Da Lava Jato, delações e vazamentos o óbvio: setor privado é a fonte da corrupção | O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

14

abril 2017

21

COMENTÁRIOS

Da Lava Jato, delações e vazamentos o óbvio: setor privado é a fonte da corrupção

Escrito por , Postado em Colunistas, Redação, Wellington Calasans



Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

Se a elite brasileira, que comanda o judiciário, esperava iludir o povo ao vender o peixe podre de que a Operação Lava Jato, anunciada como uma ação de combate à corrupção no Brasil, seria capaz de destruir a política e o Estado, errou a mão na dose da aposta. O produto entregue é um balde de gelo na ideia de virgindade do setor privado.

Depois da proteção dos tucanos, do assalto ao poder por uma quadrilha (segundo os próprios vazamentos), da perseguição a Lula por conta de triplex e sítio que sequer são dele, da destruição da indústria nacional, da entrega do patrimônio brasileiro e de tantas irregularidades, a Lava Jato era obrigada a oferecer algo positivo. E este “algo” é a certeza de que a iniciativa privada é a fonte da corrupção no Brasil.

A compra de políticos, a impunidade, e até perdão, nos casos de sonegação de impostos, as vantagens com arranjos constitucionais e a proteção assegurada por um judiciário corrompido são as mais importantes provas dadas, pelos irregulares e seletivos vazamentos, de que o cidadão é enganado por uma elite canalha que faz das eleições apenas um meio de legitimar os crimes que pratica.

O estrago que a Lava Jato fez para o Brasil e para os brasileiros vai demorar décadas para ser recuperado. Uma operação nascida com a “mão invisível” de agentes internacionais não será desfeita do dia para a noite. É muito mais fácil destruir do que construir ou reconstruir. Há que zelar disso tudo a única semente boa desta nefasta operação: o Estado forte é muito melhor para o país e para o seu povo.

Aqui na Suécia, por exemplo, o Estado controla praticamente tudo. Até mesmo a venda de bebidas e remédios é estatal, pois é vista como assunto estratégico da saúde pública. Os agentes públicos são controlados de diferentes maneiras, mas sobretudo pela Lei da Transparência que permite a qualquer cidadão saber o que está a ser feito por eles, inclusive acesso aos e-mails.

No caso da Operação Lava Jato, os atos de corrupão que envolvem políticos e agentes públicos são graves e todos devem ser investigados, julgados e punidos. No entanto, ignorar que o ciclo de corrupção é composto de corruptor, corrompido e produto da corrupção (com as devidas provas) é tentar enganar o povo com a lorota de que apenas o setor público é corrupto.

A recente lista divulgada de Fachin e as delações (vazadas ilegalmente e impunimente) da Odebrecht, por exemplo, são provas incontestáveis de que o poder econômico tem sido usado pelos grandes empresários para o enriquecimento através do Estado que eles tanto condenam.

Além de tudo isso, nunca é demais dizer que se a corrupção do judiciário não esteve em destaque nessas listas e vazamentos, temos também motivos de sobra para acreditar que a falácia do “combate à corrupção” só é bonita para falar do vizinho. O setor privado não ousaria tanto nas últimas décadas se o judiciário não fosse parte dessa vergonha, ainda que na condição de corrompido.

Diante de tudo o que é apresentado, ao povo resta apenas a luta pelos seus direitos. Não há como aceitar passivamente que tão poucos tenham tanto e tantos tenham tão pouco. O Brasil que todos queremos só será possível com a intervenção do povo e a exigência de um padrão ético que sirva para todos. Não há mais espaço para novos heróis.

sexta-feira

14

abril 2017

21

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

21 Comentários em "Da Lava Jato, delações e vazamentos o óbvio: setor privado é a fonte da corrupção"

Avise-me quando
avatar
Sérgio Paixão
Visitante

Eduardo Cunha foi cassado na Câmara dos Deputados pela denúncia de ter mentido sobre o recebimento de propina e ocultação de patrimônio ilícito. Caso seja comprovado nos inquéritos, que algum outro Congressista fez o mesmo, temos motivos suficientes para acreditar que também deve ser cassado antes das sentenças do STF, se não, teremos a certeza da cumplicidade dos demais. Vale lembrar que todos os investigados alegaram que não receberam propinas. Retirado da página do Facebook: Brasil e eu

A função do estado
Visitante

Grandes corporações fazem grandes negócios com o poder público, portanto, o dinhero vem dos tributos pagos pelos contribuintes, mas aqueles contribuintes que não tem acesso nem estirpe aos artifícios de ocultação e isenções. Logo, a função do estado é o de grande arrecadador de dinheiro e depois transferir para a iniciativa privada seletiva tal qual como foi o PROER e as isenções e desonerações fiscais setoriais e, depois, sem cerimônia, fazer remessas de divisas através da farra de simulações de importações e negócios com empresas estrangeiras.

Cezar
Visitante

Onde estão Hélio Bicudo e Janaina Pachoal? Foram abduzidos, kkk?

Samuel
Visitante

Meu Deus!!!!!!
O dinheiro que corrompia os agentes estatais vinha da iniciativa privada?
E viria de onde? Marte? Jupiter?
kkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rogério Bezerra
Visitante
Por mais de 30 anos atuei na área comercial de jornais e livros, serviços de alimentação, viagens e hotelaria. E sempre presenciei ilegalidades. Desde a feitura de editais pela empresa que, claro, venceria a concorrência pública, maletas com U$ 100 ou 200 mil, propina mesmo quando se vencia limpamente (o contrato não era assinado até pagar a propina) mensalão para diretores, emprego e estágio para filhos de executivo cliente, dezenas de viagens (até 1ª classe), “presentes” varias (como automóveis para compradores, “passeios” em puteiros caríssimos e outras tantas formas de “agradar” e “garantir” o fechamento e/ou manutenção de negócios que… Read more »
KIKO
Visitante

INDO DIRETO AO PONTO VAMOS DESCOBRIR QUEM É PIOR O ESTADO OU MERCADO:
RETIRANDO TODAS AS EMPRESAS PRIVADAS E DEIXANDO SO AS EMPRESAS PUBLICAS O QUE VOCES ACHAM QUE VAI ACONTER?? DIGO COM TODA A CERTEZA IREMOS VIRAR UMA COREIA DO NORTE OU CUBA-PAISES ESSES ADMIRADOS POR VOCES ESQUERDISTAS, NÃO SEI PORQUE AINDA ESTÃO PERDENDO TEMPO MORANDO AQUI NO BRASIL
AGORA FAZENDO O CONTRARIO TIRANDO TODAS AS EMPRESAS PUBLICAS O QUE IRA ACONTECER?? A GRANDE MAIORIA SAIRA GANHANDO-OS UNICOS PERDEDORES SERÃO OS SINDICATOS, POLITICOS E PESSOAS QUE TRABALHAM PARA A MAFIA ESTATAL

Atreio
Visitante

tanta convicção…
tens 14 anos ou é apenas amiguinho do tantan nhol?

cadê sua mãe? ela sabe q vc não tá estudando?

se liga rapá.
és balta.
és willian botelho.
és menino MBL holliday caixa 2
és o atraso.
és tolo amestrado.

o brasil pode ser mais, venha junto. abandone seus canalhas d estimação enquanto é tempo.

bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas reestam os covardes;

Atreio
Visitante

tanta convicção…
tens 14 anos ou pé apenas amiguinho do tantan nhol?

cadê sua mãe? ela sabe q vc não tá estudando?

se liga rapá.
és balta.
és willian botelho.
és menino MBL holliday caixa 2
és o atraso.
és tolo amestrado.

o brasil pode ser mais, venha junto. abandone seus canalhas d estimação enquanto é tempo.

bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas reestam os covardes;

ALGOPI
Visitante
Excelente artigo. A iniciativa privada sempre estará interessada nos seus interesses privados. Somente tolos podem achar que o mercado tem mais capacidade que o estado de organizar a vida e eliminar desequlibrios. Todo esse cinismo -surpresa c0m a corrupção é revoltante. Se o estado está podre é porque esses interesses privados tomaram conta dele. Na medida em que o mercado domina as eleições e elege seus favoritos (bancada de A, B e C. lobistas e negociadores de direitos) acaba dominando o estado através de seus agentes infiltrados. Agora, não podemos ser idiotas de achar que o problema é do estado.… Read more »
Alisson Souza
Visitante

Estatização tudo, então! Transforma o Brasil numa URSS.

Eduardo Nery
Visitante

É só acabar com o Estado, os governos, todo o setor público. Assim a iniciativa privada não terá os pobres e inocentes políticos para corromper.

Clá
Visitante

…E massacrará a população, explorando-a até a morte. Que ideia absurda a sua, Eduardo Nery! Você é a favor do genocídio como meio de solucionar problemas?

apolinario jose pereira
Visitante

Não tem outro jeito, é só fechar o congresso nacional, a suprema corte, o ministerio publico federal, a rede globo de jornalismo, record, sbt, band, redetv, fls e estadao de são paulo, o globo e cia, veja, epoca e istoé, e outros mais. Não esquecer de prender já o picareta Mainardi e cia.

João Batista
Visitante
Ao meu ver, essa relação promíscua entre o Público e o Privado no Brasil não é de hoje. Se voltarmos ao Brasil do Primeiro Reinaldo, do Segundo Reinaldo e principalmente a partir das República veremos que o Capitalismo implantado no Brasil teve e contínua tendo essa relação danosa a maioria do povo brasileiro. Uma iniciativa privada com raras exceções que para se desenvolver vive sempre mamando nas tetas do Estado Brasileiro. Então criou-se um sistema social-politico e econômica com uma dependência entre o privado e o público. Dando margem para a corrupção. De tudo isso conclui-se que a sociedade brasileira… Read more »
João Batista
Visitante

Digo: mentalidade

Clá
Visitante

João Batista: Primeiro ReinALdo? Segundo ReinALdo? Rs,rs,rs,rs!!!

leonardo couto
Visitante

Limitar a mídia nacional tornando publica,fazer o Brasil rico para todos e acabar com tal modelo financeiro e derrubar gente reacionária do poder seja financeiro,politico e militar.

LUIZ TAVE
Visitante
meu deus ! que DELAÇAO Mas safada e` essa do Sr EMILIO e do Marcelo odebrecht , presidida por um JUIZ POLITICO , que a todo tempo demonstra para ao delator que caminho ele tem que percorrer e as palavras que eles tem que falar para que eles tenham suas penas reduzidas ; ( falar do lula e do pt ) haja visto os vazamentos em tempo real das delaçoes dentro do proprio gabinete do juiz partidario e interessado na delaçao viciada , que a meu ver , o comportamento do sr emilio ( sorridente ) ja tinha como a… Read more »
Samuel
Visitante

Voce deveria ter vergonha de fazer tal comentario……meu Deus!!!!!!!!!

eduardo
Visitante

Comunistas continuam certos. Capitalismo compra quem se mexe.

Clá
Visitante
Excelente artigo. Suficiente para que se possa concluir o óbvio: quando o Estado é minimizado (Estado mínimo) o setor privado cresce (neo-liberalismo). E é bom lembrar que o setor privado não está nem um pouco preocupado com o bem estar social; a única preocupação do setor privado é o lucro. É isso que queremos para nós? É esse projeto de Estado – o estado mínimo – que queremos implantar no Brasil? É preciso ter consciência que é isto que está sendo implantado com o arcabouço legislativo que vem sendo aprovado pós-impeachment: MP 727, Decreto 8957, PEC 55, PEC 287 (reforma… Read more »
wpDiscuz