Menu
, ,

O exército de um homem só

Por Tadeu Porto*, colunista do Cafezinho Sempre pensei, desde que comecei a admirar Engenheiros do Hawai no começo da minha adolescência, que “Exército de Um Homem Só” era uma música fortemente inclinada ao anarquismo, ideologia que, obviamente, não pertence aos atos e pensamentos do presidente Lula. Contudo, não consigo pensar em melhor arte para fazer […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Tadeu Porto*, colunista do Cafezinho

Sempre pensei, desde que comecei a admirar Engenheiros do Hawai no começo da minha adolescência, que “Exército de Um Homem Só” era uma música fortemente inclinada ao anarquismo, ideologia que, obviamente, não pertence aos atos e pensamentos do presidente Lula.

Contudo, não consigo pensar em melhor arte para fazer um paralelo com o depoimento do ex-presidente, marcado para ocorrer nesta Quarta-Feira, dia 10 de Maio.

Primeiramente, pela parte da música que diz: “Se no jogo não há juiz, não há jogada fora da lei”.

Bom, essa frase representa muito o que significa as ações da Lava-Jato, tanto que as capas da “Veja” e “Isto É” já desnudaram – com uma inteligência muito incomum para os dois tablóides – o processo no qual Lula é réu: Moro não é um juiz, longe disso, o paranaense é apenas um burocrata que, com respaldo da mídia e da elite nacional, resolveu agir ilegalmente fazer política partidária num cargo pensado e constituído para ser imparcial. Ou seja, numa distorção que lembra as políticas da idade média, Moro hoje consegue ser oponente e julgador de Lula ao mesmo tempo.

Em segundo lugar, pois no campo político institucional Lula parece ser a única figura que enfrenta, abertamente, as arbitrariedades do judiciário (MP incluído) mais autoritário da República Nova. Portanto, pensá-lo como um homem que representa, hoje, um exército de pessoas a favor do Estado democrátido de direito não é exagero algum.

Até mesmo porque, a essa altura do jogo, não tem muito como esconder que o Brail foi transformado, graças a Moro e & cia, numa terra sem lei. Não há a menor dúvida que o báscio do direito foi jogado as favas com a atuação da Força Tarefa LJ, principalmente no que tange a imparcialidade e ao direito de defesa.

É claro que existe certa satisfação em ver famílias símbolo da aristocracia nacional – como os Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e afins – atrás das grades, mas não faz sentido algum pensar que a Lava Jato seja evetiva no combate a corrupção, pois, no curto prazo, tanto essas empresas brasileiras estarão destruídas e subtituídas por multinacionais estrangeiras igualmente corruptas quanto o alto escalão de empresários e diretores estarão livres por terem delatado (da maneira parcial e interesseira) alguns políticos do quadro nacional.

Assim, enfrentamos uma encruzilhada complexa: de um lado temos um sistema altamente corrompido (do legislativo ao judiciário e do mercado à mídia) e que necessita de uma mudança efetiva. Do outro, temos um pseudo combate a corrupção que, na prática, utiliza o mesmo jogo sujo que faz do Brasil um dos países mais desiguais do planeta, trazendo um vício de origem impossível de não contaminar o resultado final.

Nesses momentos de caos e insegurança, é natural que as pessoas procurem algum ponto de estabilidade e, mais natural ainda, que essa porto seja o presidente da República mais bem avaliado da nossa história. Talvez por isso, Lula cresça tanto nas pesquisas de opiniões que o aponta como favorito para se reeleger em 2018.

Portanto, no campo da política, dos argumentos e da disputa democrática numa terra sem lei, não há ninguém mais capacitado para representar um lado desse jogo do que alguém que tem amparo social e de massa, como tem o presidente de honra do PT.

Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Facebook! :)

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

aluizio

11/09/2020 - 07h26

posso deixar minha risada? ainda usar uma musica tao perfeita pra justificar um ladrão ??a esquerda nem direita é a salvação do brasil, são mais dos mesmos, ”é preciso fé cega e pé atrás” , ”Sentir com inteligência, pensar com emoção”, nisso ele mostra sensatez , cadeia pra quem merecer aplausos no que acertar. Para vc
saber, caso nao conheça, as letras do HG são muito mais q isso kkkk ai meu deus

Cleberton Oliveira Oilveira

09/05/2017 - 15h12

Cadeia nesse safado facista dono da maior facção do Brasil ladrãozinho

Sandra Hortencio Dos Santos

09/05/2017 - 03h24

Moro tão descente deveria chamar e punir tais revistas. Aí dim um átomo de confiança pensaria em dar.

Joaci Queiroz

08/05/2017 - 23h19

Quanto custa “O Cafezinho”, e quem tá pagando?

André Petsch

08/05/2017 - 22h44

Qual o medo se ele não deve?

Maria Do Socorro Da Silva Silva

08/05/2017 - 20h03

OS VAGABUNDOS! MAL CARÁTER! ESTA REDE DE ANUNCIO DE RATOS É UNS LIXO É UMA FALTA DE VERGONHA!1111 E AINDA TER GENTE IMBECIL COM MENTE CACHORRO PRA CHAMA ESTE FILHO DA PUTA ! DE EMPRESARIO? É NESTE TAL BRASIL MESMO!

Andrea Prates

08/05/2017 - 19h59

Coincidência o juizeco vestido com as cores do psdb, né?

Najara Borges de Carvalho

08/05/2017 - 19h58

De verdade quero mais que os dois se lasquem.

Alberto Jorge Lula da Silva

08/05/2017 - 19h38

E os coxinhas midiotas alienados mbletes ainda acham que esses pasquins fazem “jornalismo”? Isso aí é capa da MAD Kkkkkkkkk

Stela Pinheiro

08/05/2017 - 17h00

Serio?!!!!!!

    Giuditta Ribeiro

    08/05/2017 - 17h54

    Sério o que que? Quanta banalidade!

Stela Pinheiro

08/05/2017 - 16h58

Cafezinho que decadência achei que vcs fossem um pouquinho melhor mais são ruim mesmo

    Giuditta Ribeiro

    08/05/2017 - 17h53

    Stella Pinheiro Nós rimos de pessoas como você , típico exemplo pessoa manobraveis, partidárias e incultas politicamente, a operação lava jato de seu juiz de primeira instância é uma farsa, nada haver com a operazione mani pulite na Italia, que investigou todos os partidos e diversos políticos, porém o objetivo do juiz, príncipe sem trono de Curitiba é eliminar o mais forte, Lula, chora, não vai o conseguir, o Brasil já sabe quem é Moro e o porque ele colocou o país diante da maior destabilidade política dos últimos tempos, eu sei, para você é difícil entender, lendo o antagonista, assistindo novelinhas românticas ilusórias, o intelecto entra em estado retroativo. Estude, se informe, investe em sua cultura, com MBL e vem para as ruas, uma pessoa se minimiza a ser massa de manobra, gado marcado . melhore sua dialética seria um bom começo.

Rogerio Bermudes

08/05/2017 - 16h10

EU FICO COM MORO. VAI ARRASAR O VELHO LADRÃO LULA.

Ivone Ctaheb

08/05/2017 - 15h51

isto nao é um embate, é um juiz honesto interrogando um ladrao..Agora quem gosta de esquerda,va pra Venezuela e os de la que nao gostam venham pra ca….ha ta nao querem ne? preferem Paris…

    Paulo L Maia

    08/05/2017 - 16h38

    República de Caipiras

    Andrea Prates

    08/05/2017 - 20h00

    Afff… penso nisso sozinho?

    Luiz Pereira

    08/05/2017 - 18h30

    O Cafezinho porque seu blog tem tantos agentes de viagens nos comentários? Toda hora tem alguém falando “vai para Venezuela”,”vai para Cuba”,”vai para a Coreia do Norte”. To achando que as agencias de turismo desses países estão fazendo marketing muito agressivo. Será que pelo menos eles oferecem algum pacote promocional?

Arthur Caria

08/05/2017 - 15h19

Hannibal de Sousa

08/05/2017 - 15h19

Allan Patrick

08/05/2017 - 15h09

Mensagens Subliminares

Numa pequena olhada na capa da Veja, de cara fiz as seguintes análises.

1 – A linha do desenho para Moro com contornos suaves remete aos bonzinhos e heróis dos animes/desenhos. Já a linha escolhida para Lula retangulares e pontiagudas são as dos vilões e ladrões (quase padrão nos desenhos animados) . De cara associei Moro aos Cavaleiros do Zodíaco e Lula ao Sapo do He Man( Aqua Men, acho?) . Faça o teste, mostre a capa a crianças para escolher o bonzinho e o malvado.

2 – As cores escolhidas. A de Moro é do PSDB, em todos os tons. Já a de Lula é do PT, mas não é vermelho.

3 – A proporção e angulação das cabeças coloca Lula como submisso.

Tem muito detalhes …

    Stela Pinheiro

    08/05/2017 - 16h59

    Filozofia barata perda de tempo

      Marcelo Cougo

      08/05/2017 - 14h34

      Chama-se semiologia, coisa que vc é vítima todo dia mas demonstra não saber.

    Allan Patrick

    08/05/2017 - 17h01

    faça o teste, mostre a capa a algumas crianças de 5-7 anos e pergunte quem é o bom e o mal. Depois me diga como foi

Paulo Joel

08/05/2017 - 15h06

Essa mascara azul e amarelo lembra as cores de um partido.

Carlos Silva

08/05/2017 - 15h00

Acho que o PSDB deixou a batatas na mão de Sergio Moro e deu pista …….


Leia mais

Recentes

Recentes