Karnal se levanta e sepulta Moro: "eu paguei o vinho" | O Cafezinho

O Cafezinho

domingo

12

março 2017

655

COMENTÁRIOS

Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho”

Escrito por , Postado em Tadeu Porto



Por Tadeu Porto*, colunista do Cafezinho

Posso tecer diversas críticas ao historiador Leandro Karnal, personagem da polêmica efêmera da segunda semana de Março, mas não posso deixar de reconhecer uma grande qualidade nele: a maneira de se expressar (tanto na fala, quanto na escrita).

Quem domina a linguagem tão bem como Leandro, obviamente, sabe muito bem as consequências de um conjunto de palavras bem agrupadas e posicionadas, afinal, uma vírgula pode mudar o entendimento dos leitores e leitoras de maneira a arruinar ou salvar todo um argumento.

Por exemplo, li agorinha a resposta que Karnal deu a famigerada foto como Moro e falo com tranquilidade que o professor ergueu um muro de concreto entre ele e o magistrado.

Sobre a resposta em si, já adianto que o historiador recuperou meu respeito (a minha curtida ainda não, pois vou fazer um charminho). Ele poderia ter exaltado Moro – tem a mídia tradicional para o acobertar caso escolhesse tamanha bobagem – mas não o fez e ainda reconheceu o erro admitindo, inclusive, a pitada de vaidade que o fez pagar pra ver a reação dos seus seguidores ao estar com alguém que, teoricamente, brilha mais que ele (isso é raro e, portanto, louvável).

Ademais, o melhor do conjunto da obra é que Karnal esculhambou Moro, e isso qualquer entendedor mediano – daqueles que letra é só letra do alfabeto romano – consegue enxergar.

Primeiro, pois o palestrante gastou um parágrafo inteiro para explicar que o “inteligente” da foto deletada era direcionado ao juiz Furlan, o que nos faz abstrair que Moro só apareceu no elogio por pura educação.

Em segundo lugar, pois se referiu a Moro como “personagem da história” se abstendo de qualquer juízo de valor sobre o magistrado (nem mesmo de combatente da corrupção). Karnal não quis mais se arriscar, assim  fica nítido que esse silêncio é a cara do consenso sobre o papel que o juiz do Paraná tem no neofascismo brasileiro.

Por último, e sim mais importante, bom mesmo foi o quase post script que Karnal lançou em seu post, praticamente deixando para o papel de fechar com chave de ouro uma frase que resume bem o que o palestrante quis deixar claro: “eu paguei o vinho”.

[Aqui eu chamo a atenção para algo que eu poderia ter escrito nos primeiros parágrafos, mas esqueci e estou mandando aqui mesmo por preguiça de rearranjar o meu texto. A explicação foi postada no fim da tarde, ou seja, Karnal teve muito tempo para pensar com carinho o tom da resposta que ia dar e os diabos que iria escolher para habitar nos detalhes textuais.]

Leandro não escreveu: “dividimos o vinho” ou “paguei o meu vinho”, ou mesmo deixou pra lá esse detalhe e encerrou o texto sem o “por fim”. Karnal quis deixar claro para os amigos e interessados (que aqui completo com amigas e interessadas, acho legal tentar abranger todos os gêneros na escrita) que ele “pagou o vinho”.

E o quê isso quer dizer?

Bom, na cultura ocidental, pão e vinho são símbolos majoritários de partilha. Portanto, Karnal simplesmente desenhou uma linha entre ele e Moro para não deixar dúvidas do seu distanciamento desse conservadorismo ultrapassado.

Eu até aceitaria o argumento de que Leandro quis simplesmente dizer que “pagou o vinho” porque é responsável pelas suas escolhas e que os pobres do Sérgio e Furlan não tem nada a ver com isso. Mas penso, honestamente, que isso não vem ao caso pois o professor gaúcho hora nenhuma em seu texto fez alguma defesa de Moro. Pelo contrário, o silêncio de Leandro sobre qualquer característica positiva do juiz significa, claramente, que esse o abandonou em praça pública, sem escudo algum, para que este continuasse a ser apedrejado pelos seguidores de sua página.

Confesso que minha decepção ainda continua, contudo ela ganhou certa armadura de alívio. Como esse texto de desculpas, para mim, Karnal se levantou, escolheu se equilibrar novamente na corda bamba da isenção, mas sinalizou que se cair novamente, dessa vez vai escapar do aconchego fascista que está esperando seu tombo.

Espero não estar errado, mas se eu estiver, sem problemas… Vou procurar amigos e amigas para dividir alguns vinhos comigo, assim afogo minhas mágoas e fica tudo de boa.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Facebook! ;)

Tadeu Porto
Pra seguir:

Tadeu Porto

Editor Sênior do Cafezinho e integrante do conselho editorial dos sites Brasil Debate e Diálogo Petroleiro. É, também, mineiro de sonhos eternos, petroleiro de alma barulhenta e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.
Tadeu Porto
Pra seguir:

domingo

12

março 2017

655

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

655 Comentários em "Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho”"

Avise-me quando
avatar
Vivas
Visitante
Karnal é bom na retórica. Não há o que se negar. No entanto, não é filósofo, mistura fatos, confunde leitores que não tem conhecimento de números e proporçoes. Faz o seu showzinho falando baixinho, palavras bonitas, citando autores… Não é filósofo, é historiador. E conta histórias. Esquerdista, comunista. Porque elogiaria alguém que vai prender o lider de toda palhaçada nesse país? Simplesmente, não passa de mais um acadêmico vaidoso e egocêntrico, que utiliza da boa retórica para convencer comunecas alienados. Aliás, os esquerdistas amam esses discursos… amam teorias, falácias…. Prática? A prática é quebrar vidraças, colocar fogo em carro, financiar… Read more »
Eliz
Visitante

Maravilhosa colocação, não poderia ter usado palavras melhores. Penso ainda que esse Tadeu entendeu completamente errado as palavras de Karnal, mas se ele estiver certo karnal acaba de perder uma admiradora.

Miron
Visitante

Espelho de quão é a ignorância do lumpesinato depois da cooptação ideológica da Veja/ Globo.
Moro é um Nazista legítimo ,odioso ideológico contra a esquerda.Seus métodos São,com a pena, muito mais sórdidos que os do Delegado Fleury. Ele terá que ressarcir com grilhões nos pés e maos sujas de sangue , a queima dos pressupostos do processo ,de séculos de reflexão,com suas Delaçoes do alcaguete, incinerando o Direito com IMAGENS coloridas de design criadas em parceria com os Editores Vassalos apátridas e mercenários da TV Globo .

Marieta
Visitante

Ainda não perdoei o filósofo que paga o vinho ao lado do fascista, destruidor de ideais, o morto.estou triste pois gostava muito das palestras do Sr.karnal

Anônimo
Visitante

Uma nota: ele nào é filósofo, é historiador, o que é bem diferente.

ANTONIO WASHINGTON DE ALMEIDA GONDIM
Visitante
ANTONIO WASHINGTON DE ALMEIDA GONDIM

Só podia ser de um sindicalista essa nota. Moro, queiram ou não, é personalidade reconhecida no mundo como um exemplo a ser seguido.

Karmal é de fato inteligente, mas não a ponto de me influenciar.

Anônimo
Visitante

Texto típico sem um petista lixo
Jogou um monte de bosta no computador e publicou.

Leila Saldanha
Visitante

Tadeu.Você é que está sepultado e não sabe.Dás pena rapaz.

Zé
Visitante
O sujeito que bostejou o texto aí em cima deve estar com dor no cérebro de minhoca que tem na cabeça depois de tanta ginástica mental para torcer os fatos. O filósofo Minimi assinou embaixo do ódio que ele tanto finge ser imune nas suas conversinhas mole pra enganar incauto que ele performa na TV e em jornais. Preferiu aderir ao odio dos esquerdopatas ao tirar a foto com Moro da sua página e inventar o monte de desculpas fajutas pela sua arrogâncias e prepotência do que perder a boquinha da grana que fatura em programad e palestras one posa… Read more »
Anônimo
Visitante

Falou bonito e n ão disse nada.

Anônimo
Visitante

Não estaríamos nós sendo ingênuos demais? Dois homens extremamente inteligentes, com um poder gigante de embutir na cabeça de cada um o que eles quiserem, para ganhar mais poder, mais alcance… Será que foi mesmo “um tiro no pé”? Ou tudo pensado, afinal, não seria fácil imaginar toda essa reação dos seguidores? Eu acho que seria fácil… Mas é só uma reflexão, pra mim, pra nós… Precisamos refletir mais e subestimar menos as mentes dos outros…

paulo tadeu
Visitante

karaleo!!!!….o MORO, tá nem aí para essa turma que vive preocupada com ele….está fazendo o trabalho dele e a oposição cada vez mais o exalta….deixem ele trabalhar em paz….acabou a boquinha, PTralada !!!….KARNAL, tá desesperado com a posição superior de MORO….muda de PORTO seu TADEU…

Visitante

Elizabeth Siqueira, acho que essa matéria atenua seu sofrimento/sentimento.
Concordo com o que está dito.
Ainda continuo achando que foi indevido o encontro.

Mariane
Visitante

Essa polêmica toda só comprova uma coisa: as pessoas se preocupam demais com a vida dos outros.

O que me interessa que o Leandro Karnal jantou com o Moro? Absolutamente nada. Poderia ter jantado com o Hitler, se este estivesse vivo, pra mim não faria diferença nenhuma, continuaria gostando do trabalho dele do mesmo jeito.

Bando de crianças mimadas somos nós… Mimimi, quanta decepção, professor. FODA-SE! Vá cuidar da sua vida.

Leila Saldanha
Visitante

Tadeu,você é que está sepultado e não sabe.Você é grotesco cara.Dá pena.

Leila Saldanha
Visitante

Não vi nada demais no jantar.Podem ter opiniões difetentes e manter a camaradagem.Me desculpem mas o pessoal de esquerda é ridículo mesmo.Tem mais,Karnal demonstrou ser um “ftouxo”por estar tão dependente do que falam seus seguidores.Moro é Moro gente.Se queixem com o STF,a blindagem doPSDB.

Carson
Visitante

Simplesmente isso!!!!
Parabéns!!!

Visitante

Eduardo Marinho

Visitante

Ridículo. Já era.

Visitante

o que não quer dizer que não bebeu.

Renato
Visitante

Será q foi um jantar coecitivo?

Glace Augusta Motta Silva
Visitante
O texto foi bem escrito. Só que infelizmente sou obrigada a desconsidera-lo pelos simples fato de: quando ele fala sobre projetos futuros com o senhor Moro na postagem da foto e depois em sua desculpa fala que esses projetos futuros seria uma palestra que ele e o Moro iria dar na PUC deixa claro que foi uma desculpa esfarrapada. Alem de arrogante no início. Inteligente ou perspicaz? Pessoas de poucas letras entenderiam? acredito que não meu caro. Outra divergência sim o Vinho e o pão são partilha como você explicou, mas em Teoria Jesus transformou água em Vinho para que… Read more »
Nádia Ventura
Visitante

Existem CAGADAS HOMÉRICAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, poderia citar a traição de Judas ou a Campanha de Napoleão na Rússia… A de Karnal, é mais uma. Não tem como voltar atrás ou remediar… É linear e inesquecível.

Visitante

Sorry not sorry

O Velhinho in:
Visitante

Uma putaria foi detectada!
seu computador está em risco de ser infectado y kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante

NÃO TEM DESCULPAS, KARNAL. Com pessoas canalhas- como é o caso desse juizeco bandido- não se deve nem dar bom dia. Esse tipo de calhorda merece o desprezo de todo indivíduo que tenha sólidos valores morais.

Anônimo
Visitante

Karnal talvez tenha ficado apavorado com a reação do seu público. E pensando bem, ele sabe que o público que consome o que ele produz é da esquerda, assim ganhar a simpatia da direita e perder a simpatia da esquerda seria prejuízo para ele. Haja vista o insucesso do livro da “personagem da história”. Coxinha não gosta de ler ser bem informado.Daí resolveu pela retratação, mas vai ter que esperar para reconquistar a confiança do seu público, e certamente não conseguirá cem por cento.

Visitante

Não me convence. Karnal ficou movido pelo ego e exposição midiática deu nisso. Bem feito!

hilton holanda
Visitante

Explica. Não justifica. Quis fazer charme e se deu mal. Lamentável e indesculpável!

João Reichert
Visitante

Com todo (um pouquinho) o respeito, que analise profunda, cheguei a me arrepiar quando li. Vai plantar batata!!!!

O Velhinho in:
Visitante

Hhahahaha, senti dorzinha de cotovelo com o Karnal, em? Se fosse jantar com o Lula queria ver se teria escrito dessa forma.

O Velhinho in:
Visitante

Quem escreveu isto com meu pseudônimo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aníbal Pedrosa
Visitante

O quê quiz o professor sinceramente ao jantar com os magistrados ???
Na minha pobre cabeça ocada!!! Queria sim ser mais crédulo nas pessoas e suas intenções mas, como bom mineiro digo : – cachorro tem medo de liquiça quando já foi mordido por cobra!!!

Paulo Figueiredo
Visitante
ALoW! Quer enganar quem meu irmão??? Segundo Karnal, após a polêmica, ele gostaria também de se encontrar com Lula e Ciro…pois é historiador (que vem se tornando midiaticamente conhecido desde meados de 2015), Moro é uma figura emblemática (conhecida) apenas à partir de meados de 2014, mas Karnal nunca se interessou em se encontrar com Lula (o maior líder político do país e o mais popular presidente da História do Brasil) e nem com o presidenciável e exgovernador e exministro o polêmico Ciro. Karnal é um EMBUSTE produto midiático à serviço da direita para enganar incautos da esquerda com um… Read more »
Rodrigo Pulksy
Visitante

Tem que ser muito doente mental pra pensar que o Karmal dizer “Paguei o vinho” ele está desmoralizando o Moro.

Ele simplesmente diz que foi um jantar comum, sem grandes alardes, vocês são um povo muito escroto mesmo kkkkkkkk

obs: QUEM NA VIDA VAI FAZER UM POST E DIZER QUE DIVIDIRAM O VINHO? kkkk

Vocês são uma piada.

Leila Saldanha
Visitante

Piada grotesca.Gente burra meu Deus.Estou morrendo de rir dos comentários,e desse imbecil do Karnal ficar dando explicações aos “seguidores” dele.Achei wue esse senhor fosse um intelectual de forte personalidade.Qual…..É um covarde.

Visitante

Eu perdôo o Karnal. Só pode ter sido o vinho.

Thelma Maria Moura Vieira
Visitante

Para mim ele desmoronou mesmo des MORO nando.

gilson
Visitante

Era fá desse cara ,e um grande intelectual e formador de opinião, {mas tem um belo ditado de quem se mistura com porcos farelo come.}

Flora Campos
Visitante

Me decepcionei. Com Moro? Aí já foi demais. Sem perdão. Só perdoo se ele tirar foto com o MST, com os índios, com as puta, com os traveco… enfim, com as minorias. Será isso possível? Não!

Luciana Valadares
Visitante

E o post sobre os 900.000 seguidores?
Aliás, o primeiro post que ele apagou, depois repostou em um tom mais ameno?

Visitante

Eu acho que não há conserto. Ele afundou a carreira dele ( o cara está milionário com palestras) posando ao lado de pessoas que destruíram , mutilaram a Democracia em nome da soberba, do orgulho ( para dizer o mínimo).

Marcio
Visitante

Pra mim, o que ele fez foi o popular “tirar o meu da reta”.

Viu que a repercussão totalmente prejudicial a ele, pois a maior parte de seu público é composta justamente por pessoas que leem. Ao contrário do “fãs” de Moro, que são analfabetos políticos e não cultivam o hábito da leitura.

Ele perderia mais em ficar do lado de lá, do que do lado de cá. Mas não fez crítica alguma ao pseudo-juiz.

Resolveu proteger o bolso, mas ficou em cima do muro.

Anônimo
Visitante

NÃO VEM QUE NÃO TEM!!

Henrique
Visitante

A enxurrada de comentários só demonstra a impopularidade de Moro, o Deus Fake.

Luiz Castello
Visitante

Pelo visto além do vinho Karnal também anda pagando seu cafezinho…

O Velhinho in:
Visitante

E UM TACHO DE LAGEM!

Visitante

O PROFESSOR FERROU-SE !!!! . MORO KKKKKKKK

Visitante

Já era, Karnal. Toma aqui os 50 reais.

O Velhinho in:
Visitante

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BOA!!!!!!!!!!!!!

Visitante

Pra mim, a máscara caiu. Karnal foi Karnal, tanto na postagem quanto nas desculpas. Ele ficou em cima do muro, como bom tucano que é. Sua resposta filosófica é um apanhado de frases prontas, pra justificar o injustificável. Vem falar que quer conversar com Dilma Rousseff? Vi uma única palestra dele para uma plateia de empresários, onde, com uma piadinha sutil, desrespeitava a presidente Dilma. Que ele e o juizeco se entendam e tomem bons porres juntos.

Visitante

Canalha!

Marcia munhoz
Visitante

Eu entendi q foi uma alegoria, algo como paguei o pato. Paguei pelo desgaste de estar próximo a alguém que encarna o que nossa justiça tem de pior: parcialidade….o lambe botas dos poderosos

Visitante

Bom demais o texto! Adorei! Quanto mais Karnal mexe nessa história, mais eles fedem.

Artur Luis Barbosa
Visitante

Podem dizer o que quiserem em defesa do Karnal, mas ele sifu (merecidamente) ao mirar com ambição, a carteira dos coxinhas do curso da PUC-RS. Mestre do discurso ou não, calculou mal a distância entre o prestígio que achava ter e a canalhice na qual se afundou ao repartir o vinho com um fascista. Referir-se ao “inteligente” Furlan, como disse o articulista, não ameniza a vileza do ato, pois esse Furlan é também um canalha parcial e partidário que divulgou audios da família do Lula. Tô te estranhado Tadeu Porto. Acho que vou cancelar minha assinatura do Cafezinho.

Edna
Visitante

Acho que vc perdeu a piada. No post dele rolou uma trolagem. Música da Naiara Azevedo. Que fala sobre pagar o vinho. Chama-se 50 reais. Só procurar no google. Não teve nada profindo.

Marcial Oliveira
Visitante

Não vi ninguém ainda atentar-se a um, digamos…, pequeno detalhe que a mim, talvez por ser psicanalista, não passou despercebido: a marca de um significante-mestre brilhou no episódio: carnal (ainda que com k)!

Walterson
Visitante

Tá bonito de ver os esquerdistas rebolando para tentar justificar o injustificável. O caso é que o “filósofo” se deslumbrou com o Moro, deu uma de tiete, foi execrado pelos militontos e enfiou o rabinho entre as pernas. Agora tenta se explicar numa forma de recuperar os “likes” que perdeu.

O Velhinho in:
Visitante

kKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

riva
Visitante

o cafezinho esta querendo salvar o professor oportunista?

Chico Lobo
Visitante

Karnal deu uma escorregada na ética.
A gente precisa estar de olho
Vamos ver quais são os próximos passos do Karnal antes de arbitrar uma sentença.

Visitante

quem é Karnal?

Visitante

o triste é ” projetos futuros”…Qual o propósito? Se ele é inteligente sabia o preço que pagaria…É como ser conivente com o Golpe. Lamentável…

Visitante

Karnal a decepção da esquerda e dos professores!!

Roberto Warken
Visitante

Karnal….da esquerda?

Rinaldo
Visitante

Karnal sou seu fã, você é o cara um grande intelectual um formador de opiniões.
Mas, estes cidadãos ainda não servem de referência para serem exaltados. Um dia eles como juristas podem tomarem ao menos uma atitude que lhes iguale ao honrado Teoria. Ainda acredito em você! É um dia quero acreditar em Sérgio moro.

Antonio Araujo
Visitante

Ou vc é amissíssimo de karnal e/ou apoia a reforma da previdência.

Visitante

Não convinha.

Visitante

Covarde. Quem apagaria uma postagem?

Leila Saldanha
Visitante

Tadeu.Você é que está sepultado e não sabe.Dás pena rapaz.É o Moro é quem deveria aoagar a foto com o esquerdista karnal.

Henrique
Visitante

Depois do carnaval, o Karnal vale nada.
Quem se Iludia com esse cara, comprava ouro de tolo.
Colunista da Band, fazedor de frase de efeito, intelectual pos-moderno tipico. E só

Marola
Visitante
O Moro nunca será julgado. Juízes nunca foram e nunca serão. Apenas aposentados compulsoriamente. A casta das castas ! Do Moro ? ah.. adoraria uma bela explicação por que no caso em que ele foi o Juiz – Caso Banestado – Paraná – Contas CC5: Por que quase todos os que estavam implicados lá estão na lavajato ? O doleiro era o mesmo que foi anistiado por quem ? E… então ? Como que ficou por isso mesmo ? Mandaram mais dinheiro para fora do país que havia de reservas. E Ficou por isso mesmo. Não achou ninguem Moro ?… Read more »
Guilherme
Visitante

Essa análise é simplesmente um lixo (estou registrando para amenizar a perda de tempo ao lê-la).

Antonio Vieirajr
Visitante

Se o elogio era pro outro juiz, então não publicasse a foto. simples e reto. tenho a sensação que ele, karnal, não acredita na capacidade intelectual do brasileiro. calculou errado. letrado como é, erudito como é e palavreado que é não é complicado para ele explicar a legenda da foto. vieirajr

Márcio Tavares
Visitante

Confesso tb minha decepção duplamente nesta semana e na passada. Karnal visitando Moro, (pergunto: esse encontro se deu na casa do Moro?) e por fim o Deputado Federal pelo RJ Chico Alencar do PSOL beijando a mão do coxinha (fazendo blague) na comemoração dos 50 anos de “jornalismo” de Ricardo Noblat colunista do Jornal O GLOBO. – Caraca, é muita coisa pra digerir num curto espaço de tempo. – Para o Mundo que eu quero descer!!!!!

Visitante

Lamentável,

Visitante

Para Demetrio Quiros Bello Junior
Marco Silva
Bom sempre segui mais o Clóvis nessa linha filosófica.
Mais jamais vi o Karnal como um esquerdista,(???) como as pessoas estão colocando?
Não que o Clóvis se considera um …
Apenas as pessoas tem que entender que as vezes a “realidade apresentada” está muito além dos nossos sonhos, ideais e sentimentos.
Prisca Valéria
Fábio Gomes da Silva

Jose pedral
Visitante

Na terra de cego quem tem um olho é rei.

Visitante

Não se permite adorar a dois Deus. Pisou feio na bola.

Visitante

Ah se fuder

O Velhinho in:
Visitante

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O Velhinho in:
Visitante

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Visitante

Karnal… Tá batendo um cheiro de carne podre Hummmmm

Josue
Visitante

Até esse Karnal ja viu que a esquerda, o PT, acabaram no Brasil e quem defende, aceita, é retardado ou cego.

Luciene
Visitante

A foto de Karnal com o juiz assemelha-se àquela de populares com Bruno. E ilustra a sociedade da exibição em que vivemos hoje. Mas diz muito mais, diz que Moro não é unanimidade e que a mediocridade habita também os intelectuais.

Antonio Araujo
Visitante

Perfeito.

MARCIO PERY DE C COSTA
Visitante
Poxa Miguel, eu já admirava sua inteligência, mas vc foi longe demais na utilização da mesma para tentar ‘amaciar’ para o Karnal, que como seu nome já induz gosta é das delícias da carne, e não do intelecto como gosta de apregoar, e que só o dinheiro pode proporcionar. Para mim é simples e poucos estão conseguindo enxergar: O patrão, a Band, mandou mais que os discursos de falso moralismo todo dia na TV. A grana mandando, como sempre! Bem que achava estranho este cara trabalhar na empresa de latifundiários golpistas, e que receberam aumento de mais de 1.000% de… Read more »
Raffaele
Visitante

A esquerda idiota continua defendendo bandido e condenando gente de bem.

Miguel do Rosário
Admin

O bandido neste caso seria o juiz golpista e delinquente né?

Anônimo
Visitante

A esquerda idiota continua defendendo bandido e condenando gente de bem.

sonia ferle
Visitante

Grande professor Karnal! Jesus, o Mestre por excelencia, tb tomou vinho com os pecadores, sem se contaminar.

slodiferle@gmail.com
Visitante

Grande mestre, o Karnal! Jesus, o Mestre por excenlencia, tambem comia e bebia vinho com os pecadores, sem contudo, se contaminar.

Maurício
Visitante

Neofacismo brasileiro? Nunca entrei nesse “blog”, mas.. Sério? Como você consegue pensar uma coisa tão retardada? Não tem mais o que fazer?

Visitante

Ainda desapontada…

Visitante

Prá mim ele continua sendo um grande engodo, midiático e só isso.

Visitante

A mim, depois dessa, não convence.

Visitante

Postou por vaidade! Apagou por arrependimento?Nao creio,a explicação foi longa demais.Viu o quando seria prejudicado na mídia.Mas pagar o vinho???? Foi demais ,pagou o dele e do Moro!!! Deve ter pago a conta toda!

Sidnei
Visitante

Tarde demais!

Visitante

Lívia Freitas

Visitante

raiai

Visitante

Meu pau! Ele mesmo assumiu que fez isso por vaidade, nem adianta vir com historinha e vocabulário formal agora!

Visitante

Pra mim sua análise é condescendente demais e, diria, contraditória, se a confrontamos com argumento inicisl dado sobre o status de partilhamento atribuído ao vinho. Com todo respeito, discordo.

Tarso
Visitante
Vou postar um comentário que não é meu, mas que vocês podem encontrá-lo na respostar que o professor Karnal deu no Facebook. “Alexandre Moraes (autor da resposta) “Jantei com Moro da mesma forma que jantaria com Lula e Dilma”. Percebe o tamanho da crise? Coloca-se um juiz sob o mesmo guarda-chuva que políticos. Já se identifica Moro como um sujeito de direita sem qualquer constrangimento. Ele permitiu que o Judiciário se descaracterizasse e já naturalizamos a possibilidade de colocar quem veste toga na dinâmica da polarização que você tanto critica. A crise está aí, e soa-me preocupante que alguém que… Read more »
Visitante

O que se fala embriagado foi pensado sóbrio. Ponto final.

Visitante

Pateta

Visitante

Desculpas coerentes com seu caráter. Na verdade é um canalha!!!

Tânia Roque
Visitante

Quem fez a foto? Foi vc Tadezinho?

Visitante

VENDIDO!………………………………………………………….

Visitante

“o vinho transforma o sábio em um tolo,..” esse.é provérbio (mais ou menos isso). Salomão era um sábio mesmo

Visitante

Não tem perdão

Visitante

HOMEM SEM POSTURA, É DA LINHAGEM PETYISTA

oylas pereira
Visitante

Qual interesse do Karnal, em se aproximar do Juizéco tucano, Sérgio Moro, mesmo o “abandonando” na beira da estrada? isso precisa ser esclarecido melhor…

Emerson.
Visitante

O Karnal foi “vitima” de narciso, da vaidade. Aspectos humanos que ele aborda, muito bem, em suas lucubrações midiáticas. Cometeu um equivoco como todo mundo, é humano. Creio que o erro é tentar se justificar. Vacilou meu brother, parte para outra.

Visitante

Concordo em gênero e número!

Visitante

Nada a ver a polêmica, ruim de verdade é o juiz ir receber prêmio de revista e rir ao pé do ouvido com um investigado. Quem sabe o Karnal ensinou algo ao honorável inquisidor!?

Visitante

Caô

Betinha
Visitante
q bobagem… ele não “sepultou” Moro ao dizer q pagou o vinho. Assim como não sepultaria se pagasse o jantar todo, ou só o cafezinho… Eis a explicação q ele deu: “Sou amigo do juiz Furlan há algum tempo. Temos chance de encontros por este país e ele, muito culto, autor de muitos livros e também autor de coluna para grande público no jornal Metro e Gazeta do Povo, ensina-me muito. Ele é próximo ao juiz Moro e sugeriu um encontro entre nós quando eu estivesse em Curitiba. Encontrei-me com o juiz Moro pela primeira vez na sexta à noite… Read more »
Moreno
Visitante

O comentário mais lúcido até agora!

Gilberto Sant Anna
Visitante

Levantou e voltou a se equilibra em cima do muro, onde sempre esteve.

Visitante

Que puta boa vontade com o karnal, caramba!!!
Quase me fez chorar!!!SQN

Renato Luiz Klinger Damati
Visitante

Leandro, não adianta lamentar o leite derramado.

Tiago Mesquita
Visitante

“Tadeu Porto é diretor do Sindicato…”

Parei de ler aí. Nenhuma informação relevante foi perdida.

Marola
Visitante

Já que esse dado vem no final, presumo que vc tenha lido o texto em toda a sua inteireza.

Visitante

Tiro disparado , palavras pronunciada e imagem divulgada não tem volta . Vc errou feio e sua Desculpas é mais feia ainda.

Visitante

CONTINUO e me MANTEREI EMBIRRADA com kARNAL E o NAIPE de seus “amigos”. E AINDA quero saber: QUEM BATEU A FOTO?

Luciana
Visitante

A Janaína kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo
Visitante

Neofascismo? Hahahaha pqp, não ferra!

Visitante

Vamos continuar observando o comportamento do Karnal. Ah Santa vaidade que conseguiu capturar tantas personalidades interessantes e jogá-las na lata de lixo da história da humanidade!

marco
Visitante

Esse,com quem não concordo nem com o modo como respira,inda que não saiba nada de sua obra,somente busca, REVERÊNCIAS À NOTORIEDADE.Característica muito comum,entre PEQUENOS BURGUESES.

Tity
Visitante

que texto INOCENTE e interpretação imbecil do que aconteceu…..aff…….

Visitante

Agora não adianta chorar..kkkkkkkkkk tem foto…kkkkkkk

Visitante

Conservadorismo ultrapassado é um menosprezo à verdadeira má índole desse juiz.

Visitante

É um grande cretino, que só quer holofotes…

Visitante

Jorn Roberto Nunes

Dayane
Visitante

Não rasgou elogios ao magistrado, mas também não o crucificou! Por que, então, a ausência de qualificações significaria que Karnal “esculhambou” Moro? Visão romântica… Mais um típico exemplo de que o entendedor entende aquilo que ele quer entender!

ELIANA BUENO RIBEIRO
Visitante

Muita (boa) vontade de interpretar…

Anônimo
Visitante

Cara, fiz questão de ler até o final, embora a primeira impressão prevaleceu: vc é um doente!

Visitante

É nós o Pato!!!!

Corvo-Jonathan
Visitante

Nunca vi tamanha face em uma nuvem, como que li. Obrigado pela diversão.

Visitante

Ops pagou?

Visitante

Gabi Chernichiarro

Visitante

todos iguais

Joel Miranda
Visitante

Eu sabia, que voce ia se arrepender dos seus comentarios maudosos! A esquerda brasileira não percebeu ainda, que o seu tempo acabou. Se você não estivesse no sindicato, não sobraria lugar para tal convencimento!

Anônimo
Visitante

Análise ingênua, romântica. Ora, ora era uma reunião de pessoas com interesses em comum.

Visitante

Vai com ele vai Karnal. Vai com ele vai Karnal. …acontece que a donzela ….

Visitante

os coxinhas não estão entre seus leitores…

Visitante

Ata

Visitante

Há muito que ele foi mordido pela mosca da vaidade e vontade de fama. To fora, aliás, sempre achei que esta postura pop estar não combina com o exercício do magistério. Menos ainda da magistratura, haja visto o mOro .

Visitante
Karnal não disse que se arrependeu por ter jantado com Moro e sim por ter postado a foto e consequentemente perdido seguidores (o que explica a expressão “paguei o vinho”). Talvez ele tenha se expressado mal na legenda da foto, onde descreve os dois juízes como “amigos de longa data”, sendo que depois explica ter se encontrado pela primeira vez com Moro um dia antes do jantar da foto polêmica. Discordar de alguém em questões políticas, sociais e etc não obriga ninguém a sentir repugnância desse alguém e nem significa que não exista a possibilidade de aprender algo com essa… Read more »
Visitante

“… A DECISÃO DE KARNAL DE REMOVER A FOTO FOI UMA BOFETADA MORAL EM MORO. E TALVEZ UM CHOQUE DE REALIDADE, SE ELE SE JULGAVA UM SEMIDEUS…”
Paulo Nogueira – do DCM

Betinha
Visitante

qual dos 2 se julgava um semideus? Não ficou claro!

Visitante

Ainda que antigo, o adágio popular “imagens falam mais que palavras” é muito válido. – Mostre a um marido a foto da esposa com um amigo num motel e o casamento está falido.

Joel Miranda
Visitante

Ah, ta…
Então, tem toda essa tradução de três períodos, e querem que a gente acate e caia nessa lorota?
Cafezinho se compromete desse jeito, que esse Karnal sempre foi em cima do muro e agora mostrou pra todos quem é.
O resto é balela.

Joel Miranda
Visitante

Ah, ta…
Então, tem toda essa tradução de três períodos, e querem que a gente acate e caia nessa lorota?
Cafezinho se compromete desse jeito, que esse Karnal sempre foi em cima do muro e agora mostrou pra todos que é.
O resto é balela.

Octavio
Visitante
Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense Sr Tadeu, por um acaso, o Sr já ouviu falar da Sra Marta Suplicy? Ou de Cristovan Buarque? O Sr sabe da importância do petróleo para o Brasil? O Sr reconhece que os pobres estão sendo massacrados pela situação atual. E que esta situação foi criado pelo juiz Moro, com a desculpa de punir a corrupção, mas com a notória intenção de acabar com o PT? O juiz moro não se importa com pobres, com crianças, ou com qualquer tipo de ser humano. Ou pelo menos não acha que… Read more »
Julio Cezar
Visitante
Como diria o Velho Chacrinha “tá tudo muito bem, tá tudo muito bom”, mas você esqueceu um detalhe, importante, os tais “projetos em comum”, sabemos, agora, que se trata de um curso de pós, “caça muito niqueis”, na PUC/RS, perfeito. Mas o “fêssor”, como tu mesmo disse, é um amante das palavras, e as usa muito bem, portanto, chamo a atenção que na foto apagada (historiador apagando fonte histórica?) ele falou em projetos no plural. Foi um erro crasso de concordância? Não acredito, portanto, quais os outros projetos que existem entre os dois? E, por fim, não consigo imaginar alguém… Read more »
Visitante

Perfeito…

Visitante

kkkk , e apagou o post por quê? UFRS – Curso de Pós Graduação em Finanças, Investimentos e Banking presencial e Online. Estude com Sergio Moro, Leandro Karnal, Ricardo Amorim, Edgar Abreu, …

Marcelo de Castro
Visitante

Vai trabalhar chupeta puxa saco acabou a mamata sindicalista de bosta

Anônimo
Visitante

Idiota petista não sei porque perco tempo lendo essas bostas

Visitante

Cheia desses filósofos metidos à donos da verdade.
Cada pessoa deve ter o discernimento de sentir e saber o certo e o errado.

Joel Miranda
Visitante

Vai aprender a escrever, coxinha

JAIR ORICHIO JUNIOR
Visitante

Discordo da desculpa….. Seria o mesmo que a Gretchen que filmou com o Alexandre Frota um mote de Filme Pornográfico e agora chegasse e dissesse:
“Quem pagou o quarto e a camisinha fui eu”

kelson frost
Visitante

Vc esta forçosamente querendo apagar o fogo… Normal. Nao dizer sobre frases citadas, como: ” O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar. “… e continua: “a política em si me interessa pouco”.
Oquei… Brasil, país de tolos.

Visitante

Retirar o POST foi pior que ir compartilhar com o amigo. Deveria assumir o fato. Demonstração de insegurança e falta de convicçao

Francisco
Visitante

Se me encontrar com o Karnal, tera meu desprezo. Perdeu meu respeito! Nao sei se as desculpas dele sao verdadeiras e sinceras. Ja descurti e vai demorar pra eu mudar de opiniao novamente.

Joel Miranda
Visitante

Amaral é ridículo

Visitante

Ah tá…

Visitante

Que Belo texto! Confusa, mas na5deixo de achar belo!

Visitante

A resposta não convenceu. Pagou mais que o vinho. Perdeu credibilidade. Agora, em breve saberemos qual foi a oferta.

Visitante

Quem ele pensa que engana?

Visitante

Meu Deus. Como no Brasil tem gente chata! Agora o Karnal não pode jantar com Moro porque possuem diferenças ideológicas? Ideologia tornou – se uma doença.

Rogério Bezerra
Visitante

Sem chance! Quem com porcos…
Quando e onde nasci o sujeito que sentava com traidores, ladrões e etc, era um também.
Com o tempo flexibilizou-se, são eufemismos e a liberalidades que geraram essa suruba geral.
Na época o Rio Grande do Sul expulsava empresas estrangeiras exploradoras do povo.
Hoje, abre as pernas para elas e deixa esse novo “patrão” dos gaúchos construir uma catedral lá Av. Assis Brasil…
Ainda bem que meu pai era baiano…

Visitante

Um escorregão não deve invalidar toda uma vida!!!

Joel Miranda
Visitante

Vida de tucano, em cima do muro, intelectual de frases de efeito

Mascalzone
Visitante

Almofadinha exibicionista de esquerda existe! É o Leandro Karnal. Sujeito culto muito articulado da inteligência ofuscada pela vaidade com um “canto de sereia” não vai além do óbvio e do politicamente correto. Não engulo essas figuras que nunca fogem do senso comum, mais preocupadas com o aplauso e em sair bem na foto e no lado “do bem”. Uma farsa total! Com ou sem Moro.

Visitante

Carlos De Campo Luca Fernandes Marcos Mesquita olha esse texto

Marcelo de Castro
Visitante

Concordo, eu tbm aprendi a gostar de ratos Desses que entram em baanheio de mulher sem ser notados. Discurso opaco e nitidaamente tende3ncioso.

Visitante

Andre Rodrigues

Visitante

A compra / venda de historiadores e golpes de estado. Faz muito sentido. Todo mundo tem seu preço. Karnal é só mais um, mas é grave. Receita básica de #GOLPE.

Visitante

Mais Chico Buarque, menos filósofos de botequim.

Visitante

Foratemer#forakarnal

Anônimo
Visitante

Parece que voce não leu direito o que o professor escreveu: “…encerro com um jantar com DOIS BONS AMIGOS…” Ela disse com todas as letras que o Dr. Moro é seu bom amigo e depois apaga a foto dele do site….o Dr Moro deve estar se perguntando que raios de amizade é essa que não suporta criticas…bem, eu diria que a amizade do professor deve ser como a imagem dele, meticulosamente esculpida para a televisão mas que se mostrou sem conteúdo…foi bom para sabermos que é….

Atreio
Visitante

é….o escritor viu armadura na desculpa do ilustre historiador. Bom, eu li as desculpas e tb percebi o muro q karnel quis levantar – serginho merece afastamento mesmo, de gente ruim é o melhor q podemos fazer: manter distância.
Mas cito uns sábios guerreiros da tempestade – e essa música vale ouvir. pra quem não conhece, vale ouvir esse cd inteiro:

‘There’s a problem with my armor
Cause there’s just too many chinks’
make room, make room – SOD

Visitante

Que viagem!

Visitante

Que texto bobo. Malabarismo desnecessário.

Marcelo de Castro
Visitante

tb achei… ” O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar. ” ahahahahahaahahahaha karnaval do karnal.. e continua: “a política em si me interessa pouco”.

Renata
Visitante

O tempo, que serve para apurar certos vinhos, pode transformá-los emvinagre. Não há mais adega climatizada para salvar essa safra de “acima dos muros”.

Renata
Visitante

O tempo, que serve para apurar certos vinhos, pode transformá-los emvinagre. Não há cave climatizada que salve essa safra de “acima dos muros” por muito tempo.

Visitante

Primeiro ele postou uma foto normal com o juiz Moro, e depois se arrepende da mesma dando a desculpa e que foi por causa do vinho? E ainda disse que pagou o vinho??? ……sinceramente não entendi muito bem, ele se arrependeu de postar a foto ou por estar bebendo? Ou por ter tirado uma foto com o juiz???? Não entendi nada!!!

Visitante

Regiane Castro, e agora?!?!? Como nem todo mundo é capaz de assumir seus “erros” (sei é que existiu alguma coisa errada, em postar apenas uma foto) más colocaram a culpa no vinho! Leia a matéria e entenda, acho que caiu no meu conceito!

Visitante

Será????? Hahaha

gloria
Visitante

você paga o vinho?

José Lins
Visitante

Tadeu, quem vai sair perdendo lambendo o saco do Karnal é vc.

Katia Mars
Visitante

desculpinha

Emilson
Visitante

Não estou comendo nem bebendo nada disso. A “babação” está feita, Karnal pisou feio na bola. Queria o que, que o pedágio cobrado das empreiteiras pagasse o vinho?

Visitante

As vezes há males que vem para o bem, o juiz foi posto na balança de sua própria arrogância e o veredicto não foi dos melhores.Temos que parabenizar o Prof. Karnal por isso, daqui pra frente que será maluco de tirar foto com o juiz?

Mário Gomes
Visitante
Acabo de ler a justificativa do palestrante profissional Leandro Karnal. 1- Ele começa com a vaidade modo “on”, dizendo que seu jantar eletrizou o país. Como é importante este senhor… 2- Depois diz que Moro é amigo do amigo dele. 3- Diz gostar de política, mas não a política partidária. Não importando a repercussão de seu ato. Validando a imagem à submissão da destruição da democracia. Todos sabem que o papel central de Moro é impedir Lula 2018. Depois do golpe, nada mais complicado que a volta de Lula. 4- Salienta que gosta de se encontrar com pessoas da história.… Read more »
Visitante

Sobre o “Suruba Karnal” só lembro da música do Gilberto Gil : Pessoa Nefasta

Visitante

Para que tá feio.

Visitante

Este também é outro que ganharia mais se tivesse ficado quieto. O silêncio muitas vezes é uma benção e demonstra inteligência.

Visitante

Diga me com quem tu andas que te direi quem tu és.

Visitante

Toda vez que aparece na TV mudo de canal. Já erra!!(
.

Mônica
Visitante

Se fosse,”eu coloquei o veneno no vinho”, estaria perdoado!

Visitante

Assim como a foto de Aécio e Moro partilhando intimidades confirmou um nível vergonhoso de partidarismo do juizeco. A foto de Moro com Karnal revela muito mais de Karnal do que de Moro. Quanto a inteligência linguística de Karnal, não vejo conexão entre esta habilidade e os valores éticos/morais. Jack, o estripador, tinha uma excelente habilidade cirúrgica, o uso que ele fez de sua habilidade é o que mais interessa!

Visitante

VINAGROU ….já é tarde

Visitante

Desculpe nao concordar com sua reflexao…a mim.me.parece q o objetivo era formar parcerias lucrativas… Nao o vejo distante do juiz da República de Curitiba

Mônica
Visitante

O Cafezinho, esquece Karnal, temos coisas mais importantes a fazer!

Visitante

O karnal que “conheci”, admirava e curtia JAMAIS agiria como esse que apaga post, bloqueia pessoas e escreve cartinha se explicando , o karnal que eu conheci assumiria suas atitudes e saberia como enfrentar a polêmica causada com dignidade e inteligência
Aí me ficou a dúvida:
O karnal que eu conheci nunca existiu ou se perdeu entre a vaidade, os papos e vinhos?

Visitante
Puxa Tadeu! !! Que remendo, hein?!? A minha avó era famosa em remendar de maneira tão perfeita, que ou parecia arte ou nada se percebia. Você conseguiu superá-la na arte do remendo na forma da retórica e da dialética. Parabéns! Só que tem um porém: filósofo é filósofo. Marqueteiro é marqueteiro. O Karnal não deveria ter se imiscuido e depreciado a este nível. Não importa qual a técnica, venda é venda. Até na Bíblia temos o claro exemplo do que se faz com os vendilhões do templo. Aqui: da ética e da Moral! Também no Brasil, a ética e a… Read more »
naldo
Visitante

Abraçou o capeta, beijou, gostou e quando viu a repercussão negativa bandeou para trás, acredita quem quiser; esse fato me lembrou um blog na era Lula chamado inteligência estratégica, ou qualquer bobagem parecida, o autor do blog parecia isento, mas foi só jorrarem críticas ao governo tucano pelo mal funcionamento do metrô para o véu cair.

Visitante

A internet é um festival de mentiras, deboches e, um palco para os narcisos! Kkkk

Visitante

“que decepção, um à zero pra minha intuição…” ♪♪♪

Visitante

Quem não tem um amigo coxinha?

Diogenes Viana
Visitante

Caro Tadeu Porto, nem se não pagasse o vinho! Contra fatos (ou fotos) não há argumentos. Já circula por aí que o tal projeto em comum que ele narrou no poste ridiculamente apagado é real e presente.
Para um homem que se apresenta culto e defensor da ética e da moral humana declarar, ou melhor, defender com ênfase por aí que mesmo diante de toda essa vergonhosa e despudorada façanha golpista as “instituições estavam funcionando” é no mínimo uma acinte!
Menos cidadão! Este farsante já era!!!!

Elizia
Visitante

Confesso q fiquei mto frustrada e agora mais aliviada pois gosto do Leandro. Qnto ao Moro acho q nao deveria dar palestra pois ele nao é politico nem professor nem empresario ele é apenas juiz e deveria agir como tal e julgar com imparcialidade e nao ficar intrometendo na politica elogiando quem o Temer indica pois isso nao é papel de um juiz

Visitante

Algum porém este encontro teve, estamos na espera.

Visitante

Karnal caiu na rede, a mesma que o fez, agora o desfaz.

Rogerio
Visitante

O Karnal dançou…!!! ” Quem dorme com cachorro acorda cheio de pulga “

M.
Visitante
A frase inteira do L.K. foi : “Encerro com um jantar com dois bons amigos”…e no dia seguinte diz que é amigo apenas de um deles: Furlan. “DOIS BONS AMIGOS”. O foco não é o vinho, mas a afirmação de laços de amizade que astuciosamente é negado no segundo texto. Como diria La Boétie, que Karnal tão bem conhece, “A amizade é um nome sagrado, uma coisa santa: só pode existir entre pessoas de bem, nasce da mútua estima e se mantém não tanto através de benefícios como através da vida boa e costumes. O que torna um amigo seguro… Read more »
Daniel
Visitante

O Karnal, assim como muitos PANELEIROS, incluindo o Moro e seus companheiros, poderiam visitar a cidade de Rio Grande, RS, e em praça pública defender a falência das empresas brasileiras, particularmente o Polo Naval…Ate porque, o Moro, como outros PANELEIROS, recebe mensalmente proventos bem elevados, que como qualquer asno sabe, são BANCADOS pelos tributos que todos os brasileiros pagam. Incluindo aí, os desempregados produzidos pelo tal caçador de corruptos. Desde que o corrupto não atenda por Aécio, e claro!

Visitante

Oportunista.

paulo celso marcondes de salles
Visitante
paulo celso marcondes de salles

é preciso muito cuidado para não destruir a reputação de pessoas por causa de situações fortuitas, figuras públicas normalmente se encontram e eventualmente conversam, independente do alinhamento, as vezes pega mal como no caso, mas já que estamos questionando julgamentos partidários e midiáticos, porque não olhamos melhor como estamos nós, os críticos, julgando também?

Visitante

Como diz minha avó: a emenda ficou pior que o soneto . Antes tivesse assumido que tira foto com quem quer e ninguém tem nada com isso !

Visitante

Agora a Inês é morta!

Visitante

O que é pior ainda, pois por lei o agente público é obrigado a recusar presentes. Se Karnal pagou o vinho que moro (com minúscula mesmo) bebeu, moro incorreu em ato de improbidade administrativa. =P

Visitante

Dizem que existem 4 coisas que não se recuperam:
A pedra, depois de atirada;
A palavra, depois de proferida;
A ocasião, depois de perdida;
O tempo, depois de passado.

wpDiscuz