Karnal se levanta e sepulta Moro: "eu paguei o vinho" | O Cafezinho

O Cafezinho

domingo

12

março 2017

655

COMENTÁRIOS

Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho”

Escrito por , Postado em Tadeu Porto



Por Tadeu Porto*, colunista do Cafezinho

Posso tecer diversas críticas ao historiador Leandro Karnal, personagem da polêmica efêmera da segunda semana de Março, mas não posso deixar de reconhecer uma grande qualidade nele: a maneira de se expressar (tanto na fala, quanto na escrita).

Quem domina a linguagem tão bem como Leandro, obviamente, sabe muito bem as consequências de um conjunto de palavras bem agrupadas e posicionadas, afinal, uma vírgula pode mudar o entendimento dos leitores e leitoras de maneira a arruinar ou salvar todo um argumento.

Por exemplo, li agorinha a resposta que Karnal deu a famigerada foto como Moro e falo com tranquilidade que o professor ergueu um muro de concreto entre ele e o magistrado.

Sobre a resposta em si, já adianto que o historiador recuperou meu respeito (a minha curtida ainda não, pois vou fazer um charminho). Ele poderia ter exaltado Moro – tem a mídia tradicional para o acobertar caso escolhesse tamanha bobagem – mas não o fez e ainda reconheceu o erro admitindo, inclusive, a pitada de vaidade que o fez pagar pra ver a reação dos seus seguidores ao estar com alguém que, teoricamente, brilha mais que ele (isso é raro e, portanto, louvável).

Ademais, o melhor do conjunto da obra é que Karnal esculhambou Moro, e isso qualquer entendedor mediano – daqueles que letra é só letra do alfabeto romano – consegue enxergar.

Primeiro, pois o palestrante gastou um parágrafo inteiro para explicar que o “inteligente” da foto deletada era direcionado ao juiz Furlan, o que nos faz abstrair que Moro só apareceu no elogio por pura educação.

Em segundo lugar, pois se referiu a Moro como “personagem da história” se abstendo de qualquer juízo de valor sobre o magistrado (nem mesmo de combatente da corrupção). Karnal não quis mais se arriscar, assim  fica nítido que esse silêncio é a cara do consenso sobre o papel que o juiz do Paraná tem no neofascismo brasileiro.

Por último, e sim mais importante, bom mesmo foi o quase post script que Karnal lançou em seu post, praticamente deixando para o papel de fechar com chave de ouro uma frase que resume bem o que o palestrante quis deixar claro: “eu paguei o vinho”.

[Aqui eu chamo a atenção para algo que eu poderia ter escrito nos primeiros parágrafos, mas esqueci e estou mandando aqui mesmo por preguiça de rearranjar o meu texto. A explicação foi postada no fim da tarde, ou seja, Karnal teve muito tempo para pensar com carinho o tom da resposta que ia dar e os diabos que iria escolher para habitar nos detalhes textuais.]

Leandro não escreveu: “dividimos o vinho” ou “paguei o meu vinho”, ou mesmo deixou pra lá esse detalhe e encerrou o texto sem o “por fim”. Karnal quis deixar claro para os amigos e interessados (que aqui completo com amigas e interessadas, acho legal tentar abranger todos os gêneros na escrita) que ele “pagou o vinho”.

E o quê isso quer dizer?

Bom, na cultura ocidental, pão e vinho são símbolos majoritários de partilha. Portanto, Karnal simplesmente desenhou uma linha entre ele e Moro para não deixar dúvidas do seu distanciamento desse conservadorismo ultrapassado.

Eu até aceitaria o argumento de que Leandro quis simplesmente dizer que “pagou o vinho” porque é responsável pelas suas escolhas e que os pobres do Sérgio e Furlan não tem nada a ver com isso. Mas penso, honestamente, que isso não vem ao caso pois o professor gaúcho hora nenhuma em seu texto fez alguma defesa de Moro. Pelo contrário, o silêncio de Leandro sobre qualquer característica positiva do juiz significa, claramente, que esse o abandonou em praça pública, sem escudo algum, para que este continuasse a ser apedrejado pelos seguidores de sua página.

Confesso que minha decepção ainda continua, contudo ela ganhou certa armadura de alívio. Como esse texto de desculpas, para mim, Karnal se levantou, escolheu se equilibrar novamente na corda bamba da isenção, mas sinalizou que se cair novamente, dessa vez vai escapar do aconchego fascista que está esperando seu tombo.

Espero não estar errado, mas se eu estiver, sem problemas… Vou procurar amigos e amigas para dividir alguns vinhos comigo, assim afogo minhas mágoas e fica tudo de boa.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Facebook! ;)

Loading...
Tadeu Porto
Pra seguir:

Tadeu Porto

Editor Sênior do Cafezinho e integrante do conselho editorial dos sites Brasil Debate e Diálogo Petroleiro. É, também, mineiro de sonhos eternos, petroleiro de alma barulhenta e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.
Tadeu Porto
Pra seguir:

domingo

12

março 2017

655

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

655 Comentários em "Karnal se levanta e sepulta Moro: “eu paguei o vinho”"

Avise-me quando
avatar
Visitante
Para mim, a ótica do Tadeu Porto em relação às explicações do Karnal foi objetiva, e serviu de farol para o caminho rumo ao esclarecimento. Também não gostei do Karnal ter se encontrado com o Moro (também sou um pouco passional nesse aspecto). Mas, venhamos e convenhamos, o Karnal tem uma cabeça boa a ponto de manter intacto seu ponto-de-vista sobre todas as coisas, bem como o discernimento das mesmas, diante de um personagem que NADA agrega à sociedade (mesmo do alto de sua posição junto ao Judiciário Federal). Não sei se essa foi uma atitude maquiavélica. Mas, foi um… Read more »
Visitante

CARALHO Renatto

Visitante

eu amo a esquerda

José Almeida
Visitante

O dano ja está feito, uma foto fala mais q 1milhao de palavras..

Visitante

Acho que nada do que for escrito após aquela foto apagará a sua simbologia: um conhecido, prestigiado e admirado historiador senta-se à mesa, divide “pão” e o vinho, com uma das piores figuras de nossa atualidade, o golpista mor do Paraná! Digam o que quiserem, foi decepcionante demais, não há texto que salve!!!

Visitante

O Cafezinho querendo salvar sua principal referência. #Karnal tem que para de querer aparecer e em vez de desmoralizar os convidados falar do que foi falado… #acordaBrasil

Visitante

Tem erro de digitacao.

Visitante

Otávio Soares Paparidis
Sobre

Robert Silva
Visitante
Está sendo chocante para alguns a grande revelação de Lenadro Karnal. Ao lado de Moro, jantando e saudando o amigo. Recapitulemos um pouco. Moro já foi chamado por Gonzaga Belluzo de um “idiot savant”, ou seja, aquele que se “especializa no seu ramo de atividade e não têm a menor noção do mundo onde vive.” Moro também é um grande oportunista, pois se valeu da Lava-Jato para colocar para fora seus monstros fascistas e reacionários de uma forma que “o leigo’ não percebe. Além disso, Sérgio Moro provou também não ser Juiz mas sim advogado de acusação, e isso muito… Read more »
Gobira
Visitante

Show. Ótima reflexão.

Visitante

Kézia Rodrigues

Visitante

Muito bom!

Visitante

Henrique Arteman

Visitante

kkkkkkkkkkkk

Visitante

Karmalizando outra vez!! Kkkk Está óbvio que Karnal quer a redenção do público que lhe alçou à fama de intelectual. Ao apunhalar e expor particularidades do encontro com Moro – a quem ele fez elogios tão sinceros e planos futuros – Karnal ao querer explicar o inesperado, somente nos mostra que é uma pessoa muito pior do que imaginávamos.! Resumindo…. a foto fala por si só!! O resto é conversinha p fã clube dormir feliz!

Visitante

Discordo totalmente desse amontoado de desculpas, sem o mínimo sentido, que vocês inventaram para livrar a cara do Karnal. Ele se posicionou a favor desse juiz parcial, perseguidor e golpista. Perdeu o meu respeito como o de muitas pessoas. Ou você está do lado da democracia ou do golpe. Ele fez a escolha. Hora de assumir.

Visitante

Penso exatamente assim. O momento é de escolha entre golpistas e democratas. Não há meio termo.

Visitante

Penso exatamente assim. O momento é de escolha entre golpistas e democratas. Não há meio termo.

Visitante

Concordo plenamente com você!

Visitante

Não existe como perdoar. Sinto, mas jantar com um juiz que está acabando com o meu país não vou engolir nunca. Inclusive fui bloqueada no momento que atingi a idoneidade de Moro. Ele se doeu.

Visitante

Melhor para nós. Filósofo Nutella. Kkkkkkk

Visitante

EU TAMBÉM, ELE ME RESPONDEU QUE “SOBREVIVERÍAMOS AMBOS AO “AFASTAMENTO””E ME BLOQUEOU KKKKK

Rogério Maestri
Visitante

Karnal devia ser que nem um cachorro e não como um gato, um faz, deixa a evidência para advertir os passantes e vai para outra, o segundo faz e tapa, mas quando qualquer desavisado que passar por cima….

Visitante

Mesquinho e exibicionista

Visitante

Jacinta Leal e Elaine Cristine Luz

Visitante

Seria mais digno se ele se posicionasse. Isso não é papel de historiador. Vergonha alheia.

Visitante

Vcs estão esperneando até agora sobre esse encontro??? Karnal sepulta Moro??? Sobre isso: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Sepultados estão vcs que com a saída do PT-JARARACA-JANETE, que acabaram com o Brasil, perderam privilégios.

Visitante

PAPO FURADO,ESTE LIXO ESTAVA DELIRANDO PENSANDO QUE PODERRIA FATURAR AO LADO DE MORO UNS 15 MINUTOS A MAIS COMO “INTELECTUAL NATIVO MIDIA´TICO”,DEPOIS DEVE TER SE DADO CONTA DA MERDA QUE FEZ,ESTE TIPINHO FUNCIONÁRIO DO APARELHO FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA NÃO VALE NOT DE 7 REAIS É UM VIGARISTA ENGANADAOR,PIOR QUE TEM GENTE PRA COMPARÁ-LO A UM CIENTÍSTA LIBERAL A ALTURA DE UM ILUMINISTA.qUE MERDA.

Renato
Visitante

Aliás, uma dúvida: além de pagar o vinho, será que ele pagou também o cafezinho? :)

Telmo
Visitante

Kkkkkkkk… Matou!

Visitante
Eu concordo com o autor em partes. Vejo no texto do Karnal sim um pedido de desculpas pelo equívoco, o que mostra que Karnal se arrependeu. E se arrependeu mesmo, pois caso contrário não teria apagado a foto e muito menos ter falado sobre. E vejo também no texto do Karnal sua acensão, pois ele deixa claro que continua com a mesma forma de pensamento (escreve isso explícito lá) e realmene em hora alguma defende ou elogia Moro. Por fim, em seu por fim, acho que o “Eu paguei o vinho” foi uma forma de dizer que mesmo o Moro… Read more »
Visitante

Exatamente a leitura que Karnal deseja… Caiu a máscara.

Visitante

Sabe aquele amigo que a mulher separou, trocou por outro, virou a página faz tempo, mas toda vez que tá contigo no bar enche a cara e começa aquele papo de que não, que ele sabe que a ex ainda o ama e que ele está só esperando ela voltar da viagem a Paris com o novo companheiro, que ele tem certeza que ela irá procurá-lo de novo e implorar pra
eles voltarem, e eles a viverão felizes para sempre?E vc tem que aguentar aquela baboseira, porque, afinal, amigos são pra isso…
Esse texto tá parecendo o papo desse amigo.

Visitante

Conservadorismo? Polarização? Quer dizer que se me recuso a sentar-me à mesa com pessoa cuja atuação não aprecio estarei sendo conservadora? Estarei polarizando? Não entendi…

Visitante

Andre

Visitante

O texto de Tadeu por ter um viés explicativo foi mais esclarecedor… gostei do texto mas karnal ter chamado anti éticos de amigo de forma tão sincera e cordial , karalho, isso foi decepcionante e mina qualquer argumento explicativo .

ROBERTO Augusto Sampaio Lima
Visitante

fumou mas não tragou……

Visitante

Pollianny

Jorge Armindo Romanzini Pires Cerveira
Visitante
Jorge Armindo Romanzini Pires Cerveira

Esse careca cara de pau, Trabalha na empresa mais vagabunda de todas que é a band news, é mais morde e assopra do que o colega também canalha, o boechat, tá agora tirando onda de esperto…Ele tem que ir…Tomar no olho do cu dele…

Visitante

Triste, não tem como apagar oq foi feito

Visitante

Maravilhoso o artigo. É simples/insuportável ter visto uma parte da esquerda se comportar como manada nesse episodio como os lixos da direita. Espero que sirva de reflexão. Fenestrar,depurar alguém para criar fato politico para dar visibilidade a rejeição a Moro foi algo total/desnecessario. E para concluir dificuldade de interpretação de texto e tosquice não é só privilégio da direita.

Renato
Visitante

Apenas um comentário a esse texto: zzzzZzzZzZzzZZZz
Não precisam pagar o Cafezinho :)

Visitante

Particularmente eu cuspiria o vinho se um abutre se assentasse ao meu lado.

Visitante

o cara chamou de “bom amigo” ao juiz que vira pela primeira vez! Mereceu o escracho

Visitante

Belo argumento. Mas não me convenceu (talvez pq Karnal nunca tenha me convencido). Acho que a legenda da foto da margem a outras interpretações, bem menos comprometedoras, exceto a última: “discutimos possibilidades de projetos em comum”. Essa fica difícil, mas querendo tb se ajeita. Basta cara de pau.

Visitante

Não tenho, infelizmente, essa visão doce.
Leandro Karnal, a quem admirava desde quando não era famoso, disse em seu texto que, doravante, seus encontros seriam mantidos em segredo, o que mostra o arrependimento não pelo congraçamento com facistas, mas com a publicidade que ele mesmo deu.

Visitante

Não botei minha arma no coldre ainda…

Edson
Visitante

Áh, da um tempo, o Karnal viu é que vai perder dinheiro, ai deu pra trás . . . . com acento e sem zê . . . . .

Visitante

ontem mesmo esse tadeu porto tava esculhambando o karnal. hoje já tá todo meigo depois do texto/desculpa/explicação. estranho…

Visitante

Matarão Teoria e colocarão um crápula “Moro” tudo a mando desse elite podre não existe judiciário=>”PIADA” nesse país o povo esta indo pro abismo..

Visitante
Vi esse comentário em algum lugar e ele encaixa exatamente quanto ao caso: “Esse sujeito que estava na mesa com o Karnal é um personagem quase do naipe de Stalin ou do Hitler. Se tivesse o poder que os dois primeiros tiveram, talvez veríamos coisas inimagináveis. Vamos lembrar que ele divulgou ilegalmente escutas sigilosas (segundo as palavras do próprio Teori Zavascki), simplesmente porque é um militante político e quis interferir na questão do impeachment da Dilma. Ele grampeou o escritorio e todos os telefones dos advogados do Lula. Em que esses procedimentos se diferem dos piores momentos da temida KGB?… Read more »
Visitante

Comentário digno de aplausos!!!!

Visitante

Olha esse texto Brenda Franco

Visitante

Valeu! Há muito o que se lembrar sobre as perseguições do Juiz aos militantes Petistas… Não entendi a do jornalista passando a mão na cabeça do vira-folha deslumbrado pela presença do juiz. Por que o jornalista não tentou limpar o maneirinho em foto tão descontraída com o juiz?!… Mistério!!!… Querendo manipular a nós, simples mortais!!… Subestimam até os seus leitores!!… Já era jornalista, caiu em meu conceito!!!…

Visitante

Eduardo, aplausos para a sua análise coerente e inteligente, culta e rica em argumentos, que pena que não podemos nos conhecer, te daria um abraço afetuoso e cordial. Sugiro que tenhas um canal no YouTube pra falar desses assuntos nevrálgicos é importantes. Obrigada, muitas alegrias, luz pra você.

Visitante

Fique a vontade Waldenilson Costa. Como eu disse,o texto não é meu,mas cada palavra parece ter sido escrita justamente para que as pessoas possam refletir o porquê de não aceitarmos o jantarzinho amigável de Karnal e Moro.

Visitante

Caramba. Peço licença para copiar seu comentário e divulga-lo. É a melhor desconstrução da imagem do herói dos coxinhas, Sergio Moro, que eu já vi.

Visitante

Você deletar uma foto com alguém depois de ter deixado o assunto ganhar grandes proporções e vir a público pedir desculpas chamando o episódio de erro…Pode ter sido uma bela e perspicaz trollagem em cima do juíz. Vai saber….

Visitante

PALAVRAS, PALAVRAS, DESCULPAS, DESCUPAS, ARGUMENTOS E ARGUMENTOS.”DIGA-ME COM QUEM ANDAS, QUE LHES DIREI QUEM ÉS”.

Visitante

Eu nunca vi motivos pra ser fã desse jeito, com essa então; que va pra casa do caralho.

Visitante

Não me convenceu

Visitante

Ele não apagou, a foto continua lá, mas ele publicou um textão explicativo. Levando em consideração que esse fato é base p argumentação, fica parecendo que vc está distorcendo os fatos.

Visitante

Mcristina Sópráverfotosecomentar, olha essa análise do ocorrido…

Visitante

Toma vergonha na cara cafézinho,para com este mí mi mi amador.

Carlo
Visitante

Imagino alguem jantar com Hitler sabendo de seu protagonismo no massacre de tantos. Moro é fantoche facista , bem pago em um golpe na democracia.

Leone Bparbosa
Visitante

Pior opiniao ja emitida nesta pagina. É claro que ele elogiou ainda que se não tivesse o elogiado de companhia inteligente, só a presença dele enquanto respeitado filósofo contemporâneo já estaria dando ibope a Moro, e ao mesmo tempo diminuindo o seu perante seu principal público que é a esquerda brasileira. Respeito muito Leandro Karnal mas ele pisou no tomate feio e acho que defende-lo nesta situação é embarcar junto neste fatídico e bisonho episódio em que karnal se meteu. Seja bem-vindo novamente ao mundo dos humanos carnais que erram Sr Leandro.

Visitante

Ah, tá!

Visitante

A tentativa de resposta e levantamento de muro reforçam o baixo nível de como ele se conduz. Rolou escada abaixo. Revelou seu caráter. Já tinha descurtido há muito tempo, ainda assim resto chocada.

Visitante

Tem uma galera da esquerda que se comporta com um moralismo irracional e infantil de direita que beira o patetico…. Pegou mal ele escrever amigo moro? Pegou. Mas eh sempre bom entender antes seu lado antes de o cruxificar e lembrem tambem que um pouco de vinho realmente pode influenciar qq um a dizer uma besteira ou outra…
Galerinha, podemos ser melhores pessoas que os concervadores e coxinhas que criticamos….

Visitante

de graça eu faria…. pra ao menos deixar alguns destes nomes desconcertados e sem graça com minhas perguntas…

Visitante

Essa pós só tem “estrelas” como professores. Ricardo Amorim? Moro? Karnak? Nem de graça eu faria esse curso.

Visitante

O bloquear foi tão facista quanto o “amigo”

Visitante

Simplesmente achei o texto piegas, e que subestima a nossa inteligência, mostrando que Karnal se arrependeu. Na verdade, o tempo que ele levou para responder as críticas, foi só para pensar uma resposta que poderia satisfazer seus seguidores, pois inteligente como ele é, sabe que nunca terá a admiração da direita, ainda mais sendo historiador e comentar sobre filosofia. Lembrando de um velho ditado, “tem gente que não dá ponto sem nó”.

Visitante

Bem piegas.

Visitante

blah blah blah, paguei meu vinho blah blah blah. Crie coragem e se posicione contra, em vez de ficar com mensagens subliminares.

Visitante

Babaca.

Visitante

Cassios Burns Raphael Fernando Diniz

Visitante

Erica Matheus

Visitante

Discordo totalmente. As interpretações do escritor são totalmente sem fundamento para mim. Isso é que é querer defender alguém sofismando. Por favor, né! Ainda dizer que “qualquer entendedor mediano” consegue enxergar a sua interpretação da resposta de Karnal é forçar muito a barra. Como se quem não concorda com a sua interpretação fosse um imbecil. Quem esse cara quer enganar com argumentos tão fracos?

Visitante

Ele deveria desenhar, dai talvez entendêssemos.

Visitante

PALESTRADOR, auto ajuda de conhecimento? Será, talvez para otários. De sabedoria? Muito menos. O PALESTRADOR, é um camelô que vende porra nenhuma! É um esperto do caralho!

Geraldo Magela
Visitante

Karnal pagou o vinho e o pato

Visitante

Nossa, que texto magnífico!

Maria José dos Santos
Visitante

Muito bom. Você disse o que eu também achei, mas não saberia dizê -lo .Obrigada pela suas palavras.

Visitante

vacilou na entrada e na saída. Não acho que se levantou e nem que sepultou o Moro…. ” escolheu se equilibrar novamente na corda bamba da isenção,”…. nem frio, nem quente: morno.

Visitante

Sentou-Se à mesa e elogiou a inteligência (haha) daquele que fomenta e surfa na ignorância necessária para os trabalhos do golpe.

Visitante

e nessa tentativa escreveu: ” Continuo um crítico do racismo, da misoginia, da homofobia, um professor interessado de forma apaixonada na educação.”… só se reuniu com um dos pilares do golpe e que estão destruindo a já precária situação do que ele fala defender.

Visitante

Tentativa de restauração do prestígio e da fama. Horrendo.

Visitante

Thiago Barbosa

Visitante

A explicação de Karnal foi péssima, belo exemplo da emenda sendo pior que o soneto.

Visitante

Carnal…No apagar das luzes!!!
Próximo episódio.

Visitante

este cara Karnal não merece mais credibilidade, ele faz parte do golpe, juntar com o Moro e dose para elefante.

Visitante

o cafezinho falou outra coisa , agora vem com essa, vou me apagar da terra , não tem pra onde correr, esse povo, sei não.

Visitante
Penso que se está dando muita importância para o karnal. Considero ele um intelectual e ele tem conteúdo sim. E tem a capacidade de falar de forma acessível. Mas não consigo fazer essa leitura toda aí. Quando postou a foto, dava a entender que o inteligente e amigo com projetos futuro era o moro. Diante dá reação é da proporção, ele recua. O karnal tem conhecimento e muito…Mas conhecimento se compra, agora, sabedoria, coragem é outra história bem diferente. Ainda o considero com muito conhecimento, e suponho um bom professor, mas gosto de pessoas com posição é capazes de assumirem… Read more »
Visitante

Se fosse tão corajoso, não bloqueava ninguém, faltou personalidade de assumir o que ele é: um parceiro dos negócios rentáveis, as palestras e livros recheados de frases célebres pra impressionar alguns não cultos.

Visitante

Se temos uma direita chucra, como diz Reinaldo Azevedo, temos também uma esquerda chucra como podemos ver nesse episódio. Simplesmente não aceitam dialogar com o oposto.

Visitante
Daniel, acho que realmente a reputação dele não vai ser implodida, o que aconteceu é que a esquerda rompeu com ele abertamente. Ele era admirado e tolerado por uma boa parte da esquerda pois no geral ele tem um tom progressista, porém desde o golpe ele foi cobrado de posicionamento, se absteve, e agora cometendo essa gafe com o Moro, acho que já perdemos a paciência, é mais simples admitir que ele não pode estar do nosso lado. Ele vai continuar com seu quase milhão de seguidores e ainda vai ganhar seguidores novos por ele ter debochado da cara da… Read more »
Visitante

Concordo com partes, Fabio. Não entrei no mérito do equívoco da postagem pelo fato de já estar bem nítido. Um erro movido por vaidade não deveria implodir uma reputação. Dilma, Lula e diversas figuras da esquerda já foram “flagradas” confraternizando com golpistas. A democracia é sustentada pela diplomacia também. Faltou tato na hora de passar a mensagem. Apenas.

Visitante
Concordo contigo em um ponto, nossa esquerda é bem tosca também. Porém, não concordo que esse seja o caso de negação do diálogo com o oposto. Uma coisa é aceitar conversar com o Moro, debater com ele. Outra é ter 1 milhão de seguidores e publicar foto de um encontro com essa figura nefasta, o elogiando, como se não estívéssemos vivendo um momento político grave, uma crise social galopante, e esse sujeito é responsável por muito do que está acontecendo, por ser o representante mor do movimento que arruina a legalidade no Brasil. É basicamente um braço jurídico do PSDB… Read more »
Visitante

Está aí a diferença entre um intelectual e um chucro.

Visitante

Não aceito ficar no mesmo ambiente que um juiz golpista e, pior ainda, tirar foto elogiando-o. #ForaMoroGolpista!!!

Visitante

Já leu a postagem do Karnal sobre o episódio?

Visitante

O que considera “oposto”. A postagem de Karnal tratava o encontro de forma muito peculiar. Outro aspecto: por que excluir a postagem?

Visitante

Interessante. Mas como não curtia antes (e sempre evitei compartilhar), vou continuar na minha.

Visitante

Na minha opinião, a foto até dava pra passar (no sentido de engolir), com a suposição do alto teor alcoólico dos “bons vinhos”. Mas a legenda da foto … difícil.

Visitante

E o pior, o texto de Karnal ainda é arrogante : “deixa eu ser explícito porquê os brutos não entenderam”. Terrível!

Visitante

Leandro karnal tem duas caras

Visitante

Excelente

Visitante

Está óbvio que Karnal quer a redenção do público que lhe alçou à fama de intelectual. Ao apunhalar e expor particularidades tão mesquinhas do encontro com Moro – a quem ele fez elogios tão sinceros e planos futuros – Karnal somente nos mostra que é uma pessoa muito pior do que imaginávamos.

Visitante

Na verdade, Crispim Fernandes Leao, é uma looonnGALINHAgem!

Visitante

Mostra de qual é a sua linhagem

Visitante

Com certeza, nem Judas faria uma coisa dessas. Preferiu a solução da velha figueira. Como seu antigo colega da Galileia, também se valeu dos trinta dinheiros de nossa confiança, mas, segundo seu caráter pusilânime, alega que usou para pagar o vinho. Meu amigo, foi pior a emenda que o
soneto, não foi?

Visitante

Ele ainda mereceria um resquício de respeito de minha parte se tivesse sustentado sua posição.

Visitante

O post de resposta parece mais texto de alguém tentando se limpar da merda feita anteriormente. Abandonou fácil os “amigos”. Dizer que Leandro é inteligente e sabe muitíssimo bem argumentar, que mede milimetricamente cada palavra que sai da boca, isso é fato. Porém, o vinho e o ego atrapalharam a cena. O admirava muito (não idolatria, isso não), mas não consigo entender como uma pessoa tão inteligente se deixa levar pelo ego. Foto bem indigesta mesmo com o mais caro dos vinhos.

Visitante

Mostrou ter personalidade fraca.

Visitante

Exato amigo, você matou a charada dos parceiros embusteiros.

Visitante

Lixo histórico…..bobo da corte youtuber filosófico!!!

Visitante

Esses cabeludos !

Visitante

Adorei o charminho. haha Bom saber que existem certas sujeiras que nem toda perfumaria do mundo consegue disfarçar. Um brinde ao senhor Moro.

Caio
Visitante

AInda bem que vi esse texto, ótimo para minha insonia.

Como querem confiar numa esquerda que confunde auto-ajuda com filosofia e tem um ranço autoritário quando ao mesmo tempo td mundo tem um parente “fascista”?

Antonio
Visitante

Muito papo furado. Desculpa longa demais.

Visitante

A magistratura ainda não recebe auxilio-vinho? Puxa vida!

Visitante

Melhor observação!!! Hahaha

Visitante

Como os “auxílios” não existem para os fins pelos quais foram criados, vai ver até recebem e nós não sabemos…

Visitante

Arrasou!! 😂😂

Visitante

😂😂😂

Visitante

Lambe mais que ele goza

Visitante

Nem que o cafezinho peça…já era, Karnal.

Anônimo
Visitante

Tão condescendente com o Karnal, não? Cansado desse tipo de consideração com base naquilo que se faz no próprio cotidiano! Todos egóicos e narcísicos!

Visitante

Descobrimos que o herói tabajara tem lá alguns milhares de desafetos contra ele, o queridinho dá Direita chucra , fascista golpista e ultrapassada tem milhares de vômitos contra a palhaçada deles de uso do judiciário para fins políticos…..O rei está Nú faz tempo basta não ser Idiota e cego. .

Visitante

Ele tá tentando se limpar da forma mais errada possível! Bastava comentar e repudiar as atrocidades jurídicas que o juizeco tucano cometeu e vai cometer…

Visitante

Se o público dele fosse de coxas, até acreditariam no Lero lero dele. Mas não é… Ele apenas se revelou.

Visitante

Eu sei que não. Quem senta numa mesa com um pilantra daquele, prova, indubitavelmente, que é da mesma laia. Salientei apenas que além de safado, tb é ingênuo, Vicente Balthazar…

Visitante

Mas ele não é contra essas atrocidades. Se ele criticasse ficaria mais claro o cinismo dele. Se ele fosse contra, ele nunca iria sair para jantar com esse fascista que está destruindo a democracia e a economia a serviço dos EUA.

Visitante

o karnal sempre foi representante da escória elitizada, dakeles que vestem black tie a noite e de dia, apostam na aparente armadura reluzente de um moribundo decrépito que a conduz. Esperando o karnal almoçando com o marcola, alckimim, temer, serra, capez, pezão, maluf, fernandinho beira mar e o casal nardoni pra fechar 2017.. Enfim esse eh o karnal…mais um dá platéia como disse certo bebado “no brasil não tem um povo, tem uma platéia”

Visitante

In vino veritas.

Visitante

Flávio Marcelo

Visitante

Foi o que comentei quando começaram a esculachar ele depois da foto. Querendo ou não, Moro agora faz parte da história do país, vai ser lembrado como uma mancha, mas já pode ser considerado como personagem histórico. A janta foi uma boa oportunidade para o historiador conhecer pessoalmente essa figura. Não gostei das palavras “amigo” e “projetos juntos”, mas acreditei que era euforia do momento e que não poderia ser tão grave assim.

Visitante

Concordo contigo Luiz Specht , imagino que para um historiador estar diante do que será história deva ser mesmo algo maravilhoso, mesmo que seja o lado negativo da história, ja que vai depender do olhar de quem conta-la, mas se foi isso pq apagar o post e bloquear fãs?
Essa é a dúvida que ficou na minha cabeça.

Visitante

Acusou a cagada… Sentiu.

Visitante
Vi esse comentário em algum lugar e ele encaixa exatamente quanto ao caso: “Esse sujeito que estava na mesa com o Karnal é um personagem quase do naipe de Stalin ou do Hitler. Se tivesse o poder que os dois primeiros tiveram, talvez veríamos coisas inimagináveis. Vamos lembrar que ele divulgou ilegalmente escutas sigilosas (segundo as palavras do próprio Teori Zavascki), simplesmente porque é um militante político e quis interferir na questão do impeachment da Dilma. Ele grampeou o escritorio e todos os telefones dos advogados do Lula. Em que esses procedimentos se diferem dos piores momentos da temida KGB?… Read more »
Visitante

Não que eu concorde que sergio moro deva palestrar ou ministrar aulas de como proceder…

Visitante

Cicerus Silva É uma explicação, por sinal, arrrgh!

Visitante

Eles tem um projeto juntos da pos graduação da PUCRS.

Visitante

Eu não, ele não é um idiota qualquer, sabe quase muito bem o que faz. Ainda vejo muito a explicar

Visitante

Reflete exatamente o que pensei.

Visitante

Por que tão se preocupando tanto com a opinião desse cara?!

Visitante

Li o texto e gostei.

Visitante

Me permita discordar. O pior ao final foi ter bloqueado e apagado centenas de comentários. Eu inclusive fui bloqueado na página do Karnal. Infelizmente ele é fascista, pois não aceita o contraditório!

Visitante

Para uma pessoa que se diz progressista me pareceu bem autoritário apagando os comentários .

Visitante

Para uma pessoa que se diz progressista me pareceu bem autoritário apagando os comentários .

Visitante

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Excelente!!!

Visitante

Vaneza Leva eu sou testemunha,que ele nao foi ofendido ele bloqueou minha amiga e ela nao ofendeu em nenhum comentario

Visitante

Porra nenhuma, qm escreveu isso deve ser amigo dele

Visitante

Eu só comentei que me decepcionei. Ban

Visitante

Contraditório nada tem a ver com ofensas.

Visitante

Eu tb fui, Gustavo. Minha pergunta a ele tinha sido: “Professor, do ponto de vista profissional, frente ao cenário de instabilidade que passamos, com ódio e intolerância constantes, você acha necessário postar uma foto assim, dando margem a acharem algo estranho?”
Pena que ele me bloqueou, pq senao eu iria na página dele, depois dessa zona toda, e falaria: EU AVISEI!

Visitante

Gustavo Gonzatti Percebi isso numa fala dele sobre mulheres alguns anos atrás, ele é muito prolixo e defende direitos humanos, um discurso claro e didático compartilhado pela esquerda, daí o choque de quem é contra o golpe desde o começo, ao vê-lo com o moro. ;)

Visitante

Kkkkk

Visitante

Karnal sempre se posicionou como liberal, estranho você nunca ter percebido isso.

Visitante

Rogério Marroni, vamos chorar?

Visitante

Que me acontece nas páginas dos esquerdista. bloquear quando tem discordância de opinião. Estranho vc percebi isso agora. inocente kkkk

Visitante

Lixo histórico…..bobo da corte youtuber filosófico!!!

Visitante

Gustavo Gonzatti fez isso com MUITA gente.. bem feio..

Visitante

Também tive meu comentário excluído e fui bloqueado. Baita fascista.

Visitante

Gabriel Lacerda dois acadêmicos? 😅😅😅😅

Visitante

Acusou a cagada… Simples..

Visitante

Quem não aceitou o contraditório foi ele, tanto que excluiu a postagem, pois tinha perdido o controle.

Visitante

Então pq ele me bloqueou e exclui meu comentário?

Visitante

Facista é essa perseguição, são vocês que não aceitam o contrário. Dois acadêmicos sentaram pra jantar, normal. Esse extremismo de vocês é doentio.

Celso Carvalho
Visitante

…que no poste mijarei.

Visitante

Bah, foi mais ou menos assim, cuidado com as amizades, talvez alguma empresa que contrate as tuas palestras esteja envolvida em corrupção, o teu amigo pode te jogar numa cela e aguardar a tua confissão, obviamente num padrão ético aceitável

Visitante

Ele me bloqueou

Visitante

Qual foi seu comentário, se me permite a curiosidade

Visitante

Exatamente.

Visitante

Se deseja ser figura pública , que aceitos os bônus e os ânus opsss , os ônus

Visitante

In vino veritas.

Visitante

Karnal morreu. Que descanse em paz.

Renato
Visitante

Q decepção…

Visitante

Amém!

Visitante

Não colou, mano. Tentou apelar para o medo do leitor de se passar por burro, mas não colou.

Visitante

Nem todos entenderão ‘ já avisava: qualquer contraditório e nos encomenda à ignorância nossa. Sujo.

Visitante

#karnalsubiunotelhado

Visitante

Esses homens públicos quando se equivocam… Colocam culpa no vinho … Apagar a foto e dizer que após algumas taças tornou pública uma imagem que qualquer um saberia que causaria paixões! Aquele que paga de isentao sempre esconde o lado que inclina seus interesses!

Visitante
Visitante

Karnal ofereceu o que se define como explicação barata. A emenda ficou pior.

Visitante

Eu acho que o texto pretende ser irônico.

Visitante

Acho tb

Visitante

Não. O texto “de explicações ” só evidenciou a vaidade e conivência política de Karnal. Nunca mais será levado a sério.

Visitante

Aceitou se encontrar com Moro p ver a reação das pessoas uma ova.Foi coisa de tiete msm.
Pagou o vinho prq se apequenou frente ao Moro. Só está se retratando prq o prejuizo foi maior q o lucro.
Karnal não me engana mais.

Visitante

agora uma coisa temos de concordar. De Frota para Karnal os coxas tiveram um puta upgrade em suas referências intelectuais! Que façam bom proveito. Karnal faz belíssimas resenhas pra quem gosta de fontes indiretas

Visitante

Um tatu cheira outro.

Visitante

kkkk pous a mim nunca enganou kkk

Visitante

Exatamente!

Visitante

Como se diz no nordeste “farinha do mesmo saco”

Visitante

Exato, dois parceiros embusteiros.

Visitante

Não cola…e está ficando cada vez mais feio

Visitante

Karnal pagou com traição…….

Visitante

A maior virtude foi ter retirado da time line a foto.
Reconhece o erro. Isso é virtude.

Visitante

Fernando Ramirez Sim, também respeito o seu!

Visitante

É um ponto de vista. Respeito.

Visitante

Não acredito nisso. É o mesmo que achar que o bandido condenado chora no tribunal ao ouvir a sentença porque se arrependeu de cometer o crime e não porque vai se foder na cadeia. Ele provavelmente não acha errado se encontrar com Moro para fazer sabe-se lá que projetos. Acho que ele tirou a foto simplesmente por causa da avalanche de críticas. Para mim isso não é virtude. É vício.

Visitante

Análise interessante. Vamos ver o fim da história.

Visitante

Parabéns pelo texto Tadeu Porto!

Visitante

Vacilou feio !
Pelego !!

Visitante

Um brinde a nós q nunca abrimos a matéria… pq gostamos mesmo e dos comentarios

Visitante

Cara aqui quase meia noite rindo demais. . Boa.. .

Visitante

KARNAL…ESPELHO QUEBRADO
NÃO MOSTRA A MESMA IMAGEM
NEM MESMO DEPOIS DE COLADO
JÁ FOMOS,NÃO SOMOS

Visitante

Ele não merecia nem um Sangue de Boi.

wpDiscuz