Temer trata o brasileiro como idiota ao defender a flexibilização da jornada de trabalho | O Cafezinho

O Cafezinho

terça-feira

7

março 2017

54

COMENTÁRIOS

Temer trata o brasileiro como idiota ao defender a flexibilização da jornada de trabalho

Escrito por , Postado em Golpe, Governo Temer, Pedro Breier



(Temer tirando todo mundo para trouxa. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

Michel Temer falou o seguinte, hoje, sobre a proposta de flexibilização da jornada de trabalho, incluída no projeto de reforma trabalhista enviado pelo governo ilegítimo ao congresso:

O parcelamento do gozo de férias em até três vezes pode interessar tanto ao empregado e como (sic) ao empregador. Depende de um acordo de vontades. Pactuar a forma de cumprimento da jornada de trabalho também depende de vontade. Pode ser que as pessoas digam: olha, para mim é melhor trabalhar 10 horas por dia e folgar 3 ou 4 dias por semana ou ter 3 ou 4 dias para trabalhar em outro lugar.

Temer, e de resto toda a máquina de propaganda da direita, tratam os brasileiros como idiotas.

“Depende de um acordo de vontades”, diz o (péssimo) dublê de Frank Underwood.

Ora, eu, você, Michel Temer e qualquer um que tenha tido um emprego na vida sabemos que a relação entre patrão e empregado é absolutamente desigual.

No mundo do direito inclusive há um termo para o polo mais fraco de uma relação, qualquer que seja ela: hipossuficiente. O doutor Michel, respeitado constitucionalista, deve ter matado essa aula.

No direito do consumidor, por exemplo, a parte hipossuficiente é o consumidor, tendo em vista principalmente o poder econômico dos monopólios que controlam praticamente tudo o que consumimos.

No direito do trabalho a parte mais vulnerável é, obviamente, o trabalhador. Além da discrepância de poder econômico entre as partes há a subordinação e a dependência do trabalhador em relação ao patrão. Essa dependência do emprego fica ainda mais acentuada em tempos de crise econômica, como os que vivemos.

Mas Temer quer que você acredite que se trata apenas de um “acordo de vontades”. No mundo de mentirinha da direita o trabalhador senta à mesa com o empregador e ambos negociam alegremente como será a jornada de trabalho: “Acho que quero folgar 4 dias na semana, tudo bem chefe?”

Os sindicatos obviamente não fazem frente ao poder do empresariado. Além dos sindicatos pelegos, a forte campanha midiática contra o sindicalismo afasta os trabalhadores do que poderia ser um forte contraponto ao poder econômico dos empregadores. Os sindicatos têm cada vez menos poder de barganha.

Tirar os direitos dos trabalhadores da lei para colocá-los em disputa entre duas partes totalmente assimétricas só beneficiará aqueles que querem aumentar seus lucros às custas do suor alheio. O apoio ferrenho da FIESP, ou seja, do grande empresariado paulista, à ideia da flexibilização das leis trabalhistas não deixa margem para dúvidas.

Outro argumento genial dos defensores da flexibilização é o de que a CLT é velha e está ultrapassada, sendo necessária a sua modernização. Tentam confundir as pessoas, de forma primária, ao associar “moderno” a “bom”.

Mas a gente entende Temer, Skaf, Globo e companhia.

Eles não podem simplesmente revelar que o objetivo real por trás da proposta de “flexibilização” (que grande eufemismo!) das leis trabalhistas é diminuir o valor da mão de obra para aumentar a margem de lucro do empresário. É claro que se a direita falar a verdade não convence um mísero trabalhador.

Resta tirar justificativas mais palatáveis da cartola, não importa o quão bizarras elas sejam.

Pedro Breier

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo (e de AC/DC). Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.
Pedro Breier

terça-feira

7

março 2017

54

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

54 Comentários em "Temer trata o brasileiro como idiota ao defender a flexibilização da jornada de trabalho"

Avise-me quando
avatar
Visitante

Esse cara é um babaca que está fascinado pelo poder!

Marco Paulo Valeriano de Brito
Visitante
Marco Paulo Valeriano de Brito

DESCARADAMENTE DESCARADO ! ! !
A milionésima encarnação do Drácula, mordomo do capeta, quer sugar todo o nosso sangue e suor.
Nós vamos deixar?

Visitante

FORA MALDITO GOLPISTA

Visitante

Idiota e ele

Visitante

Triste o que esse cara tá fazendo…

Visitante

Com o aumento de oito pra doze horas de trabalho, o patrao nao vai precisar contratar ninguem, ao contrario vai dispensar porque esta aumentando horas produtivas, com aumento da carga horaria

Visitante

Acabem com a Justiça do Trabalho. Voltaremos a resolver as coisas de um outro jeito

Visitante

Este sujeito e um covarde mafioso

Anônimo
Visitante

Divide as ferias dele.aumenta a jornada dele e poe ele pra ganhar salário minimo!!!!

Visitante

e o povo tá aí aceitando todos os desmandos deste velho parasita

J Martins
Visitante
“…Com máquina de propaganda da direita..” Como se vê pela terminologia trata-se de opinião genérica de pessoa de outra tendência política, como faz questão de marcar . A emoção nunca foi uma boa conselheira. Pode até ser que em alguns pontos lhe assista razão, mas em outros carece de maior aprofundamento. Várias profissões, em função da especificidade do trabalho já atuam legalmente desta forma : enfermeiros, médicos, vigilantes, profissionais autônomos. É importante lembrar que, desde que a Lei em questão preveja situações de violação dos direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário, é possível que venha a beneficiar a… Read more »
Visitante

Faz tempo que o presidente trata os brasileiros como idiotas. Uns aceitam outros rejeitam.Todos se calam inclusive eu.

Visitante

de certa forma ele está certo.. o trabalhador brasileiro é um completo imbecil.. em que outra nação do planeta aconteceria o que está acontecendo no Brasil?? Jamais, em hipótese alguma, os trabalhadores aceitariam essa completa avacalhação.. exceto os brasileiros.. vergonha mundial..

joseph rommel
Visitante

Sem sombra de dúvida, vivemos tempos sombrios com este mordomo de filme de terror. É insuportável vê-lo discursar com aquela impáfia superior de que o que está fazendo é pelo “bem” do trabalhador. Nojento!

Visitante

O brasileiro é um idiota, se não fosse Temer não estaria aí

Visitante

Nós somos idiotas

Visitante

Decoraram bem hein a CLT!

Visitante

Conversa que não progride…

Visitante

Absurdo!

Cunha
Visitante

Os idiotas pediram o golpe. Os idiotas caíram no golpe. Os idiotas mantém o golpe e Temer não é sacado de onde está porque existem idiotas ,alienados, analfabetos políticos e globotomizados. O Golpe é um produto à reger idiotas.

Visitante

Pior que tem gente que merece o tratamento, pois ainda defende o ilegitimo, com todas as ações de exploração em curso!

Visitante

Simplesnente é isso mesmo. GUILHOTINA nele , no STF e certosss PARLAMENTARES. #GolpistaFascista

Visitante

O povo não acredita em Temer, e ele não acredita no povo.

Visitante

Longe de defender esse governo, mas a reforma trabalhista, assim como a previdenciária, necessita ser amplamente discutida com toda a sociedade. Deveriam começar acabando com a contribuição sindical compulsória, uma vez que ha excesso de sindicatos que muitas vezes não defendem suas categorias. A atual legislação trabalhista mata empregos, jogando milhões de pessoas na informalidade, pois emprego formal é caro no Brasil, tendo em vista que boa parte desse custo vai para o governo e não o trabalhador.

Visitante

O Temer tem razão. O brasileiro é idiota mesmo…….né Pachecão ?

Luiz Felipe
Visitante

Em que mundo você vive?

Visitante

KKKKKK… sério, que este governo golpista corrupto, vai discutir alguma coisa… ora… este governo esta ai para massacrar os trabalhadores…

Visitante

Acostumaram desde que o povo ouviu e foi adorar pato e bater panela , que acham de falar qualquer coisa que o povo inteligente engole

Everonaldooosantos@gmail.com
Visitante

Esse presidente quer acabar com os direitos dos trabalhadores!

Visitante

Porque nao é pra dividir as ferias dele…

Visitante

Será que ele pensa que os brasileiros somos idiotas subestima nossa inteligência

Visitante

Espero que uma hora ele acordar e vamos para ruas

Visitante

Infelizmente querida, ele tem certeza.

Visitante

Infelizmente querida, ele tem certeza.

Visitante

Mas tem idiota que acredita e defende a flexibilização.

Visitante

Agora, devemos convir que o Partido dos Trabalhadores (PT) colocou TODA a esquerda numa enrascada. Não apenas por acreditar que para ascender à presidência precisaria jogar o jogo sujo das grandes corporações, e também por aceitar o Temer como vice. Mas não parou por aí, nomeou o Temer como ARTICULADOR político do governo.

Visitante

Esse velho já encheu.
Tá passando da hora de tira-lo dá presidência.
Lugar que só os eleitos merece estar.
Ele tá se achando o rei do Brasil
Aff!

Visitante

Não da uma dentro
Descascado abacaxi com faca cega

Visitante

Os trabalhadores estão fazendo por merecer, ora…….

Geraldo
Visitante

Vejo com indignação toda esta discussão sobre horário de trabalho…previdência…etc..tudo que querem implantar aqui já existe num país de primeiro mundo. Agora e o salário a educação…o transporte…a saúde…ninguém quer equiparar …é uma pena que ninguém quer discutir isto.

Geraldo
Visitante

Vejo com indignação toda esta discussão sobre horário de trabalho…previdência…etc..tudo que querem implantar aqui já existe num país de primeiro mundo. Agora e o salário a educação…o transporte…a saúde…ninguém quer equiparar …é uma pena que ninguém quer discutir isto.

Visitante

Francisco De Sousa Vieira Filho não entendo mesmo que alguns apoeim isso.

Visitante

Mas nós estamos mesmo nos comportando como idiotas quietos. Tomando em silêncio. Lembram lá no começo quando ele disse lá no Japão? Meia dúzia de baderneiros? Pois é! Ele tinha razão

Visitante

Bem feito

Visitante

Além da institucionalização do golpismo- pós consolidação da democracia na maior parte do mundo-, esse senhor ainda pretende deixar outro legado: o aumento da exploração do trabalhador brasileiro. Impressionante como uma pessoa se dispõe a um golpe pra isso.

Visitante
Visitante

o brasileiro trabalha muito , perde muito tempo com deslocamento e ainda paga imposto em tudo que compra

Visitante
Visitante

FILHO DA PUTA DEFINE …..

Visitante

Bandido não trabalha mata ainda mais bandidos bons como Michael TEMER.

Visitante

esse cara nunca trabalhou na vida , nunca teve carteira de trabalho assinada por estes empresários gananciosos , que qualquer sopro na economia , quem paga o pato(fiesp) é o trabalhador?? demissão sem justa causa , pelo lucro do patrão??

Visitante

Fdp

Visitante

alguns são… hj vi uns doidos defendendo isso aí

wpDiscuz