Menu

Desmonte da Petrobrás eleva mortes por acidentes de trabalho

Na FUP Trabalhadores pagam com a vida desmonte promovido por Parente 9 de Junho de 2017 Um trabalhador morreu e outros três ficaram feridos durante uma explosão nesta sexta-feira em uma caldeira na praça de máquinas do navio sonda NS-32 (Norbe VIII), afretado pela Odebrecht, a serviço da Petrobrás. O acidente ocorreu no Campo de […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na FUP

Trabalhadores pagam com a vida desmonte promovido por Parente

9 de Junho de 2017

Um trabalhador morreu e outros três ficaram feridos durante uma explosão nesta sexta-feira em uma caldeira na praça de máquinas do navio sonda NS-32 (Norbe VIII), afretado pela Odebrecht, a serviço da Petrobrás. O acidente ocorreu no Campo de Marlim, um dos principais ativos da estatal na Bacia de Campos. Segundo informações obtidas pelo Sindipetro-NF, a explosão aconteceu durante a manutenção de uma caldeira que não estava operando. Não houve incêndio, mas o vapor super aquecido causou queimaduras graves nos trabalhadores.

Erickson Nascimento de Freitas, de apenas 29 anos de idade, não resistiu e faleceu horas após a explosão. Ele era técnico em inspeções e calibração da IML, empresa subcontratada pela Odebrecht, que executa serviços de sondagem para a Petrobrás. “Esse caso, assim como outros ocorridos em unidades marítimas, não podem ser considerados acidentes, já que há um histórico, que mostra claramente como a terceirização dos serviços afeta negativamente aos trabalhadores”, declarou o Sindipetro-NF.

Desde o ano passado, a FUP vem denunciando o desmonte imposto pela gestão Pedro Parente, que dizimou o serviço próprio de sondas, hibernando e entregando as unidades a preço de banana, como fez recentemente ao realizar na surdina um leilão internacional, onde doou seis sondas.

“O setor de perfuração e sondagem está sendo totalmente desmobilizado, assim como outras áreas estratégicas da companhia. Um desmonte que vem sendo implementado ao longo dos últimos dois anos, com a hibernação das sondas que agora serão doadas ao mercado”, já alertava a Federação em nota divulgada em março, questionando a empresa por gastar “mensalmente milhões com os chamados flotéis e aluguéis de sondas terceirizadas, cujos valores tendem a aumentar nos próximos anos”.

“Estamos diante de um crime que não é só financeiro. O que está em jogo é também a perda da reserva de conhecimentos que os petroleiros levaram décadas para desenvolver e que é transmitida de geração para geração. Ao se desfazer de todas as suas sondas de perfuração, a companhia está jogando no lixo a excelência que sempre teve nessa atividade. Se daqui a alguns anos precisar destes profissionais, terá que investir anos em treinamento”, denunciou a FUP na época.

O Sindipetro-NF se posicionou publicamente após o acidente desta sexta, declarando que há anos “luta por melhores condições de trabalho para a categoria, mas infelizmente, fica cada vez mais difícil sensibilizar a gestão da Petrobras e demais empresas, que nesse momento mais do que nunca, são movidas a ganância capitalista e ao ‘entreguismo’ total do seu patrimônio. Inclusive, ontem, 08, foi realizado um ato, com o apoio de diversos movimentos, na porta da Petrobrás, no Rio de Janeiro, justamente em protesto a esse cenário de desmonte do estado e da indústria petrolífera que o governo golpista insiste em manter, sem pensar nos trabalhadores”.

“Denunciamos ainda a situação de hoje, em que vivemos um cenário de retrocesso, onde a Petrobras instalou o Programa de demissão voluntária, de forma totalmente irresponsável, deixando que as plataformas e as demais áreas operacionais da Petrobras trabalhem com um efetivo muito abaixo do ideal em termos de segurança. Além desse processo de reduzir em 25% a força de trabalho, temos o problema da redução dos investimentos em manutenção das unidades e capacitação dos trabalhadores, deixando nossos companheiros cada vez mais expostos a riscos”, afirmou o Sindicato.

Essa é a quarta morte este ano ocorrida em unidades do Sistema Petrobrás, em função de acidentes. Todos os trabalhadores mortos eram terceirizados. Nos últimos 22 anos, foram 372 vítimas de acidentes fatais na Petrobrás, das quais 303 eram prestadores de serviço.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Laercio Medeiros Epaminondas

13/06/2017 - 01h11

ASSASSINOS E ANTIPATRIOTAS.

Carlos Alberto

12/06/2017 - 18h37

Que postagem canalha! Usar um momento de sofrimento com a morte de 03 profissionais para falar de desmonte da Petrobrás. Se das 372 vítimas de acidentes fatais 303 eram terceirizados é porque temos muito mais profissionais terceirizados executando atividades operacionais no offshore do que da Petrobras.
As condições dos ativos da Petrobras são muito piores do que nos ativos das empresas privadas, vide o acidente da Reduc onde um colaborador caiu em um tanque porque o piso cedeu!

joão batista de assis pereira

11/06/2017 - 20h15

ACORDO DE LENIÊNCIA E MP 703: PROCEDIMENTO LEGAL COM PREVISIBILIDADE NA NORMA ANTICORRUPÇÃO VIGENTE OU SALVO-CONDUTO NO RESGATE DE EMPRESAS CORRUPTAS?

https://www.linkedin.com/pulse/acordo-de-leni%C3%AAncia-e-mp-703-procedimento-legal-com-na-pereira

Acordos de Leniência, não forma como estão sendo tratados e regulamentados constitui mais uma invenção daqueles que arquitetaram e montaram o aparelhamento político nas empresas públicas e se fizeram omissos aos atos de corrupção generalizada que foram engendrados nessas empresas a partir de 2003, início do governo do PT.

Como já dizia o brilhante jornalista Modesto Carvalhosa no artigo que publicou no Estadão intitulado: A medida provisória do escárnio:

“Mais uma vez o corrupto governo do Partido dos Trabalhadores mostra sua capacidade de zombar da cidadania, no seu soberbo desprezo pelos princípios da decência na administração da coisa pública.”

joão batista de assis pereira

11/06/2017 - 20h13

MECANISMO PARA AFERIÇÃO DE INTEGRIDADE NA PETROBRAS, POLÍTICOS E GOVERNANTES CORRUPTOS.
Acredito que esta faltando aplicar nos políticos de nossa republiqueta de bananas um mecanismo que a Diretoria de Governança Risco e Conformidade da Petrobras possui, mas não o aplica com eficiência e sabedoria no pessoal do alto escalão, refiro ao mecanismo de Conferência da Integridade.
A PETROBRAS não sabe ao certo administrar esse mecanismo. Não adiante possuir o softwere se não detiver um profissional competente para operar o hardwere. A estatal necessitaria ter em seu quadro funcional um profissional altamente treinado e qualificado, a exemplo do Sr JOESLEY da J&F, exímio aplicador desse mecanismo de conferência da integridade.
Na visita noturna, no melhor estilo Holyoodiano que fez ao nosso conde Drácula, Presidente da República Federativa do Brasil fez esse malévolo a confessar toda as suas mazelas, presente e pretéritas no trato da coisa pública. O Sr Joesley deveria ser agraciado com o Oscar pela forma como aplicou o referido mecanismo em nosso presidente para confessar seu vasto repertório de improbidade administrativa, não levando mais que 30 minutos para exaurir os malfeitos ao nosso inquisidor mor. Ao Senhor Joesley da Fibroi, como já dizia o nosso Faustão: se virou nos trinta.
Ficou evidente a toda a nação que o Temer não passou no teste da Integridade que foi a ele conferido e aplicado pelo CEO da J&F, mega empresário brasileiro e competente conferencista e hábil aplicador da técnica da Conferência da Integridade.
Esse mecanismo foi criado pelos tecnocratas que tentam controlar a corrupção na Petrobras para avaliar a conduta moral pretérita dos candidatos a cargos relevantes na corporação Petroleira, servindo para avaliar a idoneidade moral dos candidatos indicados para exercer cargos relevantes na companhia, seja no Conselho de Administração, Presidência, Diretoria e demais cargos decisórios, os denominados “Chek de Integridade”, mecanismos que vão além da mera formalidade cartoriais e vão buscar nas essências das pendências pretéritas, os fatos comprometedores que possam recair sobres esses candidatos. Com a palavra a PGR e o STF.

joão batista de assis pereira

11/06/2017 - 20h10

RETROCESSO NA GESTÃO DE SMS NA PETROBRAS:
Acidente dessa natureza tem que ser averiguado sob todos os aspectos. Há que ser conferido se a Petrobras esta regredindo no aspecto de saúde, segurança e meio ambiente e assim abdicando da pratica corrente de excelência nestes seguimentos, que sempre mantinha nos seus empreendimentos anteriormente a Lava Jato. Eis a consequência de economizar a todo custo na condução de seus negócios em nome de pretensa economia para restabelecimento da terrível situação econômica financeira resultante do aparelhamento politico na sua gestão que foi promovido pelo Partido Trabalhista e sua base aliada.

Almanakut Brasil

11/06/2017 - 17h19

Dilma escalou Cardozo e Mantega para buscar ‘entendimento’ entre Petrobrás e Odebrecht – 13/04/2017

Empreiteiro afirmou, em delação premiada, que ex-presidente ‘colocou’ os ex-ministros da Fazenda e da Justiça para resolver impasse da empreiteira com Graça Foster, ex-chefe da estatal, em investigação de irregularidades em contrato do PAC SMS, que teve propinas para PMDB e PT.

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/dilma-escalou-cardozo-e-mantega-para-buscar-entendimento-entre-petrobras-e-odebrecht

FALHA DO REGIME MILITAR, o brando, QUE NÃO FEZ COMO AS DITADURAS COMUNISTAS QUE FUZILARAM SEUS OPOSITORES SEM JULGAMENTO E DEU NO QUE DEU!

HERANÇA MALDITA PARA O FUTURO!

VÃO CONSERTAR O ESTRAGO, MILITARES?

Nando Gaia

11/06/2017 - 03h12

Quem desmontou a Petrobras, foi oLula e o pt ,com a roubalheira.

Wilson Pagano

10/06/2017 - 22h08

Não seria melhor fazer uma concessão da Petrobras digamos por 30 ou 40 anos… Pensem………

WILSON PAGANO

10/06/2017 - 19h05

Não seria melhor fazer uma Concessão ?? Digamos por 30 ou 40 anos

WILSON PAGANO

10/06/2017 - 19h03

Não seria melhor fazer uma Concessão ?? Digamos por 30 ou 40 anos… Pensem um pouco …

Wagner Casagrande

10/06/2017 - 14h28

Desgraçados.

Marilene Flores

10/06/2017 - 13h12

Marilene Flores

10/06/2017 - 13h12

Nojo !

Jose Ricardo

10/06/2017 - 08h11

A solução é privatizar e acabar com o domínio do estado sobre esta fonte de corrupção. Não há outra solução que não retirar do estado o poder de corromper.

    Maria Thereza Freitas

    10/06/2017 - 08h44

    você tem razão. melhor deixar a corrupção só com o setor privado. muito mais competente. Compram as leis e sentenças, sem intermediários. Deve dar uma boa economizada

      Jose Ricardo

      10/06/2017 - 10h41

      Leis e sentenças são vendidas exclusivamente pelo setor público. Onde há governo há corrupção. O povo brasileiro jamais se beneficiou de empresas públicas. O discurso de que Correios e Petrobrás devem permanecer pública é um grande engodo pregado pelos parasitas que não sobrevivem sem sugar das estatais. O povo paga pela gasolina mais cara e o serviço de entrega mais ineficiente que existe. Estatais jamais tiveram outra utilidade que não ser convertida em uma máquina de dinheiro para os que estão no poder.

        Ivo

        10/06/2017 - 17h17

        Excelente resposta Jose Ricardo…

        Bob

        11/06/2017 - 03h09

        Só sendo muito ingênuo ou mal intencionado para escrever uma bobagem destas. Está mais do que provado que quem manda são os grandes conglomerados, nacionais e internacionais, que controlam suas marionetes no congresso nacional, que estão lá para satisfazer os desejos do deus mercado, com leis sob medida para que os mais vulneráveis continuem a pagar os impostos e para eles só alegria, sabendo-se que rico não paga imposto, dividendos também não são taxados. O mesmo vale para a Petrobrás, se tem problemas de corrupção, que se punam os eventuais corruptos e corruptores, se distorções há, que sejam corrigidas, mas que se mantenham nossas riquezas em poder nacional. O petróleo além dos combustíveis serve a uma gama enorme de produtos, utilizados para os mais variados fins. Petroquímica, fertilizantes, vestuário entre outras. São reservas estratégicas que garantem a soberania e independência nacionais. Por ser uma das mais competentes do mundo nas áreas de prospecção, refino, craqueamento e distribuição está sendo bombardeada incessantemente em todos os níveis para que seu “parente” desmonte toda essa estrutura. Fosse tão ruim não haveria interessados entre elas estatais norueguesas, russas e chinesas.
        Mas não pense que acabou, tudo isso vai ser revertido, toda essa espoliação terá um fim, serão reincorporados todos os ativos e para os lesa pátria restará acabar seus dias em uma cela úmida e imunda. E o lixo da história.

        Luiz Rogerio

        12/06/2017 - 11h11

        É meu caro José Ricardo, taí a Odebrecht, OAS, Camargo Correa, etc, etc, etc… empresas “Públicas” que fazem o que querem com o Brasil…


Leia mais

Recentes

Recentes