Menu

Artigo arrepiante de Felipe Pena: O rato pariu uma montanha!

(não descobri o crédito dessa maravilhosa foto. Peguei ela neste link. Se alguém souber, eu ponho aqui) No Jornal Extra O rato pariu a montanha Por Felipe Pena em 22/05/17 11:23 Tem que manter isso aí, viu? São onze horas da noite e um presidente da república está comprando o silêncio de um ex-deputado. O […]

42 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(não descobri o crédito dessa maravilhosa foto. Peguei ela neste link. Se alguém souber, eu ponho aqui)

No Jornal Extra

O rato pariu a montanha

Por Felipe Pena em 22/05/17 11:23

Tem que manter isso aí, viu?

São onze horas da noite e um presidente da república está comprando o silêncio de um ex-deputado. O encontro acontece no porão do palácio, após o interlocutor ultrapassar a cancela de segurança usando um nome falso como senha. O interlocutor é um dos maiores empresários do país e carrega um gravador no bolso.

Tem que manter isso aí, viu?

O empresário informa ao presidente que faz pagamentos mensais ao ex-deputado e a um doleiro responsável por suas operações financeiras, ambos presos em uma carceragem de Curitiba. Também conta que comprou dois juízes e conseguiu infiltrar um procurador na equipe do ministério público que o investiga.

Ótimo. – responde o presidente.

O empresário precisa resolver pendências junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, onde trava batalha contra uma estatal sobre o preço do gás que é fornecido à sua empresa. Está disposto a pagar 5% de propina. Pergunta quem pode ajudá-lo. O presidente indica um deputado cujo gabinete funciona no Palácio do Planalto.

Posso falar tudo com ele? – pergunta o empresário.

Pode. Ele é da minha estrita confiança. – responde o presidente.

O empresário deixa o palácio após conversar 36 minutos com o presidente. O gravador registra o começo e o fim do diálogo marcando o horário da rádio CBN. Não há cortes, não há edições.

Joesley Batista, dono do grupo JBS, sabe o poder do material que tem nas mãos. Nos próximos dias, ele negociará o acordo de delação premiada que acabará com o governo golpista de Michel Temer. Também levará à lona o senador Aécio Neves, articulador dos primeiros movimentos do golpe, logo após perder as eleições presidenciais de 2014; e o deputado Rodrigo Rocha Loures, o tal homem da estrita confiança do presidente.

Agentes da polícia federal seguirão o deputado pelas ruas de São Paulo, onde ele receberá uma mala com 500 mil reais de propina cujas notas estão marcadas. Rocha Loures será filmado durante o trajeto.

Outra equipe seguirá o primo de Aécio Neves, Frederico Medeiros, que também recebe 500 mil reais. O senador tem um motivo claro para a escolha de Frederico: “tem que ser um que a gente mata eles antes dele fazer delação”.

Frederico continua vivo.

A carreira de Aécio vira pó.

No dia 17 de maio de 2017, às sete e meia da noite, o jornalista Lauro Jardim revela toda a história. Faz exatamente um ano que Temer demitiu o copeiro do Palácio do Planalto, José da Silva Catalão. Agora é o próprio Michel que assina o aviso prévio.

Na cadeia, o ex-deputado Eduardo Cunha olha para a imagem de Temer na TV e lembra-se da frase de Danton quando ia para guilhotina: “O que me consola, Robespierre, é que atrás de mim virá você”.

No dia seguinte, 18 de maio, o presidente convoca a imprensa para dizer que não vai renunciar. Inconscientemente, repete o gesto de Richard Nixon, quatro décadas antes. Está nervoso, tenso. Não contesta as informações, apenas parte para o ataque.

Ao ouvir a gravação, Temer minimiza seu conteúdo e diz que a montanha pariu um rato. Mas parece o contrário.

O rato pariu a montanha. E é uma imensa montanha de crimes.

O Sindicato dos Jornalistas de MG decreta o dia 18 de maio como “dia da liberdade de imprensa em Minas Gerais” por causa da prisão da irmã de Aécio, Andréa Neves, que perseguiu diversos profissionais durante os governos da famiglia no estado. Frederico, o primo, também é preso. O senador é suspenso do cargo.

Vejo isentões e coxinhas envergonhados em todos os lugares. Fotos de artistas e jogadores de futebol ao lado de Aécio desaparecem das redes sociais. Lembro-me dos motivos que os levaram às ruas para pedir o golpe.

Nunca foi pela corrupção.

Foi ódio de classe mesmo. Com pitadas de misoginia.

As pedaladas serviram apenas como pretexto para derrubar Dilma. Nunca serviram para condenar Temer, que fez o mesmo. Talvez porque a presidenta fosse vista constantemente numa bicicleta e Temer nunca tenha andado em outro veículo que não fosse um carro importado.

Mas agora é diferente. O crime existe e foi gravado. Os ratos começam a abandonar a montanha. Leio o “Discurso sobre a servidão voluntária”, de Étienne La Boétie, escrito na primeira metade do século XVI. O jovem Étienne diz que o tirano só governa porque há pessoas que aceitam ser governadas por ele, mas quando esta obediência voluntária cessa, cessa também o poder do tirano.

Os coxinhas se cansaram do tirano.

Não tenho a mesma certeza sobre Sérgio Moro.

Nos três anos em que a operação lava jato foi comandada por Moro e a república de Curitiba, nenhum tucano foi atingido. E, entre os caciques do PMDB, apenas Eduardo Cunha foi preso. No final do ano passado, Cunha fez 21 perguntas a Michel Temer. Elas antecipariam em muitos meses a sua queda, mas Sérgio Moro barrou todas. O dono da JBS procurou o MP de Brasília porque talvez acreditasse que Moro, mais uma vez, blindaria Aécio e Temer. E, principalmente, não deixaria que o primo e a irmã do senador, que não têm foro privilegiado, fossem presos.

Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julga o recurso do presidente para suspender o processo. Logo saberemos o que mudou no grande acordo nacional. Podemos apostar na queda do tirano que alterou o currículo do ensino médio por decreto, sem consulta à população? Podemos apostar na queda dos que defendem o neofascismo do projeto Escola Sem Partido? Podemos apostar no fim das contrarreformas que retiram direitos dos trabalhadores?

Sim e não.

O tirano cai, mas o golpe continua.

Este é o país que liberta um branco milionário condenado por corrupção e mantém preso um negro pobre condenado por porte ilegal de pinho sol.

Este é o país que usa uma projeção de PowerPoint como prova.

Este é o país do rato que pariu a montanha.

E só há uma maneira de escalar:

Diretas já!

Diretas!

Já!

Felipe Pena é jornalista e escritor. Doutor em Literatura pela PUC, com pós-doutorado pela Sorbonne, é autor de 15 livros, entre eles o romance “Fábrica de Diplomas”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Crispiniano Neto

24/05/2017 - 11h50

Fantástico, Miguel. Só uma pequena correção.
Bom lembrar que Cunha foi preso, mas nisto não existe nenhum mérito de Sérgio Moro.
A denúncia e as provas vieram da Suíça, o afastamento do mandato foi feita por Teori, foi cassado por força de decisão da Comissão de ética com os três votos do PT, A cassação definitiva foi pelo plenário da Câmara e prisão foi decretada por Teori Zavascki. Moro ainda não achou sequer o endereço onde mora Cláudia Cruz, cúmplice dos roubos e ususufrutuária da sua roubalheira

Suelly

24/05/2017 - 01h14

Qt sujeira! , se a perícia provar a eficácia do áudio , infelizmente o presidente terá que se afastar do cargo e arcar com suas consequências, e bem agora que as coisas estavam começando a mostrar sinais de recuperação. realmente uma pena. ..A JBS se tornou trilhonaria graças a Dna ex presidenta Dilma e o digníssimo ex Lula…esses bandidos tem que pagar atrás das grades…cadeia neles..

Luiza Cordeiro

23/05/2017 - 20h04

Você foi admirável em seu texto. Só lamento que o Temer aínda não esteja preso.
Parabéns!

E SOLANGE

23/05/2017 - 19h14

PRECIOSOS E TALENTOSOS DE O CAFEZINHO! SE É EXPLÍCITA A FALCATRUA DO GOLPE, NÃO EXISTE UM SÓ INSTRUMENTO JURÍDICO QUE RECONDUZA DILMA AO PODER? ABRAÇO E CONTINUEM BRILHANTES!

Matheus Oliveira

23/05/2017 - 18h04

Acho que vocês que não entenderam! Ela esta pedindo a renúncia do presidente. Se ele renunciar é considerado Eleições Indiretas. #Constituição

Joseli Corrêa de Souxa

23/05/2017 - 13h38

Eu sempre soube do Golpe. Mas os coxinhas por ódio a um partido, saíram as ruas, colocaram nariz de palhaço, admitindo serem palhaços mesmo fizeram o diabo pra derrubar uma Presidenta eleita pelo povo, que o único erro foi talvez errar, e não aceitava manipulação, conversas com bandidos lá em Brasília. Fizeram com ela o mesmo que fizeram com Cristo, crucificada uma inocente. E agora coxinhas? Estão felizes? Agora vcs estão aí com o que vcs queriam. Pior que vcs levaram junto o Brasil inteiro. Mas Deus é Justo, e tds que formaram o Golpe vão pra cadeia. E vcs já sabem onde enfiarem as panelas e os nariz de palhaço…Quero ver fotos agora do Aécio e do Juiz Moro de segredinhos no pé do ouvido um do outro. Lula 2018!!!

Marilda B. Maggi Batista

23/05/2017 - 10h30

Sem duvida!! Teremos q partir p/ tirá-lo o cinico, perverso, usurpador e bem cruel !!!Deveriamos ter trabalhado bem mais a favor da presidenta ou se caso pudesse novas eleições mas nunca jamais o vice corrupto traidor no poder. Arranjamos um problemão p/ o Brasil!!! A Dilma q tem sangue brasileiro deve estar estarrecida com o povo. Que povo !!!acomodado ou bem mal informado!! Que povo despolitizado !!!!Acorda Brasil!!!!

Bosco Jose

23/05/2017 - 09h41

Temos que limpar a casa em começar pelo Presidente. EU ACREDITO QYEBUM DIAS O BEM VAI SUPERAR O MAU/MAL!

Pedro Mansur Sesterhenn

23/05/2017 - 11h56

Lise Török acho que vale a leitura

Wagner Tadeu pinheiro morgado

23/05/2017 - 07h11

Parabéns pela matéria, se todo a mídia golpista fosse imparcial tudo que o Brasil está passando nos dias de hoje seria diferente, ideologia a parte mas a verdade sempre em primeiro lugar.

Eliza Gomes

23/05/2017 - 07h00

À Moro foi dado o poder para perseguir Lula, somente. Cunha é um gaiato na história. Mas sabemos que ele preso para não atrapalhar temer.

Eliza Gomes

23/05/2017 - 06h57

A Moto foi dado o poder para perseguir Lula, somente. Vinha e apenas um gaiato na história. Mas sabemos que ele foi preso para não atrapalhar Temer.

Izaac Leal

23/05/2017 - 08h49

Duas ratazanas

Vera Maria Mainieri

23/05/2017 - 04h30

É o caso decidem dorme com cães. Esse aí tem se coçado uma barbaridade !

Waldemar Pamplona da Silva

23/05/2017 - 00h46

É ser muito topera, não sabe nem o que está fazendo.

Waldemar Pamplona da Silva

23/05/2017 - 00h44

Não pode mesmo.

Anita Junqueira

23/05/2017 - 00h25

??????????????????

Fernando DaGatta Souza

23/05/2017 - 00h11

Hã?!?

Maurício Barreto

22/05/2017 - 19h51

Bom artigo

Marcelo Figueiredo

22/05/2017 - 22h40

Jornal extra é da globo.

Josemar de Melo

22/05/2017 - 22h16

Nos porões de um palácio no planalto central, um jaburu se trancafia nas suas próprias conclusões de que jamais deveria estar ali.

Roberto Santana

22/05/2017 - 22h15

Ainda fala mal do tiririca xupa pm

Lize Duarte

22/05/2017 - 22h06

Esses são guiados por fgagáC.

Laercio Ferreira

22/05/2017 - 21h25

NO PALÁCIO DO CARCARÁ JABURU O BICHO PEGA MATA E COME , E DÁ VAZÃO AOS COFRES PÚBLICOS , EMPRESA PRIVADAS??

Luciano De Castro Lamego

22/05/2017 - 21h09

O Presidente rabo-preso.

Maria Loera

22/05/2017 - 20h57

Excelente articulo , el arte narrativo de Felipe Pena imprime novedad y entendimiento a una trama por demás conocida, mas que aún no termina.

Lourdinha Albano

22/05/2017 - 20h37

Texto muito bom

Jair Marques Pinto

22/05/2017 - 20h23

Tem que manter isto viu! Não está Prevaricando?

João Bosco Lobo

22/05/2017 - 19h36

Já posso chamar de GOLPE o impedimento político midiático da presidenta eleita Dilma.

É O GOLPE MAIS DESCARADO QUE JÁ VI ATÉ HOJE.

FORA GOLPISTAS! FORA CUNHAS!

VOLTA DEMOCRACIA!

    Silvia Machado Machado

    22/05/2017 - 20h42

    ANULA STF. VOLTA DILMA.

Rita Candeu

22/05/2017 - 19h31

sensacional

Marcos Campos Taveira

22/05/2017 - 19h30

Da sarcástica série: O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO 2. Temer reúne-se à meia-noite com Joesley para ouvir lamúrias “ilegítimas”.

Fatima Esperança Da Silva Costa

22/05/2017 - 19h29

Quanto amor¡!!!

Jesus Calixto

22/05/2017 - 19h22

Anderson Dias

Don Arnaldo de Azevedo

22/05/2017 - 19h18

Leiam

Paulo L Maia

22/05/2017 - 19h07

Tem que manter isso aí viu!

Claudenice Alves

22/05/2017 - 19h01

Claudenice Alves

22/05/2017 - 19h00

Que lindeza. ? .

Viviane Moura

22/05/2017 - 18h48

Geralda Monteiro

22/05/2017 - 18h46

Como são amigos, põe eles frente a frente e um gravador, vamos descobrir mais um capítulo dessa novela.

Chris Rubio

22/05/2017 - 18h43

o crédito eu não sei também, mas tem uma trilha sonora boa!!https://www.youtube.com/watch?v=rsvVzAn_qlI


Leia mais

Recentes

Recentes