Meganhagem midiática e irresponsável pode fazer o Brasil perder mercado mundial de carne - O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

17

março 2017

89

COMENTÁRIOS

Meganhagem midiática e irresponsável pode fazer o Brasil perder mercado mundial de carne

Escrito por , Postado em Redação



(Na foto, o delegado da PF que liderou a operação Carne Fraca)

Bem, já destruíram a indústria de construção civil. A Odebrecht, que atuava em mais de 40 países, e concorria com empreiteiras americanas, chinesas e europeias, foi eliminada.

O próximo a ser aniquilado será a indústria brasileira de carne. Problemas pontuais são tratados com exagero, escândalo, sensacionalismo, prejudicando uma das atividades mais importantes da economia nacional.

O resultado da desorganização do setor de carne será, obviamente, a brutal queda na qualidade da carne consumida pelos brasileiros, perda dos mercados internacionais, com reflexos profundos sobre a renda de milhões de trabalhadores, além da perda de impostos.

Ao invés de tocarem uma investigação rigorosa, porém de maneira discreta, a operação da PF que investiga o mercado de carne optou pelo estilo “Lava Jato”.

A considerar as consequênicas da Lava Jato, que fez a corrupção aumentar, ao levar ao poder a nata dos corruptos, essa nova investigação da PF trará também grandes prejuízos à economia brasileira.

Os americanos, assim como fizeram com a Petrobrás e a Odebrecht, escalpeladas por multas bilionárias frequentes cobradas pela Justiça americana, não perderam tempo: já começaram a organizar medidas para destruir as empresas brasileiras de carne.

Se sobrar alguma coisa do Brasil após essa era de golpes, meganhagem irresponsável e jornalismo criminoso, será um milagre.

O delegado responsável pela Operação Carne Fraca é mesmo que, recentemente, em entrevista à Veja, afirmou que a Lava Jato perdeu o “timing” para prender Lula.

É bem possível que o vaidoso tenha dado ares espetaculosos à essa investigação porque, em sua obsessão insana para prender o ex-presidente, acreditou em hoaxs de internet que ligavam Lula, ou seu filho, à Friboi…

***

No Jornal GGN

Ação da PF contra setor de carnes ocorre após Brasil conquistar mercado nos EUA

Jornal GGN – A Polícia Federal admitiu que investiga o pagamento de propina por empresas brasileiras que produzem carne há cerca de dois anos, mas só deflagrou a “maior operação” de sua história no momento em que o Brasil vinha abrindo mercado no plano internacional. Em julho do ano passado, por exemplo, o País acertou com os Estados Unidos a venda de carne bovina in natura, encerrando uma negociação que se arrastava há 18 anos.

Reportagem de O Globo, publicada na tarde desta sexta (17), aponta que a operação Carne Fraca, contudo, pode derrubar as exportações brasileiras, pois as denúncias já são vistas por especialistas como uma ameaça a mais esta área da economia nacional. A Lava Jato, que hoje completa três anos, teve impactos negativos sobre a indústria de construção, ao implicar as maiores empreiteiras do País, inclusive no exterior.

Em 2016, 7,2% de tudo o que o Brasil exportou vieram especificamente do setor alvo da PF, rendendo 11,6 bilhões de dólares, se somadas as vendas de carne bovina e de frango (Brasil ocupa 1º lugar no ranking de exportadores, seguido pelos EUA) e de suínos (4º lugar).

Segundo o Globo, “as irregularidades na produção de carnes de gigantes do setor encontradas pela Polícia Federal afetam a imagem do Brasil no exterior e podem levar à criação de barreiras fitossanitárias.”

A operação Carne Fraca alega que fiscais do Ministério da Agricultura receberam propina para reduzir a fiscalização sobre o comércio de carnes deterioradas. Marcas gerenciadas pela JBS e BRF, como Sadia, Perdigão e Seara, estão envolvidas.

Embora a PF alegue que as irregularidades são pontuais, “o dano à imagem do país já foi feito, o que pode levar tanto ao endurecimento das exigências para a importação de carne como suspensão temporária da compra do produto brasileiro”.

“Não será surpresa se algum país suspender as importações de carne brasileira. As empresas terão de adotar uma política de esclarecimento e serem bastante agressivas comercialmente”, disse José Augusto de Castro, presidente da Associação do Comércio Exterior do Brasil.

***

No Valor



Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sexta-feira

17

março 2017

89

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

89 Comentários em "Meganhagem midiática e irresponsável pode fazer o Brasil perder mercado mundial de carne"

Avise-me quando
avatar
ARÃO CORREIA DA SILVA
Visitante
Como assim? Quer dizer que só quem devem pagar pelos erros são os pobres? Os políticos e os grandes empresários fazem coisas que prejudicam milhões de brasileiros e deve ser cobertos por várias camadas de terra, é isso que eu subentendi? Não sou a favor do erro, da corrupção e do egoísmo de nossa elite! Ela precisa pagar pelo quem devem (que não é pouco, se analisarmos a história do nosso país), não jogar nas costas da maioria da população para pagar com mais impostos, mais anos de contribuição na previdência social! Eu vi uma lista da dívida das grandes… Read more »
ARÃO CORREIA DA SILVA
Visitante
Como assim? Quer dizer que só quem devem pagar pelos erros são os pobres? Os políticos e os grandes empresários fazem coisas que prejudicam milhões de brasileiros e deve ser cobertos por várias camadas de terra, é isso que eu subentendi? Não sou a favor do erro, da corrupção e do egoísmo de nossa elite! Ela precisa pagar pelo quem devem (que não é pouco, se analisarmos a história do nosso país), não jogar nas costas da maioria da população para pagar com mais impostos, mais anos de contribuição na previdência social! Eu vi uma lista da dívida das grandes… Read more »
Hoel
Visitante

Investigar alimento de origem animal a PF pode.Desd que não seja carne de tucano mesmo porque, é proibido por lei . É proibido sim.

Visitante

Reflexão: Condenar o nome da empresa ou condenar o nome das pessoas envolvidas? Se alguém de sua familia cometer um crime deve ser condenado o nome da familia inteira ou apenas a pessoa que cometeu o crime?

Visitante

Carne podre é só um detalhe.

Marcio
Visitante

Que tal investigar a Polícia Rodoviária Federal todo mundo já sabe….

Visitante

estão levando algum???

Visitante

Se não fizesse nada de errado tivesse responsabilidade com seus produtos e respeito por seus consumidores não perderia!

sergio dias
Visitante

É a destruição da economia do Estado que acolheu a Lava-Jato! Basta fazer uma análise da cadeia produtiva envolvida na produção de carne no Paraná e em Santa Catarina!

Direto ao assunto
Visitante
O que está havendo no Brasil é reflexo da nova ordem implantada da geopolítica mundial consistindo numa ofensiva dos interesses estrangeiros para eliminar a concorrência do Brasil no mercado global. E essa ofensiva conta com financiamentos ocultos e a utilização de agentes do poder público, alinhados ideologicamente à doutrina neoliberal do Estado refém dos empreendimentos, para instrumentalizar essas iniciativas com a solerte cooperação e estardalhaço da midia dominante. Feito isso, com a eliminação das empresas nacionais da concorrência, as coorporações estrangeiras que, de santa nao têm nada, vão dominar o mercado e seus gordos lucros obtidos aqui serão devidamente remetidos… Read more »
João Só
Visitante

Falou e disse.
O comando e os interesses vem de fora.
Mas o que explica esse febril ritmo entreguista incrustado nos aparatos policiais e judiciais?
Ao fim, a tendência é a falta de receitas para pagar os salários desses funcionários públicos que lideram essa mixórdia.
Será que eles têm reservas para cobrir deficiências na aposentadoria?

Wilson
Visitante
Esse problema com certeza não é generalizado. Mas tem mesmo q apurar. Como tudo, tem parte ruim nesse negócio tbem. Agora esse site defender que tem lisura as incontáveis falcatruas da Odebrecht para justificar deslize de quem não poderia deslizar, é brincadeira. É simples assim, Fecha as 21 plantas com problemas, responsabiliza e multa os proprietários, demite e prende os funcionários e servidores públicos envolvidos, prende e sequestra bens dos políticos envolvidos e, Vida que segue !!! Infelizmente, se o serviço público e o governo (seja qual partido for) fossem íntegros, nada disso ocorreria. A responsabilidade é de quem cuida… Read more »
Visitante

Pedro Paulo Silva ele tá realmente convencido disso

Visitante

MEU DEUS KKK

MARCELO
Visitante

Todo mundo sabe que câncer tem que ser retirado porque senão dá recidiva. Tal opinião é só uma opinião, mais nada.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
Visitante
É simples,destruíram a petrobras,nossa indústria,agora chegou a vez de destruir a maior industria de carnes do mundo,e está pronto o canário para os eua tomar conta do brasil.Every good! Um cenário melhor não poderia existir,me digam uma coisa se é para melhorar alguma coisa,porque quando se fala em reforma de previdência os já aposentados temer não tiram do próprio salário para dar exemplo?Porque quando vendem a petrobrás a preço de banana a globo não dá uma pagina siquer de detalhes de quem está comprando e quem participou da licitação?Porque o mineirinho não pode ser investigado? É simples o golpe se… Read more »
Visitante

A histeria coletiva, que adora um “churras” e vive colocando em cheque a credibilidade dos veganos resolveu se escandalizar de ontem pra hoje, enquanto já tem uma galera querendo discutir o agronegocio no país. E, apesar de, obviamente eu não ser a favor dessa indústria, entendo que destruir as empresas ao invés de punir as pessoas e as práticas apenas irá abalar a economia brasileira e nosso credibilidade no mercado internacional, sem que os problemas sejam resolvidos. Outros grupos irão surgir e a gente já vai estar fodido demais pra reclamar de alguma coisa. Esse sensacionalismo é uma burrice.

Visitante

Eu acho que a “operação” só tinha este objetivo! A destruição do Brasil é o interesse deles. Quanto mais o Brasil fica sem recursos, mais fácil saqueá-lo.

Guilherme
Visitante

Bando de idiotas! A prova de que a investigação foi feita com descrição já é o simples fato dela não ter vazado e os criminosos estarem sendo presos. Como cumprir mandados de busca em empresas desse porte e efetuar prisões ( apos avaliações do MP e Judiciário) sem cobertura da mídia? Tem que viver em outro mundo pra acreditar que isso é possível… DE NOVO IDEOLOGIA FALANDO MAIS ALTO QUE MORAL, BOM SENSO, SENSO CRÍTICO E INTELIGENCIA MÍNIMA…

Myriam Marques
Visitante

Mas não precisa os próprios agentes da investigação chamarem a mídia. Perai , me conta outra

Jose carlos lima
Visitante

Interessante como ninguém ficou sabendo que a multinacional Carrefour vendia carne podre, como as estrangeiras são limpas heim, a PF deveria ter dado um sacolejo no bilionaro Paulo Lemann/Ambev, por usar milho transgênico na cerveja, a PF deveria ter dado um passeio na Monsanto por envenenar e provocar cancer no povo brasileiro, passaria também na Vale que esta´destruindo o ecossistema: que tá rindo até os dentes com isso é a Bunge, a Cargil…

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/04/14/operacao-apreende-3-toneladas-de-carne-estragada-e-produtos-vencidos-em-carrefour-de-goiania.htm

Laura
Visitante

Certo! Graças à destruição do eco sistema do Rio Doce pela Vale e Samarco, temos uma epidemia de febre amarela. Certissimo, como sempre, José Carlos!

Lopes
Visitante

Bem feito. Espero que o setor implosão. Não apoiaram o Golpe.

TheWhuEla
Visitante
Enquanto esses cara não destruir toda a indústria do Brasil não vão se dar por satisfeitos. Já quebraram a indústria pesada agora investiram conta a indústria de alimentos. Não ė com mega operações com repercussão na imprensa internacional que resolve esse tipo de problema. São com ações pontuais e cirúrgica e sem grandes repercussões. Do jeito que a PF e o MP vêem agindo voltaremos logo à era pre Cabral. Quebrando os frigorífico, quebra -se toda a pecuária do Brasil e o efeito é dominó no restante da economia. São uns irresponsáveis Eu não acredito em teoria da conspiração tupiniquim… Read more »
Jose Manoel Martins
Visitante

A mídia generalizou para todas empresas 9a inconsequência da minoria, imaculando a imagem de empresas sérias, não houve o cuidado de separar o joio do trigo, colocando mercado e empregos em risco, o estrago esta feito, por outro lado mostra o tamanho da corrupção dos órgãos governamentais em conjunto com os políticos.

Manuel Fernandes
Visitante

Como levar fé numa “imprença” destas?

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
Visitante

Me figam uma coisa,será que a policia federal agora consegue provar que a friboi é do lula?E porque o que tem de odiotas globais dizendo que a friboi é do lula,agira vão pegar o lula,ou talvés seja mais um caso como o do nióbio do mineirinho,atiram no pé.

Visitante

Nao chafezinho. A canalhice e ladroagem endemica fazem isso.

Visitante

Já era, mais um golpe na economia, se bem que as grandes empresas financiaram o golpe de estado pensando que tudo seria uma maravilha pra eles, tomaram traição na testa, quem se alia a traidor não tem jeito, acaba sendo traído.

Anônimo
Visitante

Estou estarrecida com tamanha barbaridade. Só mesmo a Globobosta para noticiar tamanha barbaridade. Eles não desistem nunca. Nessas horas tenho vergonha de ser brasileira.

alex
Visitante

PqP … como tem gente preguiçosa, que não gosta de ler… Que acha que o mundo inteiro é lindo e o Brasil é uma merda…

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/escandalo-da-carne-de-cavalo-toca-a-franca_v627732

Visitante

Leite contaminado;
carne contaminada;
desmatamento ilegal;
grilagem de terras;
assassinatos de líderes campesinos;
assassinato de ambientalistas;
massacre de povos indígenas;
uso de agrotóxicos proibidos;
uso massivo de agrotóxicos e similares;
trabalho escravo;
campanhas difamatórias.
.
Isso é agronegócio ou crime organizado?

Visitante

Tem pessoas aqui preocupada com a midia, e nem ai pra carne podre que ta comendo na mesa.

Jose Manoel Martins
Visitante

A União Europeia não conseguiu deter o avanço da carne brasileira em seu mercado,mas esta denúncia, de forma espalhafatosa, poder a arruinar todo um setor que gera milhões de empregos. Mesmo na reportagem da globo a escuta divulgada, mostra claramente que interpretaram de forma equivocada,misturando alhos com bugalhos.

Visitante

Erick Chiuchi

Visitante

Por quê levar tudo pra mídia e dois anos pra isso vir a tona….o objetivo com certeza não é alertar o povo…ficamos dois anos comendo carne podre e ninguém fez nada…estamos falando d saúde pública….nossa agro pecuária vai ser desmoralizada perante o mundo..
.

Visitante

Cu dos petistas deve ter inveja da boca e dos dedos 2 lugares que solta mais merda que vossos cus

Ranieri
Visitante

Muito bom meu, como suas palavras são esclarecedoras.

Ranieri
Visitante

Acho sim que temos que preservar nossas grandes empresas. Se elas falirem as estrangeiras que entrarem no lugar delas serão tão corruptas ou mais que as nossas. Punir sim, falir não pensem nos empregos perdidos se deixarmos de exportar carnes.

Visitante

Desde que acabem com todos os corruptos, independente de partidos, e eliminem os envolvidos nessa grande lavagem de dinheiro….toca o barco que a minha parte eu remo !

Visitante

Desde criancinha todos sabem que hambúrguer,salsichas, linguiças, presunto e etc, não são alimentos saudáveis, e que tem muitas misturas e químicas. Carne é um alimento que se deve ter muito cuidado, pois até a temperatura e armazenamento influi na qualidade. Não sei porque tanto espanto. Já ouvi falar que a maioria dos açougue s colocam química na carne. Já não como carne a muitos anos e não me faz falta nenhuma.

Visitante

O PT e o lula e só um protesto pra mídia ninja, eles querem e quebrar o Brasil.

Geldo
Visitante

De escândalo em escândalo a mídia vai manipulando o povo.
Pronto sumiram com os demo tucanos da lista.

Visitante

Vai aumentar a credibilidade do país a médio prazo.

Visitante

Não há mais condições de se continuar com esse governo. Vergonha! Saco cheio! DIRETAS JÁ!

Visitante

Será?

Visitante

Verdade, tem que deixar vender carne podre e misturada com papelão, né? Viva a Operação Carne Fraca! Viva a Operação Lava jato, o terro de vcs!

Visitante
Visitante

Dayse Cristina

Visitante
Visitante

Problemas pontuais? Porra tão servindo carne com papelão e isso não deve ser dito na mídia? É só a empresa não ser conivente e corrupta que não sai na midia.

Visitante

Sigilo? A culpa é de quem investiga? Que absurdo! Então vamos ser um país que não pode investigar nada pq vai afetar a economia, os negócios? O Brasil só é competitivo no mercado externo pq rouba! Quem não tem competência não se estabelece! Essa esquerda brasileira é inacreditável defende o capital corrupto!

Joe
Visitante

Como vc acha que os EUA fazem essas operações? Não é do interesse deles quebrar indústrias do próprio país. Já no Brasil, o vira-latismo fala mais alto.

Visitante

Se são duas maiores exportadoras de carne do mundo não deveriam vender produto contaminado pra ninguém, ou se é pro consumo interno pode? Não deveriam sequer sonhar em pagar propina pra fiscal nenhum. Por isso que a gente estuda em marketing que a reputação é o bem mais valioso de uma marca. Empresas que se preocupam com a sua imagem passam longe, anos luz desse tipo de problema.

Visitante

Vamos separar…temos duas das maiores empresas exportadoras de comida animal do Mundo…vc acha que elas estão exportando para o mundo comida estragada…outro ponto é um frigorifico no brasil fazendo isso.

Desconstrução
Visitante

Empreiteiras brasileiras de engenharia de infraestruturas, indústrias de defesa, exportações de alimentos, poços de petróleo, recursos hidricos, biodiversidades, culturas e identidade nacional, patrimônios imateriais, terras devolutas,
estádio do maracanã, “geraldinos” e “arquibaldos” patrimônio imaterial da cultura e estilo carioca, “Canal 100”, marchinhas de carnaval, seguridade social, universidades públicas e pesquisas científicas, ensino público, impedimento de presidente da República, etc … Alguém ainda tem alguma dúvida sobre conspiração ??

Visitante

Maria Celeste Freire Corrêa Maria Inês Pereira Tita Beltrão Dalva Jardim Ro Rô Fleck

Visitante

Quem for usando camisa da CBF com uma pantufa ou boné de pato, e admitir, finalmente, que tem o cérebro estragado, receberá uma caixa com 20kg de carne podre da Friboi!

Visitante

Essa operação tem mais de 2 anos….!

Fernando
Visitante

Fernando Nóbrega de Andrade Faculdade Paulistana de Ciências e Letras
Juntos vamos mudar o Brasil.

https://photos.google.com/…/AF1QipP7d0cBtZJPYba8VAUcMiQ…

Se estiver mal humorado visite o perfil do PMDB. É hilário.

https://www.facebook.com/PMDBNacional15/

Visitante

Tenho um pé atrás com essa operação. Não estaria em curso uma operação para quebrar esses grupos econômicos, já que eles compraram grandes produtores mundias de ketchup e mostarda, nos mesmos moldes com que estão quebrando as empresas de engenharia? Essas empresas são grandes exportadoras mundiais que vendem milhões de toneladas para, por exemplo, Rússia, China e Japão. Vocês acham que elas arriscariam esses negócios por merreca?
Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Visitante

Olha o Brasil vai virar uma miseria lol

Visitante

George Protásio, e daí? Não há escrúpulos em uma guerra não!

Visitante

Anunciantes da Globo?

WG
Visitante

Por conta de alguns comentários, pode-se concluir que coxinha de pato está sempre estragada. A burrice dos que defendem a quadrilha no poder não tem limites.

Visitante

OK! Mas nós estamos ou não comendo carne podre?

Visitante

Essas teorias conspiratórias esquerdistas resolvem todos os problemas! Não importa se são grandes, pequenos ou os maiores vender carne pobre para a população é um absurdo sem tamanho. Todo vigor da lei é pouco! Que quebrem!

Visitante

É corrupta? Que quebre, quantas pessoas n devem ter adquirido cancer com anos de alimentação de carne estraga. Eles forneciam para as escolas públicas! Tudo tem limite!

Visitante

Eu como carne e para mim a questão é: estou ou não comendo carne podre?

PEDRO HOLLANDA
Visitante

Eu, não. Tens algum neurônio funcionando?

Visitante

Você deve ser vegetariano, então!!!

Visitante

O problema não é carne estragada, eles querem quebra a maior vendedora de carne do mundo.

Visitante

Estamos…PODRE e com papelão!

Luiz
Visitante

Meu Deus. Onde vamos parar com esses “heróis” brasileiros. Adeus Brasil. Vejam o que o desejo por holofotes não faz. Destruíram o Brasil.

Visitante

Porq se calar diante de tanta podridão dessas empresas?
Que quebrem!!! … bem feito, assim tal vez aprendem a no lucrar com a saude do ser humano.

Visitante

Ai quebram e entram as estrageiras e não muda o problema que outro, mas como mais nunca teremos operação ninguém saberá…

Visitante

Acho incoerente defender uma atividade altamente excludente, concentradora de riquezas, geradora de conflitos agrários, campeã no uso de mão de obra escrava e de alto impacto ambiental em prol de divisas que não são revertidas para o povo mas sim para meia dúzia de poderosos. Defender a cadeia da carne como ela é não é defender o Brasil, é apenas defender a agenda ruralista sem possuir um único boi ou uma única fazenda.

Visitante

Leitora de o Globo? Aham, já vi tudo!

Visitante

O q o cafezinho esta defendendo é o Brasil. O golpe nao nasceu aqui. É a politica de terra arrasada.

Esquerdonaldo da silva larápio
Visitante

Kkkkkkkkkkkk
Esquerdopatas são bitolados mesmo kkkkkkkkkkkk
Melhor ler isso do que ser cego.
Então o senhor gostaria de que a pf investigasse sem contar aos consumidores direto q estão consumindo carne estragada? Kkk só vcs msm

Anônimo
Visitante

Acho sim que temos que preservar nossas grandes empresas. Pois pode apostar que as empresas estrangeiras que entrarem no lugar delas serão tão corruptas ou mais que elas. Punir sim, falir não, pensem nos empregos perdidos se deixarmos de exportar carnes.

ari
Visitante
A investigação já tem 2 anos o que significa que os consumidores vem consumindo essa carne, boa ou estragada. O que se quer dizer é que é possível investigar ilicitudes sem quebrar empresas e dar tanto prejuízo ao país. Em países sérios – clube que o Brasil abandonou desde 2015 com o início do processo golpista – isto ocorre com frequência. A lava jato segundo os últimos dados de meu conhecimento, de 4 meses atrás, já significou um prejuízo de R$ 145 bilhões e milhões de empregos contra uma recuperação de míseros R$ 10 bilhões. Repare que no processo de… Read more »
Visitante

Além da carne tem mais coisa podre por trás.
Quem ganha? Quem perde? Segue o dinheiro e a verdade aparece.

Visitante

Boa observação.

Visitante

Êta vida. O golpe é a destruição da economia brasileira , já incluindo os grandes FRIGORÍFICOS .

Visitante

E o que o Brasil efetivamente ganha com esse tal “mercado” de carne?

Anônimo
Visitante

Desmatamento.

O melhor programa social é um emprego.
Visitante
O melhor programa social é um emprego.

Mihoes de Empregos em fazendas, granjas, lojas de material veterinario, insumos, tratores, transportes, fabricas de embalagens etc etc

wpDiscuz