Menu

Karnal apaga foto com Moro e bota culpa no vinho

Ahaahahaha! Ê Brasil! Karnal, não o culpo por mais nada, porque entendo perfeitamente a situação, após você explicar que foi o “vinho”. O nosso pensador, ao justificar a foto por razões antropológicas, ensinou uma grande lição aos mais jovens. “Se beber, não poste”. É interessante ainda verificar que, em sua explicação, Karnal faz questão de […]

532 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ahaahahaha!

Ê Brasil!

Karnal, não o culpo por mais nada, porque entendo perfeitamente a situação, após você explicar que foi o “vinho”.

O nosso pensador, ao justificar a foto por razões antropológicas, ensinou uma grande lição aos mais jovens.

“Se beber, não poste”.

É interessante ainda verificar que, em sua explicação, Karnal faz questão de se distanciar de Sergio Moro. Não é mais o “amigo”, o “inteligente”, que ele tinha mencionado na foto.

Depois do choque de realidade que tomou, Karnal admite que Moro, para ele, é apenas um personagem da “história”.

A moral da história é que Sergio Moro não é mais nenhuma unanimidade. Ele é associado estreitamente a forças políticas fascistas e de extrema direita. E foi isso que incomodou profundamente milhares de seguidores de Leandro Karnal. E ao próprio Karnal.

Não sei se Sergio Moro é um fascista ou um militante de extrema direita. Mas é certo que todo fascista e militante de extrema-direita do Brasil tem hoje uma foto de Sergio Moro na parede do quarto, ou na tela de descanso do celular.

E ninguém quer seguir um historiador que tira fotos com um ícone fascista.

***

Do Facebook do Karnal

Para amigos e interessados

Acho que bons amigos e seguidores pedem com tranquilidade e eu aprofunde temas sobre o jantar que eletrizou o país. As pessoas que me odeiam não precisam, mas as que gostam merecem. Por elas, vamos a eles:

– Sou amigo do juiz Furlan há algum tempo. Temos chance de encontros por este país e ele, muito culto, autor de muitos livros e também autor de coluna para grande público no jornal Metro e Gazeta do Povo, ensina-me muito. Ele é próximo ao juiz Moro e sugeriu um encontro entre nós quando eu estivesse em Curitiba. Encontrei-me com o juiz Moro pela primeira vez na sexta à noite (10 de março) para jantar.

– Tenho imensa curiosidade em conversar com pessoas que fazem parte da história. Como eu disse na página, adoraria ter um jantar com Ciro Gomes, com Maria da Penha, com Maria do Rosário, com Lula e com outras pessoas. Todos me ensinariam bastante sobre sua visão de mundo, o que faria eu pensar muito. Realmente gostaria disto.

– O plano em comum que tenho com o juiz Moro é o fato de que ambos daremos uma palestra na pós graduação da PUC com muitos outros nomes do cenário nacional. Isso estava acertado há meses. Fui vago demais em campo minado.

– Para os que me seguem e gostam, enfatizo que continuo o mesmo, como continuaria pós um encontro com a presidente Dilma (a quem eu tb gostaria de encontrar). Meu interesse pelo mundo é maior do que qualquer outra questão. Continuo um crítico do racismo, da misoginia, da homofobia, um professor interessado de forma apaixonada na educação.

– Claro que todas as pessoas são livres para curtir ou descurtir a página de forma inteiramente livre. Faz parte da opção de cada um. Eu, tal como vocês, sou/somos livres para encontrar quem desejamos e para estar nas páginas que desejamos. Recebi muitas críticas pela foto e muitos apoios, ambos polarizados. Continuo estranhando polarização mesmo, pois acho mais fígado do que cérebro. A política em si me interessa pouco, a partidária menos ainda e volto a insistir no que digo há anos: a corrupção brasileira é um mal generalizado.

– Lamento a polarização no Brasil e lamento o clima que, por poucas explicações minhas, causei. Tomarei mais cuidado e desculpo-me por isto. Quando eu tiver encontros com outras autoridades e pessoas de referência, prometo, guardarei para mim e pra meu debate interno. O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar.

– Todos agora são livres para continuarem gostando de mim ou me odiando. Não há problema nisto. Não voltarei a este tema. Por perceber que errei, deletei o post com a foto feito após algum vinho. Se beber não poste. Sigam livres suas convicções, sem problema algum.

– Sinto-me como Ícaro que mistura vaidade e vontade de conhecer. Isso leva a me queimar por vezes. Quase sempre quero ver as coisas de perto. Já estou em idade para seguir Dédalo. Continuarei como sempre escrevendo, lendo, dando aulas, palestras, vendo exposições e comentando tudo que me encanta neste mundo: arte, literatura, ensino. A quem me perguntar com clareza e desarmado minhas opiniões políticas, eu as darei com a serenidade costumeira, longe da internet onde ninguém mais escuta ninguém neste campo.

Como tenho afirmado, o mundo é mais amplo do que qualquer dualismo. Entre concordâncias e discordâncias é possível conversar com pessoas de um amplo espectro político, jurídico e cultural.

– Por fim: eu paguei o vinho. Bom fim de domingo

Leandro Karnal

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Elisabeth Guelfi Biglia

14/05/2019 - 15h33

Bebeu quando marcou a Palestra na PUC com ele? … Bebeu ao aceitar sair para jantar? … Oras prof. Karnal!

    Iudna

    28/05/2019 - 09h27

    Eles jogam sempre dos mil lados.Está no DNA.

Spinola

21/03/2017 - 17h32

Tomou tanto vinho que foi, inclusive, enrabado.

Marcio Allen

18/03/2017 - 13h05

Quem não teria curiosidade de jantar com Lacerda, Geisel, Costa e Silva, Golbery, R. Marinho, Sarney, Maluf, Serra, Aécio Neves, pessoas ilustres.

    Gilberto

    03/08/2017 - 15h54

    Tudo bem, para mim também, contanto que eles paguem a conta.

vanderley

16/03/2017 - 23h51

Te perdoamos Karnal mas uma coisa é certa com o Moro não se pode aprender nada decente o cara é vil como o diabo.
Vjcostta@hotmail.com

VALDEREZ DE MATTOS GALVÃO

15/03/2017 - 10h01

Tenho 70 anos e o falecimento de minha mãe foi a 2 anos, ela morreu aos 92 anos.Cresci ouvido dela que; “Quem com porco se mistura porco é!”e ela completava “Diga com quem andas e direi quem és! Ditos que se confirmam em batidas policiais, atos de vandalismo, bancada política e tc. Coloco isso em prática com meus filhos, netos, bancada política,colegas e amigos e não me arrependo. Minha mãe eu meus descendentes temos prova e convicção de que verdadeiramente água e óleo não se misturam. Adeus Karnal!

Marta

14/03/2017 - 21h56

Se ele deixasse isso quieto teria sido melhor…
Só uma dúvida: no jantar ele disse que foi o vinho que fez ele postar… e essa segunda postagem? Teria sido erva estragada???

Pedro Bala

14/03/2017 - 22h02

Karnal, o garoto-propaganda do Itaú Personalité

Jorge D. F. Martinez

14/03/2017 - 20h15

Só me fala uma coisa, pelo amor de Deus!!!… como um cara inteligente desses dá uma pisada de bola dessas????

Estefânia

14/03/2017 - 11h32

Pagou o preço, por ter tomado um no vinho, ao lado dos amigos inteligentes!?

Sueli Sierra Saldanha

14/03/2017 - 11h07

Myriam Martinez Assad

14/03/2017 - 10h43

É melhor ficar quieto. Qto mais remexer, mais vai feder.

Perck Sad

14/03/2017 - 06h31

CAIXA 2 é crime diz CARMEM LÚCIA (STF) https://youtu.be/lvoNezJAodU ….

Bob Silva

14/03/2017 - 05h44

Esse tal do Karnaval só quer mesmo é holofote pra lucrar em cima do marketing podre da polêmica.

Geraldo Moreira Prado

14/03/2017 - 00h20

Agora depois que a fala dele repercutiu muitissimo na mídia e nas redes sociais, defesa até de jovens com projetos de futuros intelectuais politicamente neutros, o professor da Unicamp ao querer se desculpar da sua verdadeira posição ideológica bota a culpa no vinho.

Cris Jatene

14/03/2017 - 02h40

Assumir a responsabilidade pelas proprias escolhas é bom. Tb pro Karnal.

José Gabriel

13/03/2017 - 22h51

Pensava ser Karnal mais sábio, mais astuto, postar foto com um juiz da extrema direita, radical sem causa e perseguidor a serviço da globo e da CIA não foi nada satisfatório, queimou seu curriculum.

Antonio Marcos Ferreira da Costa

13/03/2017 - 21h45

Conta outra
Quem segue a Deus não senta a mesa com o Diabo

Mário de Oliveira Pinheiro

13/03/2017 - 21h42

Um xarope esse filósofo das banalidades.O que ele quer é ficar numa boa entre gregos e moicanos e ir levando sua vida livre, livre e livre,tendo dinheiro para comprar onde quiser, beber suas champanhotas com amigos certos ou circunstanciais .Quem não gostaria de estar com essas celebridades que cita mas todos aprendemos com pessoas que encontramos.

Marcos

13/03/2017 - 21h37

Hipócrita

Ignez Travassos

14/03/2017 - 00h26

Apagar a foto demonstra culpa. Tem mais é que assumir.

Gustavo Carneiro

13/03/2017 - 21h19

Grande cagada fizestes mestre! Mas quem nunca fez né? Eu… particularmente, NUNCA teria tirado uma foto com o Moro, mas se fosse um grande pensador como você e se tivesse feito a merda que fez, não retiraria a foto. Procuraria ter as conversas com os outros personagens da historis, como você falou que quer fazer, e postaria fotos um a um com eles.
Não culpe o vinho! Isso eu não achei legal.
Vá em frente! Você é importante para história.

    Anônimo

    14/03/2017 - 07h21

    Melhor comentario!
    Pensei exatamente da mesma forma.
    Faça sua “pesquisa” e saia entrevistando e postando e tecendo comentários sobre seus parceiros de vinho, como o fez com este!!
    Pobre Karnal, sucumbiu a pressão.

Beto Corrêa

13/03/2017 - 23h47

Sem palavras…kkkkkkkk..só as risada do Karnal nas palestras.

luizcarlosrego

13/03/2017 - 20h26

Esse Carnal mostrou que é um ilusionista,karnal, exibicionista, um boçal exibicionista e astuto, reacionário. O próximo post vai ser tomando chanpagne com o Fernando holliday e jantando uma pikanha com o Bolsonaro na ilha de karas

Mauro Antônio Pires Dias da Silva

13/03/2017 - 20h06

Conversar com o igual ou com diferente tem pouca significado. Pois os diferentes nos ensinam , talvez aí exista um significado. Para desenvolver inteligência o diferente nos instiga e a reflexão nos faz evoluir na senda. Nos tempos atuais publicizar o contraditório pode não ser compreendido por um segmento da população . Entretanto achei educativo o encontro de dois seres humanos que ao trocarem idéias, semelhantes ou diferentes , causaram tamanho reboliço, entendo que essas ações também fazem o mundo melhor. Continuo gostando demais de suas análises. Abraços Fraternos e históricosm

sandro silvantos cavini

13/03/2017 - 19h35

Na verdade penso que quando uma pessoa tem certeza de quem é e o que defende está pessoa pode ir e conversar com quem quiser sabendo que está do lado de ka.

Nanci

13/03/2017 - 18h24

O que tornou polêmica nao foi o jantar com Moro, acho q isto é até compreensivel, mas sim ele ser chamado de amigo.

Abiana Campos Mendes

13/03/2017 - 18h12

Baco deve estar todo se tremendo.
Adeus,Karnal.

Abiana Campos Mendes

13/03/2017 - 18h05

Último ensinamento filosófico:”se beber não poste”.
A decepção foi total!

Lelia Pereira Cunha

13/03/2017 - 21h00

Diga-me com quem andas e te direi quem és

Marcelo Schröder

13/03/2017 - 17h53

Não conheço vinho com o nome de Covardia.

Cecília Ceciliato

13/03/2017 - 20h43

A prova de que o juiz Moro tá feio na fita e no mundo inteiro. Lamento Karnal, esta ‘página da história’ te derrubou em segundos. Mas eu perdoei.

Helisa Souza

13/03/2017 - 20h31

Já era, perdeu espertinho.

José Roberto Muniz

13/03/2017 - 20h30

Eu tb quero beber vinho e ter a honra de jantar com Moro, orgulho nacional. Vcs continuam esperneando porque perderam privilégios.

Rubens Pereira Da Silva Pereira

13/03/2017 - 20h21

Dez garrafas de pinga – Eu tinha lá em casa dez garrafas de pinga, da boa. Mas a mué obrigou-me a jogá-las fora. Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia. Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia. Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia. Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo. Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa. Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto. A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia. Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa. Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto. O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.

Ben Alvez

13/03/2017 - 16h27

Qual a marca do vinho?

Precisamos saber disso.
É importante.

Un, dois tres de Oliveira quatro

13/03/2017 - 16h23

Pois é ! Tem gente que bebe vinho e vira amigo do Moro.
Outros, bebem vinho e resolver dá o fiofó.
O vinho continua fazendo estrago mundo à fora.
Vida que segue !!

Chris Abreu

13/03/2017 - 19h21

“Quem com porcos se junta farelo come.”

Vinicius Araujo

13/03/2017 - 19h00

Eu adoro futebol, e adoro fazer analogias usando o futebol. Aqui farei outra:

Sabe quando é q eu aprendo mais sobre o meu time? Quando converso com torcedores rivais.

Irance Esteves

13/03/2017 - 18h59

NOJO,,!!

Bianca Machado

13/03/2017 - 18h44

Danilo Augusto

Cris

13/03/2017 - 15h18

In vino veritas (se beber não poste)

Maria Aparecida Zambaldi

13/03/2017 - 17h47

Conta outra…

Márcia Lilla

13/03/2017 - 17h45

“Pátrias, famílias, religiões e preconceitos quebrou não tem mais jeito”.
E confiança!

Roberto Domingues

13/03/2017 - 17h44

O problema é que as pessoas perderam a confiança nele.
De pessoa que prezava a ética acima das polarizações, foi logo cair no lado mais obscuro delas.
Ele talvez nem seja assim tão ruim quanto seus convivas, mas declarar amizades, tecer elogios e falar em projetos futuros (quais projetos) deixou muita gente desconfiada.
Perdeu credibilidade por isso, dificilmente terá os antigos seguidores/admiradores de volta.

Roberto Domingues

13/03/2017 - 17h38

Sugiro a ele por a culpa na Dilma.
Essa seria muito mais convincente, nesse caso.

Mival Furtado Costa

13/03/2017 - 17h21

Todo esse episódio nos ensina até onde vai a “tolerância” da extrema esquerda brasileira e sua capacidade em aceitar o pensamento contrário e a individualidade e privacidade das pessoas. O Karnal obviamente se viu obrigado a excluir o post na tentativa de acalmar os que tem o Lula como um Deus Supremo, a alma mais honesta desse país. Ele teve que ceder aos chiliques da extrema esquerda brasileira.

Walter Willians

13/03/2017 - 17h13

Ailla Strzoda , pois é.

Barbosa Thayan

13/03/2017 - 17h00

Enfia o vinho no cu

Ricardo G. Ramos

13/03/2017 - 16h57

CULUS EBRII NON HABET DOMINUM

Maíra Santafé

13/03/2017 - 13h44

Um historiador falar “a política em si me interessa pouco” (SIC) é deprimente. Pior a emenda que o soneto.

Paulo Henrique Carvalho

13/03/2017 - 16h42

Post de bêbado não tem dono…

J Carlos s morais

13/03/2017 - 13h09

Explicou e fica devendo encontros com outros personagens !

Kassya Samara

13/03/2017 - 16h09

Deu um tiro no pé. Acabou Karmal, a máscara caiu.

NatachaG

13/03/2017 - 13h00

Quanto mais fala pior fica. Não dá para entender como um professor que se preocupa – ou ocupa? Com a história e a filosofia não gosta de política? Que queira parecer apartidário , ainda vai lá, mas ser apolítico? Me poupem, por favor.

Cindy Silva

13/03/2017 - 15h53

Gente, a verdade é a seguinte: O sujeito vai sempre dizer aquilo que lhe traz audiência, popularidade, dinheiro… é inteligente quem percebe como e o que dizer à determinado público ( como aquele ditado: “Em Roma age como os romanos”) em prol de seus interesses. O Karnal não é diferente dos políticos, na ânsia de conseguirem votos, ou não teria apagado o post ao ver a revolta que causou e nem as mensagens negativas a seu respeito. O pedido de desculpas é mais para não perder público do que por achar-se inconveniente… na verdade, não está nem aí para isso, entenderam? Seu trabalho é filosofar sobre tudo, até sobre o comportamento de quem o elogia ou reprova mas vamos ser honestos né? Ninguém quer ser reprovado e ainda mais em rede nacional. O bom nessa lambança toda foi verificarmos o quanto o juizeco é hostilizado. O tal de Karnal acredite nele quem quiser!

Moema Sa Sa

13/03/2017 - 15h47

Vergonhoso ter apagado. Deixa mais dúvida sobre suas posições. Perdeu!

Mateus Talles

13/03/2017 - 12h44

Como assim lamenta pela polarização no Brasil? Claro que precisamos da curiosidade de criticar e conhecer , mas ainda assim, posicionamento é fundamental!

Mara Rocha

13/03/2017 - 15h43

Ele não age como fala. Dá conselhos sobre ética e nem se preocupa em jantar com alguém que faz parte de um golpe…..como disse Marx “Uma base para a vida e outra para a ciência constituem a priori uma mentira.”
(Karl Marx. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1971)

E FERNANDO

13/03/2017 - 12h33

“Sartre nos diz que escolhemos a resposta ao escolher quem responderá nossa dúvida”.

Esta frase foi dita pelo professor Leandro Karnal em um outro contexto e estou tento relacionar este pensamento de Jean Paul Sartre nesta situação em particular, talvez se aplique a um, talvez se aplique a outro, talvez se aplique a todos nós, ou não se aplique a coisa alguma.

De tantos episódios que acometem nosso país nestes tempos, pode ser normal tanta confusão ao tentar encontrar alguma razão .

Há!… Pode ser minha labirintite. Ou é o vinho?

Josefina Doss

13/03/2017 - 15h29

Olha só teu acho que são farinhas do mesmo saco

Alírio

13/03/2017 - 11h47

O jovem Heidegger apoiou o Fascismo, e se arrependeu mais tarde.
Nosso filósofo só chegou perto de um exemplar e já renegou! É mais esperto!

Affonso Moreira

13/03/2017 - 14h46

Agora é tarde! Inês é morta!

Eneida da Costa

13/03/2017 - 11h41

Karnal anda com com quiser. O senso comum diz, diga-me com quem andas. Ele disse. E falou demais. Quanto mais tenta se explicar, mais se complica. ” As pessoas que me odeiam não precisam, mas as que gostam merecem” (explicação). Agora, vai ter que limpar a barra com o Moro e o seu amigo juiz.

Atreio

13/03/2017 - 11h29

pediu desculpas, o correto após fazer c*gada. (afinal, a manifestação em apoio ao serginho-leite-com-pêra-de-maringá há alguns meses teve 15 pessoas e um cachorro…o cara é o atraso e ‘pequenisse’ em pessoa)

menos mal.
já sua imagem, dr karnel….. seguirá manchada por esse encontro à meia luz em curitiba. não culpe seu ‘amigo’ furlan. minha mãe tb me ensinou a pedir desculpas mas tb me ensinou a não andar com gente q não presta – e não falar com estranhos. se comporte e se dê o valor q julga merecer.

Anônimo

13/03/2017 - 11h27

Eta mentira danada uma dor de cotovelo geral,as favas direita ,esquerda q venha homens dignos, porque poucos se salvam!

Abuázar Yuri

13/03/2017 - 14h18

Ridículo o título da matéria. Falta sensatez, perde-se leitores.

Maria Aparecida Fernandes Da Silva Kato

13/03/2017 - 14h10

Só é mais um corrupto!

Ênio

13/03/2017 - 11h02

Poxa Karnak, encontros para debater idéias são sempre válidos, mas chamar Moro de amigo e inteligente é que feriu os seus seguidores.

Genely Long

13/03/2017 - 10h45

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente

Aécio Carvalho

13/03/2017 - 13h41

A desculpa do carnal de que apenas queria conhecer os personagens dá história é no mínimo inocente. Seria o professor um positivista? Ele desconhece que também faz parte da história? Desconhece que o observador de fenômenos também pode contamina-los e contaminar-se durante a observação? O carnal se nega a escolher o lado certo dá história. E a sua posição em cima do muro favorece os fascistas golpistas e assim carnal será lembrado na história: parceiro “imparcial” de golpistas.

Marcelo Almeida

13/03/2017 - 13h34

Sempre faço isso tb. Boa jogada

Antônio

13/03/2017 - 10h21

Não sou evangélico porém, alguns trechos lhe caem bem.
“Não sejais como túmulo Caiado, limpo por fora e podre por dentro.”

Mônica Dias Rêgo

13/03/2017 - 13h19

Ele já é defunto pra mim. Não acredito em fantasmas.

Latino Frontera

13/03/2017 - 13h16

Como diz o ditado: A drunk ass has no owner! Vai là saber o que passou né

Marcos Lago

13/03/2017 - 13h16

Olha… Haja vinho!

Marco Marques

13/03/2017 - 13h00

PROFESSORES E A POSIÇÃO IDEOLÓGICA DE CENTRO
Há professores de direita, há professores de esquerda, mas a posição ideológica política que mais vejo na academia é a de centro. Penso que do ponto de vista de uma visão das relações econômicas, centristas são aqueles que não entendem o capitalismo como um problema em si, mas entendem que existem certos efeitos no capitalismo que precisam ser combatidos, de modo que eles possam ser reduzidos ou controlados e as pessoas possam viver melhor. Embora não seja regra, os centristas costumam ser pragmáticos ao assumirem essa posição, pois costumam afirmar essa visão sobre o capitalismo porque entendem como o “possível” no momento. Pensar em transformar a sociedade de capitalista para outra coisa é utópico (ao menos nesse momento de nossas vidas…). Só que não era exatamente disso de podermos sair ou não sair do capitalismo que queria falar ao me referir a posição de centro. E sim de que essa posição tem haver com outros fatores que fazem dessa posição uma posição que se entende como: “a mais razoável”. Por que? Uma das razões para muitos professores se deve a uma posição ideológica do papel que o professor deve ter frente aos seus alunos (que seria não o de convencer seus alunos de uma “visão de mundo que seja a melhor”, mas de forma sutil apresentar as várias visões e deixar para cada aluno refletir e fazer suas escolhas). Então o centro nesse aspecto não tem haver com ser anticapitalista ou não ser anticapitalista. Mas de assumir uma posição moderada frente aos seus alunos. De jogar os temas com explicações mais descritivas que opinativas e deixar o debate para os próprios alunos. Além do centrista que não é anticapitalista, do professor moderado e provocador do debate, também citaria a posição de centro como uma posição interessante para o vendedor. O que um vendedor quer é vender sua mercadoria, não importa se o comprador seja liberal, marxista, cristão, mulçumano, etc. Por mais que pessoas de direita se coloquem no papel de defensores da economia capitalista, do “direito de lucro”, das pessoas poderem acumular capital, o melhor discurso no capitalismo não é de direita, muito menos de esquerda. É de centro. A diferença de Leandro Karnal para muitos outros professores (com exceção dos professores que assumem uma posição de esquerda ou de direita e tenham clareza dos muitos significados de cada coisa) é que o Leandro Karnal fez sucesso. O sucesso gera admiração, mas gera inveja e rancor também.

Anides Silva

13/03/2017 - 12h55

Nem se o vinho estivesse estragado…Vinho só melhora o que já é bom!!!

Jéssica Lemos L. Costa

13/03/2017 - 12h44

Olha ai de novo amor Melquisedeque Costa kkkkkk

Giuditta Ribeiro

13/03/2017 - 12h39

Fiz um comento educado, sobre o fato, resultado, sou bloqueada, grande democracia e respeito N liberdade de expressão, com este ato, ele confirmou bem o que é, tantos são bloqueados, sendo um professor e um pseudônimo intelectual, deveria ser um pouco mais aberto, perdeu toda a credibilidade!

Ricardo

13/03/2017 - 09h33

Karnal é só mais um picareta que sabe usar as palavras (assim como todo vidente vem sucedido). Usa repetidamente meia dúzia de expressões que agradam aos seu ouvintes e, assim, vai levando os incautos na conversa.
Caiu a máscara…

Oswaldoa Almeida

13/03/2017 - 12h33

Ele sempre defendeu a tese de que não era golpe.
Não passa de um oportunista, agora aparece beijando a do Juiz Tucano Sergio Fernando Moro.
Já era Leandro Karnal.

Marco Aurelio Tisi

13/03/2017 - 12h29

” Estupido ” . Tchau ” karnal ” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Iara Almeida

13/03/2017 - 12h28

Agora a culpa é do vinho? Como é isso?

João Manuel

13/03/2017 - 09h24

É o velho “diga-me com quem andas…..

Maria De Lourdes González Suárez

13/03/2017 - 12h21

“In vino veritas”!!!

Sandra Avila

13/03/2017 - 12h20

Goste: ” SE beber não post”…. rs

Paulo Henrique Bezerra Duarte

13/03/2017 - 09h13

Se afogou professor,feito Ícaro.O jeito agora é renascer das cinzas, feito a Fênix.É professor,o mundo é muito confuso, não linear.

Everton Veríssimo

13/03/2017 - 12h09

“In vino veritas”

Rodrigo Izolag

13/03/2017 - 12h04

filosofo tb usa borracha ? kkkkk

Marta Peris

13/03/2017 - 12h02

Karnal. se ferrou descartou para os que tem ética.

Ivanildo pessoa

13/03/2017 - 08h56

Quer dizer que, agora, a imagem qualifica o Homem?
Se tirar foto com padre, é pedofilia?
E com pastor, é idolatria?
Com goleiro de futebol, é o que?
Pobre Brasil!

Carrapa-VK

13/03/2017 - 08h50

Outro Chico Alencar. O facismo brasileiro mete medo mesmo!!

José Leandro Majó Pierini

13/03/2017 - 08h42

Há uma polarização, sim, caro historiador. Felizmente! Discute-se hoje no Brasil, como nunca, dois projetos políticos diametralmente opostos. Um, quer o BraZil eternamente de joelhos aos interesses privados, enquanto o outro pretende a emancipação do Brasil, com a preservação de suas riquezas para benefício exclusivo dos brasileiros. Pode-se até mesmo e por que não, fazer alguma justiça a Maniqueu e falar em maniqueísmo. De um lado temos e “bem”, do outro temos o ” mal”. Sem tirar nem por. É óbvio que todos são livres para escolher um ou outro “polo” nessa contenda. Mas é igualmente óbvio que não se pode transitar impunemente entre ambos, sob pena de incoerência absoluta. Ou, o que é ainda pior, pretender ficar “em cima do muro”.

Benoit

13/03/2017 - 08h42

Bem, ele deu uma explicação mais ou menos compreensível e acho que se reabilitou.

Por falar no Moro, eu também tenho feito as minhas reflexões sobre ele. O golpe reuniu pessoas exaltadas, ressentidas e pouco informadas. Há em muitos momentos boas razões para ficarmos furiosos. Tudo isso é muito humano. Há também os oportunistas e os gananciosos esperando ganhar alguma coisa com o golpe, mesmo que os custos futuros para o país sejam consideráveis. Acredito que o Temer tenha agido oportunisticamente. Ele devia estar vendo a lava jato chegar perto dele e achou que o melhor era apostar tudo no golpe para ver se salvava a sua pele. O oportunismo que ele demonstrou estava de acordo com as suas falhas grandes de caráter.

Mas o pior não são esses ressentimentos e oportunismos, por mais estragos que causem, mas sim os fanáticos. O golpe foi a hora dos fanáticos. Os fanáticos não estavam agindo oportunisticamente nem por puro ressentimento ou desinformação levados pela onda do momento. É pior do que isso. Vi em blogs de direita gente que são psicopatas. Trata-se de gente que não se deixa dissuadir por nada, que são motivados pelo ódio e não pelo oportunismo momentâneo ou por ressentimentos compreensíveis. Essas pessoas são brutais, elas só se sentem bem quando submetem, humilham e destroem outros. Eles são doentes. É impressionante ver como eles se inserem no processo político, assumem papeis, tornam-se líderes populares conseguindo muitos seguidores. Com toda naturalidade eles se associam a movimentos políticos aos quais dão apoio e direção. Para o país acabam sendo os mais nocivos.

    Salomão

    13/03/2017 - 09h35

    Em uma de suas palestras, Karnal já demonstrou sua posição política: Fez piada com uma foto do Ex vice presidente Alencar,no hospital, ao lado de Dilma e Lula. Disse” Talvez por isso ele tenha morrido”. Karnal é Moro, não adianta querer sair pela tangente.

      Benoit

      13/03/2017 - 14h08

      Sim, não sei muito sobre o Karnal e só me referi a um único episódio e a um ou outro aspecto desse episódio. Não saberia como o avaliar para além disso. Voce pode ter toda a razão.

Benoit

13/03/2017 - 08h38

Bem, ele deu uma explicação compreensível e acho que se reabilitou.

Por falar no Moro, eu também tenho feito as minhas reflexões sobre ele. O golpe reuniu pessoas exaltadas, ressentidas e pouco informadas. Tudo isso é muito humano. Há também os oportunistas e os gananciosos esperando ganhar alguma coisa com o golpe, mesmo que os custos futuros para o país sejam consideráveis. Acredito que o Temer tenha agido oportunisticamente. Ele devia estar vendo a lava jato chegar perto dele e achou que o melhor era apostar tudo no golpe para ver se salvava a sua pele. O oportunismo que ele demonstrou estava de acordo com as suas falhas grandes de caráter.

Mas o pior não são esses ressentimentos e oportunismos, por mais estragos que causem, mas sim os fanáticos. O golpe foi a hora dos fanáticos. Os fanáticos não estavam agindo oportunisticamente nem por puro ressentimento ou desinformação levados pela onda do momento. É pior do que isso. Vi em blogs de direita gente que são psicopatas. Trata-se de gente que não se deixa dissuadir por nada, que são motivados pelo ódio e não pelo oportunismo momentâneo ou por ressentimentos compreensíveis. Essas pessoas são brutais, elas só se sentem bem quando submetem, humilham e destroem outros. Eles são doentes. É impressionante ver como eles se inserem no processo político, assumem papeis, tornam-se líderes populares conseguindo muitos seguidores. Com toda naturalidade eles se associam a movimentos políticos aos quais dão apoio e direção. Para o país acabam sendo os mais nocivos.

Mea Filho

13/03/2017 - 11h22

Para se conhecer as ideais de Hitler durante a segunda guerra mundial não seria necessário um jantar com ele. Bastaria analisar os fatos e suas ações.

Monica Blatt Caruso

13/03/2017 - 11h21

Q texto!!! Maravilhoso!! Tao bem escrito!!!Bravo!!!!!!!

André Oliveira

13/03/2017 - 11h18

Boa noite Cinderela?? Aff conta outra!

João Ricardo Maron

13/03/2017 - 11h18

Depois que sarou do ego e da diarréia, viu que o seu novo amiguinho não é tão queridinho assim como muitos querem fazer pensar.
Agora é tarde. Cagou na retranca mesmo!!!

João Valente

13/03/2017 - 11h10

A próxima foto será afagando o Aécio.
Kkkkkkkkk

Daniela Sanches De Carvalho

13/03/2017 - 11h01

Acabou… É TETRAAAAA.
Karnal vc conseguiu se auto destruir.

Maria Mauricio

13/03/2017 - 10h55

Ridículo!!!Tá virando o jogo? Não Adianta mais.

Dorivaldo Lourenço

13/03/2017 - 07h50

In vino veritas. (No vinho a verdade|)
Comete uma injustiça o Karnal, a polarização não é ‘coisa do Brasil’, é de classes, eu tenho polo, o Juiz de Curitiba também. Quem se encontra com uns e outros e elogia ambos é ‘conciliador de classes’, e nessa luta quem concilia já escolheu um lado, é não é o meu, da minha classe. Karnal quer o melhor dos mundos, ganhar prestígio com a esquerda e dinheiro com a direita, que seja feliz.

Maira Americano Do Brasil

13/03/2017 - 10h30

A foto é ridícula, típico de quem se considera apartidário, visão política rasa. Mas a explicação é patética. Impressionante.

Valéria Semião

13/03/2017 - 10h18

E bloqueou todos que o criticaram e até quem não, mas que criticou este espetáculo midiático de juizes. Culto, não se pode negar que é, mas muito infantilizado e vaidoso ao extremo, este último atributo não é novidade, diga-se.

Grayce Jorge

13/03/2017 - 10h00

Comunista

Anderson Rocha

13/03/2017 - 09h58

Fudeu Karnal, já fez a merda não tem como apagar.

Richard Zimmermann

13/03/2017 - 06h36

A bebida não muda, revela.

Antonio Altair Stelle

13/03/2017 - 09h35

Traira

Sonia

13/03/2017 - 06h31

Karnal desgostou a esquerda e coxinha não entende o que ele fala.

Sergio Carvalho

13/03/2017 - 09h10

Sem chance !!!! Queimou o filme !!!

Leonardo Crestani

13/03/2017 - 06h02

Uai! A intençao do arrogante foi de manchar a reputação do Moro
Atirou no que viu e se matou porque não viu?

Mauricio Martins Coelho Martins Coelho

13/03/2017 - 08h46

Esquenta não,(o) de bêbado não tem dono…

Valter Cruz

13/03/2017 - 08h34

Agora é tarde……ficou até pior…..é prova que tem se presta a postar uma foto junto com o lixo do moro….é capaz de qualquer atitude…. até esta que ele tomou de acovardar….

    Maria Aparecida Lacerda Jubé

    13/03/2017 - 07h48

    Além de sabujo dos poderosos, covarde, Só mostrou o lixo que é.

Fabiana Dal Ri Barbosa

13/03/2017 - 08h16

Rubens Barbosa Flávia Barbosa

inez oludé

13/03/2017 - 05h06

agora ta certo, lhe asseguro que esta frase é um pouco vitimista : “minhas opiniões políticas, eu as darei com a serenidade costumeira, longe da internet onde ninguém mais escuta ninguém neste campo”. A prova que escuta, ou pelo menos vê, é que a enxurrada de posts contra o tal “encontro de amigos inteligentes” foi fenomenal. Outra coisa: decepçao nao é odio, pode levar ao odio, mas com as desculpas,tudo vai se aclarar, serviu para comrpeender ao Moro que el nao é o semi deus que pensa, o Braisl nao esta tao polarizado assim, esquerda direita, muita gente que nao é nem de là nem de ca, ficou indignada. Ta desculpado, nao se volta a falar nisso

Alice Henne

13/03/2017 - 07h19

Correu de medo, cagou no dedo….

Simone Neves

13/03/2017 - 06h38

Não tem desculpa… Decepção total!

Renan Rodrigues

13/03/2017 - 05h12

https://m.youtube.com/watch?v=HeMEMkgnbng

Angela Peres

13/03/2017 - 02h05

Concordo com você , tenho uma enorme admiração , respeito , embora não tenha estudado quase nada , mas me interesso em saber e aprender , em parte foi até bom este bafafá todo , por ter mostrado o quanto o Moro é antipatizado por muitos , e quanto ao Senhor ,penso que deve ter sido enriquecedor para seus debates ,estar a mesa com o juiz Moro , assim como será com outras figuras importantes para a história neste momento tão conturbado . ( Me desculpe por não escrever tão bem ,pois mal fiz o curso primário ,) continuo lhe admirando ,respeitando , e espero aprender muito ainda com o senhor .

Nilson Ferreira

13/03/2017 - 04h48

Sempre culpamos a bebida

Erasmo Alves

13/03/2017 - 01h45

Em uma “Guerra” quando o seu companheiro de trincheiras, aquele que garante que estará do seu lado em todos momentos das batalhas pois um será a retaguarda do outro; quando esse falha por ter usado “morfina”demais nos ferimentos e fica viciado ou não aguenta manter o equilíbrio da razão e mente sadia perante aos horrores que viu na Guerra; quando ele falha e você tenta verificar sua sanidade e não obtêm uma resposta concreta, mas mesmo assim ainda tem compaixão com ele, só resta uma saída:
– Olhe apenas uma vez para trás, esconda sua lagrima e siga em frente esquecendo aquele que você confiava que iria proteger sua retaguarda!
Sobre a “compaixão”? Torça para que ele te acalce e prove em tempo hábil que ainda merece sua confiança!
Boa Sorte a todos que ainda tem corações puros,ois as batalhas serão difíceis!

Nilton

13/03/2017 - 01h38

É um pavão presunçoso e ridículo.

Silvio Luiz Schaucoski

13/03/2017 - 04h31

F D P. Mais um oportunista e do lado errado.

Elizabeth Vargas da Silva

13/03/2017 - 01h30

Não é só um encontro com alguém que tem opiniões diferentes. É mais que isso,não é um FlaxFlu .Se trata de um ser que ajudou muito à desgraça milhares de pessoas que ficaram desempregadas por pura maldade e desejo de derrubar um governo legitimamente eleito, de um juiz que prende sem sequer ter provas e mantém pessoas presas aguardando um interrogatório que nunca vêm. É aqueles que estão comprovadamente culpados serem blindados por ele.do entreguismo de informações sobre o Brasil aos americanos. De destruir indústrias brasileiras, de perseguir quem não é do seu partido. De fazer práticas de torturas psicológicas com presos que são inocentes. De querer agir como um Torquemada, de não respeitar às leis e a Constituição. Da maldade pura e orgulhosa de destruir e perseguir quem trabalha pelo país vide o Almirante Othon e outros. Então senhor Karnal sua desculpas não me convence .Sentar ao lado de um tipo desses é como um judeu jantar com Hitler e ter planos com ele.Acho que é uma questão de honestidade, solidariedade, É caráter o que o senhor perdeu junto com sua credibilidade, lamento informar mais o senhor às perdeu e dificilmente irá encontrar novamente. Sinto por todos como eu que acreditaram no senhor e se sentiram traídos. Como se não bastasse às traições que já sofremos. Deixo aqui meu lamento e adeus.

Daniela Rodrigues

13/03/2017 - 04h26

Jairo Rogério Rodrigues

Daniela Rodrigues

13/03/2017 - 04h26

Maria Ivony Hein

Amendoim Cão

13/03/2017 - 04h24

Chapadão

Amendoim Cão

13/03/2017 - 04h24

Boa noite cinderela… Chaporou

Jozineide Luiz De Arruda Arruda

13/03/2017 - 04h24

É um covarde!

Sonia Pires Simões

13/03/2017 - 04h05

Frio e pensa que engana

Filipe Melo

13/03/2017 - 03h54

Dizem que o álcool entra e a verdade sai …

Mirian Reis

13/03/2017 - 03h40

Sem noção

Leandro Nogueira Dos Reis

13/03/2017 - 03h39

Olha a frase do isentão, “A política em si me interessa pouco, a partidária menos ainda e volto a insistir no que digo há anos: a corrupção brasileira é um mal generalizado”. Pelo visto a questão política aqui se reduz ao discurso da moralidade de goela…

Suely Benetti

13/03/2017 - 03h37

Perdeu a graça apesar da inteligencia.

Kunka Staudi

13/03/2017 - 03h33

Como saber quando estará afetado pelo vinho ou não? Melhor não confiar…

Alberto Grilo

13/03/2017 - 00h31

Com todo respeito Karnal, porque você apagou o post da fotografia com o Juiz Moro?
Já que dissestes que queres encontrar o Lula, Dilma Ciro, etc, encontre-os e publique suas fotografias normalmente e receba os Feedbacks também normalmente.
Garanto que vai ser ótimo para você saber a opinião dos outros sobre seus encontros com algumas pessoas públicas.
Boa sorte!

Maria Gorete Almeida

13/03/2017 - 03h23

Hipócrita, vc já era.

Luís Ribeiro

13/03/2017 - 00h14

En oino(i) he alétheia.

Josy Gunther

13/03/2017 - 03h10

Não sei se vinho indo ou vinho vindo. Por isso que eu só bebo destilado.

    Milene Alima

    13/03/2017 - 06h20

    Hj em dia se dissermos q bebemos destilado, logo vem a pergunta, de q lado? Esquerda ou direita?? Rs

    Josy Gunther

    13/03/2017 - 13h04

    Milene Alima eu bebo sempre do lado da esquerda kkkkkk

Claudio

13/03/2017 - 00h08

O “Faça o que eu sugiro, mas não faça o que penso”, vem agora botar culpa no vinho. kkkk. não me engane que eu não gosto.

Estefânia Jimenez

13/03/2017 - 03h07

Karnal, o vinho? Que desculpa besta..

Janesselma Souza

13/03/2017 - 03h07

sei, tava era deslumbrado…

Risley Possati Campos Possati

13/03/2017 - 03h04

Rssss! Vc que sempre fez comentários elogiosos sobre Karnal?

Clara Alcione Martins

12/03/2017 - 23h59

Karnal diz que “a política em si mesmo interessa pouco “. Sugiro que ele lei o diálogo de Janine e Cornélia, no livro “Política para não ser idiota “

Suely Pletz Neder

13/03/2017 - 02h57

O pior não é o jantar, o vinho, os acompanhantes, o pior é ele ser tão vaidoso e arrogante que acha todo mundo imbecil para aceitar as suas ridículas desculpas.

Robin

12/03/2017 - 23h55

Tá bom, ta bom, Karnal, está desculpado… com ressalvas. Mas não faça mais isso não, hein!?

Clelcio Emerick Carneiro

13/03/2017 - 02h54

Já era!

Ronaldo Galvão

13/03/2017 - 02h54

O tempo revela as pessoas!

fatima pinheiro

12/03/2017 - 23h52

E aí, matou a curiosidade conversando com a personagem histórica?

Kalina Wanderley

12/03/2017 - 23h47

Karnal é um direita embutido. Mas como é historiador, ficava feio na fita revelar isso.Sempre achei suas declarações sobre o golpe, dúbias. Ele nunca defendeu de verdade que foi golpe. Outra coisa que me causou estranheza foi quando o vi com uma coluna na Band News golpista. Bem, agora sabemos quem ele é, já dizia o ditado: diga-me com quem andas que te direi quem és.

Denise Schroeder Cordeiro

12/03/2017 - 23h45

Decepção, palavra que expressa o que sinto sobre Leandro Karnal. Já assisti a quase todos os seus vídeos no YouTube, em alguns deles, confesso ter sentido um incômodo ao ouvi-lo fazendo chacota de Lula ou Dilma. No entanto, sei que palestras, algumas vezes, necessitam de sátira, especialmente, diante de determinado público. Agora, vê-lo tomando vinho com Sérgio Moro, para mim foi uma enorme decepção. Perdeu uma admiradora.

Maria Santos

12/03/2017 - 23h43

É agora? Só teve Perdas de admiradores,é o que esse juizinho que está destruindo o Brasil, te causou.

Leonam Veloso

13/03/2017 - 02h35

Era vinho ou Lexotan?

Paulo Lourenção

13/03/2017 - 02h33

Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/

César Augusto Martins

13/03/2017 - 02h33

Explicação convincente:

Valquiria Tonacio

13/03/2017 - 02h33

João Paulo Pimenta

    João Paulo Pimenta

    13/03/2017 - 02h40

    Kkkkkkkkk!!! Bem a cara dele!!!

Amanda Amada Linha

12/03/2017 - 23h28

Enquanto a esquerda perde tempo em um ataque de pelanca por causa de uma foto do Karmal com o juizeco, estamos quase perdendo o direito a aposentadoria… Vou te contar… A esquerda já foi melhor! Puxa, Miguel do Rosário, você já escreveu coisas mais interessantes do que essas, não?

Fátima Moura

13/03/2017 - 02h26

Não passa de um pavão elitista e agora,covarde !

Rita Knevitz

13/03/2017 - 02h24

Isabete BreitmullerQ tal a explicação?

    Isabete Breitmuller

    13/03/2017 - 03h03

    Mas bah! gostei mesmo daquele que trolou falando na surubin federal

    Isabete Breitmuller

    13/03/2017 - 03h09

    Os comentários do post do O Cafezinho tbém estão ótimos. Coisas como “Karnal subiu no telhado”. “Karnal pagou com traição”; ‘Karnal morreu: descanse em paz” e por aí vai…

José Maria Nascimento

13/03/2017 - 02h16

Pôs a culpa no vinho? Cuidado quando a “conversa inteligente” for com o Frota. Pensando bem vai ser difícil.

Cláudio Renato Frota

13/03/2017 - 02h14

Como diz o brocardo popular “A BEBIDA ENTRA E A VERDADE SAI.”. Esse é o verdadeiro Leandro Karnal..!!!

Peroba da Mata

13/03/2017 - 02h11

Obrigado mestre pela sábia decisão de excluir a tal foto, não caiu bem o encontro e quando e caso venha ter outros com persona da linha do tal juiz, por favor mestre avise antes para evitar desnecessária decepção de seus admiradores.

Valeria

12/03/2017 - 23h08

Ele também havia bebido ao optar por ir ao jantar?

David Macedo

13/03/2017 - 02h08

Ressaca moral

Sergio Sinotti

13/03/2017 - 02h06

Eu perdoo o Karnal. Ele foi sincero, reconheceu o erro e se arrependeu. Nesse terreno minado das redes sociais, até astros como ele ´pisam na bola.

Hamlet Polonius Hamlet

13/03/2017 - 02h05

E canalha, nao temos pensadores neste país. O nos estamos F…….

Marly Morais

13/03/2017 - 02h04

Viva Karnal! Continuo admirando! É muito maniqueísmo nesse Brasil! Menos ódio!

Mazinho Moraes

13/03/2017 - 02h02

o vinho chamado hipócrita !!!

Rosa de Papel

13/03/2017 - 02h02

Quem esse sr. K. pensa que está enganando?

Claudinha Fonseca

13/03/2017 - 02h02

Que feio.

Jackie Alboledo

13/03/2017 - 02h01

Vou ver se curti a página dele, e vou descurtir . Amigo do Moro é meu
Inimigo declarado .

Maria Cecilia Ferrarez Bouzada

13/03/2017 - 02h00

A culpa cão sempre em Baco.

Romildo I. Almeida

12/03/2017 - 22h59

Karnal na foto com moro deu corpo ao golpe; com isso ficou com telhado de vidro, já desprotegido. Esse é o típico intelectual brasileiro: lança livros, lança palestras, lança perfumes de sabedoria… Um foguete. Lançou mais uma: explodiu no ar. Foguete brasileiro; rabo de foguete. Talk show com ar de professor da vida, profissão de-vida: marketing. Sabe tudo. Deve ter um faz-me rir nesse negócio. Esse é o nível do saber em que está parte da saciedade brasileira: Stand up. Intelectual não engajado, não o é. Afinal, o que Karnal é?!…

David Fontes

13/03/2017 - 01h58

Sentem-se como se fossem donos do cara, como se ele tivesse adotado uma posição de militância política, isso mostra o quanto alguns fãs de Karnal são possessivos. Ridiculo!

Silvia De Souza Barbosa

13/03/2017 - 01h57

Sempre a culpada é a bebida, mas será que já estava com o teor de álcool tão elevado antes mesmo de se sentar a mesa?

João Henrique de Andrade

13/03/2017 - 01h57

In vino veritas.

Claudia Riera

13/03/2017 - 01h57

Suli Bortoni Ninis

    Suli Bortoni Ninis

    13/03/2017 - 02h01

    Que ridìculo!!!!Coitado do vinho!!!

Claudia Riera

13/03/2017 - 01h57

Elaine Duarte

Claudia Riera

13/03/2017 - 01h57

Heliane Ribeiro Almeida

    Heliane Ribeiro Almeida

    13/03/2017 - 02h26

    Deve ser aquele ” Sangue de Boi”. Kkkkkk

    Claudia Riera

    13/03/2017 - 02h46

    Só pode kkkkk

Eric Souza

12/03/2017 - 22h56

Karnal, seu idiota, vc é a prova do quanto a direita atrai o que há de pior na humanidade.

Jakson

12/03/2017 - 22h56

Vixe, a emenda saiu pior que o soneto. Queimou mais o filme ainda. Agora senti compaixão dele. Se interessa por história e por conhecer as coisas de perto, mas não quer saber de política e muito menos partidária? Mas história e política sao hiper entrelaçadas. Agora ele ficou a favor da ridicula escola sem partido e sem política ?

    Jorge Leite Pinto

    13/03/2017 - 00h35

    Pois é, pensei o mesmo. O cara realmente é fraco…

Andreia Schaeffer

13/03/2017 - 01h55

Ja era.Depois de fazer feio,retocou com o horrivel.Acho que é o legitimo caso de muita teoria e pouca pratica!

ronaldo

12/03/2017 - 22h54

Não entendo como parte da esquerda possa surpreender-se com esta postura do Leandro Karnal.

Não tenho o hábito de procurar suas palavras, menos ainda aquelas que o identificam como um homem de ideário político à esquerda.

Em alguma manchete da internet vi que era contrário à imbecilidade da “escola sem partido”. Isto não o faz de esquerda. Caso tenha-se posicionado contra o golpe, também não é postura de esquerda, mas um gesto democrata, legalista. No máximo.
Citar filósofos e Shakespeare, não carimba viés político.

Por força de trabalho fui a uma de suas palestras. Havia um tema que não lembro, mas o verdadeiro tema era Eu, Leandro Karnal. Algumas passagens marcaram. “Algumas pessoas me perguntam como consigo ler tantos livros. Eu digo que sento, abro o livro e leio.”
Foi a primeira vez que vi um homem culto, dizer-se culto. A ênfase que deu a “tantos livros”, acho que a Biblioteca Nacional, perde envergonhada.

Aos 30 do segundo tempo destrói qualquer possibilidade de humildade ao comentar sobre conformismo e cita, é claro, seu próprio exemplo. “Formei-me e em seguida fiz concurso para professor daquela mesma faculdade da minha cidade. Pensei: serei um farol em minha cidade gaúcha ou uma pequena lanterna em S. Paulo. Fui para S.Paulo”.

Neste momento, aproxima-se da plateia, paletó aberto e abre os braços, e silêncios por por poucos segundos, exibe o farol que pensa que é.

Naquele momento, o afastei da esquerda, da intelectualidade (não da cultura, porque é um homem culto), mas ninguém vai afasta-lo do espelho.
Portanto, não entendo decepções sobre a figura.

    Mário Gomes

    13/03/2017 - 11h33

    Excelente comentário.

José Roberto Borges oi

12/03/2017 - 22h52

Dirigir após beber, se pego, paga caro. Não confio mais.

João Carlos Descrovi Junior

13/03/2017 - 01h52

Sempre curti a Página… porém essa manchete e absolutamente uma enganação. Leiam a real entrevista

Ariosvaldo Homem

13/03/2017 - 01h52

Que canalha.

Simone Ambrósio

13/03/2017 - 01h51

Não bastasse sentar-se à mesa com esse desqualificado, carimbou-lhe o prestígio de pessoa inteligente (hahaha), empregando o seu conhecimento para dar prestígio à um demolidor da democracia. Não contente pespegou: nem todos vão entender ‘ _ qualquer dúvida deveríamos encomendar- nos à nossa ignorância. E agora tenta embrulhar a cagada em citações, aquelas mesmas com que enganou a muitos. Nunca segui esse indivíduo mas estou muito decepcionada pq supunha importância na prática dele, onde há carência de estrutura de pensamento. Mas não! Ele empregou seu prestígio com o conhecimento para apoiar o fascismo e não desbarata-lo. Estou muito decepcionada. Karnal laborou e entregou o prestígio para o obscurantismo. É horrível.

Flávia Amêndola

13/03/2017 - 01h50

Sorrisinho amarelo !!!

Marcia Macinelli

13/03/2017 - 01h50

Já era.

Rosângela de Paiva

13/03/2017 - 01h48

Ficou pior a emenda que o soneto! Perdeu a oportunidade de ficar calado, oh! oportunista na verdade! Antes não me simpatizava, agora além de esnobe é também mascarado??? Jesus…

Argemiro Assis Filho

13/03/2017 - 01h48

Karnal comenta que gostaria de um almoço também com Ciro Gomes. Depois da cagada cometida, esta oportunidade ficou muito remota. Ciro tem caráter, personalidade e opinião própria.

Mcristina Sópráverfotosecomentar

13/03/2017 - 01h41

Agora é que não gostei Soraia Melo ! Isso me parece doença de são frouxo. Agora ficou esquisito. Pra mim ele tinha sido usado pra manter o super herói em destaque . Mas agora pode ser que seja isso e mais alguma coisa. Ele virou de lado? Mudou suas convicções? Vai saber! E quem ganhou com isso foi o maquiavelismo do outro . E de gente que adora ver o circo pegar fogo. Ate arma o circo. Depois se faz de santo.

João Cláudio Fontes

13/03/2017 - 01h39

Too late baby , now is too late … Já era , cara ! Vai ser guru de autoajuda pra coxinha ! Já era , na verdade … nunca me enganou …

Rogério Bedim

13/03/2017 - 01h39

Foi o “Boto”,,,,

Elza

12/03/2017 - 22h38

Karnal foi jantar e tomar vinho com, guardadas as devidas proporções pois o momento histórico é outro, Roland Freisler, o juiz que aterrorizou milhares de pessoas durante o regime nazista. Em nosso país a indústria naval está no chão, a construção do submarino nuclear paralisada, a Petrobrás sendo privatizada na bacia das almas e trilhões de dólares do Pré Sal entregue as Multinacionais, o desmonte da previdência, das leis trabalhistas etc Moro é um dos responsáveis, além de só viver tirando fotos, algumas até românticas ( vide a foto com Aécio, da até vontade de perguntar: namoro ou amizade?), com gente do PSDB. Moro é parcial e tem a missão de destruir Lula mesmo que para isso precise destruir o Brasil!!!!

Jessica Da Costa Barros

13/03/2017 - 01h38

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jonatas Candido

13/03/2017 - 01h37

Victor Oliveira

UATU

12/03/2017 - 22h37

A desculpa dos covardes, colocar culpa em alguém ou em alguma coisa.

Alex Evangelista Vieira

13/03/2017 - 01h36

Eeeeta… fica quietinho que e melhor! A m.. quanto mais mexe mais fede! Fascistinha golpistinha! Ops.. foi vinho

Ivana Emerick de Barros

13/03/2017 - 01h36

Hipocrisia total!!!

Silvano Marchetti

13/03/2017 - 01h35

O Karnal é uma farsa. Não merece mais nossa admiração.

L’Amie

12/03/2017 - 22h35

Em Roma Imperial, dizia-se: Não basta a mulher de César ser HONESTA, ela tem de dar provas (sempre) que é Honesta ! O sr carnal não seguiu a dica, as explicações não atendem aos seus leitores. Fosse a gLobo a falar bem do encontro e ele estaria se lixando para o blogueiros; afinal o que ele quer é um espelho de cristal ou as águas de um lago.

Raul Vicente

13/03/2017 - 01h34

Atualmente pelo visto, ser visto com o Moro não é muito aconselhável, o que reforça a teoria de que não se pode enganar as pessoas todo o tempo.

Maria Isabel Almeida

13/03/2017 - 01h33

Ele postou a foto pra ganhar dinheiro. E tirou pra não perder. É um interesseiro oportunista.

Tonny Tsg

13/03/2017 - 01h33

KARNAL, UM PORCARIA, UM SAFADO TANTO QUANTO SEUS IDOLOS

Maristela Waldhelm

12/03/2017 - 22h33

O Pecado Não Merce Perdão…………. Desconstruindo a Referência de Um Professor

Danubio Vasconcelos

12/03/2017 - 22h32

” A quem me perguntar com clareza e desarmado minhas opiniões políticas, eu as darei com a serenidade costumeira, longe da internet onde ninguém mais escuta ninguém neste campo.”
O trecho acima me causou espanto. Como homem público acredito que quem o acompanha em suas dissertações deveria ter o direito de saber de suas ‘opiniões políticas’, e, digo mais, de seu posicionamento político. Qual o porquê de as deixar conhecer apenas a nível pessoal? De qualquer forma achei ‘interessante’ a posição de ‘infiltrado’ na mesa da direita. Quiçá, um dia o vejamos ‘infiltrado’ em algum bar junto com alguém de esquerda. Tudo isso para o bem da História.

Adjackson Alves

13/03/2017 - 01h31

Foi um Boa noite Cinderela???

    Anônimo

    13/03/2017 - 01h27

    kkkkkkkkkkkkkk boa essa!

Wellington Barros

13/03/2017 - 01h30

Rose Rose

Luis

12/03/2017 - 22h29

Acho que ele tomou true blood.

Maria Luisa

12/03/2017 - 22h28

“Em tempos bicudos como este não há meio termo! É necessario ter lado…caso contrário a pessoa de “bestial” pode se transformar em uma simples besta! Leandro Karnal atravessou esta linha…”(Paulo Porto Borges)

Robson Cordeiro

13/03/2017 - 01h27

Descurti sua pagina, temos que nos posicionar!

sandro cordeiro

12/03/2017 - 22h27

Não se desculpe! O filosofo apenas confirma o que Margaret thacher alertou algum tempo atrás. “Cuidado com o caráter alemão” .

Clovis eDos Santos

13/03/2017 - 01h26

o karnal sempre foi representante da escória elitizada, dakeles que vestem black tie a noite e de dia, apostam na aparente armadura reluzente de um moribundo decrépito que a conduz. Esperando o karnal almoçando com o marcola, alckimim, temer, serra, capez, pezão, maluf, fernandinho beira mar e o casal nardoni pra fechar 2017.. Enfim esse eh o karnal…mais um dá platéia como disse certo bebado “no brasil não tem um povo, tem uma platéia”

Paulo Cesar Pereira

13/03/2017 - 01h26

Karnal, com esta atitude, se mostrou um FROUXO!!

Luis Campinas

12/03/2017 - 22h25

Muito bom texto! Simples e na mosca!

Regis Serpa

13/03/2017 - 01h25

Moro, pra mim, é tão diminuto e limitado quanto o Temer. Aliás, o Consórcio do golpe só pode contar com gente assim mesmo. Se esses caras são brilhantes e têm brilho próprio, podem fugir do controle.
Quanto ao Karnal, liso como sempre. Prefiro o Dráusio Varella.

Paulo Cesar Pereira

13/03/2017 - 01h25

Já vi muita gente fazer merda, sair do armário, ser grosseira, racista e ter atitudes que jamais teria sóbria. A cachaça apenas mostra o real ser que existe dentro da casca que se apresenta a sociedade.

Laercio Medeiros Epaminondas

13/03/2017 - 01h25

Só para todos ter a ideia o quanto esse MORO é indesejado, o quanto ele está mal na fita. A repercussão da sua aparição junto ao Karnal foi tão negativa para esse último que o Karnal foi obrigado a tira a foto maldita da sua página.

Mariângela Bueno

13/03/2017 - 01h24

Equívocos para todo lado.

Wagner Rodrigues Alves

13/03/2017 - 01h23

Nicole Petta culpa do vinho hahahaha tá ficando cada vez pior.

Arlete Nieviadomski

13/03/2017 - 01h21

Não fale Karnal, não piores as coisas.Lamento muito seu jantar com quem quer Lula preso de qq maneira, com já fizeram com Dirceu.

Letícia Kiihl

13/03/2017 - 01h21

Pedro Morelli

    Pedro Morelli

    13/03/2017 - 08h48

    Eu vi em sua página. Ele se explicou la kkkkk estranhezaaa ??

Jocilia Sonne

13/03/2017 - 01h19

Boa …a culpa sempre é da bebida

Kena Castro

13/03/2017 - 01h18

Não sabe beber não beba kkkkkkk

Raimundo Araújo

13/03/2017 - 01h17

Cafezinho!!! CHAMAR JUIZ DE BANDIDO….É VERGONHOSO….

Soraia Melo

13/03/2017 - 01h17

Mcristina Sópráverfotosecomentar e Dr Ricardo Herbert Jones viram o texto dele explicando o jantar e a foto ?!?

Gina Abreu

13/03/2017 - 01h16

Não me convenceu. Que bom que as máscaras vão caindo…

Carlos Mauricio Silva

13/03/2017 - 01h15

um jantar por si só mostra tudo

Marijo Bueno

13/03/2017 - 01h14

Descarado ao extremo

Uirá Fernandes

13/03/2017 - 01h14

ooo la Giselle Rossi. vai culpar o vinho. mas bebeu antes de sentar a mesa ou chegou alcoolizado?

    Giselle Rossi

    13/03/2017 - 09h38

    Ahaha…piorou a emenda… agora é tarde

Inez Abelha Barreto

13/03/2017 - 01h13

Covardia é sinônimo de golpe!!!

Antonio Aristóteles Bastos

13/03/2017 - 01h13

Ele tomou vinho antes de tomar vinho para marcar o encontro?

Aécio Carvalho

13/03/2017 - 01h12

O próximo jantar não linear do Leandro Karnal, será com os ministros Gilmar e Alexandre. Janaína do banheiro também será convidada por sua inteligência higienista. O prato principal será o Surubim, acompanhado de vinho de branco. Depois da dança do ventre de Furnas, protagonizada por Andreia Neves, será servido, como entrada, sushi de castanha de Jucá no corpo desnudo da ex jornalista Cláudia Cruz. O stripper convidado será Alexandre, o Frota, que jogará seu primeiro lenço na cabeça do seu Xará, o Glande, e a sua última sunga na mente brilhante do Leandro, o carnal. Assim será comemorada a fase jurídico-intelectual da suruba Federal.

    Jaqueline Jackie Arruda

    13/03/2017 - 02h09

    ??????????

    Saulo Bento

    13/03/2017 - 02h59

    Genial.

    Ana Rosa Rinaldi Rodrigues

    13/03/2017 - 03h17

    Melhor comentário!!

    Anônimo

    13/03/2017 - 01h33

    kkkkkkkkkkkkkk boa essa!

    Amaury Oliveira

    13/03/2017 - 12h54

    Sensacional….Disse tudo e mais um pouco.

    Ana Trevisan

    13/03/2017 - 14h49

    Aecio, virei sua fã! Muito bom o seu texto!

    Cindy Silva

    14/03/2017 - 00h16

    Parabéns, Aécio, pela perfeita definição.

Lívia Maria

13/03/2017 - 01h12

Paulo Afonso Dos Santos

    Paulo Afonso Dos Santos

    13/03/2017 - 02h49

    Decepcionado

Claudia A. Campoy

13/03/2017 - 01h12

Quando ser visto com gente so bem ofende as pessoas? Quando se e bandido kkkkk essa polemica e otima…nunca discutiram o encontro da Dilma e Lula com a corja da direita Maluf Color e cia…agora isso? Kkkkkkk

    Valdemar Reimberg

    13/03/2017 - 07h12

    Vc é burrinha heim!

    Claudia A. Campoy

    13/03/2017 - 09h45

    Valdemar Reimberg sera que a burra sou eu?

    Noeni de Castro

    13/03/2017 - 16h05

    Barrinha só não. Analfabeta. Cala-te pra não mostrar toda sua escuridão.

    Claudia A. Campoy

    14/03/2017 - 01h52

    Afffff vcs so sabem chamar os outros de analfabeto e xingar? Estudaran muito pra aprender isso? E de dar pena…

Mércia Flores

13/03/2017 - 01h11

JÁ era…a esquerda do Brasil perdeu a confiança. ..

    Rodrigues Silvia

    13/03/2017 - 02h29

    Karnal nunca foi esquerda…

Marcos Arão Rocha

13/03/2017 - 01h11

Luana Deva

    Luana Deva

    13/03/2017 - 01h15

    HAHAHAHAHAHAHAHA PEDIU DESCULPA ARREGOOOOO

Yuri Borgatti

13/03/2017 - 01h10

Ta parecendo a veja esse jornal!!!

Thiago Vianna

13/03/2017 - 01h07

Ta, chega de bater no cara. O mundo não vai acabar porque um professor univeetario jantou com o safado do Moro.

Marcia Goes

13/03/2017 - 01h05

Articulações, conchavos e assim vai seguindo o País… Para traz lógico, tanto faz coxinha de frango ou mortadela, estamos afundando!

Helyon Lavinas Guimaraes

13/03/2017 - 01h05

Achei que ele tinha lido Sartre, mas parece q não leu…

    Gui Medeiros

    13/03/2017 - 12h11

    ele é especialista em Shakespeare.. EM SHAKESPEARE!!!!!
    e depois faz isso!!!!!!

Vilson Cesar Schenato

13/03/2017 - 01h05

Diga com quem andas, que direi quem és…

Natali Gad

13/03/2017 - 01h05

Um historiador que diz estranhar o clima no país atualmente??!!! É bom lembrar que sofremos um golpe de Estado, apoiado e trabalhado pelo amiguinho de vinho dele!!!

    Marcos Ferreira

    13/03/2017 - 01h41

    Bem isso!

    Estefânia Jimenez

    13/03/2017 - 03h10

    O Golpe e a Lava jato foram planejados nos EUA, Karnal não venha passar uma de coitadinho não, esse homem quer status, asssim como Moro.

Andréa Pessôa

13/03/2017 - 01h03

Gisele Luz

Andréa Pessôa

13/03/2017 - 01h02

Valmyr Ferreira

Eliete Chuff Souto

13/03/2017 - 01h02

Me impressionou como ele despencou na minha opinião.

Leonor Salomé Fernandez

13/03/2017 - 01h02

nao alimentemos mais o ódio

Leonor Salomé Fernandez

13/03/2017 - 01h01

Parem com isso por fa vor

Francisco Frazani

13/03/2017 - 01h00

Devia ter feito teatro e não história. Seria um bom ator !!

Cristina Oliveira

13/03/2017 - 00h58

Angélica Bomfim

    Angélica Bomfim

    13/03/2017 - 01h53

    Cristina Oliveira, com quase um milhão de seguidores (agora menos), título acadêmico, dinheiro, etc, Karnal rendeu-se ao desejo do gozo incessante de quem está no poder. Pra ele, aplica-se o q escreveu: é uma questão de divã, e não de leitura sociológica. Olhou tal como narciso para o lago turvo, um Brasil incongruente e parcial, e se revelou “lindo” na estória.

Neli Valverde

13/03/2017 - 00h57

Olé, olé, olé, olá, Lulá, Lulá…
A gente pode postar, dp de tomar um vinho, sem precisar elaborar relatório!
Problema das mídias sociais é vc querer forjar a imagem de bonito, sem perder a liberdade!

André Luis Deodato

12/03/2017 - 21h57

Gosto muito do Karnal, acho que sua intelectualidade mostra a força do pensar de um Brasileiro diferenciado, entre muitos difenciados nesse mundo. O que me deixa de certa forma decepcionado, é vê-lo próximo de um Juiz contestadissimo não só pela esquerda, mas por órgãos e pensadores internacionais. Como historiador, ele tiraria uma foto com Hitler e Mussolini num jantar regado a vinho alemão? Não acho que um projeto em comum destaca o tal juiz com os adjetivos que ele qualificou. Cometeu um engano maior do que a retratação que descreveu a pouco. Tomara que conserte isso, pois imagem se desconstroi como torre de dominó. Basta um erro.

Carlos Alberto Fabiano

13/03/2017 - 00h55

Karnal já era para mim.

Maria Ap Stella

13/03/2017 - 00h54

Cínico

Raimundo Carvalho

13/03/2017 - 00h53

Se fuder seu merda

Benedito Pereira

13/03/2017 - 00h53

VINHO PARA ELE, NÃO VAI VEM.

Alessandro Luz

13/03/2017 - 00h53

Karnal, você é um lixo capitalista que usa a burrice para ganhar notoriedade e grana. Infelizmente, em uma sociedade tão rasa em pensamentos críticos e autênticos, você se destaca por acumular leitura, não por ser inteligente. O vinho revelou quem você é de fato. Viva, Baco!

Aloisio

12/03/2017 - 21h52

O ego é o pior inimigo de um filósofo.
Primeiro, Karnal disse que jantava com o amigo Moro. Depois, Karnal afirma que era a primeira vez que jantava com Moro. Ou seja, encontrou-se pela primeira vez e já é amigo?
Exigir que Moro seja imparcial e julgue todos os corruptos de todos os partidos, e não só do PT, e que Moro respeite o processo penal é polarizar?
Quando Karnal irá jantar com os históricos Malafaia, Bolsonaro, Alexandre Frota e afins?
Como sempre, a emenda ficou pior que o soneto.

Leandro del Mar

13/03/2017 - 00h51

Quanto Sensacionalismo hein colegas…Bora melhorar aí…

Leonardo Rocha

12/03/2017 - 21h51

Deixa o cara se encontrar com quem quer que seja! É enriquecedor conversar com pessoas que podem te oferecer algo a mais sendo letrado ou não.

    Atineli

    12/03/2017 - 22h05

    Ninguém está impedindo o karnalha de nada ?! … Somente não sabíamos que ele era mascarado e canalha; agora sim, sua máscara caiu. Oras …

    Pafúncio Brasileiro

    12/03/2017 - 22h28

    Leonardo, claro, encontra-se com que se quer. Também é enriquecedor conversar com pessoas, agora se estas oferecem “algo mais” é uma questão de se perceber ou não. O caso em questão, Karnal é uma figura pública, se expõe. O que Moro “enriqueceria” ele ? Sobre Moro, se sabe muita coisa, as suas atitudes, o seu agir (partidário), as suas ligações com o “irmão do Norte”, os seus atos de parcialidades, a cobertura que ele tem do judiciário e na “grande” mídia (que o sustenta perante midiotas) e uma série de coisas mais. O que seria de “enriquecedor” tomar um vinho com o sujeito ? Só uma parte se enriqueceria perante a opinião pública: o próprio Moro. Este “surfaria” no nome do Karnal. Então, foi, podemos dizer, uma burrice este encontro por parte do Karnal. Ele próprio admite isso, mas agora é tarde ….

Uri M. Machado

12/03/2017 - 21h51

Ficaram ainda piores suas explicações. Talvez engane a alguns menos esclarecidos. Claro que continuará dando aulas, lendo e escrevendo, mas seus seguidores e platéia já não será mais a mesma – já que agora conquistou adeptos nos seguidores da ditadura, de Moro golpista perseguidor de Lula e do PT, de seguidores de Bolsonaro, Silas Malafaia e de uma elite corrupta que sempre açodou este país. Ainda pior: se não sabe lidar com a bebida – és um ébrio tolo e não um intelectual. Se não controlas tua vaidade, és um ser que não mereces atenção – visto que conheces bem os escritos da história, filosofia e educação. Portanto, se depois de tanto pesquisar, estudar, palestrar e escrever ainda não lhe qual a razão, é sinal que há pouco valor em você! Continue com Moro, porque nós estamos em outra trincheira e você, depois deste acontecimento, já sabemos de que ado luta. Alguém como você que diz se distanciar da política partidária, que diz ser contrário à dualidade, parece que não leu nenhum livro de história nem de filosofia. Decepcionante, embora já houvesse dado sinais há algum tempo!

Paulo Deoclides Machado

13/03/2017 - 00h51

Sem vergonha. Pucha saco

Nadia Chater Haddad

13/03/2017 - 00h50

Seria uma honra para qualquer brasileiro estar sentado ao lado desse homem, um herói que desafiou as quadrilhas formadas pela cúpula política que sangrou o país deixando -o ajoelhado diante do mundo.

    Marcus Galvão

    13/03/2017 - 00h53

    Menina, que poder de síntese de babaquices você tem, esse Moro está a serviço do que há de pior nesse país, juiz parcial é juiz desonesto…

    Nadia Chater Haddad

    13/03/2017 - 00h57

    Não acho babaquice, talvez pra você seja mas ele é reconhecido pela maioria dos brasileiros que estão sofrendo com o caos da economia desse país que é tão rico mas tão mal governado.

      Elza

      12/03/2017 - 22h42

      menos, bem menos, ajudou a dar um golpe que esta destruindo o pais, acorda pra vida. Parece que você está comsíndrome de Estocolmo…

      Luís Ribeiro

      12/03/2017 - 23h58

      Ele é um dos artífices do caos, senhora.

    Marcus Galvão

    13/03/2017 - 01h00

    Mal governado graças ao Cheirador do Aécio que ao perder, tornou o país ingovernável, o Lula é reconhecido pelo mundo inteiro como um combatente contra a fome ao passo que esses corruptos ilegítimos que assumiram o poder só pensam nos ricos, você pelo visto é rica, eu não sou. Por favor veja a foto do juizeco aolado do cheirador e de mais outros canalhas que ele devia julgar…

    Nadia Chater Haddad

    13/03/2017 - 01h12

    E os 13 anos de governo do PT? Meu senhor, deixe de ódio, seja realista, não queira jogar a culpa em quem chegou depois do desastre. Agora se o senhor tem um partido e personalidades como religião, me desculpe mas é melhor parar por aqui pois essa discussão não vai levar a nada e o que me interessa como cidadã é ver meu país progredir e ficar livre de vez de políticos corruptos sejam eles de qualquer partido.

      Luís Ribeiro

      13/03/2017 - 00h01

      Nos 13 anos de governo do PT muita coisa melhorou, senhora, informe-se em fontes fidedignas, não na Globo.

Aurelia Madrecita

13/03/2017 - 00h50

O vinho azedou Karnal..Agora já era

Marcus Galvão

13/03/2017 - 00h50

O problema é que o Karnal entrou nessa logo após o Chico Alencar se rebaixar para o Noblat da Globo, eu estava já cabreiro achando que todo mundo tem seu preço…

Rosane Oliveira

13/03/2017 - 00h49

Ele não cabia em si de contentamento por estar ao lado do político juiz. Decepcionante!

Andre Luiz Prado Prado

13/03/2017 - 00h49

Vai ser difícil recuperar o prestigio dele.

Neusa Nicodemos

13/03/2017 - 00h49

Perdeu mane!

Walmir Medeiros

13/03/2017 - 00h48

Como sempre a culpa é da “marvada”. Rsrsrsrsrsrs.

Hipolito DE Andrade

13/03/2017 - 00h48

Se beber não digite!

Angela Leonel Singh

13/03/2017 - 00h46

Será que é mesmo necessário julgar e condenar às profunde?as do inferno?..

    Carlos Alberto Fabiano

    13/03/2017 - 00h57

    Sim

Julio Libania

13/03/2017 - 00h46

Lula aparece sorrindo com Maluf, Aécio, FHC, etc e nenhuma indignação. Muita hipocrisia vcs estarem mordidos com a foto de moro e karnal. Sendo que o cara nunca disse sua posição política. Bom, por essas palhaçadas, essas revoltas escrotas e outras que a “esquerda” fracassa cada vez mais. Acordem hipócritas.

    Suli Bortoni Ninis

    13/03/2017 - 02h07

    O que tem a ver uma coisa com a outra,sr.julio libania???

    Suli Bortoni Ninis

    13/03/2017 - 02h08

    Será que é possível o sr cair na real?????????????????????

    Julio Libania

    13/03/2017 - 02h15

    Pô. A galera que tá se indignando com “isso”. Pensou que o karnal era de esquerda, só pode. Ele sempre foi um ” liberal”, mas o liberal autêntico ( poucos entendem isso) e não essas caricaturas como o pessoal do MBL, apoiadores do ” FIESP” etc. Não entendo pq esse turma pró Dilma- Lula se sente traída. Karnal se aliou ao moro, aos golpistas por conta de um encontro, uma foto? etc. Fosse assim , fotos de Lula com Collor era pra se vista como traição também.

    Zé Maurício

    13/03/2017 - 02h27

    Lula e Maluf são políticos profissionais. A conversa faz parte (o convescote não). O Aécio também é político profissional, e era governador de MG quando o Lula era presidente da república e foi a Itajubá prestigiar uma cerimônia da única fabricante de helicópteros da América Latina. Apareceu em fotos sendo paparicado pelo Aécio. O mundo não deixa de ser linear por nada disso.

    Valdemar Reimberg

    13/03/2017 - 07h13

    Como vc é burro cara!

    Gui Medeiros

    13/03/2017 - 12h02

    quem é isento não tem amizade com camisas pretas

    Julio Libania

    13/03/2017 - 12h38

    Tô indignado.

    Noeni de Castro

    13/03/2017 - 16h08

    E vc Júlio vai dormir pra não infectar a página.

    Julio Libania

    13/03/2017 - 22h37

    Ops.

Nathalia Melo de Freitas

13/03/2017 - 00h45

Bruna Improta

Miriam

12/03/2017 - 21h45

Deve saber mais do que nós, que todos somos políticos e nossos atos, mais do que nossas palavras, determina quem somos
Grande decepção!

Anderson Pedroso

13/03/2017 - 00h45

Sem comentários ! Melhor seria assumir e não apagar o Post ! Assume e pronto ! Não mais me representa.

Rogério Schutz

13/03/2017 - 00h44

VIRANDO …..

Ana Angélica

12/03/2017 - 21h44

“A política em si me interessa pouco “.
Não entendi.Do meu ponto de vista, os temas abordados pelo historiador que tanto se interessa pelas coisas do mundo, se não são de natureza política partidária, seguramente são temas cujo substrato é político. Ambíguo, não?

    Luís Ribeiro

    13/03/2017 - 00h25

    Pois é, Ana, essa frase “a política em si me interessa pouco” é o pior dessa história toda.

Zé Maria

13/03/2017 - 00h43

ENVERGONHA E DECEPCIONADO COM VOCÊ VÉIO, ESSE É O CARÁTER QUE DEVERIA TER UM PROFESSOR? CLARO QUE NÃO!

Bruno Arantes

13/03/2017 - 00h43

QUEM NUNCA FEZ CAGADA BEBADO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA. KKKKKKKKKKKKKKK

    Marcia Costa Maia

    13/03/2017 - 00h50

    Ele bebeu depois !!!

Alexandre Tanoue

13/03/2017 - 00h43

Karnal é humano e esclarecido. Sabe que qualquer pessoa tem liberdade para tomar um copo de vinho com quem quiser. Isso não é falta de inteligência. Apenas os sábios sabem o que não deve ser dito após fazê-lo.

Valdemar Reimberg

13/03/2017 - 00h43

O grande problema é que vc continua como um “isentão” Assim fica fácil, a QQ momento mudar de posição! Ou vc é contra essa bandalheira toda que tomou conta do país, ou não é nada! Nos poupe com essas demagogias, na sua idade e carreira isso não cai bem! Assuma uma posição! Não se trata de preto ou branco, mas do futuro de uma nação, vc como historiador devia ter plena consciência disso.

    Luiz Specht

    13/03/2017 - 01h47

    Já dizia Max Weber: “Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte.”

Breno Fontes

13/03/2017 - 00h42

Que manchete sensacionalista heim, ta parecendo a Veja.

Ricness Ric

13/03/2017 - 00h41

Insentona

Edna Giffoni

13/03/2017 - 00h40

Ironia

Marcia Virgínia Botelho Dos Santos

13/03/2017 - 00h39

Só pode!

Nelson Figueiredo de Andrade Filho

12/03/2017 - 21h38

“Quando eu tiver encontros com outras autoridades e pessoas de referência, prometo, guardarei para mim e pra meu debate interno.” Magoou!

“eu paguei o vinho.” Caramba! Foi amor à primeira vista?

Esse é o problema da emenda…

Rose Maua

13/03/2017 - 00h38

Nao conseguiu convencer….

Ejaques Barbosa

13/03/2017 - 00h38

Hipócrita! Culpa dá falta de caráter. Isso sim.

Márcia Irene Pignataro

13/03/2017 - 00h38

Karnal bebeu vinho e não sentiu o gosto amargo de fel? Karnal se sentou com um perseguidor político!!! Sorveu, engoliu e não vomitou! sentou, sorveu, sorriu. O campo é minado e Karnal pisou na bola guarde na lembrança a lambança que foi se sentar com um perseguidor. O senhor Karnal se vendeu por um vinho bem amargo, e bem caro!!! abanou o rabo para um déspota, agora teve q por o rabo entre as pernas, pois viu a repulsa rondar sua página.

fernando

12/03/2017 - 21h37

agora não adianta mais se justificar, confraternizou com golpistas, golpista é!!!

Vinícius Vitoi

12/03/2017 - 21h36

O tal de Karnal deixou claro a principal estratégia dos golpistas na internete e redes sociais: causar polêmica.
Assim, a vaza-jato e a turma que ainda está lendo InVeja, escuta uma tal de rádio que TROCA notícias e ainda perde tempo com uma tal de rede bobo surfam na onda do ódio. A consequência é a polarização dos debates no mais baixo nível possível. Justo o que mais interessa aos golpistas pq afasta pessoas ponderadas do debate de qualidade.
Por isso decidi e compartilho em grupos sociais:
NÃO respondo aos comentários dos semeadores de ódio.
NÃO uso adjetivos que os desqualificam como: idiotas, alienados, burros ou ignorantes.
Simplesmente os ignoro porque tenho muito por fazer.

Abraço Dilmais de apertado e Lula 2018 para todos.
# bora reconstruir nosso país.

Batista Barros

13/03/2017 - 00h36

Tucanos pagaram a conta?

Wanderlea Merlo

13/03/2017 - 00h35

Tem sempre uma bebida põe perto

Luiz Veloso

12/03/2017 - 21h35

Deveria jantar com Eduardo Cunha, Aécio Neves, Michel Temer, Gilmar Mendes. Escrever sobre o que acha do golpe, do que os golpistas estão fazendo com as riquezas nacionais (Pré-Sal, terras,etc.), sobre o que o governo golpista está fazendo com a população (reforma da previdência, clt,etc), também sobre contingenciamento dos impostos para a área da educação e saúde, e principalmente sobre o pagamento da dívida do governo aos bancos.
Essa dívida deve ser auditada?, deve ser paga? Será que Karnal tem posição sobre isso, ou melhor, será que ele tem alguma posição sobre o GOLPE?

Luciano Antonio Fraga

13/03/2017 - 00h35

https://www.youtube.com/watch?v=fzRGmYWJmW8

Zinho Jesus Rosa

13/03/2017 - 00h33

Ainda bem que tinha o vinho para revelar as máscaras.

Dilênia Valença

13/03/2017 - 00h33

Tristemente decepciona ….Pensei que a foto era montagem de uma piada de mau gosto..

Dinis Nunes da Silva

13/03/2017 - 00h33

Moro é Pseudo combatente da corrupçao. Na verdade um conspirador, golpista e entreguista. Ajudou a afundar ainda mais a economia, a consolidar os corruptos no poder e ajudou a promover o maior retrocesso social que o pais vem sofrendo. Associar-se a Moro nao sendo fascista ou direita é sintoma de decadência.

    Socorro Uchôa

    13/03/2017 - 05h18

    Ou de demência.

Andréa Campos

13/03/2017 - 00h31

Entendemos kkkk

Letícia Costa E Silva

13/03/2017 - 00h31

Afff, quanta desinformação nessa manchete…que desserviço!

Edu Gularte

13/03/2017 - 00h31

A esquerda, infelizmente, age hoje em dia da forma como retratada pelo que fez Karnal: de manhã, brada em plenos pulmões por uma sociedade mais justa, igualitária e humanitária. À noite, sai com os algozes da democracia e da justiça, os mesmos criticados mais cedo, (e ainda tira “selfie” ou até paga a conta).
Mas ainda bem que existem os estudantes.

    Ana Trevisan

    13/03/2017 - 14h50

    ?????

    Regina Carvalho

    13/03/2017 - 20h15

    Viva os estudantes. Mas a esquerda que pisou na bola e beijou mão dos golpistas se comporta como direita nos excessos do fogo amigo. Esquerda contra esquerdas

Izaac Leal

13/03/2017 - 00h31

Cara de pau

Marcia Boos

13/03/2017 - 00h30

Desculpa esfarrapada e idiota.

Geralda Monteiro

13/03/2017 - 00h30

Me engana, que eu finjo que acredito.!!

Dalisa Campos Miranda

13/03/2017 - 00h30

Para amigos e interessados

Acho que bons amigos e seguidores pedem com tranquilidade que eu aprofunde temas sobre o jantar que eletrizou o país. As pessoas que me odeiam não precisam, mas as que gostam merecem. Por elas, vamos a eles:
– Sou amigo do juiz Furlan há algum tempo. Temos chance de encontros por este país e ele, muito culto, autor de muitos livros e também autor de coluna para grande público no jornal Metro e Gazeta do Povo, ensina-me muito. Ele é próximo ao juiz Moro e sugeriu um encontro entre nós quando eu estivesse em Curitiba. Encontrei-me com o juiz Moro pela primeira vez na sexta à noite (10 de março) para jantar.
– Tenho imensa curiosidade em conversar com pessoas que fazem parte da história. Como eu disse na página, adoraria ter um jantar com Ciro Gomes, com Maria da Penha, com Maria do Rosário, com Lula e com outras pessoas. Todos me ensinariam bastante sobre sua visão de mundo, o que faria eu pensar muito. Realmente gostaria disto.
– O plano em comum que tenho com o juiz Moro é o fato de que ambos daremos uma palestra na pós graduação da PUC com muitos outros nomes do cenário nacional. Isso estava acertado há meses. Fui vago demais em campo minado.
– Para os que me seguem e gostam, enfatizo que continuo o mesmo, como continuaria pós um encontro com a presidente Dilma (a quem eu tb gostaria de encontrar). Meu interesse pelo mundo é maior do que qualquer outra questão. Continuo um crítico do racismo, da misoginia, da homofobia, um professor interessado de forma apaixonada na educação.
– Claro que todas as pessoas são livres para curtir ou descurtir a página de forma inteiramente livre. Faz parte da opção de cada um. Eu, tal como vocês, sou/somos livres para encontrar quem desejamos e para estar nas páginas que desejamos. Recebi muitas críticas pela foto e muitos apoios, ambos polarizados. Continuo estranhando polarização mesmo, pois acho mais fígado do que cérebro. A política em si me interessa pouco, a partidária menos ainda e volto a insistir no que digo há anos: a corrupção brasileira é um mal generalizado.
– Lamento a polarização no Brasil e lamento o clima que, por poucas explicações minhas, causei. Tomarei mais cuidado e desculpo-me por isto. Quando eu tiver encontros com outras autoridades e pessoas de referência, prometo, guardarei para mim e pra meu debate interno. O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar.
– Todos agora são livres para continuarem gostando de mim ou me odiando. Não há problema nisto. Não voltarei a este tema. Por perceber que errei, deletei o post com a foto feito após algum vinho. Se beber não poste. Sigam livres suas convicções, sem problema algum.
– Sinto-me como Ícaro que mistura vaidade e vontade de conhecer. Isso leva a me queimar por vezes. Quase sempre quero ver as coisas de perto. Já estou em idade para seguir Dédalo. Continuarei como sempre escrevendo, lendo, dando aulas, palestras, vendo exposições e comentando tudo que me encanta neste mundo: arte, literatura, ensino. A quem me perguntar com clareza e desarmado minhas opiniões políticas, eu as darei com a serenidade costumeira, longe da internet onde ninguém mais escuta ninguém neste campo. Como tenho afirmado, o mundo é mais amplo do que qualquer dualismo. Entre concordâncias e discordâncias é possível conversar com pessoas de um amplo espectro político, jurídico e cultural.
– Por fim: eu paguei o vinho. Bom fim de domingo

Leandro Karnal

    Francisco Frazani

    13/03/2017 - 01h19

    Me desculpe professor. Mas na minha humilde opinião, neste caso, tem que haver partidarismo. O Sr. Sabe muito bem o quanto este juiz é maquiavélico, e tendencioso e o mal que vem causando para a maioria do povo brasileiro . O Sr. Sabe também o que e quem ele representa e que não passa de calhorda a serviço da CIA. Além disto, protege grande parte destes políticos corruptos que estão no poder e só persegue um único partido e uma única pessoa ( Lula). Por isto tudo e mais alguma coisa é que não dá para separar o trigo do joio. Infelizmente ou felizmente talvez, não há como se decepcionar com o ocorrido e como grande admirador de seu trabalho, nos sentir um pouco traídos. Grande abraço e seja feliz.

    José Renato Rocha

    13/03/2017 - 02h26

    Cleusa Faria

    Gerson Pompeu

    13/03/2017 - 02h29

    “Por fim: eu paguei o vinho”.
    Estou achando que o vinho deu ressaca.

    Cleusa Faria

    13/03/2017 - 02h46

    Eu já tinha lido, José Renato e achei mais do mesmo. Tentou justificar mas pra mim virou mimimi. Foi subjetivo e agora ofendeu foi Moro, apagando o post e desdizendo-se. Enfim, o remendo saiu pior que o estrago. Ridículo querendo voltar pro muro!

    Railma Carvalho

    13/03/2017 - 08h57

    A sua máscara caiu na mesa onde compartilhou o caro vinho com o seu ” parceiro” , autor de várias arbitrariedades, abusos, contra a CF, que se utilizou dá desídia, ilicitudes, que cometeu um crime ao divulgar uma ligação telefônica entre Dilma e o El Grand Lula, que não sabe conduzir uma audiência, que não aplica a reta justiça, que se comporta com parcialidade,que promoveu a condução coercitiva de Lula, que é o responsável por esse caos no país e até agora não foi punido por instâncias superiores,etc. Para quem faz palestras e opina, não está sendo coerente com o conteúdo produzido nas falas. Está claro que você recheia o seu discurso com frases dos grandes pensadores para impressionar aqueles pouco cultos, parcos de conhecimentos e limitados. Descobriu uma forma de ganhar dinheiro e agora faz parceria com quem está sendo insensado por uma mídia mentirosa, caluniosa e golpista. Nenhum dos célebres filósofos se estivessem vivos iria te aplaudir. Platão, fundador dá Academia em Atenas, Sócrates, ? Jamais, eles eram corajosos e tinham personalidade, não recuavam no que escreviam e publicavam. Não negociavam os seus textos nem mesmo com um embusteiro. Meus pêsames a essa sua conduta , compartilhando a mesa com servidores do judiciário desmoralizado e no esgoto! As imagens falam mais do que mil palavras!

Conceição Miranda

13/03/2017 - 00h30

Feio. Traiu. Fez merda.

Luiz Antonio Polli

13/03/2017 - 00h30

Eu não sentaria à mesa com um canalha

Paulo Roberto Hoff

13/03/2017 - 00h29

Interésses, como diria Brizola… Brasileros que se danem.

Katia Maciel

13/03/2017 - 00h28

Mais um falastrão!

Jailton Reis

13/03/2017 - 00h28

A culpa é do vinho

Juliano Alves Dos Reis Osti

13/03/2017 - 00h28

Vinho ne…. Sei
..

Ana Lúcia Carvalho

13/03/2017 - 00h27

Bebeu e deixou escapolir a máscara.

Jane Melo

13/03/2017 - 00h26

Palhaço.

Ricardo Galvao

13/03/2017 - 00h26

Calma pessoal!!
O pobre Karnal só foi vítima de um “boa noite cinderela”!!

    Socorro Uchôa

    13/03/2017 - 05h16

    Kkkkkkkkkk… Quando acordou…

Irene Maria Dietschi

13/03/2017 - 00h26

Infelizmente tu és meu conterrâneo!

Josef Marcio Tavares

13/03/2017 - 00h26

Cuidado, Karnal. É como dizia o Drácula: “Conde bêbado não tem dono”.

    Andreia Schaeffer

    13/03/2017 - 01h57

    Kkkkkkkkkkkk mt bom

    Analu Med

    13/03/2017 - 03h00

    Kkkkkkkkk

Irene Maria Dietschi

13/03/2017 - 00h25

Eca!!! Além de escroto, tu és covarde!!!

Helio Pinheiro

13/03/2017 - 00h25

QUANDO AS “FRÁGEIS LUZES DA FAMA” APAGAM O CARÁTER DAQUELES QUE “PENSÁVAMOS SER IMPORTANTES”! É MAIS UM QUE FICA PELOS CAMINHOS DA HIPOCRISIA!

Lucas Barrios

13/03/2017 - 00h24

Gabriel Ferreira da Fonseca

Sérgio Olivier

13/03/2017 - 00h24

Mosca azul

Rejane Medeiros

13/03/2017 - 00h24

Covarde

Bruno Filho

13/03/2017 - 00h23

Eta vinho ruim esse!!

Marcus Vinicius

13/03/2017 - 00h23

Esse nunca me enganou. Oportunista.

Fabrício Rodrigues Garcia

13/03/2017 - 00h23

Já tive uma namorada bailarina. Namoramos no início dos nossos 20, e ela já tinha 15 anos decicados ao ballet. Desde o ato de caminhar, secar-se ao tomar banho ou postar copos sobre a mesa, todos os seus movimentos eram de uma candura e controle impressionantes. A posição dos dedos, o peso do corpo sobre os pés, a forma de postar o tronco, tudo tinha graça e leveza. Quando caminhava, não se ouvia, por exemplo, o barulho dos passos ou do corpo.
Existem outros saberes que quando adquiridos se tornam parte integral do indivíduo. Conheci, certa vez, um professor cujos pais eram ingleses. Ele nascera no Brasil, mas a educação dos “lordes” lhe acompanhava até na hora de comer “xis”. Comia com garfo e faca e muito guardanapo, que eram usados de forma quase imperceptível. Uma coisa que me impressionava era que todas as vezes que estávamos comendo algo, meu copo nunca ficava vazio. A educação dele fazia com que sempre antes de se servir (fosse água, vinho ou qualquer outra coisa) ele completasse primeiro os copos de quem lhe acompanhava o momento. Era tão parte dele a educação que não lhe parecia pedantismo ou ofensa a quem quer que fosse.
A História é um desses saberes. Uma vez que você obtém, seu olhar sobre as coisas insufla-se de temporalidade e contexto. Desde um mendigo a lhe abordar na rua, até um jantar na casa de juízes, tudo passa a ter outras cores, outros cheiros. Você passa a reconhecer intencionalidades, tanto as abertas como as veladas. Os silêncios e os “não ditos” passam a ser tão eloquentes quanto as letras garrafais. As derivações contextuais se diferenciam das consequências inadvertidas como água e óleo. A História, quando adquirida para além de uma recoleção erudita de datas, números ou citações, passa a compor uma moldura sobre a qual o mundo se desvela.
Tal como o ballet, a História te permite um movimento natural, quase imperceptível pelo mundo dos interesses ou a percepção da falta de leveza do interesse dos mundos. Tal como a educação inglesa, a História te permite ver objetivamente os que estão com seus copos vazios.
É claro que de posse de todo este saber, cabe a você decidir se enche os copos, se caminha com leveza ou se janta com juízes. Mas aqui a História, de novo, te permite compreender o que acontece quando não se tem um comportamento retilíneo. Permite que você saiba o que acontecerá quando uns têm seus copos sempre cheios e outros sempre vazios. A História te permite entender o que acontecerá se você usar um guarnapo de forma quase imperceptível, a limpar uns ou pisar de forma bruta e constante sobre outros.
Repito, de posse deste saber, no fim é você que escolhe com quem janta e para quem enche os copos. Mas, em função da História, estas escolhas que parecem pequenas, revelam enormes contextos e, às vezes, espúrios interesses. Texto de Fernando Horta

    Beth Rodrigues

    13/03/2017 - 00h39

    Adorei sua reflexão, posso compartilhar?

    Fabrício Rodrigues Garcia

    13/03/2017 - 00h40

    claro! só não esqueça de colocar os créditos do prof Fernando Horta.. abraço!

    Sandra Leal

    13/03/2017 - 02h06

    Sensacional!

    Joao Augusto Ribeiro Ruas

    13/03/2017 - 02h08

    Talita Mesquita

    José Maria Nascimento

    13/03/2017 - 02h18

    Muito boa. É bom ler algo com começo meio e fim.

    Silvia Maceri

    13/03/2017 - 03h16

    Excelente texto. Tb vou compartilhar. Com os créditos, claro!

    Vanessa Guazzelli Paim

    13/03/2017 - 09h24

    Bravo! Exato – não tem como tapar o Sol com a peneira

    Marco Marques

    13/03/2017 - 12h58

    PROFESSORES E A POSIÇÃO IDEOLÓGICA DE CENTRO
    Há professores de direita, há professores de esquerda, mas a posição ideológica política que mais vejo na academia é a de centro. Penso que do ponto de vista de uma visão das relações econômicas, centristas são aqueles que não entendem o capitalismo como um problema em si, mas entendem que existem certos efeitos no capitalismo que precisam ser combatidos, de modo que eles possam ser reduzidos ou controlados e as pessoas possam viver melhor. Embora não seja regra, os centristas costumam ser pragmáticos ao assumirem essa posição, pois costumam afirmar essa visão sobre o capitalismo porque entendem como o “possível” no momento. Pensar em transformar a sociedade de capitalista para outra coisa é utópico (ao menos nesse momento de nossas vidas…). Só que não era exatamente disso de podermos sair ou não sair do capitalismo que queria falar ao me referir a posição de centro. E sim de que essa posição tem haver com outros fatores que fazem dessa posição uma posição que se entende como: “a mais razoável”. Por que? Uma das razões para muitos professores se deve a uma posição ideológica do papel que o professor deve ter frente aos seus alunos (que seria não o de convencer seus alunos de uma “visão de mundo que seja a melhor”, mas de forma sutil apresentar as várias visões e deixar para cada aluno refletir e fazer suas escolhas). Então o centro nesse aspecto não tem haver com ser anticapitalista ou não ser anticapitalista. Mas de assumir uma posição moderada frente aos seus alunos. De jogar os temas com explicações mais descritivas que opinativas e deixar o debate para os próprios alunos. Além do centrista que não é anticapitalista, do professor moderado e provocador do debate, também citaria a posição de centro como uma posição interessante para o vendedor. O que um vendedor quer é vender sua mercadoria, não importa se o comprador seja liberal, marxista, cristão, mulçumano, etc. Por mais que pessoas de direita se coloquem no papel de defensores da economia capitalista, do “direito de lucro”, das pessoas poderem acumular capital, o melhor discurso no capitalismo não é de direita, muito menos de esquerda. É de centro. A diferença de Leandro Karnal para muitos outros professores (com exceção dos professores que assumem uma posição de esquerda ou de direita e tenham clareza dos muitos significados de cada coisa) é que o Leandro Karnal fez sucesso. O sucesso gera admiração, mas gera inveja e rancor também.

Vera Santos

13/03/2017 - 00h23

Ele é inteligente soube usar muito bem a mídia a seu proposito a pagina dele agora esta cheio de Direitas o saudando pelo feito ele conseguiu tirando a foto a desculpas de foi sem querer ,penso q agora vai ser difícil ouvi-lo sem desconfiar ,eu já descurti a pagina era o mínimo .

Plauto

12/03/2017 - 21h23

Já diziam os latinos , professor, ” in vino veritas”.

Amilcar Junior

13/03/2017 - 00h23

Ele bloqueou qq tipo de comentário que não fosse endeusador de seu ato.
Isso é tão fascista quanto seu post ao colocar a inteligência limitada do juiz em voga estrelar

Wesley Vieira Nogueira

13/03/2017 - 00h22

Apesar de tudo… Ele justificou bem. Temos que analisar mais “mais friamente” o encontro.
Mas que é Lula 2018, pode ter certeza que é!!!! Sempre Lula!!!

    Estefânia Jimenez

    13/03/2017 - 03h12

    Agora, para tentar consertar, diz querer conversar com Lula e Ciro, quais serão os planos?

Cassios Burns

13/03/2017 - 00h22

Cláudio Smalley

Júlio José C R

13/03/2017 - 00h22

Julival Ferreira Rodrigues

Gledson Martins

13/03/2017 - 00h22

Meteu o Migué

Nando Gaia

13/03/2017 - 00h22

Fazendo campanha contra o juiz moro, que vergonha!

Ednei Sanchez

13/03/2017 - 00h22

Bom para pensarmos nesses tais idolos criados

Antonio Florêncio

13/03/2017 - 00h22

Enilton Douglas, o teu pensador

Rosane Barnard Ferreira

13/03/2017 - 00h21

Vamos ter cuidado para não sermos nós os fascistas que tanto combatemos. Todos da nossas famílias e amigos são de esquerda? Toda história tem dois lados. Precisamos conhecer esses lados para julgar. O julgamento rápido, visto somente de um lado, nos torna crucificadores, assim como Sergio Moro.

    Leila Maria Andrade Rabêlo

    13/03/2017 - 00h55

    Só achei um pouco pior ele apagar os comentários que não gostou

    Adma Viegas

    13/03/2017 - 01h42

    O que você acha de karnal bloquear todos os que lhe fazem críticas educadas?

    Rosane Barnard Ferreira

    13/03/2017 - 04h05

    Adma Viegas , Tem certeza que foram educadas?? Como disse, não julgo sem conhecer os dois lados. Só para você entender: Criticar significa depreciar, falar mal, apontar, censurar… Será que podem ser educadas?? “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.”
    — Oscar Wilde

    Gui Medeiros

    13/03/2017 - 12h09

    ‘ler Shakespeare não adiantou nada’
    e fui apagado

    Adma Viegas

    13/03/2017 - 13h51

    Li várias dessas críticas e eram educadas sim. E foram apagadas e seus autores bloqueados. Quem não sabe ouvir o contraditório não sabe ser democrático. Então não venha reclamar de patrulhamento. É muito cômodo lidar só com elogios.

    Adma Viegas

    13/03/2017 - 13h55

    Veja as postagens das pessoas que foram bloqueadas, aqui mesmo neste post e tire suas próprias conclusões
    Karnal mostra ser vaidoso ao extremo e não aceita contraditório.

Vitor Chiozzini

13/03/2017 - 00h20

Quando a emenda sai tão ruim quanto o soneto.

Ridete Da Silva Silva

13/03/2017 - 00h19

Judas

Vilton Coelho

13/03/2017 - 00h19

este e mesmo canalha, culpa o vinho pela a merda que fez, e ainda penca que brasileiro e borro para acreditar nesta estória furada .

Monica Pessanha de Azeredo

13/03/2017 - 00h19

Vixi… ficou mais feio ainda!

Kika Zanon

13/03/2017 - 00h18

em cima do muro ou em cima do moro? qual é a sua Karnal?

Manoel Salustiano

13/03/2017 - 00h18

É Karnal….uma imagem vale mais que mil palavras, mas em todo caso, o vinho não era lá essas coisas. Ainda bem.

Ana Claudia Reis Aragão

13/03/2017 - 00h17

É a desculpa mais infantil que li de alguém que se elege intelectual! Como explicar um encontro de negócios com o diabo sem que esteja a colaborar para o mal a milhões de pessoas? Continuo a entender esse encontro como tomada de partido, bem como interesse individual prevalecendo o interesse comum! O vinho nada tem a ver com isso!

    Ejaques Barbosa

    13/03/2017 - 00h51

    Até porque ele estaria sóbrio quando teve a atitude de ir tomar o vinho com o amigo. O “efeito do vinho” só veio depois que já estava confraternizando com o amigo. como acredito que sempre esteve.

Thelma Moura

13/03/2017 - 00h16

DesMOROnou.

Ricarda Batista

13/03/2017 - 00h15

Ester Cardoso

Fred Fontes

13/03/2017 - 00h15

Desculpe pelo pré-pagamento, mas vc Karnal pisou na bola feiamente, estou profundamente decepcionado.

Lucas De Ângelo Maia

13/03/2017 - 00h15

Kkkkkk …Hummm … Alguém sabe o nome do vinho !?? Kkkkkkkk Kkkkkk

Maria Cecilia Vidal

13/03/2017 - 00h15

Apagou vários comentários e excluiu muita gente. Acabou a admiração!

    Leila Maria Andrade Rabêlo

    13/03/2017 - 00h59

    Isto achei o pior!

Alvarito Baratieri

13/03/2017 - 00h14

Dando atenção a um fascista….Simples karnal.

José Carlos Braga

13/03/2017 - 00h13

Que vacilo kkkkk

Margarete Canabarro

13/03/2017 - 00h13

Confesso que me decepcionei tbém, mas acho que deveríamos nos indignar de verdade é com os jantares regulares entre #TemerGolpista + um certo juiz do STF!!! :(

    Fatima Feitosa Silva

    13/03/2017 - 00h55

    Temer e seu bando esperamos tudo e mais um pouco . Não sou uma seguidora de Karnal , não o conheço pessoalmente mas vendo vídeo e algumas entrevistas passei a admirá-lo pelas colocações e posições. Fiquei triste e decepicionada pois o que está acontecendo no país nós temos que marcar posição e lado .A “escorregada”neste momento foi terrível .

Izabel Cristina Joia

13/03/2017 - 00h13

Adeus!

Bernardo Giannetti

13/03/2017 - 00h11

Relaxa, Karnal, não dá pra ter o melhor dos dois mundos. Fica com a Globo aí e goza sua vida nova.

Aluisio Guidolin

13/03/2017 - 00h11

Caiu no golpe do jantar diplomático que trouxa!

Helio Jaques Rocha Pinto

13/03/2017 - 00h11

Quem janta com golpista, espere dor de barriga!

Vânia Morais Andrade

13/03/2017 - 00h11

Covarde!

Magda Da Silva Peixoto

13/03/2017 - 00h10

me poupe, se poupe, nos poupe

David Simoes

13/03/2017 - 00h10

Vou no clichê msm: “In vino veritas”.

Ana Ribeiro

13/03/2017 - 00h09

Se queimou! Já era!

Mariah Gross Schloss

13/03/2017 - 00h08

Vou escreve um bocado de recriminações sobre o Marketing mau sucedido e colocar a culpa no Vinho!

Marcos Marcos Marcos

13/03/2017 - 00h07

Agora ninguém vai mais me criticar o que eu Sempre disse que o Karnal era uma farsa e medíocre.

Jaqueline Telles

13/03/2017 - 00h07

Cafezinho nele!

Wbirajara Santos

13/03/2017 - 00h06

Vários grupos da esquerda se apressaram em difamar Karnal por uma foto, mas sinceramente gostaria muito de ver essa esquerda puritana, com essa velocidade de criticar alguns esquerdistas que mantiveram relações escusas com empresariado e golpistas (PMDB), so queria….

    Fred Fontes

    13/03/2017 - 00h16

    Ahhj tá!

    Luis Martins

    13/03/2017 - 00h25

    Dilma amiguinha de Kátia Abreu, dessa ninguém lembra!

    Gui Medeiros

    13/03/2017 - 12h13

    político profissional é uma coisa
    quem paga de isentão é bem diferente

Marcos Marcos Marcos

13/03/2017 - 00h06

O vinho, apenas deu ao Karnal, a desinibição para abrir a porta do armário e sair incontinente para os braços fascistas do Sérgio Moro.

Iris Baltazar

13/03/2017 - 00h06

Karnal, homem inteligente e muito capaz de definições.Admiro sua capacidade de ininterpretar e sua maneira de transmiti- las

Maurilio Francisco de Assis

13/03/2017 - 00h06

NÃO ESTA SENDO FACIL MINUTOS DE FAMA

Zezé Martinelli

13/03/2017 - 00h06

Se beber não poste !!! Kkkkk

Chico Bento

13/03/2017 - 00h05

Se fu…

Agda Rossetto

13/03/2017 - 00h04

Kkkk…. Ficou careca de saber….kkkkk

Vitória Silverton

13/03/2017 - 00h04

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Michel Ariede

13/03/2017 - 00h03

Foi usado.

Roberto Moore

13/03/2017 - 00h02

Ele é igual nuvem…toda hora tá diferente

Clô Teixeira

13/03/2017 - 00h02

O cinismo dominou!

MFátima Soares da Conceição

13/03/2017 - 00h01

Caráter.

Roberto de Azevedo

13/03/2017 - 00h01

Se beber não compartilhe.

Patrícia Machado

13/03/2017 - 00h00

Claudia Riera

    Claudia Riera

    13/03/2017 - 00h53

    Eu vi amiga. Bom,parece que ficou bem sem graça né?
    O vinho entra e a verdade sai..

Marcio Passamani

13/03/2017 - 00h00

Thiago André

13/03/2017 - 00h00

Fiz uma crítica educada e sutil na página dele. Resultado: fui bloqueado!! Acho que ele não entendeu o que quis dizer. O problema não é ele e sim o juiz da república do Paraná.

    Meire Sonni

    13/03/2017 - 00h24

    Eu também.

    OneEduardo Da Silva

    13/03/2017 - 00h24

    Ele me bloqueio também! Uma mulher fez um comentário dizendo que não tinha visto a foto dele com Sérgio Moro, eu respondi que existia certos tipos de coisas que era melhor não ver. Aí ele me bloqueio!

    Meire Sonni

    13/03/2017 - 00h30

    Eu fui bloqueada há alguns dias e nem tinha percebido. Na época da morte da d. Marisa ele fez uma postagem sobre os comentários absurdos, dizendo que é melhor as pessoas ficarem caladas quando não têm algo bom pra dizer. Alguém perguntou o que ele achava do Lula fazer discurso político no velório dela e ele respondeu: deplorável. Eu perguntei se ele não estava se contradizendo. Me bloqueou.

    Leila Maria Andrade Rabêlo

    13/03/2017 - 00h32

    E agora ele faz um textinho tão fraquinho pra dar satisfação… Era melhor ter ficado calado mas acho que como o juiz quer holofotes.

    Gustavo Gonzatti

    13/03/2017 - 00h34

    Aconteceu comigo também! Eu não fui ofensivo e ele me bloqueou!

    Daniela Ribeiro

    13/03/2017 - 00h42

    Ele me bloqueou apenas por ter curtido a crítica ??

    Eder Fernandes

    13/03/2017 - 00h52

    Nossa que absurdo bloquear por causa de um comentário, postagem… onde ja se viu não querer conviver com opinões de desconhecidos!

    OneEduardo Da Silva

    13/03/2017 - 00h58

    Democracia dele não aceita críticas, regime militar era mais liberal do que a página do Leandro karnal kkkkkk

    Patrícia De Lima Bocaiuva

    13/03/2017 - 01h00

    As pessoas se revelam…

    Claudia Riera

    13/03/2017 - 01h07

    Eu descurti ele primeiro kkkkkkk

    Juliana Monteiro de Andrade

    13/03/2017 - 01h34

    Vai pagar caro pela falta de caráter

    Silvano Marchetti

    13/03/2017 - 01h36

    O mesmo ocorreu comigo

    Raquel Bonillo

    13/03/2017 - 01h46

    Só mais um que descuidou com a maquiagem. Achou que era perfeito e acima do bem e do mal e podia mostrar sua real face. Mas qdo se revelou o que se viu era triste e vazio.
    Com isso se tornou apenas palavras ao vento.

    Andreia Schaeffer

    13/03/2017 - 01h53

    Rsrs…caramba…o cara tem idade mental de 12 anos…inacreditavel!

    David Fontes

    13/03/2017 - 01h56

    kkkkkk vocês parecem crianças mimadas e carentes… querem o idolo faça os seus gostos, não viva a vida dele, isso é doentio!

    Gerson Pompeu

    13/03/2017 - 02h15

    David Fontes, se você leu o comentário inicial, leia de novo.
    Pelo seu comentário, dá pra ver que não entendeu absolutamente nada.

    Rosalete Baldessarini

    13/03/2017 - 02h51

    Meire Sonni …não vi nenhum discurso politico no enterro de D.Marisa!!!Vi o vídeo na integra e Lula narrou toda sua trajetória com a esposa onde se conheceram,como começou a relação,onde se encontravam,etc…) só no final disse que iria provar todas as acusações contra D.Marisa…!!!!

    Samer Jamal

    13/03/2017 - 03h20

    Eu também!

    Luci Barboza

    13/03/2017 - 04h17

    Em palestra para odontólogos , na Bahia, em 2015, ele joga para a plateia de que lado está quando traz imagens de Lula, Dilma e José Dirceu nos comentários que faz. Nenhuma neutralidade.

    Dirce Granadeiro

    13/03/2017 - 05h01

    O problema é ele também. Ele conseguiu provar isto, com todas as palavras quando saiu bloqueando todos aqueles que lhe fizeram uma crítica negativa. E nãi foi um ou outro, foram muitos. Daí, ele

    OneEduardo Da Silva

    13/03/2017 - 12h40

    David Fontes, faz comentários criticando um ato de errado de outra pessoa virou crianças mimadas? Então você e uma criança mimada tá fazendo um aí criticado as pessoas que estão fazendo comentários. Ah, meu “ídolo” e minha mãe!

    Marco Marques

    13/03/2017 - 13h00

    Sera que foi ele que bloqueou ou os administradores da página? Ele mal deve ler a maioria dos comentários que fazem.

    David Fontes

    13/03/2017 - 13h56

    Olha o piti que estão dando. “O Karnal jantou com Moro, não gostei vou reclamar, exijo explicação!!” Isso é doentio, justificável ser bloqueado.

    OneEduardo Da Silva

    13/03/2017 - 15h42

    Doentio e você ,mano! Manda o dono do Facebook remover a função do Facebook de fazer comentários então, já que essa parada não pode ser usada para crítica um ato de uma pessoa. Tu tá pior do que os apoiadores do Jair Bolsonaro. Deixa de ser chato, volta lá pro seu mundo e respeita os direitos das pessoas fazer o comentário, mané!

    David Fontes

    13/03/2017 - 15h44

    Eu sou chato? “Ah o Karnal tirou uma foto com Moro, não gostei, vou lá reclamar!” Sabemos muito bem o que é uma crítica.

    David Fontes

    13/03/2017 - 15h47

    Eu pior que apoiadores do bolsonaro? Sei! Será que sou mesmo?

    OneEduardo Da Silva

    13/03/2017 - 16h26

    Realmente não é não e insuportável, chato e pouco perto de você! Não é apoiado do Jair não, talvez seja do Ciro Gomes. Mais segue meu conselho deixa de retardado, então procurar o dono do Facebook e pedi para ele remover os comentários

    OneEduardo Da Silva

    13/03/2017 - 16h29

    ” Eu sou chato? “Ah o Karnal tirou uma foto com Moro, não gostei, vou lá reclamar!” Sabemos muito bem o que é uma crítica.” “hahahs vou falar mal de quem fez comentário sobre Leandro karnal assim serei melhor do que eles.” Te falta cérebro, moleque!

    David Fontes

    13/03/2017 - 16h41

    Ow inteligentão da crítica, o que te dá o direito de me chamar de moleque? Me julgar pela foto de perfil, te falta maturidade ao me chamar de moleque, sentiu-se abalado por eu dizer que são mesmo ciumentos e doentis ao não tolerar o que aconteceu e fica tentando me abalar com essas ofensas baratas, se quer ofender justifique a ofensa. Não perca o controle, “senhor oráculo!” Se comporta como criança: “Ah vai reclamar com o dono do Facebook!” E eu sou sem cérebro!

    Ricardo G. Ramos

    13/03/2017 - 17h02

    David Fontes CULUS EBRII NON HABET DOMINUM

    Meire Sonni

    13/03/2017 - 18h01

    Rosalete Baldessarini, não fui eu que disse isso. Eu não acho isso. Outra pessoa afirmou e perguntou o que ele achava. Ele respondeu: “deplorável”. Eu disse que se ele achava deplorável, então estava concordando com a pessoa que disse isso, logo estava se contradizendo. Ao mesmo tempo que dizia que não podemos julgar uma pessoa no momento de luto, dizia que a atitude do Lula era deplorável. Ué!!! Aí ele me bloqueou.

Eliane Mello

13/03/2017 - 00h00

Ele disse que pagou o vinho , e eu com isso .

Beto Corrêa

13/03/2017 - 00h00

Diferença nenhuma Karnal

José Cordeiro

13/03/2017 - 00h00

Karnal, cagou o pau!!!!!

Diana Guimarães Carvalho

12/03/2017 - 23h59

Janaina

    Janaina Pitanga

    13/03/2017 - 00h47

    Fiquei até decepcionada! Um homem que se diz tão intelectual! Inconcebível essa companhia de Moro.

Janier Dias

12/03/2017 - 23h59

Poderia pela tão falada É T I C A não ter tomado partido , pessoalmente achei bem deselegante com tantos seguidores de esquerda , de LUTA ……

Beto Corrêa

12/03/2017 - 23h59

Diferença…nenhuma Karnal

Marcia Maria Travassos Almeida

12/03/2017 - 23h59

A máscara caiu.

Rene G. Santos

12/03/2017 - 23h59

pô Karnal, que mancada…….

Waldir José Franco

12/03/2017 - 23h57

Somos falíveis. Vou acompanhar os fatos futuros. Acho sua visão intelectual interessante. Errar é possível. Quem nunca errou? A vaidade falou mais alto. Sua nota foi pouco profunda.O momento exige mais. O poder corrompe. A exposição na mídia pode destruir.

    Leila Maria Andrade Rabêlo

    13/03/2017 - 00h54

    Só achei um pouco pior ele apagar os comentários que não gostou

    Waldir José Franco

    13/03/2017 - 01h56

    Ficou perdido.Na internet sempre tem cópia.

    Gui Medeiros

    13/03/2017 - 12h07

    errou quatro vezes no mesmo episódio
    foi jantar com uma figura maximamente polêmicas (fui bomzinho)
    tirou foto pra postar
    apagou a foto pois pegou mal
    exclui quem o critica

Ana Azevedo

12/03/2017 - 23h57

Ele como celebridade sabe quanto custa essa rejeição ($$$).

Cássio Murilo Monteiro

12/03/2017 - 23h57

Vergonha e arrependimento?

Geraldo Antonio da Silva

12/03/2017 - 23h57

Talvez o vinho trouxe á tona , sua verdadeira personalidade.

    Marcus Galvão

    13/03/2017 - 00h54

    Quando ele sentou com esse arremedo de juiz, ainda não tinha bebido.

Ulisses Barbosa

12/03/2017 - 23h56

Agora é culpa da maldita! Kkk

Jaquinho Machado

12/03/2017 - 23h56

vcs não tem mais nada de interessante pra postar não? já tá chato!!! parece Tititi….quem é karnal,

Rogerio Bento Negrini

12/03/2017 - 23h56

Bebeu Chapinha ou Sangue de “Buá”!!!

Serginho Sucesso

12/03/2017 - 23h55

perdeu…………….PT final………………..

Pedro Fantinatti

12/03/2017 - 23h54

Ele nunca me enganou. Foi árduo defensor de que não era golpe. Quando começou a ficar feio, mudou o discurso. Não passa de um oportunista.

    Manoel Peres Rodrigues Junior

    12/03/2017 - 23h57

    Isso mesmo!

    Juni Or

    13/03/2017 - 00h06

    Tudo pelos holofotes. Vaidoso ao extremo.

    Ruan Timbó

    13/03/2017 - 00h09

    Se disse que não foi golpe é porque não merece confiança.

    Andrea Figueira

    13/03/2017 - 01h26

    Discutir e nunca mais vou querer ver os vídeos dele.

    Vanessa Guazzelli Paim

    13/03/2017 - 09h26

    Yep! Isso mesmo.

    Maria Mauricio

    13/03/2017 - 11h01

    Concordo

    Maria Mauricio

    13/03/2017 - 11h03

    Concordo!! Também nunca me enganou.

    Lelia Pereira Cunha

    13/03/2017 - 21h01

    correto


Leia mais

Recentes

Recentes