Não é o "mercado" que irá nos salvar, e sim políticas públicas | O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

15

março 2017

11

COMENTÁRIOS

Não é o “mercado” que irá nos salvar, e sim políticas públicas

Escrito por , Postado em Redação



SÓ O ESTADO PODE DAR FIM À RECESSÃO

Por André Araújo, no Jornal GGN

ENVIADO POR ANDRE ARAUJO QUA, 15/03/2017 – 09:18
ATUALIZADO EM 15/03/2017 – 09:30

A partir da central de divulgação de projeções, conhecida como BOLETIM FOCUS, a mídia econômica toma o prognóstico dos departamentos de economia como sinal de sucesso da atual política econômica, ao considerar a projeção sobre uma melhora dos índices uma prova de que a economia saiu da recessão.

A partir desse cenário de faz de conta, a mídia econômica alardeia que a recessão acabou, em coro com o Ministro da Fazenda, sem que haja qualquer indicação de que a realidade reflita o desejo nesse teatro de luz e sombra.

Os economistas-de-manual levam a sério as projeções das consultorias e departamentos de economia de bancos, esse é o mundo deles, o das planilhas e projeções anunciadas sem temor do ridículo, como aquele em que a projeção do PIB de 2017 melhorou, era 0,48%, agora é 0,49% como se isso tivesse alguma importância e como se um palpite fosse virar realidade, observando que quem faz esses cálculos recebe salário para montar essas tolices.

É uma base de raciocínio extraordinária, baseada em palpites.Tem tudo a ver. A atual política econômica é aquela que o mercado financeiro, do qual fazem parte os bancos e consultorias, lhes favorece como setor rentista acima da economia produtiva. São propagandistas de si mesmos, dão palpites de que a economia está indo no caminho certo, porque esse é único caminho que eles conhecem por formação e convicção, além de atender seus interesses.

Esses prognósticos não tem qualquer base real, são “wishful thinking”,desejos de que assim aconteça, é o mesmo processo da torcida que diz ao time “Agora vai, vamos ganhar de 3 a 1”.

Um dos truques dessa torcida é alardear que a inflação está caindo tanto que pode ficar abaixo da meta e que isso é um bom sinal. Mas uma INFLAÇÃO EM QUEDA É SINAL DE MAIS RECESSÃO E NÃO DE MENOS RECESSÃO. Essa é a sinalização UNIVERSAL de prosperidade Quando a atividade econômica ESQUENTA HÁ SINAIS DE MAIS INFLAÇÃO E NÃO DE MENOS.

Portanto, apontar queda de inflação como sinal de recuperação é uma contradição técnica na economia clássica. Os bancos centrais dos países mais importantes consideram alta de inflação como sinal claro de aquecimento da atividade econômica, aqui os “economistas de mercado” veem inflação abaixo da meta como sinal positivo para a recuperação da economia, porque veem nessa inflação menor um incentivo para o Banco Central baixar os juros básicos e em consequência para que os bancos também baixem os juros para as empresas e pessoas físicas. TUDO ISSO É TEORIA DE MANUAL, não acontece no mundo real da economia brasileira. A diminuição da taxa Selic sequer faz cócegas na taxa REAL de juros na mesa do gerente do banco, os bancos NÃO baixam os juros na ponta do tomador porque o BC baixou a Selic, não há essa correlação automática na economia produtiva, MAS essa conclusão está nos manuais onde eles aprenderam economia,continuamente propagandeada pelos comentaristas econômicos da grande mídia como se essa fosse a narrativa de uma realidade que todavia é apenas uma pós-verdade.

Apostar na retomada da economia e no fim da recessão a partir dessa TEORIA é um engodo completo, o fim da recessão depende de forças muito mais fortes do que uma teórica redução de juros pelos bancos aos seus tomadores finais mesmo que isso acontecesse.

Não há, no mundo real, uma COMPETIÇÃO entre bancos para ganhar clientes através de juros mais baixos. Nos anúncios de bancos nos EUA os concorrentes EXPLICITAM AS TAXAS que oferecem para tomadores de empréstimos, no Brasil isso JAMAIS aconteceu, os bancos não competem por meio de taxas de juros, não é da cultura bancária brasileira, anunciam serviços, atendimento digital, mais nenhum banco oferece taxas de juros mais baixas como apelo para ganhar mais clientes. Muito menos anunciam publicamente redução de taxas.

Os juros são altíssimos no Brasil por razões específicas da economia brasileira, a ideia de que a baixa da inflação leva o Banco Central a baixar a taxa Selic e por causa disso os juros caem na economia produtiva é FALSA e vendida como verdadeira por gente que sabe que ela é FALSA.

A inflação no centro da meta NÃO produz redução de juros na economia produtiva e, se essa baixa acontecer, isso NÃO tem maior impacto na retomada da atividade econômica, porque esta tem outros fatores de maior profundidade que vão muito além da taxa de juros, a economia brasileira não funciona por automaticidade de fórmulas prontas, essa economia tem um histórico de especificidades baseado na formação do País, na sua cultura popular e empresarial, em crenças e hábitos longamente entranhados na psique do brasileiro e na sua forma de tomar decisões sobre consumo e investimento, todos fatores IGNORADOS pelos economistas de manual que dominam a política monetária, cambial e fiscal desde o Plano Real e que insistem em impor política econômica baseada em modelos importados que não reagem da forma que eles esperam no Brasil.

Há ainda uma ironia maior: com a baixa da inflação e a manutenção de juros altos nos bancos, a TAXA REAL de juros aumenta para o tomador, mantida a taxa nominal e reduzida a inflação, a taxa de juros na verdade pune mais o devedor.

O maior dano causado pelo Plano Real à economia brasileira foi a importação de MODELOS estrangeiros, suas fórmulas, teorias e ferramentas, sem adaptação a um longo histórico específico de nossa economia, a economia é uma circunstância como os sábios Keynes e Hirschman nos ensinaram, economia depende muita da política e da psicologia social, não há uma economia universal que funciona igual em todo lugar, até a medicina necessita de adaptação a países, culturas, climas, hábitos, a economia também necessita de adaptação, impor meta de inflação sueca ao Brasil é a loucura dessa escola e que nos levou a uma recessão absurda, desastre único no mundo atual para um PAÍS RICO de recursos naturais, de empreendedores, de massa crítica de território e população.

A aposta de que os bancos brasileiros vão ajudar o País a sair da recessão é FALSA porque os bancos não têm nenhum incentivo a emprestar a juros baixos para empresas e pessoas físicas DEVIDO A PRÓPRIA RECESSÃO que tornou 60% dos CPF inadimplentes e grande parte das empresas em altos riscos de crédito já por seu excessivo endividamento.

Então a fórmula de que INFLAÇÃO NO CENTRO DA META conduz a TAXA SELIC EM BAIXA que leva a BAIXA DOS JUROS NOS BANCOS não funciona como saída da recessão porque os BANCOS NÃO VÃO BAIXAR OS JUROS E NEM VÃO EMPRESTAR devido à própria recessão, que aumentou excessivamente o RISCO DE CRÉDITO. Os bancos vão esperar o FIM DA RECESSÃO para voltar a emprestar, eles NÃO SERÃO OS AGENTES DO FIM DA RECESSÃO.

Quem pode dar o fim à recessão é o ESTADO, que foi o instrumento ÚNICO do fim das grandes crises de 1929 e subsequentes, na crise de 2008 foi o TESOURO DOS ESTADOS UNIDOS que resolveu a crise com o programa TARP que emprestou US$780 bilhões assumindo RISCO TOTAL, emprestou duas semanas após a crise, como medida extraordinária e necessária a empresas e bancos. O MERCADO NÃO DÁ FIM A RECESSÃO, a História Econômica está ai para documentar, quem resolve RECESSÃO E DEPRESSÃO é SÓ O ESTADO, é uma das funções maiores do Estado enfrentar crises, algo que particulares não tem força para fazer.

A atual política econômica conta exclusivamente com o MERCADO para comprar concessões e os bancos emprestarem para com isso o País sair da recessão. As concessões, se forem bem sucedidas, NÃO TEM VOLUME para causar qualquer impacto no emprego e na demanda e os BANCOS não vão irrigar a economia produtiva com empréstimos a juros baixos, e nem esse é um caminho lógico, só se toma empréstimos quando há perspectiva de crescimento, algo que começa na DEMANDA e não no investimento.

Todo um conjunto de ILUSÕES sem amparo na lógica, na história econômica, na história do pensamento econômico, vão empurrando a recessão com a barriga e com um discurso de auto engano, prometendo quimeras e micro feitos que nem sequer tocam no CERNE da recessão, que é falta de capacidade monetária para comprar produtos e serviços, devido a uma política econômica RECESSIVA, que tem como alvo provocar recessão para atingir metas de inflação não importa a que custo, o grande objetivo é proteger os ativos em Reais dos bancos, fundos de investimentos e dos especuladores de Nova York que precisam de inflação baixa e consequente dólar barato para retornar seu capital e ganhos no período.

A atual política econômica brasileira interessa ao mercado financeiro internacional e não interessa ao povo brasileiro, não é uma política NACIONAL em função do Brasil.

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

quarta-feira

15

março 2017

11

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

11 Comentários em "Não é o “mercado” que irá nos salvar, e sim políticas públicas"

Avise-me quando
avatar
Anônimo
Visitante

Entrei para ler o Cafezinho hoje, dia crucial para o futuro da situação no Brasil e me deparo com três catataus, -tratados, análises comparativas, conjuminâncias e quejandos sobre a política econômica, laudas e laudas. Tudo muito bem, tudo muito correto, – se bem que me da um certo travo engolir comparações entre estratificações sócio-politico e culturais totalmente diferentes, quiça comparáveis.
Miguel, vai prá rua cara! É lá que está o bom combate. Ah se eu ainda pudesse…

Luís Ribeiro
Visitante

E tu, Anônimo, se não podes sair de casa, vai cobrar alguma coisa de blogueiro reaça aí do teu teclado. Saco cheio de fogo amigo.

Mirtes
Visitante

Só o Estado, como estávamos fazendo antes do golpe.

Wake up
Visitante

Sai do teu recinto_prova que EU minto-brilho na panela p assumir maniculacao’fora esse brazil-nao encomendado-transformou o PIG como falso mar vermelho-aumentou favelas-e descamisados-quedas em seus precos aos centavos_luta criminosa-diz o quadrilheiro(desmoralizando a razao de quem provou que faz melhor)💚❤🌹🎶🏄✈

joao quitano
Visitante

JA COBRARAM SEUS SENADORES PELA ASSINATURA DA URGENCIA DA PEC DO FIM DA IMUNIDADE PARLAMENTAR.. ???

ABAIXO SEGUE LINK.. CONTENDO EMAIL DE TODOS INCLUSIVE O FONE..
CADE A PRESSÃO ???

http://www25.senado.leg.br/web/senadores/em-exercicio

OU VOCES SÃO A FAVOR DA IMUNIDADE ??

IAI MIGUEL.. NAO VI NENHUMA PALAVRA SUA SOBRE O TEMA ??!!

FIM DA IMUNIDADE PARLAMENTAR PARA POLITICO MEKETREFE DE PAISECO DE QUINTO MUNDO..

Fernando
Visitante

Segue endereço do Facebook dos senadores.

https://m.facebook.com/randolferodrigues/
https://m.facebook.com/VanessaGrazziotin
https://m.facebook.com/ronaldocaiado25
https://m.facebook.com/LidicedaMata
https://m.facebook.com/SenadorJoaoCapiberibe/
https://m.facebook.com/luciavaniasenadora/
https://m.facebook.com/senadorjosemedeiros/
https://m.facebook.com/robertorocha400
https://m.facebook.com/OmarAzizPSD
https://m.facebook.com/romariodesouzafaria
https://m.facebook.com/lindbergh.farias/
https://m.facebook.com/anaamelialm
https://m.facebook.com/AcirGurgacz?ref=ts
https://m.facebook.com/cironogueira
https://m.facebook.com/humbertocostapt
https://m.facebook.com/marcelocrivella
https://m.facebook.com/cassiocunhalima
https://m.facebook.com/Eunício-Oliveira-147474322001734/
https://m.facebook.com/angelaportela13
https://m.facebook.com/senadorheliojose
https://m.facebook.com/wellington.fagundes.mt
https://m.facebook.com/colloralagoas/
https://m.facebook.com/donizetidopt
https://m.facebook.com/senadorjorgeviana
https://m.facebook.com/JosePimentelPT/
https://m.facebook.com/FatimaBezerra13
https://m.facebook.com/gleisi.hoffmann/
https://m.facebook.com/eduardoamorim20
https://m.facebook.com/paulopaim/
https://m.facebook.com/PauloRochaSenador/
https://m.facebook.com/BeneditodeLira/
https://m.facebook.com/Eunício-Oliveira-147474322001734/
https://m.facebook.com/senadorareginasousa/
https://m.facebook.com/robertorequiao/
https://m.facebook.com/senadorheliojose
https://m.facebook.com/RicardoFerraco
https://m.facebook.com/senadorarosedefreitas
https://m.facebook.com/senromerojuca/
https://m.facebook.com/renancalheirosoficial/
https://m.facebook.com/wildermorais
https://m.facebook.com/ottoalencaroficial
https://m.facebook.com/sergiopetecao
https://m.facebook.com/senadordouglascintra/
https://m.facebook.com/magnomalta
https://m.facebook.com/GladsonCameli/
https://m.facebook.com/IVO-CASSOL-1481362108788369/
https://m.facebook.com/paulobauer/
https://m.facebook.com/ValadaresPSB/
https://m.facebook.com/fernando.bezerracoelho?fref=ts
https://m.facebook.com/senadorflexaribeiro
https://m.facebook.com/SenadorRaimundoLira
https://m.facebook.com/AntonioAnastasiaOficial
https://m.facebook.com/zemaranhao
https://m.facebook.com/JoseSerraOficial
https://m.facebook.com/davi.alcolumbre
https://m.facebook.com/tassocomvoce/
https://m.facebook.com/senadorricardofranco/?ref=page_internal
https://m.facebook.com/joseagripinomaia
https://m.facebook.com/DarioEliasBerger/
https://m.facebook.com/senadoredisonlobao/?fref=nf
https://m.facebook.com/vicentinhoalves
https://m.facebook.com/JaderpeloPara
https://m.facebook.com/elmanoferreroficial/
https://m.facebook.com/SenadorGaribaldiAlves?fref=nf
https://m.facebook.com/SenadorAtaidesOliveira
https://m.facebook.com/senadordaliriobeber/
https://m.facebook.com/aloysionunes
https://m.facebook.com/ad.alvarodias
https://m.facebook.com/LasierMartinsOficial/
https://m.facebook.com/Cristovam.Buarque
https://m.facebook.com/AecioNevesOficial
https://m.facebook.com/zezeperrella
https://m.facebook.com/telmariomotarr
https://m.facebook.com/reguffeoficial
https://m.facebook.com/blairomaggi/
https://m.facebook.com/public/Marta-Suplicy
https://m.facebook.com/public/João-Alberto-Souza

Prof. Dr. Salomão augusto gadelha
Visitante
Prof. Dr. Salomão augusto gadelha
Em países democráticos, a Constituição é redigida por uma Assembleia Constituinte, formada por representantes escolhidos pelo povo. No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente em 1986 e empossados em fevereiro de 1987. O trabalho, concluído em um ano e oito meses, permitiu avanços em áreas estratégicas como saúde (com a implementação do Sistema Único de Saúde), direito da criança e do adolescente e novo Código Civil. Veja como é a estrutura da Constituição de 1988: Título I – Princípios Fundamentais Título II – Direitos e Garantias Fundamentais Título III… Read more »
sander max
Visitante
rss. ja reparou que voce so tem audiencia quando mastiga materia de jornalistas das grandes midias ?? ou fala da lava jato .. ou do doria.. ate por que se voce fosse inteligente e manjasse de politicas publicas etc.. voce estava no governo .. ou no minimo seria rico.. teria um emprego .. e ganharia os 78 mil que voce presisa por trimestre.. mais não.. entao bla bla bla p que .. mastiga la as materias e joga aqui p seu povo nadar na ignorancia .. rsss fala da lista ai do janot so p lembrar.. o temmer nao ta… Read more »
Ricardo
Visitante
Este tipo de pessoa é que faz do Brasil do golpe o que ele é, uma mentira, um país entregue para as multinacionais, uma população alijada do trabalho, um empobrecimento cultural, educacional, um país onde a corrupção é alimentada por atitudes e palavras prontas longe da legislação, estes cidadãos é que dão respaldo aos desmandos e desmonte do estado, e ainda se acham certos, uma pobreza de ideias e conceitos que dá pena, por isso somos tratados como república de bananas, pelo monte de bananas ignorantes que querem formar opinião a revelia da verdade, muita falta de conhecimento e formação,… Read more »
Joan
Visitante

Queremos Lula!

SANDRO OLIVEIRA
Visitante
Miguel… quantos segundos um Réu no BANCO DOS RÉUS em pleno procedimento PENAL, presisaria para responder quanto ganha todo mês ???? 5 seg ?? 10 segundos ?? a alma mais honesta do Brasil em quase 2 minutos gaguejou enrrolou coçou o bigode e nao esclareceu .. o que deu p entender foi que ele recebe aposentadoria por anistia politica ???(lula perseguido ??) e por invelidez ele nem mencionou .. PODE TER CERTEZA DE UMA COISA… O JUIZ PARA DEIXA LO FAZER POLITICA EM PLENO JULGAMENTO,.. SO PODE ESTAR TRANQUILO NO QUE DIZ RESPEITO A PROVAS PARA A CONDENAÇÃO EMINENTE.. O… Read more »
wpDiscuz