Sobre Venezuela: para imprensa brasileira, "golpe são os outros" - O Cafezinho

O Cafezinho

sábado

1

abril 2017

69

COMENTÁRIOS

Sobre Venezuela: para imprensa brasileira, “golpe são os outros”

Escrito por , Postado em Redação



A imprensa brasileira parodiou Sartre: os golpes são os outros.

O desespero da mídia brasileira para tirar o foco do desastre ferroviário do governo Temer, que está fazendo uma pedalada fiscal por dia, deteriorando todos os índices sócio-econômicos do país a uma velocidade recorde, faz com ela se volte inteiramente para a questão da Venezuela, cuja conjuntura política sempre foi deturpada para os brasileiros.

***

No Jornal GGN

O Fantasma do Golpe Perfeito, por Jair Pinheiro

por Jair Pinheiro
SAB, 01/04/2017 – 13:38

“Corte alinhada com Maduro assumiu funções do Congresso”, é a manchete do UOL hoje, 01/14/17, data adequada para a pós-verdade. De um só golpe a manchete difunde a ideia de que dois pilares básicos da democracia foram atacados: o rompimento da divisão dos poderes e a usurpação da independência do judiciário e, imediatamente, a falsa notícia é disseminada por toda América Latina, curiosamente sem citar fontes venezuelanas.

Aos fatos, pois! Dois deputados oposicionistas a Maduro vinham sendo investigados por crime eleitoral, desde as eleições de 2015. Terminado o processo, o TSJ – Tribunal Supremo de Justicia, após responsabilizá-los, determinou à Assembleia Nacional as providências para a cessação do mandato. Ante a recusa da AN de cumprir a ordem judicial, o tribunal tomou para si, o que a lei venezuelana permite, as funções estritamente vinculadas ao cumprimento da ordem judicial, preservando as prerrogativas do legislativo. Em seguida, num movimento aparentemente coordenado, diversos líderes oposicionistas deixaram o país em direção a diferentes países (Colômbia, Panamá, México, EUA e Espanha).

Enfim, está montada a cena do golpe perfeito: as manchetes insinuam uma dissolução do legislativo que não houve, os comentários dos mal-denominados especialistas e de âncoras celebridades ratificam e o movimento de líderes oposicionistas deixando o país, e dando entrevistas no aeroporto pedindo apoio internacional, confirmam: rompeu-se a ordem constitucional no país vizinho.

Na sequência, as manchetes reiteram o que parece ser um desdobramento natural: “Argentina pede reunião do Mercosul para discutir crise venezuelana”, “Brasil (não é piada) pede suspensão da Venezuela do Mercosul”, “Peru pede retirada de embaixador venezuelano”. Portanto, no plano discursivo vai se criando o isolamento internacional do país vizinho, na expectativa de que tal isolamento se concretize, um dos quesitos normalmente aceitos pelos bem-pensantes senhores que se arrogam o papel de representantes da comunidade internacional para justificar a intervenção imperialista contra governos que se opõem ao império.

A esta altura já estamos muito distantes dos fatos, mas estes nunca tiveram importância mesmo, a não ser como referência a ser superficial e maliciosamente aludida para criar a ilusão reconfortante de que se está restabelecendo a ordem constitucional, quando, o que se visa de fato, é alterá-la. É neste contexto de manobra alusão/ilusão que a imprensa informa como algo excepcional e não prerrogativa do cargo, que a fiscal geral (equivalente a procurador geral da república) Luisa Ortega Díaz considera inconstitucional as sentenças de número 155 e 156 e pede a revisão à Sala Constitucional do TSJ (equivalente ao nosso STF na função, mas melhor na execução) a anulação. Passados poucos minutos da meia-noite, Maduro anuncia deliberação do Conselho de Defesa da Nação de, entre outras coisas, “Exhortar al Tribunal Supremo de Justicia a revisar las decisiones 155 y 156, con el propósito de mantener la estabilidad institucional y el equilibrio de Poderes, mediante los recursos contemplados en el ordenamiento jurídico venezolano.”

Oportuno registrar que, em seu pronunciamento, Maduro cita a anulação pela corte suprema do plebiscito na Colômbia para ratificar o acordo de paz com as FARC, medida de grande gravidade por anular o voto popular, sem que nenhuma agência multilateral ou liderança regional tenha proposto intervenção no país vizinho, o que, a seu ver, está correto, pois trata-se de problema interno do povo colombiano.

Cumpre anotar que o Conselho de Defesa Nacional tem sua existência estabelecida pelo artigo 323 da Constituição venezuelana e é composto pelo presidente da república, que o preside, o vice-presidente, o presidente da AN, o presidente do TSJ, o presidente do Conselho Moral Republicano (órgão sem equivalência no sistema brasileiro) e os ministros dos setores de defesa, segurança interna, relações exteriores, planejamento e outros cuja participação se considere pertinente. Portanto, a ordem constitucional está preservada segundo disposições e instrumentos estabelecidos, algo bem distante das medidas de exceção que se vão tornado rotina no Brasil. Entretanto, não será surpresa se este desdobramento constitucionalmente previsto for anunciado pela imprensa brasileira como vitória da oposição venezuelana e resultado da pressão internacional.

Jair Pinheiro – Professor do depto. de ciência política da UNESP/Marília

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sábado

1

abril 2017

69

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

69 Comentários em "Sobre Venezuela: para imprensa brasileira, “golpe são os outros”"

Avise-me quando
avatar
BRÁULIO
Visitante

SE MUDA PRA VENEZUELA, BABACA.

BRÁULIO
Visitante

AÍ, PUXA-SACO DO MADURO, VOCÊ COMO COMUNISTA NÃO PASSA DE CAPITALISTA ENRUSTIDO. A VENEZUELA TÁ NA MAIOR MERDA COM SEU REGIMEMEZINHO SOCIALISTA DECADENTE E VOCÊ QUER ENCHER A BOLINHA DO VIADO DO MADURO. VENDA TUDO O QUE VOCÊ TEM E MANDA A GRANA PARA AJUDAR OS HERMANOS, AFINAL ESSE NÃO É O PRINCÍPIO DO SOCIALISMO?

kiko
Visitante

governo Temer, que está fazendo uma pedalada fiscal por dia, deteriorando todos os índices sócio-econômicos do país a uma velocidade recorde
kkkkkkkkkkkkkk vamos comparar a inflação do temer com a de marmota?
inflação da marmota 10,67%
inflação do temer: 4,8%
sera que o senhor miguel acha que maior inflação é melhor??

luiz
Visitante

E outra: olhem o facebook do maduro. Entupido de reclamações dos venezuelanos ou então cheio de gente pedindo ajuda pois está sem comer.. piada pronta esse site comunista.

luiz
Visitante

Nunca vi democracia onde o presidente é porta voz e apaga fogo do judiciário. Por mais distorções que hajam nas manchetes e descrição dos fatos, a verdade é que a venezuela tem presos políticos, para inicio de conversa. Não existe preso político em democracia.

Nelson
Visitante
Você deveria me agradecer eu estar preocupado com a tua ignorância e procurar te ajudar a diminui-la. A seguir, reproduzo um trecho do artigo do sociólogo chileno-espanhol, Marcos Roitman Rosenmann, “¿Golpe de Estado en Venezuela? Más bien se trata de evitarlo”: – “Mientras se urde el plan para dar la puntilla al orden constitucional en Venezuela, se hacen públicas las conversaciones mantenidas entre el almirante Kurt Tidd, a la sazón comandante en jefe del U.S. Southern Command, con sede en Miami, y el actual secretario general de la OEA, en enero de 2016, Luis Almagro. El objetivo es coordinar la… Read more »
Vitor
Visitante
Anônimo
Visitante
Não me considero suficientemente esclarecido e ter informações verdadeiras e legítimas para chegar a uma clara conclusão. Há, porém, um algo estranho no comentário de alguns participantes deste blog. Nunca leram a história das nações tubarões e das nações sardinhas ? Não leram sobre as causas das guerras e suas conseqüências ? Não leram nada sobre os governos fantasmas e ditadores e quem os patrocinou. Não leram sobre os Golpes antiDemocráticos no mundo e principalmente na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina ? Se leram , não entenderam e estão equivocados. Se não leram , por que aqui comentam… Read more »
BRÁULIO
Visitante

O mundo tá cheio de histórias cruéis todas relacionadas à disputa pelo poder e dominação doutrinária. Stalin, comunista assassino psicopata tá ardendo no fogo do inferno, matou mais de 20 milhões de russos nos “Gulags”. Mao Tse Tung assassinou outros milhões na Revolução Comunista Chinesa e tb deve estar sapecando na foqueira do demu. Fidel Castro, Pol Pot, só para citar alguns demônios comunistas assassinos que espalharam sangue e vísceras humanas por onde passaram. Fora comunistas
e comunismo!!

Vitor
Visitante

A lei brasileira permite impeachment com julgamento do crime pelo congresso. Nem por isso deixa de ser golpe. Defender esse lixo de governo por motivos puramente ideológicos não é boa ideia. Enquanto isso Venezuelanos fodidos fugindo do país…

Nelson
Visitante
O governo Bolivariano da Venezuela entregou, entre 2013 e 2016, nada menos de 1.500.000 casas a seu povo. Por que, os venezuelanos estariam assim tão “fodidos” e “fugindo do país” como você tenta nos convencer, Vitor? – O mesmo governo Bolivariano, mesmo com a grande crise por que passa o país, manteve o orçamento social em elevadíssimo patamar no ano passado. Nada menos de 71,4% nacional foi investido no povo. Aqui no Brasil, mais de 50% vai para os juros da dívida. – Por que, os venezuelanos estariam assim tão “fodidos” e “fugindo do país” como você tenta nos convencer,… Read more »
Vitor
Visitante

Informações mais fidedignas são da Telesur? Sério?
O canal de notícias oficial do Governo Venezuelano é sua fonte?
Em um artigo lambe-botas do Maduro, que usa palavras como “magistral”, “vitória espetacular”, “brilhante”, “incrível sucesso”, “excepcional dimensão de estadista”, “líder indestrutível” (esse é meu preferido).
Vergonhoso isso. E ainda falar que tá tudo bem com comida e eletricidade. Toma aí outra matéria do “PIG”…
http://www.aljazeera.com/news/2016/04/protests-erupt-venezuela-power-crisis-deepens-160429072951748.html

Vitor
Visitante
Nelson
Visitante
Restringindo-se ao PIG, você só vai continuar dando mancada por aqui, Vitor. – Nada menos de 5,6 milhões de colombianos vivem na Venezuela. A grande maioria teve que fugir do seu país para escapar à morte nas mãos dos paramilitares e das forças armadas. É o resultado do tal Plano Colômbia, implantado pelo Sistema de Poder que domina os Estados Unidos sob o pretexto do combate às drogas. – Na verdade, o objetivo sempre foi tomar o país para si e suas grandes corporações, às custas das terras de centenas de milhares de campesinos. – Interessante, né, Vitor, que o… Read more »
Vitor
Visitante
Já respondi com uma série de links da Carta Capital, BBC, El Pais, The Huffington Post… O comentário está aguardando moderação, talvez por conter muitos links externos. Como Miguelito não costuma censurar nada, imagino que em breve apareça. Sim, a Venezuela é uma país em frangalhos. Se não quiser acreditar, acha que eles estão melhores que a Colômbia, por exemplo, fique a vontade… A migração dos colombianos para a Venezuela ocorreu nos últimos 50 anos, esses 5,6 milhões não caíram de paraquedas na Venezuela de Maduro, estavam fugindo de uma guerra civil, principalmente nos anos 70, 80 e 90… Hoje… Read more »
Vitor
Visitante

Caladinho, Nelson?

Atreio
Visitante

isso.
e sem crime, o julgamento TEM q ser pela absolvição. do contraztio nosso STF tb deveria ter ‘fechado’ a nossa camara.
leia mais. viva melhor.

sem crime, sem impeachment!

nao vai levar 21 anos de novo. o levante já começou.

e o golpe brasileiro já babou. ninguem mais quer estar na foto ao lado de golpista.

se vc quiser comparar fotos das ultimas manifest., tácito será a vc q o golpe babou.
dilma volta em breve. e os canalhas irão se mijar de medo.

Brasil, reDILMA-sE!

Vitor
Visitante

Cabe ao congresso definir se houve ou não crime. É o que diz a constituição. A opinião de qq outra pessoa que não seja eles não vale nada. É uma merda? Sim, mas é nossa lei imbecil…

Vitor
Visitante

Dilma voltar? Para de fumar esse troço estragado aí. Não que não fosse justo, mas atualmente nem ela quer voltar e muito menos o PT quer que ela volte. Acorda!

Regina Georg Paiva
Visitante
Oração do Pobre de Direita Em nome do meu ódio ao PT, eu entrego meus direitos trabalhistas… Em nome do meu ódio ao PT, eu aceito trabalhar até morrer… Em nome do meu ódio ao PT, eu me calo diante da precarização da educação e da saúde… Em nome do meu ódio ao PT, eu me cego frente à corrupção que se blindou… Em nome do meu ódio ao PT, eu vou apoiar empresários na comemoração deles por terem o país de volta… Em nome do meu ódio ao PT, eu viverei um presente de humilhações, um futuro de incertezas… Read more »
Dilênia Valença
Visitante

Nós nunca!!..

Patrício Sousa
Visitante

Aprendam com a Venezuela!! Lá foi golpe!! Aqui não!!

Fernando
Visitante

Sabe definir Golpe Parlamentar advogado?

A clientela de advogados previdenciário, deve almentar, com toda esta reforma.

Julio Cesar Calaça
Visitante

Maduro teve a coragem que Dilma não teve. Barrar os golpista auxiliados pelo governo americano.

Antonio Normandio Teixeira Antonio
Visitante

Olha aí o comunismo como funciona!

Fernando
Visitante

Teve aulas de história, estudos sociais, política…?

Saber defenir comunismo?

Alisson Souza
Visitante

Vixe! Demoraram dias pra se criar essa desculpa esquerdista e ela é publicada logo em um primeiro de abril. Assim como Fernandinho Brito, o senhor sabe que Maduro não ganhará as próximas eleiçøes. Vou te fazer uma pergunta que deixou todos meus amigos esquerdistas emudecidos: a Venezuela é uma democracia?

Marcos Abreu
Visitante

Você é tão mal informado que não sabe que Maduro foi eleito pelo voto direto?

Eduardo De Melo Machado
Visitante

Vocês nunca me enganaram, estão mostrando as garras, mas será tudo inútil, ninguém mais acredita nas idiotices que vocês divulgam

ninguém
Visitante

Aqui a terceirização é aprovada do dia para o outro, desqualificando os protestos do povo e é democracia? Temer prometeu pontes e fez: sobre os direitos trabalhistas e sociais; e agora dia 31 sobre o senado.
ponte para o inferno!

Leandro Pimenta
Visitante

Passeata foi o do MBL, em apoio ao Juízeco Moro, ontem as ruas do país ficaram cheias cotra esta reforma escrota que vai afundar com o país e tornar os trabalhadores escravos. Só a esta imprensa escrota não mostrou, mas procura aí se não cansar o seu comodismo os vídeos das passeatas na capitais, mar de gente. Teleguiado.

Alvaro Dias
Visitante

bEm. Se a mídia brasileira mente é só ler os jornais da Venezuela. A grande maioria fala o mesmo que a mídia deo Brasil. Coincidência ????

http://diariodecaracas.com/
http://www.elmundo.com.ve/noticias/actualidad/politica/fiscal-general–hay-ruptura-del-orden-constitucion.aspx

e outros

Anônimo
Visitante

Coincidência, nem pensar; é pura concordância. Se uma nação Latina tiver uma única rádio ou televisão que transmita a Verdade, certamente será atacada, perseguida, destruída. Haverá ataque direto, como aconteceu com a Tribuna da Imprensa que foi empastelada, máquinas destruídas, incêndio e pessoal preso para averiguação, tal qual o Morador de Rua preso com frasco de pinho sol, dito ser uma molotov, que há quase 4 anos não foi julgado corretamente e está preso. Isso é justiça. Isso é Verdade ? Isso é Imprensa Livre ?

mv bill
Visitante

estranha essa ‘ditadura’ venezolana que permite jornais de oposicao…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… Lá a suprema corte, não é capacho dos EUA… aqui a direita corrupta é…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

Mirtes
Visitante

Vale a pena rever Sul da Fronteira
https://youtu.be/rbnLDJ54VpA

José Roberto Muniz
Visitante

E para vcs: se tratando do PT-JARARACA-JANETE o golpe é só aqui no Brasil.

Gerson Pompeu
Visitante

Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKK… Deve ter para ficar defendendo os amigos golpistas corruptos…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

Samuel Da Silva Sousa
Visitante

DOIS AMIGOS DE PTAAH.ESTE MERDA USA O NEGATIVO PRA CHEGADA AZUL DO POSITIVO.

apolinario jose pereira
Visitante
O que esta acontecendo no Paraguaio e Venezuela, tem que acontecer é no Brasil. Tocaram fogo no Congresso do Paraguaiu, e tiraram o poder do Congresso da Venezuela. Tá correto, temos que tocá fogo é no palacio do planalto, congresso nacional e queimando todos os golpistas, 367 deputados e 62 senadores, nas procuradores da republica de brasilia e paraná, na suprema corte de brasilia, no tribunal de contas da união de brasilia, no tribunal federal e policia federal do paraná, nas sedes das revistas época, istoé, veja, estadao, fls de sao paulo, o globo, rede globo, band, record, redetv, sbt… Read more »
Paulo de Oliveira Menezes
Visitante

ii
Paulo Menezes

Já por séculos que os anglos (EUA e Inglaterra, prnrcipalmente) vivem infelicitando os paises latinos com suas iuntervenções armadas ou de inteligência política) sem nada se somar aos latinos e, ao contrário, sempre levando vantagens principalmente comerciais e de capital.

Os lativos continuam a influir a todo mundo desde os milhaews e séculos dos romanos e deviam ter consciências disso. Os romanos, naquelas épocas já respeitavam as diferenças regionais
.
Viva a Venezuela.

Paulo de Oliveira Menezes

Mirtes
Visitante

https://youtu.be/rbnLDJ54VpA
Veja este documentário.

Paulo de Oliveira Menezes
Visitante

Paulo Menezes
Há séculos que os anglos (EUA e Inglaterra, prprcipalmente) vivem infelicitando os paises latinos com suas iuntervenções armadas ou de inteligência política) sem nada se somar aos latinos e, ao contrário, sempre levando vantagens principalmente comerciais e de capital.
Os lativos continuam a influir a todo mundo desde os milhaews e séculos dos romanos e deviam ter consciências disso. Os romanos, naquelas épocas já respeitavam as diferenças regionais.
Viva a Venezuela.

Paulo de Oliveira Menezes

Paulo de Oliveira Menezes
Visitante

Há séculos que os anglos (EUA e Inglaterra, prprcipalmente) vivem infelicitando os paises latinos com suas iuntervenções armadas ou de inteligência política) sem nada se somar aos latinos e, ao contrário, sempre levando vantagens principalmente comerciais e de capital.
Os lativos continuam a influir a todo mundo desde os milhaews e séculos dos romanos e deviam ter consciências disso. Os romanos, naquelas épocas já respeitavam as diferenças regionais.
Viva a Venezuela.

Paulo de Oliveira Menezes

Paulo de Oliveira Menezes
Visitante

Há séculos que os anglos (EUA e Inglaterra, prprcipalmente) vivem infelicitando os paises latinos com suas iuntervenções armadas ou de inteligência política) sem nada se somar aos latinos e, ao contrário, sempre levando vantagens principalmente comerciais e de capital.
Os lativos continuam a influir a todo mundo desde os milhaews e séculos dos romanos e deviam ter consciências disso. Os romanos, naquelas épocas já respeitavam as diferenças regionais.
Viva a Venezuela.

Paulo de Oliveira Menezes

Reginaldo Gomes
Visitante

Só existe golpe porque existe impeachment para os mandatos curtos de 4 anos (presidente , governador , prefeito, etc…) . A escolha de períodos curtos de mandato é exatamente para não ter impeachment !!! , porque esse tempo o governante não consegue fazer seu governo um paraíso que não possa ser destruído e nem num inferno que não possa ser consertado. Só se justifica o impeachment para juízes e outras funções do judiciário que são vitalícias . Pra acabar com os golpes , deve-se tirar o impeachment da constituição.

Pedro
Visitante

comment image

Felipe
Visitante

Deixa eu ver se eu entendi, então lá na Venezuela não teve golpe (é invenção da midia) e aqui no Brasil sim?

Então um governo de esquerda pode fazer a barbaridade que quizer que está tudo certo? E se tentarem salvar o pais da destruição somos golpistas?

Acho que vocês deviam mudar esses discurso, ninguem mais acredita, para o bem da população a esquerda está sendo varrida da América Latina, pra nunca mais voltar…

Anônimo
Visitante
Felipe, se você tiver mais de 40 anos, certamente já ouviu falar dos vários golpes em todo o Mundo. A América Latina e a África têm sido as maiores vitimas dos Países Tubarões. Porque? Simples, é a riqueza que as nações sempre pobres POSSUEM e que os tubarões, as hienas, os abutres almejam e avançam gananciosamente para tomar posse. Ah, porque não se defendem ? Nelas há o que de pior existe no mundo. São os Traidores. Eles ocupam todas as posições estratégicas. Assaltam os cofres públicos, corrompem, matam, caluniam, perseguem, cerceiam as defesas, usam todos os poderes, pisam e… Read more »
ari
Visitante
O que é exatamente a ” a barbaridade que quiser “? Cara, caminhávamos a passos largos para finalmente nos tornarmos o tão sonhado país do futuro. Como dizia uma vizinha minha (área rural sertão norte da Bahia): “votei na Dilma porque ela e o Lula foram os únicos governos que fizeram alguma coisa por nós”. Ela é analfabeta e não faz tanto tempo assim passou fome. O Brasil era respeitado no mundo inclusive devido a uma política externa altiva. Mas veio o golpe e, agora, aí sim, vivemos um momento de absoluta barbaridade onde vemos o país piorar dia a… Read more »
Roberto Neiva
Visitante

Na Venezuela não houve golpe…………legitimou-se a democracia….É só ver a alegria do povo………………….Arriba Brasil !!!!

Gidobaldo Silva Avelar Gil
Visitante

Isso é a imprensa brasileira ou um depósito de lixo prenssado!

Monopólio da Informação - combata isto.
Visitante
PARAGUAI NÃO VIVE REVOLUÇÃO POPULAR, MAS A CONTINUIDADE DO GOLPE DE 2012! E SOMOS OS PRÓXIMOS! Infelizmente parte da esquerda se entusiasma de forma superficial com alguns processos, sem compreendê-los de forma profunda! O golpe de 2012 no Paraguai, derrubando o presidente Fernando Lugo, foi um balão de ensaio na região sobre como promover a mudança de regime sem a presença dos meios clássicos de intervenção utilizados nos anos 60 e 70: ditaduras explícitas! Por isso são chamados de “golpes suaves”, pois agem por meio de uma repressão seletiva; judicial; sem uma perseguição ampla; por meio de setores da burocracia… Read more »
Julio Cesar
Visitante

Imprensa Brasileira é um lixo, não respeita ninguém, não respeita nada, só mente e engana!

Paulomaia Maia
Visitante
Paulomaia Maia
Visitante

Ié !

Andre Massao Noce
Visitante

Beto Dantas kkkkkk… Quem colocou o traíra Temer golpista corrupto como Presidente foram vcs quando apoiaram o Cunha corrupto no circo do dia 17 de abril de 2016, e sua corja de 364 deputados federais corruptos…

Paulomaia Maia
Visitante

Ié?

Beto Dantas
Visitante

Tá igual ao seu, não mudou nada, crise econômica, desemprego, violência urbana, a saúde um caus, educação também um caus, tudo igual conforme a senhora deixou, deve ser porque muitos dos ladrões, canalhas bandidos, e corruptos que estavam com a senhora, continuaram no governo, principalmente o se vice.

Vitor
Visitante

É bem por aí. Coitado de quem é pobre…

Jorge Rodrigues
Visitante

Missa de 7° dia do MBL, VEM PRA RUA:

07 velas pretas de 7 dias
O7 galhos de ” comigo ninguém pode ”
07 penas de tucano.
01 foto de Doria
01 foto de Aécio
01 foto Temer
01 foto de Cunha.
01 foto de Bolsonaro
01 foto de Joice
01 foto Kim
01 foto de Frota.
O1 revista Veja
01 coxinha com 7 azeda.

Celebrante: Pe Coenélio

Obs: Todos vestidos de camisa da CBF

Carlos Tibola
Visitante

Kkkkkkkkkkkk muito boa

wpDiscuz