No TSE, Mendes apenas limpou sua própria cagada - O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

9

junho 2017

54

COMENTÁRIOS

No TSE, Mendes apenas limpou sua própria cagada

Escrito por , Postado em Governo Temer, Tadeu Porto



Foto: Anderson Riedel/ VPR

Por Tadeu Porto

Assisti o julgamento da chapa Dilma/Temer como quem assiste a segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte na TNT. Apesar de saber a complexidade da história, não tem como fugir da tranquilidade de quem já sabe o final, afinal, Temer falou para Joesley que falou para a mídia que falou para mim que ele, o presidente usurpador, teria maioria no TSE (não deu outra).

Bom, tenho que confessar que a minha serenidade não era apenas fruto da do spoiler que recebi e, portanto, me protegeu de surpresas, mas também pois o final que eu sabia era o mesmo que eu queria.

Não escondo de ninguém que, quantitativamente, concordo com Mendes e as figuras “singulares” (como o carrasco Napoleão) que apareceram nesse processo: meu voto certamente seria contra a cassação da chapa Dilma/Temer.

Primeiro, pelo desvio de finalidade. Abertamente confessada pelo Aécio que a ação só foi “pra encher o saco”, sendo o senador mineiro então presidente do partido derrotado nas urnas, a ação não faz o menor sentido do ponto de vista de querer corrigir uma injustiça. Guardada as devidas proporções, se assemelha muito com a abertura do impeachment da presidenta Dilma, que nada tinha a ver com decretos suplementares ou plano Safra, e era apenas um gesto de vingança do ex-presidente da câmara Eduardo Cunha (e que deixa qualquer um indignado).

Segundo, pois seria muito bizarro, com todas as provas apresentadas, querer cassar apenas uma chapa no amplo espectro político-partidário nacional que ganharam alguma função pública nas eleições de 2014. Ou seja, para cassar Dilma/Temer, no intuito de efetivamente mudar a maneira de fazer política no Brasil, os TSE’s nacionais e regionais teriam que, no mínimo, cassar pelo menos uns 60% de deputados, senadores e governadores. É óbvio que uma tarefa desse calão deveria ser feita com ampla participação popular e que alguns tribunais não conseguem exercer tal força em democracias normais.

Ademais, nada justifica deixar uma corte presidida por Gilmar Mendes decidir o futuro do executivo brasileiro. Poderia até ser legal agora, mas o preço pago por fortalecer atores antidemocráticos como o ministro do STF seria muito alto, maior que a satisfação de ver um rato como o Temer cair da cadeira que ele usurpou.

Contudo, apesar do resultado coerente, é impossível não se revoltar com o TSE, simplesmente porque não era para uma ação tão bizarra como essa ter chegado onde chegou. Deixar o país inteiro preso numa pauta de falso combate à corrupção é de uma irresponsabilidade descomunal, que em nada combina com a necessidade que o Brasil passa de uma agenda propositiva.

E, obviamente, quem fez a ação tucana caminhar foi ninguém mais, ninguém menos que Gilmar Mendes, golpista de primeira, que em 2015 queria utilizar qualquer instrumento que tivesse a seu alcance para derrubar a Presidenta Dilma.

Portanto, Gilmar fez uma cagada gigante ao fazer o TSE caminhar com uma ação claramente golpista e, quando precisou limpá-la (pois o Golpe já tinha ocorrido) não conseguiu esconder as contradições que seu discurso e suas tomadas de decisões carregavam.

Em outras palavras, Mendes limpou a “caca” que fez. Mas não conseguiu apagar da memória, de todos que acompanharam tamanha sujeira, o odor insuportável de se querer chegar ao poder à qualquer custo.



Tadeu Porto
Pra seguir:

Tadeu Porto

Editor Sênior do Cafezinho e integrante do conselho editorial dos sites Brasil Debate e Diálogo Petroleiro. É, também, mineiro de sonhos eternos, petroleiro de alma barulhenta e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.
Tadeu Porto
Pra seguir:

sexta-feira

9

junho 2017

54

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

54 Comentários em "No TSE, Mendes apenas limpou sua própria cagada"

Avise-me quando
avatar
Camilo Henrique
Visitante

Bela reflexão que já me havia passado pelo escrutínio e, se não a exteriorizei, foi por falta de musculatura vocabular…

carlos
Visitante

Só pra encher o saco, eu proponho aos brasileiros e brasileiras, que em todos os tribunais do país de qualquer instância, que possamos arguir a suspeição de seus membros é recorrer em um tribunal internacional, porque estaremos livres dessa casta de despreparados, e vendilhões da Pátria, tem um que tem um tal Gilmala que misericórdia parece que é Bipolar.

Visitante

Ainda bem que Dilma não está nessa podridão.

Cassandra
Visitante

Acorda ai o moderador.
Meu comentário não foi publicado.
Tá achando o que que vou ficar final de semana me informando pelo blog
e ter meu comentário bloqueado????
Meu comentário embora pequeno é mais importante que seu texto mané….
Acorda.
O pais caindo aos pedaçoes e vocês dormindo por que tem preguiça se ler e publicar
a merda do meu comentário???

jossimar
Visitante

pela seu linguajar concluo que o seu comentário foi merecidamente bloqueado.

Eloisa elena
Visitante

cafezinho=censura e ditadura comunista

jossimar
Visitante

você sabe o que é comunismo?

darcy cruz
Visitante
RESUMO DA ÓPERA: O Aecinho que era do pó iniciou o processo de cassação da chapa Dilma e Traíra, por não saber perder, puro chororô. Diria ele mais tarde que era “só pra encher os saco do PT”. Concomitantemente o PSDB pagou a Janaína a bagatela de 25 mil (não milhões) para elaborar o processo de impeachment. O Cunha que faz ponta na ópera bufa, por puro ódio e vingança, deixa o processo passar na Câmara. O processo da cassação da chapa estava prestes a ser engavetado, aí entra em cena o Gilmar Mendes que com sua boca de trismo… Read more »
Visitante

Ou seja: limpou o chão com bosta.

Visitante

Irresponsáveis porque a chapa já tinha sido julgada 2x

Visitante

Era pra ter cassado sim a Chapa, e nos livrar-nos do Temer bandido, tinha varias provas de caixa dois, nao tem como negar esse fato, inclusive do PSDB também se não se estar defendendo a justificativas dos vendidos!

Visitante

Nojo ,

Visitante

https://www.youtube.com/watch?v=Vz6JM8GX-5o&feature=youtu.be

Marchinha do Temer ao povo Brasileiro – Daqui não saio daqui ninguém me tira.

Visitante

EE o golpe não deu serto

Visitante

Estes dois ladrão tão feliz em acaba com o brasil

Jose carlos lima
Visitante

As Instituições agora sob rigido controle do General Raton….te cuida Teori sic Fachi

Visitante

É a mesma facção criminosa que tomou o poder, tudo farinha do mesmo saco.

Celso
Visitante

O pior de todos os poderes, não há dúvida, é o poder judiciário…

Claudio
Visitante
“PRA ENCHER O SACO”, simplesmente este foi o motivo que parou o Pais por tanto tempo (desde a posse de Dilma). Quanto trabalho para o Juiz Herman Benjamin. Quanto dinheiro despendido em um julgamento de cartas marcadas. Quanta impressão negativa o povo tirou de tudo isso. Quanta perda de credibilidade na justiça, que o povo ainda aspirava. Quanta desesperança causada na sociedade. Quanta manifestação de rua ainda virá. Enfim quanta esperança de ver o POVO NA RUA DE NOVO, a pedir “DIRETAS JÁ” Tudo isso me fez lembrar daquela canção do Chico, que fala em certo momento, “Ai, a primeira… Read more »
Visitante

Não dá outra, agora o povo tem que ir às ruas, não só exigir a saída do temer, mas também desse lamentável e caricato ministro. vergonha do judiciário brasileiro. Se estava ruim, agora sim, fez

Visitante

A guerra contra o trabalhador brasileiro vai continuar, afinal outra oportunidade desta junção maquiavélica entre corruptos, entreguistas e sonegadores, em um mesmo governo, pode nunca mais ocorrer. A chance é esta, vão quebrar em um só golpe a espinha dorsal da soberania, do emprego e da aposentadoria do povo brasileiro. Acabou!

A vida como ela é.
Visitante

Cadê a turma do fora Temer, porque não foram na porta do TSE protestar, perderam uma ótima oportunidade essa semana. Infelizmente fizeram a mesma opção do nosso nobre editor, por conveniência assistiram quietinhos esse teatro montado pelo palhaço Gilmar Mendes, e sua trupe do TSÉ. Porque será? Será porque a Dilmanta terminaria de afundar junto.

Celso
Visitante

Vc é um idiota. Vc é daqueles que votou no Aecio, e que votará em qualquer candidato que representa a direita. Tanto faz Bolsonaro, Dória, Alkimin, Serra…

Visitante

Estou falando faz tempo, tem que invadir os 3 poderes, curitiba e a globo, linchar todos. Mas o povo fica de braço cruzado e só ficam na net reclamando.

Visitante

Concordo em gênero número e grau.Tem que explodir essa cambada de FDP .

Visitante

Só uma coisa……..
cadê a PTzada gritando FORA TEMER e afirmando que foi um golpe???????? Não era pra ter invadido Brasília e exigir a queda dessa chapa???? Não tô entendendo!!!!!!

Visitante

Olha, a moral dos que entraram com a ação. Os coxinhas pensam que somos idiotas. ????

Visitante

O certo seria a a Dilma como presidenta e o traíra como vice até 2018

Paulo Werneck
Visitante

A justiça venceu, tardianente, e por motivos injustos.

Visitante

limpou?

Visitante
Dilma foi salva da violência que estava prestes a sofrer no TSE dos golpistas. A despeito da pressão absurda da Globo, da Rede e do PSOL e da torcida envergonhada de boa parte daqueles que se revelaram uns traíras aos 47 do segundo tempo. Dilma não passou por mais essa humilhação e o golpe não saiu vitorioso, pelo menos hoje, pelo menos nessa etapa. Ver esses ministros do STF falando em respeito a Soberania Popular chega a ser nojento. Ver a Rosa Weber dizendo mais uma vez que a realidade se sobrepõe ao processo, com citações fantasiosas sobre a coligação… Read more »
Visitante

Quanta verdade na sua fala Casemiro Silva! Se nós não reagirmos agora, também no futuro teremos do que nos envergonhar: fomos omissos ao assistir complacentes todo esse circo de horror imposto por esses covardes golpistas!

Visitante

Boa, verdade

Visitante

Culpa do Aécio!

Visitante

SERÁ QUE ESSE BEIÇUDO, COMEU PIZZA, E ESTÁ COMEMORANDO E SABOREANDO SOBRE O APLAUSO DO PIZZA-ROLO DO TEMER? UM PAÍS DO MEDO??

apolinario jose pereira
Visitante
Meus amigos, o TSE fez o correto, a presidenta Dilma ganhou as eleiçoes licitamente em 2014, o problema é que o netinho mamado da familia tancredinho, nunca perdeu na vida, e quando perdeu legalmente, quis ganhar no tapetão, ele mesmo disse que queria mesmo era encher o saco do PT, e com o apoio da midia fscista sob o comando da globo e o Gilmar Mendes, tentaram a qualquer preço, ganhar no tapetão, mesmo que a ex ministra do TSE Teresa ter pedido o arquivamento do processo do aecinhoaeroporto, já que não tinha nenhuma irregularidade na vitoria com mais de… Read more »
Visitante

O Gilmar pode ser presidente do golpe, mas do Brasil nunca.

Visitante

QUANTO DINHEIRO JOGADO FORA COM ESSE STF!!!!

Visitante

“Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer]… É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional. Com o Supremo, com tudo.”

Visitante

Estou entendendo a revolta da população . Eles queriam a separação da chapa e só a Dilma seria jogada as feras e temer sairia limpinho.

Visitante

Faz sentido! O q n faz sentido é a palhaçada q n tem graça nenhuma!

Visitante

ESSE BEIÇUDO , SÍMBOLO RETOGRADO DO SISTEMA DE JUSTIÇA NACIONAL , UM CÃO POLICIAL DAS ELITES POLITICALHOS NO TSE , RESERVAS DE 20 ANOS DE DITADURA EM PINDORAMA , FAZ BEIÇOS PRA OS EXCLUÍDOS DA NEO COLÔNIA , VAZA MEU??

Visitante

Senhor será que entre tantos grandeza homens e grandes autoridade podia andar o Brasil desata esse no.

Visitante

O Brasil em um só dia conseguiu perder duas vezes! A primeira derrota do dia, foi pela parte da manhã, para nossa tradicional rival a Argentina, já pela parte da tarde em outro jogo, para uma galera CRETINA…

Visitante

O que queriam mesmoconseguiram…tirar Dilma….agora é pizza…. ja era de se esperar. …Gilmar safado…bandido

Visitante
Visitante

Limpou???????? Sujou-se!!!!!!!!!
Teve sua máscara arrancada. Vai ficar para a história do planeta terra. Legalizou a corrupção , propina gordura e propina poupança.

Visitante
Visitante

Após dois anos e meio remoendo o processo contra a chapa Dilma/Temer, através de iniciativas do próprio Gilmar Mendes, ajudando a produzir enorme instabilidade política no país, o TSE decide, por quatro a três, arquivar o caso.

É que agora não interessa mais, ao golpe, levar adiante.

Visitante

Com certeza

Visitante
Visitante

O O Cafezinho SE A GLOBO APÓIA A QUEDA DE TEMER EU SOU CONTRA
Absolva os 2, DILMA Não perde seus direitos e TEMER mais adiante vai preso pelo STF E TUDO CERTO ,Ainda tem a ANULAÇÃO DO IMPEACHMENT que infelizmente está nas mãos do CARECA. PSDBISTA.
Heman Benjamim é uma vergonha ele monta sua tese de acusação em cima de materias de jornais e delações forjadas da Lava jato, isso só municia o juiz e procuradores na acusação contra LULA, HERMAN DEVE SER DERROTADO NESSA TARDE. OOOOOO

Visitante

Eu tenho essa ótica, mas não acredito que o pilantra do temer vá sair. Esse é o problema.

Visitante

Lucido finalmente um.

wpDiscuz