Maria Eduarda Freire: Barroso, iluminista do Projac, mente sobre direito penal - O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

20

março 2017

23

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Freire: Barroso, iluminista do Projac, mente sobre direito penal

Escrito por , Postado em Redação



Muito bom o desabafo da internauta Maria Eduarda, em seu facebook, sobre a mais recente manifestação fascistóide do “iluminista do Projac”, o ministro Luis Barroso, que anda por aí pregando mais prisão, num país que já tem a quarta população carcerária do planeta.

***

Desabafo:

O ministro Barroso, mais uma vez, fazendo politicagem da toga para os futuros “operados pelo Direito”, em suas viagens pelas universidades do Brasil…

O “Iluminista do Projac” fez um discurso marcadamente corporativista e ideológico, como lhe é de costume.

Os argumentos não são novos…Em todo período de fascistização, recorre-se ao discurso MENTIROSO e FALACIOSO de que o direito penal irá acabar com a deliqûencia, como forma de justificar o Vale-Tudo punitivo, com a violação das garantias e direitos fundamentais daqueles que são eleitos “inimigos”.

O discurso populista penal é caracterizado por uma simplificação da linguagem, que retira toda a complexidade dos fenômenos e toda a compreensibilidade da realidade, mas que parecem intuitivos para os intelectos empobrecidos do senso comum.

Por isso, o discurso fascista de Barroso é débil e amplamente disperso, ele “cola” nas mentalidades carentes de subjetividade e dessa forma encontra espaço para manipular à vontade com o imaginário do público, produzindo consensos. E são esses consensos que gritam “bandido bom é bandido morto”, porque o vazio reflexivo não é silencioso, mas barulhento, repleto de imagens bélico binárias, clichês e frases prontas.

Ele diz:

“Um direito penal absolutamente ineficiente, incapaz de atingir qualquer pessoa que ganhe mais do que cinco salários mínimos, fez com que nós construíssemos um país de ricos delinquentes, um país em que as pessoas vivem de fraudes”.

“Direito penal ineficiente”: O Brasil é a quarta maior população carcerária do planeta, com um contingente de mais de 600 mil humanos enjaulados, se incluir aqueles em regime domiciliar iremos para o terceiro lugar. (Em que planeta Barroso vive?). Barroso MENTE, vende a imagem de impunidade, e de que o poder penal é a solução para os problemas sociais e distorce inteiramente a realidade que escancara exatamente o contrário. O poder penal não serve para absolutamente nada, NÃO ressocializa, NÃO previne e NÃO reduz a criminalidade, ao contrário, só aumenta. A sociedade fica pior com a interferência do poder penal que nós temos. E mais, ele defende o direto penal como medida de vingança, ao bradar por mais punição, com o horror carcerário do nosso país.

“Incapaz de atingir qualquer pessoa que ganhe mais do que 5 salários mínimos, fez com que nós construíssemos um país de ricos deliquentes, uma país em que as pessoas vivem de fraudes”: (A começar, então, pela fraude que é este discurso). Oi??? Em vez de investir na defensoria pública e na advocacia pro bono, para levar aos despossuídos, um direito de defesa justo, em vez de ampliar o direito destes, Barroso solapa o direito de todos. É como se o Estado para igualar o (NÃO) acesso à saúde, proíbe o cidadão que tem dinheiro de contratar médicos, ou seja, agora todos tem seus direitos e garantias individuais violadas, para demonizar “ricos” (e, claro, prender os políticos que ele não gosta) e debitar no cidadão toda a ineficiência e inoperância do acesso à justiça. E não há duplo twist carpado hermenêutico capaz de convencer ao contrário.

É inadmissível alguém que tem tanto poder, se comportar de forma tão grotesca, leviana, e hipócrita. Como diz Nietzsche “O Poder imbeciliza”, não respeita alteridade e é necessariamente mentiroso (Heidegger).

À quem Barroso pretende enganar??? “Com frequência a lama se acha no trono – e, também com frequência, o trono se acha na lama” (Nietzsche).

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

segunda-feira

20

março 2017

23

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

23 Comentários em "Maria Eduarda Freire: Barroso, iluminista do Projac, mente sobre direito penal"

Avise-me quando
avatar
Dulcea
Visitante

Excelente MARIA Eduarda! Os ministros do STF, do governo, os políticos em geral precisam passar por uma formação cidadã, democrática, social e filosófica para então tomar decisões em nome da sociedade.

Visitante

APENAS MAIS UMA PAGINA DOS IMBECIS DA ESQUERDA POLUINDO MINHA TIME LINE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Atreio
Visitante

tu é laerte, luiz, kim ou holliday?

tás tolinho, tás?

Visitante

Tu quoque, Barroso?

Anônimo
Visitante

Parabéns!!!

Marcus Padilha
Visitante

E pensar que ainda vem por aí o Xandoca! Gisuis!!!!

Visitante

Ele acha que convence quem?

Visitante

PESSOAL , POVO OLHE BEM O FUNDO DA IMAGEM E A REVISTA MILITAR VEJA / SENDO PAITROCINADORA DE MAIS UMA MENTIRA NACIONAL, NÃO ME INTERESSA O TEMA DA REPORTAGEM ,POIS JÁ É CONTRA AS MASSAS , ESTÁ REVISTA, SE COLOCADA, NOS BANHEIROS DO POVO , ATACA ATÉ AS HOMORRÓIDAS DOS POBRES , GOLPISTA DE PRIMEIRA LINHA?? FORA DO PAÍS ,COM ESTÁS MÍDIAS RECALCADAS? SEM VERGONHAS??

Visitante

Pobre país!

Visitante

Sem perda de tempo. ….? VOCÊS VIRAM seus direitos individuais acabarem por meia dúzia de nefastos cidadãos da República.

kerson alexandre
Visitante
ai ai ai .. uma maconhera .;. fuma fica doidona e fala merda na internet.. rss.. miguel tava junto .. quer dizer .. uma internauta tem o mesmo nivel instrucional intelectual e politico do que um magistrado .. seja ele quem for .. bom isso que dá o lula achar q pode se impor p cima da lei e da justiça.. todo mortadela acha que pode tbem.. mais o seguinte.. esse mortadela tem que ganhar de 5 a 90 mil por mes (como o lula).. ou entao como vai ser ?? defensoria publica so faz o basico.. uma defesa custa… Read more »
Luís Ribeiro
Visitante
Extinção do PT nas urnas? Talvez, mas que tal deixar isso por conta do povo soberano? O senhor não me parece credenciado para falar em seu nome (dele, do povo). Aliás, seja qual for a decisão soberana do povo, espero que desta vez ela seja respeitada e que o eleito possa chegar ao fim do mandato. Lula na cadeia? Eu até acho que a esta altura do campeonato não tem mesmo como ele não ser condenado. O senhor já imaginou o sapo barbudo em cima de um palanque dizendo: “o doutor Moro revirou minha vida do avesso por três anos… Read more »
Banguelli
Visitante

Sensacional!

Visitante

Luana Amorim que que voce acha disso

Visitante

bom dia mozao hahahaha
então, eu concordo com tudo que ta escrito a respeito do Direito penal, mas não parece que estamos falando da mesma pessoa… o Barroso é um dos maiores defensores da despenalização e diminuição da população carcerária… o discurso dele é totalmente garantista.
Acho que o colunista errou de ministro hehe.
(Inclusive a umas semanas atrás ele deu uma decisão super polémica. Condenou o estado do Maranhão a pagar indenização a um ex detento por violação aos direitos humanos dele – foi a primeira vez que isso rolou no Brasil).

Visitante

bom dia amiga kkk

Visitante

Esperar o que deste babaca?

Sandra
Visitante

Ricos que ganham $4.000,00 por mês? Será que o ministro sabe o valor do salário mínimo?

Visitante

Patrick Cacicedo

Visitante

Pilantra!

Visitante

Bravo

Visitante

Essa fala mole dele é pra lá de hipócrita, essa sociedade por ele citada, são a dos apaniguados do judiciário, quem cria os tipos por ele descrito são seus iguais, que criam uma lei para os inimigos é outra para os protegidos.Onde fica os milhões de brasileiros, presos que não tiveram sequer uma audiência.Tenho que confessar a Dilma mirou o dedo e escolheu só titica, quem foi o infeliz que fez a indicação.

wpDiscuz