Menu

Com anuência da ditadura jurídico-midiática, Temer vai entregar, literalmente, o ouro do Brasil

Temer prepara entrega de reserva gigante de ouro na Amazônia Por Fernando Brito, no Tijolaço Em 11/04/2017 É da maior gravidade a notícia publicada hoje, pelo Valor, de que o Governo Michel Temer se prepara para conceder à iniciativa privada – leia-se, ao capital estrangeiro uma imensa área da Amazônia rica em ouro onde a […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Temer prepara entrega de reserva gigante de ouro na Amazônia

Por Fernando Brito, no Tijolaço
Em 11/04/2017

É da maior gravidade a notícia publicada hoje, pelo Valor, de que o Governo Michel Temer se prepara para conceder à iniciativa privada – leia-se, ao capital estrangeiro uma imensa área da Amazônia rica em ouro onde a mineração está proibida há mais de 30 anos. Diz o jornal que uma portaria publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União, o Ministério das Minas e Energia abriu caminho para a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) criada em 1984, ainda na ditadura militar”.

A portaria, diz que “que a extinção da RENCA viabilizará o acesso ao potencial mineral existente na Região e estimulará o desenvolvimento econômico dos Estados envolvidos”, mas, na prática, abre caminho para a devastação de 46 mil quilômetros quadrados de floresta.

Para que você tenha ideia do que isso representa, é quase que a soma de todo o território dos estados de Sergipe e Alagoas, somados.

A área, situada em parte do Pará e em parte no Amapá é praticamente toda coberta de mata e habitada por indígenas.

Relatórios dos anos 80 relataram, além da existência de ouro em grande escala, também importantes reservas de titânio e de fosfato.

O próprio vendilhão da pátria que foi indicado por um deputado do PMDB (com campanha financiada pelas mineradoras) para dirigir o Departamento Nacional de Produção Mineral, Vitor Bicca, diz que as proporções da área em recursos auríferos são semelhantes às de Carajás.

Passamos anos discutindo o alagamento de 516 km² para que a usina de Belo Monte produzisse energia para toda a coletividade. Agora, ninguém dá uma linha para a potencial destruição de uma área 82 vezes maior para produzir riqueza para algumas grandes empresas.

Tudo vai indo assim, na surdina.

Negócio da China é o Brasil do golpe.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tarcisio Nascimento

13/05/2017 - 21h30

Cadê, os milicos, estão todos calados e dar um dinheirinho.

Marcelo da Cunha Barreto

13/05/2017 - 09h45

Não podemos deixar que isso aconteça ! Temos que nos mobilizar a tempi, pois a mídia golpista está conivente com este Crime ! Abraços

Laercio Ferreira

13/05/2017 - 11h43

UNS DOS EFEITOS DO EXERCITO NORTE AMERICANO IMPERIALISTAS, MARINES NA AMAZÔNIA , UM EFEITO RETARDO DO ENTREGUISMO DESPUDORADO DA NEO COLÔNIA DO PMDB , PSDB DESTES DESGOVERNOS DESDE DE SARNEY, O OURO, RIQUEZAS DOS SOLO BRASILEIRO, SOMADO SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO, SEREMOS COM ORGULHO UMA NOVA NEO COLÔNIA DOS EUA DA PÁTRIA MAMADA E ROUBADA DO BRASIL?/

Eduardo Lcg

13/05/2017 - 09h36

Rapais! Sabe aquela música, que diz “a solução é alugar o Brasil!” Então, normalmente se aluga e se ganha dinheiro com isso, é até um plano de governo melhor que este: “a solução é vender tudo a preço de banana” !

Jonas Toucha

13/05/2017 - 08h51

Coxinhas gozam

Sandra Hortencio Dos Santos

13/05/2017 - 03h39

Daqui a pouco entrega nossos órgãos como garantia de algum negócio.

enganado

13/05/2017 - 00h23

O BRASIL é um mero detalhe, não vai ao caso (((PHA))). Cadê o pessoal do artigo 142???? Devem estar escondidos debaixo das mesas no banquete da outra reportagem, pegando a rebarba/sobras/roendo os ossos do __covil de ladrões___, que são garantidos pelos PRÓPRIOS. Ah! se o Brasileiríssimo General LOTT estive vivo, nesta terra dos homens!!!

Antenor Nicolau

13/05/2017 - 00h18

Todos os envolvidos vão ficar muito ricos, já o país, o povo q se vire.

Paulo L Maia

12/05/2017 - 22h03

    Oliveira Luis Claudio

    13/05/2017 - 03h19

    O do banco central tá fazendo um bom trabalho …em um ano….imagina em dois????


Leia mais

Recentes

Recentes