Menu

OAB-RJ defende PEC para eleições diretas para presidente, com urgência

(Foto: Mídia Ninja) A ladainha dos golpistas e corruptos, especialmente a Globo, de que a única saída constitucional seria eleições INdiretas para presidente (ou seja, escolhido pelo senado) é uma falácia. Uma agressão à democracia e ao bom senso. Nenhum governo nascido do mesmo senado que aprovou o golpe de Estado e levou esses atuais ladrões […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Mídia Ninja)

A ladainha dos golpistas e corruptos, especialmente a Globo, de que a única saída constitucional seria eleições INdiretas para presidente (ou seja, escolhido pelo senado) é uma falácia. Uma agressão à democracia e ao bom senso. Nenhum governo nascido do mesmo senado que aprovou o golpe de Estado e levou esses atuais ladrões ao poder terá legitimidade.

Só um governo nascido de eleições diretas será respeitado pela opinião pública e poderá governar e superar a crise política e econômica. Pode ser um governo de direita, esquerda ou centro. A questão não é ideológica. É de legitimidade.

O poder econômico brasileiro precisa entender que se permanencer abraçado à Globo, vai morrer afogado com ela.

A democracia é o melhor remédio para a criação de riquezas, para todos. Apostar na repressão, na eleição indireta, nas tramoias judiciais para esmagar adversários, não vai levar a lugar nenhum.

A Constituição prevê perfeitamente que se possa realizar uma emenda, para que o princípio fundador da Carta Magna, a soberania do povo, seja respeitado.

O Congresso precisa aprovar uma Proposta de Emenda Constituição (PEC) convocando, com urgência, eleições livres e diretas para o cargo de presidente da república.

A OAB-RJ, uma das poucas seções da instituição que nunca aderiram ao golpe, publicou hoje nota defendendo esta solução.

***

No site da OAB- RJ

Conselho da OAB/RJ divulga nota em apoio à PEC das eleições diretas

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, aprovou nesta quinta-feira, dia 18, o encaminhamento, ao Conselho Federal da OAB, de posição no sentido de apoiar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 227/2016) que permite eleições diretas para a Presidência da República em caso de vacância do titular. A proposta é de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede/RJ).

A OAB/RJ defende, ainda, a paralisação de todas as reformas em curso, “tendo em vista a patente ausência de legitimidade do senhor presidente da República para liderar este processo”.

Leia abaixo a íntegra do documento.

NOTA OFICIAL

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado do Rio de Janeiro, em sessão ordinária realizada no dia 18 de maio de 2017, quando foram discutidos os graves fatos acerca do possível envolvimento do senhor presidente da República, Michel Temer, com a corrupção endêmica que assola o país, delibera:

1)Pelo entendimento de que não há outra saída para o país senão a discussão e a implementação de uma reforma política que verdadeiramente permita a separação entre os interesses públicos e privados;

2)Defender a paralisação de todas as reformas em curso, tendo em vista a patente ausência de legitimidade do senhor presidente da República para liderar este processo;

3)Outorgar ao presidente da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, a representação para que adote quaisquer medidas que tenham por objetivo o afastamento do presidente da República, Michel Temer, em nome deste Conselho, na sessão extraordinária do Conselho Federal da OAB que se realizará no dia 20 de maio de 2017, em Brasília;

4)Apoiar a PEC 227/2016, que possibilita a restauração da legitimidade democrática, que neste momento só pode ser obtida através de eleições diretas para a Presidência da República, devolvendo ao povo o protagonismo que lhe pertence;

5)Adotar luto oficial pela OAB/RJ, com a consequente iluminação do prédio da Seccional na cor preta, até o efetivo afastamento do senhor Presidente da República, Michel Temer.

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Priscila Cerdeira

23/05/2017 - 11h50

É sair da catinga e cair do fedor!

Com diretas, quais seriam os candidatos? Todos ladrões, porém escolhidos pelo povo…
Com indiretas? Todos ladrões, porém escolhidos por eles mesmo!

Por isso a solução é esperar 2018 e torcer pela candidatura do Jair Bolsonaro, ele é a esperaça!

A rede esgoto de televisão, digo, rede globo, juntamente com essa máfia política estão armando contra o Deputado Jair Bolsonaro. Justamente porque sabem que ele é um forte candidato e que ele não entra nessas esquemas de corrupção.

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

20/05/2017 - 05h04

Até que enfim, hein, dona OAB, acordou! Após uns 50 anos de sonolência!

Cléber Policarpo

20/05/2017 - 00h03

GOLPE É NÃO RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO!!

Elyane Padial

19/05/2017 - 22h23

Eleições Diretas!!!!. Ninguém vai impor mais nada, somente o povo.

Silvia Machado Machado

19/05/2017 - 21h44

oab GOLPISTA?

Andre Chemello

19/05/2017 - 17h47

“Nunca vi tanto petista citar a globo e o jornal nacional como fonte confiável.”

    Rita Candeu

    19/05/2017 - 18h52

    se vc. soubesse ler , não teria escrito isso

Lupe Pardo

19/05/2017 - 17h47

Diretas já e fora globo.

Antonio Cerqueira

19/05/2017 - 17h04

NINGUÉM SUPORTA MAIS ESSES CANALHAS, CHEGOU A HORA DO BASTA, TEM QUE PRENDER ELES CONFISCAR OS BENS E DEIXAR APODRECER NA CADEIA.

Antonio Cerqueira

19/05/2017 - 17h03

Carlos Alberto de Oliveira

19/05/2017 - 13h58

Eles todos têm pressa nas eleições já.Só assim vão eleger o ladrão demagogo, com os votos do bolsa família, do minha casa e outras benesses feitas com o dinheiro do povo brasileiro. Se deixarem o Moro botar a mão nele, adeus sonho de voltar a roubas e matar.

Marilene Flores

19/05/2017 - 16h23

Diretas ja !

Lili Brown

19/05/2017 - 15h16

Diretas ja!!!!!

    Rita Cassia Santos

    19/05/2017 - 15h58

    Urgente,urgentissima!!! !!

Maria Heloisa Ferreira Damaceno

19/05/2017 - 15h05

Nação guerreira,vai escolher!!!
Não precisamos de que nenhum destes corruptos façam isso por nós.

Mara Cidade

19/05/2017 - 15h01

Levante geral já!!!


Leia mais

Recentes

Recentes