Menu

Ceci Juruá: as elites e Lula

Elites brasileiras e o personagem Lula da Silva (Francamente: oligarquias e plutocracias não são elites) Por Ceci Juruá, por email Elites são indivíduos ou grupos de pessoas simbolizando o que há de melhor em determinado segmento social. Assim, na atualidade temos uma elite em matéria musical, representada tanto por Chico Buarque, Maria Betânia, quanto por […]

37 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Elites brasileiras e o personagem Lula da Silva

(Francamente: oligarquias e plutocracias não são elites)


Por Ceci Juruá, por email

Elites são indivíduos ou grupos de pessoas simbolizando o que há de melhor em determinado segmento social. Assim, na atualidade temos uma elite em matéria musical, representada tanto por Chico Buarque, Maria Betânia, quanto por Egberto Gismonti e Hamilton de Holanda. E por muitíssimos, centenas ou milhares de compositores e intérpretes reconhecidos e amados no plano nacional e internacional.

Nos anos 1950 o Brasil dispunha de uma plêiade de homens ilustres no campo das ciências exatas e sociais. Todos com reconhecimento mundial. São exemplos Celso Furtado, Darcy Ribeiro, José Leite Lopes, Josué de Castro, Milton Santos, Nelson Werneck de Castro, Moniz Bandeira e outras dezenas de intelectuais, autores de obras clássicas e de alta qualidade que enriqueceram a cultura nacional.

Tão significativo avanço cultural daquela época, não bem reconhecido nem analisado no Brasil, pode ser ilustrado por dois fatos. Primeiro, a outorga da Palma de Ouro de Cannes ao Pagador de Promessas, filme escrito e dirigido por Anselmo Duarte, com base na obra de Dias Gomes. Segundo, o expurgo feito em nossas universidades pela ditadura civil-militar instalada em 1964. Para muitas pessoas, e aí se inclui a autora deste texto, este foi o maior crime já cometido contra a cultura nacional, o alijamento da elite, da nata de nossos cientistas, condenada ao exílio por longos anos.

Ditaduras não gostam de conviver com elites independentes, homens e mulheres dedicados à procura da verdade no sentido filosófico do termo, elites não subordinadas ao deus mercado, não conduzidas pela idiotice do custo-beneficio à moda de Chicago. Principalmente as ditaduras que se colocam em subordinação ideológica ao exterior, aos centros imperiais, como foi o caso naquela época. Ainda, iniciou-se ali, na ruptura democrática de 1964, a montagem de outra narrativa para o mundo e para o Brasil, pois estavam sendo lançadas as bases ideológicas do pós-modernismo e da Nova Ordem Mundial. (1)

Oligarquia tem outro sentido, refere a um sistema político em que o poder de Estado se concentra em algumas famílias. Também distinto é o sentido de plutocracia, que aponta para um governo controlado pelos mais ricos, os endinheirados.

A Revolução brasileira de 1930 desmontou oligarquias e plutocracias que governavam o Brasil desde a abdicação de D. Pedro I, em 1831. Elas foram também o principal suporte político de D. Pedro II, instalando-se no Conselho de Estado, no Senado, e nos gabinetes ministeriais a serviço da plutocracia mundial do Império Britânico.

Aos oligarcas nacionais, nossos mestiços descendentes de portugueses, índios e africanos, somaram-se no controle do Estado grupos de riqueza constituída no comércio, sobretudo no comércio exterior. E imigrantes provenientes da Europa e da América do Norte, ao final do século XIX, fugindo à grande recessão que atingiu o primeiro Império mundial do capital. Imigrantes endinheirados apropriaram-se das finanças, dos transportes e comunicações, da energia elétrica, e do comércio exterior. Em seguida controlaram o Estado na República Velha, exemplo clássico de governo oligárquico a serviço da plutocracia mundial.

Há estatísticas. Para a província de São Paulo, renomeada “estado” na sequência republicana, dirigiram-se 1,5 milhão de imigrantes entre 1889 e 1913, de origem italiana majoritariamente. Estatisticas organizadas por ocupação e por nacionalidade evidenciam maioria de estrangeiros nas atividades do setor primário, em percentual superior a 60%. Nos setores industrial e artesanal, a presença de estrangeiros foi equivalente à de brasileiros nas atividades de metalurgia e de madeiras (52,2% e 49,9%, respectivamente). (2)

A magnitude da imigração para São Paulo é indicada ainda pelo percentual na população ativa em 1920: estrangeiros constituíam 35,5% da soma de PEA e PIA naqueles anos posteriores à Primeira Guerra Mundial. (idem, p.306).

É provável que parcela da elite a que nos referimos seja proveniente da oligarquia e da plutocracia domésticas. Bom exemplo, ou talvez o mais conhecido, é Caio Prado Junior, autor da primeira História Econômica do Brasil de viés marxista. Também Roberto Simonsen, empresário da construção civil, deputado federal e senador, dedicou-se à nossa história e publicou, em 1936, a pioneira História Econômica do Brasil. Mas estas são coincidências singulares que não justificam confundir elites brasileiras com as oligarquias e plutocracias que se sucederam entre nós desde a “segunda independência” (1831).

A diferenciação elites x oligarcas/plutocratas ajudaria a entender o atual momento político brasileiro. Nota-se hoje a intenção de volta ao poder de Estado por parte de famílias oligárquicas do passado. E ainda a constituição de novas oligarquias no cenário político, onde se sucedem pais e filhos-as no comando dos três poderes da República.

Há também, no momento atual do Brasil, um retorno à plutocracia, efeito do capitalismo sob dominância financeira. Há famílias plutocráticas do século XIX que estão de volta e comandam setores estratégicos da economia brasileira, muitas tem origem estrangeira e apego ideológico e cultural às doutrinas e ideologias formuladas nas pátrias de origem.

Algum conhecimento sobre o século imperial de nosso país, e sobre a governança mundial daquela fase, permitiria aprofundar o sentido da ruptura política que afastou Dilma Roussef e da tentativa inescrupulosa de liquidar o Partido dos Trabalhadores, como outrora se fez com o Partido Trabalhista Brasileiro.

Estariam, por hipótese, oligarcas e plutocratas, procurando reorganizar agora o arco de alianças que gerou o subdesenvolvimento brasileiro? Seriam eles, senhores e vassalos históricos do deus mercado, os principais formuladores de um poder espúrio? Espúrio porque contrário à soberania popular. Seriam eles ainda os engavetadores de nossas conquistas democráticas e dos direitos pactuados na Constituição Cidadã de 1988? É provável, devemos pesquisar.

Elites brasileiras, por outro lado, foram os intelectuais e os cientistas dedicados à reinterpretação de nossa História, expurgando-a das “tolices da inteligência brasileira” (3).

Nossas elites são os que contribuíram para a formação da cultura brasileira no campo da Ciência e das Artes, são os trabalhadores capazes de se auto-educar e vencer os desafios colocados em etapas recorrentes de modernização tecnológica.

Elites ainda são os jornalistas livres e independentes, com seus blogs e toda espécie de mídia digital, que nos permitem revigorar esperanças e forças a cada dia. Mas elites incluem também políticos comprometidos com as aspirações históricas do povo: desenvolvimento com justiça social, soberania e democracia. Aspirações ratificadas por ocasião da formação da Nova República.

A reconfiguração simbólica das elites brasileiras permitiria ainda entender melhor a força de Lula e a convergência entre sua personalidade pública e o inconsciente coletivo, ou legado cultural e afetivo de pais e avós dos brasileiros. Lula foi o governante que nos representava bem, com virtudes e vícios, qualidades e defeitos, acertos e erros. Diferente de um estadista, figurino getulista, do democrata estilo JK, da liderança autoritária mas eficiente de Geisel, sem o ardor revolucionário de Marighella, nem o conservadorismo impoluto de Dr. Ulysses. Lula foi um pouco de todos eles: líder, estadista, eficiente, revolucionário, e até conservador. O mélange, a síntese.

Figura emblemática e de difícil compreensão para teóricos que utilizam modelos, tipos ideais. Comparativamente à obra política e nacionalista dos citados, Lula pode até ser minimizado quando segmentado. Para o “velho barbudo” contudo, que desvendou a dinâmica das sociedades capitalistas (4), um homem público, um líder e sua obra, só podem ser analisados à luz das circunstâncias e do contexto histórico.

Com esta compreensão, por esta ótica, Lula é o gigante brasileiro que desafiou os patrões neoliberais. Saindo dos sertões, sobreviveu com dignidade na metrópole regional do capital, amou o Brasil e os brasileiros a ponto de se tornar “O hospedeiro de nossos sonhos”. É também uma síntese de nossas melhores elites contemporâneas. Um personagem à procura de um autor do porte de Euclides da Cunha.

***

1 Ver Dany-Robert Dufour. L’individu qui vient … après le libéralisme. Paris: Ed. Denoel, 2011.

2 Dados retirados de Alexandre de Freitas Barbosa. A formação do mercado de trabalho no Brasil. São Paulo:Alameda, 2008.

3 Ver livro de Jessé de Souza, sociólogo e professor da Universidade Federal Fluminense, A Tolice da Inteligência brasileira, editora Casa da Palavra, 2015.

4 Karl Marx.

* Ceci Juruá, economista e pesquisadora independente, mestre em desenvolvimento e planejamento econômico, doutora em políticas públicas, membro atual do Conselho Consultivo da CNTU.
Rio de Janeiro, 11 de maio de 2017.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Stela Pinheiro

14/05/2017 - 03h47

Chora pt chora

Stela Pinheiro

14/05/2017 - 03h46

Pq ele ja foi engaiolado que legal

Stela Pinheiro

14/05/2017 - 03h44

Machucou faz um curativo

Stela Pinheiro

14/05/2017 - 03h36

Cafezinho ta de dar nauzeas estão repetitivos demais fora cafezinho são pior que cahaça estão deixando o pt tonto

Tiago Gomes

12/05/2017 - 14h38

Mano na moral vcs só podem ser retardados… Única coisa q o Lula fez com as elites foi deixá-las ainda mais ricas…

getúlio

12/05/2017 - 09h56

Sem paixões, na História se ver melhor no decorrer dos anos. Certamente Lula já tem seu nome da História como um dos mais importante líderes mundiais, é uma pena que o preconceito cega uma parcela grande da população, assim como foi Canudos. Euclides da Cunha resgatou um parte, com a dificuldades da sociologia da época e o colonialismo ainda vigente.

Reinaldo Chaves Rivera

12/05/2017 - 08h54

… Lula – o doutor ‘honoris fraudis’ – é, sem dúvida, a maior farsa política da história do Brasil. Nunca um político mentiu tanto e com tanta desfaçatez como este APEDEUTA, ÉBRIO, CALACEIRO E MESTRE DA RAPACIDADE. Os treze funestos anos de PT foram de falcatruas e corrupção e agora o meliante eneadáctilo, biltre, crápula e rei da malandragem quer jogar a culpa na imprensa e na justiça. Seu Lula, não são a imprensa e a justiça que estão contra você, seu pulha, É o POVO BRASILEIRO QUE NÃO AGUENTA MAIS VOCÊ, A TERRORISTA DILMA E A QUADRILHA DE COMUNISTAS CORRUPTOS DA QUADRILHA DO PT !!!

Cléber Policarpo

12/05/2017 - 01h19

NA SALA DE AULA:
Professora pergunta:
Na frase, eu sou petista, qual o tipo de sujeito?
Joãozinho responde:
Depende professora.
Se for sujeito simples, é ladrão; se for composto, é quadrilha; se for oculto, é laranja; se for indeterminado, é Ong beneficiada. E for inexiste Joãzinho?
Joãozinho responde: Aí é patrimônio do Lula professora.

    Aparecida Avari

    12/05/2017 - 06h50

    Imbeciloide ignorante manipulado

Jorge Moraes

11/05/2017 - 20h32

Peço desculpas pelo erro de gênero. Na minha cabeça já cansada de tanta guerra, ficou “Cecil” – presumidamente homem (lembro do ator, filho da Tônia e do Professor de Matemática) -, quando se trata de Ceci -, mulher.

Jorge Moraes

11/05/2017 - 20h27

Em época de tantos textos, vários deles excelentes, difícil – para não dizer impossível – listar esse ou aquele outro como o melhor de todos.

Se um texto é – e creio ser – conjugação de conteúdo e forma – o bom texto é o que a realiza bem – muito bem.

E este, do Cecil Juruá, é um feliz exemplo dessa virtude fundamental.

Obrigado ao autor. E obrigado ao ótimo blog do Miguel. Cafezinho sempre quente, a fumaça a aquecer-nos no inverno infernal a que chegamos.

Claudia Gabriella Joe Rae

11/05/2017 - 22h45

Lula,fracasso nas eleições municipais, na greve geral e agora também na manifestação pífia de Curitiba.

    Aparecida Avari

    12/05/2017 - 06h50

    Imbeciloide ignorante manipulado coitado

Roberto Miranda

11/05/2017 - 19h07

Fantástico,eluvidativo,didatico,quero mais.

Veronica Aquino

11/05/2017 - 19h42

Querem porque querem presentear o Lula com o tal do triplex, porque não conseguem provar a onde ele lavou o suposto dinheiro!! O que eles não engolem é um presidente HONESTO como o Lula! Porque no meio deles só tem rato!! O rato Aécio, o rato Cunha, a rata esposa de Moro, enfim, toda quadrilha do PSDB que são todos ladrões. E outra coisa, esse juizinho faz a mesma pergunta mais de 20 vezes pra confundir a mente de Lula, um senhor com mais de 70 anos! O que foi??? Faltou assunto??? Porque provas cabais realmente não existem!! Lula não roubou nada!!! Vai julgar a sua mulher e os seus comparsas juizinho!!! Agora supondo mesmo que Lula tivesse comprado o triplex, ele teria comprado com o suor dele, pois a posição e salário de presidente lhe permite comprar um apartamento, mesmo ele ganhando menos que vc né juizinho, que ganha à nossas custas em torno de 100 mil reais por mês!!! É que a verdade as vezes dói, e nós só estamos fazendo enxergar a injustiça que estão fazendo com um inocente!!! Porque a justiça, ela não é cega, ela é safada!!! Lula nós te amamos muito e vamos lutar por ti!! e deixa os invejosos latirem!!! O medo que vcs tem é de o Lula ganhar!! Por isso querem botar ele na cadeia a qualquer custo!!! Uma grande palhaçada! Até atirador de elite tinha, enquanto provavelmente nas quebradas de Curitiba muitas pessoas estavam sendo assaltadas e assassinadas!! O Lula não deve nada, esses jornalistas fofoqueiros e mentirosos ficam fazendo lavagem cerebral nas pessoas. Insistindo numa calúnia, numa mentira!!! respeita a idade e história de Lula!! Pois vcs nunca chegarão aos pés dele!!! O que vcs querem é foder com o Brasil, enquanto Lula, é o filho do Brasil!!!! A perseguição de Sergio Moro em cima de Lula já tá ficando feio!!

    Gilmar Miranda

    12/05/2017 - 04h59

    Verônica, a perseguição ao Lula não está ficando feia, sempre foi feia.
    O seu comentário é mto bom. Valeu.

    Stela Pinheiro

    14/05/2017 - 03h41

    E verdade o dono é o facbook ele só curtiu e compartilhou
    INOCENTE !!!

Veronica Aquino

11/05/2017 - 19h40

Se alguém aqui tiver alguma prova contra o Lula mande pro Moro ou cale-se para sempre!!! Lula é um homem limpo! A inocência dele é que cativa o povo!!!!E nós amamos o Lula ! Amamos, amamos, amamos até o fim da nossa vida!! Nós não somos os seguidores de Lula, nós somos o LULA!!!

    Stela Pinheiro

    14/05/2017 - 03h42

    E se alguem tem prova da inocência dele manda para o juiz kkkkkkk

    Veronica Aquino

    14/05/2017 - 17h11

    Stela Pinheiro rsrsrs vcs estão rindo pra não chorar!! A minha alegria é que eu deixei os coxinhas todos nervozinhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Claudia Gabriella Joe Rae

11/05/2017 - 18h49

Professor do Lula!

https://www.facebook.com/lourdes.moraes.5/posts/1669971559699241

Pedro Pinho

11/05/2017 - 15h36

Parabéns cara Ceci Excelente análise muito bem fundamentada de nossa história. Também nos dá esperança que o pesadelo do golpe financista, neoliberal e nas várias acepções corrupto chegue brevemente ao fim. Valeu.

Carrie Coleman

11/05/2017 - 18h10

Elen Hanna

11/05/2017 - 17h03

Moro representa a direita e elite com todos os seus interesses;
Lula representa a inclusão social e direitos do povo.
A Imprensa comprada julgou e condenou Lula sem provas para que vc saísse às ruas e pedisse o Impeachment da Dilma. Conseguiram.
Se tiraram Dilma sem provas, podem prender o Lula sem provas também. Eles podem tudo! Só que não…
Lula representa o povo simples e trabalhador e mais uma parte da população que é formada por intelectuais, artistas e por pessoas que questionam, pensam e não caem em Capa de Veja, Isto é e Jornal Nacional.
Com isso, Moro não contava.
Prender Lula sem provas vai causar revolta popular e pode descambar numa guerra civil.
Agora vão enrolar esse julgamento até que todas as reformas contra o povo sejam feitas. Todas mesmo!

    Joao Reinoldo Goi

    11/05/2017 - 21h19

    Moro não é ‘elite’ ele representa a burguesia podre que sempre governou esse pais e que não aceitou um governo do povo(proletariado). O que eu não me conformo é com trabalhadores assalariados serem contra o trabalhismo.

    Narciso L. Junior

    12/05/2017 - 08h43

    Só se for inclusão social de ”’Eikes Batistas” da vida nos cofres do BNDS.

    Elen Hanna

    12/05/2017 - 12h20

    Nossa, vc tem uma informaçao preciosa. Leve isso ao Moro. E precisa de um motivo pra prender o expresidente. Ja esta desesperado…

    Elen Hanna

    12/05/2017 - 12h29

    Cidadão patriota; se você tem alguma informação privilegiada e provas concretas de que Luiz Inácio Lula da Silva, CPF 070.680.938-68, é corrupto ou ladrão, vou te dar um conselho: Envie todas as provas ao juiz Sérgio Fernando Moro, na 13.a Vara Federal, Rua Anita Garibaldi, 888, Bairro Cabral, Curitiba/PR, CEP 80.540-400, telefone (41) 3210-1405. Ajude o juiz Sérgio Moro, pois até agora não há qualquer prova concreta ou documental contra o ex-presidente.””

    via Maria De Fátima Monteiro

    Stela Pinheiro

    14/05/2017 - 03h38

    Bonito discurso só que precisa mais que isso lula nao é herói é ladrão

marco

11/05/2017 - 13h56

Pois de fato,sr.Ceci,não são elites.Contudo cabe argumentar,que a história sempre se referiu às CLASSES DOMINANTES,como ELITES.Penso que isso se deve,a ânsia que as classes historicamente subserviente aos seus SENHORES,por livre escolha,e nos nossos dias representas pela PEQUENA RATAZANIA,que substituiu a FINADA PEQUENA BURGUESIA de outras épocas, foi que inventou serem seus SENHORES,elite.E o fizeram,no intuito de demonstrarem sua SUBSERVIÊNCIA.Mas devo admitir,embora a senhora não tenha me perguntado,que isso tudo,se deve unicamente À SUBSERVIÊNCIA RATAZANA DOS PUXA SACOS DE RICOS.E infortunadamente,as camadas mais intelectualizadas da nossa civilização,grande número deles,são MODERNAMENTE ” pequena ratazania “.

Claudia Gabriella Joe Rae

11/05/2017 - 16h56

As elites e o Lula

Ivone Ctaheb

11/05/2017 - 16h54

Respostas de lula no interrogatório. …
NAO SEI QUEM FEZ TUDO FOI MINHA ESPOSA……..A FALECIDA

    Laercio Medeiros Epaminondas

    11/05/2017 - 18h22

    Nesse caso específico sim, tanto isso é verdade que os documento da cota do apartamento está no nome dela. E como LULA falou em seu depoimento, as esposas as vezes não falam nada para os seus maridos relativa a determinadas situações, e disse mais, o Senhor sabe disso Sr. MORO, o Sr. é casado . Esse comentário acertou MORO em cheio, pois a mulher desse juiz está envolvida nos desvios de verbas da APAE de mais de 450 milhões juntamente com a rapaziada do MORO da lava jato. Se não acreditas busca informações no blog de NASSIF ele tem as ferramentas para chegar a veracidade desse envolvimento.

    Marcelo Guedes

    12/05/2017 - 12h59

    Laercio Medeiros Epaminondas Blog do Nassif, olha o nivel de informação que os IDIOTAS PETISTAS buscam…um canalha, que recebeu 5,7 milhões em 1 ano do PT….e vc ainda acredita nele? Acredita em Franklin Martins tambem??

    Ivone Ctaheb

    12/05/2017 - 13h43

    petista mostra que se pode viver sem cérebro. Meu Deus como pode defender um ladrao canalha corrupto, que diz quem rem culpa e a pobre esposa morta, uma dupla que deveria ser executados em praca pública. LULA E DILMA

Edna Baker

11/05/2017 - 13h48

Belíssimo texto! Parabéns! De arrepiar!


Leia mais

Recentes

Recentes