Menu

Mídia usa Lava Jato para abafar fracasso econômico do golpe

Um leitor desavisado que entrasse nos portais da mídia brasileira, ignoraria completamente que, há poucos dias, a principal instituição estatística do país divulgou números que revelam a pior recessão econômica da nossa história. O golpe fracassou miseravelmente. O investimento nacional e internacional desapareceu. As famílias pararam de consumir. O desemprego explodiu. As contas públicas entram […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um leitor desavisado que entrasse nos portais da mídia brasileira, ignoraria completamente que, há poucos dias, a principal instituição estatística do país divulgou números que revelam a pior recessão econômica da nossa história.

O golpe fracassou miseravelmente. O investimento nacional e internacional desapareceu. As famílias pararam de consumir. O desemprego explodiu. As contas públicas entram cada vez mais no vermelho.

Entro no site do jornal O Globo e só tem Lava Jato, Lava Jato, Lava Jato. A manchete do jornal impresso, idem.

Na Folha, a mesma coisa, mas com uma exceção: a manchete é um louvaminha chapa-branca do governo Temer, que teria “aumentado” os gastos militares em 2016, em relação à Dilma.

É mentira, para variar. Ou melhor, meia-verdade. O próprio gráfico da Folha confirma a manipulação dos dados.

Sob Dilma, os investimentos militares vinham crescendo paulatinamente (e falemos só de gastos efetivos, não de “previstos”), atingindo mais de R$ 12 bilhões em 2014.

Em 2015, já não tínhamos, efetivamente, um governo, e sim essa junta golpista que administra o país até hoje: judiciário e mídia.

De qualquer forma, a matéria da Folha omite o principal. A Lava Jato desmantelou brutalmente a infra-estrutura brasileira, e isso evidentemente afeta diretamente a defesa nacional. Ou seja, o golpe esmagou completamente a nossa indústria de defesa, que era baseada no tripé: controle nacional do petróleo, construção do submarino nuclear, transferência de tecnologia aérea da Suécia para o Brasil. Os três foram interrompidos.

Voltemos a questão do monopólio da Lava Jato sobre a agenda política nacional, mesmo diante da mais profunda recessão da nossa história.

Vale ressaltar que a recessão é fruto da Lava Jato, mas isso também não parece importar à nossa imprensa corporativa, que ganha cada vez mais contratos de publicidade dos governos federal e paulista.

É o único assunto.

Em qualquer lugar do mundo, a imprensa estaria envolvida na busca das origens e consequências da crise. Que setores sociais, regionais, profissionais, foram mais atingidos?

Para superar a crise, as autoridades, dos três poderes, precisam saber, em detalhes, quais os pontos mais vulneráveis que merecem atenção prioritária.

A imprensa não diz. Executivo, legislativo e judiciário são mantidos desinformados pela imprensa. Pior, executivo e legislativo são mantidos sob chantagem, ameaçados por um consórcio midiático-judicial que não mais respeita leis: prende-se sem provas, sem sentença, e agora até mesmo sem o aval do judiciário! Basta ter o apoio da mídia.

Só se fala na nova Lista de Janot, e dos processos que o procurador-geral irá abrir contra políticos.

Tanto Ministério Público Federal quanto o Judiciário também não estão preocupados com a crise econômica. Em suas manifestações, o fator social não conta mais. As energias do Estado brasileiro continuam todas sendo usadas na máquina do golpe, essa operação que não se encerrou no impeachment, mas deve prosseguir através da eliminação de direitos sociais, trabalhistas, previdenciarios, e até mesmo individuais, todos vistos como um “entrave” ao desenvolvimento. A imprensa faz o papel de enganar ao povo e manipular a opinião pública, usando a crise que ela mesmo ajudou a criar para persuadir (ou mesmo ameaçar) a população de que somente um capitalismo sem nenhum direito (sem aposentadoria, sem salários dignos, sem direitos de justiça), um capitalismo absolutamente selvagem, pode nos salvar.

É uma mentira absurda, claro, porque toda a história de desenvolvimento, de qualquer nação civilizada, só aconteceu após a implementação de direitos sociais e individuais, que produzem um pacto social e político que traz paz, liberdade, justiça e, por fim, desenvolvimento econômico.

O Brasil vive uma era de trevas.

A sua imprensa corporativa, ao invés de trazer luz, promove a escuridão. O objetivo é óbvio: blindar o governo e suas iniciativas neoliberais, que fracassaram nos governos tucanos e voltaram a fracassar em 2016 e agora.

A previdência, ao invés de estar sendo reformada, já está sendo destruída pelo desemprego, visto que não há previdência, em lugar nenhum do mundo, que resista por muito tempo à uma queda brutal da arrecadação fiscal proveniente do trabalho.

Sem emprego, o Estado é consumido: não há renda fiscal, não há consumo, não há previdência, não há segurança, não há futuro.

Nem governo nem imprensa oferecem nenhum projeto, estudo, análise, que permitam à sociedade vislumbrar uma saída para o desemprego galopante que corrói o tecido social.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Silva

14/03/2017 - 03h05

Depois de tantas fotos que distorcem o contexto, eis aqui uma que traduz bem a realidade, esses caras não se opõem.

Ana Maria Coelho

13/03/2017 - 22h08

É exatamente isso que penso e vejo.

Nelson José de Camargo

13/03/2017 - 22h00

Isabella Íris De Moura Gonçalves

13/03/2017 - 19h28

E faz tempo que estão lá e já há muito retrocesso e nada de benfeitorias.

Vitor

13/03/2017 - 16h07

“Vale ressaltar que a recessão é fruto da Lava Jato, mas isso também não parece importar à nossa imprensa corporativa, que ganha cada vez mais contratos de publicidade dos governos federal e paulista.”

Não é correto afirmar que a recessão é fruto da Lava Jato. Ela é fruto de diversos fatores, Laja Jato inclusive.
Não falar que o cenário externo e algumas medidas erradas do governo Dilma tiveram impacto na crise é ser muito parecido com a mídia que critica…

Crispim Fernandes Leao

13/03/2017 - 18h24

Rindo pelas costa do otário

Luiz Alberto

13/03/2017 - 17h35

Que beleza de trio hein?

Atreio

13/03/2017 - 14h08

A ‘marchinha dos codinomes’ explica pq a mídia tradicional parou de fazer jornalismo – não interessa se queimar, interessa proteger os parça. olha no tuba a marchinha, top 5 das marchinhas 20127 pra mim.
e no mais luis ináicio falou, luis inácio avisou….

essa foi a melhor do carnaval. nas melhores tb tem “marchinha do cidadão de bem” e ‘marchinha do presidento da transilvania’

e interessante da lista odebrecht :
não tem PT…..dane-se a “lista do janota’. ele tem umrequerimento pra analisar a legalidade do impeachment da dilma devido el abã oter cometido crime, em cima da mesa dele. sabe quando ele vai analisar? se depender dele: nunca.
botafogo, bocamole, angorá, MT, santo….. todos sabem quem são. tinham q ter seus sigilos bancários, fiscais e telefonicos cancelados e o gov. fed. deveria investigar seriamente estas pessoas.
ser delatado por um criminoso não é prova de cirme, mas um indício. e se tiver pingado uma grana sem explicação em tempos proximos, na conta dele, mulher ou filhos ai ele tem q se explicar…. e a lista de furnas(autentica segunda a PF) junto com a lista da odebrcht poderiam ser o principo de um Brasil passado a limpo. mas os ‘deboístas’ ficaram felizes de apoiar um impeachment sem crime(ilegal e fraudulento, portanto) e agora tem tranquilidade pra tomar sua cerveja artesanal levemente frutada e comprar o novo jogo do seu xbox 360.
fora isso, o projeto: dilma temq voltar antes de 2018. devemos pressionar o judiciário, constranger e ridicularizar todos seus integrantes até eles corrigirem o erro. essa é a pressão q esses velhos brancos e ricos se importam: ser motivo de ridiculo. no restaurante, na disney, na fença ou na suécia – viu um golpista: aponte e denuncie. o impeachment requer um crime cometido pelo presidente. não houve crime. deputedos e senadores apoiaram um projeto do ed cunha sem embasamento técnico, jurídico e factual. um conto da carochinha.
errar faz parte da vida, corrigir o erro é condicionante de uma vida feliz e justa. corrijamos o nosso. ainda nem deu 1 ano, ainda há tempo.
sem crime, sem impeachment.
BRASIL, reDILMA-se!!

olav moreira ..

13/03/2017 - 13h35

MIMIMIIII.. CUNVERSINHA AFIADA ..
TEMMER BOTOU 30 BILHOES NA MAO DO POVO…
AS INDUSTRIAS ESTÃO SE AQUECENDO ..
LOGICO QUE NAO SERA FACIL REMENDAR A KEBRA QUE O PT DEU ..
MAIS O TEMMER ATE O ANO QUE VEM RESOLVE TUDO ..
VA LA MEU PRESIDENTE.. O PMDB SEMPRE GOVERNOU MESMO NO CONGRESSO..

ALEM DO MAIS LULA E DILMA NAO TINHAM TEMPO P TRABALHAR PELO POVO.. ESTAVAM VENDENDO OBRAS P EMPREITEIROS..

OREIA SECA DE EMPREITEIROS.. LULA NAO E NADA MAIS DO QUE UM OREIA SECA …
ANALFABETO ENRROLARAM ELE.
DILMA .. COMO DIZEM .. MALANDRO DEMAIS SE ENRROLA.. TOMARAM DE ASSALTO A DORMINHOCA..
KKKK XAU LIXOS.. VERMES FETIDOS..

    Miguel do Rosário

    13/03/2017 - 13h43

    TEMMER? 30 bilhões na mão do povo? Indústrias “se aquecendo”? Pode me informar que idioma você fala, e de que planeta veio?

      moreira olav

      13/03/2017 - 14h52

      DIGITO ERRADAMENTE PARA ANALFABETOS QUE AQUI FRENQUENTAM CONSEGUIREM ENTENDER..

      DA UMA OLHADA AI NO SITE DA CNI : http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/12/brasil-so-voltara-a-crescer-no-segundo-semestre-de-2017-estima-cni/

      O BRASIL VOLTA A CRESCER SEM O PT.

      QUANTO AOS 30 BILHOES NEM IREI COMENTAR NE .. MAIS LHE PERGUNTO JA SACOU SEU FGTS ??

      AHHH ENTENDI.. PTiSTAS NAO TRABALHAM .. NAO SAO QUALIFICADOS NE
      POR ISSO NAO TEM NADA A SACAR .. E NEM SABE SOBRE OS 30 BILHOES QUE IRAO PARA A ECONOMIA ATE MAIO ..
      ISSO QUE DA VIVER SO EM BLOGS SUJOS REPETINDO MANTRAS BREGAS COMO GOLPISTA ETC…

      BJOS.. (NAO GOSTO DE USAR O CORRETOS ORTOGRAFICO )

      moreira olavv

      13/03/2017 - 14h58

      VEJA NO SITE DO CNI… “PORTAL DAS INDUSTRIAS” NAO SERÁ EM BLOGS SUJOS QUE RECEBEM DINHEIRO DO PT QUE VOCE SABERÁ SOBRE INDUSTRIAS NE..
      E QUANTO AOS 30 BILHOES NEM VOU COMENTAR NE.. ESTA EM TODO CANTO OS SAQUES QUE IRÃO PARA ECONOMIA DIRETAMENTE ATE O MEIO DO ANO ..

      TEMMER SIM.. MELHOR QUE DILMA QUE NUNCA FOI PORRA NENHUMA.. NEM MARIDO TEVE COMPETENCIA P SEGURAR.. COME QUE IA SEGURAR UMA CRISE ..

      FOI GOLPE SIMMM. GRAÇAS A DEUS.. VIVA O PMDB… LULA NA CADEIA DILMA NA CADEIA

    ALEX SANDRO FURTADO

    13/03/2017 - 14h01

    Olav. LIXO!

    Atreio

    13/03/2017 - 14h10

    temer botou dinheiro na tua mão?
    e comprou seu silencio, parece.

    vc ensina seu filho isso? tem vergonha na cara não? nasceu de um bueiro entupido em dia de chuva foi?

    se liga filhão. leia mais e converse com mais pessoas de origens diferente a sua.
    a escreva em caixa baixa. caixa alta tem outro significado, petulante até

      olavo mouert

      13/03/2017 - 15h01

      vai cata latinha seu desdentado ..

      temmer nao botou dinheiro ainda na minha mao por que meu saque do meu fgts ( sabe o que é isso ??) so será em maio.. pego 3 milzinho ..
      vou comprar tudo de fogos p dia q dilma e lula rodaram na cadeia..
      meu filho nao recebe a mesma educaçao que seus pares. que ensinam meninas a abortar e incentivam menores a roubar e matar…

      se liga malandro..

    Des

    13/03/2017 - 15h58

    Encontramos o primeiro militante PMDBista e único voto de Temer! Tem que isolar e por numa jaula e impedir que se reproduza!

      Vitor

      13/03/2017 - 16h09

      Hahahaha
      De fato, é um ser em extinção…

Luiz Carlos Tonello

13/03/2017 - 16h23

Temos que lembrar dá morte de Teori. Todos já esqueceram????

João Batista

13/03/2017 - 16h10

Bem cabe ao povo procurar informações em outras fontes. Se ficam só na mídia tradicional, só terão as informações que interessam ao sistema econômico atual.


Leia mais

Recentes

Recentes