Menu

Eugênio Aragão: Edu, o blogueiro que venceu o inquisidor

O heroísmo de Edu e a briga pela xepa do final da feira Por Eugênio Aragão Tem gente que conduz procedimentos investigatórios criminais e ações penais como se fossem um espetáculo de luta livre. Dão um péssimo exemplo para o país e provam o desprezo pelo Estado de Direito. Um desses implacáveis lutadores livres togados […]

50 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O heroísmo de Edu e a briga pela xepa do final da feira

Por Eugênio Aragão

Tem gente que conduz procedimentos investigatórios criminais e ações penais como se fossem um espetáculo de luta livre. Dão um péssimo exemplo para o país e provam o desprezo pelo Estado de Direito. Um desses implacáveis lutadores livres togados mora em Curitiba e dispõe de vasta claque num auditório ensandecido que entra em êxtase ao ver sangue vermelho escorrer pela sarjeta da república. Desconhece limites. Tudo pode. Os tribunais guardiões da ordem jurídica ora coonestam-no, ora se acumpliciam, ora se acovardam. É verdade que hoje há magistrado de cúpula que troveja indignação com sua forma extravagante de jurisdicionar, mas o faz com cinismo seletivo: enquanto o brigão forense desferia suas voadoras nos políticos que não são de sua afinidade, silenciava ou chegava, até, a aplaudir e ovacionar; hoje, tendo o encrenqueiro resolvido dar caneladas nos de seu rebanho, deblatera midiaticamente.

Não falta blogueiro oportunista para dar razão ao seletivo magistrado de cúpula, quando, antes, era puxador do coro em favor dos zigue-zagues processuais do juiz de piso. Dançava com pomponzinhos de torcida americana feminina e gritava “give me an M, give me an O, give me an R, and give me an O…”, e, agora, passa às vaias e aos apupos sonoros contra o antigo herói.

No circo de torcidas celeradas, de quem joga saco de urina sobre a platéia de baixo, sobra pouco para a dignidade da Justiça. Nossa cultura jurídica se assemelha cada vez mais à cultura da antiga “Geral” do Maracanã, onde a balbúrdia, o empurra-empurra e o baixo calão eram rotina.

Quando o obscurantismo passa a ser a cosmovisão dos poderosos, não se pode deixar de prestar homenagem aos que não se intimidam e continuam a nos brindar com sua corajosa voz:

“Pobre del cantor de nuestros días

que no arriesgue su cuerda

por no arriesgar su vida.
Pobre del cantor que nunca sepa

que fuimos la semilla y hoy somos esta vida.
Pobre del cantor que un día la historia

lo borre sin la gloria de haber tocado espinas.

Pobre del cantor que fue marcado

para sufrir un poco y hoy está derrotado.
Pobre del cantor que a sus informes
les borren hasta el nombre con copias asesinas.
Pobre del cantor que no se alce
y siga hacia adelante con más canto y más vida.

Pobre del cantor que no halle el modo
de tener bien seguro su proceder con todos.
Pobre del cantor que no se imponga

con su canción de gloria, con embarres y lodos.
Pobre del cantor de nuestros días

que no arriesgue su cuerda
por no arriesgar su vida.

Pobre del cantor que nunca sepa

que fuimos la semilla y hoy somos esta vida.” (Pablo Milánez, Pobre del Cantor).

Um desses voceros é Eduardo Guimarães, ou Edu, para os muitos admiradores de seu caráter e personalidade. Seu jornalismo investigativo é apurado, cuidadoso e honesto sem ser piegas. É alguém como você e eu, “the man next door”. Não almeja glória nem riqueza. Almeja respeito e reconhecimento por sua seriedade profissional. Não se rebaixa ao mercenarismo vulgar de quem o chama de aventureiro. Não destila ódio sob encomenda. Não tem vergonha de expressar seu ponto de vista, balizado por sólidas e testadas informações advindas de uma rede de fontes que cultiva com sincera amizade, fiel sem deixar de ser crítica.

Edu é um homem livre. E sua liberdade incomoda. Incomoda aos que se venderam aos interesses escusos e praticam uma comunicação suja, sem compromisso com os fatos, somente com as versões interesseiras. Edu os desmente. Edu lhes mostra que há uma comunicação de escol, desprendida dos poderosos e endinheirados. Ele é o que os praticantes do jornalismo lacaio não conseguem ser. Vêem-no querido e admirado e sentem-se despeitados como a raposa de La Fontaine ao falar das uvas.

“Aventureiro”! Façam-me rir. Têm inveja de seu direito de ousar e vencer! Por isso “aventureiro”… Edu é um Indiana Jones cercado de caçadores de tesouros nazistas. Caçadores de fama a todo custo, que usam seus podres poderes para dificultar a missão do honesto e desajeitado arqueólogo. Mas, como sói ocorrer com Indiana Jones, suas virtudes acabam sempre vencendo os vícios de seus malfeitores.

É isso, talvez, que explique o imbroglio em que se meteu o processualista de Curitiba ao determinar, ao arrepio da constituição e de tratados de proteção de direitos humanos, o varejo na residência de Edu, para tentar descobrir sua fonte de informação sobre a suposta iminência de diligências que teria ordenado contra Lula. O possível furo do bravo jornalista talvez tenha “melado” o espetáculo que estava por acontecer e conferir mais fama ao brioso magistrado. Ao determinar a medida coercitiva contra o jornalista, o juiz fez pouco caso da circunstância de já ostentar, ele próprio, relação contenciosa pessoal contra est’último; a contenda notória obviamente não recomendava que fosse, desse juiz, se legítima, qualquer iniciativa de busca e apreensão, por sugerir conflito de interesses e, consequentemente, sua suspeição. Mas em tempos nos quais magistrados de cúpula podem mudar de público sua opinião de acordo com o alvo de seus juízos políticos; em tempos nos quais o candidato à vaga suprema aceita convite para agradável jantar num love boat, com seus inquisidores senatoriais às vésperas da sabatina constitucional; em tempos nos quais um ministro do STF chama publicamente seu colega de inimputável por decisão que este tomou e não lhe agradou… nesses tempos tudo é possível. Não é uma busca violadora da prerrogativa profissional de um jornalista que vai causar escândalo. Brigas pela xepa são comuns em final de feira e não atraem indignação de ninguém.

Mas Edu venceu. Edu não foi desmentido em sua informação sobre o projeto de se alvejar Lula para fechar-lhe o caminho para as eleições de 2018. E isso apesar de ter seu computador devassado, sua agenda e seu celular violados. Apesar de ter sido sequestrado da cama matrimonial às seis da manhã e mantido sem contato com seus advogados e familiares, em franca violação das mais comezinhas garantias processuais de qualquer arguido. Venceu. Mostrou-nos a que ponto chega o complexo persecutório policial-judicial em nosso país para matar doentia curiosidade sobre quem teria sido a fonte de informação do jornalista, dado sagrado e protegido pela constituição como pressuposto básico do direito à comunicação. Edu, que nem Indiana Jones, completou com sucesso sua missão e merece o Prêmio Pulitzer. Já os brigões… ah os brigões! Além de obrigados a voltar atrás em sua senda inconstitucional para resguardar a face, passaram a merecer o prêmio da xepa de ouro, pelo deprimente “barraco” encenado para a sociedade cansada desses arroubos corporativos na contramão da cidadania.

* Eugênio José Guilherme de Aragão, ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e advogado

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Atreio

27/03/2017 - 17h13

Aragão, um dos grandes. como muitos outros dos ultimos governos federais. gente q entrou pra história por mudar nosso enorme país – pra melhor.

agora temos q aturar os notáveis da loja…os notáveis da mutreta….notaveis perdedores de 2014. e 2010, 2006, 2002….

continuamos sem crime imputado À DIlma – e sem crime, sem impeachment.
não vai levar 21 anos de novo.

pra corrigir erros, BRASIL reDILMA-se!

compete ao STF anular o horroroso impeachment sem crime de 2016.
PGR tb tem competencia pra anular – e pedido na mesa pra analisar sobre isso

os bravos permanecem ao lado dos justos, aos covardes restam os canalhas. bora carminha! entre pra história dum jeito honroso!

Ansogo

27/03/2017 - 15h15

A Dilma caiu porque não soube e/ou por capricho deixou o Zé da Justiça, um incompetente, no ministério da Justiça. Quando resolveu mudar para Eugenio Aragão, já era tarde e a vaca ja tinha ido pro brejo. Parabens Aragão.

BITENCOURT CARVALHO

26/03/2017 - 19h48

Caríssimo Dr. Eugênio Aragão. O respeitável Inquisidor-mor. Prende, tortura confisca os bens do huguenote, porque tudo pode. Quem poderá nos salvar? Só o Chapolin Colorado com sua poderosa marreta. Democracia, Constituição, CP E CPP? Só se for na república de curitiba.

José Roberto

26/03/2017 - 08h28

Excelente, eu não teria esse verniz para falar desse (promotor) inquisidor ou juiz, seja lá o que esse elemento acha que é, pergunto: quem são os nazistas brasileiros e seu Hitler, claro a elite marginal brasileira na visão desse Hitler tupiniquim nós somos todos judeus.

Marilia Morais

26/03/2017 - 08h13

Admirável texto. Como sempre.

Luiz Augusto Gonçalves Barroso

26/03/2017 - 06h27

“NOSSO HERÓI” TOGADO DE CURITIBA QUEBROU A CARA !

Alzeni Andrade

26/03/2017 - 02h50

Se entregou a fonte, não sei,mas que foi além de todas as outras coisas uma atitude covarde,a do Moro,foi.

    Igor

    26/03/2017 - 10h28

    Não só entregou a fonte , como se cagou tiodo na frente do delwgado da PF !

assinado

25/03/2017 - 23h15

Quem vai produzir o filme, ou seja a ficção da facção, do lavajato? Quero saber quem lucrou com saga. Seria a Disney…

Jose carlos lima

25/03/2017 - 22h37

Moro é leigo em Direito, não sabe de nada

https://www.youtube.com/watch?v=SA3mGX9qVfI

    João Luiz

    25/03/2017 - 23h21

    O vigarismo & a charlatanice:

    PT sempre foi VIGARISTA. Charlatão.

    PT ADORA pichação (nas paredes das grandes cidades!). É brega, mesmo.
    Essas aí no muro sempre do OUTRO.

    Chamam pixações arte. rsrs.

    E dizem q não há diferença entre GRAFITTE & PICHAÇÃO.

    São corroborados por professores doutores da USP, os ditos “”intelectuais””.

    Os tais de inteliGENTINHOS. Todos USP!

    São os teóricos pós-modernos. Que dizem: “TUDO É ARTE.”

    Os alunos acreditam; e veneram.

    Inclusive dizem q Baixa Cultura e Cultura de Massa são Artes. rsrs. Professor doutor. Os pós, também.

    Pixação, para PT é Alta Cultura. Pra USP, idem.

      José Roberto

      26/03/2017 - 08h36

      Vc faz parte das elite marginal ou é mais um nazista tupiniquim que segue seu Hitler tupiniquim.

Marcos Raposo

25/03/2017 - 22h30

Leio Eugênio Aragão como quem degusta um vinho de qualidade. Irretocável na forma e no fundo, imbatível na argumentação, inexcedível na elegância. Artigo seu não é coisa que se perca. Parabéns!

    Ramon

    26/03/2017 - 08h26

    Sangue de Boi é um vinho muito bom mesmo igual aos textos (textos?) do Aragão O Breve. kkkkkkkk

      Igor

      26/03/2017 - 10h29

      Kkkkkkkkk

    Marilia Morais

    26/03/2017 - 08h57

    Realmente degustar o vinho Sangue de Boi é igual aos textos (?) do Aragão O Breve. INSÍPIDO

Cida Santos

26/03/2017 - 01h03

Moro sempre sacana

Nando Gaia

26/03/2017 - 00h54

Sou coxinha e passei aqui só para ver como estão as mulas.

Duilio Monroy

26/03/2017 - 00h08

Brilhante como sempre esse Eugênio Aragão.

Liane Carvalho

25/03/2017 - 23h39

Marlus Vandelao

Jose carlos lima

25/03/2017 - 20h32

O que nos leva à repetição da história

Hinos da Repressão + Até Marx era fichado no DOPS

http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/hinos-da-repressao-ate-marx-era-fichado-no-dops-1

Adivonia

25/03/2017 - 19h54

Texto excelente,aliás como sempre, esclarecedor e ao mesmo tempo, uma espécie de louro para mais um herói desses tempos negros. Precisamos nos conectar para que não percamos a esperança e nem a lucidez em meio a essa loucura. Seus textos são alento e escudo . Resistência é a palavra de ordem.

Paulo

25/03/2017 - 19h16

Um dia, certamente Sergio Moro e sua “turma hão de se ver frente a uma corte, que lhes julgarão. Neste dia, que espero que chegue em breve, ele aprenderá o que é a verdadeira justiça.

João Luiz Pereira Tavares

25/03/2017 - 19h05

¿E o PT, hein?

Apenas 1 único exemplo de petista da Grande Mídia. Da Rede Globo! Rede Globo, que em estilo & gosto é exatamente semelhante ao gosto do PT e do Petismo.

Letícia SABATELLA é petista. Letícia Sabatella ama o PT, custe o que custar. Adora a brega da dilma rousseff.

?Essa é a ideologia dessa “coisinha” de novela, a tal de Letícia Sabatella.
?ESSE É O BRASIL DE 13 anos de PeTê…

?o Petismo é de um vigarismo & picaretagem simultâneas!

?O PT (juntamente com seus Satélites: PSOL — esquerdalha CAVIAR; PCdoB) adora PICHAÇÕES e todo tipo de breguices. O mesmo se pode falar de uma tal de Coração Valente©: baranguice política.

?A educação, como desejava Cristovam Buarque ainda no ínicio desse século com um projeto fabuloso, abortado pelo populista & vigarista Lula em seu 1º governo, tinha que ter sido PRIORIDADE. Não foi. Eis aí o PeTê.

?E Lula é o maior mentiroso do Brasil. Perfeito dentro do Partido dos Trabalhadores! Ajuda! E muito!

?Sim, é hora de se livrar dos trastes. Mas também dos TRASTES DE suposta ESQUERDA.

?E quanto as questões políticas atuais no Brasil, discutidas, só sei que o primordial é o seguinte:

?o LULOPETRALHISMO (muitas vezes “esquecido” de crítica dos blogs…):

?Lula = perigo pra volta à normalidade. Prejuízo. Com papo rocambolesco. Engana-trouxa. Retrógrado, nivela por baixo. Mentiroso VIGARISTA, PeTralha, Picareta CONTUMAZ. Charlatão, certamente! Amado por inteligentinhos caviares (ditos “intelectuais”): de araque, tal qual CHICO BUARQUE.

?Lula foi incompetente quando apostou na mulher ignorante em ECONOMIA cujo nome é Dilma Rousseff.

?PT tem orgulho de se dizer esquerda (sente-se com esse papo, vaidade de se “acharem”). PT, pseudo-esquerda. Hipocrisia publicitária, propaganda.

?PT (sobretudo Lulismo) estava a fazer Campanha (a infiltrar em bloco de Carnaval, disfarçado).

?PT fala que PICHAÇÃO é ARTE. rsrsrs. Eis aí o que se denomina PROGRESSISTA!!

?Assim caminha o brega & o Kitsch do Petismo.

——
P.S.:
O PT é a Globo; a Globo é o PT.?

    Fernando

    25/03/2017 - 22h15

    Tomou seu remédio hoje ou abusou da dose?

    Fernando

    25/03/2017 - 22h20

    Tomou seu.remédio hoje. Ou exagerou na dose.

Wanderson

25/03/2017 - 18h49

Por que a Dilma não te chamou há mais tempo par o Ministério da Justiça? Senhor, és brilhante!

Carrie Coleman

25/03/2017 - 20h31

Thiago Reis

25/03/2017 - 17h31

Violações e mais violações… Eis a prática do Juiz Moro… Lembro Daniel Sarmento não precisamos de uma Ditadura de Togas… Esse juíz deveria ser aposentado compulsóriamente.

    José Roberto

    26/03/2017 - 08h33

    Aposentado não, merecia uma guilhotina, estou aqui para sustentar o chefe do nazismo tupiniquim. Ele que morra.

Paulo Roberto de Almeida

25/03/2017 - 16h34

Mais um pago pelo pt que não consegue fazer sua própria análise sem copiar a de outros mé ?

Nilva Bernardes

25/03/2017 - 18h07

Jamais especulo o que a direita faz ou não faz, escreve ou não escreve. Sigo os meus. No entanto , outros, por insegurança, vivem pra contrapor o que interessa só a nos. Medinho?

Nilva Bernardes

25/03/2017 - 18h02

Leiam , vale a pena. Aragão é preciso nos seus textos.

    Ramon

    25/03/2017 - 18h43

    Aragão O Breve não conseguiu que o MINISTRO DO STF Alexandre de Moraes se apaixonasse por ele, agora virou as unhas pintadas, opss …. quer dizer as garras para o JUIZ Sérgio Moro. ÔÔô BICHA INSISTENTE, AFE!!!

Nilva Bernardes

25/03/2017 - 18h00

Edu vencedor. Moro perdeu.

Maria Luisa

25/03/2017 - 14h56

Eugênio Aragão sempre a acalmar a nossa desilusão e descrença na humanidade. Gracias al cantor, gracias as pessoas como Eugênio Aragão que ainda existem!

Elza Elvira Zucon

25/03/2017 - 17h46

Excelente análise!

Nando Gaia

25/03/2017 - 17h33

Se apavorou e entregou a fonte.

    Nórci Coelho

    25/03/2017 - 23h20

    Vai acreditar assim na globo e Antagonista lá com a Janaína.

    Andre Massao Noce

    26/03/2017 - 02h18

    Kkkkk… Tadinho vai ser terceirizado e sem aposentadoria… Defendendo o seu governo golpista corrupto é hilário…

    Igor

    26/03/2017 - 10h31

    Se. apavorou e se cagou todo!

José Roberto Muniz

25/03/2017 - 17h12

Edu venceu Moro??? Onde??? Eugênio Aragão, coitado, ainda está esperneando porque perdeu privilégios. Tadinho!

Rejane Medeiros

25/03/2017 - 17h11

Show!!


Leia mais

Recentes

Recentes