O império cairá - O Cafezinho

O Cafezinho

terça-feira

16

maio 2017

95

COMENTÁRIOS

O império cairá

Escrito por , Postado em História, Mídia, Pedro Breier

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

A história ensina.

Nenhum império dura para sempre. Todos, sem exceção, em algum momento deixam para trás os tempos áureos e, melancolicamente, desmoronam.

Não importa o quão indestrutível o império pareça. Pode durar séculos, mas ele inexoravelmente vira pó.

O famoso Império Romano; o Otomano ou Turco; o Macedônico de Alexandre, o Grande; o Mongol de Genghis Khan; o Britânico ; o Russo. Diga um império e eu lhe direi, com toda a segurança: caiu. Ou cairá, como no caso do grande império econômico dos nossos tempos, os Estados Unidos da América.

Se todo império em algum momento é derrotado, não será a Globo, o grande império de mídia que controla a comunicação no Brasil por meio de pesadíssima manipulação da população e patrocínio a golpes de Estado, a exceção.

A empresa dos Marinho será derrotada pela força que move a história: o desejo humano por liberdade. Isto está dado. A questão é apenas quando.

O cientista político Moniz Bandeira afirma que uma potência é muito mais perigosa quando está em decadência do que quando conquista seu império. Desesperada ao vislumbrar a perda do seu poder, a potência tende a jogar cada vez mais pesado para conter a inevitável queda.

Pois os últimos movimentos do império global indicam uma potência em fase de decadência.

Com seu candidato derrotado na eleição de 2014 e a volta de Lula no horizonte, a Globo não teve dúvidas em lançar-se à mais uma campanha – juntando o sentido publicitário do termo com o militar temos o jornalismo de guerra – para derrubar o governante eleito pelo povo.

Missão cumprida.

Entretanto, toda a publicidade opressiva contra o ex-presidente teve o efeito inverso do esperado. Lula sobe nas pesquisas enquanto os candidatos do PSDB, os amigos do império, despencam. Lula é favorito absoluto para o pleito.

Os Marinho, então, direcionam todas as forças do seu monopólio para a batalha seguinte, cujo objetivo é simplesmente a prisão – sem provas! – do presidente mais popular desde Getúlio Vargas e o seu consequente impedimento de concorrer à presidência novamente.

É, provavelmente, o lance mais ousado dentre todas as canalhices contra a democracia brasileira cometidas pela Globo.

Um evidente sinal de uma potência em decadência tentando desesperadamente manter o seu poder.

Um esforço inútil porque, repito, todo império cai. Não há uma mísera exceção na história.

Este ataque tresloucado a Lula pode acelerar o processo de identificação da Globo, por parte da população, como a grande inimiga da classe trabalhadora que é.

Pode antecipar a inevitável queda do império que controla os brasileiros e dita os rumos do país desde a ditadura militar.

*Este post foi inspirado na música El Imperio Caerá, da banda espanhola Ska-P, que prevê a queda do império dos Estados Unidos.

Pero no ha habido imperio y nunca lo habrá
que aguante la fuerte presión
de los pueblos unidos contra el invasor

Pedro Breier

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista do blog O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo. Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.
Pedro Breier

terça-feira

16

maio 2017

95

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

95 COMENTÁRIOS

  1. Mhabell Lima
  2. Rachel
  3. Thaís Martins
  4. Thaís Martins
  5. none
  6. fernando
  7. Jose Manoel Martins
    • Rogério Bezerra