Menu

Lula, Bolsonaro e os exageros das análises classistas

Inspirado no artigo do André Singer, na Folha, e no comentário feito pelo Fernando Brito, no Tijolaço, eu também preparei algumas tabelas, correspondentes à última pesquisa Datafolha. Entretanto, eu fui além e fiz um exercício mais interessante. Eu peguei o total de eleitores, calculado pelo TSE em aproximadamente 140 milhões, e fiz a conversão dos percentuais […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Inspirado no artigo do André Singer, na Folha, e no comentário feito pelo Fernando Brito, no Tijolaço, eu também preparei algumas tabelas, correspondentes à última pesquisa Datafolha.

Entretanto, eu fui além e fiz um exercício mais interessante. Eu peguei o total de eleitores, calculado pelo TSE em aproximadamente 140 milhões, e fiz a conversão dos percentuais do Datafolha para o número de pessoas reais.

É interessante notar que, ao fazer isso, o argumento de Singer, de ricos votando em Bolsonaro e pobres votando em Lula, se enfraquece um pouco. Explico abaixo porque.

Estatísticas, quando vistas com excessiva frieza, criam algumas ilusões de ótica.

Quantos eleitores de carne e osso votam em Lula, quantos votam em Bolsonaro?

Eu fiz o cálculo.

Segundo o Datafolha, Lula tem 30% das intenções de voto, no cenário A, o que corresponderia a 42 milhões de eleitores. Bolsonaro teria exatamente a metade, 15%, ou 21 milhões de eleitores.

Quando a gente analisa, portanto, os números de eleitores ricos e pobres, estimados para cada candidato, o impacto simbólico “de classe” arrefece.

Na categoria dos mais pobres, que ganham até 2 salários, faixa a qual correspondem, segundo o Datafolha, 45% do eleitorado brasileiro, Lula tem 24,6 milhões de votos. Aí sim: temos uma vantagem enorme de Lula sobre Bolsonaro, já que este último tem “apenas” 5,68 milhões de votos entre os mais pobres.

Entretanto, nas categorias superiores a polarização vai decaindo. Vamos saltar para a classe mais rica.

Entre quem ganha mais de 10 salários, categoria a qual pertence 3,92% do eleitorado brasileiro, Bolsonaro lidera isolado, com 28% dos votos. Mas quando se converte isso em pessoas, a diferença sobre Lula perde bastante de seu impacto.

Nessa categoria, que corresponde a 6 milhões de eleitores, Lula tem 1,1 milhão de votos, contra 1,6 milhão de votos prometidos a Bolsonaro.

Vendo assim, seria forçar a barra afirmar que “os ricos estão com Bolsonaro”.

Também tem muita gente que ganha mais de 10 salários, mais de 1 milhão, apoiando Lula.

Nas faixas intermediárias, a coisa embola ainda mais. São duas faixas intermediárias: os que ganham de 2 a 5 salários, e os que ganham de 5 a 10 salários. Na primeira, Lula tem 24% do votos, contra 18% de Bolsonaro: em pessoas reais, a diferença se empalidece: Lula teria 6,82 milhões de eleitores nessa faixa, contra 5,12 milhões para Bolsonaro.

Na segunda faixa intermediária, a saber, entre os que ganham de 5 a 10 salários, Bolsonaro leva vantagem, mas igualmente as diferenças se diluem quando se observa os números absolutos: Lula tem 2,43 milhões de votos, contra 3,46 milhões de votos para Bolsonaro.

***

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Heitor

08/05/2017 - 00h57

A tabela esta errada, a faixa de 2 a 5 salários são 53 milhões.

manoel

07/05/2017 - 11h01

Pobre Renata , vir aqui , e dizer faço parte do 0,05 do pib. Olhe Renata ,nunca vi um ricaço vir a um blog ,seja de direita ou esquerda expor a sua condição social. Jamais vi um banqueiro,industrial ,doleiro ,se imiscuir em blogs dito sujos. Renata , retire-se à sua insignificancia , fique restrits a seus delírios de alma artomentada,contente-se com a sua solidão ,de mal-amada !!!

José Carlos Joca

07/05/2017 - 05h27

Em um hipotético julgamento, Hitler disse o seguinte:
” Eu nunca fiz mal a ninguém , excelência . Não há uma única foto ou imagem de eu dando um tirinho se quer.
Agora, se meus ministros, secretários, generais, tesoureiros, empregados e apoiadores
cometeram algum crime, posso afirmar de coração eu eu não sabia de nada. Fui enganado por eles e estou surpreso e decepcionado com o que eles fizeram nas minhas costas sem eu ver nada”

    Marcelo

    07/05/2017 - 10h40

    PUXA !. Não quero te decepcionar mas, Lula Presidente 2018 não é o Hitler. Já o Bolsonaro…

      Jwn

      07/05/2017 - 14h19

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, alienados

    Simonal

    08/05/2017 - 08h51

    Cara mais que viagem!!! E os discursos de ódio do Hitler proferidos em praça pública, pregando a superioridade da raça ariana???!!! Um dos mais famosos é o de 1940 onde ele defende abertamente o extermínio de poloneses. Vá lê um pouco de história antes de passar vergonha.

Hermano

07/05/2017 - 01h21

Uma outra análise interessante é que mesmo desconsiderando os votos dos mais pobres (0 a 2 salários), o Lula ainda estaria na frente.

Pablo

07/05/2017 - 00h00

O crescimento da extrema direita que acontece em países da Europa e nos Estados Unidos, em geral países imperialistas e que tem uma forte tendência à xenofobia, não necessariamente tem que acontecer no Brasil.
Em primeiro lugar não vejo esse ar de ser uma”grande nação”, condição quase inata de muitos cidadãos de países imperialistas,na maioria do povo brasileiro.Também não vejo nenhuma possibilidade de um candidato utilizar como ponta de lança de uma campanha eleitoral a política anti-imigração que deu frutos ao Trump e a Le Pen. Qual seria o lema do Bolsonaro? Fora Haitianos e Bolivianos? Qual seria o apoio popular a isso?
Quais são os exemplos de países atrasados e periféricos onde a extrema-direita chegou ao poder por vias eleitorais?, pelo menos na América Latina não lembro de nenhum.
E quando acontece, talvez hoje em dia o caso filipino se aproxime a isso, rapidamente se desenvolve uma política anti-imperialista, Bolsonaro seria capaz de enfrentar os interesses dos Estados Unidos?
Na esquerda não podemos subestimar ninguém, mas devemos ter em conta a realidade do Brasil, antes de nós espelhar tanto na Europa e nos Estados Unidos, para analisar corretamente.

    Roberto

    07/05/2017 - 13h23

    o brasil não é uma frança, mas é racista e Xenófobo, sempre foi, e não adianta e esquerda branca fingir que isso não afeta a eleição!

      Pablo

      07/05/2017 - 15h47

      Vc tá confundindo amigo.O racismo, que surge na elite no período colonial, de fato conseguiu se espalhar para boa parte da população,pela natural influência cultura que tem a classe mais poderosa.Mas surge e se espalha dentro de uma condição pre-capitalista do Brasil ou em suas formas embrionárias.
      O xenofobismo também surge na elite, mas até agora não conseguiu ganhar a massa por um simples motivo, o Brasil ainda não atingiu a sua fase superior do capitalismo que é o Imperialismo, sua condição ainda é de pais dependente e explorado, e as expressões que podem existir na realidade são defensivas e anti-imperialistas, o “lusofobismo” por exemplo do século 19 não foi outra coisa que uma expressão anti-imperialista ao seu antigo dominador.
      Não quer dizer que a futuro o Brasil não chegue a esse ponto, não podemos como disse subestimar esse perigo, mas tem um erro de leitura que justamente boa parte da esquerda pequeno burguesa e branca comete, pela clara influência da mídia globalizada e pro-imperialista e porque simplesmente não estuda o marxismo.
      E essa mesma esquerda que vê com simpatia tudo o que vem do “mundo civilizado”,seu exemplo de nação é a Noruega, tem horror à Venezuela nacionalista do Maduro,chama Cuba de ditadura, e no Brasil tem a mesma anti-patia e medo pelo Bolsonaro que pelo Lula, chamam os dois de “populistas” acreditam cegamente na Lavajato e tem como herói o juiz de primeira instância de Curitiba.Dessa esquerda eu não faço parte.Não deixe se colonizar também.

Moisés Júlio Almeida

06/05/2017 - 22h48

O que me deixa perplexo é saber que a ignorância do povo ainda é marte nesse país, se houvesse vergonha na cara , lula já mais passaria pela porta de uma família de respeito nesse país, depois de tanta gente relatando as mil e uma formas de lesar o país, o cidadão ainda lidera pesquisa, a inversão de valores nesse país está repugnante , deplorável e de uma pobreza cultural de baixíssima classe, ainda sim votarei em alguém que tenha algum perfil moralista, só que ainda ninguém me convenceu .

    Pelodireitodetodos

    07/05/2017 - 08h37

    Existe o analfabeto ( aquele que não sabe literalmente ler) e o analfabeto funcional ( aquele que consegue ler as palavras, mas não consegue entender, refletir e fazer inferências e articulações mentais). A maioria são ingênuos e não têm consciência crítica e são facilmente manipuláveis por uma mídia despudorada e vendida. Também são conhecidos como analfabetos políticos.
    Pessoas como você são dignas de pena porque, em grande parte, não têm culpa do são. Lula é o maior líder político do mundo nos últimos tempos e o maior presidente do Brasil e defendê-lo contra a perseguição midiática -judiciária é um dever de todos, mesmos os idiotas, pois o que hoje fazem com Lula2018 amanhã podem fazer com você ou com qualquer outro cidadão brasileiro.
    “Primeiro eles entram em nosso quintal arrancar nossas flores … matam nosso cão… depois deitam no nosso sofá… e como não dissemos ou nada fizemos… nada mais poderemos fazer!

Felipe

06/05/2017 - 20h25

Completamente errada essa sua conta. Reveja sua tabela. No mais, as fontes que você cita já haviam demonstrado essa mesma conclusão.

    Miguel

    07/05/2017 - 15h07

    O que está errado?

ari

06/05/2017 - 20h01

Eu criava gado mas uma peste dizimou METADE do meu rebanho. Teria ficado na miséria se o negócio que acabara de abrir não tivesse faturado 100% a mais no segundo més de atividades
Traduzindo: meu rebanho era de 2 vacas, tendo morrido uma apenas e meu negócio, que cresceu 100% em um més, passou de R$ 1000,00 para R$ 2000,00.
Sua análise é perfeita. Parabéns!

Rachel

06/05/2017 - 19h14

Justamente a faixa entre 5 a 10 salários, a daqueles que se acham ricos. Mas é só bater um ano de desemprego e vai tudo para o ralo. E a entre 5 e 10 precisa ser identificada e melhor trabalhada.

Fábio de Marco

06/05/2017 - 17h44

Que comédia, sem aplicação da rejeição sua análise é coisa de bobão…. kkkk…. DEU DO!

    Luiz Carlos P. Oliveira

    06/05/2017 - 18h46

    E o Datafolha aplicou a rejeição nos seus cálculos, ou isso não vem ao caso?

Rodolgo Guns

06/05/2017 - 15h54

Quem comenta essas pesquisas e fica ajudando a propagar o nome de Bolsonaro é otário. O DataFolha é campeão de manipulações. Tinha era que criticar duro e abrir os olhos das pessoas: por que a porra do DataFolha tá fazendo uma pesquisa atrás da outra logo nesse momento? Porque tá dando um jeito de colocar o Bolsonaro como desafiador da vantagem do Lula. É pra isso que tão servindo. E você acha que a Folha manipula notícias mas não manipula pesquisas!! E você cai como um pato otário dando essa merda aqui no seu blog. Deixa de ser esparro rapá. E não entendi essa alegria porque rico tá apoiando Lula: “Também tem muito rico, mais de 1 milhão, apoiando Lula!” Mas que otarice! 3.9% do eleitorado de 144 milhões são só 5.644.800. Isso não é ninharia. Deixa de ser ingênuo e servir de pombo correio da Folha.

    Miguel do Rosário

    06/05/2017 - 16h02

    Calma amigo! Sou blogueiro, não posso usar essa estratégia de “não comentar”. Foi coluna na Folha, foi post no Tijolaço e vi comentário no Facebook do Nilson Lage. E eu sempre comento e analiso pesquisas. A exclamação não foi de alegria, foi para marcar a frase que representa o ponto culminante de todo o raciocínio. Além disso, o adjetivo “rico” aqui é apenas para efeito estatístico, não traz julgamento moral.

    PS: tirei a exclamação, já que estava dando esse “ruído”.

    apw foravermelhos

    06/05/2017 - 17h11

    Deixa eu ver se entendi, então quer dizer que você apoia o maior ladrão que ja tivemos na historia mundial?! Você é bandido cara, você não presta. Quem apoia bandido é bandido. Quando você estiver morrendo de cancer em uma fila do sus lembre-se de seu idolo politico ladrão, lembre-se onde ele se curou. E antes de falar de póecio, fhcú, pegue todos estes bandidos que roubam juntos e enfie no traseiro.

      ari

      06/05/2017 - 19h15

      Rapaz, vá se tratar. Ficar assistindo a Globo dá nisso, o cérebro apodrece

    apw foravermelhos

    06/05/2017 - 17h14

    os argumentos de defesa que os discipulados do PT usam para defender sua corja chegou num ponto de ser ridiculamente engraçado diante da realidade! Como saber se vc é um petista? Não é fácil, mas petista é …
    É aquele que justifica seus crimes nos erros do seu antecessor.
    É aquele que diz que a verdade vencerá, mas teme e treme diante dela.
    É o aquele que diz defender os aposentado, mas na primeira oportunidade veta benefícios importante a seu favor.
    É aquele que levanta a bandeira ” Pátria educadora”, mas corta bilhões de verba destinada á educação.
    É aquele que é contra a terceirização, diz que fere os direitos trabalhista, mas apoiaram o ajuste fiscal contra o trabalhador dificultando cruelmente o acesso ao seguro-desemprego e o abono salarial garantido pela constituição.
    É aquele que se escandaliza com o Bolsonaro, mas não vê problema algum em Graça Foster, em Dilma, em Lula.
    É aquele que protesta e quebra tudo contra o aumento de centavos da passagem de ônibus, mas ignora os aumento absurdo da conta de luz, da inflação, e de bilhões roubados da Petrobras.
    É aquele que defende o aborto, mas considera a palmada um crime hediondo.
    É aquele que chama o empresário de sonegador, mas aceita as manobras criminosas fiscal da presidente Dilma.
    É aquele que protesta quando morre um traficante, mas festeja quando morre um policial militar.
    É aquele que não se importa em destruir a vida do adversário, se isso for importante para a causa.
    É aquele que passa a odiar sua cidade, quando a maioria não vota em sua candidata.
    É aquele que chama o caso Celso Daniel de “crime comum”
    É aquele que usa a expressão “ação penal 470” para se referir ao mensalão.
    É aquele que prega a estatização do financiamento eleitoral.
    É aquele que usa a palavra “estadunidense”.
    É o governo que é contra a ditadura, mas que defende a apoia financeiramente Cuba e Venezuela.
    É aquele que apoia o movimento gay, mas também apoia o regime cubano, que já fez campos de concentração contra a homossexuais.
    É aquele que acredita em governo “grátis e mais social “, mesmo quando o País trabalha até 5 mês do ano só para pagar impostos.
    É aquele que é contra a corrupção, mas considera o corrupto um herói.
    É aquele que odeia a censura, mas quer ter nas mãos a qualquer custo o total controle social da mídia.
    É aquele que faz tudo para acabar com a família e a igreja, pois sabe que elas são os principais focos de resistência ao poder do Estado e dos movimentos sociais.
    É aquele que sabe que o Brasil esta quebrado e sendo saqueado á luz do dia, mas diz que é normal pois se trata de uma crise mundial e que o problema é intriga e perseguição exagerada da oposição e da mídia.
    É aquele cidadão que apoiou o impeachment de Collor e diz que foi constitucional, mas se escandaliza ao falar no impeachment de Dilma é afirma ser golpe da oposição, embora a constituição do tempo de collor ainda é a mesma.
    … SE VC TEM ESSES SINTOMAS E DEFENDE, PENSA OU AGE ASSIM, SINTO MUITO EM TE INFORMA, MAS VC É UM PETISTA!

    apw foravermelhos

    06/05/2017 - 17h15

    Escandalos do PT e lula brahma
    Caso Pinheiro Landim
    * Caso Celso Daniel
    * Caso Toninho do PT
    * Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    ]* Escândalo do Propinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
    * CPI do Banestado
    * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST]
    * Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    * Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    * Irregularidades do Fome Zero
    * Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    * Escândalo do Ministério do Trabalho* Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    * Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
    * Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)
    * Operação Anaconda* Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    * Caso José Eduardo Dutra* Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    * Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    * Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    * Expulsão dos Políticos do PT
    * Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    * Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    * Escândalo da ONG Ágora
    * Escândalo dos Corpos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
    * Caso Henrique Meirelles
    * Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    * Caso Cássio Caseb* Caso Kroll* Conselho Federal de Jornalismo
    * Escândalo dos Vampiros* Escândalo das Fotos de Herzog
    * Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    * Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    * Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    * Escândalo do IRB* Escândalo da Novadata
    * Escândalo da Usina de Itaipu* Escândalo das Furnas
    * Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    * Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)* Escândalo da Secom
    * Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    * Escândalo do Valerioduto
    * Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    * Escândalo da CPEM
    * Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    * Caso Marka/FonteCindam
    * Escândalo dos Dólares na Cueca
    * Escândalo do Banco Santos
    * Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    * Escândalo da Interbrazil
    * Caso Toninho da Barcelona
    * Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    * Caso dos Dólares de Cuba
    * Doação de Roupas da Lu Alckmin (esposa do Geraldo Alckimin)
    * Doação de Terninhos da Marísa da Silva (esposa do presidente Lula)
    * Escândalo da Nossa Caixa
    * Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    * Escândalo das Cartilhas do PT
    * Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    * Escândalo do Proer
    * Escândalo dos Fundos de Pensão
    * Escândalo dos Grampos na Abin
    * Escândalo do Foro de São Paulo
    * Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    * Escândalo do Mensalinho
    * Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    * 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin (em São Paulo)
    * Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    * Crise da Varig

      Flavio Marcio

      06/05/2017 - 18h00

      Estx aqui é bom de arroto. Ninguém conhece x cara, que pela veemência parece alguém honestx. Vou dizer o seguinte: falar e escrever é fácil e em vão. Na prática é que as coisas são, babaca!

      Jose Carlos

      06/05/2017 - 22h43

      Erros dos golpistas, entreguistas, vira-latistas, paneleiros, antárticas: acreditam que o mundo sacou o golpe, pensam que o mundo é a tela da globo.

      Lobo

      07/05/2017 - 09h30

      Você tem três remédios para essa disenteria cerebral: 1.Deixa assistir a Globosta. É mais fácil e barato. 2.Pode estudar os resultados de todos os governos, para entender porque é governo Lula melhor de todos os tempos (vai ajudar bastante: pesquisa FGV, vários relatórios anuais do ONU, Memória Obama, etc.) 3.Ou pode estudar os resultados do governo golpista entreguista, pior governo do Brasil de todos os tempos e comparar com os resultados do governo Lula. Cada um de remédios pode resolver sua disenteria cerebral, mas os três de uma vez vão fazer milagre, viu! Passar bem, no domingo essa disenteria cerebral que você tem pode ser fatal.

Paulo Werneck

06/05/2017 - 15h37

Estou na classe superior, devo estat nos 1% ou menos, mas votarei em Lula se tiver a possibilidadd de o fazer. Decididamente prefiro Veneza a Miami. A primeira conheço a segunda não, mas pelas pessoas que nela compram imóveis prefiro nem conhecer.

    Renata B.

    06/05/2017 - 16h02

    Ui, você está nos 1%? Eu estou nos 0.05% querido. ahaha Quem ganha acima de um milhão por mês. Deixa eu te dizer uma coisa: larga deser mané e querer ostentar com seu apartamentinho de dois quartos e 67 m2. Pra quem tá no topo você ainda nem gente ainda é meu bem. Vai trabalhar e ganhar dinheiro que preste seu vagabundo. Tchuss! (Aposto que é tão plebe que não sabe o que significa “Tchuss”. Corre, corre no google para ver. Ahahaha)

      Miguel do Rosário

      06/05/2017 - 16h05

      Renata, tá rindo de quÊ?

        Luiz Carlos P. Oliveira

        06/05/2017 - 18h53

        Deve estar rindo da idiotice que ela mesmo postou. Tchuss prá essa ameba metida a bacana. O problema dela é o TER. O SER ela nem conhece. Ela faz bem o tipo VAL MARCHIORI. Resumindo a ópera: uma infeliz que vive em um mundo paralelo.

      Maria Thereza Freitas

      06/05/2017 - 21h19

      è pobre mesmo. Tem gente que ganha isso por hora ou até por minuto, só em rentismo. Vc não sabe que o que vc ganha/mês só muda seu padrão de consumo? Se vc ganha por mês, tem que trabalhar, então, é trabalhadora. Não é difícil de entender.

      Acrônimo

      07/05/2017 - 09h44

      Olha , eu não acredito que a renata exista. O comentário deve ser de um gozador, que usando esse nome, fez troça do companheiro do 1%. Realmente foi infeliz o comentário, tanto de um quanto do outro. Pena que as pessoas pensam estar num campo de futebol torcendo pelo seu time de forma desarrazoada e infantil. O Brasil não é um campo esportivo e o povo não é torcida descerebrada. Somos um por todos e todos por um !

    Leonardo

    06/05/2017 - 23h15

    Vc tá naquele 1% vagabundo.


Leia mais

Recentes

Recentes