Menu

Só Deus, contra o cinismo

Foto: Divulgação Por Denise Assis, jornalista e colunista do Cafezinho A palavra cinismo tem origem no grego: Kynismós. Em latin, cynismu. Seja qual for a sua origem, porém, o termo trespassou séculos, chegou ao Brasil e estacionou. O cinismo parece ter se impregnado de tal forma à vida nacional, que nada abala os que se aboletaram […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Divulgação

Por Denise Assis, jornalista e colunista do Cafezinho

A palavra cinismo tem origem no grego: Kynismós. Em latin, cynismu. Seja qual for a sua origem, porém, o termo trespassou séculos, chegou ao Brasil e estacionou. O cinismo parece ter se impregnado de tal forma à vida nacional, que nada abala os que se aboletaram no governo. Têm a certeza da impunidade tatuada na alma. Estão levando a tal ponto as suas ações nefastas, que nada mais nos impacta. É como estar na neve. Depois de zero grau, tanto faz menos 10, ou menos 30. Que Deus nos proteja da indiferença!

Não fora o cinismo crônico, como explicar que um comandado siga as instruções de seu “amo”, cometa um crime comum, de bandidagem clássica, e depois de confessar, devolver o produto do delito – uma mala, contendo R$ 500 mil – com toda a sociedade assistindo às gravações que registraram a origem da ordem para o recebimento, e nada aconteça com o “mandante”?

Como entender que um promotor ainda preso ao hábito estudantil de apresentar trabalho em grupo, em Power point, leve o Ministério Público a pedir a condenação de um ex-presidente da República, com base em suas “convicções”?

Provas? Para quê? Basta a narrativa.

E tem o caso daquela senhora, que assinou ordens de depósitos no exterior de somas muito além do salário do marido, mas se safou, pois o juiz, com fama de mau, não viu nada de esquisito nisso… Acreditou piamente nos argumentos do advogado de defesa, ligado à sua esposa.

E, ainda, as atividades daquele senador, acostumado a escapar de uma fileira de acusações que, flagrado em conversas nada republicanas com um juiz do Supremo e um empresário, foi apenas afastado de suas funções. E vida que segue.

Os corredores do prédio da Fazenda, no Rio de Janeiro, vivem abarrotados de pobres diabos, com pilhas de recibos nas mãos, tentando agendamento para explicar ao Fisco onde foi que colocaram seus míseros tostões. Por que será, que esse mesmo leão, tão voraz com aposentados, pensionistas, não percebeu a derrama de bilhões circulantes por estradas e atalhos alternativos, indo desembocar nas contas de políticos influentes, a começar do número um?

Elitista, esse leão… Não gosta de pobres. Classe média, então, nem pensar. Tem birra daqueles sujeitos que adoram gastar num plano de saúde. Para esses, a malha fina, a aporrinhação, a burocracia emperrada, o acordar cedo para fazer mil tentativas de conseguir o tal atendimento eletrônico. Tudo aquilo que os senhores de Brasília nem sequer imaginam a existência, pois têm a vida ganha e gerenciada por assessores.

O cinismo, minha gente, é este despir-se do sentimento da vergonha e de qualquer generosidade em relação à dor do outro. Os cínicos são os que não se preocupam a não ser consigo próprio. Pois é bom que comecem a perder noites de sono. Uma hora o povo acorda e se farta de pagar a conta. Que Deus nos livre do cinismo, amém!

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Beba Monteiro

08/06/2017 - 14h15

Com o barco do golpe afundando, os golpistas engolidos pelo mar de lama, um presidente morto vivo e um governo moribundo em estado avançado de decomposição, vários tripulantes dessa nau à deriva pulando fora do barco, como o PSB, o PPS e até setores da mídia, não obstante a isso, o simulacro de movimento social fabricado no PIG e financiado pela FIESP continua firme e forte ao lado do capitão Michel Fora Temer, na defesa do golpe contra a democracia e os direitos dos trabalhadores, enquanto o povo ocupa as ruas do país pelo Fora Temer e as Diretas já. Portanto, parece que ninguém quer ficar para apagar a luz, só sobrou o MBL, a cúpula tucana e algumas viúvas do golpe para pegar na alça do caixão e enterrar o morto, ou ainda vão insistir em ressuscitar o golpe, com o desfibrilador das eleições indiretas, para continuar as maldades do contra o povo? Por que não deixam o país retomar a democracia com a antecipação das eleições e as diretas já? Será que só sabem viver de golpe? Lula faz tanto medo assim, que golpista não possa suportar uma eleição?

Luís Ribeiro

07/06/2017 - 22h04

“Kynikós” no grego antigo é um adjetivo que significa “canino”, “próprio do cão (kýon)”. Alguns filósofos discípulos de Sócrates se apropriaram do adjetivo para designar a própria filosofia, baseada numa simplicidade ainda mais radical que a do mestre. Diógenes de Sínope, o mais famoso dentre os cínicos, morava num barril, se alimentava de vegetais colhidos na natureza e bebia água nos rios usando as mãos em concha (dispensou a caneca quando viu uma criança fazendo assim). Certa vez Alexandre Magno tentou homenagear aquele que lhe disseram ser o então mais sábio da Grécia. Aproximou-se de Diógenes que pegava sol deitado na grama e lhe disse: “pede o quiseres, que eu te darei”. O “cão” respondeu: “quero que saias da frente do sol”. Para os cínicos, numa hierarquia entre os viventes, no topo estavam os deuses, totalmente autossuficientes e carentes de nada, depois os animais, que precisam de muito pouco, e por baixo os homens, cheios de necessidades vãs. Dos cínicos vieram os estoicos, que, como os primeiros, desprezavam tudo, dinheiro, propriedades, fama, beleza física, poder, menos a virtude.
Pobre destino de uma palavra…

Organoclorados Rnr

07/06/2017 - 19h14

Diógenes de Sinope foi exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas, onde teria se tornado um discípulo de Antístenes, antigo pupilo de Sócrates. Tornou-se um mendigo que habitava as ruas de Atenas, fazendo da pobreza extrema uma virtude; diz-se que teria vivido num grande barril, no lugar de uma casa, e perambulava pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto. Eventualmente se estabeleceu em Corinto, onde continuou a buscar o ideal cínico da autossuficiência: uma vida que fosse natural e não dependesse das luxúrias da civilização. Por acreditar que a virtude era melhor revelada na ação e não na teoria, sua vida consistiu duma campanha incansável para desbancar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.

Aguinaldo Oliveira

07/06/2017 - 16h14

Brasileiro tem que acordar não existe direita ou esquerda, existe uma quadrilha articula desviando todo o dinheiro do Brasil, vão destruir tudo e todos se não houver resistencia.

Jun

07/06/2017 - 11h42

http://www.stf.jus.br/portal/centralDoCidadao/enviarDadoRelato.asp
Entrem nesse link do STF e peçam a anulação do impeachment

Carlos Roberto

07/06/2017 - 12h46

Tomara que esse traidor sangre por algun tempo,para que ele sinta a mesma dor da injustica que dilma sofreu

Laime Rodrigues

07/06/2017 - 12h14

Temer é o o outro aí do lado já estão com os dias contados.

Paulo Vitor Vulcão Gama

07/06/2017 - 08h03

Ótima matéria ,desnudou a alma da república, onde os poderes estão em adiantado estado de putrefação, porém o podre é judiciário.

Vicente

07/06/2017 - 07h58

Um dia, num futuro não tão distante, os estudantes secundaristas, numa aula de História, se perguntarão: “como o nosso povo aguentava quieto tanta exploração e opressão por uma meia dúzia de vagabundos sem caráter que enfiaram tentáculos por todas as instituições para ter poder?

Laercio Ferreira

07/06/2017 - 09h09

DEIXE DEUS FORA DESTE BAGULHO, SE EXISTIR UM DEUS , NÃO TEM NADA HAVER COM O ANIMAL HOMEM , UM VEGETAL FLUTUANTE NO PLANETA TERMINAL TERRA ,NESTE IMENSO E INFINITO UNIVERSO ? ESSAS DOENÇAS CONTAGIOSAS DE POLITICAGEM MUNDIAL ,DE GANÂNCIA , PODER DOS 1% DA POPULAÇÕES MULTIBILIONÁRIOS , DAS GRANDES CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS , DA DEPREDAÇÕES PREDATÓRIAS DA BIOSFERA TERRESTRE , QUE ESTÃO EXAURINDO, DO PODER DOS POLÍTICOS DA NAÇÕES ECONOMICAMENTE MAIS RICAS E PODEROSAS POR HEGEMONIA E DOMINAÇÕES DOS PAÍSES PERIFÉRICOS? CINISMO ?

Bruno Marrochi

07/06/2017 - 07h33

Nem Deus, meu amigo. A maioria dos “representantes” Dele aqui na Terra são os mais cínicos.

Targino Gurgel

07/06/2017 - 02h54

A fila anda . . .

Alexandre Cruz Carvalho

07/06/2017 - 02h44

Agostinho Valente

07/06/2017 - 02h33

Zum, zum, zum…
Tá faltando um !!!

Honesto Franco

07/06/2017 - 02h17

Dos QUATRO desta foto, DOIS já estão PRESOS…

Sandra Hortencio Dos Santos

07/06/2017 - 02h08

Porque os assuntos do povo não nunca foram,não são e nunca serão.
Prova disso é a ínfima participação da população nos problemas do país e está aí o caos.
Os donos do poder mostrando os dentes.

Simone Dos Santos

07/06/2017 - 02h07

Foto de bandidos

Joel Araujo

07/06/2017 - 02h03

Eu diria, só uma metralhadora contra esse cinismo.

Naza Moura

07/06/2017 - 01h36

Se Gritar pega Ladrão…. Não fica um meu irmão.

    Maju Gomes

    07/06/2017 - 01h52

    Como são super caras de pau…capaz de nem se mexer ?????


Leia mais

Recentes

Recentes