Melhor um trabalhador como presidente do que um pedante sem noção | O Cafezinho

O Cafezinho

sábado

18

março 2017

43

COMENTÁRIOS

Melhor um trabalhador como presidente do que um pedante sem noção

Escrito por , Postado em Mariana T Noviello



Foto: Ricardo Stuckert

Ouvi o depoimento que o Presidente Lula fez ao Juiz em Brasília e me deu uma vontade enorme de abraçá-lo.

Sei que na verdade não preciso nem estar escrevendo isso porque milhares, se não milhões, de pessoas pensam como eu em relação à injustiça cometida contra o Presidente Lula.

Sei também que ele deve receber milhões de cartas de pessoas que não o conhecem, desejando-lhe boa sorte, transmitindo-lhe força e agradecendo-lhe por ter sido o grande Presidente que foi.

Mas estou angustiada com tanto preconceito e não faz mal o Presidente Lula ser lembrado, mais uma vez, que muitos de nós brasileiros não compartilhamos da soberba destes ‘letrados’.

Ofende a falta de educação e respeito daqueles que se acham no direito de debochar do ex-Presidente simplesmente porque eles têm um mero curso superior.

Não concordamos com aqueles que acham que o privilégio de ir à universidade faz deles pessoas melhores do que aqueles que não foram.

Mesmo porque essa atitude, na verdade, reflete a atitude dos nossos ‘doutores’ para com grande parte da população brasileira, que também não tem formação universitária e nem por isso devem ser menosprezados, como são, ou tratados como burros e idiotas.

Já está mais do que na hora de pedirmos desculpas ao ex-Presidente pela desfaçatez daqueles que, por ter uma posição, um cargo, acabam representando a cara formal do nosso país.

Portanto, nesses dias macabros, é bom lembrar que o Brasil não é só a arrogância e o preconceito dos ditos ‘cultos’.

Também há pessoas que têm a humildade de reconhecer que não é porque tiveram o privilégio de receber educação ou ter dinheiro suficiente para ir a uma escola particular – porta de entrada às universidades públicas – e porque têm pais que puderam bancar cursinhos uma, duas ou três vezes seguidas, ou porque puderam estudar por anos a fio para passar num concurso público, são melhores ou mais inteligentes que os que não tiveram estas oportunidades.

Estamos morrendo de vergonha que pessoas como o tal juiz que deu gargalhada quando ouviu Lula ser chamado de ‘doutor’ sejam tidas como ‘sábias’ em nosso país.

E porque nós, os incomodados, somos muitos sei que um dia tudo isso vai acabar.

Quem sabe o que está acontecendo não seja só uma última retaliação dos desesperados que não entenderam as mudanças pelas quais o Brasil passou? Mudanças que não podem ser evitadas pelo bando de homens sem noção que parecem ter tomado conta de todas as instâncias de poder.

Durante a presidência de Lula, não faltou articulista de jornal para dizer que o Presidente tinha cometido ‘uma gafe no exterior’, que não sabia falar bem o português, ou que era uma vergonha ter um presidente sem curso superior.

Pois bem, quando este homem sem educação formal era nosso presidente, o Brasil pleiteava um assento no Conselho de Segurança da ONU. Agora, com os bem-falantes mau-caráteres, o Brasil deixou tudo isso de lado. Já não é mais importante que o gigante da América Latina, com aproximadamente 200 milhões de habitantes, um país do Sul global, oitava ou nona maior economia do mundo – com ou sem recessão – tenha posição equivalente à sua relevância nas instâncias mundiais.

Quando o Doutor Honoris Causa sem diploma universitário foi nosso presidente, ele fazia discursos que comoviam – não só a mim – mas ao mundo todo. Implementou políticas que foram copiadas pelo mundo afora.

O presidente que só tinha um curso primário e um curso técnico sabia sentir o pulso, não só da população brasileira, mas de toda a comunidade global e eu me sentia orgulhosa de ser representada por ele no exterior.

Agora acho difícil explicar o que aconteceu com o meu país. Porque temos um governo feito só de homens em pleno século XXI? O que foram aqueles motins e massacres em nossas prisões? Porque estamos cortando programas que foram tão bem-sucedidos e levando nosso povo de novo à pobreza?

Agora, o governo brasileiro, que tem um professor de direito constitucional como presidente ilegítimo e chanceleres que são professores de economia e advogados graduados na São Francisco, não só destrói nossa Constituição, mas consegue levar o Brasil à insignificância internacional.

Portanto, cansei das gargalhadas de policiais federais, juízes e procuradores mal-educados que não sabem a diferença entre conhecimento e erudição, que não sabem discernir entre verniz e inteligência. E ainda pior, que tão mal conhecem a política que a confundem com o crime, não tendo o mínimo pudor de acabar com a economia brasileira em nome de um moralismo raso.

O ‘Seu Luiz Inácio’, como o juiz de Brasília insistiu em chamá-lo, é inteligente sim. E o fato de ele não ter tido educação formal é mais um sinal de inteligência, porque Lula pôde superar a necessidade, que a maioria de nós temos, de ter educação formal, para fazer nem metade do trajeto que ele fez.

Na verdade, são poucas as pessoas que têm o conhecimento que o Lula tem, não só do Brasil, mas do mundo. Conhecimento este, que não se aprende somente na universidade. Poucos são os que têm a sua tenacidade, interesse em aprender e capacidade de compreender quais são as questões sociais, nacionais e globais, mais prementes.

A inteligência e o conhecimento não são os únicos quesitos para se tornar presidente e, talvez, nem sejam os atributos mais importantes de Lula.

Talvez o que fez de Lula um presidente singular tenha sido a compaixão, a capacidade de empatia e o fato de que apesar de ter chegado tão longe em sua trajetória individual, ele nunca esqueceu que, para milhões e milhões de brasileiros, ainda é muito difícil avançar na vida.

E é exatamente isso que estes usurpadores do poder jamais serão capazes de compreender.

sábado

18

março 2017

43

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

43 Comentários em "Melhor um trabalhador como presidente do que um pedante sem noção"

Avise-me quando
avatar
Roseli Nascimento
Visitante

Conquistei uma vaga na universidade graças a meu estudo sim, e estudando em escolas públicas, não muito tempo atrás. Garanto a vocês que as oportunidades de ascensão a educação superior das classes mais baixas foram únicas durante o Governo Lula; Claro que isso incomodou a tal ‘burguesia’.
O fato de menosprezarem Lula so mostra mais indícios do preconceito contra pessoas que fogem a regra étnica,social e de localização que é idealizada nesse país. Nunca vamos avançar enquanto tratarmos uns aos outros com diferenças.

Celia Lamounier de Araujo
Visitante

AMEI este artigo. No dia do depoimento notei o tal juiz também. Não disse nem mesmo Senhor… Mas o presidente LULA soube muito bem estar à vontade e responder as perguntas dignamente.

Atineli
Visitante

Lula é muito inteligente, brilhante mesmo. Estranho esse comentario pois a pessoa errou feio ao afirmar o contrario. Lula tem inteligência acima da média e é essa capacidade e vivacidade unida a sua imensa empatia e carisma que faz dele o grande homem que é. O cara desmonta quem ele quer e é admirável ver tanta força e coerência em um homem de sua idade que lutou a vida todo pelo Brasil. Ele é fenomenal.

Dilma Coelho
Visitante

Só para reforçar os positivos. EMOCIONANTE!!!
Lula e Dilma chegam a Monteiro para comemorar
Transposição do São Francisco.
https://www.youtube.com/watch?v=YbKiyfuw6y8
VALE ASSISTIR!!!

Fernando
Visitante
Grande parcela da população, ascendeu financeiramente nos governo Lula e Dilma, chegando a incomodar e muito a elite. Talvez esta ascensão, não nos tenha permitido um tempo para questionar nosso real posicionamento social. Poder comprar uma casa, mobiliar, estudar, ter um emprego, comprar um “embrulho” turístico, não nos garante pertencer ao modelo “comercial de margarina” idealizado e veiculado pela máquina de manipulação da mídia. A elite não permite esta aproximação, no máximo tolera o new rich. Também não nos permitiu questionar, o porquê e o como, esta ascensão aconteceu, tanto que, agora que nossos direitos estão ameaçados por este desgoverno,… Read more »
Lúcia Rangel
Visitante
Mariana, seu artigo é uma jóia, um presente nesses tempos de obscurantismo que estamos vivendo. Concordo plenamente com vc até pq sou professora universitária há mais de 40 anos e sei diferenciar muito bem o que é conhecimento e o que é erudição. Lula vai entrar pra História como o maior dos nossos presidentes, tenho certeza, mas está pagando caro pela coragem de defender a população mais pobre e desprotegida desse país. Um abraço grande pra vc pela coragem, simplicidade e discernimento com que analisa esse homem que ainda hoje não sei como conseguimos formar, mas está aí pra nossa… Read more »
Sandra
Visitante

Amei, a reportagem. Aí se todos fossem um pouco de Lula, nosso país, seria respeitado, ter estudo não quer dizer sabedoria, os mais sábio são aqueles que tem poucas instruções, porque faz da falta da escrita algo muito melhor. São formados pelo coração.

Norte
Visitante

Alguém esses dias me disse “A sabedoria é humilde e a ignorância é arrogante”. É uma frase feita, mas penso que muitas vezes as frases feitas podem nos levar a refletir sobre algo; basta estarmos dispostos à reflexão para que as frases feitas nos destacam. Lula é sábio.

Norte
Visitante

*… nós desfaçam.

nico
Visitante

Celi, gostaria muito de saber o seu sobrenome, qual desses combina mais com você (Cardoso, Serra, Neves, Mendes, Moro, Vieira Lima, Jucá, Maia, Calheiros, Bolsonaro, Alkimim, Sarney, Imbecil, etc…). Para ter tanto ódio do LULA, a senhora deve ser a pessoa mais mal amada do mundo, quiçá do Universo. Tenho pena de vôce.

maria Salete T . Marques
Visitante

Obrigado por essa matéria , pois ela reflete o sentimento de milhões de brasileiros , que gostariam de dizer tudo isso ao Lula! Eu sou uma dessas pessoas!

jose luiz da silva
Visitante

se for para fazer cursos superior e ficar burro como nossos gonvernantes prefiro. ser o que sou.

Marivaldo Do carmo silva
Visitante

Um LULA vale mais que um milhao de fhc(s).

Marivaldo Do carmo silva
Visitante

Um LULA vale por um milhao de fhc(s).

Orlando Arruda
Visitante

Marlene Morais, tomo emprestado suas palavras. Obrigado.

Marlene Moraes
Visitante

Mariana, você me emocionou. Penso exatamente assim! O que adianta a “estampa” se o que está ” lá dentro” é podre? Estamos com Lula, com sua simplicidade, humildade, tenacidade e, acima de tudo, coragem. E em 2018? LULA lá!!!

Cláudio Salgueirosa
Visitante

Parabéns Mariana!! Excelente artigo e reflete bem nossa indignação com este deboche atual vigente no país. Sou daqueles que poderiam debochar do Lula, já que possuo nível superior e sou de classe média, mas só tenho admiração por ele. Além de tudo, uma fortaleza, porque não deve ser fácil para ele toda esta enxurrada de falas acusações.

Ismael Façanha
Visitante

Engenheiro não trabalha? Só pedreiro? Então médico, advogado, gerente, são vagabundos?
Só pobre trabalha? Ora vão refletir!

Onofre
Visitante

Que qual dos nossos presidentes foi trabalhador ? Nem Sarney, nem Collor, nem Itamar, nem FHC, nem Dilma e muito menos Lula. Aos setenta anos , nem aposentadoria por tempo de serviço o ex-presidente tem. Que trabalhador é esse ???

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
Visitante

E se depender de temer ,nem você vai aposentar,portanto,deixe-me lembra-lo,nasrede socias LULA 82%,não é na globo não viu.

Carlos
Visitante

Então que Lula, o trabalhador que nunca trabalhou, seja seu presidente nas redes sociais , caro idiota !

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
Visitante

Amigo carlos,somos todos irmãos,apenas o que diferencia as pessoas,são a dignidade que existe dentro de cada um.
Lula é uma pessoa digna e acima de tudo,tem um coração enorme,não se conseguiu provar nada contra ele,e quando conseguirem,mudo de idéia.
Mas ficar assistindo rede globo,igual papagaio de pirata,achando que tudo está maravilhoso,enquanto vendem tudo que podem,tiram sua aposentadoria,tiram seu emprego,tiram seus sonhos,isso já é burrice,e sinceramente,foi a última palavra que dirijo a você,aprendi que não devemos discutir com pessoas manipuláveis.

Beto
Visitante

Parabéns Mariana.
Essa tal Celi não vale o que come e menos daquilo que defeca.

TOINHOP
Visitante

para mim doutor é aquele que sabe as quatro equações básicas, e o LULA aprendeu direitinho a tabuada.

Maria Luisa
Visitante

Lula inegavelmente nao precisou da academia para ser o grande professor de vida. Inteligência, tirocínio, e compaixão foi o que sobrou para esse grande estadista. Estou cansada da ” estupidez diplomada e da burrice ilustrada” !

Celi
Visitante

Tão trabalhador, mas tão trabalhador que conseguiu ficar bilionário, né gente exsperrtaaa!!!

Fernando
Visitante

Os comentários dos trolls sugerem falta de conteúdo e insegurança. Existe neles algo de solitário, mais que isso, há uma espécie de individualismo triste, que se revela no discurso autocentrado, contra tudo e contra todos, quase sempre “ad hominem”, ou seja, a argumentação se circunscreve ao âmbito pessoal e as idéias em discussão passam a ser secundárias, tão ralas e superficiais que precisam ser repetidas à náusea para transmitir alguma substância.

http://jornalggn.com.br/blog/johnnygo/a-psicologia-dos-trolls

ari
Visitante

Deixe de ser bobo. Enquanto estão destruindo nosso país voceê fica repetindo mantras que a mídia enfiou em tua cabeça.

TOINHOP
Visitante

pra ser doutor, não é preciso diploma universitário, mas saber respeitar o proxímo!

Celi
Visitante

Não senhor! Pra ser doutor tem que estudar muito, defender tese, publicar trabalhos, etc. Só para petistas um homem que, confessadamente, nunca leu um livro, pode ser doutor! Um mundo acadêmico á parte!

Andre
Visitante

Inveja Mata, pobre Celi. Se você estudou, não aprendeu nada. Continue escrevendo assiduamente6 para os blogues sujos que talvez um dia você faça juz a um título de doutora (ou doutor?) honoris causa por sua estupidez.

Celi
Visitante

Muitooooo trabalhadorrr! Trabalhou tanto que ficou bilionário, né gente exsperrrtaaaa!!!

Marcos
Visitante
Lula só é bilionário na sua cabecinha de coxinha midiota, que acredita em tudo que sai na Globosta e no restante da máfia midiática. Por tudo o que Lula fez de bom pelo Brasil e pelo povo brasileiro o seu atual patrimônio é até pequeno! Agora você não questiona a fortuna amealhada por bilionários como os donos da Globosta golpista, sonegadora, corrupta e corruptora, que tanto mal fizeram e fazem a este país. Os coxinhas midiotas jamais questionam as fortunas amealhadas pelos verdadeiros ladrões deste país como os barões midiáticos, por exemplo. Pelo contrário, baseiam-se no que dizem os barões… Read more »
Marlene Moraes
Visitante

Marcos, vc é brilhante!

Marcos
Visitante

Obrigado, Marlene.

Anônimo
Visitante

Obrigado, Marlene.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
Visitante
Gostaria de dizer algumas palavras em relação ao nosso eterno presidente “LULA”,entre aspas porque é uma pessoa abençoada por deus,não bastasse a sua sencibilidade em administrar o pais,ainda carrega,sem deixar transparecer,a dor de ter perdido sua companheira. Tem uma visão tão ampla de seus feitos,que inaugurou um projeto que beneficiará 12 milhões de pessoas,algo que ninguém em mente sã,poderia nem imaginar fosse possível ser executado,e só agora depois de 11 anos,mostrar pra todos que é possível quando temos boa vontade e amor no que planejamos. Ouvi um irmão nordestino dizer uma frase que simplifica o que eu gastaria de dizer… Read more »
Ismael Façanha
Visitante

Exagerando desse jeito, ridicularizas o Lula…

Celi
Visitante

Mas Lula tem uma vantagem: fez o sertão virar mar, coisa que nem o outro Deus conseguiu

Joanna
Visitante

NEM DEZ DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS SERIAM SUFICIENTES PARA TRANSFORMAR ESSES IMBECIS EM GENTE. UNIVERSIDADE NÃO DÁ EDUCAÇÃO E BOM CARÁTER A QUEM NÃO TEM. ESSA GENTALHA NÃO É DIGNA NEM DE UM MILÉSIMO DO RESPEITO QUE TEMOS POR LULA E DILMA. E CARISMA, MEUS CAROS, NÃO SE COMPRA!

ari
Visitante

Educação escolar formal nunca foi sinônimo de consciência polítia

Jose Manoel Martins
Visitante

Adoniran Barbosa compôs músicas com palavras erradas, mas era um poeta,

Lula fala errado mas foi um dos melhores presidentes deste país,
Jesus não estudou em nenhuma faculdade, mas esta para nascer um homem mais sábio que ele

É esses “senhores” são o que?

Pafúncio Brasileiro
Visitante

José Manoel, são os “sábios”. Não é ?

wpDiscuz