"Temer é o maior desastre da história do Brasil, porque sua escola econômica é a Globonews" - O Cafezinho

O Cafezinho

sábado

1

abril 2017

79

COMENTÁRIOS

“Temer é o maior desastre da história do Brasil, porque sua escola econômica é a Globonews”

Escrito por , Postado em Redação



No Tijolaço

A dimensão do desastre do golpe. Por Gustavo Castañon*

01/04/2017

FHC pegou o Brasil com uma dívida pública de 34% do PIB. Doou metade do patrimônio público sob a alcunha de “privatização”. Duplicou a dívida externa. Quebrou o país três vezes, precisando recorrer ao FMI. Entregou o país a Lula sem reservas e devendo 76% do PIB. Já a dívida líquida, que leva em conta os créditos (e não só os débitos) do governo, ele recebeu em 29,5%, deixou em 60,4% do PIB.

A imprensa diz que ele modernizou a economia.

O PT pegou o Brasil com a dívida pública em 76% do PIB, recapitalizou a Petrobrás, transformando-a na segunda maior petrolífera do mundo, não privatizou nada, “pagou” a dívida externa (sim, transformando-a em interna), e entregou, no último ano do primeiro mandato de Dilma, a dívida pública em 63% do PIB.

Já o resultado mais importante sobre o endividamento do país, a dívida líquida, diminuiu a 34,9% do PIB.

A imprensa diz que a gastança do PT quebrou o país.

O déficit público de 2014 que motivou o desastre Levy e os jornais falando de “quebra” do país foi de somente 17 bilhões. Diminuir 0,5% os juros teria resolvido. O déficit dos golpistas só em fevereiro de 2017 foi de 26 bilhões.

A imprensa diz que Temer está consertando a economia.

Mesmo que você considere o último ano de mandato de Dilma, ainda assim o PT teria entregue a economia menos endividada do que recebeu do deus criado pela imprensa nacional, FHC. No final de 2015 a dívida estava em 73%.

Só que 2015 foi o ano de Cunha e Aécio vandalizando o país, em que o único ato de governo de Dilma foi nomear Levy para executar o programa que a oposição defendeu e a imprensa e a banca exigiam. Ela não governou e teve que enfrentar um congresso golpista criando despesas e proibindo aumentar receitas, destruindo as expectativas da economia de um lado enquanto a Lava-jato, de outro, só neste ano, afundava sozinha 2,5% do PIB.

Depois de um ano de governo temer fazendo tudo o que a mídia e a banca mandam, a dívida já passou, mesmo com a repatriação, os 76% de FHC (alcançados no final de 2016) e atingirá 81% este ano, no mínimo.

Temer é o maior desastre da história do Brasil, exatamente porque sua escola econômica é a Globo News.

Ninguém pode negar que esse desastre, no nível em que foi, começou em 2015 com o receituário suicida de austeridade combinado com os maiores juros do mundo de Levy, as pautas bombas do Congresso e a destruição da indústria nacional causada pela Lava Jato.

Só completos ignorantes podem achar que foi a “roubalheira” em obras que quebrou o país, com um governo que não investe nem 4% do PIB.

A única roubalheira que quebra esse país há vinte e dois anos são as taxas de juros mais altas do mundo.

* Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sábado

1

abril 2017

79

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

79 Comentários em "“Temer é o maior desastre da história do Brasil, porque sua escola econômica é a Globonews”"

Avise-me quando
avatar
Lucio Dias
Visitante

Inacreditáveis 13,5 milhões de desempregados e afirmando esses absurdos e além do mais o vice-presidente foi escolhido pelo PT

Lucio Dias
Visitante

Kkkkkkkkkk

Vilma
Visitante

Só gostaria de ver esse maldito trabalhando para uma empresa terceirizada e ganhando um salário mínimo.

Grossi
Visitante

Mario, se você lê tanto como diz, por que ainda não aprendeu a escrever?
Você pede para citar um artigo da CLT removido por Temer. Na verdade, após a aprovação da reforma trabalhista, não será necessária a retirada de nenhum artigo pois a negociação entre empregador e empregado (o futuro escravo) valerá mais que a lei (atual CLT). O empregado não estará mais protegido por lei nem quanto aos seus direitos mais básicos. Tudo poderá ser negociado. Entende o que isso significa seu falto de inteligência.

Carlos Roberto Ariolli
Visitante

Lula e Dilma destruíram o Brasil de forma tão violenta que, mesmo com os ajustes propostos, demoraremos quase uma década pra voltar aos níveis de quando o PT e sua gangue assumiram o poder.
Ptistas pilantras e caras de pau sem igual.

Geographus
Visitante

Cara, acho que você não leu o que o professor explicou através de gráficos… Nem precisou desenhar, os gráficos mostraram muito bem o que ele que quis dizer. Mas, claro, pra você é mais cômodo repetir o mantra da Globo do que botar seria dos neurônios para trabalhar…

Regina Georg Paiva
Visitante

Irael Carlos Silva Filho Pega o seu drácula ilegítmo, leva pra casa e lambe a bunda dele, abestado, alienado, idiota, cego.

Regina Georg Paiva
Visitante
Oração do Pobre de Direita Em nome do meu ódio ao PT, eu entrego meus direitos trabalhistas… Em nome do meu ódio ao PT, eu aceito trabalhar até morrer… Em nome do meu ódio ao PT, eu me calo diante da precarização da educação e da saúde… Em nome do meu ódio ao PT, eu me cego frente à corrupção que se blindou… Em nome do meu ódio ao PT, eu vou apoiar empresários na comemoração deles por terem o país de volta… Em nome do meu ódio ao PT, eu viverei um presente de humilhações, um futuro de incertezas… Read more »
Roque
Visitante

Os golpistas irão pagar o PATO!!!

Eduardo De Melo Machado
Visitante

E o cafezinho azedo não para de divulgar idiotices

Paulo Erison
Visitante

Globo news insiste em falar que a inflação abaixou kkkk

vitor f
Visitante

Hoje se devolvesse o governo a Dilma com certeza ela botariam o país nos trilhos. Mas em 2018 lula ou quem ele indicar.

Mario Lima
Visitante

Pergunta aos viajantes da maionese esquerdosa…. Se a CLT é tão boa, as regras sobre terceirização eram tão tão boas então porque em um país onde não falta serviço a ser feito existem dezenas de milhões de desempregados?! Obg.

Anônimo
Visitante

Caro viajante. Sei que vc deve ter chegado no Brasil ontem. Certamente não estava aqui durante a gestão do PT. Apenas gostaria de lhe informar que foi durante o governo do PT com as leis dá CLT que tivermos o pleno emprego.

F. J. Alencar
Visitante

Porque o objetivo da “economia” não é resolver os problemas da sociedade, aproveitando os potenciais das pessoas e oferecendo os serviços que promovem a qualidade de vida. Esta “economia” objetiva tão somente enriquecer ainda mais os já ricos não importando qualquer bom senso, nem quaisquer consequencias.

Mario Lima
Visitante

“A única roubalheira que quebra esse país há vinte e dois anos são as taxas de juros mais altas do mundo.

* Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.”

Pergunta ao supra sumo do conhecimento econômico petista.

– A culpa dos altos juros é dos investidores ou do governo gastador e irresponsável – gastança para fazer populismo e financiar seu projeto de poder totalitário bolivariano – que pra rolar sua dúvida crescente tem de oferecer títulos no mercado nacional e internacional a especulativos 14% a.a?

F. J. Alencar
Visitante

O que deveria interessar de fato a todos, (políticos, economistas, cientistas, etc) deveria ser a promoção do bem estar dos cidadãos, aproveitando-se adequadamente os recursos disponíveis
e e as habilidades das pessoas. O resto é balela.

SOLON NUNES
Visitante

SR.MÁRIO LIMA,POR FAVOR,NINGUÉM ESTÁ DIZENDO QUE O PT SEJA MELHOR QUE OUTROS PARTIDOS,PORÉM DEVEMOS COMPARAR GOVERNANTES,EU NÃO ME LEMBRO DE NENHUM PRESIDENTE,ANTES E DEPOIS DAS DIRETAS,CONSEGUIRAM PAGAR A DÍVIDA EXTERNA DO FMI,PORÉM TEMOS QUE DEIXAR,ESSA HISTÓRIA DE PARTIDO DE LADO E VER O QUE É MELHOR PARA O PAÍS,SUGIRO QUE VOCÊ APRENDA O QUE É PARTIDO DE DIREITA E PARTIDO DE ESQUERDA,OK…OBRIGADO…

Marcelo
Visitante

Dos investidores. Paredão neles todos.

Gabriel Caldas
Visitante

Pedro Caldas

Irael Carlos Silva Filho
Visitante

Bolsonaro 2018

Andre Massao Noce
Visitante

Wilson Soares KKKKKKKKKK… e ai golpista, vai torrar o teu patrimonio para ajudar o teu governo golpista corrupto a pagar a anistia de R$ 1 trilhão a bancada escravocrata ruralista…

Eugênio L. Sarmento
Visitante

O artigo em questão apenas relata fatos. Visto certos comentários encontrados abaixo, fica claro que nem mesmo desenhando é possível fazer com que algumas pessoas sejam capazes de entender a realidade. Lamentável!

Cecília
Visitante

E quem é a Escola da Globonews?

Wilson Soares
Visitante

Onésia Maria Pimenta Figueiredo Reitero sugestão anterior.

Wilson Soares
Visitante

O Cafezinho: tu acha mesmo que nós somos idiotas. O governo Dilmanta foi uma tragédia. Se vcs acreditam no que dizem, é caso para a patologia clínica. Passar bem.

rolando perez
Visitante

dilmanta??…fala “agente” do mbl…vc. tem mais e que calar essa boca cheia de dinheiro publico..jumentos como vc. que comenta em sites liberais sao PAGOS. falo otario? vc. e sua cambada vao acabar com o pais, mas nos vamos dar um jeito…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… fora a falta de educação… oops… golpistas adoram fechar escolas públicas para ajudar os amigos de escolas privadas…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… golpistas defendendo os amigos corruptos golpistas… claro que são idiotas…

Marco Aurelio Tisi
Visitante

O ” povo ” não entende nada é confunde tudo !!!!!!

Simone Dos Santos
Visitante

Fora Temer

Chamonix Nic
Visitante
Simone Dos Santos
Visitante

Com a panela no **

Simone Dos Santos
Visitante

Já pode comer sua alfafa

Roberto Neiva
Visitante

Verdade Temer (o corno )………é um cafajeste,isso é fato………..agora abrir mão do Lula ( o honesto ) ou da Dilma (a funkeira )……realmente não dá pra entender…………..só tomando um Cafezinho.

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou R$ 1 trilhão de dívidas dos escravocratas da bancada ruralista, e vc fala do déficit do teu governo golpista corrupto… que deu anistia aos amigos governadores… mais de R$ 40 bilhões… aumento do salário do Judiciário… R$ 40 bilhões… anistia de cobrança das dívidas da União… R$ 100 bilhões… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

Dante Vale Cavalcante
Visitante

Maikon Gomes

Onésia Maria Pimenta Figueiredo
Visitante
Sr. Mario , extrai-se do seu comentário, que o sr desconhece, totalmente, o assunto. Eu poderia enumerar todas as diferenças entre as relações de trabalho regidas pela CLT e as que serão regidas pela atual lei da terceirização, todas as perdas de garantias dos trabalhadores mas, o sr não vai entender….É de considerar, ainda, que isso foi apenas o início da AGONIA DA CLT, o pior virá…Para sua inteira felicidade, posso te garantir, que o “sistema” vai conseguir a aprovação de tudo o que foi que por “ele” planejado, desde de julho de 2013, quando resolveu, que tinha que tirar… Read more »
Antonio Sobreira
Visitante

A Globo age como um ministério ou partido e não sofre nenhum dano político disso.

Alexandre Guimarães Andrade
Visitante

Maior recessão da economia brasileira desde ano 1.500 foi na era PT. Impressionante como conseguiram destruir o Brasil.

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKKK… Tadinho vai ser terceirizado e sem aposentadoria… defendendo o seu governo golpista corrupto…

Gisele Santos da Silva
Visitante

Ou vc não leu o texto, e não sabe interpretar gráficos ou tua fonte de informação é a Globo.

Argemiro Assis Filho
Visitante

Não sabia que ele havia frequentado outra escola senão a de “Mimica Silvio Santos”.

Ilton Almeida
Visitante

Thobias Silva

Thobias Silva
Visitante

Cara, que falta de honestidade intelectual esse artigo. Reduz tudo só simplismo e joga a conta dos erros da Dilma no vácuo. Pelo amor de Deus! E o cara ainda se diz professor. E achar que o roubar na Petrobras e as desordens nas estatais como Correios e outras simplesmente não ocorreu é muita cegueira ideológica. Mas enfim, recomendo mais leituras econômicas.

Jose Gaspar Moreira
Visitante

K kkk. ..tudo petista revoltado não adianta. Chorar agora. Tamo ferrado o .pt fudeu com todo mundo .esse governo temer e continuidade do pt tudo uma merda só agora vamos esperar o velho Bolsonaro só. Ele pra nós ajudar

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKKK… Tadinho vai ser terceirizado e sem aposentadoria… defendendo o seu governo golpista corrupto…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

Andre Massao Noce
Visitante

KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou R$ 1 trilhão de dívidas dos escravocratas da bancada ruralista, e vc fala do déficit do teu governo golpista corrupto… que deu anistia aos amigos governadores… mais de R$ 40 bilhões… aumento do salário do Judiciário… R$ 40 bilhões… anistia de cobrança das dívidas da União… R$ 100 bilhões… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

Reginaldo José Paiva
Visitante

De economia a Globo só entende a parte da sonegação de impostos…

Andre Luchesi
Visitante

Maior desastre foi o governo DILMA. com a pior recessão desde 1930 , alem de corrupta inapta foi deposta e ainda faz campanha contra seu vice TEMER , hipocrisia pura

Fernando Nóbrega
Visitante

Salário mínimo

Fernando Nóbrega
Visitante

Desemprego

Elin Ranck
Visitante

Mais um desglobinformado a repetir o mesmo discurso manipulativo.

Andre Massao Noce
Visitante

Wilson Soares KKKKKKKKK… vc tem R$ 1 trilhão para pagar a anistia dos teus amigos golpistas corruptos…

Andre Massao Noce
Visitante

Wilson Soares KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou R$ 1 trilhão de dívidas dos escravocratas da bancada ruralista, e vc fala do déficit do teu governo golpista corrupto… que deu anistia aos amigos governadores… mais de R$ 40 bilhões… aumento do salário do Judiciário… R$ 40 bilhões… anistia de cobrança das dívidas da União… R$ 100 bilhões… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

Tony Coutinho
Visitante

Olha como o desemprego estava no final de 2014… depois é só lembrar o que aconteceu depois que os jumentos elegeram o congresso mais conservador da história e o vampiro se uniu à oposição para derrubar a presidente. O restante tá tudo no áudio de Jucá, trouxinha!! Olha como o país tava uma porcaria no final de 2014, olha: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/01/brasil-encerra-2014-com-menor-taxa-de-desemprego-ja-registrada.html

Wilson Soares
Visitante

Onésia Maria Pimenta Figueiredo Concordo. Carecemos de inteligência e conhecimento. Sugiro vc faça uma consulta a um psiquiatra.

Simone Dos Santos
Visitante

Wilson Soares a gente não acha que você é um idiota, nós temos certeza

Wilson Soares
Visitante

O Cafezinho Claro, e com um rombo de uns 400 bilhões de reais.

Wilson Soares
Visitante

O Cafezinho O Cafezinho: tu acha mesmo que nós somos idiotas. O governo Dilmanta foi uma tragédia. Se vcs acreditam no que dizem, é caso para a patologia clínica. Passar bem.

Simone Dos Santos
Visitante

Se você cair de quatro, relincha, com certeza

hilario muylaert
Visitante

Melhor se abster a escrever inverdades.

hilario muylaert
Visitante

Refiro-me ao sr. Luchesi.

Onésia Maria Pimenta Figueiredo
Visitante

A partir daí não permitiram mais o desenvolvimento regular do seu governo; travando tudo no Congresso. Ainda, assim ela foi REELEITA em 2014, E o “sistema pira de vez”. Ela não conseguiu, na seu 2º mandato, governar em paz um dia sequer. Informem-se, tenham discernimento para juntar todos os pontos ( não expostos na imprensa) e chegaram à verdade. A VERDADE mantém sua luz até mesmo na escuridão, basta um pouquinho de inteligência, para enxerga-la.

Onésia Maria Pimenta Figueiredo
Visitante

Sr. André, A Presidente Dilma Rousseff tinha em março de 2013 a APROVAÇÃO ABSOLUTA DA POPULAÇÃO 79%. Isso um pouco antes do “sistema” com o apoio da imprensa e da aberração de ódio direita ocupar um movimento popular contra o aumento da passagem de ônibus (0,20 centavos), EM JULHO DO MESMO ANO (2013) E DAR INÍCIO AO INCENTIVO DO “FORA DILMA” Se informe antes de falar besteiras sem fundamento. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/03/19/dilma-cni-ibope.htm

O Cafezinho
Visitante

Andre, o eleitor de Dilma não votou na chapa para que o PSDB tivesse vários ministérios e indicasse ministro do STF. 1º governo Dilma terminou com menor desemprego da história.

Hannibal de Sousa
Visitante

“Depois de um ano de governo temer fazendo tudo o que a mídia e a banca mandam, a dívida já passou, mesmo com a repatriação, os 76% de FHC (alcançados no final de 2016) e atingirá 81% este ano, no mínimo.” A única boa notícia é que Temer não mexeu – por enquanto – nas abençoadas reservas deixadas por Lula. 360 bilhões de dólares. Os dados são diários. http://www.bcb.gov.br/?rp20170330

Hannibal de Sousa
Visitante
Erik Ribamar Dos Santos
Visitante

Estamos vivendo um momento de destruição do país e consequentemente do povo. O Golpe foi dado a fatura está sendo entregue com a venda da vida do povo na bacia das almas.

Geralda Monteiro
Visitante

Esse cara tem que ser chutado do Planalto, se não quizer vira escravos. Eleições jáaaa.

Lili Brown
Visitante

Temos que EXIGIR do STF ANULACAO do impeachment comprado que destruiu nossa economia e destruiu nossa democracia! O STF tem que obedecer a Constituicao brasileira e Dilma deve voltar ao poder, pois NAO cometeu crime de responsabilidade! Facamos justica a presidente Dilma e a democracia do nosso Brasil!

Sérgio Marinho Marques Cavalcanti
Visitante
Vai ser difícil de acontecer, só falta o julgamento do mérito do Impeachment, exatamente quando devem inocentar a Dilma e só o farão a partir de 2018, quando já completaram o GOLPE , onde pretendem com a tirada de Temer um presidente provisório do PSDB o que parece vai ser o Gilmar Mendes, o outro temor é a volta de Lula que deixaram a cargo de Moro, e o resultado disto veremos no dia 3 de maio na República de Curitiba que se o nosso povo tiver os culhões dos heróicos Paraguaios o impedrião até com invasão da fortaleza de… Read more »
Cristina Schnorr
Visitante

A escola de Temer é a teoria da dependência de FHC, a “Globonews” é a retroalimentadora golpista.

Hannibal de Sousa
Visitante

Vá lamber bolas na página da Veja. Aqui não é o seu lugar.

Vanusa Abreu
Visitante

E também porque derrubaram um governo democratimente eleito,e porque nunca esteve preocupado com o bem estar do povo só queria a chave do cofre e também ,porque ,Temer é um imbecil e covarde. #ForaTemer

Girlene Morais
Visitante

Rafael Eckert

Jorge Rodrigues
Visitante

A diferença entre Temer e a Princesa Isabel:

A Princesa Isabel, com o apoio dos menos favorecidos, assinou a Lei Áurea libertando eles de ESCRAVIDÃO.

Temer, com o apoio de João Dólar e de Bolsoréu REVOGOU-A e agora nos ESCRAVIZA novamente

wpDiscuz