Breno Altman: Globo bombardeia sistema político para impedir retorno das forças populares | O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

14

junho 2017

23

COMENTÁRIOS

Breno Altman: Globo bombardeia sistema político para impedir retorno das forças populares

Escrito por , Postado em Redação



Foto: União da Juventude Socialista (UJS)

Do Facebook de Breno Altman

Qual a aposta da Globo?

Está nítido, nas últimas semanas, que o principal veículo de comunicação alterou sua linha político-editorial.

Durante mais de dois anos, desde o início da ofensiva golpista, sua lógica era seletiva e focada: criminalizar e interditar o PT, o governo Dilma e o ex-presidente Lula. Assim atuava, ao lado do restante da mídia monopolista, em conluio com setores do MPF, da PF e do Poder Judiciário.

As gravações do proprietário da JBS com Temer, associadas ao flagrante contra Aécio Neves, levaram o grupo empresarial à conclusão que sua estratégia fracassara: os partidos e políticos tradicionais da direita não serviam mais de anteparo contra o PT e a esquerda, o campo progressista retomava capacidade de mobilização e apoio social, o crescimento constante de Lula nas pesquisas eleitorais revelava que a seletividade da Lava Jato perdera efeito e se voltava contra os golpistas.

O cavalo de pau da Globo, nessas circunstâncias, foi passar a um bombardeio generalizado de todo o sistema político, como preço a pagar para impedir o retorno das forças populares ao governo. A seletividade deveria ser enterrada, com Temer e o PSDB passando ao centro dos ataques por certo tempo, até que houvesse recuperação de eficácia da narrativa comunicacional.

A Globo lançou-se a uma guerra atômica contra o sistema, compreendida como o único caminho para atacar a esquerda com certa credibilidade e chance de êxito.

Essa mudança torna a situação mais complexa para o bloco petista.

Há quem aposte, na prática, em uma aliança implícita com Temer e os partidos conservadores, colocando o combate à criminalização da política como alvo central.

Seria grave erro cair nessa armadilha, ainda que a denúncia contra o arbítrio e as violações constitucionais deva continuar a receber ampla e crescente atenção.

Tudo o que a esquerda não pode fazer é esmaecer sua identidade, fotografada ao lado da coalizão que tomou o governo de assalto, mesmo que seja como papagaio de pirata. Nada ajudaria mais a nova orientação da Globo.

Ao contrário, deveria ganhar ainda mais impulso a centralidade do combate contra o governo usurpador e suas contrarreformas, em favor de imediatas eleições para presidente da República.

O novo comportamento da principal emissora do país abre uma fissura no bloco golpista, desloca potencialmente setores médios para a oposição e abre caminho para uma potente escalada do campo popular, permitindo que o petismo e seus aliados recuperem espaço como alternativa anti-sistema.

A propagação de atos políticos-culturais contra Temer e por diretas, muitas vezes convocados por artistas liberados pela Globo, é um sinal positivo dessa contradição que se estabeleceu nas elites.

Se formos firmes, audaciosos e generosos, tempos melhores virão.

Luis Edmundo

editor associado em O Cafezinho
Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

quarta-feira

14

junho 2017

23

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

23 Comentários em "Breno Altman: Globo bombardeia sistema político para impedir retorno das forças populares"

Avise-me quando
avatar
Alencar
Visitante
Quando se trata de um dos maiores e mais poderosos gupo de comunicaçao ,tento ao seu ativo varias publicaçoes ,jornais ,revistas,radios TV….. é importante dissecar essas viradas politico editoriais com muito cuidade e uma analise profunda de seus verdadeiros objetivos,nao se pode esquecer que a globo participou de todos os golpe de estado no Brasil desde de getulio Vargas culminando com a revoluçao militar de 64 ! A época do concuio com essas rêdes de comunicaço e aquêles que estao por traz como o propio Kenedy em 64 ,deve terminar ,no sentido de nao alimentar esperanças porque êles mudaram de… Read more »
Antonio Carlos Paulino de Sousa
Visitante

Nao adianta a globo impedir por que a voz do povo é a voz de Deus,e em 2018 quem vai dar as cartas na politica será a internet,coisa que ela nao derrubará nunca,é como eu disse no inicio a voz do povo é a voz de Deus e o nosso Criador está do lado do povão,daqueles que acreditam que esse país um dia vai ainda melhorar muito mais

Visitante

Este é que deve ser o principal alvo de ataques. Temos que cortam o mal prela raiz. A Globo.

Antonio braga
Visitante

A globo está preparando o terreno para o golpe militar

Antonio braga
Visitante

A globa está preparando o terreno para o golpe militar

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO
Visitante
ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

Ao atacar o sistema que já vai cair de podre, a Globo quer organizar a direita para viabilizar uma direita com aparência de séria. Assim agindo, desarticula o movimento popular num momento de radicalização. Se a esquerda não deve e nem pode cair nesta armadilha, a palavra de ordem é radicalizar os movimentos populares, sem descanso, pois o bote da Globo é sempre certo. Faz lembrar os ladroes que querendo assaltar uma residência onde havia cão perigoso, solta no quintal uma fêmia para o cão da casa se distrair. Distraído, assaltam a casa novamente.

Visitante

A Globo não convence ninguém!!

Visitante

Sim é nítida a mudança de foco da Globo, com medo de cair juntamente com Temer e Aécio, se afasta e apedreja quem há muito pouco tempo ela ajudou a subir ao poder! Mas seu dia chegará emissora golpista!

Atreio
Visitante

tempos melhores virão.
sigamos, pois é até a vitporia – sempre!

o levante encorpa.
golpistas apertam os cintos e se escondem com as cabeças entre as pernas.
janot reluta.
carminha toma outro rivotril

já babou o golpe. ninguem mais topa estar no mesmo ambiente q golpista.
sem crime, sem imepacment.
Dilma volta e canalhas em brasilia já se mijam de medo….

Visitante

Vai durar bastante essa porcaria, infelizmente

Davi G.S. Junior
Visitante

Sempre desconfiei de tudo que partia da GLOBOSTA. Está máquina de falar mentiras é bastante ardilosa. Não compartilho nada que é divulgado por eles. O que vem deste jornaleco pode ser cancerígeno.

Visitante

E verdade ,

Visitante

É isso aí mestre!👌

Visitante

Fato.

Visitante

Por “forças populares” entenda-se: comunistas !!!

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Eu até te responderia, caso você soubesse o que é comunismo. Como és mais um manipulado pela Globosta, nem mereces uma resposta mais “esclarecedora”. Se fores um autoditada em política, vou te respeitar. Afinal, um autodidata é um burro por conta própria.

Atreio
Visitante

‘onde, dr. kim-3-nomes?

informe, vamos caçá-los!’

se liga, fio.

babou o golpe. peida agora pra não peidar na hr.
bjaõ e desejo melhoras!
tenta amar alguem hj….

Visitante

Qual parte não entende em “todo poder emana do povo”? Não é comunismo, é a população lutando por um país mais justo, aqui só os mais humildes que pagam a conta, uns pedem a volta do Lula, não concordo, mas maioria um país mais justo.

Visitante

Melhor Comunista que NaziFacista.

Visitante

Segue os pré-requisitos para se falar na Groubo.

Vejam o incêndio em Londres. Pobre não taca fogo em habitação de pobre. Aquilo é coisa de banqueiros. Os Illuminados irão chipar todo mundo. E conhecem o caminho para chegar até lá.

Visitante

http://naoanovaordem.blogspot.com.br/2012/06/chip-mondex-marca-da-besta-666.html?m=1

“E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte.”

Visitante
GERALDO RIBEIRO
Visitante

apareceu um cusujo, defensor do aebrio, e do assaltante da embratur

wpDiscuz