdamente vemos os titulares da lei fazendo um retorno à barbárie em nome de uma pseudo-civilização, ou da civilização tal como os “não me toques” entendem: ela reside nas suas “convicções” – subjetivas, religiosas, bíblicas, milenaristas – e não na lei, no direito positivamente estabelecido! Um grande desserviço à educação política, moral e cívica da população. Uma traição à democracia e ao Direito! Eles se acham acima da lei, mais sábios que a lei,… Read more »
LUIZ TAVE
Visitante
MORO , DALLAGNOL E JANOT ; POLITIQUEIROS ! QUE ESTAO DESTRUINDO O BRASIL ! VCS NAO ENGANAM MAIS O POVO , TALVEZ SO` O STF !
LUIZ TAVE
Visitante

BRAVO MONICA ! TA ACABANDO A MAMATA DO VAGABA TEMER E DO SABOTADOR E CHEIRADOR DE MARMORE AECIO DAS NUVENS

LUIZ TAVE
Visitante

maria voce esta` correta , fala pro debaixo que os canalhas tao nos levando ao extase da indignaçao !

Visitante

Só otário pra cair na conversa desses fascistóides!

Amir Soares
Visitante

Se tais projetos de lei que estão repercutindo fossem apresentados em outro momento, eu até concordaria que era frescura do pessoal da Lavajto. Mas, propor tais medidas, que de fato influenciam na operação em andamento, concluo que o colunista está fora de contexto. Esta “viajando”.

alex alam
Visitante

QUEM CURTE UM NAO ME TOQUE ÉA TAL DA DILMA.. EAS GRELO DURO DO LULA .. SEU FACISTA BOLSISTA..

Visitante

Uma música pro carnaval sem temer e sem Globo

https://youtu.be/0LMZV1hbMwk

Baixar aqui:
https://drive.google.com/open?id=0B6u4LEL-FKN9OVhGSTZtbnpidWs

L'Amie
Visitante
Cada vez mais, configura-se a clara intenção fascista que se apresenta no Programa LJ. O modelo falido que se aplicou na Itália foi mero pretexto para dar-lhe curso aqui. Chega a ser irônico, senão coincidente que o ” juiZ ” seja um ‘ mor-O ‘. Creio seja ele descende de alguém fugitivo da Segunda Guerra, trazendo os horrores dela. Os descendentes que não a sentiram , pois estavam sob o abrigo da Lei e da Paz , não perceberam os perigos do que seja um Estado Totalitário e incorporam como verdade, a lenda nazifacista. Hoje, nem discreção demonstram ao se… Read more »
Visitante

Um tucano “quebra mola!!!”

EDILBERTO PIRES
Visitante
No recente passado distante as forças armadas foram às ruas mais ou menos toda história quase cotada, o motivo da época contra o quê? (….) Os golpistas e o mineirinho da quadrilha apoiando tudo e vendendo, entregando tudo não é pior os motivos? pergunto não seria agora o momento de devolver a nação o reparo irreparável e quando num gesto de BRASILIDADE E NACIONALIDADE as força armadas do bem OS QUE DECLARAM AMOR A PÁTRIA ETC. já que o governo golpista tá destruindo o BRASIL/ Pois bem, DESTITUIR, É O TERMO PRÓPRIO, destituir todos até o judiciário devolver A PRESIDENTA… Read more »
Visitante

Cínicos sem caráter. Destroçaram a economia do Brasil, contribuiram para o golpe, ajudaram a destruir nossa indústria. E ainda acham pouco, querem torcer a justiça . Mas eu tenho certeza que esses miseráveis serão castigados.

Visitante

Não me toques vai sair no Carnaval com o power point enfiado na bunda depois da delação.

Maria
Visitante

PÉSSSIMA, PÉSSIMA, PEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEÉSSIMA
COMPARAÇÃO MACHISTA E MISÓGINA!!!
RETRATE-SE, COMPANHEIRO!!!!
MUDE O TÍTULO!
MUDE A COMPARAÇÃO RASTEIRA!
VOCÊ CONSEGUE FAZER MELHOR QUE ISSO!
#ForaTemer!
#ForaMoroFascista
#ForaDelatanholChupaOvosDoMoro
#8MarçoMulheresVãoPararContraCulturalMachista

Cilene
Visitante

Sim, pensei o mesmo: que diabos de comparação é essa? Pqp

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

A lava jato do Moro é pior do que a lei instituida pela igreja, executada pelo Torquemada. Pelo menos na Inquisição passavam-se anos até a condenação final. Aqui na lava a jato o mesmo juiz que investiga condena e dá a sentença. E esse Torquemada moderno ainda é saudado pelos imbecis como “herói nacional”. A burrice extrapolou nessa gente.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Vocês vão fazer o que dia 13? Campanha para o Bolsonaro? Não vou, não. Não nasci para ser burro e midiota.

Visitante

Que horror!

gilmarlopesvieira
Visitante

PRA MIM ESSE TAL DE MIGUEL DO ROSÁRIO TÁ ME CHEIRANDO UM TREMENDO DE UM PTISTA COM MEDO DE CADEIA IGUAL OS OUTROS …VELHO!!!!ACABOU A MAMATA……

Luiz
Visitante

Ministro Moreira Franco que o diga

Mônica
Visitante

SOU PT NÃO TENHO NADA A TEMER!
MAMATA ACABOU PARA VOCÊ GILMARPESVIEIRA, SE É QUE PODEMOS CHAMAR DIREITOS DE MAMATA! O QUE? TRABALHAR 12 HORAS, APOSENTADORIA SÓ APÓS 50 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO! TEM MAIS: A CPMF VEM AÍ, ENERGIA MAIS CARA…. VAI PARA MIAMI, VAI!!!

André Moura Carneiro Silva
Membro

Prezado Gilmar, medo de cadeia? Rsrs… em que galáxia o senhor tem andado…? Mamata? Permanece. Caso não saiba, ou não queira saber, a barbárie está à solta nos 3 poderes. Suruba. Informe-se melhor…

Visitante

Foi vaiado em BH na igreja batista da laginha.

Visitante

esse povo usando o púlpito das igrejas ´pra tramar falcatruas. vai de retro satanás

Visitante

O Mauricinho “não me toque” como não tem competência para fazer e aprovar leis para o país, induz a sociedade com suas convicções. Congresso manda pró “quitos do inferno” estas dez medidas dos Mauricinhos dá lava jato.

Visitante

Cara quero te dizer que :”O SENHOR NÃO É MAIS TEU PASTOR UM DIA VOCÊ VERÁ. ”
NADA COMO UM DIA DEPOIS DO OUTRO. PENSO QUE ALGUNS LOBOS SE VESTEM DE CORDEIRO, MAS NÃO ADIANTA UM DIA A CASA CAI. O PEIXE MORRE PELA BOCA.

Visitante

Desculpe! Porque a comparação c uma moça?

Visitante

Desculpe, ao ver o representante do Parquet trajado de evangélico batista com a carinha de um bebê santo, não resisti. É hipocrisia demais. Martin Luther King Jr deve se revirar no túmulo.

Visitante

A Melhor Aliança é Com o Povo.
“Tirar #Dilma, colocar #MT com #STF, com Tudo, para #EstancarASangriadaLavaJato.” “#Caju” segundo a Lista da #Odebrecht.
“Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Presidenta Dilma Rousseff.
Lula Presidente, Já!

Visitante

O religioso hipocrita , egoico, ridículo!

Visitante

#SurubaFederal

Visitante

LULA 2018 ou quem ele indicar.

Visitante

Ui

Visitante
Visitante

Neto Ribeiro Idiota, otário, néscio, troleiro vagabundo se vendendo por migalhas ao MBL,

Luiz
Visitante

Neto Ribeiro, “dia 13 de março última chance”. Última chance de que? O que vão fazer? Revolta, revolução armada, o que? Isso não passa de bravata boba. Por sinal pelo menos dois desses partidos, que seriam “quadrilhas disfarçadas”, financiaram o MBL, Paulo Skaf do PMDB até forneceu os patos. Quanto a ala mais tosca que quer “intervenção militar”, eu pergunto: e os militarem querem interferir? Acho que tá faltando combinar com os russos.

Visitante

Direita burra xucra e de cultura Google. #vailerdomcasmuro
????

Visitante

Vou nao. Nao sou manipulado pelo MBL e VPR. Direita burra, xucra.

Visitante

Ligação pro 190:

Eu: Alô, é da policia?
Policial: Sim, é da policia senhor.
Eu: Por favor, quero registrar uma queixa contra o Lula.
Policial: O que ele fez senhor?
Eu: Lula é ladrão. Há mais de 20 anos que ele robou o meu coração.
Policial: Desculpa, senhor. Ele também roubou o meu e o de minha família. Só tem um jeito:
L u l a 2 0 1 8. Kkkkkkkk

Por Jorge Rodrigues.

wpDiscuz