Menu

Kennedy Alencar: Diretas Já em Copacabana teve peso, e pode crescer

Foto: União da Juventude Socialista (UJS) Do Blog do Kennedy. KENNEDY ALENCAR BRASÍLIA Foi significativo o ato de ontem no Rio de Janeiro a favor de eleição direta para presidente. Articulação tem potencial para crescer. Movimentos sociais, artistas e políticos de esquerda fizeram a manifestação, que reuniu 100 mil pessoas, segundo os organizadores. A PM […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: União da Juventude Socialista (UJS)

Do Blog do Kennedy.

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Foi significativo o ato de ontem no Rio de Janeiro a favor de eleição direta para presidente. Articulação tem potencial para crescer. Movimentos sociais, artistas e políticos de esquerda fizeram a manifestação, que reuniu 100 mil pessoas, segundo os organizadores. A PM (Polícia Militar) não fez estimativa.

O mote é muito simples e eficaz: votar para presidente caso o atual, Michel Temer, deixe o poder. O ato também criticou as reformas da Previdência e trabalhista.

A manifestação de ontem mostra que não será fácil adotar eleição indireta, porque parte da sociedade resistirá e defenderá modificação constitucional para permitir pleito direto. No Congresso, já há divergência entre Câmara e Senado.

Senadores não querem participar do eventual colégio eleitoral com o mesmo peso que um deputado. Já falam numa votação bicameral, com o Senado tendo de referendar eventual escolha da Câmara. É uma saída que daria margem a briga num Congresso desgastado e onde muitos são investigados por corrupção.

Não há candidato de consenso para eleição indireta. O presidente Michel Temer dá sinais de que lutará bastante, seja no âmbito do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal), seja na esfera política, buscando manter o apoio da base e enfrentando o movimento de desembarque do PSDB.

Nesse contexto, seria um erro subestimar o potencial de um movimento por eleição direta. O ato de ontem no Rio teve peso. Já há setores do Congresso defendendo que seja aprovada uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) no âmbito de uma reforma política na qual seja eleito um presidente para cumprir um mandato de cinco anos e não apenas para governar até o fim de 2018, caso Temer deixe o poder.

Na comissão de reforma política, há proposta para acabar com a reeleição e recriar o mandato presidencial de cinco anos. Alguns deputados veem uma oportunidade para isso diante da gravidade da atual crise.

 

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roger Nascente Silveira

30/05/2017 - 22h21

Pedro Junior Couzzi

30/05/2017 - 05h02

Ladrão, prisão, Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão,prisão, Ladrão,prisão, prisão,prisão, prisão,prisão,prisão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão. SE ESTE DESGRAÇADO MORRER, NEM O DIABO VAI QUERER, ENTÃO: Ladrão, prisão, Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão, prisão,Ladrão,prisão, Ladrão,prisão, prisão,prisão, prisão,prisão,prisão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão, Ladrão.

Cléber Policarpo

30/05/2017 - 01h49

Kennedy e Cafezinho distorcem a realidade (pra variar). O evento foi um fiasco e tinha menos da metade daquilo que foi divulgado. “Fake” mais uma vez, ou temos tantos gêmeos assim?

Laercio Ferreira

29/05/2017 - 20h29

O RIO NÃO ESTÁ FALIDO , FOI FALIDO POR ESSES VERMES POLÍTICOS QUE ASSUMIRAM O PODER POLÍTICO DA CIDADE MARAVILHOSA , DIRETAS JÁ A TODOS CARGOS ELETIVOS DA NEO COLÔNIA , SEM REELEIÇÕES DO MESMO QUE ESTÃO NO PODER DE VEREADORES A PRESIDENTE DA REPÚBLICA?

MariaRegina Santos

29/05/2017 - 18h20

Tem que invadir e o alvorada e prende os golpista.

Stela Pinheiro

29/05/2017 - 18h17

Kkkkkkkkkkkkk

antonimo

29/05/2017 - 14h19

quem tem medo do lula??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nem os delatores da lava jato estão mais com medo dele. Estão de_fe_can_do na cabeça do lula, contando toda a tramoia, e acha que esse vagabundo tem alguma chance ?? kkkkkkkkkkkkk

O joão santana e monica moura……………. chegaram até pei_dar na cabeça desse analfabeto.

Lu la lá em curitiba urgente.

    g

    29/05/2017 - 19h56

    Primeiramente Lula na cadeia! Esse protesto dos artistas da Globo pela volta do Lula foi um fracasso! Basta olhar as fotos do evento!

    gN

    29/05/2017 - 19h56

    Primeiramente Lula na cadeia! Esse protesto dos artistas da Globo pela volta do Lula foi um fracasso! Basta olhar as fotos do evento!

Lúcia Helena Cusini

29/05/2017 - 16h59

E como não havia presença ostensiva da polícia, também não houve incidentes, vandalismo, desrespeito à ordem e à normalidade! Parece sugerir que, de verdade, quem tem causado tumultos nas manifestações é a polícia!

Alice Buére

29/05/2017 - 16h32

E a globo não mostrou

Lili Brown

29/05/2017 - 15h35

Eleicoes diretas e gerais ja ou anulacao do impeachment fraudulento e comprado contra a nossa democracia e contra nossa presidente Dilma!

Marcelo Guedes

29/05/2017 - 14h52

A Economia estava indo bem…dolar em queda, bolsa em alta, emprego em crescimento e juros em queda – seriam reduzidos mais de 1%… aí o que o PT fez?? Se aliou a JBS e fez uma “delação” aonde os CORRUPTORES ganharam milhões na bolsa e na alta do dólar, estão nos EEUU, e a economia voltou a parar…OBRIGADO PT, esta é mais uma obra do partido que votou contra o Plano Real, contra o Bolsa Escola, Vale Gaz e Vale Refeição, votou contra a Lei de Resp. Fiscal, e expulsou os deputados que votaram em Tancredo Neves…

    Eliz Mafra Alves

    29/05/2017 - 15h57

    Quantas vezes você entrou na fila pra pensar feito idiota? Ou o é ódio que idiotiza as pessoas mesmo?

      Marcos Oliverira

      29/05/2017 - 15h50

      Entrou umas dez vezes menos que você, jumenta encantada por Lula !

    Augusto

    29/05/2017 - 13h57

    14 milhões de desempregados e o imbecil? diz que a economia ia bem porque juros, inflação e dólar caiam…

    Marcelo Guedes

    29/05/2017 - 18h02

    Eliz Mafra Alves: Idiota é quem apoia o PT…alias, vc não teve CAPACIDADE para rebater os argumentos que eu trouxe – que alias são públicos…

    Sergio L

    29/05/2017 - 15h03

    De novo Panaca?? Vomitando cretinice??
    Eliz Mafra tem razão: quantas vezes voce entrou na fila para pensar feito idiota??Hahaha

    Marcos

    29/05/2017 - 15h04

    Vá ser imbecil assim lá na coxinhalândia ou no tucanistão.
    Só falou merda!
    Mas o que se pode esperar de um coxinha?

Denise Martins

29/05/2017 - 14h31

Tomara!


Leia mais

Recentes

Recentes