Menu

A carta aberta de Zanin a Merval Pereira

São Paulo, 21 de abril de 2017   Ao Merval Pereira Colunista de O Globo Membro do Conselho Editorial da Globo    Senhor jornalista,   Verdadeiro “segredo de polichinelo”, título de sua coluna de hoje (edição 21/04/2017), é a participação ampla, direta e ilegítima das Organizações Globo na perseguição judicial imposta ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

São Paulo, 21 de abril de 2017
 
Ao
Merval Pereira
Colunista de O Globo
Membro do Conselho Editorial da Globo
  
Senhor jornalista,
 
Verdadeiro “segredo de polichinelo”, título de sua coluna de hoje (edição 21/04/2017), é a participação ampla, direta e ilegítima das Organizações Globo na perseguição judicial imposta ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o intuito de prejudicar ou inviabilizar sua atuação política. A aliança entre a Globo e os agentes públicos que integram a Lava Jato – hoje alçados à condição de artistas de um filme estarrecedor, que viola os mais elementares direitos fundamentais do investigado – já foi mais discreta. Hoje, a Globo dita as acusações contra Lula e disponibiliza os seus veículos de comunicação para colocá-las em pé.
 
A história do chamado triplex do Guarujá é um bom exemplo disso. Foi a Globo, em 2010, que iniciou essa farsa de que Lula seria proprietário do apartamento 164-A do Condomínio Solaris. Deu holofote a 3 promotores de Justiça de São Paulo que promoveram um grande espetáculo midiático, transmitido ao vivo pela emissora. Na sequencia, o assunto do Guarujá foi parar em Curitiba, nas mãos de uma nova instituição criada no País à revelia da Constituição Federal — a chamada Força Tarefa Lava Jato. E, mais uma vez, o tríplex foi alvo de coletiva transmitida ao vivo pela emissora, com a ajuda de um anedótico PowerPoint. 

Mas o que dizem os fatos? Após 24 audiências e o testemunho de 73 depoentes compromissados com a verdade, ruiu a acusação de que Lula teria recebido a propriedade desse apartamento como contrapartida de 3 contratos firmados entre a OAS  e a Petrobras. No rol de testemunhas estavam funcionários da OAS que afirmaram não ser Lula o proprietário e que o ex-Presidente visitou o local uma única vez, para verificar se tinha interesse na compra, mas rejeitou.
 
A Globo e seus aliados não se rendem à verdade. E isso pode ser bem observado ontem. O jornal Valor Econômico – hoje 100% de propriedade do grupo – publicou, 3 horas antes do depoimento de Leo Pinheiro ao Juízo de Curitiba, o script da  audiência de ontem. Antecipou a troca dos advogados que iria ocorrer, considerando retomada das negociações em busca de uma delação premiada. E deixou claro que o executivo da OAS iria acusar Lula — sem provas — como condição de ver a sua delação aceita pelo MPF. Foi o que ocorreu. Léo Pinheiro deu aos Procuradores da República a sonhada narrativa contra Lula — na contramão dos 73 depoimentos anteriormente colhidos — e com isso viu crescer a chance de sair da prisão ou obter outros benefícios.
 
As afirmações de Pinheiro, que é corréu na ação e por isso depôs sem o compromisso de dizer a verdade, foram, no entanto, suficientes para que sua coluna concluísse que “Lula é o verdadeiro dono do tríplex e do sítio de Atibaia”. E o senhor foi além: fez ataques diretos e levianos a mim e ao advogado Roberto Teixeira.
 
Avalio que o senhor sequer assistiu ao vídeo da audiência. Se tivesse assistido, saberia que Léo Pinheiro respondeu às minhas perguntas dizendo que Lula jamais teve as chaves ou usou o imóvel; jamais manteve qualquer pertence pessoal no local; jamais usou ou teve qualquer título da propriedade do apartamento. Ou seja, Pinheiro ao responder às minhas questões — independentemente da versão que havia combinado para ter sua delação premiada aceita — reconheceu que o ex-Presidente jamais praticou qualquer ato que pudesse indicar posse, uso ou gozo do apartamento, que são os atributos necessários para a configuração da propriedade segundo o artigo 1.228, do Código Civil.

Leo Pinheiro ainda reconheceu que deu o mesmo tríplex que afirmara ser de Lula em garantia para a obtenção de recursos para a OAS, o que torna risível a tese por ele sustentada sobre a propriedade do imóvel. Lula seria o dono e a OAS dá o imóvel em garantia, em sucessivas operações, para captar dinheiro no mercado! A situação, portanto, é bem diversa daquela apresentada aos seus leitores.
 
Registro igualmente Leo Pinheiro negou quando perguntado se algum recurso utilizado no tal tríplex era proveniente da Petrobras. A Folha de S.Paulo, por exemplo, registrou isso em suas páginas na data de hoje (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/04/1877330-leo-pinheiro-diz-que-lula-pediu-para-ele-destruir-provas-de-propina.shtml). Mas o senhor preferiu mentir aos leitores, dizendo que Leo Pinheiro teria afirmado que “o apartamento foi pago com a propina que o PT obteve por obras na Petrobras”.
 
Na tentativa de agredir minha atuação profissional, o senhor disse que “o advogado de Lula tentou uma última cartada, que acabou comprometendo ainda mais o cliente”. E narra a seguir que eu teria denunciado a Sérgio Moro a prática de um crime praticado por Leo Pinheiro: “Segundo Zanin, se o apartamento é de Lula, a empreiteira cometeu um crime ao dizer-se dona do apartamento”. Todavia, quem efetivamente assistir a gravação da audiência verá que não fiz qualquer afirmação nesse sentido. Por má-fé ou imprudência, o senhor comete até mesmo erros factuais em suas análises, e esse é um deles.
 
Quem de fato fez tal colocação foi o ilustre advogado José Roberto Batochio, ex-Presidente da OAB Nacional, com o qual tenho a honra de atuar, afirmando — corretamente, ao meu ver — que as colocações mentirosas de Leo Pinheiro poderiam, em tese, configurar o crime previsto no artigo 171, §2º, inciso I, do Código Penal. O senhor, portanto, errou a pessoa e o tema em sua análise.
 
Ainda na tentativa de desqualificar a mim e a defesa do ex-Presidente Lula, o senhor fez a seguinte afirmação: “O amigo de Lula Roberto Teixeira, sogro do advogado Cristiano Zanin, chamou-o [Alexandrino Alencar] em seu escritório e combinou fazerem notas frias para regularizar despesas”. Essa situação, todavia, jamais existiu e não tem amparo sequer na delação premiada do executivo da Odebrecht, que jamais fez referência a “notas frias”. Isso é criação sua, com evidente intenção de caluniar o advogado Roberto Teixeira, ex-Presidente da OAB/SBC e que tem uma história ilibada de 47 anos de advocacia.
 
A propósito, se o senhor e a Globo realmente tivessem interesse na delação da Odebrecht, deveriam começar explicando a tal “sociedade secreta” que Emílio Odebrecht afirmou ter mantido com a emissora para influir em decisões de governo na era do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, no tocante à privatização da área de telefonia e petróleo. Houve apenas lobby? Tráfico de influência? Por que a Globo até hoje não se manifestou sobre esses graves fatos apontados por Emílio? Prepotência? Falta de uma versão convincente?
 
Avalio, Merval, que o senhor jamais conseguirá esconder um outro verdadeiro “segredo de polichinelo” — o mal que a Globo faz ao País e à democracia. 
 
Cristiano Zanin Martins

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Evaldo Zaroni

01/06/2017 - 12h43

Por que não publicam a resposta de Merval onde as distorções do advogado são desmentidas? É pedir demais…

marcelo navega alves rosa

25/04/2017 - 20h14

adorei, tem que ter ampla divulga;ao.

Jairo Luciano Alves

23/04/2017 - 15h27

Caramba, potente

Ana Maria Py Lucca

23/04/2017 - 10h51

#LulaÉInocente!

Ismar Cordeiro de Queiros

23/04/2017 - 07h33

É lamentável essa perseguição ao Grande líder Luís Inácio Lula da Silva por essa emissora Glopista.

Marcos Pinto Basto

23/04/2017 - 01h43

Delegado, o ex-Presidente Lula “já era” na sua mentalidade abarrotada de sandices que a mídia suja lhe fornece, mal conseguindo vislumbrar o que está ocorrendo no Brasil, próprio dos terráqueos que sofrem do complexo de vira-latas.

Marcos Pinto Basto

23/04/2017 - 01h28

Brasil emporcalhado por um bando de criminosos instalados nas 3 fraquezas duma republiqueta onde trafegam mabecos travestidos de gente como esse Merdal Pereira, terráqueo com complexo de vira-latas e servil lacaio dos Marinhos da Globo que assina tudo colocado nas suas mãozinhas de perfeito idiota.
Merdal Pereira existe como outros iguais, vivendo numa fantasia que são destemidos heróis duma tenebrosa batalha que os levará à glória, não sentindo estarem impregnados duma fedorenta unção repugnante, própria de reles traidores da Pátria que os abriga por condescendência cristã. Insurgem-se contra tudo que lhes é ordenado, julgando-se impunes por servirem a traidores da Pátria que nadam em dinheiro sugado dos cidadãos de bem. Merdal Pereira é um ícone dos sevandijas que pululam na mídia suja que brasileira.

Delegado

22/04/2017 - 23h36

Gente, o Lula já era!! Esse advogado tá desesperado, não tem nada o que fazer, por isso fica batendo boca com colunista de jornal. Lula roubou, se corrompeu, perdeu a moral, se vendeu pros Odebrecht, pros Leo Pinheiros, virou uma prostituta de empresário para se beneficiar e a sua família. Ele, filhos, sobrinhos ficaram milionários.. Só os defensores comprados não aceitam a verdade..

    Marrtis

    23/04/2017 - 17h04

    Cara, tu é um merda. Tu tem as provas dos crime do Lula e não entrega ao ministério público ou para o Moro. Ou enfia a tua língua no seu próprio cu e vá se fuder. Ediota falastrão que late e não entrega o PT.

Geraldo E. Barbosa

22/04/2017 - 20h58

Esperar o que deste jornalista desqualificado “PAU MANDADO’ do jornal mentiroso da Editora globo?

Eliane Maria Matias Lima

22/04/2017 - 20h52

Valeu Zanan, o Merval é mais meia dúzia da ABL são uma vergonha para o País. A rede esgoto, chefiado pelo Mafioso Mor que já desencarnou, deixando suas crias na direção de sua organização criminosa não merecem sua atenção, as pessoas de bem já entenderam a insignificância dessa gente nojenta e sem escrúpulos.

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

22/04/2017 - 19h42

A missiva mostra a inteligência dos defensores e que estes colocaram a razão a serviço da verdade. Vivemos dias terríveis. Sempre ví, nos juízes, homens e mulheres probos, de caráter e compromissados com a Justiça imparcial. A gente sabe que, na história da humanidade, os sem caráter sempre sacrificaram os homens de bem. A história traz centenas de exemplos. Em nome de Deus, foram cometidos os crimes mais cruéis, em nome de Deus enganam o povo. Mas o Deus Dinheiro, tão à moda no Liberalismo Econômico, também mata cruelmente. Se a Globo pensasse um pouco em fazer um jornalismo sério, o Brasil seria um país bem melhor. Merval não deve pensar por conta própria. Apenas segue a cartilha da Globo:” Uma mentira dita mil vezes vira verdade.” Lamentável que as vítimas do holocausto não repudiem esta norma do Nazismo.

Zoio

22/04/2017 - 19h22

Pessoal, não quero ofender vocês mas esse advogado está desesperado, sabe que as provas contra Lula se acumulam e ele não tem maoísmo que fazer. Seu sócio, Batocchio já pulou fora com o acordo de delação do Palocci.. já era para a alma mais honesta do brasil. Vai puxar uma cana dura em presidente Bernardes. Mas não vamos deixá-lo só, faremos caravanas para visita-lo e levaremos cigarros.. Lula guerreiro, amigo de carcereiro.

    wanderley kusma

    24/04/2017 - 14h39

    Ilustre comentarista, do comen otário supra, para DEFECAR TANTA MERDA ORALMENTE, cabe aqui uma pergunta, você não é por acaso o FAMOSO ZOIO DO CÚ?

Jorge

22/04/2017 - 19h18

Coitado desse advogado, depois de perder essa causa vai se aposentar com os honorários milionários que o lula lhe paga – ou será que quem o paga é o amigão Emílio?

Katinha Ladeira

22/04/2017 - 22h11

Queo ver esta globo afundar de vez Deus e justo

José Marcos

22/04/2017 - 18h46

Só falta incluir as mídias e os bancos nas delações, quero ver se terão culhões para aceitar. E se o Juiz Moro vai aceitar o pedido de prisão feitos pelo MP para a mulher de E. Cunha. Fiquem de olho

    Igor

    22/04/2017 - 19h27

    O Bathoccio percebendo que a canoa tá virando, já pulou fora que ele não é bobo!

LEDA ÂNGELA VIEIRA l

22/04/2017 - 17h37

Merval, NÃO SEJA COVARDE, NÃO SEJA MAIS UM TRAIDOR DA DEMOCRACIA, DO BRASIL . SEJA HONESTO, NÃO SE VENDA Á GLOBO ! FALE A VERDADE . A CALÚNIA É A ARMA DOS FRACOS . SEJA HOMEM COM H MAÚSCULO! LEMBRE-SE ” AVERDADE É COMO O AZEITE , SEMPRE VEM Á TONA ” ! !!!!

Severino Alves

22/04/2017 - 20h34

Acredito no Advogado Cristiano Zanin quanto a Me real Pereira tratasse apenas de um comentarista político mentiroso e decadente.

Rejane Rivas

22/04/2017 - 20h16

Tô louca pra ver essa Babilônia toda ruindo diante de nossos olhos!

Auxiliadora Machado

22/04/2017 - 18h57

Perfeito! O tal Leo não resistiu. Depois de tanto tempo preso cumpriu o script. Negou o que havia dito anteriormente. Depoimento sem credibilidade alguma deveria ser anulado. Queremos Justiça e não delações forçadas. É um show de horrores o que temos assistido. Enquanto isso os responsáveis por surrupiarem o país comandam Golpes e mais Golpes retirando Direitos da população arduamente conquistados. FORA Safados!

Filipe G Soares

22/04/2017 - 18h54

Tudo mentira a OAB protege o Lula de um geito só fatos caluniosos

carlos wellington mendes correia

22/04/2017 - 15h54

REDE ESGOTO DE TELEVISÃO

Edvan N. Menezes

22/04/2017 - 18h44

O advogado faz o que pode! Merece respeito, mas não vai dar muito coisa.

Laercio Ferreira

22/04/2017 - 18h27

UM JOGO SUBVERSIVOS, DA ALTAS CÚPULAS DOS MANDANTES DOS CAOS NA DEMONIOCRACIA DE NEO COLÔNIA, OS PODERES DOS SISTEMA NEO LIBERAL DO IMPERIALISTA DO NORTE ,, TEM GOSTO DE LIBERDADE VIGIADA , SEQUESTRADA A TOQUE DE CAIXA , OS SELVAGENS DA AMÉRICA LATRINA ,SERÃO COMPOSTO PELA SOCIEDADE BRANCA E SUBJUGADAS AO NOSSO COMANDO? YES , OUR HAVE BANANA!S PRA DAR E DOAR??

Janier Dias

22/04/2017 - 18h05

Nossa justiça ABRIU OS OLHOS .

Cristine Cardoso

22/04/2017 - 17h49

Kkk merdal pereira bem apropriado!!

    Nine

    22/04/2017 - 15h33

    Que nada, Lularápio é perfeito..

Biz

22/04/2017 - 14h45

Esqueceu de dizer que o advogado Batocchio deixou a defesa de Lula e Palocci pois esse último vai delatar tudo, entregar o chefe maior, Lula.

João Reis

22/04/2017 - 14h39

Por alguns comentários furibundos de algumas cabeças envenenadas fica claro que enquanto as pessoas não forem informadas e entenderem que a mídia noticiosa (TODOS os jornais, TODAS as revistas noticiosas, TODOS os jornais das TVs, TODAS as rádios, etc,) não são confiáveis, este País não tem jeito.
Enquanto as pessoas não forem informadas que banqueiros e mega investidores estrangeiros saqueiam o Brasil e os brasileiros permanentemente, este País não tem jeito.
Enquanto as pessoas não forem informadas como o Brasil e os brasileiros são permanentemente pilhados e saqueados (riquezas minerais enviadas para as matrizes no exterior subfaturadas em valor e peso, não pagamento de impostos, inclusive imposto de renda, não pagamento do INSS, e muitas outras formas de pilhagens e saques) este País não tem jeito.
Enquanto as pessoas não forem informadas que a Mídia é obrigada a trabalhar para “eles” por bem (participam das pilhagens).
Ou por mal (são levadas à falência se urinarem fora do que for estabelecido publicar, ou omitir, não noticiar, esconder) este País positivamente não terá jeito.
Enquanto as pessoas acreditarem irrestritamente na Mídia, te-la como amiga confiável, terão as cabeças sempre envenenadas e enganada pela Mídia.
Fazendo-as odiar aqueles que deveriam ser reverenciadas como heróis do Brasil e dos brasileiros.
Jamais ficarem sabendo das ações dos verdadeiros bandidos lesa pátria.
Bilhões e bilhões de dólares anualmente. Em favor “deles”.
Mais de 80% de pobreza e miséria dos brasileiros. Que levam todas as classes sociais, das mais baixas às mais altas, a sofrerem com os consequentes violência e horrores.
Que dai se originam.
Embora seja este um fato não comentado, omitido e escondido pela Mídia,

Fernando Vidal

22/04/2017 - 17h27

É o Merdal, cão de fila da Globo.

Maria Neci Delmondes de Lima

22/04/2017 - 17h22


Leia mais

Recentes

Recentes