Menu

Sergio Moro não é Julio Cesar!

(A estátua na imagem acima, esculpida por Nicolas Coustou em 1696 e hoje exposta no Museu do Louvre, não é de Sergio Moro. A foto é de Marie-Lan Nguyen. Fonte: WikiCommons)   Moro não é César É figurante liliputano da pior novela da Globo (pequeno desagravo a um grande combatente pela liberdade de expressão) Por […]

60 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(A estátua na imagem acima, esculpida por Nicolas Coustou em 1696 e hoje exposta no Museu do Louvre, não é de Sergio Moro. A foto é de Marie-Lan Nguyen. Fonte: WikiCommons)

 

Moro não é César
É figurante liliputano da pior novela da Globo

(pequeno desagravo a um grande combatente pela liberdade de expressão)

Por Mefistófeles de Albuquerque*, exclusivo para o Cafezinho

No calor da hora, Luís Nassif produziu uma notável análise da escandalosa condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães na madrugada de terça-feira (http://jornalggn.com.br/noticia/com-o-caso-eduardo-guimaraes-moro-atravessa-o-rubicao), oferecendo à reflexão dos seus leitores algumas das peças desse xadrez de um “magistrado de piso” (Eugênio de Aragão). É uma dessas análises, nas quais o jornalismo se transcende e se confunde com a Ciência Política, a Sociologia e a historiografia.

De grande efeito retórico, a idéia expressa por Luís Nassif no título (“Com o caso Eduardo Guimarães Moro atravessa o Rubicão”) é corretíssima: Moro ultrapassou o que em inglês se denomina “point of no return”. Discordo apenas da imagem.

Fosse ela pertinente, Moro seria a versão contemporânea e brasileira de Júlio César, embora gestado e aleitado na plácida Maringá. Mas Moro não é César, por mais que se esforce em emular Benito Mussolini com seus trajes negros, poses aquilinas e esgares de “duce”, transmitidas urbi et orbi pelo PIG.

O fascinante, controvertido e enigmático César – refiro-me aos sete primeiros livros dos Commentarii de bello Gallico – escreveu em latim de enganosa simplicidade e sofisticação, que durante séculos foi considerado equivocadamente leitura ideal para os principiantes do estudo da língua latina, quando na verdade representa um ápice de sobriedade e laconismo (vocabulário de aprox. 2600 palavras apenas, das quais cerca de 800 são usadas apenas uma e cerca de 600 apenas duas ou três vezes).

Sérgio Moro, que não é fascinante, nem controvertido e muito menos enigmático, não consegue expressar-se com cesariana propriedade nem em português. Apenas um exemplo:

“Diante do sorteio do eminente Ministro Edson Fachin como Relator dos processos no Supremo Tribunal Federal da assim chamada Operação Lava Jato e diante de solicitações da imprensa para manifestação, tomo a liberdade, diante do contexto e com humildade, de expressar que o Ministro Edson Fachin é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente. Curitiba, 02 de fevereiro de 2017. Sérgio Fernando Moro, Juiz Federal.”

Eugênio de Aragão, o último Ministro da Justiça que o Brasil teve, dedicou-lhe em 04 de fevereiro de 2017 (https://www.conversaafiada.com.br/brasil/moro-sabujo-e-nao-tem-nada-de-humilde) uma análise demolidora e caracterizou a impertinente nota cometida por Moro como “chocante pelo estilo burocrático e canhestro, indigno de um magistrado e surpreendente num professor com doutorado”. Talvez ela imortalize um dia seu autor em uma necessária antologia negativa para uso em escolas de 2º grau, que conteria apenas textos malconcebidos e malredigidos, exemplos de como não se deve pensar e escrever.

Sérgio Moro tampouco é cesariano na voz. Não é casualidade que ele pouco ou nada apareça nos registros filmados das audiências por ele conduzidas em Curitiba. Esganiçada e amorfa, sua voz não inspira a confiança que um magistrado deveria transmitir aos jurisdicionados, advogados, membros do Ministério Público e à sociedade.

Quanto ao amesquinhamento nada cesariano, que deveria envergonhar todos os membros do Judiciário brasileiro, dos juízes de primeira instância aos ministros do STF, remeto o leitor, apenas exemplificativamente, ao texto de Luís Nassif, à pronta e cortante intervenção de Paulo Henrique Amorim em TV Afiada e às contundentes reações do deputado e advogado Wahdi Damous, que qualifica Moro como “juiz fora da lei” (https://www.facebook.com/pg/wadihdamous/videos/) e associa-o ao militar torturador Brilhante Ustra (https://www.conversaafiada.com.br/brasil/damous-moro-guarda-tracos-de-um-brilhante-ustra). Houve uma avalanche de reações negativas. Outras virão.

Galináceos, sobretudo do tipo caipira, não voam. Nunca serão águias. Nunca serão admitidos ao Panteão dos Césares.

Moro é um ator medíocre e provinciano, a caricata imagem que os ignorantes moradores da casa grande e os pequeno-burgueses igualmente ignorantes e ensandecidos fazem de um César. Atua na novela mais brega já exibida pela Globo. No fundo não passa de um figurante de peregrina importância. Será descartado quando não tiver mais serventia.

A nós, habitantes do “reino dos imbecis” diagnosticado por Luís Nassif em 18 de março (http://jornalggn.com.br/noticia/a-carne-fraca-e-o-reino-dos-imbecis), impõe-se mais uma vez a seguinte pergunta:

Que fazer?

O mais apropriado seria brindar o canastrão com uma vaia homérica, um formidando escracho, audível do Oiapoque ao Chuí, e remetê-lo de volta a Maringá, que ouviu seus primeiros zurros, ou despachá-lo para os EUA, conforme sugeriu Fábio de Oliveira Ribeiro em “Eduardo Guimarães levará a jato o bebê de Rosemary para os EUA?” (http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/edu-guimaraes-levara-a-jato-o-moro-para-os-eua-por-fabio-o-ribeiro)

E depois?

Bem, depois vamos correr atrás do prejuízo causado pelo desgoverno golpista – agora já não um “desastre ferroviário” (Mino Carta), mas uma sucessão de desastres, com outros em curso, anunciados e previsíveis ou não. A criatividade dos idiotas supera o que o “realismo mágico” na literatura latino-americana poderia narrar. É inenarrável.

Vamos remover os escombros e reconstruir o país.

* Um internauta bem informado, curioso e indignado.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

vânia

27/03/2017 - 22h42

a indigência intelectual e o analfabetismo político desses coxinhas midiotas é insuperável! moro é o melhor? vá pesquisar, descerebrado, em que o morinho teu esteve envolvido anos atrás além de ser uma pessoa medíocre, com uma vozinha de criança e uma insegurança emocional muito grande, nem para homem ele serve; ele está mais para um adolescente perdido na visão do seu próprio umbigo cego pela vaidade e se dando uma importância que não tem. falta mais um pouco para que no seu vôo suas asas se queimem ao chegar perto do sol. e o sol vem aí!

Antonio Carneiro da Cunha

27/03/2017 - 20h38

Perfeito!

antonimo

27/03/2017 - 18h35

To achando que o cafezinho, tem inveja do Moro.
Deve sonhar com o Moro 24h por dia. kkkkkkk
O correto, é mudar Brasília para Curitiba, e colocar o Moro presidente. O que vocês acham??
Eu aprovo.

Pauline Park Park

27/03/2017 - 20h08

Júlio Cesar era um semideus atuando como senhor absoluto do Império Romano. Moro não passa de um lixo.

Maria Santana Rodrigues

27/03/2017 - 15h59

Lula maior estadista do planeta

Andre Massao Noce

27/03/2017 - 15h05

Kkkkkk… Golpista, repetindo asneira dá direita corrupta… Esse, pessoal deve ter inveja do Lula… E só tem convicção das burrices que espalham…

Andre Massao Noce

27/03/2017 - 15h02

Kkkkkk… Golpista defendendo o seu governo golpista corrupto é hilário…

Helio Paes Barreto

27/03/2017 - 13h29

Júlio César foi morto pelos seus, te cuida Moro.

Regina Lós Reis

27/03/2017 - 10h31

Mas domina todas as preocupações de O Cafezinho!!!
SEMIDEUSMORO deve ser o dono desse site!!!

    Andre Massao Noce

    27/03/2017 - 15h00

    Kkkkkk… Moro do PSDB corrupto, não vai indiciar ninguém dos amigos golpistas corruptos do PSDB corrupto… Aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

Vilmar Vilmar Martins Costa

27/03/2017 - 08h41

MORO. NOSSO. PRESIDENTE. O. MAIOR. LIDER. QUE. O. MUNDO. VAI. CONHECER

Ita

27/03/2017 - 04h34

O QUE DIZER DEPOIS DESSES COMENTÁRIOS??? HITLER=MORO=FACISMO=DITADURA=IGNORÂNCIA. POLÍTICA E GUERRAS
O POVO NÃO ENTENDE ELE APENAS QUER CRIAR A FAMÍLIA E COMER.

Iara Almeida

27/03/2017 - 05h23

Penso que ele lembra mais o HITLER é só deixar um bigodinho. ……..

Anabel Marits Martins

27/03/2017 - 04h05

Boa!

Hannibal de Sousa

27/03/2017 - 01h23

César mudou os destinos de Roma e foi retratado em uma obra inesquecível de Shakespeare. Moro irá para a lata de lixo da história.

Gilmar Bernardi

26/03/2017 - 23h59

Mas ta querendo botar fogo no Brasil para proteger seus aliados do PSDB.

JOSE CLAUDIO MARIANO

26/03/2017 - 19h51

Como defender um pseudo jornalista de um blog que faz um delação para beneficiar o companheiro molusco??? A vocês esquerdopatas bato paumas.

JOSE CLAUDIO MARIANO

26/03/2017 - 19h49

Que MORO continue prendendo toda essa quadrilha. Esse blog vivi a criticar as delações premiadas com vários adjetivos. Como defender um pseudo jornalista de um blog que faz um delação para beneficiar o companheiro molusco??? A vocês esquerdopatas bato paumas.

Maria tereza muller

26/03/2017 - 19h03

Analise contundente objetiva certeira nunca confiei nele expressao mefistofeliana..klkkl

José Roberto Muniz

26/03/2017 - 21h50

Verdade, Sergio Moro é muito melhor. Para o desespero de vcs.

    Andre Massao Noce

    27/03/2017 - 14h58

    Kkkkkk… Moro do PSDB corrupto, não vai indiciar ninguém dos amigos golpistas corruptos do PSDB corrupto… Aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

    Andre Massao Noce

    27/03/2017 - 14h59

    Kkkkkk… Golpista, deve sofrer da síndrome de Estocolmo, como paulista…

João Maria Sousa

26/03/2017 - 21h28

Essa página só fede a mortadela

Carrie Coleman

26/03/2017 - 21h08

É no máximo um cretino!

C.Poivre

26/03/2017 - 18h06

Não vamos chegar ao extremo de ofender Júlio César comparando-o com um juizeco de várzea.

Cleide Silvino Ferreira

26/03/2017 - 20h48

E nem o Lulladrão é Brutus. Cuidado com o andor.

Maria Aparecida Lacerda Jubé

26/03/2017 - 16h50

Nada mais apropriado para descrever Sérgio Moro do que, o bebê de Rosemary.

Kyryno Euzebio

26/03/2017 - 19h40

Me pergunto, será que é juiz ?

Maria Dolores Rosa

26/03/2017 - 18h59

Muito bom

Anônimo

26/03/2017 - 15h46

Sabemos que Moro não é Júlio César, e temos certeza que Lula é o Barrabás .

Eugenio Costa

26/03/2017 - 18h40

So pode ser comparado no caso da inclinacao sexual.

Elton Jcs

26/03/2017 - 18h30

está mais pra Nero.

Luiz Carlos P. Oliveira

26/03/2017 - 15h15

Mario Lúcio, coxinha que enlouqueceu. A burrice não tem limites.

Luiz Carlos P. Oliveira

26/03/2017 - 15h13

Texto do ex-jurista gaúcho Paulo Brossard, só para comparar com os “escritos” do Moro:

” A publicidade hoje organizada em moldes de apurada eficiência, capaz de, em instantes, criar impactos profundos na opinião pública da nação inteira, mediante poderosas máquinas de difusão de pensamento, com possibilidades de mudar, em segundos, a feição dos fatos e, distorcendo-os, viciar o julgamento popular; a utilização deformada e deformadora de grupos sociais poderosos, outrora inexistentes ou inatuantes, para agitar, convulsionar, paralisar a nação; apenas estes dois fatores atuando, durante meses, evidenciam que o velho instituto, instrumento de violencias e instrumento de progresso, noutro tempo eficiente e saneador, não tem mais condições de acompanhar o ritmo dos tempos modernos”.

Moro não engraxaria os sapatos do brilhante Brossard.

Luiz Carlos P. Oliveira

26/03/2017 - 15h05

Volta RUI BARBOSA. A coisa aqui tá preta.

Maria Santana Rodrigues

26/03/2017 - 18h00

Cala.sua essa sua lata de enlatado

Maria Santana Rodrigues

26/03/2017 - 17h58

Vai ver se lul inha tá na esquina inveja mata.

Maria Santana Rodrigues

26/03/2017 - 17h57

Até. Que o juiz parece um pouco

maria

26/03/2017 - 14h54

Ele moro ainda não se deu conta de que ele é apenas um utensílio que está preste a ser descartado! Um medíocre ! Um ninguém , apenas sendo usado pela quadrilha que atualmente está mandando.

Paulomaia Maia

26/03/2017 - 17h48

Que q isso! Respeitem meu patrício.

Jaqueline Jackie Arruda

26/03/2017 - 17h43

Pqp, inventou até uma nova norma para o uso de vírgulas e reticências, novo formato de texto bosta, kkkkkkkkk

Eduardo Augusto

26/03/2017 - 17h40

Nem Ciro Gomes

Paulo Cesar de Oliveira

26/03/2017 - 17h30

LULA LÁ 2018 !!! E não se fala mais nisso!!!

Paulo Oliveira

26/03/2017 - 17h23

O juiz não é problema pra ninguém que não tenha culpa no cartório, nosso problema são os outros bandidos que a midia esta escondendo.

Pietro Monti

26/03/2017 - 16h32

Marcelo Odebrecht apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) documentos que apontam detalhamento da movimentação da conta-corrente do Setor de Operações Estruturadas – o departamento da propina – realizada pelo ex-presidente

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delator-revela-repasses-para-conta-de-lula,70001712037

    Ana Veronica Miyasaka

    26/03/2017 - 17h16

    E NÃO MANDOU AINDA PRO MORO PORQUE? COLOCA NA MÍDIA E NÃO ENTREGA PRO JUIZ? ??ADORO QUANDO ME CHAMAM DE IMBECIL,ADORO OI.

Stalingrado

26/03/2017 - 12h21

Só para lembrar, Julio César deu um Golpe de Estado em Roma, destruindo a República e criando a monarquia.
Não vou discutir o fato da República Romana ser um governo das elites, mas a realidade foi que JC deu uma Golpe de Estado.

Luiz

26/03/2017 - 12h11

O BRASIL É MUITO MAIOR DO QUE ESSES CRÁPULAS. O BRASIL FOI ESPOLIADO POR SÉCULOS E SOBREVIVEU, PORTANTO, VAI SOBREVIVER A ISSO E OS PERSONAGENS DESSA FARSA CRIMINOSA ESTÃO SENDO EXPOSTOS AOS POUCOS E O TERRITÓRIO NACIONAL NÃO SERÁ AMIGÁVEL PARA ELES. VAMOS VENCER ESSES GOLPISTAS E RECONSTRUIR O BRASIL.

Alba Carlota

26/03/2017 - 14h37

KKKKKKKKKK NEM PRECISA. SÉRGIO MORO TA DANDO CONTA DIREITINHO DOS CORRUPTOS KKKKKKKKKKKKKK

    Paulo Cesar de Oliveira

    26/03/2017 - 17h28

    LULA LÁ 2018 !!! Sem discussão !!!

    Antonio Pupo

    26/03/2017 - 21h35

    Perfeito? seu comentário cara Alba , logo aparece um MILITONTO fazendo campanha pro luiz inácio vulgo nove dedos.

    Hannibal de Sousa

    27/03/2017 - 01h26

    Antonio Pupo. Um analfabeto acaba de elogiar a frase mal escrita de outro analfabeto. Perfeito: trata-se do primeiro caso de duplo analfabetismo registrado no Facebook. :)

    Andre Massao Noce

    27/03/2017 - 14h56

    Kkkkkk… Golpista, defendendo o seu governo golpista corrupto…

Alba Carlota

26/03/2017 - 14h36

Laercio Ferreira

26/03/2017 - 14h30

JULIO ERA ROMANO E CRISTÃO?/ MORO??

Julio Cesar

26/03/2017 - 14h20

Julio Cesar o Imperador de Roma!kkk!

Anônimo

26/03/2017 - 11h16

Nunca pensei que o nome de uma Cidade viesse a ser tão enxovalhado como agora no caso. Mais triste, que uma população sofresse o escárnio em razão de um filho. Nosso Brasil é grande, não serão uns poucos desajustados que o farão pequeno.

WG

26/03/2017 - 11h10

É preciso não esquecer que Moro é um PEÃO da máquina de propaganda Nazi-Globista. Ao se realçar sua figura, ajudamos a esconder nas sombras os TRÊS IRMÃOS, que insuflam vida e MOVEM o PEÃO. Pode-se questionar ainda a tal popularidade do PEÃO, que justificaria o temor daqueles que deveriam conter o justiceiro de Curitiba. Mesmo porque, a força midiática do PEÃO é obra da MÁQUINA GOLPISTA. No momento oportuno, os TRINTA DEDOS lançarão o PEÃO para fora do tabuleiro, não antes que este elimine do jogo nosso querido NOVE DEDOS. O verdadeiro MAL é a MÁQUINA BILIONÁRIA GLOBAL, que pariu um PEÃO de suas entranhas, para destruir o PEÃO METALÚRGICO.

Lili Brown

26/03/2017 - 14h05

Dia 31 todos unidos nas ruas do Brasil inteiro contra a terceirizacao, contra a reforma da previdencia e contra este governo ilegitimo que esta massacrando nossos direitos, entregando as riquezas brasileiras ao estrangeiro e destruindo empresas nacionais!

    Emil Schubert

    27/03/2017 - 11h00

    É isso aí Lili. Se Lula e Dilma são ladrões, que os juizes trabalhem – analisem, provem, condenem. Mas condenem também os demais denunciados – Temer, Jucá, Maluf, Presidentes do Senado e da Câmara, o Mineirinho….. E condenem os juízes corruptos, sem pagamento de salário integral como é hoje. Seleção e perseguição não, queremos um País livre dos corruptos… Nada de precarização da situação dos trabalhadores, nada de reforma da previdência. Façam uma auditoria! cobrem os milhões dos que não pagaram… Reduzam os valores absurdos de aposentadorias especiais… E, fora o golpísmo! Fora o golpista Temer!


Leia mais

Recentes

Recentes