Menu

Globo bate o bumbo: quer eleições indiretas e ponto final

(Imagem: Editorial do Jornal O Globo logo após o golpe de 64. O jornal sempre foi hábil em costurar a narrativa golpista). Vamos analisar esse tweet do Noblat, que é uma obra de arte. Em tão poucas palavras, toneladas de golpismo, arrogância, e espírito antidemocrático. A esquerda quer diretas, já, para tentar salvar Lula, e […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Imagem: Editorial do Jornal O Globo logo após o golpe de 64. O jornal sempre foi hábil em costurar a narrativa golpista).

Vamos analisar esse tweet do Noblat, que é uma obra de arte. Em tão poucas palavras, toneladas de golpismo, arrogância, e espírito antidemocrático.

***

Bem, Noblat, o último Datafolha, divulgado no início desse mês, mostrou que 85% dos brasileiros querem votar eleições diretas, mesmo sabendo que será preciso, para isso, aprovar uma PEC.

Ou seja, não é apenas a “esquerda” que quer eleições diretas. Isso é uma mentira sua. ´

A justaposição de “esquerda quer” X “Globo quer” é genial. De maneira distraída, Noblat resumiu a polarização política nacional. O principal partido da direita no Brasil é a Globo.

Noblat também, talvez sem refletir muito, associou a esquerda aos anseios democráticos e a Globo à arrogância totalitária das elites brasileiras.

Repare bem: Globo quer eleições indiretas para que o Brasil “não pare”. Não pare onde? Eleições diretas são justamente para destravar a crise política e fazer a democracia brasileira voltar à ser funcional!

Eleições indiretas é uma maneira desesperada de preservar o golpe. A Globo sabe que o povo não quer esse governo, não vai votar em nenhum governo que puser em marcha essas reformas retrógradas de Michel Temer.

A “esquerda” é um campo político definido. Tem sindicatos, centrais, partidos, movimentos sociais. A esquerda sofreu com a ditadura militar e lutou pela democracia. O que fez a Glob? O que é a Globo? Uma empresa familiar que se tornou um império durante o regime militar, através de subsídios bilionários do governo da época. A Globo sempre teve acesso a informações privilegiadas, que permitiram a seus donos se tornarem a família mais rica do país.

Aliás, se é verdade que a gravação que derrubaria Temer já estava em poder da Globo semanas antes do escândalo estourar, então é possível que a empresa tenha comprado dólares, e apostado contra o Brasil. É preciso investigar isso.

No mesmo Datafolha que apurou que 85% dos brasileiros querem Diretas Já e apenas 10% querem eleições indiretas, há uma tabela interessante sobre o prestígio das instituições. Analisem com atenção. Volto em seguida.

Viram que o percentual de pessoas que “não confiam” na imprensa superou, pela primeira vez, o de pessoas que confiam? Hoje 29% dos brasileiros, segundo o Datafolha, não confiam na imprensa, contra apenas 23% que confiam.

A confiança na imprensa desabou, possivelmente pelo entendimento de que ela se tornou um agente político interessado.

Repare ainda que a presidência da república, em 2012, era a instituição com mais prestígio de todas: mais que o STF, imprensa, mais até do que os percentuais de confiança que tem hoje o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Aliás, tanto Poder Judiciário quanto o Ministério Público, também estão sendo vistos com olhos mais críticos do que positivos. 25% dos brasileiros disseram não confiar no Judiciário e no MP, enquanto 23% disseram confiar.

Entretanto, os números de confiança na imprensa, mesmo tendo caído muito, no STF, no Poder Judiciário e no Ministério Público comprovam a nossa tese de que o golpe foi dado pela alta burocracia jurídica do Estado, associadoa à mídia. São esses os setores que ainda gozam de um pouco de confiança dos brasileiros. E eles abusaram dessa confiança, enganaram os brasileiros e patrocinaram um golpe de Estado.

Os mesmos setores agora permanecem unidos, para que a eleição seja indireta, porque não querem ouvir o povo e tem medo do povo.

A frase de Noblat comporta um raciocínio estranho. Ele diz que a esquerda quer eleições diretas já para salvar Lula e salvar-se… Ué, por que isso?  Seria porque Lula está crescendo nas pesquisas? E se ele está crescendo nas pesquisas, é porque isso é  a vontade do povo, não? O povo quer “salvar” Lula por que motivo? Não seria para salvar-se?

Se trocarmos a palavra “esquerda” por “povo” no tweet de Noblat, teremos uma brilhante síntese dos dilemas atuais da democracia brasileira.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Joao P Mendonca

24/05/2017 - 11h08

achei q era o q estava na constiuição…

Katinha Ladeira

22/05/2017 - 18h58

Quer nada Globota ACABADA. SAI FORA LADROES q enriqueceram c a ditadura e morte e sofrimento absurdo de pessoasq n se acovardaram e lutaram pela nossa democracia Agora seus irmaos BANDIDOS vao pagar tuuuudo Nao adianta desesperar e a lei do retorno

Odete Ribeiro

22/05/2017 - 18h46

A Globo não tem querer nada

Luiz Hortencio Ferreira

22/05/2017 - 12h50

Acho interessante que todos estão falando que eleições gerais diretas não consta da constituição e que necessitaria de uma PEC e que isso não pode.
Mas não é uma PEC que está tramitando no congresso nacional para mudar as aposentadorias e segundo dizem os honestos e éticos políticos que irão votar a tal PEC, que é para resolver o problema de déficit do INSS?
Para isso PEC pode?
E das empresas privadas que devem mais de 426 bilhões de reais ao INSS ninguém fala!
Acho que antes de qualquer reforma para retirada de direitos do povo brasileiro, primeiro tem que cobrar as dívidas das grandes empresas que devem ao INSS, para depois de apurado o resultado propor reformas.

Tania Nunes

22/05/2017 - 01h26

Samuel Santos
Não custa lembrar …

Ana Lucia Bragheroli Andreazzi

22/05/2017 - 01h03

DIRETAS JÁ!!

Nádya Gomes

21/05/2017 - 22h48

Time Ciro Gomes

“A globo não tá fritando o Temer porque tem um compromisso ético e moral com a honestidade. O pensamento político da globo sempre foi pragmático, o importante é seus interesses serem atendidos.

Ou seja, frita o Temer porque ele já não tem condições morais de se segurar. Depois do Temer, vai tentar emplacar outro liberal, dessa vez sem máculas nesse mar de lama da lava-jato.

O objetivo? Tomar sua aposentaria e seus direitos trabalhistas.

Nada de novo sob o horizonte…”

Simone Dos Santos

21/05/2017 - 21h33

A Globo é um câncer, enquanto ela existir o Brasil não vai pra frente

Simone Dos Santos

21/05/2017 - 21h29

Para entender a Globo

A Globo, como ela própria confessou em editorial, era entusiasta do governo Temer por sua agenda de reformas e também, isso inconfessado, pelas generosas verbas de publicidade que Temer liberou para as mídias decadentes e que tanto precisavam de dinheiro nesse momento de crise.

A reviravolta das revelações contra Temer e a opção editorial da Globo pela renúncia ou impeachment se dá por duas razões claras. Em primeiro lugar, a Lava Jato é hoje a principal notícia do país. A Globo, desde o início, é o veículo preferencial dos vazamentos. Essas notícias rendem grande audiência e verbas que ampliam sua publicidade.

Recusar os vazamentos levaria a Globo a perder sua preciosa fonte. A entrega das informações do MP ao jornal O Globo e à emissora de tevê foi feita na ofensiva de Janot contra Temer e Aécio para derrotar esses dois adversários. Os vazamentos são inseparáveis da estratégia do Procurador-Geral, pois são por ele controlados. Para a Globo, era pegar ou largar. Ela precisava dar sustentação a Janot em sua briga ou perderia a primazia nos vazamentos.

Outro fator essencial é dado pelo mercado financeiro. A situação de Temer frustrou qualquer expectativa de que o governo consiga levar as reformas adiante. Ao contrário, já se considerava que Temer estava enfraquecido no Congresso e demonstrando grandes dificuldades na tramitação da reforma Previdenciária e mesmo em aprovar a reforma trabalhista no Senado.

Temer não interessa mais à Globo porque, no mercado, é considerado incapaz de entregar o que prometeu.

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Para-entender-a-logica-e-o-timing-da-Lava-Jato/4/38135

Maria Da Cruz Alves

21/05/2017 - 20h40

A Globo não manda no Brasil.

Jadiel Batista Vitor

21/05/2017 - 20h17

Luiz Côrtes

21/05/2017 - 19h52

A Globo e a JBS querem eleição indireta, pois já tem o seu próprio candidato (Meireles).

    Guilherme Cardim

    22/05/2017 - 07h15

    Sabe que não pensei que ele fosse o candidato. Verdade, seria o cara perfeito para eles.

Lulu Pereira

21/05/2017 - 19h49

globo teu nome é golpe

Josildo Allves

21/05/2017 - 19h44

#foratemer

Sirlei Moura

21/05/2017 - 19h38

Esta na cara que a globo esta metida nisso ela quer eleições INDIRETAS.O povo tem que sair pras rua e mostrar que a globo não manda no Brasil.

Zeco Zeco Gonsa

21/05/2017 - 19h34

A rede esgoto continua em sua luta para defender seus interesses e encher o bolso com verbas públicas.

Thiago Silva

21/05/2017 - 19h26

STF ainda há tempo de consertarem a merda que vcs fizeram parte!! Anule o golpe

Silvia Machado Machado

21/05/2017 - 19h22

Só anulando o GOLPE.


Leia mais

Recentes

Recentes