Derrocada de Temer e Aécio faz Merval Pereira chorar outra vez - O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

19

maio 2017

61

COMENTÁRIOS

Derrocada de Temer e Aécio faz Merval Pereira chorar outra vez

Escrito por , Postado em Redação



No Jornal GGN

Delações da JBS deixam nu o jornalismo da Globo, por Wilson Ferreira

por Wilson Ferreira
SEX, 19/05/2017 – 07:29

Ao vivo repórteres e apresentadores nervosos, consternados, engolindo seco em uma profusão exponencial de gafes e atos falhos poucas vezes vista. Os jornalistas da Globo parece que foram pegos de surpresa: depois de diariamente martelar a narrativa da governabilidade e do “ruim com ele, pior sem ele”, de repente (como se fosse virada alguma chavinha seletora) o discurso mudou radicalmente. Tudo após a explosão nuclear das delações premiadas dos donos da JBS (terceiro maior anunciante da Globo) reveladas em suposto “furo” do jornal “O Globo”. E ainda com direito a cobertura com imagens estilo “black bloc” mostrando rolos de fumaça subindo diante do Palácio do Planalto em noite de protestos. Por que a surpresa consternada dos jornalistas globais, tidos como os mais bem informados e conhecedores dos bastidores do País, como diz marketing da emissora? Mais do que provocar um terremoto político, as delações da JBS deixaram nu o jornalismo global: revelou profissionais alheios à realidade e que apenas repetem discursos ao sabor da mudança dos interesses corporativos da Globo. Mas isso traz um custo psíquico aos incautos jornalistas da emissora.

Certa vez a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller, responsável pelo padrão discursivo de repórteres e âncoras do telejornalismo da Globo, disse de forma dura:

“O apresentador não pode representar as palavras. Tem de ser parcial e exprimir as ideias da empresa em que trabalha. (…) a essência [da palavra] empregada vem da casa. Por exemplo, a palavra cadeira é dita da mesma forma por todo mundo, mas se ela é confortável ou desconfortável, é a empresa que vai dizer. Em qualquer emissora, os apresentadores são escravos, têm que parecer imparciais e, ao mesmo tempo, ser parciais, de acordo com a vontade da empresa” – clique aqui.

Uma dramática demonstração que comprova a descrição dessa especialista “insider” foi dada ontem, e continua no dia de hoje, com as “denúncias-bomba” que explodiram nas telas da emissora dando conta das gravações que os donos do frigorífico JBS entregaram à Polícia Federal mostrando como o desinterino Michel Temer deu aval à compra do silêncio de Eduardo Cunha e como o senador Aécio Neves pediu propina de R$ 2 milhões.

Apresentadores e repórteres gaguejando, engolindo seco, trocando nomes, fazendo trocadilhos involuntários. Gafes e mais gafes em profusão.

Em ato falho William Bonner chamando o desinterino de “ex-presidente” (hoje a apresentadora Maria Beltrão do Estúdio i da GloboNews cometeu o mesmo lapso) ; a apresentadora Renata Vasconcelos antecipando suas falas atropelando Bonner; a apresentadora da GloboNews, Cecília Flesch, perdendo a dicção, se enrolando em nomes e esquecendo, por exemplo, o nome do bairro em BH onde a irmã do Aécio foi presa.

Eliane Catanhêde (aquela da foto que viralizou na qual se mostra relaxada e rindo ao lado de Temer) tentando manter a postura fleumática enquanto as mãos mexiam nervosas; gaguejando, o comentarista Valdo Cruz, também GloboNews, tentava manter a narrativa lamentando a crise num momento “positivo” para a economia; a repórter Andréia Sadi, visivelmente nervosa e estressada ao vivo diante do Palácio do Planalto, atropelando as palavras e dizendo, de passagem, que já estava indo embora…

Foi “furo” do jornal O Globo?

O fato é que a cúpula da emissora já sabia dessas delações da JBS há uma semana. E os jornalistas da emissora parece que foram os últimos a saber, enquanto, até o último instante, mantinham a narrativa da continuidade de Michel Temer em nome da governabilidade, a necessidade das reformas e da recuperação da economia.

Ao vivo, todos pegos de surpresa com a obrigação de repentinamente terem de mudar o discurso martelado diariamente desde o impeachment da presidenta Dilma.

Se na hora do almoço o “imortal” da Academia de Letras, Merval Pereira, defendia nas telas a manutenção do presidente desinterino no julgamento da chapa Dilma/Temer no TSE, mudou abruptamente o discurso à noite com o rosto tão perplexo quanto no dia em que soube da vitória apertada de Dilma nas eleições de 2014.

O suposto “furo” na coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo nada mais foi do que o sinal verde da cúpula das Organizações Globo.

Mais do que supostamente dar um “furo” e brincar de jornalismo investigativo, mais do que noticiar uma grave crise política, a Globo desvelou-se a si mesma: o seu jornalismo ficou nu como demonstrou a impagável propagação exponencial de olhos perplexos, gafes, atos falhos e palavras atropeladas no transcorrer dos telejornais.

Instantânea mudança de narrativa

Tudo pareceu como se alguma chavinha seletora fosse virada e, automaticamente, a narrativa fosse mudada de um segundo para outro: da necessidade imperiosa de manter Temer para o País sair da crise (o tom era “ruim com ele, pior sem ele”), de repente tudo mudou para a urgente necessidade de renúncia, impeachment ou mesmo cassação pelo TSE. Governabilidade e economia agora que se danem!

Mas isso tem um custo psíquico para os pobres jornalistas globais: stress, nervosismo e consternação.

E mais! A Globo chegou a ensaiar momentos black bloc mostrando grupos protestando diante do Palácio do Planalto na noite de ontem, com sugestivos enquadramentos de câmera: o Palácio ao fundo com rolos de fumaça preta começando a subir – uma sugestiva exortação para protestos. Globo começa a conclamar o povo para as ruas? Globo virou black bloc mais uma vez?

Assim como quando se posicionou diante da surpreendente vitória de Donald Trump nos EUA? – clique aqui.

Os donos da JBS revelaram mais do que os podres do desinterino Temer, Aécio Neves e próceres da República.

>>>>>Continue lendo no Cinegnose>>>>>>>

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

sexta-feira

19

maio 2017

61

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

61 Comentários em "Derrocada de Temer e Aécio faz Merval Pereira chorar outra vez"

Avise-me quando
avatar
Jailde Cavalcanti
Visitante

Acreditavam cegamente em Aécio e no PSDB. Agora a verdade está surgindo e tem que anunciar o fato…

Laercio Medeiros Epaminondas
Visitante

KKKKKKKKK, CHUPA ESSA MERVAL

Jonino Oliveira Nogueira de Oliveira
Visitante

Isso ainda é pouco pra essa corja.

Zé Fonseca
Visitante

O Merdal Pereira engasgou!

Riccardo Menddes
Visitante

MEIRELLES A NOVA ARMAÇÃO DA GLOBO DEPOIS DE DESCARTAR O TEMER

Meirelles era o presidente do JBS e não sabia de nada?

http://outraspalavras.net/maurolopes/2017/05/20/meirelles-era-o-presidente-do-jbs-e-nao-sabia-de-nada/

Marta Mathias
Visitante

E vai pra Globo News falar mal dos amigos, onde parece que come junto. HIPÓCRITA! Eu já não gostava dele, agora então…

Sonia Maria da Silva
Visitante

Eles sentiam muito a vontade falar calunia fo lula e do pt.

Jorge Jose Leite Noronha Noronha
Visitante

Concordo.

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
Visitante
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
Me causa profunda repulsa e indignação absolutamente TUDO o que vem da Grobo .Podem tentar falar de Bach,Spinoza, Michelangelo,Charlie Parker Einstein, Max Planck, Chopin, Glauber Rocha,Cacilda Becker, Clarice Lispector, John dos Passos, Norman Mailer, o cacete. Se vem pela Grobo, vem necessariamente distorcido, com aspectos omitidos onde quer que eles tenham tomado gestos e atitudes mais progressistas, socialistas, populares, populistas, heterodoxas. Vem sempre uma desculpa, uma falsa “contextualização” que emasculam as reais motivações desta gente e transmitem uma versão incompleta do assunto, “globiana” por assi dizer. Tudo na Grobo me enoja, mas particularmente o dirigismo, a manipulação, a idéia que… Read more »
Batista
Visitante

Banda podre da midia tenta viver num” faz de conta”….mas o fato é que o brasil dos marinho é a piada mundial…os investidores correram do brasil que voltou a ser um merdeiro de direita

João Vila Vila
Visitante

A globo sempre quiz o PSDB, ta tão apurada que acho q a qualquer momento vai citar o nome da TV globo da delação……

Cláudia Madeira Falcão
Visitante

Merval é um merdal. Além de só falar asneira politica tem uma implicância com pobre e pessoas que não possuam a sua “cultura”. Por isso a perseguição a Lula.

Cleide Vieira Matos
Visitante

Esse Metal é podre!

Guedes
Visitante
Estranho esse blog chamado de “O cafezinho”. Vejo muitos posts comentando sobre vários parlamentares e Partidos políticos como por exemplo : Aécio, Temer, PMDB, PSDB e etc. Porém não vejo nada a respeito de Dilma e Lula, PT. A delação da JBS, traz à tona, não somente o escandalo envolvendo Aécio e Temer, mas também Lula e Dilma. Fica a pergunta! seria mesmo o blog “O cafezinho” um jornalismo independente e imparcial? Pelo visto, para a minha pessoa, não! Antes que digam que eu sou um “coxinha”! Afirmo que sou pobre, porém não me disfaço de burro e nem de… Read more »
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
Visitante
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

Não vê nada sobre Lula e Dilma, coitadinho! Nem vai ver, Sohn einer Strassendirne! Já não basta o que você vê em 99% da Imprensa Oficial? Que mais falta saber?

Maria
Visitante

E a ladra Dilma e o ladrão lula por que não se juntam com o ladrão temer? Bandidos se entendem

Sueli Ribeiro
Visitante

Vergonha nacional, estão surpresos dizem ao vivo e em cores, é mole

Jose Luiz Brito
Visitante

Esse tal de Merval não vale o que o gato enterra !!!!

Márcia Castilho de Sales
Visitante

Miguel,
Globo, Globo Globo….
Mas seria bom também falar da Band e outras….
Seguiram o mesmo discurso e agora também estão “perplexas”!!!!
Cabe aqui também puxar o tapete delas…

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
Visitante
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

Todas asquerosas. Muito obrigado pelo maravilhoso jornalismo que têm nos prestado há uns 50 anos!

marco
Visitante

Pois eu continuo há tempos com a opinião de que a atividade jornalística, somente seria INDEPENDENTE,se nãotivessem PATRÕES.Como desde seu nascimento,no passado não muito antigo,os primeiros que apareceram nos cenários,foram os DONOS DAS ARAPUCAS,tenho pra mim,que tudo que se publica num jornal,exceto A DATA,são as mentiras que os donos mandam publicar.E sei,de fonte seguras,que estão os PATRÕES,a procura de alguém,que consiga FALSIFICAR ATÉ A DATA.Mas o mais grave disso tudo,é que a maioria das pessoas,se nutrem dessa CANALHA.Repetem tudo o que o CHEFE MANDA.

Helder Girão
Visitante

OS BANDIDOS CHEFETES DAcorrupção!

Jorge Biazoto da Costa
Visitante

MERDEVAL É UM imbecil.

Rubens Pereira Da Silva Pereira
Visitante
Perfeita a descrição de como a tv grobo golpista faz psicodrama por meio dos seus “apresentadores”; verdadeiros atores na arte de exprimir caras e bocas, franzir a testa; demonstrar indignação ou aprovação, como convém aos patrões e não ao jornalismo e à informação. É uma técnica sofisticada e sutil de fazer a lavagem cerebral e por milhares de pessoas nas ruas com a camiseta da corrupta CBF a bater panelas e seguir o pato amarelo… Mas… eis que temos os blogs “sujos” e a velocidade da internet contra as ilhas de edição para mais uma edição do jornal passional…
Esmeraldo Cabreira
Visitante

PEGOU BEM…… EXATAMENTE O QUE ESTAMOS VENDO NA TELINHA DOA GOLPE NEWS E GLOBO GOLPE!

Rodolfo Souza
Visitante

esse tem que se fuder mesmo!!!

Maria França
Visitante

Valeu, JBS!!!

Felipe Gomes
Visitante

Merval é um idiota,péssimo jornalista e escritor, da pena do merval por ele ser tão burro.

Graça Melo
Visitante

Olha este trio. Só gente “fina”!

Maria Helena Pecego
Visitante

Foda -se

Daisy Paz
Visitante
Daisy Paz
Visitante

Três golpistas​!!! A casa caiu kkkkkkkkkkk

Rejane Silva
Visitante
Nota Verifica-se nos próprios trechos vazados à imprensa que as afirmações de Joesley Batista em relação a Lula não decorrem de qualquer contato com o ex-Presidente, mas sim de supostos diálogos com terceiros, que sequer foram comprovados. A verdade é que a vida de Lula e de seus familiares foi – ilegalmente – devassada pela Operação Lava Jato. Todos os sigilos – bancário, fiscal e contábil – foram levantados e nenhum valor ilícito foi encontrado, evidenciando que Lula é inocente. Sua inocência também foi confirmada pelo depoimento de mais de uma centena de testemunhas já ouvidas – com o compromisso… Read more »
Paula Pereira Do Ó
Visitante

A descrição foi perfeita

Percival Silva
Visitante

Vai que é tua athaulfo merval. Pode levar o Aecio pra casa

Rose Regatieri
Visitante

Neia Regatieri uma vez vc me perguntou pq todos falam da globo, vou te marcando pra vc ler e tirar suas conclusões

Jane Porto
Visitante

Ouvi dizer que AÉCIO NEVES, vai abrir um partido, chamou SUZANE RICHTHOFEN, GOLEIRO BRUNO, GUILHERME DE PÁDUA.

Joao Barros Guimaraes Filho
Visitante

Essa ABL também é uma brincadeira, empossa um cara que escreveu ao longo da sua vida 2 livros, sendo que um deles e uma coletânea de artigos feitos por ele….

Jailde Cavalcanti
Visitante

Ótimo seu comentário.

Laercio Ferreira
Visitante

NÃO FOI UM FURO DE, O GLOBO, FOI O PROJETO DA CIA , DO FBI E DO CONGRESSO DOS EUA , PARA INCREMENTAR AS POLÍTICAS NEO LIBERAIS E DOMÍNIO, SOBRE A AMÉRICA LATRINA DESDE CUBA , VENEZUELA BOLÍVIA E BRASIL, SEUS AGENTES NAPALM DOS EFEITOS LARANJA JÁ AGEM A TODO VAPOR PRA MANTER O CAOS NA DEMOCRACIAS EM SEUS QUINTAIS , A GLOBO , A VEJA ,O ESTADÃO , OS PROMOTORES DO JUDICIÁRIO, E AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS , O CONGRESSO TRANSNACIONAL E O EXECUTIVO?/

Lidia Macedo
Visitante

Tudo que os mega empresários fizeram para desgoverno temer tirar direitos dos pobres, eles estão perdendo na bolsa, e olha que oque eles tomaram dos pobres, estão perdendo o triplo com a Bolsa de valores!

Renato Lessa
Visitante

A massa cheirosa só que não pois o cheiro e’ de bosta……

Marilene Flores
Visitante

Que nojo ,Aécio e seus amiguinhos !

Rita Cassia Santos
Visitante

Como diz o Maluf todos amadores, falar que do Lulinha!!!!!

Vanessa K. Sunnat
Visitante

Verdade!

Maurilio Costa
Visitante

Só uma duvida, como que o Lulinha financiava estes caras inimigos políticos de seu Pai?

Marisa Santos
Visitante

Pois é… eles ainda acham que ele é o dono da Friboi kkkkk

Chung Lin
Visitante

jornalismo !? puro PASQUIM !!

Paulo Benedito Santos
Visitante

TEMER O DONO DA (JBS) É O LULINHA, PORQUE VC NÃO FALOU COM O LULINHA , FOI FALAR COM OUTRO CARA NA CALADA DA NOITE, QUE NEGÓCIO É ESSE ???

Rita Cassia Santos
Visitante

Kkkkk

José Maria Schemer
Visitante

Kkk

Bruno Cesar
Visitante
Mage Maiante
Visitante

Eu acho é pouco para eles; manupuladores e agora, desinformados, patéticos. E as outras emissoras com inveja porque as informações vinham do Jornal O Globo ou da emissora; puxa- saco de terceiro escalão, do chão da fábrica, rede ” pião”.

Andre Chemello
Visitante

Xiiiiii….eu nao quero dizer nada, mas a cara do Temer ta com jeito de quem vai estralhar alguém….kkkkkkk. http://veja.abril.com.br/brasil/temer-orienta-equipe-a-ir-para-o-enfrentamento/

Vanessa K. Sunnat
Visitante

Merval, Xexéu, Mirian Leitão, Pondé.. Deus q me livre

Helena Bowie
Visitante

Inclua o karnal q anda muito estranho

Thiago Silva
Visitante

Fiquemos atentos

robertoAP
Visitante
Já armaram,……já que há pouco o tal Joesley denunciou Lula e Dilma por terem uma conta que ele abriu para eles no exterior com 150 milhões de dólares. Certamente esse cara está fazendo o jogo do MP e da PF. Já que tinha áudios gravados com Temer e Aécio, não podia deixar de fazer alguma denúncia a Presidenta que sofreu o Golpe e o Lula. Só que a maioria das denúncias são só informações sem nenhuma prova. Ele diz que quem operaria a conta dos dois seria o Mantega,mas não tem áudio gravado, nada, só a palavra dele, e nem… Read more »
Thiago Silva
Visitante

Estão Armando algo!!

Vera Lucia Alves Milanez
Visitante

AECIO E SEUS AMIGUINHOS GLOBAIS.

wpDiscuz