Menu

Governo decide elevar radicalmente juros do BNDES

(O gráfico acima foi tirado da página do próprio BNDES) Em meio à maior crise econômica da história, o governo Temer decidiu aumentar radicalmente os juros oferecidos pelo BNDES. A ideia é que o BNDES, a partir de agora, ofereça juros de “mercado”. Acontece que os juros de “mercado” do Brasil são os mais altos […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(O gráfico acima foi tirado da página do próprio BNDES)

Em meio à maior crise econômica da história, o governo Temer decidiu aumentar radicalmente os juros oferecidos pelo BNDES.

A ideia é que o BNDES, a partir de agora, ofereça juros de “mercado”.

Acontece que os juros de “mercado” do Brasil são os mais altos do mundo e inviabilizam completamente financiamentos de projetos de infra-estrutura.

Após assumir o governo, Temer praticamente paralisou o sistema de financiamento do BNDES, que sofreu um corte brutal.

O BNDES “deu” R$ 100 bilhões ao governo Temer, apenas para quitar juros de dívida pública, o que foi uma pedalada fiscal que faz a suposta pedalada de Dilma, razão usada para derrubá-la, parecer um brincadeira de criança.

Num momento como esse, cortar financiamento e elevar os juros do crédito novo são ações de suicídio econômico do governo, baseado no fanatismo neoliberal e na tese do capitalismo do “desastre”.

Abaixo, trechos de matéria publicada há pouco na Reuters.

BRASÍLIA (Reuters) – O governo criará nova taxa de juros para balizar o custo dos financiamentos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passará a contar com menos subsídios da União, dentro de esforços para buscar o reequilíbrio das contas públicas e elevar a potência da política monetária.

(…) Para os tomadores de crédito, o financiamento ficará paulatinamente mais caro, sempre atrelado à evolução da inflação mais uma taxa extra. Para o governo, a medida reduzirá os subsídios concedidos aos empréstimos do BNDES. Para efeito de comparação, a TJLP está em 7 por cento e a taxa básica de juros (Selic) em 12,25 por cento.

(…) O gradual alinhamento das taxas do BNDES com as de mercado a partir do próximo ano, com a vigência da TLP, reduzirá o custo para o Tesouro com subsídios e tornará os empréstimos do banco de fomento mais caros num primeiro momento.

(…)

***

Não se sabe que espécie de milagre o governo Temer espera da economia brasileira.

Está aumentando impostos.

Está aumentando o preço de energia.

Reduziu o crédito.

Os juros estão sendo reduzidos a um ritmo inferior à queda da inflação, de maneira que o juro real, na ponta, para o consumidor, está subindo.

E agora está, na prática, destruindo qualquer papel que o BNDES poderia ter na política de financiamento de infra-estrutura do Brasil.

Como o Brasil poderá crescer se o próprio governo asfixia a economia por todos os lados?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rachel

01/04/2017 - 17h43

Acho que querem uma ”primavera árabe” por aqui. Ou seja revoltar o povo para que saia quebrando tudo e terem motivo para por tropas nas ruas . E com o país arrebentado, de joelhos. pior muito pior que 1964.

Eduardo Dantas

01/04/2017 - 11h50

Como se já não bastasse ter barrado empréstimos no banco do nordeste para micro-empresas, elevar absurdamente os juros do banco do Brasil, agora essa.

Só tenho a agradecer aos paneleiros (retardados)

Maria Thereza Freitas

31/03/2017 - 17h13

homicidas e suicidas

Atreio

31/03/2017 - 16h43

eles sabem de nada da hr do brasil…. só oq lhes interessa, lhes favorece e privilegia.
o povo? eles querem botar no lixo.
tolinhos.

aquela coisa:
‘luis inacio falou…luis inacio avisou…’

não vai levar 21 aos de novo.
Dilma VOLTA!
O levante já começou.


Leia mais

Recentes

Recentes