Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho” - O Cafezinho

O Cafezinho

domingo

12

março 2017

655

COMENTÁRIOS

Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho”

Escrito por , Postado em Tadeu Porto



Por Tadeu Porto*, colunista do Cafezinho

Posso tecer diversas críticas ao historiador Leandro Karnal, personagem da polêmica efêmera da segunda semana de Março, mas não posso deixar de reconhecer uma grande qualidade nele: a maneira de se expressar (tanto na fala, quanto na escrita).

Quem domina a linguagem tão bem como Leandro, obviamente, sabe muito bem as consequências de um conjunto de palavras bem agrupadas e posicionadas, afinal, uma vírgula pode mudar o entendimento dos leitores e leitoras de maneira a arruinar ou salvar todo um argumento.

Por exemplo, li agorinha a resposta que Karnal deu a famigerada foto como Moro e falo com tranquilidade que o professor ergueu um muro de concreto entre ele e o magistrado.

Sobre a resposta em si, já adianto que o historiador recuperou meu respeito (a minha curtida ainda não, pois vou fazer um charminho). Ele poderia ter exaltado Moro – tem a mídia tradicional para o acobertar caso escolhesse tamanha bobagem – mas não o fez e ainda reconheceu o erro admitindo, inclusive, a pitada de vaidade que o fez pagar pra ver a reação dos seus seguidores ao estar com alguém que, teoricamente, brilha mais que ele (isso é raro e, portanto, louvável).

Ademais, o melhor do conjunto da obra é que Karnal esculhambou Moro, e isso qualquer entendedor mediano – daqueles que letra é só letra do alfabeto romano – consegue enxergar.

Primeiro, pois o palestrante gastou um parágrafo inteiro para explicar que o “inteligente” da foto deletada era direcionado ao juiz Furlan, o que nos faz abstrair que Moro só apareceu no elogio por pura educação.

Em segundo lugar, pois se referiu a Moro como “personagem da história” se abstendo de qualquer juízo de valor sobre o magistrado (nem mesmo de combatente da corrupção). Karnal não quis mais se arriscar, assim  fica nítido que esse silêncio é a cara do consenso sobre o papel que o juiz do Paraná tem no neofascismo brasileiro.

Por último, e sim mais importante, bom mesmo foi o quase post script que Karnal lançou em seu post, praticamente deixando para o papel de fechar com chave de ouro uma frase que resume bem o que o palestrante quis deixar claro: “eu paguei o vinho”.

[Aqui eu chamo a atenção para algo que eu poderia ter escrito nos primeiros parágrafos, mas esqueci e estou mandando aqui mesmo por preguiça de rearranjar o meu texto. A explicação foi postada no fim da tarde, ou seja, Karnal teve muito tempo para pensar com carinho o tom da resposta que ia dar e os diabos que iria escolher para habitar nos detalhes textuais.]

Leandro não escreveu: “dividimos o vinho” ou “paguei o meu vinho”, ou mesmo deixou pra lá esse detalhe e encerrou o texto sem o “por fim”. Karnal quis deixar claro para os amigos e interessados (que aqui completo com amigas e interessadas, acho legal tentar abranger todos os gêneros na escrita) que ele “pagou o vinho”.

E o quê isso quer dizer?

Bom, na cultura ocidental, pão e vinho são símbolos majoritários de partilha. Portanto, Karnal simplesmente desenhou uma linha entre ele e Moro para não deixar dúvidas do seu distanciamento desse conservadorismo ultrapassado.

Eu até aceitaria o argumento de que Leandro quis simplesmente dizer que “pagou o vinho” porque é responsável pelas suas escolhas e que os pobres do Sérgio e Furlan não tem nada a ver com isso. Mas penso, honestamente, que isso não vem ao caso pois o professor gaúcho hora nenhuma em seu texto fez alguma defesa de Moro. Pelo contrário, o silêncio de Leandro sobre qualquer característica positiva do juiz significa, claramente, que esse o abandonou em praça pública, sem escudo algum, para que este continuasse a ser apedrejado pelos seguidores de sua página.

Confesso que minha decepção ainda continua, contudo ela ganhou certa armadura de alívio. Como esse texto de desculpas, para mim, Karnal se levantou, escolheu se equilibrar novamente na corda bamba da isenção, mas sinalizou que se cair novamente, dessa vez vai escapar do aconchego fascista que está esperando seu tombo.

Espero não estar errado, mas se eu estiver, sem problemas… Vou procurar amigos e amigas para dividir alguns vinhos comigo, assim afogo minhas mágoas e fica tudo de boa.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Facebook! ;)

Loading...
Tadeu Porto
Pra seguir:

Tadeu Porto

Editor Sênior do Cafezinho e integrante do conselho editorial dos sites Brasil Debate e Diálogo Petroleiro. É, também, mineiro de sonhos eternos, petroleiro de alma barulhenta e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.
Tadeu Porto
Pra seguir:

domingo

12

março 2017

655

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

655 Comentários em "Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho”"

Avise-me quando
avatar
Visitante

É como explicar baton no colarinho. É preciso uma enorme boa vontade da outra parte para acreditar. E eu não a tenho. Pagou o vinho e o pato. Sinto muito Karnal.

Visitante

Karnal, mais uma mentira, sustentada apenas por discursos efusivos, mas que bebe um vinho e mostra o que realmente é.

Visitante

O autor vem aqui defender o Sr. Karnal com esse papo de que “pagou o vinho” e tá tudo certo?
Leandro karnal nessa foto mostrou quem é, assim como Sérgio Moro o fez quando deixou-se fotografar aos risos com Aécio Neves.

Visitante

Sobretudo, até que ponto chegou a vaidade do professor Karnal. Márcia Rocha

Andre
Visitante

Pelo visto, lidamos com dois homens cordiais: Karnal e Tadeu Porto. Aliás, três. Ia-me esquecendo do Chico Alencar.

Visitante

“A confiança uma vez perdida é como um café requentado…jamais será a mesma”!

Visitante

Cadê a NF kkkk

Visitante

E tem mais: além da foto ele tb excluiu qq comentário negativo à sua persona. É um cínico!

Visitante

Karnal faz jogo de Moro e quer se manter na mídia golpista … Vamos esquecer Karnal …

Visitante

Que papo de aruá! Sempre achei esse senhor um chato de galocha. Agora, além de chato, um mentiroso sem ética! Tô fora. Aliás, continuo fora!

Visitante

Bruna Marques que te falei mais cedo

Visitante

Poderia ser uma treta com a principal figura que hoje representa os descalabros do judiciário. Tipificando aos dois lados um cenário de condenação por simples presunção. Porém, pensar em futuros projetos com o diabo, é no mínimo avalizar o passado do cabrunco.

Anônimo
Visitante

Sepultou MORO??? Qual cha vcs andam bebendo? Quem ta crucificando quem? Esse bando de abestado que fala mal do Juiz não conta, é tudo petista. Aguardem que logo logo esse ladrão chamado Lula vai ser preso. E vem aí mas um discurso de Golpe, rs

samanta
Visitante

A foto ia vazar mesmo… ainda bem que
Ele mesmo vazou por si próprio!!!

Visitante

Respeito a posição do articulista, mas ainda estou escaldado…

Visitante

Já, já, vai virar herói! É só detonar o justiceiro!

Visitante

Kkkkkk

Visitante

Fez merda, agora já ta jogada no ventilador…..

Visitante

Acho que KARNAL perdeu para o EGO

Visitante

HAHAHAHA…. Santa Inocência, Batman !!!….

Visitante

Não interessa muito o valor das coisas ou do ato o que interessa é o ato em si. Já não me agrada tanto ouvir suas palestras.

Visitante

Será preciso mais que pagar o vinho pra eu voltar a admirar esse traira.

Visitante

Confiança é igual a cristal, uma vez quebrada…

Visitante

A intelectualudade dele trazendo o tom na pretensão de colocar o ponto final na discussão. Dele é o esperado….do Moro seria o estranho.

Visitante

Para que excluir a foto? Amigos dispensam explicação e aos críticos demonstra fraqueza…

Visitante

É Karnal… Agora é tarde..
Me remete à expressão que era utilizada na Roma antiga, qdo se referia aos espetáculos truculentos que eram propostos pelos imperadores para distrair o povo.. E assim poderiam confabular e agir à sua conveniência.. O vinho por conta de um, o circo por conta de outro…
#PanenEtCircences

Visitante

5ª Coluna.

Visitante

Nos meus anos de sindicalismo aprendi que tudo que precisa ser explicado, tudo que precisa ser interpretado por terceiros, tudo que está escrito mas não está claro não é bom serve para o bem e para o mal.

Fauzi Achoa
Visitante

Olho para os blogs, e me surpreende a surpresa que a’esquerda’ tem ao ver este jantar. Vamos deixar claro: a maior parte,quase totalidade da inteligência brasileira está no campo do conservadorismo do sistema e do regime. Vamos parar de babar diante do brilhantismo conservador. Gilberto Freire, Sérgio de Holanda, Rui Barbosa etc foram brilhantes conservadores e babões do colonialismo cultural. Penso que na filosofia ou historia da USP 2/3 dos professores iriam a esse jantar com muito prazer.

Visitante

Pai, afasta de mim esse cálice…

Visitante

A malandragem mal dissimulada de Karnal representou bem o mundo do IFCH: fraudes para concurso de mestres e doutores, fraudes para bolsas, fraudes em seleção de docentes, etc (a USP não é muito diferente, ou você considera Janaína Pascoal uma intelectual?). Sabe por que Karnal sorri? PORQUE É VOCÊ, cidadão, QUEM PAGA COM os SEUS IMPOSTOS as bacanais históricas do professor. Enquanto isso, faltam verbas para hospitais e escolas públicas.

Visitante

Ana Carolina Moita

Visitante

Bela tentativa.

Carrapa-VK
Visitante

Karnal elogia moro…Chico beija a pata doAécio…. Não sabe beber? Beba mijo

Visitante

Ai miga. Mais um pra gnt ler. Sabia q viria resposta Hahahahah agora já era.. Mariana Marins

Visitante

Isso mostra quem ele eh. Falando super bem do moro e agr falando isso. Achando q as pessoas sao idiotas. Aff

Vitor
Visitante

O que importa mesmo é o sr. Karnel, o que ele é por si próprio, uma pessoa que demonstra uma certa firmeza contra as nefastas ações que ventilam nosso ar de brasileiros então só resta que caminhemos juntos nessa luta.
Vamos Karnal vamos lutar contra esse estado de extrema direita e aproveitar um pouco de sombra, se pudermos um dia é claro.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

No facebook do Karnal ele recebeu várias críticas. Para ser sincero, 90% críticas e 10% elogios. Mas uma chamou minha atencão:

“O professor ainda não entendeu, não há uma vontade nacional de crucificar. A crucificação está ocorrendo e o professor jantou com o crucificador”.

Nem tudo está perdido, ainda temos gente lúcida no país. Somos imunes à midiotização.

Anônimo
Visitante
Li um comentário interessante:”estão dando muita importância para esse karnal”. Não sou seguidora do citado professor, apenas compartilhei algumas postagens do mesmo e o assisti no programa café filosófico na TV cultura antes do golpe, mesmo a cultura antes do golpe tinha outro conteúdo e logo p discurso dos seus convidados/contratados tinha outro tom. Foi através do titi nas redes gerados pelo episódio do jantar, que soube que o referido professor esteve até no programa da Fátima Bernardes. Aí o cara já virou celebridade e já é um produto midiático e já adotou uma posição postando fotos de “jantar entre… Read more »
Visitante

Karnal tem um grande puxa saco rs

Visitante

Kkkkkkarnal

Visitante

…não dá liga, essa resposta da “karnalidade”, pois furlan( em minúscula mesmo) é revisor das textos de moro (igualamente minúsculo), logo enlameado. Aproximar-se da DESGRAÇA é ficar desgraçado.

Visitante

Pisou em merda. Literalmente.

Vera Maria Mainieri
Visitante

Meu amigo cronista, ilações à parte, a conclusão é obvia: nem Judas foi tanto.
Depois do feito, o refeito remete ao velho dito: “pior a emenda que o soneto”, pois não? De catacteres pusilânimes Brasília está repleta. Assim como nós, os frequentadores daquela que – espero! – tenha sido nossa última ceia com esta criatura.

Visitante

O texto é irônico, não?!?!?

Visitante

No próximo jantar não linear: Aécim

Visitante

achei o artigo mal ajambrado, justificando o injustificável, e de forma superficial, como se bastassem umas palavrinhas mágicas para desfazer um valor.. eu pensava uma coisa, mas vi uma foto, agora penso outra.. mas espere, escreveram uma palavra, então agora eu mudo de novo.. fala sério.. o que o karnal fez foi revelar seus valores, nenhuma frasezinha bem colocada no face muda isso..

Visitante

Foi a maior forçação de barra que já li aqui…

Visitante

Nunca me enganou. Sempre esteve a serviço da direita !

Visitante

Já era karnal… Seu barco afundou.

Visitante

Sempre duvidei de tantas acusações de cumplicidade entre ambos… Não é preciso ser genio para perceber a postura do Professor Karnal. Não o ‘endeuso’ como muitos por aí, mas , admiro suas reflexões e creio que é mesmo assim, que ele se comporte de modo geral. #AindaBemKarnal

Visitante

Valeu! Tomara Moro se dê conta do “grande apreço” que lhe é dedicado pela população. Vade retro.

José Ruiz
Visitante

achei o artigo mal ajambrado, justificando o injustificável, e de forma superficial, como se bastassem uma palavrinhas mágicas para desfazer um valor.. eu pensava uma coisa, mas vi uma foto, agora penso outra.. mas espere, escreveram uma palavra, então agora eu mudo de novo.. fala sério.. o que o karnal fez foi revelar seus valores, nenhuma frasezinha bem colocada no face muda isso..

andre2110
Visitante

quanta bobagem petroleiro…
tentando justificar o injustificável nossos pseudo intelectuais falam ainda mais bobagens!

é cada vez mais evidente a incapacidade de nossos “filósofos” de entender o mundo real;
Lula, aquele retirante, ferrado e pobre, entende mais de filosofia do que todos os nossos filósofos juntos.

Visitante

Não adianta nada pagar o vinho e bloqueando seguidores, falso moralista

celso amorin
Visitante

SEPULTA MORO ?? OQ EU ISSO QUER DIZER ??
KKKK
ESSES ESQUERDISTAS É SEUS ALUCINOGENOS .. KKK

HOJE 13/03 O MITO MORO LHE MOSTRARA QUEM É QUE ESTA MORTO..
MEU “AMIGO”.. KKKK

DROGADOS DROGADOS DROGADOS…

Visitante

OHHH

Leonidia Hermes dos Santos
Visitante

Muito bom,adorei o ttexto,de qualquer forma,ele deixou claro, que digam o que quiserem,ele não foi comprado.Enfim,veremos…espero não estar enganada.

Visitante

cuzao , deve ta desesperado , achou o que Genio da Lampada?? ninguem ia reparar

Visitante

afff… pelamor…

Visitante

Não vem, Cafezinho. Não há defesa para o que ele fez.

Visitante

Ter uma coluna em um jornal entreguista e que pede o fim dos direitos dos trabalhadores, a janta com Moro foi quase que uma obrigação…

Nonato Luz
Visitante

Argumentação inútil.

Tentar consertar com metáforas é chover no molhado.

Apagar a foto e os comentários de pessoas indignadas é esconder uma verdade inconveniente.

Visitante

A frase futuros negócios ficará na cultura oral mesmo que o historiador apague os registros.

Visitante

Se beber não poste e nem faça planos….pois a ressaca moral vem a galope
Kkkkkkk

Visitante

Não justifica! Eu por exemplo não queria aparecer numa foto com esse juiz venal nem por acidente….

Marco Paulo Valeriano de Brito
Visitante
Marco Paulo Valeriano de Brito
Eu paguei o vinho. Pagaram o vinho. Dividimos o vinho. Dividiram o vinho… O que isso muda? Texto fajuto Tadeu Porto. Tão fajuto que nem perderei meu tempo em analisá-lo e comentá-lo. Fajuta também a imagem póstuma do Leandro Karnal, que se levantou algum muro foi para fechar seu túmulo diante da morte de sua pretensa credibilidade. O Moro tem a turma dele consolidada, e não perdeu nada. Na verdade essa direita está armando arapucas para vaidosos, e como tem vaidoso nas esquerdas. Noblat fez o mesmo com o Chico Alencar. Uma a duas taças de vinho tinto todos os… Read more »
Gilmar Miranda
Visitante

Mto interessante seu comentário. “O encontro entre Moro e Leandro foi carnal”, ótima presença de espírito. Nada mais oportuno para expressar esse encontro de vaidades. Mas a vaidade do Leandro me parece menos carnal. Embora eu não seja fã dele, apoio boa parte de suas assertivas.
No mais, não podemos perder de vista: todo mundo nunca acerta tudo em seus atos. Há sempre a possibilidade de errar, mesmo tentando acertar. Todos nós temos fragilidades. Não somos infalíveis.

Visitante

Achei ótimo o Moro ser renegado por um babaca da sua da própria classe ideológica e pior ainda comendo e bebendo literalmente na sua casa ….Acho que a lição nao poderia ser melhor…nem se encomendasse kkkkkkkk..!!!!!

Visitante

Gabriella Talamo Fontaneta

Visitante

Mariana Nascimento

Visitante

Falso, dissimulado. Pra mim e muitos outros acabou, não tem conserto, só está piorando a situação.

MARCO MARTINS
Visitante

DITO HÁ DOIS MIL ANOS: “DIGA COM QUEM ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM ÉS”
VAMOS APAGAR ESSE JUDAS DAS NOSSAS PÁGINAS!
ELE DEMONSTRA QUE É FALSO OU FOI CORROMPIDO PELO PODER MIDIÁTICO!
A REFORMA DO ENSINO DOS GOLPISTAS COLOCOU NO RUMO DA EXTINÇÃO A DISCIPLINA DE HISTORIA E ASSIM, ELE JÁ ESTÁ BUSCANDO UMA CARREIRA PROFISSIONAL, JÁ COMO COLUNISTA DA BANDNEWS DESDE SET/16 E COM CERTEZA ALMEJANDO IR INTEGRAR O QUADRO DOS DEMÔNIOS DA GLOBO!
FORA OPORTUNISTA!

Visitante

Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1

Visitante

A pergunta que nos fazemos é: Seria essa a resposta do Sr. Karnal, ao lamentável fato ocorrido, se a repercussão fosse favorável a êle? Estão pensando que somos mais ingênuos do que na realidade somos!

Visitante

O Estrago já foi feito. Não adianta se justificar. A MÁSCARA CAIU.

Visitante

ele sabe que nas palestras vai ter um coro o chamando de fascistas…kkk amarelou….

Visitante

Texto tão ruim quanto o encontro em sí.
Subestima a inteligência das pessoas e quer fazer parecer que o fato do Karnal ter apagado a foto foi mais do que “puts, me dei mal, deixa eu ver se dá tempo de apagar para não piorar”, o que eu garanto que não foi.

Visitante

Não caí na lábia dele. Logo percebi a falsidade.

Cindy Silva
Visitante

O que devemos perguntar, no momento, é: Se a repersussão, do lamentável fato, fosse favorável a resposta seria essa? Nomos tão ingênuos assim!

jean
Visitante

Não perdi tempo lendo seu comentário, amigo. Karnal, para mim não representa mais nada, como se isso fizesse alguma diferença para ele…

Spinola
Visitante

Sentou com o facista e ainda pagou o vinho. Vá se f…

Edineuza Nobre de Sousa
Visitante
Dizia meu avô, um homem sábio, que quando um cristal de quebra nunca mais será o mesmo, ainda que suas emendas sejam imperceptíveis a olho nu. Pois bem, assim será meu olhar sobre o prof. Leandro Karnal,nunca mais será o mesmo, não tem como, uma relação de confiança foi quebrada. O encontro não era preciso, a foto não era necessária, o comentário no rodapé da foto era desnecessário, as muitas respostas (a meu ver indecentes/cínicas) aos seus seguidores (inclusive a mim) falam por si só. Fiquei triste, mais é assim, em tempos de de Golpe, as decepções vem de onde… Read more »
Cris
Visitante

Me pareceu muito a vontade com “os amigos”. Já deixei de ter amizade com muitas pessoas que gostava por ser fascistas, agora vc degustar um vinho com o cara que está acabando com o Brasil, com os direitos dos trabalhadores, a nossa economia, mais de vinte e quatro milhões de brasileiros desempregado, tirar presidente honesta e perseguir o Lula por vaidade, arrogância???? Se vc é amigo de um cara desses, ganhou mais um inimigo.
,

Cris
Visitante

Me pareceu muito a vontade com “os amigos”. Já deixei de ter amizade com muitas pessoas que gostava por ser fascistas, agora vc degustar um vinho com o cara que está acabando com o Brasil, com os direitos dos trabalhadores, a nossa economia, mais de vinte e quatro milhões de brasileiros desempregado, tirar presidente honesta e perseguir o Lula por vaidade, arrogância???? Se vc é amigo de um cara desses, ganhou mais um inimigo.
,

Visitante

Vendeu a alma ao diabo

Visitante

Tchau, ” karnal ” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Visitante

Este é um típico exemplo de emenda ficar pior do que o soneto. Puxa-sacos, traidores e vendilhões nos templos se apresentam com as caras mais lavadas possíveis. Faz o seguinte: apaga isso também.

Visitante

Foi ter com a CIA, Karnal?!

Visitante

É sério??? Além de não ter a mínima noção de quem era seu público, apagou o post como Moro ( gesto covarde) não sem antes bloquear e excluir os crítico. Num guenta 1 dia de desaprovação. Depois deu uma desculpa xula, sem pé nem cabeça … acho que o neocoxinha surtou.

Visitante

Querem a redenção do Karnal, mas quem viu o post apagado sabe bem do que se trata. Eu não caio nessa mais.

Visitante

Admiro que você o perdoa… Mas, para mim, Karnal não me decepciona, porque nunca esperei nada dele mesmo… Nunca confundi bom português e capacidade em se expressar de Leandro, com qualidade e conteúdo de suas palestras que são medíocres.

Visitante

Me admiro muitíssimo! Leandro Karnal não é dessas pessoas que andam por aí justificando suas atitudes!!

Visitante

Releituras de um porre avinagrado

A expressão “pagar o vinho” tem uma interpretação mais profunda que não se limita a se referir a quem comprou e pagou pela bebida. A conotação é outra. Segue a mesma linha de “pagar o pato”, “pagar o mico”. Karnal escolheu bem as palavras finais de seu texto de arrependimento e pedido de desculpas ao seu público particular.

Visitante

Falsa polemica.

Visitante

Me diverti(ou melhor diverti-me) com a forma que o autor tenta defender karnal.

Visitante

Me engana que eu gosto.

Visitante

#cafèrekentado
#cafèpelego

Visitante

Me digas com quem andas, que direis quen eis

Visitante

Não viajem… Karnal é banal e comercial;

Visitante

Fez o que queria ,o que lhe seria favorável ,o que lhe renderia ,sabe-se lá o que é agora diante da reação negativa tenta se desculpar ,não conseguirá.

Visitante

Nao tem jeito, pratica diferente da teoria, vira desrespeito.

Visitante

Vinho brasileiro ruim, diga-se por sinal.

Visitante

Não entendo a tentativa de dourar a pilula ,Karnal já demonstrava esse lado em suas palestras,por diversas vezes ele faz brincadeira com a esquerda para agradar quem paga para ouvi-lo. Assim como o compositor Richard Wagner que teve sua obra ligada ao anti semitismo,Karnal preferiu permanecer ao lado do statuo quo golpista,próximo encontro para um cafezinho será com Bolsonaro .

Visitante

Mariana Vilanova da uma síntese pra gente aí

Visitante

Q BOXSTA

Visitante

Que argumentinho furado.

Visitante

Nossa , que pobreza de artigo!

Visitante

Semana que vem ele janta com o Bolsonaro…

Visitante

Filosofia sem vaidade, por favor

Vivas
Visitante

nao é filosofo, é historiador

Nazário Bento
Visitante
Até gosto do Tadeu, gosto da maioria do que ele escreve, mas com este texto ele, como o carnal, pisou na bola, Não do tamanho da monumental pisada do carnal, mas se deixar engabelar pelas desculpas do careca depõe contra e inteligência do Petroleiro. Olha só, já no começo do texto ele louva a capacidade do carnal com as palavras escritas e faladas e logo depois diz que ele, carnal, teve tempo para meditar em todas as consequências da merda que fez e escolher as palavras e textos certos para se justificar. Pôrra, Petroleiro! O quê esperava de um hábil… Read more »
Victor
Visitante

Achei o seu comentário excelente, Nazário.

Visitante

Grande coisa! Humm!! A mim não convence!

Visitante

Eu paguei o vinho.
Eu paguei a conta.
Eu paguei a passagem
Eu paguei o pato
Eu paguei o salário do Moro
Eu paguei o salário do outro tbm
Eu pago se quiser assistir o Karnak
Eu não tenho voz, ninguém me escuta.

Visitante

Que texto estranho este do Cafezinho…meio q uma tentativa de nos induzir a uma aprovação( ou perdão) da ação do Karnal…será q o Cafezinho e Karnal conversaram pessoalmente para tratar desta reconciliação, ou desta saída para a crise? É óbvio, que para um filósofo que sustenta suas convicções pelos likes ou afagos popular, Karnal quis apenas reverter a opinião pública do seu encontro desastroso com Moro. Por favor O Cafezinho, não subestime a nossa inteligência. Deixei de curtir o filósofo e não voltarei atrás, nem q ele diga agora q pagou a sobremesa também.

Visitante

Não me interesso mais pelo Karnal

Visitante

NADA DISSO O KARNAL NÃO É DÉBIL MENTAL …É MUITO sabidozinho…

Visitante

Ainda nesse assunto?
Deixa esse careca pra trás. Uma pessoa com menos inteligência saberia que fazer qualquer coisas com esses juizecos teria consequências indesejáveis

Visitante

Que texto fraco é esse, o cafezinho ? O autor não tem o mínimo pudor em se aprentar como um grande fã, ou seguidor pra ser mais atual, do Karnal. Só esperava um um aceno ou afago do mestre pra perdoá-lo prontamente. Lamentável !!!

Anônimo
Visitante

Você está enganado, companheiro.

Visitante

“In vino veritas”

Visitante

O post que tinha no meu Facebook sacaneando os ptralhas usando a foto do moro com karnal foi apagado de forma sumária.

Visitante

Pura manipulação desse Tadeu e do Karnal

Visitante

Fui bloqueada mesmo sem agredi-lo. Dizer que bloqueou quem o odiava não é verdade. A baidade o sucumbiu. Sinto muito mas decepcionou… principalmente, nesse contexto delicado do nosso país.

Visitante

Será ?

Visitante

Pisou na bola feio.

Visitante

Karnal e a sua carnalidade facista.

Visitante

Kkkkkk e uma vergonga p esse verme

Visitante

Tô pensando em descurtir o cafezinho…

Regina.
Visitante

Seu argumento não me convenceu. Estou decepcionada com o filosofo. Assim como a maioria dps brasileiros.

Visitante

Gente todo jornalista deve circular em todas as rodas. Poxa q as vzs vocês não pensam mesmo. Vamos deixar a paixão um pouco de lado e usar o raciocínio. Jantar e conversar com esse tal Juiz não quer dizer q ele deixou de defender ou mudou sua opinião sobre os coxinhas não puts

andre2110
Visitante

fui censurado pelo cafezinho ao criticar nossos jornalista!!!

andre2110
Visitante
quando tinha 9 anos vendia jornal; o dono do jornal, amigo de meu pai, me explicou como funciona o jornalismo; NOJO, é o que senti depois das explicações dele. Tudo manipulado, tudo combinado, reportagens pagas, denúncias vazias, denúncias com objetivo de fazer com que o empresário volte a “investir em propaganda”, quando na verdade muitos são chantagiados. Profissão bem complicada esta, principalmente quando vemos nossos “principais jornalistas”, de praticamente todos os jornais deixando claro que não cheiram bem. A “opinião” muda de uma semana para outro, ao vento do interesse dos patrões, dos grandes empresários e eventualmente, até da opinião… Read more »
andre2110
Visitante
quando tinha 9 anos vendia jornal; o dono do jornal, amigo de meu pai, me explicou como funciona o jornalismo; NOJO, é o que senti depois das explicações dele. Tudo manipulado, tudo combinado, reportagens pagas, denúncias vazias, denúncias com objetivo de fazer com que o empresário volte a “investir em propaganda”, quando na verdade muitos são chantagiados. Profissão bem complicada esta, principalmente quando vemos nossos “principais jornalistas”, de praticamente todos os jornais deixando claro que não cheiram bem. A “opinião” muda de uma semana para outro, ao vento do interesse dos patrões, dos grandes empresários e eventualmente, até da opinião… Read more »
Visitante

Quem se mistura aos porcos …..

Visitante

Discordo plenamente , e ainda acho pior que ele tenha, para se defender (eloquentemente seja dito) jogado debaixo do ônibus , quem até fazia muito pouco era o seu amigo inteligente. Desculpas esfarrapadas, ditas elegantemente.

Visitante

“Paguei o vinho e apaguei o post…”

Waldomiro Pereira da Silva
Visitante

No momento atual porque passa o Brasil, é inconcebível e imperdoável um encontro com fascista.

Visitante

Agora, Inês é morta…

Visitante

Não me convenceu.

Visitante

Kkkk… Quero ver a fatura do cartão!!! Kkkkk…

Visitante

Mas deixou. Os Fascistas, futuro alunos, estão lá defendendo Moro com unhas e dentes.

Visitante

Ninguém se nós vamos conseguir curtir, pois até eu que fiz uma crítica super educada fui bloqueada de curtir e comentar.

Visitante

Balelas!!!… Joga no outro time!!!…

Wilson de Souza, Advogado
Visitante

Será que ele foi sincero quando disse que jantaria com Lula, Dilma eu acho que não ele só quis fazer média para encobrir a besteira que fêz, outra esse negócio de muro pende para os tucanos eu acho. abraços Wilson de Souza.

Visitante

A Verdade nos liberta

Visitante

Gente, vocês estão com ciumes DO KARNAL!!!ELE É AMIGO DE MORO PQ OS FAZEM PARTE DO LADO BOM DA RAÇA HUMANA.MORO É ÚMIDO PESSOA MUITO ACIMA DA POBRE CABEÇA DE VOCÊS! Que coisa ridícula

.

Visitante

Tarde demais.

Telmo
Visitante

Este texto cheira mal. O resumo dele alguém escreveu acima: “Será que karnal pagou também o cafezinho?” Vou ler com mais atenção os próximos textos do autor. Ou não.

Rose
Visitante

Exatamente!

Vera Mendes
Visitante

Bingo!

Visitante

Lula 2018 e que esse carnal e moro vao a Bahia relaxar um pouco e aproveitar a vida. Sao muito carrancudos os dois.

Visitante

Inacreditável que vocês tenham sequer publicado esse texto, Cafezinho. O próprio tom da escrita dá uma sensação de inconsistência – talvez seja até bem intencionado.., mas muito sem noção. No mínimo, extremamente ingênuo. Posicionamento esquisito – ou de muita negação por apego a imagem do Krl, ou… critérios realmente questionáveis.

Lan
Visitante

Bem colocado. Não me convencem os argumentos desse texto.

Visitante

Água transformada em vinho.

Visitante

Assim como não existe “meia grávida” esse senhor adesista perdeu toda credibilidade para mim.

Visitante

Que diferença faz quem pagou o vinho…Sabe – se que na República de Curitiba dinheiro é só um detalhe, isso todo mundo tem e muito, agora pra nós os mortais temos que esperar o natal pra degustar um tiquinho desse vinho, mas sempre em boa companhia e sem vergonha de ser fotografado com quer que seja. Portanto Karnal o problema não é o vinho é a ressaca moral que ele lhe trouxe.

Visitante
Visitante

Socorro alguem me ajudA???? To tentando falar com meus amigos p comecarem a ler midia alternativa e independente e eles tao lendo cafezinho revista forum e carta capital ainda…..O que eu faço????

Visitante

“Pagou o vinho” ! Só faz lembrar que tudo de errado que está acontecendo neste pais é porque alguém pagou algo com algum propósito nada honesto! Ai é que mora o perigo! Quem convida paga a despesa!

Visitante

Eu em particular peço desculpas pelos vídeos que compartilhei de Leandro Karnal.

Anônimo
Visitante
Primeiro parabéns, você é melhor que Karnal, inteligente e criativo, segundo acho que você gosta de Leandro por muita admiração, é tomado de uma paixão e se decepciona, a carne não é tão boa quanto a ideia, constrói um emaranhado e inteligente cenário e pega o vinho como uma saída mirabolante do ídolo, o que me parece uma saída do herói desejado para seu enfraquecer frente às paixões. A pergunta é: realmente o seu mito teve essa intencionalidade oi sua narrativa tem a intencionalidade de salvar seu mito e voce do constrangimento breve da reflexão? Ambos são interessantes, você é… Read more »
Visitante

Agora não adianta se retratar depois daquele post infeliz. A máscara da vaidade caiu.

Visitante

Tarde demais jovem…

Visitante

Meia duzia de eufemismos agora não emendam mais o soneto. Já era…..bostou agora se lambuze!

Visitante

Karnal ramelou feio, ja era, aceitem.

Visitante

Péssimo karnal, amiguinho de moro, sem mais,… vinho pago por ele ou não… aliás, pagou o vinho pra bajular um pouco mais o fascista.

Walter Pastori da Fonseca
Visitante

Karnal se tornar um homem publico tem suas implicaçoes, aceito suas desculpas mas minha admiração por voce nunca mas sera igual, alem do que tem tantas personalidades no pais que com certesa seria muito mas interessante jantar e tomar um bom vinho.

Visitante

Agora é tarde porque a sua máscara caiu para sempre, a grana que virá dos seus projetos com o ” parceiro” falará mais alto do que seus discursos recheados de frases célebres dos grandes pensadores pra impressionar a platéia.

Visitante

Não se apaga uma verdade.

Visitante

Papo furado de remendo rasgado, Karnal é o que é , um deslumbrado vaidoso, oportunista, em cima do muro mais pra Moro que pra Lula, uma fraude da esquerda.

Visitante

LOL.Egos se degladiando…Não existe esquerda,nem direita,nem centro.O que há de real,é uma luta para deter e reter o poder.Cada um agindo de acordo com suas conveniências.O gado de manobra será sempre perdedor…Acordem!!! Quem são os DONOS DO MUNDO? Não se convenceram ainda que a ignorância é o fator principal para nos manter nessa MALDITA MATRIX???

Visitante

O fascismo nos dividindo mais uma vez. Jogando uns contra os outros para melhor dominar. Penso que nunca saberemos as circunstâncias em que se deu o famigerado encontro.

Visitante

Colocar Moro(que não responde por nenhum crime), no mesmo balaio que políticos corruptos,foi uma ideia muito infeliz.Bola fora sr.Karnal.

Ricardo Guerra
Membro

Não responde a crime por causa do corporativismo e do momento de exceção pelo qual passa o país: vazamento ilegal e grampo ilegal, perseguição política, desrespeito à garantias individuais, etc…

Visitante

esse artigo nada tem a ver o c* com as calças….

Visitante

Sempre pode piorar…Que lixo!

Visitante

Não confio

Visitante
Assim como a direita está claro e evidente que a esquerda precisa de um psiquiatra ! Foram lá na página do cara e o ofenderam de todos os modos possíveis e aí depois de bloqueados chamam o cara de fascista por não respeitar o contraditório . Minha gente foram vcs que não respeitaram o contraditório desde o início quando o ataque gratuito começou pq se sentiram ofendidos de ver ele com o moro num jantar como se ele tivesse a obrigação de jantar somente com quem nós gostamos. A esquerda tá igual a direita louca e raivosa, poderiam usar essa… Read more »
Visitante

Sem redenção. Se sujou irremediavelmente.

Visitante

Pagou MIco!!!

Visitante

Se acha o todo poderoso esse cara…comunista barato!!

Visitante

Na cultura ocidental que represente o que quizer…na cultura Brasileira significa ” trocar de lado”

Visitante

Decepção

Visitante

Esse karnal me bloqueou porque comentei que era mais um coxinha saindo do armário, não aguentou a pressão, babaca.

Miguel brasiliano
Visitante

Ficou chato , confiança é igual a borracha a cada erro ela diminui e esse erro foi decepcionante , gastou toda borracha, portanto nao há mais confiança,infelizmente;sensação desagradavel em ver aquela foto,poderia ser qualquer outro , mas, Moro ? Sem mais….decepcionante!!!

Visitante

… que pena Karnal! Eu até acreditava em sua elegante falácia…!

Visitante

Em um vídeo, empatia, Karnal elogia a prisão de Curitiba.

Visitante

Indiferente ….

Visitante

Conversinha fiada bem intencionada, que não convence ninguém!

ELIANA SOUZA FURTADO
Visitante
Vaidade, vaidade, tudo é vaidade. Essa gente aí é da mesma má qualidade de sempre, uns pelos outros, no império da mediocridade que nos assola. Cultura é vivência social, não é erudição. Erudição é um apêndice da cultura, e um apêndice que nada vale se não se reverte em benefício social, em bem-estar social, inclusão social, luta por democracia e cidadania. Por isso desencantei-me desse senhor que se quer dono da verdade e acima das escolhas ideológico-partidárias, que se queria, pois agora escorregou e mostrou a face real que tem, bem diversa daquela que pontifica comportamentos e moralidade, o velho… Read more »
Visitante
Visitante

No vinho a verdade…independente de quem o pagou!

Visitante
Gostei dessa crítica… Paulo Moreira Leite Karnal reflete miséria cultural Apenas num país onde a vida intelectual transformou-se num cotidiano miserável é possível imaginar que imagens sorridentes do jantar de Leandro Karnal e Sérgio Moro tenham se transformado num ato de surpresa e decepção política. A miséria do pensamento é uma consequência inevitável do regime de pensamento único, ao qual a vida intelectual brasileira encontra-se submetido por razões que, acredito, nem é preciso explicar aqui. A carreira meteórica de Karnal como novo intelectual midiático de plantão explica-se pelo contexto em que ele apareceu, foi lavrado e deu frutos. A experiência… Read more »
Visitante

Depois do Karnal dizer no post que apagou ” Encerro com um jantar com DOIS BONS AMIGOS.”
Minha curtida não terá mais…
No texto de redenção chamo atenção para um moço que colocou muito bem…
“O Historiador que apagou a própria história ”

http://www.revistaforum.com.br/2017/03/11/karnal-e-criticado-e-perde-seguidores-ao-postar-foto-com-sergio-moro/

Visitante

Li um post ontem que achei maravilhoso :”Seguidores do Karnal pensam logo protestam” .
E sem querer fez uma enquete que provou que Moro é rejeitado por uma boa parte da população. Nada é por acaso. Desculpas aceita Karnal.

Visitante

Querendo ou não, não somos mais crianças, temos muita vida e história passada. Como negligenciar amigos de ontem?
Um encontro casual, banal, não há de destruir a imagem de Karnal e o que ele nos ensina com tudo que viveu e estudou.

Visitante

Senta que lá vem historia!! Nao e a toa que e historiador, demora contar anedotas. belo, nao importa as condições nem motivo, jantar e jantar, e ninguem chama adversario politico, ou ate mesmo conhecido para jantar ao menos que nao tenham interesses e projetos em comum certo? Agora basta de lenga lenga e entre para o clube de la, atento que VC tera concorrentes loucos e forte como VC, Janaina, Neto, tudo da mesma estirpe. Bjus,tchau e vá pela sombra mudiça.

Visitante

Leandro Karnal e Chico “Beija-Mão” Alencar desmascarados na mesma semana

Ás águas de março fechando o verão

Visitante

Melhor comentario amigo!Decepcionante!

Visitante

Igor Araujo

Celso Carvalho
Visitante
Caro Tadeu, Discordo de você e fiz uma leitura muito diferente da sua. Para começar Karnal foi dissimulado e egocêntrico, a começar pela passagem do texto que diz “…e eu aprofunde temas sobre o jantar que eletrizou o país” . Nada mais egocêntrico e vaidoso de um personagem que é desconhecido para 99% da população brasileira e acha que “eletrizou o país”. Como perguntaria o personagem Alberto Roberto do Chico Anysio: ” Você é o famoso quem?” Por outro lado, na peroração sobre conhecer um personagem que faz história, Sérgio Moro, não portou-se como um observador, mas um tiete deslumbrado… Read more »
Visitante

Que texto vergonhoso.

Visitante
LULA É LIDER ABSOLUTO…!!! Em qualquer pesquisa. Sob qualquer circunstância. Em qualquer cenário. Ainda que seja “pego” por Moro. Condenação de 1a. Instância. Não teria efeito prático. Lula teria direito de recorrer. Condenação em 2a. instância..?? Não antes de 2024/2025… Todo o processo teria de ser revisto. Seriam muitos recursos. O TERCEIRO MANDATO DE LULA!!! Quem seria o culpado…!!???? Michel Temer, claro. Depois de um ano no poder. Temer se revela perdido. Desorientado e impotente. Já são 25.000.000 de desempregados. E crescendo…. A crise só piora. Temer propõe reformas absurdas. O fim das aposentadorias. O fim da CLT. E tudo… Read more »
Visitante

E as lentilhas?

Visitante

Eu compreendo o professor .. Essa atitude dele eu li na GIBIBLIA, Judas fez o mesmo por um punhado de moedas.. Depois q o tal Jésa se foi, Judas aos “amigos” deu as mesmas explicação que as do Karnal …. O Luxo da casa grande encantou-o a seus olhos..

Visitante

Não é só o vinho que subiu à cabeça do Karnal…

Visitante

Rachel Matos

Visitante

Nada mais que se diga ou se escreva vai ajudar na redenção deste “intelectual”. É o famoso ditado: diga com quem andas, que direi que és… Simples assim!

Visitante

É a desculpa mais infantil que li de alguém que se elege intelectual! Como explicar um encontro de negócios com o diabo sem que esteja a colaborar para o mal a milhões de pessoas? Continuo a entender esse encontro como tomada de partido, bem como interesse individual prevalecendo o interesse comum! O vinho nada tem a ver com isso! Ele deve ter utilizado uma das “Técnicas de Manipulação de Massa” – explicadas pelo filósofo Noam Chomsky – “Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade”.

Visitante

Verdade. receita básica de Golpe. Compra e venda de historiadores. A parte boa disso é que ficou claro como os golpistas agem. #Golpe

Visitante

Excelente argumento, parabéns,ABS.

Ronau Gomes
Visitante

Acertou na mosca . Esse não me engana, nunca me enganou. Vaidade pura, e um pouco de má fé.

Visitante

Discordo! Tentou se isentar pra tentar reconquistar!

Visitante

Um mero afago ao “mecenato”, ao senso comum que patrocinou o golpe. Sempre tive desconfiança da neutralidade de certas pessoas, que ao assumirem esse posicionamento sempre optam pelo lado mais forte, assim como a Suíça, sempre neutra e lavando dinheiro de criminosos. Disgusting!

wpDiscuz