O grosseiro "perfil ideológico" do Facebook encomendado pelo PSDB | O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

13

março 2017

33

COMENTÁRIOS

O grosseiro “perfil ideológico” do Facebook encomendado pelo PSDB

Escrito por , Postado em Redação



(Sergio Moro e Eduardo Bolsonaro. Foto do Twitter de Eduardo Bolsonaro)

O blog Poder 360 acaba de publicar um post sobre o novo “projeto” do PSDB. Vai um trecho:

O projeto, intitulado Tideo (Termômetro Ideológico) é de iniciativa de Xico Graziano, ex-assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e executado pela empresa ePoliticSchool. O ranking será divulgado semanalmente.

O monitoramento considera número de fãs e o envolvimento em 150 páginas de mídias, políticos, influenciadores e partidos da esquerda e da direita na rede, divididos em “vermelhos” e “azuis”, respectivamente.

É uma pesquisa enviesada, em vários sentidos; e tosca: trata-se de um ranking de páginas e perfis de políticos que qualquer estagiário poderia fazer por 200 reais, mas o PSDB deve ter pago alguns milhares, quiçá dezenas de milhares de reais, ou até mais, pelo serviço.

O objetivo do PSDB é simples, quase vulgar: mostrar a direita brasileira na liderança do ranking do Facebook. Ou então, é algo mais sinistro: oferecer uma espécie de lista negra para os fascistas que a própria pesquisa promove, ao classificá-los como “campões” do Facebook.

A tática é quase infantil. A direita sempre esteve na frente da internet brasileira, embora, de fato, tenha crescido bastante nos últimos dois anos, na esteira da Lava Jato e da paralisia mental do PT e do governo Dilma.

Na verdade, a direita é até muito mais forte do que a pesquisa sugere, porque os grandes meios de comunicação deveriam ser alinhados, definitivamente, ao lado dos “azuis”.  Mas uma pesquisa tucana jamais cometeria essa “traição” com seus amigos da imprensa corporativa, em especial dos canais de TV e suas ramificações na internet, porque entendem que um de seus trunfos mais importantes é sua mal fingida imparcialidade.

Repare que a pesquisa inclui entre os “vermelhos”, sites como o da Carta Capital, mas omite, no campo dos “azuis”, as revistas Veja, Época e Istoé – sem falar em Globo, Estadão e Folha, também deixados de fora (apesar de serem, evidentemente, “azuis”).

Ou seja, outro objetivo evidente é vender o mito de que somente a imprensa corporativa e comercial é isenta, o que é a maior mentira do mundo: a principal força dos “azuis” vem justamente da grande mídia. No campo da internet, a esquerda, mesmo sendo minoria, consegue manter a batalha equilibrada, pela qualidade de seus argumentos. O que desequilibra a batalha é a partidarização da Globo, SBT, Record, CBN, Jovem Pan, e toda a grande ou média mídia herdeira da ditadura ou das concessões federais do governo Sarney.

O forte da esquerda sempre foi o voto do pobre, de um lado, e a hegemonia entre setores mais esclarecidos da opinião pública. Apesar da derrota eleitoral em 2016, e da sangria provocada pelo terrorismo político da mídia, esses ainda são seus trunfos, vide a liderança isolada de Lula nas pesquisas de intenção de voto para 2018, e a ascendência cada vez mais evidente do “Fora Temer” junto a setores importantes da intelectualidade, da academia e da classe média.

O que eu achei curioso mesmo é o PSDB ter se resignado, tão tranquilamente, em ser categorizado ao lado de gente como Silas Malafaia, Jair Bolsonaro e todo o tipo de site de extrema-direita. Também chama a atenção o fato de páginas louvaminhas da Lava Jato e Sergio Moro serem tão explicitamente classificadas como partidárias “azuis”, alinhadas portanto com Revoltados Online, Olavo de Carvalho, Aécio Neves, Bolsonaro…

A pesquisa, por ser tão grosseira, e mesmo tendo procurado proteger a grande mídia, deixando-a acima dos azuis e vermelhos, provoca arranhões na narrativa golpista, que tenta pintar a Lava Jato como imparcial.

Do lado da esquerda, há alguns erros bobos: Marina Silva e Gabeira não são, definitivamente, de esquerda, porque apoiaram Aécio Neves em 2014 e, em seguida, o golpe.

Mas vamos à pesquisa tucana. A íntegra do documento segue ao fim do post. Abaixo, eu recorto algumas tabelas.

 

 

 

 

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

segunda-feira

13

março 2017

33

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

33 Comentários em "O grosseiro “perfil ideológico” do Facebook encomendado pelo PSDB"

Avise-me quando
avatar
Visitante

Fora do Brasil. Fora do meu país.

Visitante

duas carniça

José Ruiz
Visitante

a principal leitura dessa pesquisa é o fato da direita usar a tecnologia muito melhor do que a esquerda.. os esquerdistas são tecnofóbicos, desperdiçam uma oportunidade de ouro na WEB, já que são maior número.. derrotar a direita na WEB seria bico, não fosse o anacronismo das lideranças de esquerda.. e vamos ser atropelados, por incompetência.. o mundo mudou, a batalha é pela mente das pessoas, e rola na internet..

geraldo
Visitante
Não é necessário ser muito inteligente para compreender a intensão do PSDB, chega a ser pascácio. Uma pessoa mediana consegue identificar tal coisa. Deixar a grande mídia fora do assunto é, no mínimo, mais um golpe publicitário. A mídia é a maior responsável pelo golpe das “Pedaladas Fiscais”; é vero que fora este o fundamento que sustentou o impeachment da Presidenta Dilma; cujo argumento caiu por terra com o resultado do STF que inocentou a Presidenta Dilma. É lamentável que o PSDB fique de cócoras mais uma vez; bem que poderia valorizar a vitória do PT em 2018. Estas iniciativas… Read more »
Ro
Visitante

Esse país é nosso! De todo brasileiro trabalhador que não se cansa de vencer!Esses azuis são vendidos, e se vendem barato!nós venceremos novamente!

Visitante

Olha os caras aí.

Visitante

Sera quem fizeram isso também com o nome das pessoas? Sera que existe uma lista vermelha e azul com os nossos nomes? Alguem sabe?

0.o

moreira sam olvi
Visitante

doria presidente..
jair bolsonaro ministro da justiça

LULA NA CADEIA
DILMA NA CADEIA

antonio carlos
Visitante

Boa tarde, robozinho tucano.
Já recebeu o soldo de fevereiro?
kkk

Anônimo
Visitante

Esse é burro mesmo

olacir olav siq
Visitante

DORIA PRESIDENTE..
A SALVAÇÃO DOS HUMANOS BRASILEIROS QUE TRABALHAM E BANCAM O PAIS..
O POVO DAS BOLSAS E DAS TETAS.. QUE SE FODAM..
VÃO P VENEZUALA BANDO DE FODIDOS

Atreio
Visitante
interessante ver q os “vermelhos’ são mais numerosos q os ‘azuis’, entre aspas mesmo pois esta é q discriminação de acordo com os critérios dos golpistas q gostam de levantar muros invisíveis. faz sentido no país q elegeu 4 vezes seguidas seu presidente vindo do partido dos trabalhadores. nessa toada chegamos em 4,5% de desemprego e saímos do mapa da fome da onu. fora a transposição do SF, as cisternas no interior do semi árido, o satelite publico brasileiro e as escolas técnicas e universidades construidas(pesquise: em 10 anos fizemos mais escolar técnicas do q em 500 anos de história… Read more »
geraldo
Visitante

É isso amigo, falou e disse.

Visitante

Existe muita mintira sobre desvio de dinheiro lógico. Que tem mas nao e iqual eles falam. O dinheiro e desvio para pagar o salario dos politico. Dizem que na prefeitura. De foz foi robado 4 bi. Colocaram. Em que esse dinheiro. Esse dinheiro leva em quantas carreta nen o banco central tem esse dinhero em caixa 4 bi. Com esse valor pode ser contruido uma cidade do porte de foz vao menti para outr

Wake up
Visitante

Ando desconfiado que essa turma do m💩l roubaram meu perfil no face.no dia 8 compartilhei algumas materias de orgaos isentos contra a corrupcao denunciando sua sujeira.alem de algumas homenagens pela data ai me desconectei e mais tarde ao voltar so tinha xingos no messenger de pessoas me ameacando de processo por um post q n fiz mas tinha minha foto.conheco os modos operantes da turma do holideu de onde vem minhas suspeitas.ainda n consegui desbloquear minha pagina e percebi o quanto esses ratos se incomodam com a nossa militancia.

Visitante

É ridículo, e absurdamente tendencioso, nos dois primeiros gráficos a barra do PT com 113.043 é menor com 2,8 cm do que a do PSDB com 57.423 com 4 cm. Eles alteram a escala do gráfico para enganar os leitores menos atentos e achar que o PSDB tem mais envolvimento ou seguidores.

Visitante

A consciência é o nosso maior juiz!

Visitante

Pelo menos me deram uma lista de páginas de esquerda e pessoas que posso seguir.O resto e lixo.

Maria de Lourdes Cavalcanti
Visitante

No nosso querido país, se entregá até a mãe pra atingir o mais vil dos objetivos. Oh terra linda sem sorte!!

Visitante

Lixo!

Visitante

Victor Javier Ventura tuas páginas estão bombando

Visitante

Olha Amigo Jose Emanuel Cunha Lima

Visitante

Agora combinou

Anônimo
Visitante

eitcha, mais uma foto do moro com seus amiguinhos politicos

Visitante
Visitante

O CAFEZINHO É O MAIOR PROMOTOR DESSE PICARETA!!!
SEMIDEUSMORO DEVE SER O DONO DESSE SITE!!!
A TRÊS POST DELES, QUATRO É DA CARA ARROGANTEMENTE IDIOTA DESSE PICARETA!
HAJA TRABALHADOR!!!

Visitante
Visitante

Coloca a foto de uma rosa no perfil e um boneco feio vomitando!!!

Visitante

Ninguem quer ter a companhia do Moro e nem do Bolsonaro, mas os tucanos só aparecem ao lado do Moro.

feministas praga universal
Visitante

se enxerga vagabunda feminista de merda, ninguem quer é a sua companhia!

Felipe
Visitante

@feministas praga universal Melhor comentário

Visitante

Acho que o Objetivo…Lançar Doria…

wpDiscuz