Menu

A versão de Lula

Jornalismo de verdade precisa ouvir o outro lado. Mas não é fingir que ouve, apenas por protocolo. Tem de ouvir mesmo, atentamente, expor a versão deste outro lado, em alguns casos, como o de Lula, com ainda mais destaque do que os ataques. Mas, no Brasil, a nossa imprensa corporativa não faz jornalismo. Ela faz […]

112 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Jornalismo de verdade precisa ouvir o outro lado. Mas não é fingir que ouve, apenas por protocolo. Tem de ouvir mesmo, atentamente, expor a versão deste outro lado, em alguns casos, como o de Lula, com ainda mais destaque do que os ataques.

Mas, no Brasil, a nossa imprensa corporativa não faz jornalismo. Ela faz guerra, apenas.

***

No site de Lula

Caso Odebrecht: Por que voltam a atacar Lula e sua biografia
Publicado em 16/04/2017 TWITTER FACEBOOK

Perguntas e Respostas

O ex-presidente Lula está mais uma vez no centro de intenso bombardeio midiático. Na liderança do ataque, o Jornal Nacional da Rede Globo divulgou 40 minutos de noticiário negativo em apenas 4 edições. Como vem ocorrendo há mais de dois anos, Lula é alvo de acusações frívolas e ilações que, apesar da virulência dos acusadores, não apontam qualquer conduta ilegal ou amparada em provas. Desta vez, no entanto, além de tentar incriminar Lula à força, há um esforço deliberado de reescrever a biografia do maior líder popular da história do Brasil.

Os depoimentos negociados pelos donos e executivos da Odebrecht – em troca da redução de penas pelos crimes que confessaram – estão sendo manipulados para falsificar a história do governo Lula. Insistem em tratar como crime, ou favorecimento, políticas públicas de governo voltadas para o desenvolvimento do país e aprovadas pela população em quatro eleições presidenciais.

São políticas públicas transparentes que beneficiaram o Brasil como um todo – não apenas esta ou aquela empresa – como a adoção de conteúdo nacional nas compras da Petrobras, a construção de usinas e integração do sistema elétrico, o financiamento da agricultura, o apoio às regiões Norte e Nordeste, a ampliação do crédito a valorização do salário e as transferências de renda que promoveram o consumo e dinamizaram a economia, multiplicando por quatro o PIB do país.

Estas políticas não foram adotadas em troca de supostos benefícios pessoais, como querem os falsificadores da história. Elas resultaram do compromisso do ex-presidente Lula de proporcionar uma vida mais digna a milhões de brasileiros.

Por isso Lula deixou o governo com 87% de aprovação e é apontado pela grade maioria como o melhor presidente de todos os tempos. É contra esse reconhecimento popular que tentam criar um falso Lula, apelando para o preconceito e até para supostas opiniões de quem chefiou a ditadura, de quem mandou prender Lula por lutar pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores.

No verdadeiro frenesi provocado pela edição dos depoimentos da Odebrecht, é preciso lembrar que estes e outros delatores da Lava Jato foram pressionados a apresentar versões que comprometessem Lula. Mas tudo o que apresentaram, antes e agora, são ilações sem provas.

E é preciso lembrar também que essa teia de mentiras está sendo lançada contra Lula às vésperas do julgamento de uma ação na Vara da Lava Jato que pretende condená-lo não apenas sem provas, mas contra todas as provas testemunhais e documentais de sua inocência.

E lembrar ainda que o novo bombardeio de mídia foi deflagrado no momento em que, mesmo não sendo candidato, Lula é apontado crescentemente nas pesquisas como o favorito para as eleições presidenciais.

Por tudo isso, é necessário analisar cada uma das ilações apresentadas, para desfazer cada fio dessa a teia de mentiras.

Há algum ato ilegal de Lula relatado na delação da Odebrecht?

Não há. Delações não são provas, mas informações prestadas por réus confessos que apenas podem dar origem a uma investigação. A legislação brasileira proíbe expressamente condenações baseadas somente em delações, negociadas em troca da obtenção de benefícios penais por réus confessos. As delações devem ser investigadas e os depoimentos de delatores expostos ao questionamento dos advogados de defesa. Por enquanto, o que existe, são depoimentos feitos aos procuradores, a acusação, divulgados de forma espetacular antes dos advogados terem acesso a eles.

No passado, depoimentos divulgados de forma semelhante – como os de Paulo Roberto da Costa, Nestor Cerveró e Delcídio do Amaral – quando confrontados com depoimentos em juízo dos mesmos colaboradores não revelaram qualquer crime ou prova contra o ex-presidente Lula.

É parte da estratégia de lawfare e uso da opinião pública da Lava Jato, teorizada por Sérgio Moro em artigo de 2004, “deslegitimar o sistema político” usando a mídia, e destruir a imagem pública dos seus alvos para substituir o devido processo legal pela difamação midiática.

Sítio em Atibaia

Há mais de um ano a Lava Jato investiga um sítio no interior de São Paulo. Os proprietários do sítio, que não é do ex-presidente Lula, já provaram a propriedade e a origem dos recursos para a compra do sítio. Mesmo o relato de Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar indicam que eles desconhecem de quem é a propriedade, além do que ouviram em boatos, e de que a reforma de tal sítio seria uma surpresa para o ex-presidente, dentro de uma ação que não o envolveu em uma propriedade que não é sua. É estranho nesse contexto que Emílio Odebrecht diga que na véspera do fim do mandato tenha “avisado” Lula da obra. E é inadmissível que o silêncio de Lula, diante do suposto aviso, seja interpretado como evidência. O sítio não é do ex-presidente, não há nenhum ato dele em relação ao sítio, nem vantagem indevida, patrimônio oculto ou contrapartida.

“Terreno” e doações ao Instituto Lula

Como já foi repetido várias vezes e comprovado nos depoimentos e documentos, o Instituto Lula jamais recebeu qualquer terreno da Odebrecht. Ele funciona em um sobrado adquirido em 1991. O tal terreno foi recusado. E foi recusado porque sequer havia sido solicitado pelo Instituto ou por Lula. É prova do lawfare e perseguição a Lula que um terreno recusado seja objeto de uma ação penal.

O Instituto recebeu doações de dezenas de empresas e indivíduos diferentes. Todas registradas. As doações da Odebrecht não representam nem 15% do valor total arrecadado pelo Instituto antes do início de uma perseguição judicial. Todas as doações foram encaminhadas por meio de diretores com o devido registro fiscal. Jamais houve envolvimento de Antonio Palocci ou de qualquer intermediário nos pedidos de doação ao Instituto. Os depoimentos de delatores Alexandrino Alencar e Marcelo Odebrecht inclusive se contradizem sobre esse assunto.

“Conta amigo”, os milhões virtuais que Lula nunca recebeu

Esta é a mais absurda de todas as ilações no depoimento de Marcelo Odebrecht. Ele disse que Lula teria uma “conta corrente” na empresa. Ora diz que essa conta seria de 35 milhões, ora seria de 40 milhões, mas ressalva que jamais conversou com Lula sobre essa conta. Narra uma confusa movimentação de saída e entrada de recursos, citando a compra de um terreno (depois devolvido), uma doação ao Instituto Lula e supostas entregas em dinheiro vivo a Branislav Kontic, totalizando R$ 13 milhões. Diz ainda que parte da reserva continuou na tal conta.

Se for verdadeiro o depoimento, Marcelo Odebrecht teria feito, na verdade, um aprovisionamento em sua contabilidade para eventuais e futuros transferências ou pagamentos. Isso é muito diferente de dizer que havia uma “conta Lula” na Odebrecht, como reproduzem as manchetes levianas. A ser verdadeira, trata-se, como está claro, de uma decisão interna da empresa. Uma “conta” meramente virtual, que nunca foi transferida, nem no todo nem em parte, que nunca se materializou em benefícios diretos ou indiretos para Lula.

O fato é que Lula nunca pediu, autorizou ou sequer teve conhecimento do suposto aprovisionamento.

As três supostas evidências apresentadas sobre a conta virtual desmoronam diante da realidade, a saber: a) o terreno comprado supostamente para o Instituto Lula nunca foi entregue, porque nunca foi pedido por quem de direito; b) as doações da Odebrecht para o Instituto Lula foram feitas às claras, em valores contabilizados na origem e no destino, e informadas à Receita Federal, em transação transparente; c) a defesa de Branislav Kontic negou, em nota ao Jornal Nacional, que seu cliente tenha praticado as ações citadas pelos delatores.

Todos os sigilos de Lula e sua família – bancários, fiscal, telefônico – foram quebrados. O Ministério Público sabe a origem de todos os recursos recebidos por Lula, o destino de cada centavo ganho pelo ex-presidente com palestras e que Lula vive em um apartamento em São Bernardo do Campo desde a década de 1990. Onde estão os R$ 40 milhões?

Palestras

Após deixar a presidência da República, com aprovação de 87% e reconhecimento mundial, Lula fez 72 palestras para mais de 40 empresas. Entre elas Pirelli, Itaú e Infoglobo. Em todas as palestras foram cobrados os mesmos valores. Todas foram realizadas, e a comprovação de tudo relacionado as palestras já está na mão do Ministério Público do Distrito Federal e do Paraná. A imprensa deu a entender que a Odebrecht teria “inventado” essas palestras. Isso não foi dito de forma alguma mesmo nos depoimentos, que indicaram que as palestras eram lícitas e legítimas. E a Odebercht não foi a primeira empresa, nem a segunda, nem a terceira a contratar palestras de Lula. Microsoft, LG e Ambev, por exemplo, contrataram palestras pelos mesmos valores ANTES da Odebrecht. Segue a relação completa de paletsras entre 2011 e 2015: http://institutolula.org/uploads/relatoriopalestraslils20160323.pdf

A legislação brasileira não impede que ex-presidentes deem palestras. Não impediria que eles fossem diretores de empresa, o que Lula nunca foi.

Ajuda ao filho

Após deixar a presidência Lula não é mais funcionário público. Mesmo considerando real o relato de delatores que precisam de provas, Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar relatam que a ajuda para o filho de Lula iniciar um campeonato de futebol americano foi voluntária e após diversas conversas e análises do projeto. A expressão inserida em depoimento de “contrapartida” de melhorar as relações entre Dilma e Marcelo Odebrecht é genérica e de novo, mesmo que fosse real, não incide em nenhuma infração penal. Em 2011, anos dos relatos, Lula não ocupava nenhuma função pública.

A liga de futebol americano existiu e não teve a participação ou sequer o acompanhamento de Lula. Os filhos do ex-presidente são vítimas há anos de boatos na internet de que seriam bilionários. Tiveram suas contas quebradas e atividades analisadas. E não são nem bilionários, nem donos de fazendas ou da Friboi.

Frei Chico

De novo, mesmo considerando o relato dos delatores, que necessitam de provas, eventual relação entre a Odebrecht e o irmão de Lula eram relações privadas. Lula não tem tutela sobre seu irmão mais velho e não solicitou ajuda a ele, nem cuidava de sua vida. Não há relato de infração, nem de contrapartida, nem de que tenha sido o ex-presidente que tenha solicitado qualquer ajuda ao irmão.

Carta Capital

A breve menção a revista indica que Lula falou para Emílio Odebrecht ver o que poderia fazer e se poderia fazer algo para ajudar a revista, novamente após ter deixado a presidência da República. A relação entre dois outros entes privados (Carta Capital e Odebrecht) não tem qualquer contato com Lula a partir disso e o pedido de verificação se poderiam anunciar na revista não implica em nenhum ilícito. Os executivos da Odebrecht mencionaram que o grupo prestou ajuda a diversos outros veículos de imprensa, podendo ser citado como exemplo o jornal O Estado de S.Paulo.

Angola

O depoimento de Emílio Odebrecht indica que os serviços contratados da empresa Exergia, para prestar serviços em Angola, foram efetivamente prestados. A Exergia tem como um dos seus sócios Taiguara dos Santos, filho do irmão da primeira esposa de Lula. Se posteriormente a queda de serviços em Angola houve um adiantamento de recursos entre as duas partes privadas, ele não teve qualquer envolvimento do já ex-presidente, nem isso é mencionado nos depoimentos. Lula jamais recebeu qualquer recurso da empresa Exergia ou de Taiguara, e isso já foi objeto de investigação da Polícia Federal, que não achou nenhum recurso dessa empresa nas contas de Lula.

Esse caso já é analisado em uma ação penal na Justiça Federal de Brasília. Comprovando-se a verdade dos depoimentos dos delatores, a tese da ação penal se mostra improcedente, a acusação de que não houve prestação de serviços e que eles seriam algum tipo de propina ou lavagem cai por terra. Ou seja, nesse caso os depoimentos não só não indicam qualquer crime como inocentam Lula nessa ação penal.

Doações eleitorais

O depoimento de Emílio Odebrecht é explícito ao dizer que nunca discutiu valores ou forma de doações eleitorais com o ex-presidente Lula. Lula não cuidava das finanças de campanha ou partidárias.

O PT e o ex-presidente sempre defenderam o fim de qualquer financiamento privado de campanhas eleitorais. Mas o Supremo Tribunal Federal só determinou o fim de contribuição de pessoas jurídicas em 2015.

O ex-presidente nunca autorizou ninguém a pedir doações de qualquer tipo em contrapartida de atos governamentais de qualquer tipo.

Estádio do Corinthians

Mesmo tomando como verdade os relatos de delatores, não há nenhum ato ilegal relatado do ex-presidente em relação ao Estádio Privado do Sport Club Corinthians. Em 2011 havia o risco de São Paulo ficar fora da Copa do Mundo. O ex-presidente sempre defendeu o uso do Estádio do Morumbi, como registrou publicamente o falecido presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, mas em 2011 esse estádio foi vetado pela FIFA.O estádio do Corinthians de fato era um projeto menor. Com a possibilidade de sediar a abertura da Copa, o Corinthians construiu um estádio maior. O estádio, e isso é óbvio, não é do Lula, mas do Corinthians. Não só tem público lotado constantemente como a Rede Globo, empresa privada com fins lucrativos, já até usou o estádio vazio como estúdio dos seus programas de TV.

Lula e a presidência

Lula é considerado em todas as pesquisas o melhor presidente brasileiro de todos os tempos, mesmo com a intensa campanha midiática contra ele. Lula também é o único presidente da história da República de origem na classe trabalhadora, nascido na miséria do sertão nordestino, migrante criado pela mãe. O único que superou todas essas condições adversas para ser o presidente que mais elevou o nome do Brasil no mundo.

Lula sempre agiu dentro da lei e a favor do Brasil antes, durante e depois da presidência, quando voltou para o mesmo apartamento que residia em São Bernardo do Campo antes de ir para Brasília.

Não foi só a Odebrecht que cresceu durante o governo Lula. A grande maioria das empresas brasileiras, pequenas, médias e grandes, cresceram no período. Milhões de empregos foram gerados e a pobreza e fome reduzidas de forma inédita no país. Foi todo o Brasil que cresceu no período de maior prosperidade econômica da democracia brasileira.

É hora de perguntar a quem interessa destruir Lula, quando o ex-presidente se posiciona contra o fim dos direitos trabalhistas e previdenciários. A quem interessa destruir Lula, quando o patrimônio brasileiro – reservas minerais na Amazônia, o pré-sal, estatais – são colocados a venda a preço de banana? A quem interessa reescrever a biografia do maior líder popular do país?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rogerio Vaz

19/04/2017 - 02h08

Olha o nível desse Lixo que apoia um verme : https://www.facebook.com/martakaiserrepublicacuritiba/videos/1508160159196830/

Alice

18/04/2017 - 21h42

Entendi a lógica. Se é PT, é inocente ou inocenta. Os argumentos se ajustam a este fato.
Se é PMDB, PSDB & todo o resto, é culpado ou culpada. Aqui também, os argumentos se ajustam a este fato.
Os inteligentes e as inteligentas sempre souberam quem é bandido(a) e quem é mocinho(a) nesta contemporânea história hipócrita do Brasil. PT = do bem, o resto = do mal.

marcelo batista

18/04/2017 - 19h27

a justiça sabe que não ha provas contra lula , porque não praticou ilicitos. mas como Moro e seus tartarugas ninjas, fazem parte do golpe parlamentar , não precisam de provas, mas de materias para dominio de fato e convicções. a midia que sempre foi contra lula e o pt, muito menos quer provas, para ajudar os tucanos, ela quer apenas o fim da biografia vencedora de lula, por isso faz todo terrorismo midiático para tentar obter exito…
como nem a justiça , nem a midia esta conseguindo fechar o golpe, ou seja, caçar os direitos politicos de lula, como fizeram com JK, e lula cada dia dispara mais nas intenções de votos para 2018; vão tentar o tudo ou nada, por isso estão rifando os velhos caciques tucanos e protegendo o menino maluquinho, vulgo embratur 6,5 milhões; a cartada é a qualquer custo prender lula.. coisa que só acontecerá, se o povo deixar… chega de golpe.

Mirtes Cohen

18/04/2017 - 18h53

A melhor defesa se Lula, hoje, está no Nocaute. Nem o site de Lula fez isso direito: Defender Lula é defender a democracia. Com simplicidade e muita verdade da alma, Paulo Pimenta destrinchou o caso Lula. Está lá. Traz pra cá, Cafezinho.

    Mirtes Cohen

    18/04/2017 - 19h02

    Lula tem a maior vantagem eleitoral e cada vez mais subindo. Deu hoje que Lula tem 44 a 45% das intenções de voto, mais do que quem imagina que pode descer do barco dele e subir no de Ciro, como Miguel está tentando fazer.

orlando arruda

18/04/2017 - 14h35

Aos grandes PHA e PML que, ao primeiro disparo, já se levantam a jogar pedra, leiam o texto de Sylvia Moretzsohn: Que porra de diabo esta acontecendo com as pessoas inteligentes? e entendam que `ESTAMOS EM GUERRA. E guerra é guerra. Nunca foi diferente e nunca será. Será mesmo tão difícil entender?`
E depois me digam: será que ainda precisa desenhar?

Marcelo PeTista de Faria

18/04/2017 - 13h03

Quero, de público elogiar e agradecer ao Miguel do Rosario e o “nosso” Cafezinho pela retidão de , mesmo quando alguns bons atores da Blogosfera, velhos de guerra como eu, sabedores da condição de vassalagem do estado brasileiro às empresas e fortunas originadas na era da monarquia desde sempre, vem acusar o Lula e Dilma de transigir perante o poder de compra ($) e corrupção de todos e de tudo, Alias foi a inTransigência da Presidenta Dilma com estes “donos do estado” que selou o golpe de que a democracia sofreu, publicar a irretocável versão do maior estadista da história deste país! Obrigado! Obrigado, Miguel! Chupa. . . sniff ,sniff.. . . PHA.

Marcelo PeTista de Faria

18/04/2017 - 13h00

Quero, de público elogiar e agradecer ao Miguel do Rosario e o “nosso” Cafezinho pela retidão de , mesmo quando alguns bons atores da Blogosfera, velhos de guerra como eu, sabedores da condição de vassalagem do estado brasileiro às empresas e fortunas originadas na era da monarquia desde sempre, vem acusar o Lula e Dilma de transigir perante o poder de compra ($) e corrupção de todos e de tudo, Alias foi a inTransigência da Presidenta Dilma com estes “donos do estado” que selou o golpe de que a democracia sofreu, publica a irretocável versão do maior estadista da história deste país! Obrigado! Obrigado, Miguel! Chupa. . . sniff ,sniff.. . . PHA.

Ana Maria Carlesso

18/04/2017 - 15h27

Não importa que seja verdade, para petistas o Lula é um santo, só falta canonizar

Daniel

18/04/2017 - 10h50

Faltou falar sobre uma das acusações mais frequentes, a do triplex no Guarujá. Mas infelizmente, textos assim abundam, há poucos dias Aécio Neves também publicou um dizendo que não há fatos, apenas delações, que é tudo mentira, etc. etc. etc. – Então, você lê um texto “de esquerda”, Lula é santo, as acusações todas falsas; Você lê um texto “de direita”, Aécio, ou Alckmin, ou qual seja a bola da vez, são todos santos, as acusações todas falsas. E se você vai acreditar na “justiça”, aí é o Moro que está mentindo (o que pela foto com Aecinho é bem provável). A impressão que fica, é que está impossível saber a verdade. Mas ao contrário do princípio jurídico “in dubio pro reu”, no Brasil é muito mais realista ficarmos com o “onde há fumaça há fogo”, pois sabemos que política é sinônimo de corrupção. Então parece-me que o melhor é não votar em nenhum dos que já passaram ou dos que estão lá, e procurar quem não está envolvido em qualquer escândalo – se é que existe alguém assim. Ser feito de “pato”, achar que são todos inocentes, já chega.

José D. J. Santos

18/04/2017 - 08h39

O Cafezinho: Está cada dia mais mais
hipócrata.

    Affonso

    18/04/2017 - 15h18

    kkkkkkkk, boa!

Luiz Vicente Sobrinho Vicente

18/04/2017 - 10h19

Não entendo de bandidos, por isso não posso opinar. Só opino sobre o que tenho conhecimento.

Audeir Coutinho Alexandrino

18/04/2017 - 01h02

Eu li e compreendo o texto, mas acho que se o Lula não sair pra ruas, inclusive para falar com o os que hoje odeiam ele, por causa dessas mentiras, eu vou votar nele, mas acho difícil ele se eleger presidente de novo. Tem muita gente que com ódio dele. Eu também acho que pra quem pensa em eleger um presidente como é o caso do PT que está mesmo desrespeitado e pra todo lugar que a gente vai só falam mal do partido, passou da hora dos diretórios saírem dr porta em porta pra conversar com as pessoas. Se não Lula pode esquecer num ganha não, tem muita gente com ódio de você meu presidente.

maria inez de almeida

17/04/2017 - 23h18

Ola boa noite tenho acompanhado. Toda noticia e fico indignada com tudo isso. Delatores com deboche o gue eles guerem e acabar com Lula o gue um sitio em atibaia muitos eles tem falado mas nada provado. Eu so acho gue moro tem cuidado com esses delatores nunca se sabe o dia de amanha
Presidente estou com o senhir

Neusa Maria Corrêa de Sousa

17/04/2017 - 23h10

LULA, essa cambada que tenta derrubar você, não tem a capacidade de pensar no povo, nunca fez parte do povo, sempre teve mesa farta bancada pelo trabalho escravo, jamais aceitará as políticas sociais, pois, de social só se representam por um sociólogo que entende que frango na mesa é o máximo que um trabalhador pode ter… e olhe lá…
LULA és o que de melhor um povo pode ter!
Li a matéria pelo.prazer da boa reportagem, é prazeroso ler os conteúdos do Cafezinho, chegam ao cérebro do leitor como a qualidade de um aroma do melhor café, aquele colhido de um plantio sem técnicas da globalização?.
LULA 2018!!!!

Maurilio Francisco de Assis

18/04/2017 - 00h09

Então voto Lula se não for candidato voto ciro

Leonde Lançoni

17/04/2017 - 20h38

O meu maior sonho é poder apertar suas mãos para agradecer tudo de bom que fez por mim. Obrigado Amigo.

Beba Monteiro

17/04/2017 - 23h20

Lula é o único cara do mundo que não precisa de prova alguma de crime, porque desde o inicio do golpe já era desenhado pela mídia como o vilão da história, chefe de quadrilha, que precisava, portanto, ser detido a qualquer custo, embora os grandes delatados da operação lavajato pertençam à turma do golpe que comanda o país. Ele ganhou um Power point e até um filme contra ele sob encomenda da direita golpista, por representar uma verdadeira ameaça a estabilidade do golpe. Pois bem, com o golpeachment consumado e justificado pela corrupção, o culpado previamente anunciado e linchado pela mídia, a prova de crime tornou-se irrelevante. Portanto,para os golpistas, que sofrem com o desafio de se manter no poder sem voto, tornou-se imperativo consolidar o golpe com a destruição de Lula, para tirá-lo da disputa eleitoral, e limpar o caminho para um golpista tucano fabricado, ungido e blindado pela mídia e pelo mercado financeiro se revezar no poder, em 2018.

Daisy Costa

17/04/2017 - 20h02

no texto já diz tudo que eu gostaria de saber. Não necessito de mais comentários. Gratidão, Lula!

Fernando Afonso

17/04/2017 - 22h10

Pronto. Um santo! Kkkkk. Tive que ler TD! Muito bom! Cada explicação sensacional! Esse senhor é um sociopata!

Ricardo Cebalho

17/04/2017 - 18h23

Gostaria que quem receber este email realmente de importância para seus leitores e admiradores e passarem aos dirigentes do PT esta mensagem. Com as últimas delações acabou tudo o que eles poderiam tentar incriminar LULA. O que deve ser feito agora e um resumo de todas as acusações contra ele e as devidas explicações em um relatório inteligentemente elaborado com explicações de fácil entendimento do que tentaram passar para o povo simples e em geral. Passando paro o população exaustivamente em todos os meios de comunicação e principalmente panfletário aos milhões, com certeza vai inverter a imagem que muitas pessoas fizeram dele.

Ricardo

Luciano Carvalho

17/04/2017 - 20h45

No mundo de arrogantes que se auto denominam intelectuais, que chama os outros de idiotas. Ser enganado por um arrogante mor, é difícil admitir fica com vergonha de colocar o manto do bobo.

Mirtes

17/04/2017 - 17h05

Em defesa de Lula

http://www.nocaute.blog.br/brasil/defender-lula-e-defender-democracia.html#comment-2384

No blog do Fernando Morais

Vitor De Matos

17/04/2017 - 19h43

Desde que me conheço por gente sempre o lula (incomodou) a elite sempre . o medo dele ser nosso próximo presidente é grande por parte da (elite) essa ki nunca ker ver um pobre subindo na vida .
Ki não ker ver o filho de um pobre cursando uma universidade junto com os filhos da (elite) .
Gente abra a cabeça esqueça essa imprensa PODRE preste atenção no ki ta acontecendo com o nossa democracia.
Estamos sendo usados .
Não se deixem levar pelo canal mais corrupto desse país “rede globo” .
Aki kem fala é o filho de um agricultor pobre ki nunca teve nada na vida a não ser trabalhado pesado . hoje temos nosso sítio trator novo na garagem .
Coisa ki nunca imaginávamos ter .
Só não destruí meu título de eleitor porke vou votar no lula quantas vezes ele for candidato…

Elies Silva

17/04/2017 - 17h43

Lula melhor presidente da historia do Brasil nao estes bandidos q estao no poder

LUIZ TAVE

17/04/2017 - 14h23

BRAVO EDUARRDO ! eu nunca tinha visto uma delação tao fajuta quanto essa ( a cara do moro) onde o mentiroso sorria durante a conversa fiada travestida de delaçaognol , onde o próprio advogado do delator se sentia envergonhado da conversa imposta pela facção jurídica ! o VAGABUNDO DO TEMER , DELATOU QUE O CUNHA RECEBEU 50 MILHOES , para sabotar o governo da presidente DILMA ! ESSE IMPEACHMENT , TEM QUE SER ANULADO diante das dezenas de provas no campo do STF e da PGR , embora janot tenha dito que o impeachment foi legal (GOLPE) A MIN CARMEN LUCIA ,também disse que foi institucional e que as instituições estavam funcionando . e que tinha que considerar as MANIFESTAÇOES das ruas ( CONLUIO ) O GILMAR MENDES INDICOU AO TEMER OS 03 FUT MINISTROS DO TSE , para que então os indicassem para julgar o próprio TEMER ! CANALHAS , SABOTADORES , PILANTRAS , AFUNDADORES DA NAÇAO !

VEras

17/04/2017 - 13h54

Quem acredita no Lula? Ah, os mesmos militontos que acreditam no cafezinho.. Coitados, terão que visitar seu herói na cadeia.. Lula de pai dos pobres a prostituta de empresários.. Vendido e ladrão, tem que apodrecer na cadeia junto com Aecio, Lobão, Sarnei e Renan..

    Heriberto

    17/04/2017 - 19h47

    “A hora e a vez são da Justiça. E ela será julgada pelo que fizer ou deixar de fazer. Marcelo será esquecido, mas Luiz Inácio Odebrecht da Silva, jamais.” Ricardo Noblat – 17/04/2017

    gN

    17/04/2017 - 22h32

    Tem q ser muito tonto p acreditar q o Lula não sabia de nada (assim como no Mensalão)! O problema p a esquerda é q não tá mais colando essa desculpa!

    Anônimo

    18/04/2017 - 04h42

    Ei, entrega as provas lá pro Moro!

luis

17/04/2017 - 13h28

Ele para mim foi até hoje aqui no Brasil de um país misera ele governou oito anos que querendo ou não muito gente estava trabalhando que o país teve uma vende de carros história teve uma venda mercadoria de construção civil histórica neste país que começou falta até coisa de mercadoria de tudo do tijolo ate acabendo de carro de roupas tudo esta vendendo a todo vapor e agora vem fala mal dele do lula só porque sua supostas mentira querem derrubar e queimar a sua imagem de um presidente de 84 porcento de aprovação isso que eles querem os da direita da elite acabar com ele mais eles vai sai deste sim e tomara que ele vem de novo só para calar a boca da impressa e da direita isso que a verdade oque eles querem e tem medo de ele vim e ganhar de novo.\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

eduardo

17/04/2017 - 13h09

Os Odebrecht nao fizeram delação. Foi uma conversa de mesa de bar chique, um teatro…uma armançaõ bem combinada com a justiça.

    Jorge Melo

    17/04/2017 - 13h59

    Ah tá, combinaram também com o João Santana e sua esposa e o Léo Pinheiro da OAS… Eles vão delatar o lula essa semana.. vai faltar desculpa pro Lula.. Cadeia nele!!

      gN

      17/04/2017 - 22h33

      Falou tudo Jorge! Um monte de coisas contra o Lula todos os dias e ficando cada vez mais complicado defender a figura!

Lularápio

17/04/2017 - 13h00

Lula presidiário, em breve em uma cadeia perto de você!!

martha

17/04/2017 - 12h50

Perfeita análise. A pergunta que conta, neste momento, e cuja resposta poderia trazer alguma luz a quem ainda não enxerga os motivos do golpe de 2016 é justamente essa: ” a quem interesse destruir Lula?”. Eu ousaria responder: aos mesmos que pretendem destruir os interesses do povo brasileiro, entregar o patrimônio nacional na bacia das almas e condenar o Brasil a ser, para sempre, um mero fornecedor de matéria-prima barata, com povo miserável e paisagem tropical baratinha para as elites financeiras globais.

FERNANDO ALBUQUERQUE

17/04/2017 - 12h47

Esse cara eh um retardado ou ta levando dinheiro de LULA, defender Lula depois de tudo que esta aparecendo ja ta caindo no ridículo. Defender lula eh fazer apologia ao crime. Deixe de ser retardado e pare de defender bandido.

    VEras

    17/04/2017 - 12h55

    Não adianta quererfazer sentido. Aqui só tem militonto comprado ou cego.. Eles ainda acreditam na honestidade do Lula.. kkkkk a prostituta de empresário…

Andre Muniz

17/04/2017 - 15h30

Mais uma vez a prova que Brasil gosta de apoiar ladroes..vamos mudar a pagina vamos brigar para ter sangue novo na politica chega dos velhos bandidos de todos partidos..

Adelaide Caramuru Cezar

17/04/2017 - 12h25

Venho acompanhando os ataques constantes ao ex-presidente Lula. Sei que são infundados e que têm por motivação a luta de classes. A classe média não admite que sejam dadas condições aos menos favorecidos de ascenderem socialmente. Incomoda a essa classe vê-los frequentando universidades, comprando casa própria, viajando de avião … Para melhor dificultar a possibilidade de ascensão, cuidam de remodelar o ensino médio, impedindo-os de melhor competência para visão ampla de direitos e deveres, para argumentação, tirando da grade curricular disciplinas como Filosofia, História, Artes. O ataque constante à educação pública visa justamente reduzir a classe menos favorecida a mão de obra barata. Lula, oriundo dessa classe e dotado de uma inteligência ímpar, realmente se qualifica como aquele que pode melhor distribuir a renda nacional, colocando em equilíbrio direitos e deveres entre brasileiros.

    Zoio

    17/04/2017 - 12h52

    Não se engane.. Lula só distribui renda pra sua família e seu partido… O que acontece não tem nada a ver
    com luta de classes sua militonta mas sim com roubo e corrupção.. Acorda..
    Lula é ladrao!!

      Valdeci Elias

      17/04/2017 - 14h48

      Pesquise na Net ” Fome, Seca e Nordeste”,.Você vai achar fotos desde de a seca de 1860 até 1990. Não vai achar de 2002 pra cá, porque Lula acabou com isso. Ele fez em 8 anos , oque não fizeram em 500 anos. Até D. Pedro vendeu joias imperiais pra tentar acabar com a seca do nordeste. Saques, miséria e fome , viraram passado no Nordeste , graças a Lula.

        Anônimo

        18/04/2017 - 08h42

        Então quer dizer que não existe mais seca no nordeste.
        E em Papai Noel, você acredita tbm?

Josivaldo Jose de Santana

17/04/2017 - 12h13

Lula lá, sempre.

Sandra Justiniano Ribeiro

17/04/2017 - 15h07

Te amo meu veinho querido

Laercio Ferreira

17/04/2017 - 15h03

LULA O MELHOR PRESIDENTE ,QUE O BRASIL PODE SUPORTAR , E AS ELITES PROFISSIONAIS DOS CAPITAIS FINANCISTAS, TIVERAM QUE ENGOLIR? O SAPO BARBUDO COM DIZ O EX GOVERNADOR DO RIO LEONEL BRIZOLA??

Laercio Ferreira

17/04/2017 - 15h00

COMEÇO DO GOLPE DE ESTADO NUM NEO COLÔNIA DE UMESTADO DE RECESSÃO , MENSALÃO , QUE FORAM CONDENADOS VÁRIOS POLÍTICOS SEM PROVAS NENHUMA?/ O JOSÉ DIRCEU , O JOSÉ GENUÍNO , OTHON PINHEIROS, , QUE PERTO DA LISTA DE BANDIDOS DO JANOT É COISA DE CRIANÇA? QUE SEJA REFEITO O PROCESSO, E SEJAM SOLTOS EM NOME DA LAVA A JATO DA LAMA ODEBREJO?/ OU INCLUÍDO OS BANDIDOS DA LISTA, EM PRISÃO DE SEGURANÇA MÁXIMA??

Laercio Ferreira

17/04/2017 - 14h53

UM DOS CASOS MAIS EMBLEMÁTICO DA VIDA POLÍTICA FOI O COME

Rita de Cássia

17/04/2017 - 11h44

LULA..Nosso melhor Presidente…E vai ser nosso de novo. Este é o negócio destes politiqueiros sujos…Que há mais de trinta anos estão nesta pocilga e não querem interferência…. Tiraram a Dilma porque ela não aceitou fazer parte dessa sujeira….E estão tentando denegrir nosso Lula… Este mídia podre dá globosta… Que vem desde 1964… Afundando o Brad…. Chega. O Brasil é nosso…. Queremos Lula de novo… Fora Temer Golpista e Traidor… Queremos nossos direitos por inteiro….

João Valente

17/04/2017 - 14h26

Em tempos das mais duras mentiras, fazer jornalismo com busca da verdade é como ser virgem em casa de prostituição.
Graças à gente como vocês podemos compartilhar nosso espanto.
Parabéns.

Maria Do Rosário Alves Santos

17/04/2017 - 14h24

Porque a globo gasta tanto tempo atacando Lula? Medo que ele vença as eleições em 2018 ou alguém está pagando?

Carlos Cley

17/04/2017 - 14h16

Helena Coelho

17/04/2017 - 14h15

Quanta ignorância!! Cadê as provas??? Convicções!!

    Beatriz Amaral

    17/04/2017 - 15h57

    Emilio Odebrechet deve está mentindo e será processado por isso né mesmo? É esta a lógica de vcs? Parem de acobertar estes facínoras que meteram a mão em 10 bilhoes de reais, dinheiro meu, seu, de todos os nossos familiares e amigos. Acordaaaaaaaaaaa!

Dide Magiori

17/04/2017 - 11h15

Agradeço sempre aos jornalistas do Cafezinho pelos esclarecimentos imparciais e sempre comprovando o q escrevem.

    Jugular

    17/04/2017 - 11h24

    Kkkkk adorei a ironia.. isentos e honesto é tudo que esse site não é..

      Jorge

      17/04/2017 - 12h07

      Isento e honesto é o golpe que vocês patrocinaram. O Temer que o diga.

Marcio

17/04/2017 - 11h11

O PHA e outros “modernos progressistas” atacam o Lula nos últimos artigos da mesma maneira que a “primavera brasileira” atacou com suas jornadas. Esses falsos progressistas atacam a única chance de barrar os dorias e bolsanaros da vida, prontos para atacar o estado. Achando que o Ciro e Haddad conseguem vencer sem ajuda. Infelizmente a esquerda brasileira sempre mordendo o próprio rabo e a direita escrota rindo sozinha!

Maria das Graças Reis Abbade.

17/04/2017 - 10h58

Eu nunca duvidei de Lula e Dilma. O mundo não muda, os que tem querem mais e mais. Quero ver quando mudar as posições, esse PSDB ir todos para a cadeia. Aí então o pobre poderá ter comida na mesa, televisão para ver as inverdades dessa politica nojenta que está tomando conta do Brasil. Seus corruptos: nunca esqueçam que existe a Lei do Retorno, e quando chega, chega para valer. Näo só para um, mas para os que amamos! CUIDADO

Gustavo Leal

17/04/2017 - 10h54

É melhor o pessoal de comunicação do Lula ja ir preparando outra nota de esclarecimentos, afinal, essa semana João e Monica Santana, seus marqueteiros, e Léo Pinheiro, presidente da OAS vai entregar mais sujeiras desse ladrao safado.. Vamos ver qual vai ser a desculpa agora.. kkkkk só militonto para ainda acreitar nesse pilantra.. Lula, de pai dos pobres a prostituta de empresário!!

    Jorge

    17/04/2017 - 12h07

    De novo? Estamos esperando há 15 anos. Não se cansou ainda? Tá igual o trouxa que toda semana acredita que vai ganhar na loteria, mas volta prá vidinha medíocre de sempre.

Patricia Zimbres

17/04/2017 - 13h46

Lula, o melhor presidente do Brasil, novamente sob ataque da mídia golpista. A truculência da campanha contra ele é a medida mais exata do seu imenso prestígio e de sua biografia de grande estadista.

Marcio Olavio

17/04/2017 - 13h43

Quando vai para cadeia?

Cléber Policarpo

17/04/2017 - 13h37

    Ana Lucia Elizabeth Rodrigues

    17/04/2017 - 14h01

    Acorda, moço! Informaçaão, senso crítico e honestidade de intenção fazem bem até pra alma!

Lílian Galvão

17/04/2017 - 13h36

Liane Galvão

Jose carlos lima

17/04/2017 - 10h33

O delegado avisou: o timing não há para a prisão de Lula…mas o timing será criado em 6o dias….e o timing foi criado

Por que perseguem Lula ou: E o “timing” que faltava para a prisão de Lula foi criado…

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/04/por-que-perseguem-lula.html

Marcia Vieira

17/04/2017 - 13h33

A versão de bandidos são sempre a mesma: somos inocentes e estamos sendo perseguidos.

    O Cafezinho

    17/04/2017 - 17h18

    A dos inocentes também.

    Marcia Vieira

    17/04/2017 - 17h31

    O problema é que não tem inocentes nesse roubo todo.

Frederico Luiz Zaganelli

17/04/2017 - 13h29

Ouvir o outro lado ou o político que é ladrão tem que ir pra cadeia mesmo e parar de mentir. A cada caiu molusco. Já era

    João Francisco França de Oliveira

    17/04/2017 - 14h24

    Isso no mínimo é comentário de bolsobosta, que acha que tudo tem que ter solução neste país via militarismo e radicalismo pela violência. Infelizmente nosso país ainda sofre demais por conta de radicalismo e ódio. Pura insensatez!

    Frederico Luiz Zaganelli

    17/04/2017 - 14h31

    Achar que bandido tem que ir pra cadeia é radicalismo? Então de uma pessoa estuprar a sua mãe , matar seu filho e te dar um tiro vc leva ele pra casa?

    Sinceramente ? Se um país militar for honesto, prefiro um país militar honesto do que essa corja de vagabundos que matam milhões em filas de hospitais e pela violência por falta de estudos e oportunidades! Leva pra casa então João!

    João Francisco França de Oliveira

    17/04/2017 - 16h49

    Outra prova de pura insensatez e ignorância sobre o militarismo no poder. Felizmente pra você Frederico Luiz Zaganelli, sua família, além de muitos milhões de brasileiros, não tiveram o dissabor de viver e sofrer com as consequências daquela ditadura. Mas, até entendo seu posicionamento e sua ignorância a respeito. Hoje você pode exercer sua insatisfação com a politicalha em que vivemos. Naquela época, se assim o fizesse e demonstrasse isso publicamente, coitado de você e de seus familiares, até mesmo amigos. Todos estariam correndo o risco de desaparecerem sem deixar vestígios.

Anônimo

17/04/2017 - 09h17

É pra escrever um texto inorme ou resumir? Melhor resumi né. “Me diga com quem andas que direi quem tu és”. ( José Dirceu, Palocci, José Genuíno, Sérgio Cabral, Vaccari, Mônica Moura, Paulo Okamoto, Mantega, Michael Temer, Eike Batista etc…)

    Atreio

    17/04/2017 - 10h57

    jornalismo é pra informar. desculpa se te deixa #xateado,,,,,,
    écio, mirian dutra, margrit dutra, ed cunha, sergio cabral….
    suzy neves, aécio..

    e o amigo nem sacou os 40mi….dilma então nem olhou. mas os outros….se lambuzaram.

    se liga menino.
    és balta,
    és willian botelho
    és atraso
    és o ridiculo de sua familia.

    sem crime,. sem impeachment!
    VOLTA DILMA e em brasilia fraldas geriatricas se enxerão de mijo de velhos canalhas,
    não vai levar 21 anos de novo

Yubiratan Corrêa Lacerda

17/04/2017 - 09h15

Frei Chico – irmão do Lula – já era contratado da Odebrecht para dar assessoria sindical à empresa bem antes de Lula ser presidente.

Carrapa-VK

17/04/2017 - 08h35

Este artigo é para ser viralizdo. É enviar e nem discutir com um ou outro que ainda queira debater, exceto os que INCRÍVELMENTE tiverem alguma PROVA que “desmascare” algum dos itens aqui descritos. Parabéns a Miguel do Rosário.

    Jorge Alberto Dias

    17/04/2017 - 10h45

    Outro idiota amamestrado de esquerda que acredita na honestidade do santo Lula.. Coitado, seu chefe vai pra cadeia com todos os outros corruptos..

      Jorge

      17/04/2017 - 12h09

      Você é daqueles que não permite ser eleitor de corrupto sozinho? Só lamento, honestidade não se compra na Veja.

Vitor

17/04/2017 - 07h44

No Brasil, na verdade, ninguém faz “jornalismo de verdade”. Talvez quem mais se aproxime sejam os gringos dá BBC e El País…

Cleonice Dorneles

17/04/2017 - 07h40

Lindo. Gratidão por seu artigo! Parabéns por defender nosso líder maior!

Vicente Gilberto Almeida

17/04/2017 - 07h31

Lula foi e sempre sera o maior líder que o povo conheceu. Um líder limpo, honesto, que cuidou muito bem de todas as classes? dá população brasileira?, principalmente das mais nessecitadas. Os países ricos querem destruir o LULA mas não vai acontecer.

Neto

17/04/2017 - 07h13

O desespero da Globo é apenas uma tentativa de conter o crescimento de Lula nas pesquisas, já viram que apesar do massacre diário o povo já percebeu a perseguição que sofre o ex-presidente. Tudo indica que essa escalada de denúncias não surtirá o efeito que eles desejam, até porque não há novidades, os fatos são os mesmos que eles repetem há muito tempo. É um café requentado, o que por si já é meio intragável.

    Elzivan

    17/04/2017 - 12h56

    ???????

PLEX

17/04/2017 - 06h48

A redesgoto ta desesperada sabendo q c sua volta as coisas serao diferentes e essa emissora sera posta no devido lugar .LULA vai corrigir o n fez nos mandatos anteriores e pedir investigacoes das verdades sonegadas ao pais.seus desvios p paraisos fiscais.aguardemos.

Francisco Oliveira

17/04/2017 - 06h16

UMA MENTIRA CONTADA VARIAS VEZES VIRA UMA VERDADE INCONTESTAVEL….PARA UMA MENTE IDIOTA……ASSIM É A LAVA JATO

rinaldo xavier

17/04/2017 - 06h01

a GLOBO e seus comparsas golpista não conseguiram derrubar o LULA pois a os golpistas não tem sentimento humanitário vivem de ilusao e perversidade – VIVA LULA

Walter Pastori da Fonseca

17/04/2017 - 05h14

Os golpistas midiaticos junto com golpistas empresarios mas os golpistas financeiros mas os golpistas da justiça mas os golpistas da que se acha classe media e pricipalmente os golpistas invejesos nao conseguem engolir como um nordestino analfabeto nordestinho e ainda sem um dedo conseguiu ser o melhor presidente do Brasil.Todos esses seguimentos citado nesse comentario foram beneficiados pelo governo Lula Gostaria que algum intelectual me explicasse que sentimento e esse e inveja odiosa ou e odio invejoso com bastante preconceito.Efetivamente essa turma nao quer dividir o pais com todos eles querem so pra eles na cabeça mediocre deles o Lula e o cara que atrapalha.

andré

17/04/2017 - 01h28

O partido dos trabalhadores há um ano deixou um deficit fiscal de 79bi de Reais, dado drástica queda de arrecadação consequência da recessão econômica internacional. O governo que assumiu responde por deficit de 139 bi de reais. Me parece que não estão fazendo o dever de casa. O PT quitou a divida externa e deixou 350 bi de DOLARES de reserva. Algo em torno de 1,1 Trilhão de Reais no caixa!!!!!!!!!!!!Lula 2018!!!!

fernando

17/04/2017 - 00h01

somente os covardes, traidores e oportunistas, abandonam o Eterno Presidente Lula. como eu sei o que realmente ele de bom fez para o povo desse país. estarei sempre ao seu lado até o fim da minha vida!!!…sempre Lula!!!!!

apolinario jose pereira

16/04/2017 - 23h49

Tratem de publicar meu comentario, ouviu?!.

apolinario jose pereira

16/04/2017 - 23h46

Essa Resposta do Lula diz tudo, infelizmente os fascistas continuam manipulando e engando a todos, Lula Inocente sim, e ponto final. Prisão urgente aos enganadores e picaretas do brasil, o chefe da procuradoria Janot e seus mais de 100 comparsas procuradores de Brasilia, os canalhas procuradores e delegados e juiz Moro de Curitiba, os golpistas Michel temer e seus ministros, os ministros da suprema corte sob o comando de Gilmar Mente, os conselheiros do tribunal de contas da união e auxiliares, os ministros do TSE, os ladroes e marginais golpistas 367 deputados federais e 62 senadores, os donos e diretores do grupo globo de jornalismo, Band, os jornais estadao, o globo e fls de são paulo, as revistas istoé, veja e epoca, prisão urgente e já seus covardes militares do exercito, marinha e aeronautica, Fuzilamento em todos agora!!!.

Tamara Egler

16/04/2017 - 23h45

Interessa a destruir a legitimidade de Lula aos atores que participam da rede de corporações globais, que querem tomar conta dos nossos recursos naturais e dá nossa energia humana, destruindo tudo aquilo que o Lula construiu em termos de políticas sociais, por isso eles não querem que seja reeleito, não passaram , Lula vai ser presidente do Brasil em 2018

Rogerio Bezerra

16/04/2017 - 23h40

Por tudo isso estaremos, sim, viu Paulo Henrique Amorin (traía de ultimo instante) em Curitiba.
Lula é o único que pode deter os desgraçados ricos e seus empregadinhos da pf, mfppp, justiciário e militares , todos entreguistas do BRASIL!!!!!!!!!!!!!

Galvão

16/04/2017 - 23h09

Penso, que a relação da Odebrecht com os políticos, era um negócio, portanto, promíscua com o objetivo precípuo de juntos pilhar o Estado. Isso implica de dizer que mesmo as doações legais, cartoriais, eram, no final das contas, criminosas! Separar o joio do trigo entre delações fantasiosa e reais não será uma tarefa fácil e o estrago já está feito no flanco da esquerda! O fascismo rifou todo a economia e a política pra acabar com o PT! Agora dormir com esse barulho dos Bolsonaros, é de amargar!

Mirtes Cohen

16/04/2017 - 22h55

http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/290602/Novela-de-classe-de-Emilio-Odebrecht-x-Lula.htm
É de Paulo Moreira Leite.
Acredito na honestidade e grandeza de caráter de Lula. Ele é um grande estadista e sempre defendeu a classe trabalhadora. Assim como Palocci e Mantega são de extrema confiança. Lula é ético e pensa de modo altruísta e humanitário.

    Vitor

    17/04/2017 - 07h50

    Cuidado…. Mesmo Palocci tendo sido o melhor Ministro da Fazenda desse país, se envolveu demais com as campanhas, que todos sabemos, não funciona de forma legal no Brasil. Mantega nem comento…

José roberto

16/04/2017 - 22h04

Uma legítima encresparia defesa de lula

Paulo de Oliveira Menezes

16/04/2017 - 22h03

Paulo Menezes

Hoje dia 16.04.2017, por todas as leituras feitas sobre política, sinto que alguma coisa fora da normalidade e da rotina pode acontecer e acho que seja para o bem do Brasil. Onde existe ódio, corrupção, favores escusos, ira, cegueira psicossocial e mais, o bom senso e os valores verdadeiros não prevalecem.
Há crimes lesa-pátria, realizados pela maioria do governo atual, mas o que nos deixa mais espantado é que as leis anti corrupção, o aparelhamento da polícia federal, a criação do CNJ e CNMP e demais leis de combate aos achacadores por Dilma e Lula, hoje procuram inverter a realidade dos fatos, mas paulatinamente de nota que os verdadeiros “lesa pátria” estão cada vez mais sendo descobertos, no que pede a má vontade e omissões do judiciário, polícia federal, ministério público e tribunal de contas da união (…pra que serve????
O povo venderá se mais se mobilizar.

Geovan S. Silva

16/04/2017 - 21h36

A estratégia da mídia é a seguinte:
Repetir todos os dias e dar destaque as acusações contra Lula e Dilma. Só quem não enxerga isso são os coxinhas que entram neste blog se fingindo de petistas decepcionados. Lula vai provar sua inocência, mas ainda vai sofrer muito com o ataque sistemático da mídia. E o pior ainda é que o povão de tanto assistir o JN acaba acreditando que Lula realmente praticou atos de corrupção.

Claudio

16/04/2017 - 21h27

Puro golpe das elites políticas, empresariais e jurídicas do País. Pura inveja de quem não aceita um humilde nordestino, operário, líder sindical de maior expressão que o País já teve, de “pouco estudo”, ser o MAIOR Presidente que o BRASIL já teve. Puro preconceito e pasmem, contudo que falaram dele, sabem que se ele concorrer a próxima eleição, ele leva, e quem ganha será o POVO BRASILEIRO, que representa a senzala destes 500 anos.
Sou engenheiro dos anos 70, sou auditor aposentado do governo, graduado em outras áreas, mas não sinto inveja, muito pelo contrário, sinto sim orgulho do nosso ex e futuro presidente, se deixarem e que está acima de tanta hipocrisia. Lamento porém, que a Globo e esta mesma velha e corroída elite empresarial, tenham impedido o Lula de vencer a eleição de 1989, contra o criado “caçador de marajás”, pois o Brasil não teria perdido 13 anos de espera pela eleição de LULA E ALENCAR, numa bela, sincera e honesta escolha. até la vista Companheiro LULA em 2018 se Deus assim o permitir.

Miro Melo

16/04/2017 - 21h14

Lula de pai dos pobres para prostituta de empresários.. Que bela biografia..

    Benoit

    17/04/2017 - 08h14

    Voce acha que o Brasil não deveria se desenvolver, criar empregos e tentar tirar uma parte grande da população da pobreza? Então por que voce não vai para o Pantanal e passa a viver comendo grama?

Jones

16/04/2017 - 21h01

Sinceramente…

Acreditei até onde deu.

Mas, não sou otário e nem palhaço.

Se alguém quiser continuar fazendo esse papel e, defendendo o Lula, tudo bem.

Eu retiro meu time de campo, envergonhado e me sentindo o mais sublime dos trouxas.

    Des

    16/04/2017 - 21h08

    Coxa fingido, volta pro antagonista.

    jossimar

    16/04/2017 - 22h16

    Que coisa mais imbecil.
    Um idiota pago querendo convencer os outros de ser lulista arrependido.
    VTNC.

    Jose carlos lima

    17/04/2017 - 10h37

    Uma vez coxinha, sempre trouxinha! Não convences ninguém com esse teu discurso. Pede pra sair! Tua turma é outra! è aquela que ajudou a afundar o país!
    Lula 2018!
    http://www.pt.org.br Rumo aos 2.000.000 de filiados !

EUNICE DOIN VIEIRA

16/04/2017 - 20h31

Deveriam colocar psicologos pra analisar a postura duvidosa de quem esta depondo, inclusive com detector de mentiras.. Fique FRAI E NAO DESCABELAI LULA QUERIDO, tudo será revertido.

    Maurício M.M de Pinho

    17/04/2017 - 22h00

    Nunca vi tanto imbecil e otário defendendo um marginal que vendeu o Brasil.Só resta uma opção LULA NA CADEIA!.


Leia mais

Recentes

Recentes