Menu

Resumo do Programa Cafeína #6 do Cafezinho

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia O Cafezinho tem procurado debater temas da atualidade com especialistas que são convidados pelos apresentadores do programa Cafeína. Tadeu Porto (Brasil), Leonardo Stoppa (Inglaterra) e eu, Wellington Calasans (Suécia), levamos para o público o que é omitido pela imprensa tradicional. Esta semana o tema foi “A Reforma […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

O Cafezinho tem procurado debater temas da atualidade com especialistas que são convidados pelos apresentadores do programa Cafeína. Tadeu Porto (Brasil), Leonardo Stoppa (Inglaterra) e eu, Wellington Calasans (Suécia), levamos para o público o que é omitido pela imprensa tradicional. Esta semana o tema foi “A Reforma da Previdência”. Confira aqui o texto de abertura do Cafeína #6, lido no início do programa e também assista ao resumo da sexta edição que foi transmitida no histórico “15 de Março”.

Preocupados com o próprio futuro, brasileiras e brasileiros protestaram hoje nas ruas contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016).

Especialistas de diferentes áreas alertam que esta Proposta de Emenda Constitucional representa praticamente a extinção dos direitos sociais e é sustentada por premissas completamente equivocadas.
 
Esta coisa que temos que chamar de governo mente para o cidadão quando fala em déficit previdenciário.

Qualquer cidadão que se informa fora do PIG – Partido da Imprensa Golpista sabe que o sistema de Seguridade Social é altamente superavitário em dezenas de bilhões de reais. 
 
A proposta de reforma, que o governo tenta empurrar guela abaixo dos brasileiros, destroi o sistema da previdência social duramente conquistado e mantido nas últimas décadas e como está configurado inviabiliza o acesso a aposentadoria e outros benefícios ao cidadão que contribui durante toda a sua vida. 
 
A OAB listou dez pontos que ratificam o quão danosa é esta Reforma da Previdência para os brasileiros, sobretudo as mulheres.

1) Exigência de idade mínima para aposentadoria a partir dos 65 (sessenta e cinco) anos para homens e mulheres; 
 
2) 49 (quarenta e nove) anos de tempo de contribuição para ter acesso à aposentadoria integral; 
 
3) Redução do valor geral das aposentadorias;
 
4) Precarização da aposentadoria do trabalhador rural;  
 
5) Pensão por morte e benefícios assistenciais em valor abaixo de um salário mínimo;
 
6) Exclui as regras de transição vigentes;
 
7) Impede a cumulação de aposentadoria e pensão por morte;
 
8) Elevação da idade para o recebimento do benefício assistencial (LOAS) para 70 anos de idade;
 
9) Regras inalcançáveis para a aposentadoria dos trabalhadores expostos a agentes insalubres;
 
10) Fim da aposentadoria dos professores.
 
Os prefeitos que apoiaram este golpe também são vítimas dele, pois a famigerada reforma da previdência prejudicará diretamente a economia dos municípios, que na grande maioria sobrevive dos benefícios da previdência social, que superam o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
 
Ou o governo do golpe para com esta tentativa insana ou veremos em breve a expressão Reforma da Previdência ser substituída na marra pela expressão Reforma da Presidência.
 
O retrocesso não será aceito pelos brasileiros. A luta de classes está escancarada e essa é a parte positiva desta história toda.

Apoie o Cafezinho

Wellington Calasans

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Luiz Pereira Tavares

04/05/2017 - 06h22

BRASIL ?? Deu “tilt”.
Eis o motivo: ?PT = tem amnésia ao NOBRE: Gogol, por exemplo.
?Zé, dilma, Lula, Genro = são bregas.
?LuloPeTralhismo: Lula rocambolesco. Engana-trouxa. Charlatão. Nivela por baixo. ?
Amado por inteligentinho caviar (intelequituais da USP): araque, tal CHICO-Taquara-Rachada-BUARQUE. ?
Lula incompetente aposta na ignorância econômica de Dilma.
?PT se orgulha de dizer esquerda (vaidade de se “acharem”). ?
PT, pseudo-esquerda. Propaganda. ?
PT fez muita Campanha em Carnaval (infiltrou bloco, disfarçado). ?
PT fala que pichação é arte. ? rsrs
PT odeia elitismo: Bach, Camus, DEEP PURPLE, Villa-Lobos, Pink Floyd, GOGOL. rs

Atreio

17/03/2017 - 12h25

na mesma semana do histórico impairment social q serginho levou do karnal, dilma vem gigante no valor (isso mesmo, algo ocorre, parece q eles se ligaram q babou o golpe), e depois de ser sucesso na espanha, apluadida de pé na italia e ouvida no senado frances, irá pros EUA esculachar os golpistas no megafone mundial….

e pow!

babou o o golpe. ninguem mais quer estar na foto ao lado de golpista.
valeu karnal! entrou pra história, como só os precisos conseguem.

Atreio

17/03/2017 - 12h24

na mesma semana do histórico impairment social q serginho levou do karnal, dilma vem gigante no valor (isso mesmo, algo ocorre, parece q eles se ligaram q babou o golpe) uma semana antes de ir pro EUA esculachar os golpists no megafone mundial….

babou o o golpe. ninguem mais quer estar na foto ao lado de golpista.
valeu karnal! entrou pra história, como só os precisos conseguem.

Eliana Borges

17/03/2017 - 09h13

O atual sistema previdenciário é a única política social de proteção no mundo do trabalho que reconhece as desigualdades de gênero.

Joaquim Xavier

17/03/2017 - 12h11

Celso

17/03/2017 - 00h23

Com relação à OAB, sinceramente, vai pqp. Apoiou o Golpe. Essa diretoria nacional manchou a história dessa instituição, que teve um papel de destaque na redemocratização do país.

Francisco Xavier

17/03/2017 - 02h37

qualquer semelhança com o brasil de hoje NAO É MERA COINCIDENCIA, assistam por favor, é muito importante q todos saibam o q esta acontecendo https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

vitor f

16/03/2017 - 20h09

Sempre tem um tosco burro de plantão. Cuidado que a raiva mata. A raiva tras câncer.

Jorge Milan

16/03/2017 - 19h41

Os coxinhas agora estão lendo o cafezinho? Quanta besteira esse coxinha do PIG deve estar ganhando para escrever aqui. Vivemos um momento de enorme recessão e esse coxinha vem escrever asneira aqui. Procure se informar melhor, trouxinha.

teofilo oliveira

16/03/2017 - 19h14

troca essa cocaina .. voces estao alucinados demais com o melhor governo do brasil..
temmer presidente

País cria 35,6 mil vagas com carteira em fevereiro, após 22 meses de queda…
Agua p nordest
30 Bilhoes na economia diretamente…
reformas ..
demissao de comissionados..
privatização dos aeroportos pre historicos
e ainda mantendo as bolsas vagabundos que foram criadas demostrando muita grandeza..
ate sua esposa e melhor .. tu eo cara… muito viagra e muitos anos de vida p senhor..

lula..que o cancer o carregue ..

parabens meu presidente..

    Marcos

    16/03/2017 - 21h50

    Que besteirol!!!
    Esperar o que de um coxinha midiotaM?

    JoApaS

    17/03/2017 - 02h45

    IDIOTA … CANALHA … Vá trabalhar como eu trabalhei por 37 anos contribuindo todo mês com fiz, pra depois ser VÍTIMA da REFORMA SAFADA de (FHC+AÉCIO+TEMER+CUNHA+SERRA) em 1998-1999 que abateu 46% do meu benefício mensal atual do INSS (só recebo 53% do direito de tudo que contribuí por 37 anos), isso formulado em 2007 quando me aposentei sob as regras do FATOR PREVIDENCIÁRIO estabelecido por esse mesmo BANDO de CORRUPTOS e BANDIDOS do PSDB+PMDB+DEM que governavam na época, isso após ter CONTRIBUIDO ININTERRUPTAMENTE MENSALMENTE por 37 anos e devido a essa PILANTRAGEM inventada e INSTITUIDA pelos DEMO-TUCANOS-PMDBISTAS da época (1998-1999), BANDIDOS QUADRILHEIROS que desde então estão CEIFANDO DIREITOS do POVO de BEM do BRASIL ..(como eu, Seu Mané PILANTRA.. trouxinha de plantão .. sai de cima, sentado no cabo da PANELA e vai bater panela junto com seus coleguinhas IGNORANTES DESLETRADOS, BANDIDOS TROUXINHAS do MBL como voce, SAFADO !!) .. e agora, a QUADRILHA da REFORMA é a mesma de 1998-1999 .. todos bandidos .. vá TRABALHAR e CONTRIBUIR por 37 anos pra saber como é a vida de um trabalhador honesto como eu, PILANTRA .. leia aí abaixo o que ainda iremos fazer deste país .. NÃO sou Ptista, Pmdbista, muito menos um DEMO-TUCANALHA ou qualquer outra coisa Partidária de qualquer uma destas merdas dessa POLITICA NACIONAL de OPORTUNISTAS e PILANTRAS que são QUADRILHEIROS de uma FACÇÃO CRIMINOSA que tomou o PODER CENTRAL do BRASIL para fazer BANDIDAGENS como essa da PREVIDÊNCIA (mais uma vez a mesma quadrilha agindo) contra o BRASIL e o POVO BRASILEIRO .. seu TROUXINHA de MERDA !!

    A GRANDE VIRADA do POVO do BRASIL
    15-março-2017
    ESQUEÇAM BRASÍLIA – TRABALHEM para “A GRANDE VIRADA do POVO(de bem) do BRASIL” … (By JoApaS)
    TODO MUNDO pra RUA … #VAMOSproPAU ..!

    A maioria dos brasileiros (POVO de BEM, democrático, honesto, ético, respeitoso, etc.) TEM QUE ESQUECER BRASÍLIA e aquelas quadrilhas, bem com a “VELHA CONSTITUIÇÃO” rasgada com SUAS LEIS “jeitosas”(de jeitinhos jurídicos), de INSTITUIÇÕES falidas, Órgãos inoperantes, etc… Temos que esquecer tudo isso, o “chamado” GOVERNO OFICIAL (dos golpistas ARCAICOS e da FACÇÃO do CRIME ORGANIZADO que tomou o PODER CENTRAL do BRASIL) e PARTIRMOS JÁ para criarmos (entre nós, o POVO).
    ESQUEÇAM BRASÍLIA e o BRASIL VELHO – TRABALHEM para o BRASIL NOVO com “A GRANDE VIRADA do POVO(de bem) do BRASIL”, com FOCO em:
    1)- Eles lá em Brasília fazendo o que querem e nós aqui entre o POVO, fazendo o que o POVO achar melhor (desobediência civil total);
    2)- CRIAR, INSTITUIR e ESTABELECER o “Governo Paralelo do Povo do Brasil (GPPB)” como “PRIMEIRA MEDIDA do NOVO GOVERNO”, de imediato;
    3)- Criar a “AGÊNCIA CENTRAL de MÍDIAS” denominado “CANAL do POVO” como “SEGUNDA MEDIDA do NOVO GOVERNO”, de imediato;
    4)- E como “TERCEIRA MEDIDA do NOVO GOVERNO”, de imediato: INSTALAR a “CONSTITUINTE do POVO” definindo e criando o “PARLAMENTO do POVO (pPOVO) decorrente da formação da “CONSELHO CONSTITUINTE do POVO (CC-povo);
    5)- Criar as “ARENAS do POVO” (aPOVO) que atuariam regionalmente em complemento ao PARLAMENTO do POVO;
    6)- criar a (nova) CONSTITUIÇÃO Federativa do POVO (cPOVO);
    7)- criar as )novas) Leis do Povo (lPOVO);
    8)- criar o Exército do Povo (ePOVO);
    9)- criar o Tribunal do Povo (tPOVO);
    10)- criar as “BANCAS do POVO” (bPOVO) que atuariam regionalmente em complemento ao Tribunal do Povo;
    11)- criar os “novos” CÓDIGOS do POVO (ética, conduta, cidadania, comercial, industrial, ensino, saúde, etc. e os Códigos de Defesa do Povo (CDPs): Consumidor, Idoso, Criança, Mulher, Adolescente, etc…. (codPOVO);
    12)- criar a (nova) LINGUA do POVO ..(já desenvolvi e tenho pronta desde Jan-2016 uma nova LINGUA pra substituir o PORTUGUES, bem moderna e inovadora para o mundo atual digital);
    13)- criar as (novas) “Leis do Trabalho para o POVO (LTP)” em substituição à CLT;
    14)- criar a NOVA MOEDA do POVO (o “cascaio do POVO” => Cp$);
    15)- criar o “CONSELHO TRIBUTÁRIO e FINANCEIRO do POVO (CTF-povo);
    16)- criar o (novo) SISTEMA de TRIBUTOS e FINANÇAS do POVO (STP) gerido pelo “CTF-povo”=CONSELHO TRIBUTÁRIO e FINANCEIRO do POVO;
    17)- criar um “CONSELHO de GESTÃO do POVO” de onde emana as “diretivas vindas dos DIRETÓRIOS das BASES dos PARTIDOS do POVO”, após passar pelo PARLAMENTO do POVO para orientar a ADMINISTRAÇÃO GERAL do GOVERNO do POVO;
    18)- criar somente 4(quatro) “PARTIDOS POLÍTICOS POPULARES (PPPs do POVO)”: o AZUL, o VERMELHO, o VERDE e o AMARELO com uma faixa Branca indicando PAZ ao centro enviesado ao meio;
    19)- criar os “DIRETÓRIOS ADJUNTOS das BASES do POVO” em cada MUNICÍPIO, sendo uma BASE para cada PARTIDO POPULAR: Azul, Vermelho, Verde e Amarelo;
    20)- criar o “BANCO do POVO” gerido por um “CONSELHO de ADMINISTRAÇÂO do POVO” e,
    21)- etc, etc, .. etc. ou seja, em suma, já TENHO TUDO PRONTO .. só falta o POVO ir pra RUA e começar atuar no NOVO “MOLDE de GOVERNO”, com:

    INSTALANDO DE IMEDIATO como ATOS POPULARES:
    A)- desobediência civil ao Governo Central Oficial com relação a tudo: Leis, Tributos, Obrigações, etc.;
    B)- como primeira medida, o POVO deve TRANSFERIR todo seu dinheiro em BANCOS do “velho BRASIL”, transferindo-o para o BANCO do POVO, administrado pelo próprio POVO…só isso já QUEBRA o GOVERNO GOLPISTA, de imediato;
    C)- instalar a ANARQUIA GERAL pelos “quatro cantos do País” desorientando e desestabilizando o Governo Central Golpista;
    D)- SUSPENDER todo tipo de PAGAMENTO de TRIBUTOS ao Governo Oficial (sonegação principal da desobediência pra secar a fonte e minar o Governo Oficial, pagando tributos do POVO para o POVO no NOVO SISTEMA TRIBUTÁRIO idealizado pelo POVO);
    E)- Indicar candidatos do POVO, elegendo-os em “VOTAÇÃO DIRETA e ABERTA” como “REPRESENTANTES e AGENTES do POVO” para os DIRETÓRIOS das BASES, ARENAS, da CONSTITUINTE e do PARLAMENTO;
    F)- Nomear os “CLEROS(juízes indicados e eleitos pelo povo)” para o TRIBUNAL do POVO e BANCAS REGIONAIS;
    G)- Criar a nova MOEDA, BANDEIRA, LÍNGUA e REGRAS ECONÔMICAS-FINANCEIRAS para as “AÇÕES da ECONOMIA e FINANÇAS do POVO”;
    H)- Criar a “REDE de Produção, Abastecimento e LOGISTICA do COMÉRCIO do POVO”, para o POVO e com o POVO;
    etc & tal …
    E assim, montaremos o “NOVO BRASIL”, passo-a-passo no compasso popular emanando do POVO … vindo do POVO de BEM do BRASIL.
    O “VELHO ACABOU” em 2016 !

    Atreio

    17/03/2017 - 12h20

    e o jolliday já ta preso? kinzinho foi ai hj? ou tá ‘trabalhando’ de casa?
    se liga, fio.
    tente amar alguem hj! bjao!
    desejo melhoras

Jorge Rodrigues

16/03/2017 - 16h05

O Cafezinho, faz um teste.

Pede pro governo mostrar o cálculo que estão fazendo para achar o déficit. Faz uma solicitação por escrito.

Como de praxe, eles vão se negar a explicar o cálculo, pois até hoje não vi ninguém do governo explicando, só dizem que tem que ser desse jeito e pronto, alias como tudo neste governo.

Se explicá-lo, o cálculo não deve contar com as receitas de contribuições sociais, ou a parte do governo, já que se contasse, daria em superávit. Nesse caso, perguntem o que o eles pretende fazer como a parte que o governo deveria investir no Seguridade Social e que eles estão excluindo do cálculo.

Por que eu digo isso. Vou dar uma de Mãe Dina. Se aprovadas as reforma da previdência e trabalhistas, o governo vai entrar com mais dois projetos. Um acabando ou diminuindo a sua obrigação de investir na Seguridade. Outro projeto, será o da diminuição ou até extinção da contribuição patronal previdenciária.

Você devem ter mais recursos ou know-how do que eu, façam uma pesquisa ai e vejam se a algum tempo atrás, não houve um papo correndo em Brasília de que os empresários estavam trabalhando no congresso para alterar a contribuição patronal. Se não me engano durante a discussão da reforma anterior, essa que está em vigor. Posso estar enganado mas tenho isso na memória.


Leia mais

Recentes

Recentes