Menu

Advogado de Eduardo Guimarães destrói mentira de Antagonista

Muito boa a entrevista do advogado de Eduardo Guimarães, o doutor Fernando Hideo Lacerda, ao jornalista Pedro Zambarda, do blog Diário do Centro do Mundo. Eu ressalto um ponto: Lacerda destrói tranquilamente a mentira do blog Antagonista. O Antagonista, blog de extrema-direita editado por ex-jornalistas demitidos da Veja, amanheceu hoje cheio de risadinhas maldosas. Mainardi […]

44 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Muito boa a entrevista do advogado de Eduardo Guimarães, o doutor Fernando Hideo Lacerda, ao jornalista Pedro Zambarda, do blog Diário do Centro do Mundo. Eu ressalto um ponto: Lacerda destrói tranquilamente a mentira do blog Antagonista.

O Antagonista, blog de extrema-direita editado por ex-jornalistas demitidos da Veja, amanheceu hoje cheio de risadinhas maldosas. Mainardi e o outro fizeram vídeo em que tratam, às gargalhadas, do que supunham ser um “furo de reportagem”.

Em seguida, publicam um post com título pomposo, anunciando que tiveram acesso a um vazamento do que falou Eduardo Guimarães, em sala fechada, aos investigadores da Polícia Federal.

Não são tão inteligentes como pensam. Eles não perceberam que queimavam a própria Lava Jato, pois a contradição veio imediatamente à tôna.

Como assim? Quer dizer que Sergio Moro ordena o sequestro de Eduardo Guimarães, apreensão de seus bens, por causa de um vazamento que ele noticiou em seu blog, e a Lava Jato, horas depois do depoimento do jornalista, vaza o que ele disse, ou seu email, para o blog Antagonista?

O pior, no entanto, é a própria substância da “denúncia” do Antagonista, que acusa o blogueiro – e a pessoa com quem ele teria feito contato no Instituto Lula – de “obstrução de justiça”…

Eu acho essa expressão “obstrução de justiça” uma jóia sintática muito mal usada pelos juristas que combatem o arbítrio judicial. Por que ela é só vista pelo lado da acusação e nunca pelo lado da defesa. Obstruir a defesa também é obstrução de justiça. Obstrução de justiça, portanto, comete o juiz Sergio Moro, quando manda a Polícia Federal humilhar e intimidar o jornalista Eduardo Guimarães.

O Antagonista revela que, conforme vazamento (!) da Lava Jato, o jornalista Eduardo Guimarães, após receber a informação de que Sergio Moro ordenaria uma devassa no Instituto Lula e possível prisão do ex-presidente, teria ligado para o Instituto Lula e o comunicado.

“Tem que ser pre-so!”, vocifera Mainardi, junto com seu amiguinho de blog. “Isso é obstrução de justiça”, responde o outro, e ambos ficam dando risadinhas diabólicas e tentando simular uma grande indignação.

O advogado de Eduardo Guimarães matou a palhaçada com poucas frases. Eduardo Guimarães recebeu uma informação e ligou para suas fontes para checar.

Uma das fontes era, naturalmente, o instituto Lula. Eduardo Guimarães contatou-os para saber se eles tinham alguma informação nova sobre o processo movido pela Lava Jato contra o ex-presidente. Na época, Eduardo Guimarães diz isso em seu texto:

DCM: Um blog de direita publicou que Guimarães teria vazado dados sigilosos para o assessor de Lula. É verdade?

FH: Não. No dia 26 de fevereiro do ano passado, o blog divulgou que consultou fontes para verificar se a informação era verdadeira.

O texto afirma: “Segundo o Instituto Lula, ambos foram procurados há poucos dias por quatro procuradores do Ministério Público. Os procuradores não tinham mandato, mas, assim mesmo, interrogaram os dois trabalhadores, que sentiram-se ameaçados”.

Ponto final.

Além disso, Eduardo Guimarães não é agente da polícia federal. Não tem obrigação de guardar sigilo. Também não é um oráculo. Ele não podia ter certeza de que a fonte era absolutamente segura. Tanto que, no seu furo, ele joga completamente limpo com o leitor: olha, gente, aconteceu isso e aquilo. Eu recebi essa informação, fiz algumas checagens com as fontes, e ela me parece suficientemente segura para publicar.

Eduardo Guimarães não é como alguns jornalistas da grande imprensa, que acham muito bonito posarem de alcaguetes e amigos da polícia, num país com o histórico autoritário do Brasil, em que a polícia mata mais que bandido.

Ao cabo, quem mereceria ser preso aqui não é Eduardo Guimarães ou alguém do Instituto Lula, e sim os palhaços do Antagonista, que em seu afã para ficar ao lado do poder e puxar o saco da meganhagem, caluniaram um jornalista.

Eduardo Guimarães pode muito bem analisar um processo contra esses caras.

Abaixo, a íntegra da entrevista. Vale a leitura.

***

Moro não acha Eduardo jornalista, mas há vazamentos para blogs alinhados ideologicamente, diz o advogado de Guimarães. Por Zambarda

Postado em 22 Mar 2017

por Pedro Zambarda de Araujo

Fernando Hideo Lacerda tem 29 anos e é advogado especialista em Direito Penal, trabalhando como professor em instituições como PUCSP e Escola Paulista de Direito.

Ele é o advogado do blogueiro Eduardo Guimarães, que foi conduzido coercitivamente na manhã de 21 de março pela Lava Jato.

O DCM conversou com ele:

DCM: Fizeram uma busca e apreensão na casa do Eduardo Guimarães. O que a Polícia Federal levou de lá?

Fernando Hideo: Levaram um notebook, o celular do Eduardo e o celular da esposa do Eduardo, que era o celular antigo dele. Mas o mandado autorizava “a apreensão de quaisquer documentos, mídias, HDs, laptops, pen drives, arquivos eletrônicos de qualquer espécie, arquivos eletrônicos pertencentes aos sistemas e endereços eletrônicos utilizados pelos investigados, agendas manuscritas ou eletrônicas, aparelhos celulares, bem como outras provas encontradas relacionadas aos crimes de violação de sigilo funcional e obstrução à investigação policial”.

DCM: Um blog de direita publicou que Guimarães teria vazado dados sigilosos para o assessor de Lula. É verdade?

FH: Não. No dia 26 de fevereiro do ano passado, o blog divulgou que consultou fontes para verificar se a informação era verdadeira.

O texto afirma: “Segundo o Instituto Lula, ambos foram procurados há poucos dias por quatro procuradores do Ministério Público. Os procuradores não tinham mandato, mas, assim mesmo, interrogaram os dois trabalhadores, que sentiram-se ameaçados”.

DCM: A Lava Jato vaza dados para sites de direita, como o Antagonista?

FH: A defesa repudia qualquer tipo de vazamento por parte dos órgãos oficiais, que devem zelar pelo sigilo das investigações conforme a legislação processual penal. Lamentamos o fato de se pretender apurar um suposto vazamento mediante uma investigação que sofre de outros tantos vazamentos.

Preocupa-nos, nesse contexto, o fato do magistrado se achar no direito de definir quem é ou não jornalista de acordo com seu juízo discricionário. Por um lado, não considera o Eduardo jornalista alegando que seu blog serviria para “propaganda política”, de outra parte, a realidade mostra que blogs e comentaristas políticos alinhados ideologicamente com os fins perseguidos pelas operações gozam de vazamentos privilegiados.

DCM: Alguns analistas afirmam que a Lava Jato pode acusar Lula de ter destruído informações obtidas através de Guimarães. O que acha?

FH: O Eduardo agiu de acordo com a ética jornalística. Ele recebeu uma informação nos termos que consta de seu blog, checou a autenticidade dos dados e a procedência do vínculo entre as pessoas físicas e jurídicas mencionadas nessa informação e, só então, divulgou a notícia publicamente em seu blog.

Ele falou exatamente o que consta em seu post no Blog da Cidadania.

DCM: Como foi a condução coercitiva do Eduardo Guimarães até a sede da Polícia Federal na Lapa, em São Paulo?

FH: A Polícia Federal compareceu à casa do Eduardo às 6h da manhã para dar cumprimento a duas ordens expedidas pelo juiz Sérgio Moro: um mandado de condução coercitiva e um mandado de busca e apreensão.

As duas ordens judiciais são claramente ilegais. Por um lado, ao determinar “a apreensão de quaisquer documentos”, essa ordem de busca e apreensão viola a liberdade de expressão e o sigilo de fonte. Eles são constitucionalmente assegurados e inerentes à atividade jornalística.

De outra parte, a condução coercitiva é totalmente ilegal e contrária ao que estabelece o Código de Processo Penal. Ainda que admitíssemos a possibilidade de condução coercitiva do acusado, o que é totalmente incompatível com a garantia de não produzir provas contra si e com o direito fundamental ao silêncio, no caso do Eduardo jamais poderia ter sido conduzido. Ele nunca foi intimado para comparecer espontaneamente em data designada pelas autoridades, conforme exige o artigo 260 do Código de Processo Penal.

Ao ingressar na residência do Eduardo às 6h da manhã, apreender o seu celular e levá-lo coercitivamente às dependências da Polícia Federal, sem especificar a ninguém qual o conteúdo da investigação e nem para qual delegacia estão levando-o, eles inviabilizaram seu direito de defesa. Isso também esfacela o Estado Democrático de Direito. Fui avisado por pessoas próximas ao Eduardo que ele tinha sido levado e tive que sair em busca de informações sem qualquer referência, porque não conseguia contato com ele.

Lamentavelmente, o delegado sequer aguardou a minha chegada para início do interrogatório.

DCM: Qual é o argumento da Polícia Federal no inquérito para pedir a abertura do sigilo da fonte?

FH: Em defesa de suas práticas, a Justiça Federal do Paraná (JFPR) divulgou nota alegando que “as diligências foram autorizadas com base em requerimento da autoridade policial e do MPF de que Carlos Eduardo Cairo Guimarães não é jornalista, independentemente da questão do diploma, e que seu blog destina-se apenas a permitir o exercício de sua própria liberdade de expressão e a veicular propaganda político partidária”.

A própria “força-tarefa da Lava Jato”, nome que esses membros do Ministério Público Federal ridiculamente atribuem a si, contrariou os argumentos arbitrários da JFPR, declarando que “reconhece ainda a importância do trabalho de interesse público desenvolvido por blogueiros e pela imprensa independente”.

Há nítido conflito entre as notas oficiais expedidas pelo MPF e pela JFPR, o que por si só demonstra a ilegalidade das medidas autoritárias praticadas contra o Eduardo Guimarães. É tão óbvio que o sigilo de fonte foi violado que a própria nota oficial da Justiça do Paraná procura afastar essa tese alegando que o Eduardo não seria jornalista porque seu blog seria meramente um “veículo de propaganda política”.

Percebam: nem o próprio MPF está de acordo, de modo que o processo penal de exceção se revela cada vez mais como paradigma de combate aos inimigos politicamente selecionados.

DCM: Por que você acha que a Lava Jato está fazendo condução coercitiva com jornalistas como Eduardo Guimarães e, antes dele, Breno Altman?

FH: As conduções coercitivas estão num contexto geral de violação das garantias individuais. Muito nos preocupa a postura do STF, que decidiu “flexibilizar” a presunção de inocência em nome do apelo midiático por uma suposta eficiência do direito penal.

Muito nos preocupa o fato de se considerar que a Operação Lava Jato não precisa seguir as regras dos “casos comuns”, instaurando sem pudor um Estado de Exceção. Muito nos preocupa o Ministério Público Federal requer prisões preventivas com o objetivo expresso de facilitar delações premiadas.

Muito nos preocupa a Justiça Federal violar o sigilo telefônico de uma Presidenta da República durante um processo golpista de impeachment e, meses depois, determinar medidas arbitrárias e ilegais contra jornalistas, visando a apuração de outras tais violações de sigilo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Carlos

25/03/2017 - 18h20

Comparar a credibilidade de Eduguim com esta turma é brincadeira. Ele é um jornalista investigativo sério, apesar de preferência política. Nunca iria fazer uma coisa desse tipo, como outros tipo Nassif, Brito, PHA, e o Cafézinho. É outrade categoria ética e moral, coisa que eles, incluindo a mídia patronal, nunca tiveram.

José Wild

24/03/2017 - 23h55

Então ele é intocável Eduardo Guimarães? Ele é como outro cidadão qualquer e na limpeza que o Brasil está passando quem está na chuva é pra se molhar

Miguel Daniel Neto

24/03/2017 - 21h33

Mainardi é o que existe de mais sórdido no jornalismo.

João Farias

24/03/2017 - 17h04

Olha Amigo Jose Emanuel Cunha Lima
O que o blog do teu partido anda fazendo!
Claro… é uma matéria do blog do meu partido!
Mas num custa mostrar!

    Jose Emanuel Cunha Lima

    24/03/2017 - 17h11

    João Farias, veja o que publiquei há umas duas horas atras…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..””Jose Emanuel Cunha Lima
    2 h ·
    Acho o “Antagonista” meio aloprado. Não confiável.
    Mas desta vez acertou em cheio…” …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….. Ainda bem que foi muito antes da sua “provocação”, né? rsrsrsrs

Delcinei Mota

24/03/2017 - 15h50

Cafezinho, vcs são a favor de Lula e Dilma?

Valdecy Gusmão

24/03/2017 - 11h26

Foi mesmo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brigida Duarte

24/03/2017 - 05h00

Rebeca Oliveira Duarte Rebecka Oliveira Manoel Moraes

Sandra Choi Marchesano

23/03/2017 - 21h40

Xi, Miguel do Rosário, mais um blog da esquerda que defende os petralhas apesar de todas as evidências.

Carmen Fernandes

24/03/2017 - 00h24

.Lula 2018!

Lúcia Maria Dantas Palhares

23/03/2017 - 19h37

Boa Noite. gostaria de fazer uma pergunta: Qual instância pode punir esse juiz que tantos, abusos vem praticando? Porque não entendo como um juiz de segunda instância pode cometer tantos erros e continuar impune, tem que haver uma maneira de faze-lo parar! O pais esta ficando inviavel

Emerso Gathhy

23/03/2017 - 22h10

Davi José Chaves

robertoAP

23/03/2017 - 17h34

No Manhattan Connection, o Mainardi disse certa vez, ao vivo, que na juventude ele era um completo imbecil.
Como ele ainda não está tão velho, então a imbecilidade da juventude está sempre presente.
Parabéns jovem Mainardi.

Ed

23/03/2017 - 17h30

Polícia MATA MAIS que BANDIDO…….É o fim dos tempos isso…..! ESTARRECEDOR, IDIOTIZANTE……taqospariu.

ed

23/03/2017 - 17h27

Noooooooooooossssa ………..POLÍCIA MATA MAIS Q BANDIDO…??? QUE HORRRRRRROR, NÉ….??? Q PAÍS É ESSE, NÃO……? A Q PONTO CHEGAMOS, MEU DEUS………….! ABSUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURDO ISSO……………………….!

Anderson

23/03/2017 - 16h52

Um cara que nao usa provas para julgar, porque nao se da ao trabalho ou é incapaz de relacionar fatos, que da o veredito baseado em conversa fiada de delator e escolhe as versões que mais lhe convem, que ganha premio da TV, faz videos e usa as redes para fazer ao promoção e defesa das suas causa (muitas indefensaives por meio do processo legal), esse cara, é juiz??? Nao parece, é um politico!! Chamalo de juiz é minizar o papel dos verdadeiros juizes!

renato

23/03/2017 - 16h48

afinal, por onde anda Rosemary Noronha?

renato

23/03/2017 - 16h46

afinal, quando Lula será preso?

othorgenes brandão

23/03/2017 - 16h39

Quando o Direito ignora a realidade, a realidade se vinga, ignorando o Direito.
Georges Ripert

Aristides Bartolomeu Novaes

23/03/2017 - 16h27

O site “Antagonista” quebrou a cara quando, em comunicado, o juiz Sérgio Moro reconhece o erro e se desculpa.
Talvez não tenha tanta repercussão, pois a mídia camufla tudo que interessa à esquerda. Todavia o Eduardo Guimarães lavou a alma!

Gustavo Horta

23/03/2017 - 13h59

“ASSIM ESTÃO A NOS MANIPULAR E A NOS DISTRAIR. ASSIM ESTÃO A NOS DESTRUIR… ESTÃO A NOS DESTRUIR.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/23/assim-estao-a-nos-manipular-e-a-nos-distrair-assim-estao-a-nos-destruir-estao-a-nos-destruir/

“…NÃO QUE MUITAS DAS COISAS ACIMA NÃO SEJAM VERDADES, POIS A MAIORIA O É. PORÉM SURGIR COM TAMANHA FREQUÊNCIA E INTENSIDADE, NO MOMENTO EM QUE A POPULAÇÃO COMEÇA A SE MOBILIZAR CONTRA OS NOVOS GOLPES DESTE GOVERNO GOLPISTA E TRAIDOR, É PARA SE PENSAR.

QUE A QUADRILHA VIVE LÁ EM BRASÍLIA NA MAIOR DAS MORDOMIAS E EM UMA SURUBA BRABA, NINGUÉM DISCUTE E ELES PRÓPRIOS JÁ ADMITEM ABERTAMENTE. QUE SÃO GOLPISTAS, ELES TAMBÉM ADMITEM ABERTAMENTE, INCLUINDO UM JUDICIÁRIO CÚMPLICE E PARTÍCIPE….”

E NÓS NOS F*DEMOS MAIS UMA VEZ…

Gustavo Horta

23/03/2017 - 13h58

“CÂMARA APROVA TERCEIRIZAÇÃO PARA TODAS AS ATIVIDADES. ENTENDA O QUE MUDA”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/23/camara-aprova-terceirizacao-para-todas-as-atividades-entenda-o-que-muda/

“DEPUTADOS RESSUSCITARAM PROJETO DE 1998, DE FHC, JÁ APROVADO PELO SENADO. TEXTO VAI A SANÇÃO DE TEMER E OS DIREITOS TRABALHISTAS, A CLT E A JUSTIÇA DO TRABALHO “VÃO PRO SACO”.”

E NÓS NOS F*DEMOS MAIS UMA VEZ…

Kojake

23/03/2017 - 13h48

Muito me preocupa gente defendendo foras da lei que se escondem atrás de medidas judiciais para continuar suas práticas NADA republicanas. Bendita delação premiada!!! Vamos prender sim as raposas que cedo ou tarde chegaremos aos lobos especialmente um que tem 9 dedos e muita cara de pau e mal caratismo!!! Eô eô, com Sérgio Moro vagabundo já dançou!!!

maria

23/03/2017 - 13h47

Relator da Comissão Interamericana de Direitos Humanos critica juiz Moro

Antonio Normandio Teixeira Antonio

23/03/2017 - 16h42

O Brasil espera que todos os brasileiros cumpram com seus deveres. Basta de Silvério dos Reis!

Leonardo Oliveira Correia

23/03/2017 - 16h28

Daí você é um militonto acéfalo e quer Lula de novo porque não concorda com a Terceirização, Reforma da Previdência e Reforma do Ensino Médio né?

Então assista os vídeos abaixo e veja o quanto você é burro!

DILMA QUERIA APROVAR A TERCEIRIZAÇÃO
https://youtu.be/UqXOuYP__98

DILMA E LULA QUERIAM APROVAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
https://youtu.be/vyOWr4jehvM

DILMA QUERIA APROVAR A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
https://youtu.be/cpkZ597aw_o

    Atreio

    23/03/2017 - 15h04

    hi cara, tu postou essa com outro nome….tá dificil hein?

    um trabalho mais honroso, visa não?

    e a vergonnha e ridiculo de seus filho e netos, não lhe preocupa?

    se liga, filhão. ainda há tempo.
    desejo melhoras, tente ser amado por alguem hj.

    fernandooedson

    23/03/2017 - 16h37

    Leonardo Oliveira Correia

    Aprenda a pesquisar melhor.

Lucio Busch de Freitas

23/03/2017 - 16h13

A postagem do Andre Luchesi é a nova tática da direitalha: jogar no colo da Dilma a responsabilidade pelo crime que os golpistas cometeram ontem. Dilma falou em regulamentar a terceirização de atividades acessórias e não em abrir a porteira e permitir a terceirização ilimitada.

    João Francisco França de Oliveira

    23/03/2017 - 18h39

    Liga não! Esse é o tipo de gente que admira “o anta gonista”, o MBL, entre outros do gênero. O que se pode esperar de bucéfalos?

Katia Galvão

23/03/2017 - 15h46

Uma boa forma de saber quando alguém é um canalha é ver se essa pessoa trabalha na veja. Ser demitido da veja já está bem abaixo da canalhice.

    Valdecy Gusmão

    24/03/2017 - 11h49

    A Veja é a revista que informa esse País. Tudo o que publica antecipa o que vai ser tido como fato depois. Acompanhe e abra o olho.

    Sérgio Souza Inácio

    24/03/2017 - 14h31

    A veja só pública “pós verdades” !

Maurício Bruno Damião

23/03/2017 - 15h45

Quem dá crédito ao “Anta Golpista”!?

Andre Luchesi

23/03/2017 - 15h41

    Gustavo Figueiredo

    23/03/2017 - 16h59

    hm e aí

    Márcio Fleury

    23/03/2017 - 18h56

    Certamente ela não se referia a ESSA regulamentação que foi feita, já que aí não tem nenhuma proteção ou garantia.

    Simone Dos Santos

    24/03/2017 - 05h08

    1° ela diz ser a favor da REGULAMENTAÇÃO da terceirização de forma a garantir os direitos trabalhistas.
    2° não se trata do mesmo projeto de lei aprovado agora.
    3° se você não conseguiu entender isso agora, imagina depois que alterarem o ensino médio.

Renato Luiz Klinger Damati

23/03/2017 - 15h39

Esse Mainardi é um verme.

    Silvia Frigo

    23/03/2017 - 16h31

    Além de rancoroso com a vida

    Silvia Frigo

    23/03/2017 - 16h31

    Dele ..invejoso mau caráter

Jorge Rodrigues

23/03/2017 - 15h27

    joão p. santos

    23/03/2017 - 17h15

    É uma pena ver pessoas como vocês defendendo uma classe de pessoas podres, que só pensam em benefícios próprios,
    onde toda a população mas carente estão aí sem SEGURANÇA,SAÚDE,SANEAMENTO BÁSICO,EDUÇÃO E O PRINCIPAL QUE É O EMPREGO, ONDE O DEPUTADO TIRIRICA CHAMA DE TRABALHARES DE ABASTADO POR GANHAR SALARIO MINIMO DE R$ 937,00, sã esses que vocês defendem, e eu aqui não estou falando de partidos.


Leia mais

Recentes

Recentes