Menu

Datafolha detecta esquizofrenia (ou ignorância) ideológica: 30% dos simpatizantes do PT se declaram “de direita”

No post anterior, eu mencionei uma pesquisa do Datafolha do final do ano passado, que não recebeu muita mídia. Desde que o golpe se consolidou, a imprensa brasileira perdeu subitamente o interesse em monitorar o pulso da população. Ela até encomenda, ou divulga, algumas pesquisas, de vez em quando, mas sem fazer muito alarde e, […]

85 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No post anterior, eu mencionei uma pesquisa do Datafolha do final do ano passado, que não recebeu muita mídia. Desde que o golpe se consolidou, a imprensa brasileira perdeu subitamente o interesse em monitorar o pulso da população. Ela até encomenda, ou divulga, algumas pesquisas, de vez em quando, mas sem fazer muito alarde e, sobretudo, escondendo nervosamente alguns de seus resultados.

Voltemos à pesquisa mencionada, que traz tabelas com uma “escala ideológica” dos brasileiros. A sondagem perguntou ao entrevistado o seguinte: numa escala de 1 a 7, sendo 1 mais esquerda e 7 mais direita, onde você se posiciona?

O resultado é interessante. Eis a tabela com a divisão das respostas por segmentos.

Observe a coluna de escolaridade. Entre os brasileiros com apenas ensino fundamental, é onde a direita é mais forte. O discurso, portanto, de que Dilma e Lula ganhavam votos porque tinham apoio dos ignorantes, não é verdadeiro. Dilma ganhou eleições apesar do conservadorismo do brasileiro pobre e com baixa escolaridade. Essa contradição, aliás, ajuda a explicar a passividade desse mesmo eleitor diante do golpe, visto como um imbróglio político com cuja polarização ele não se identifica.

Entre os brasileiros com curso superior, 15% se dizem de direita e 16% se dizem de esquerda. Somando esquerda com centro-esquerda, e direita com centro-direita, teríamos 31% de esquerda e 30% de direita entre brasileiros com ensino superior.

É fato que a direita está muito forte no Brasil, alimentada por um sistema de comunicação herdado da ditadura, que faz lavagem cerebral dia e noite. E atingiu essencialmente o mais pobre.

Outra tabela do Datafolha, com a segmentação da orientação ideológica por partido, retrata uma situação incrivelmente esquizofrênica. Entre os entrevistados que se declararam simpatizantes do PT, um percentual absurdamente alto de 22% se caracterizam como “direita”, o que revela o miserável fracasso do PT em orientar o seu próprio eleitorado sobre qual a sua posição no espectro político nacional. Outros 8% de simpatizantes petistas se declararam de “centro-direita”.

Observe que estamos falando do eleitor que declarou simpatia pelo PT, em detrimento de qualquer outro partido, ou seja, falamos de uma minoria: apenas 9% dos 2.828 entrevistados  pelo Datafolha, em dezembro do ano passado, declararam simpatia ao PT. Desses 9%, temos 30% que se declararam de direita ou centro-direita.

A essa confusão deve ser atribuída uma boa parte da responsabilidade pela derrota eleitoral do PT em 2016.

A orientação ideológica dos entrevistados que declararam algum tipo de preferência partidária é, previsivelmente, muito mais polarizada e definida do que daqueles (maioria) que não simpatizam com nenhum partido.

A pesquisa Datafolha mostra, em verdade, que o  brasileiro sem preferência partidária é politicamente moderado: 23% se consideram de esquerda ou centro-esquerda e 28% se consideram de direita ou centro-direita. Essa superioridade da direita, no entanto, deve ser sopesada pelo fato de que, notoriamente, muitos brasileiros de pouca escolaridade marcam a opção direita sem saber muito bem do que se trata, em virtude (como já dissemos acima) da semântica aparentemente mais positiva dessa palavra.

O PSDB, por sua vez, consolidou-se de uma vez por todas como o partido da direita, na contramão do que pensam fanáticos bolsominions e demais radicais de ultra-direita, que insistem em associar o partido a um misterioso tipo light de esquerda. Segundo o Datafolha, entre os simpatizantes do PSDB, 60% se consideram de direita ou centro-direita, contra apenas 13% que se consideram de esquerda ou centro-esquerda. O simpatizante do PMDB, por sua vez, se já teve pendores progressistas no passado, hoje em dia migrou fortemente para a direita, embora ainda não seja tão radicalizado como um tucano.

A direitização do simpatizante tucano, por sua vez, explica a queda de seus candidatos nas pesquisas: seu eleitor está migrando para Jair Bolsonaro, em busca de uma afirmação ideológica mais consistente .

 

Um outro fator interessante, presente na primeira tabela do post, é que o público feminino está à esquerda do masculino. 23% dos homens se declararam de direita, contra 18% das mulheres. Somando direita com centro-direita, a diferença é ainda mais gritante: 36% dos homens se declararam de direita, contra 27% de mulheres. A associação da ideologia de direita ao machismo certamente explica isso. Jair Bolsonaro, candidato preferido da direita, tem um desempenho extremamente negativo entre o eleitorado feminino.

A esquerda tem potencial para crescer muito junto às mulheres, pois é neste segmento que encontramos o maior percentual de indefinição: 24% das mulheres disseram não saber que orientação ideológica preferem, contra 15% de homens que optaram pela mesma resposta.

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Carlos Lima bandeira

21/04/2017 - 14h44

Meu posso tá posetado nome dele

Marcos Natan

06/03/2017 - 23h05

sou de Centro,e sou PT,Lula 2018

Simone Ribas

06/03/2017 - 20h06

Muito interessante e elucidativa esta pesquisa, assim a análise dela.

Lucas Nunes

06/03/2017 - 20h04

Mano essas pesquisas nos divertem

Neto Almeida

06/03/2017 - 15h05

A conjuntura atual é um pouquinho diferente do q ocorreu em 1. 789… com lema (LIF). Conceitos como Centro, Direita e Esquerda se perderam propositalmente. Nosso povo precisa de emancipação política…

Luiz Carlos P. Oliveira

06/03/2017 - 07h54

Só analfabeto político compra a ideia de que só pobres, negros e nordestinos e intelectuais são PT. É a tese mais ridícula que já vi. A tabela dessa pesquisa, apesar de falha, mostra isso.

Marcio N. Galvão

06/03/2017 - 05h07

Eu concordo com a opinião abaixo, do Ivan. Não podemos usar os rótulos DIREITA e ESQUERDA numa pesquisa sem caracterizar para o investigado quais proposições políticas realmente determinam essas duas facções. O erro está na PESQUISA e não nas opções dos investigados.

Ivan

06/03/2017 - 00h51

Há um problema na interpretação do conceito de direita neste tipo de pesquisa. Na década de 90 realizamos uma pesquisa que além de pedir para o entrevistado se auto.classificar em direita, centro e esquerda, perguntávamos o que ele entendia por direita. A maior parte dos entrevistados não entendia o conceito no sentido de posicionamento político, mas de direito como certo e esquerda como errado. Este tipo de pesquisa só tem sentido com eleitores familiarizados com o conceito, para uma medida mais aproximada de posicionamento se a pessoa é de esquerda tem que perguntar se ela concorda com algumas políticas claramente de direita e outras de esquerda, e não esta auto-classificação, pois este tipo de pesquisa as pessoas tendem a se classificar a idéia da direita como direito, correto.

    foo

    06/03/2017 - 03h22

    Ótimo comentário.

    Esta era a minha intuição, mas você mostrou evidências.

    Obrigado!

Vitor

06/03/2017 - 00h51

Miguel, mais uma vez um comentário não aparecendo de imediato. Tem boi na linha…

Vitor

06/03/2017 - 00h46

Pesquisa inútil, pois a imensa maioria da população não faz a mínima ideia de quais sejam os ideais da esquerda ou da direita. Só serve mesmo para confirmar a ignorância e o analfabetismo político, que fica escancarado nos meses de outubro dos anos pares…

Kyryno Euzebio

06/03/2017 - 03h10

Não tem credibilidade a Datafalha.

RENATO ANDRETTI

05/03/2017 - 22h21

ESPERAVA O QUIE DE PETISTA DANDO ENTREVISTA PARA FOLHA..
NOIZE MENTE PARA ELES….SEMPRE!!

marco

05/03/2017 - 21h08

Convém enfatizar,que ESQUERDISTA,é uma DESIGNAÇÃO DEPRECIATIVA, criada pelos intelectuais que trabalharam e trabalham sempre,ao longo da história,para os DIREITISTAS DE TODOS OS MATIZES.E os trouxas,adotam,para que não os confundam com SOCIALISTAS E OU COMUNISTAS.Esquerdismo ou esquerda,é uma definição IDEOLOGICAMENTE,PEQUENO BURGUESA.Ah!Essa classe vai longe,para contentar seus senhores,os BURGUESES.

Silvia Machado Machado

05/03/2017 - 23h37

Datafolha? É piada?

Ronaldo Cataneo

05/03/2017 - 23h07

Fica claro que o brasileiro em geral é ignorante político. O que facilita ser massa de manobra! E ainda bem que a Globo não os manda se suicidarem senão. ..

Camila Carlesso

05/03/2017 - 19h06

Essa matéria é um tiro no pé!
Eleitor do PT não é o militante de esquerda academicista, eleitor do PT é o pobre, o proletário, a mãe solteira (abandonada), negro, nordestino… Esse povo não é burro, não muito menos ignorante. Essas são as classes que conheceram o que é ter casa, carro, aceso à saúde gratuita e educação de qualidade com as cotas. Mas que infelizmente sobrevivem sob um regime de alienação midiática, não sabem o que é direita ou esquerda, mas conhecem bem o que é melhoria em 12 anos de PT.
Sinto muito por ler essa matéria aqui!

    Miguel do Rosário

    05/03/2017 - 19h47

    Tiro no pé? Desde quando análise e debate são tiro no pé? Comentário contraditório.

      Gustavo

      06/03/2017 - 11h51

      A única análise possível é que o estudo é cheio de falhas(vieses)….portanto não serve pro debate proposto…muito menos pra chegar a alguma conclusão.
      Desculpe mas o “tiro no pé” foi muito bem colocado.

Thais Helena de Lima Nunes

05/03/2017 - 18h29

Minha opinião é a de que as pesquisas quando apresentam opiniões assim tão esquizofrênicas merecem ser repetidas. Há desvios em pesquisas decorrentes de inúmeros ruídos produzidos nos diferentes ambientes em que foram aplicados os questionários. Muitos dos pesquisadores não recebem o treinamento adequado para a condução das enquetes. Há interferências tão inesperadas que podem produzir desvios cujos coeficientes de segurança adotados no processo das estatísticas não cubram. Mas não deixa de ser interessante perceber tais discrepâncias mesmo que venham a ser mais tarde redimensionadas para um contexto mais plausível.

André Luiz

05/03/2017 - 17h28

Mas quem garante que esses dados não foram manipulados? Aliás, essa é uma das especialidades desse instituto de pesquisa.

marcos

05/03/2017 - 17h00

Oque sinto é que quase ninguém sabe oque é direita ou esquerda. Esses dias um amigo, engenheiro, nivel “superior” portanto, me perguntou: “direita é quem está no governo e esquerda é a oposição?”…Fiquei horrorizado. Tem outro que de vez em quando posta umas coisas no facebook que da pra perceber que ele.associa a direita com Deus e a esquerda.com o diabo… assim fica dificil.
Penso que qualquer candidato mais a esquerda que chegar ao poder tem a missao de politizar esse povo ( alem de acabar com essa midia empresarial). Embora nao.precisamos esperar um presidente de esquerda para fazer isso. Os partido deveriam fazer um forte trabalho de base mostrando as ideologias e tambem ensinando a “ler” a midia e seus interesses. Trabalho de formiguinha mas é sólido o resultado.

João Bruzzi Lion

05/03/2017 - 16h53

Li essa matéria e achei meio confusa. As pessoas que hoje apoiam Lula em 2018, na presidência, e não na cadeia como ele merece, são de direita? Pelo que eu entendi, a esquerda é formada por pessoas que dependem do estado e tem salários altíssimos. Os de direita são o resto. Quem é da iniciativa privada e paga impostos são da direita. Como sempre, a estratégia de marketing da esquerda é confundir para conquistar.

Exclusão de comentários de usuário hater com sequência de injúrias. Post originado via Facebook

    Ana Maria

    05/03/2017 - 14h37

    A matéria está claríssima. E claro também está que você é um dos pobres de direita a quem ela se refere.
    Preparado para trabalhar até morrer, sem direitos trabalhistas ou aposentadoria? Afinal, direitos trabalhistas é coisa de povo da esquerda (sindicatos, movimentos sociais, partidos de esquerda). Direita defende interesses econômicos do empresariado e dos bancos. Você é empresário ou banqueiro? Utiliza instituições públicas em seu dia-a-dia? SUS, SAMU, escolas, Universidades…?
    Ihhh

    Simone Dos Santos

    05/03/2017 - 19h27

    Ass: O jumento online

    JWN

    05/03/2017 - 17h23

    Lula merece ser preso.
    Ladrão de corações…
    ????????????

    Eric Massa

    05/03/2017 - 20h32

    Você certamente faz parte da estatística da matéria. Dos que não tem a menor noção do que é esquerda/direita.

    João Bruzzi Lion

    05/03/2017 - 21h21

    Eric Massa massa de manobra do pt sabe tudo. É super inteligente e acha o máximo dizer que os outros são estatísticas. Você é da estatística dos que apoiam a corrupção, isso fácil de perceber.

    Eric Massa

    05/03/2017 - 23h17

    Hahaha típico revoltado que não sabe escrever nada sem exalar ódio. E obrigado, concordo com a primeira parte do seu comentário.

    Eric Massa

    05/03/2017 - 23h19

    Se eu fosse a colega te denunciava em todas as instâncias possíveis por esse seu cometário misógino. Se é que você sabe o que é isso.

    João Bruzzi Lion

    05/03/2017 - 23h33

    Concorda que você é massa de manobra! Que bom um petista com 1% de cérebro.
    Ficou com pena dessa otária? Leva para sua casa.

    João Bruzzi Lion

    05/03/2017 - 23h54

    O Eric Massa de manobra é o pão seco, o menos importante de todos.

    João Bruzzi Lion

    05/03/2017 - 21h19

    Simone Dos Santos ass: vaca ruminante, fanática, imbecil, xoxota colada porque ninguém come uma porcaria como você.

      Luís Ribeiro

      05/03/2017 - 21h56

      Miguel, sou hipertolerante com a estupidez humana, pois a conheço bem antes de tudo em mim mesmo, mas esse tipo coisa que o sujeito vomitou acho que deve cortar.

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 00h53

    República petista.


    Exclusão de hater com comentários contendo injúrias

Jose carlos lima

05/03/2017 - 16h12

desde o golpe de 64 a zelite zelote prima por um forte controle ideológico da população, e a partir das jornadas de 2013 a direita saiu das catacumbas para ganhar os holofotes da globo e assim faturou o parlamento, dominou as Instituições e deu golpe de estado.
temos uma superestrutura arcaica comandada pela globo tomando de conta da subjetividade das pessoas, tudo trabalhado para que elas fujam da palavra “esquerda” como o diabo foge da cruz,,,daqui a uns 30 anos, depois de muita fome e miséria, optarão novamente por um governo de esquerda para que sejam implemntadas politicas de inclusão para, passado algum tempo, a direita retome o poder através de um novo golpe: é do carma deste pais…isso é ciclico…nunca ultamos a barreira dos 30 anos dentro do jogo democratico, enquanto outros paises tem 100, 200 anos de democracia e por isso são potencias economicas

Geraldo Barbosa Leal

05/03/2017 - 19h11

Pesquisa correta ..principalmente depois de 1998 com suas novas Politica interna e suas alianças pra chegar ao poder…

Laercio Ferreira

05/03/2017 - 18h23

AS MÍDIAS FALADAS OU ESCRITAS, TEM UNS SABORES DE ESQUIZOFRENIA OU IGNORÂNCIA DAS DIREITAS VOLVERES, DE GOLPISTAS ,DAS PESQUISAS DIRECIONADAS DO DATA FOLHA , VAMOS NÓS POVO EXIGIRMOS DA EMPRESA CONGRESSO TRANSNACIONAL , A DEMOCRATIZAÇÃO E REFORMAS DAS IMPRENSA DE COMUNICAÇÃO? OS OLIGOPÓLIOS DAS 05 FAMÍLIAS , DO QUARTO PODER, TEM QUE SER DESMONTADO??

    JWN

    05/03/2017 - 17h19

    O que sei é que “Lula ladrão”, roubou meu coração

Ribamar Sá

05/03/2017 - 17h58

Kkkkkk

Carlos Cardoso

05/03/2017 - 17h23

Boa matéria.

Nicolas Ibarra

05/03/2017 - 14h17

No “Os Sentidos do Lulismo”, o André Singer já se debruçava sobre a questão do “pobre conservador lulista”.

A argumentação dele, me perdoe a ultra-simplificação, é de que as classes mais baixas, o trabalhador SEM carteira assinada, não tem o apoio de uma estrutura sindical, de algo que lhe permite aguentar mudanças bruscas na sociedade. Não tem carteira assinada que lhe garanta o pagamento de um dia de trabalho perdido. Por isso, qualquer greve, qualquer protesto, qualquer disrupção à ordem no dia-a-dia é uma ameaça direta à subsistência dele.

Não é possível para as classes mais baixas se identificarem com uma esquerda proletária, pois ele não tem sequer o apoio das estruturas (sindicatos e proteções da CLT) que permitiram uma política proletária em outros lugares, como na Europa, por exemplo. Esse medo de ruptura do tecido social, medo de greves, é indevidamente interpretado como “conservadorismo” na análise política tradicional.

O modelo de Lula, na argumentação de Singer, é de capturar os anseios dessa ampla classe, oferecendo distribuição de renda com conservação da ordem.

O desejo de conservação ordem, não é então, meramente fruto de uma “lavagem cerebral”, ou de “manipulação”, mas consequência das condições de vida de uma parte significativa da população.

Vinícius Schmidt Santos

05/03/2017 - 17h10

Lucas Ribeiro

    Sérgio Pestana

    05/03/2017 - 21h58

    Nis idos de 1999, estivemos com amigos numa palestra e logo finda esta e conversando com Leonardo Boff, o grande professor e teólogo disse- nos, para nosso espanto, que “a miséria é conservadora”. Essa frade marcou – nos para sempre, pois contém uma verdade que se verifica diariamente. O PT, mesmo com todas suas iniciativas e inclusões durante o período que governou, não conseguiu, até pela barreira implantada por décadas e mais décadas pela mídia corporativa ao alienar e condicionar com o auxílio do empresariado e seus acólitos de todos os matizes, educar, esclarecer e mostrar ao nosso povo os perigos que ora vivenciamos. Aquela frase de autoria de Leonardo Boff é fundamental para compreender o momento tenebroso por que estamos vivendo. O pobre e suas misérias só compreende o que vem do pires para boca. Estando “garantido” este, tudo vai bem com sua resignação e aceitam as migalhas que sobram da casa-grande,

Fabrícia Fabrícia

05/03/2017 - 17h02

Fabrícia Fabrícia

05/03/2017 - 17h02

João Bruzzi Lion

05/03/2017 - 16h53

Li essa matéria e achei meio confusa. As pessoas que hoje apoiam Lula em 2018, na presidência, e não na cadeia como ele merece, são de direita? Pelo que eu entendi, a esquerda é formada por pessoas que dependem do estado e tem salários altíssimos. Os de direita são o resto. Quem é da iniciativa privada e paga impostos são da direita. Como sempre, a estratégia de marketing da esquerda é confundir para conquistar.

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 00h53

    República petista.

    Andre Massao Noce

    06/03/2017 - 03h18

    João Bruzzi Lion KKKKKKK… golpista repetindo asneira da mídia golpista é hilário… pelo jeito não consegue usar os próprios neurônios…

    Andre Massao Noce

    06/03/2017 - 03h19

    João Bruzzi Lion KKKKKKKKK… Nazismo é de direita… deve ter faltado as aulas de história…

    Andre Massao Noce

    06/03/2017 - 03h22

    João Bruzzi Lion KKKKKKKK… Jesus, foi um dos primeiros filosofos a criar os principios do comunismo = comunhão = comunidade = igual = a todos… isso é que dá não saber interpretar a própria biblia.. e jesus era negro…

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 09h43

    Andre Massao Noce o militante pão seco. Tá com raivinha? Senta em uma mortadela bem grande que passa.

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 09h44

    Só que você vai ter que comprar, porque o pt não está mais podendo pagar os 50rs para protestar a favor da máfia petista.

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 09h51

    Deixa de ser idiota. “Jesus era comunista”. Que mané Jesus! Comunismo é nada mais do que uma utopia, não serve para porra nenhuma. Quando me refiro ao nazismo é para dizer que vocês militância pro corrupção e pro destruição do Brasil levantam a bandeira do partido de vocês ao invés de levantar do país em que nasceram. Deve ser porque odeiam muito o Brasil mesmo.

    Vanilson Lopes de Andrade

    06/03/2017 - 19h10

    João você já começou a fazer teu pe de meia para sua aposentadoria ao 70 anos. Também vai desenvolvendo a idéia de trabalhar mais horas e negociar seu 13 e férias. Presente do Temer empossado no lugar do pt. Mas enfim como tudo do PT é ruim essas medidas do governo golpista devê ser bom. Caso pense o contrário reze para que a oposição da “esquerda ” que você tanto odeia o ajude a ter um futuro travando essas reformas

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 19h32

    Aí você tocou em um ponto importante. Isso não justifica nada. Temer assumir, é o fruto da aliança com o pt, que fez todas as concessões possíveis a todos os bandidos do congresso, e se tornou bandido também. Nunca disse que só o pt é corrupto. Sempre digo que o pt se faz de vítima inocente, e os petistas tem ódio de quem vive no mundo real, aonde reina a corrupção exacerbada na política brasileira. Sou foratemer, mas prefiro eleição direta, por isso em 2018. E não sou só foratemer, sou foracorruptos e apoio a Lava Jato, coisa que os petistas abominam, pois são levianamente tolerantes com a corrupção.

    João Bruzzi Lion

    06/03/2017 - 19h35

    Outra coisa, o pt não fez qualquer reforma importante, nem política, nem na constituição, nem da previdência e foi contra todas as iniciativas nesse sentido. Inclusive o pt, não assinou a constituição. Isso mostra o desrespeito que eles tem com as leis.

    Eric Massa

    07/03/2017 - 09h07

    Quanto mais a gente argumenta mais ele escorre chorume do cérebro. Coitadinho, ele pensa que rotulando todo mundo que não pensa de forma asquerosa de petista resolve todos os problemas da sociedade. Levo pra minha casa sim, seu animal de teta sociopata! Não tenho problema com mulher nenhuma como vc tem. Talvez esse ódio todo reflita, um peruzinho que não sobe! Kkkkkk

    Vanilson Lopes de Andrade

    07/03/2017 - 09h18

    João, ninguém está falando que o PT é santo. É óbvio que errou mas tem muita gente boa dentro do pt rotulada de forma injusta. Apesar de tudo ainda não procura tirar direito dos trabalhadores. Quando o afastamento de Dilma se projetou ,avisamos as pessoas que se ela saísse a situação era ficar pior, como inclusive está ficando. Nesse ponto a lavar jato ajudou sim a por lenha na fogueira e acelerar a queda da ex presidente. Portanto foi o ódio de pessoas como.vocês que lamentavelmente estamos neste ponto hoje correndo o sério riscos de perder direitos.

    Vanilson Lopes de Andrade

    07/03/2017 - 09h19

    João, ninguém está falando que o PT é santo. É óbvio que errou mas tem muita gente boa dentro do pt rotulada de forma injusta. Apesar de tudo ainda não procura tirar direito dos trabalhadores. Quando o afastamento de Dilma se projetou ,avisamos as pessoas que se ela saísse a situação era ficar pior, como inclusive está ficando. Nesse ponto a lavar jato ajudou sim a por lenha na fogueira e acelerar a queda da ex presidente. Portanto foi o ódio de pessoas como.vocês que lamentavelmente estamos neste ponto hoje correndo o sério riscos de perder direitos.

    João Bruzzi Lion

    07/03/2017 - 13h22

    Eric Massa de manobra, pare de pensar no meu pau e vá trabalhar que é o melhor que você faz. A mortadela já não é mais de graça e você vai ter que pagar. A não ser que você seja um dos 12 milhões de desempregados deixados pela cagona da sua mártir Dilma. Outra coisa, seu nerdzinho de merda, tu merece todas as surras que levou na escola porque é um fracote chorão.

    João Bruzzi Lion

    07/03/2017 - 13h37

    Vanilson Lopes de Andrade no psdb não tem gente que merece ser preso? No pp? No pmdb? Existe mesmo algum político que não mereça ser preso? Para mim não. Concordo com você que o pt foi um bode expiatório. Um bode corrupto pra caralho, mas expiatório. Existe alguma ética na política? Te respondo: não. Existe lisura nas decisões do Supremo? Te respondo: não. Agora porque que eu vou defender uma presidente e um ex presidente analfabetos com tantos indícios graves de corrupção enraizada em todas as partes do governo? Com associados e associações criminosas, que a PF tem provas dos crimes, não só do pt. Você diz que temos que tolerar a corrupção, porque o pt sabe governar melhor não é? Veja qual era o juro básico na época de Dilma e veja ele agora. Veja qual era a inflação no governo petista é veja agora. Veja a previsão do bolsa família do pt e veja qual é agora. Agora tem ministro investigado pela Lava Jato? E antes, como era?
    Vanilson discordo bastante de você, mas agradeço poder conversar com alguém que pensa diferente de mim. Obrigado.

    Vanilson Lopes de Andrade

    08/03/2017 - 00h19

    Tudo bem.

Auxiliadora Machado

05/03/2017 - 16h50

Muito trabalho pela frente é a conclusão a que se chega.

Bernardo Giannetti

05/03/2017 - 16h47

Aliás, o próprio Lula sempre diz que o objetivo do PT é reduzir desigualdades sociais e sofrimento. Sim, em sentido amplo isto pode ser chamado de “esquerda”, mas em sentido estrito, ou como a maioria das pessoas entendem (direita = capitalismo e esquerda = socialismo), aí não tem muito a ver.

Rodrigo Martinez

05/03/2017 - 16h42

Do mesmo jeito q teve partido de esquerda q apoiou o golpe.. com o fora Dilma.. pstu

Cesar

05/03/2017 - 13h41

Acredito existir um equívoco na redação, onde se lê, ao final, direita ou centro-direita, deve ser esquerda centro-esquerda:

“Segundo o Datafolha, entre os simpatizantes do PSDB, 60% se consideram de direita ou centro-direita, contra apenas 13% que se consideram de direita ou centro-direita.”

Adhemar Lima

05/03/2017 - 16h30

Mário Lúcio, olha de onde vem os pobres de direita.

Alair Fonseca Machado

05/03/2017 - 16h26

kkkkkkkkkkkkkkk Esses Jornais de direta são nojentos.

Veronica Dan

05/03/2017 - 16h24

eu não acredito nessa pesquisa, simplesmente isso.

Bernardo Giannetti

05/03/2017 - 16h16

Matéria fraca, para não dizer burra: “um percentual absurdamente alto de 22% se caracterizam como “direita”, o que revela o miserável fracasso do PT de orientar o seu próprio eleitorado sobre qual a sua posição no espectro político nacional.” O PT não fez um governo que possa ser considerado de esquerda, mas no máximo centro direita, como se faz em países da Europa, o chamado governo de bem estar social.

    Bernardo Giannetti

    06/03/2017 - 02h53

    É este tipo de comentário Jenial como o seu que nos afunda. Não lê direito e já tem pressa em discordar…

    Geralda Barbosa

    06/03/2017 - 06h59

    Hello! Aqui é Brasil! Não deu ainda para perceber? Para que se tenha um governo de esquerda temos a necessidade de um povo que queira direitos sociais. SQN.

Wilson José Targino

05/03/2017 - 16h08

“A pesquisa Datafolha mostra, em verdade, que o brasileiro sem preferência partidária é politicamente moderado: 23% se consideram de esquerda ou centro-esquerda e 28% se consideram de direita ou centro-direita. Essa superioridade da direita, no entanto, deve ser sopesada pelo fato de que, notoriamente, muitos brasileiros de pouca escolaridade marcam a opção direita sem saber muito bem do que se trata, em virtude (como já dissemos acima) da semântica aparentemente mais positiva dessa palavra.”

Wilson José Targino

05/03/2017 - 16h01

Eu to quase desistindo de aplicar teoria politica ao Brasil , kkkkk

Isac Bernardo

05/03/2017 - 15h48

Isso é resultado de um povo sem um mínimo de educação cívica, histórica e filosófica, que não faz ideia dos significado dos conceitos que vomita.
Isso não é acidental, isso foi construído.

    Felipe Aranha

    05/03/2017 - 15h50

    Isso é um projeto de país!

    Isac Bernardo

    05/03/2017 - 15h54

    Sim, que se iniciou a muitas décadas. Pobre conservador, classe média apoiando o rompimento institucional, ricos promovendo mais desigualdade… Conceitos que não fazem sentido, se ao menos as pessoas soubessem o que esses conceitos significam.

Dirceu Maia

05/03/2017 - 15h38

A maioria não tem noção do que é direita ou esquerda. Acham história muito chato.

    Mary Duarte

    05/03/2017 - 16h33

    Não sabem mesmo. Já li que ser de direita é : ser cristão, ser contra o aborto e acordar cedo e trabalhar sem precisar do gov p/ sustentar. Me diga,onde esse “povin ” se informa?

Victor Ribeiro Roda

05/03/2017 - 15h36

Mas desde quando governo de esquerda da isencao fiscal pra montadora e corta verbas de universidade? O PT nao e’ de esquerda.

    Miguel do Rosário

    05/03/2017 - 13h27

    Governo é uma coisa. PT é outra. E isenção fiscal para montadora não tem cor ideológica: é política de emprego. O governo elevou em muitas vezes os investimentos em universidades. Tanto que todos os reitores foram contra o golpe. Cortes de um ano para outro não tiram o mérito.

    Simone Dos Santos

    05/03/2017 - 19h26

    ?

    Andre Massao Noce

    06/03/2017 - 03h15

    Estado é capitalista, sem noção…


Leia mais

Recentes

Recentes