Menu

Delcídio delata Lava Jato: meganhas do golpe estão celebrando acordos ilegais com o governo americano

No Brasil 247 INTERROGADO PELO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA Ex-senador contou nesta segunda-feira 22 ao juiz Sergio Moro que prestou depoimento ao Departamento de Justiça Americano (DOJ) este ano para responder questões relacionadas à Petrobras e à Operação Lava Jato; segundo ele, o depoimento foi solicitado pelo DOJ diretamente ao STJ e aconteceu em […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Brasil 247

INTERROGADO PELO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA

Ex-senador contou nesta segunda-feira 22 ao juiz Sergio Moro que prestou depoimento ao Departamento de Justiça Americano (DOJ) este ano para responder questões relacionadas à Petrobras e à Operação Lava Jato; segundo ele, o depoimento foi solicitado pelo DOJ diretamente ao STJ e aconteceu em Campo Grande; Delcídio do Amaral comentou ter achado “estranho” que representantes do governo norte-americano não tenham aparecido na sessão que, estava “esvaziada”

22 DE MAIO DE 2017 ÀS 21:55 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Daniel Isaia – Correspondente da Agência Brasil

O ex-senador Delcídio do Amaral contou nesta segunda-feira 22 que prestou depoimento ao Departamento de Justiça Americano (DOJ) este ano para responder questões relacionadas à Petrobras e à Operação Lava Jato. O relato foi feito nesta tarde, durante audiência na 13ª Vara Federal de Curitiba. Delcídio depôs como testemunha de acusação em um dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o ex-senador, o depoimento foi solicitado pelo DOJ diretamente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro e aconteceu em Campo Grande. “Eu simplesmente mostrei ao longo da audiência que o processo que eu respondo é por obstrução de Justiça, então eu não tinha os detalhes que a própria Operação Lava Jato já investigou, já tomou conhecimento”, relatou.

Delcídio também disse que achou “estranho” que representantes do governo norte-americano não tenham aparecido na sessão que, segundo ele, estava “esvaziada”. Ele contou que o depoimento foi acompanhado apenas por um juiz, um representante do Ministério Público Federal (MPF) e por advogados da Petrobras.

Ainda segundo o ex-senador, as perguntas feitas durante o depoimento abordavam assuntos sobre os quais ele já havia respondido na delação premiada celebrada com o MPF. “Todos nós ficamos numa saia-justa danada nessa audiência, porque afinal de contas ninguém entendeu direito porque aquilo aconteceu lá em Campo Grande”, afirmou.

O relato de Delcídio foi feito após a defesa de Lula perguntar se ele havia celebrado algum acordo judicial com autoridades norte-americanas. O ex-senador revelou detalhes do depoimento solicitado pelo DOJ, mas negou que tenha feito qualquer acordo.

Defesa de Lula protesta

No fim da tarde de hoje, pouco depois da audiência em Curitiba, a defesa de Lula emitiu uma nota assinada pelo advogado Cristiano Zanin Martins. No texto, ele afirma que as informações relativas ao depoimento de Delcídio ao DOJ estavam restritas ao conhecimento do MPF e da Petrobras. “Sonegadas, portanto, à defesa, revelando a existência de um aparente processo paralelo, que veio a público apenas em função dos questionamentos feitos”, diz a nota.

Martins afirma, ainda, que a audiência de hoje “provou o caráter frívolo da acusação, que é parte de uma estratégia de lawfare com o único objetivo de prejudicar a atuação política de Lula”.

O depoimento prestado pelo ex-senador Delcídio do Amaral em Curitiba é parte do processo em que o MPF acusa Lula de receber vantagens indevidas da Odebrecht. A força-tarefa afirma que o ex-presidente foi beneficiado na compra de um terreno para a construção do Instituto Lula e de um apartamento no mesmo edifício onde ele vive, em São Bernardo do Campo.

Na mesma audiência, foram ouvidas mais duas testemunhas de acusação: o ex-executivo da Toyo Setal, Augusto Ribeiro; e o ex-presidente de Engenharia da Camargo Corrêa, Dalton Avancini.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

apolinario jose pereira

24/05/2017 - 10h26

Eu continuo a dizer essa putaria que esta acontecendo no Brasil, só tera um basta quando prenderem e fuzilar os procuradores de Brasilia e Curitiba, juntos com o juiz Moro e outros da justiça de Brasilia, Aecinhoaeroporto, Gilmar Mente e cia da suprema corte, rede globo, recorde,sbr, redetv,band, revistas istoé, veja, época, jornais fls e estadão de são paulo, o globo, os 367 deputados federais, os 61 senadores, os ministros do TCU, TSE e um montão de canalhas espalhados no Brasil. Fora todos os bandidos do Brasil.!!!

Ivanizi Sartori

24/05/2017 - 01h56

0

Lobo

23/05/2017 - 19h41

É Alta Traição! Depois de DIRETAS JÁ vão pra cana…

Jeferson Bomfim

23/05/2017 - 13h49

https://www.youtube.com/watch?v=3cx2FQVfj80

enganado

23/05/2017 - 10h06

Engraçado, enqto nós do blog ficamos indignados com o avilte do “”juiz-ladrão-apátrida __moro”” (((desrespeitando a Constituição)), em relação ao BRASIL, a Tropa de Ocupação o condecora com 2 meRdalhas. Das uma: ou nós somos=12 P´s muito babacas em defender o BRASIL, ou então o pessoal da Tropa de Ocupação é conivente com a traição a Pátria da DIREITA, que sempre foi/é/será apoiada/respaldada/garantida pelas forças militares. Taí a “”Agência de Propaganda”” criada pelo GOLPE-1964, rede GOEBBELS, para engambelar o POVÃO das benesses do GOLPE, como se não bastassem os assassinados nos porões daquela DITADURA, como se fossem COMUNISTAS. É, é, é, a CIA trabalhou/trabalha/trabalhará muito bem aqui na __República Federativa da CLOACA ((PHA))__ , em português claro, “”república federativa do CX da mãe Joana””. Gostaria de saber qdo, e se algum dia teremos julgamentos destes “”espiões da DIREITA”””, como o __juiz de aluguel__ çerJio mO(U)RO__, vão ser julgados por traição a PÁTRIA. Ou então, 5 minutos depois do julgamento o mundo se acaba!!!!!! Se que estamos só __a deriva__, general VILLAS BÔAS, ou já afundamos de vez em na lama fétida da DIREITA? Responda aos Cidadãos de Bem/Honestos/Honrados da Pátria, em vez de se fazer de desentendido com a sua cara de paisagem.

Irion

23/05/2017 - 09h03

Isso não é crime de responsabilidade???

Isabel Cristina de Assis

23/05/2017 - 11h52

Acabou a justiça no nosso país! Virou um cabaré de cegos!!!
Que vergonha!

Larissa Caldas

23/05/2017 - 10h40

O que me impressiona das delações da JBS é a postura da população. Mais uma vez, nós vemos torcidas de partidos, que mais parecem crianças em dias de jogos escolares, satisfeitos porque o “time” do coleguinha é pior. Não há revolta contra o sistema político; Não há insatisfação com o sistemático desrespeito que somos tratados; não existe qualquer união social para mudar as regras do jogo. Jogo esse que é jogado com a mesma tática por PT, PSDB, PMDB e todos os Ps. A regra é clara: a classe política duela pelo poder e o vencedor ganha o direito de oprimir e desrespeitar o povo. O perdedor assume o papel de paladino da justiça e acusa o vencedor de corrupção. Juntos, os times tentam manter a cobrança social restrita aos gritos organizados de “foraTemer” ou ” foraDilma”.. Para isso, utilizam seus sindicatos ou órgão de classe, que são liderados por capachos(muito bem pagos). Mais uma vez, nós estamos deixando passar a chance de mostrarmos que sabemos que o golpe é generalizado. Nele estão todos: Lula, Temer, Aécio, Dilma, Juca, Dirceu…o golpe é contra nossos direitos. O golpe está em pagar impostos e saber que eles viram propina. O golpe é em não termos acesso aos direitos básicos de saúde e educação e segurança. O golpe é contra o povo e não em políticos que atuam tão sorrateiramente quanto os rivais. Não temos correntes políticas de direita e esquerda. O que temos são facções criminosas que duelam pelo poder. Imaginar que isso mudará sem revolta popular é ingenuidade. (Autor desconhecido)

    Paulino Gaspar Pereira

    23/05/2017 - 11h14

    Perfeito, Larissa Caldas!

    Manoel Carlos

    23/05/2017 - 11h35

    O discurso de quem se acha melhor do que todo mundo, mas no final apoia o Moro. O post é bem claro e Vc fugiu do assunto. Um senador brasileiro vai depor num pais estrangeiro com o apoio da justiça brasileira, para prejudicar uma estatal brasileira.

    Claudia Soares

    23/05/2017 - 15h10

    É muito descaramento dessa Larissa Caldas com esse discursivo infeliz, canalha canalhas não passarão, chega de tentar enganar o povo brasileiro.

    HOCUS POCUS

    23/05/2017 - 15h57

    Comentário “bem direcionado”,LARISSA (ou autor desconhecido)
    A PERGUNTA É: SOMENTE A CLASSE POLÍTICA É CULPADA (e ela também é)?????cadê as elites econômicas,financeiras ,industriais,a mídia ,OS ESTATES ????
    A TUA É UMA VISÃO EXTREMAMENTE SIMPLISTA DO DRAMA BRASILEIRO,OU POR ACASO ACHAS A OU B OPÇÕES VÁLIDAS PORQUE ELES NÃO SÃO POLÍTICOS?????
    SE TUA OPINIÃO É SINCEIRA,DIGO QUE ASSIM COMO TU , MUITO CIDADÃO ESTÁ SENDO MANIPULADO CONTRA A CLASSE POLÍTICA ,E PROPOSITADAMENTE LEVADO A PENSAR QUE A SOLUÇÃO PASSA POR ALGUÉM QUE SEJA UM “DELES”.
    ABRE OS OLHOS.

      HOCUS POCUS

      23/05/2017 - 15h59

      ESQUECI NA PRESSA,DE UMA TURMA QUE LEVA TODOS OS TROFÉUS EM MATÉRIA DE SACANAGEM COM O POVO BRASILEIRO,O JUDICIÁRIO ,INCLUA-SE TODOS OS PARTÍCIPES NA TAREFA DE INVESTIGAR ,PROCESSAR E CONDENAR OS REAIS BANDIDOS.

    Rafael Foschini Trindade

    23/05/2017 - 22h14

    Autor desconhecido, repercussão infeliz. Maluca…

    Larissa Caldas

    24/05/2017 - 10h54

    Alguém aqui pode me explicar porque o BNDS, nos últimos governos emprestou dinheiro à JBS, sendo que esta empresa deve mais de 1 bilhão para a previdência. Alguém pode me explicar porque a JBS mas fez doações milionárias e legais para vários partidos políticos, inclusive PT, mas não podia pagar a previdência? Alguém pode me explicar porque Dilma, durante os debates eleitorais na Globo disse que deveria haver reforma da previdência porque a população envelheceu, mas agora o PT diz que é contra? Depois disso tudo ainda querem colocar a culpa no eleitor que é obrigado a votar nas opções que o sistema político oferece, sendo que todos eles receberam doações milionárias das grandes empresas para se eleger. Será que é tão difícil perceber, após as delações da Odebrecht e da JBS

Maria Do Rosário Alves Santos

23/05/2017 - 10h19

Isto não configura traição ao Brasil?

Antonio Cerqueira

23/05/2017 - 09h53

CONTINUO AFIRMANDO QUE A JUSTIÇA BRASILEIRA ESTÁ EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO.

Pedro Alves

23/05/2017 - 09h29

Cícero Alves

João Maria

23/05/2017 - 05h42

Beleza rapaz só de Boa

Thiago Silva

23/05/2017 - 05h31

Lesa pátria! !

Laercio Ferreira

23/05/2017 - 05h28

ELEMENTOS ESTRANHOS DO DOJ , REALMENTE VAI PRO TRONO OU NÃO VAI , GIRA , GIRA A RODA , SOMOS TODOS PALHAÇOS DO CIRCO DO CHACRINHA , REDE GLOBOBO DE TV NORTE AMERICANA, O EUA É DONO DO PETRÓLEO E DO PRÉ SAL DE SEU QUINTAL , SEM JOGAR A MÃE DE TODAS BOMBAS??

Rejane Silva

23/05/2017 - 04h16

Santana Macedo

Malu Dias

23/05/2017 - 03h23

Que homem. Lixo!

Malu Dias

23/05/2017 - 03h00

Cleide X Rondenelly Melo

23/05/2017 - 02h56

Francisco De Sousa Vieira Filho

Orenilton Vidal

23/05/2017 - 02h52

C.Poivre

22/05/2017 - 23h48

Este Farsa a Jato é composta por um bando de traidores do país. Eles é que deviam estar sendo processados pelo crime de traição.

    Anac

    23/05/2017 - 06h58

    República das bananas. O Brasil estava se tornando um concorrente a altura dos USA. Ao fazer parte do BRICS se tornou uma ameaça real. Hoje não faz mais parte do Brics. Nem chamado foi para a última reunião. A Argentina do Macri de direita foi. O Chile foi. Estamos agora vivênciando em 1 ano um segundo golpe. Alias e a continuidade ja q o judas se tornou inutil um peso morto pois nao conseguira entregar as reformas. Destruíram a construção civil, a indústria do petróleo e dos alimentos. Para matar o carrapato (corrupção) do gado olocaram fogo na fazenda matando todos. Há algo de muito errado nisso. Coisa de traição lesa pátria. Nos USA vide a crise financeira de 2008 do subprime tem MUITA corrupção mas não se destrói ndústrias e o sistema financeiro.

      Eduardo

      23/05/2017 - 18h33

      MEU CARO, O GOLPE VEM DOS ESTADOS UNIDOS. COMO FOI O DE 64. A DIFERENÇA, É QUE NAQUELE, OS MILICOS QUE ENCABEÇARAM. DESTA VEZ, A CORPORAÇÃO ESTATAL QUE ESTÁ SENDO UTILIZADA É O JUDICIÁRIOE O MINISTÉRIO PÚBLICO. TUDO EM NOME DA MORALIDADE, MAIS UMA VEZ.

Kyryno Euzebio

23/05/2017 - 02h43

Os golpistas se venderam aos interesses americanos.


Leia mais

Recentes

Recentes