Menu

Carta para Michel

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Por Denise Assis, jornalista e colunista de O Cafezinho Prezado Michel, Relutei muito antes de optar por esta forma de comunicação. Não queria, de jeito nenhum, ter que me dirigir a você dispensando-lhe o tratamento de V. Excelência. Não acho próprio, dado o atalho que escolheu para chegar lá. Mas já que […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Denise Assis, jornalista e colunista de O Cafezinho

Prezado Michel,

Relutei muito antes de optar por esta forma de comunicação. Não queria, de jeito nenhum, ter que me dirigir a você dispensando-lhe o tratamento de V. Excelência. Não acho próprio, dado o atalho que escolheu para chegar lá. Mas já que chegou, esperávamos que o seu comportamento daí por diante fosse mais discreto do que o usado, por exemplo, nos tempos em que você transitava pelo Porto de Santos. Vejo, porém, que confiando nos seus aliados, tão indiciados quanto, suas práticas foram ficando cada vez menos cuidadosas, mais abusadas, porquanto insustentáveis. Daí, tomei da pena.

A atitude de receber um empresário que havia lhe prometido uma mesada para o resto da vida (sim, porque 20 anos para quem já passou dos 70, pode ser, sim, para o resto da vida) no “escurinho do cinema”, não deve ser escudada na desculpa de que a carne é fraca. Àquela altura a carne era forte e exportada para o mundo todo. Não havia, ainda, acontecido a operação comandada por aquela turma que quase tirou o Brasil do mapa da exportação de carne.

Erro de assessoria, Michel. Até entendo. Não deve ter muita gente, a esta altura, com competência e esclarecimento, querendo assessorá-lo. Daí você ter que lançar mão da segunda turma. Mas você é o chefe, Michel. Ao colocar essa nota na rua, deveria ter checado datas. Não é isto que você cobra dos seus antecessores? Que saibam de tudo, do Oiapoque ao Chuí? Que tivessem dominado todas as esferas de poder, que tivessem cuidado de todas as gavetas do Planalto? Então como é que você deixou essa informação rolar frouxa desse jeito?

Isto, depois de ter colocado os seus familiares dentro de um avião do mesmo empresário amigo, com direito a flores enviadas por sua delicada mãe, ou seja, serviço de bordo pra lá de personalizado. E depois, dizer que o avião era da FAB? Ora, Michel, será que vocês não notaram a diferença? A fragrância do vaporizador de ambiente no ar, o cartão assinado pela gentil senhora, a maciez do couro das poltronas, a decoração refinada? Ficou feio e transgressor admitir, em seguida que, sim, era o avião do “boi voador”.

Porém, Michel, o que realmente calou fundo em nossos corações traumatizados por anos de arbítrio, foi ver você lançar mão de meios ditatoriais, policialescos, truculentos, da escuta oficiosa, com o fim de denegrir a imagem daquele que detém informações trepidantes a seu respeito. Nem em filmes do Monty Python, parodiando repúblicas das bananas isto cairia bem no enredo.

Até porque, nos coloca a todos sob ameaça, e ainda embaralha e enfraquece a autonomia dos poderes, Michel. São eles o sustentáculo de uma democracia que a gente perdeu, mas que você, num jogo de faz de contas, tentava dissimular o sumiço. A continuar a se “equivocar” assim, irá ladeira abaixo, e não haverá Gilmar que lhe sustente, Michel. Troque já a sua assessoria, e comece a checar tudo o que for ganhar as ruas. Entendo que você esteja bem ocupado, tentando fazer “um agrado” a cada um dos 342 deputados de que precisa, para livrá-lo de um final melancólico, como é a destituição do poder.

Mas mentir é feio e enterrará de vez a sua já rota biografia. E abusar do poder para bisbilhotar os que atravessam o seu caminho, nos levará a começar a cobrar o resultado das investigações daquele avião. Lembra?

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cristina Zappa

13/06/2017 - 07h54

Parabéns Denise!
Uma observação: sendo o artigo escrito por você, porque tem o nome de outra pessoa no início e no final? Isso confundi o leitor

oscar

12/06/2017 - 21h34

no japão, faz o haraquiri (suicídio)
na irlanda, o político pego in flagrante pede desculpas, renuncia e se entrega à justiça
no brasil, o político pego in flagrante, diz que tem que ficar para fazer as reformas.

LEILA DE OLIVEIRA

12/06/2017 - 21h03

Parabéns pela coragem, Luis Edmundo; e fizestes bem em ser comedido nos apontamentos. Já temos mortes demais.

    Denise Assis

    12/06/2017 - 23h18

    Não é o luiz, é a Denise Assis.

lluiz tave

12/06/2017 - 19h46

REINCIDENTE EM FATOS DESSA NATUREZA ! TEMER NAO E` UM RATO COMUM … E` UMA GAMBA` COM UMA BOLSA DE ESQUILO !!! A CIA GRAMPEOU A DILMA POR ENTREGUISMO DESSA GAMBA` SEM VERGONHA DE 70 ANOS , NOMEOU UM GENERAL PRO SEU GABINETE COM O NOME DE ANTIGO GENERAL IDOLO DO BOLSSONARO PARA ATERRORIZAR A DILMA ! MAIS A PRESIDENTA E` UMA HEROINA , CONVIVER COM ESSES ABUTRES , E` ALGO DE EXTREMA PERICULOSIDADE !

Tarcisio Rodrigues

12/06/2017 - 21h08

ate quando essa justiça brasileira se exiete ,vai aturar os demando decorrup0-to . canalha .

GABRIEL

12/06/2017 - 17h51

NÃO ADIANTA MANDAR CARTA PRA ESSE DINOSSAURO NÃO. ELE JÁ MAIS VAI ATENDER UM CONSELHO DE UMA PESSOA DECENTE. ELE TEM SEUS PRÓPRIOS CONSELHEIROS, QUE POR SINAL PRA SUA ÍNDOLE MAQUIAVÉLICA, SÃO ÓTIMOS. ENFIM, ESSE ENTE AMORFO E ENCARQUILHADO TEM É QUE SER “IMPEDIDO” DE CONTINUAR COM SEUS EXPEDIENTES DE ATOS SÓRDIDOS E DE UM ALTO GRAU DE NOCIVIDADE AO NOSSO POVO. TEM QUE SER PARADO ATÉ COM O USO DA FORÇA SE FOR O CASO.

Raul Rodrigues da Silva

12/06/2017 - 20h43

Não sei quantas vezes vamos ter que que assistir declarações negando o que a mídia Global tem insistido em veicular em seus jornais


Leia mais

Recentes

Recentes