Breno Altman e o lugar histórico de Lula | O Cafezinho

O Cafezinho

quinta-feira

15

junho 2017

34

COMENTÁRIOS

Breno Altman e o lugar histórico de Lula

Escrito por , Postado em Redação



Foto: Sindicato dos Metalúrgicos

Do Blog de Breno Altman

Sobre o lugar histórico de Lula

A esquerda brasileira, em cem anos, desde a greve geral de 1917, produziu somente três grandes lideranças nacionais, capazes de ter suficiente apoio para assumir protagonismo e comandar o país.

A primeira delas, a mais heroica, foi Luiz Carlos Prestes, principal figura dos levantes tenentistas. Seu período de real influência foi dos anos 20 até os 60. Chefiou a coluna que levaria seu nome, conduziu a insurreição de 1935, passou quase dez anos preso e, apesar da clandestinidade e do clima anticomunista da guerra fria, além dos graves erros cometidos por seu partido e por si mesmo, desempenhou papel de relevo até o golpe de 1964. Não é à toa que encabeçava a primeira lista de cassação da ditadura.

A segunda foi Leonel Brizola. Por seu papel na crise de 1961, quando era governador do Rio Grande do Sul e comandou a resistência que derrotaria o golpe militar em andamento contra a posse de João Goulart, vice do renunciante Jânio Quadros, transformou-se em referencia central do trabalhismo, a partir de uma perspectiva nacional-revolucionária que levaria amplas frações dessa corrente, fundada por Getúlio Vargas, ao campo de esquerda. Era a grande alternativa eleitoral das forças populares para o pleito de 1965: em boa medida, a reação militar-fascista se deu para barrar sua caminhada. Desde o retorno do exílio, em 1979, foi perdendo protagonismo, particularmente após 1989, quando não teve votos para passar ao segundo turno das primeiras eleições presidenciais desde o golpe de 1964.

A terceira é Luiz Inácio Lula da Silva. Ao contrário de seus antecessores, chegou à Presidência da República. Filho do movimento operário e popular que emergiu nos anos 70, seu líder incontestável, logrou forjar base social e eleitoral para, pela primeira vez na história brasileira, levar a esquerda e um partido orgânico da classe trabalhadora à direção do Estado.

Antes que alguém reclame, a nominata não inclui Getúlio Vargas porque o mentor do trabalhismo não era nem nunca se reivindicou de esquerda. Sua trajetória é a de um chefe do nacionalismo burguês que, em seu segundo mandato presidencial, rompeu com os setores hegemônicos da classe a qual pertencia e deu curso a uma inconclusa transição para o campo popular e anti-imperialista.

Tampouco inclui Jango, pelas mesmas razões, e por sua força política não ir muito além do legado getulista.

Também Dilma Rousseff está fora dessa tríade. Mesmo eleita e reeleita presidente, sua ascensão, em que pese biografia de bravura e dedicação, é essencialmente um caso de poder derivado, expressão legítima da liderança e do projeto construídos por Lula e o PT, para os quais contribuiu decisivamente.

Retomando o fio da meada: apenas três protagonistas de esquerda em cem anos.  Não seria motivo suficiente para, apesar de críticas e discordâncias eventualmente procedentes, o conjunto das forcas progressistas tratar esses personagens com a prudência devida aos nossos maiores patrimônios?

Mesmo que os listados tenham distintos alinhamentos ideológicos, é inegável seu papel comum, cada qual em um ciclo determinado, de simbolizar a esperança e a unidade do povo contra a oligarquia. Mais que isso, a possibilidade real de derrotá-la.

Dos três, apenas Lula segue vivo e em função.

Como os demais, é nossa dor e nossa delicia. Sofremos com possíveis vacilações e erros, lamentando e até nos revoltando contra certas decisões que parecem desastrosas, além de apoiarmos e aplaudirmos tudo o que fez de positivo. Mas, como cada um de seus antecessores, representa o que de melhor o povo brasileiro conseguiu produzir em sua longa luta emancipatória.

Por essas e outras, defender Lula contra os inimigos de classe é tão importante. A burguesia o ataca com tamanha intensidade exatamente pela esperança que representa junto à classe trabalhadora. Porque ele continua a expressar o caminho mais visível para os pobres da cidade e do campo se imporem sobre os interesses oligárquicos.

Quem não consegue entender isso, e se julga de esquerda, deixa-se paralisar pelo sectarismo, vira as costas para a história e, infelizmente, joga o jogo que a direita joga.

Luis Edmundo

editor associado em O Cafezinho
Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

quinta-feira

15

junho 2017

34

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

34 Comentários em "Breno Altman e o lugar histórico de Lula"

Avise-me quando
avatar
Nathalie
Visitante

Texto show

Visitante

Ele vai voltar e calar as bocas diabólicas do mal!

Visitante

Nosso grande guerreiro e melhor presidente da história do nosso país!

Visitante

IHOWNNNN IHOWNNNNN LULLA PT NOIS TI AMAMU IHOWNNNNN IHOWNNNNN… TEM MORT”AN”DEEEEELAH + 30REAUS???

Visitante

Carrie Coleman … Carrie a Estranha ( Rsrsrsr) explique !! O erro dos outros ( principiantes perto da ORCRIM LULLOPETISTA).., JUSTIFICA / EXIME TODA IMUNDICE DO LULLA/ DILMANTA E DA CORJA PETISTA???

Visitante

Carrie Coleman kkkkkkkkkk

Visitante

Carrie Coleman … Kkkkkkk https://youtu.be/mWDxTmZqjpQ

Visitante

Rogerio Vaz Dó de vc!

Visitante
Visitante

Só um otário à mando do MBL escreveria algo tão acéfalo!

Visitante

Tá chegando a HOOOOOOORA!!!!! 3>

Visitante

Carrie Coleman kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante

Carrie Coleman Hummmmmmmmm

Visitante

Carrie Coleman

Visitante

Carrie Coleman Sure Dear!! LULLA LA …LA NA CADEIA!! Straight to Jail! YAY DOUBLE YAY!

Visitante

Vai se acostumando!

Visitante

Carrie Coleman

Visitante

Carrie Coleman … kkkkkkkk Desqualificar um Juiz como o Moro é MEDDINHA!! Kkk LULLA VAI SER PRESOOOO!!! Kkkkkkkkk

Visitante

Ownnnnnnn

Visitante

LUGAR HISTÓRICO: PRESIDENTE BERNARDES OU WENCESLAU ?? Melhor : PAPUDA!!! Lá é o lugar que adequa-se ao CAPIROTO 9 Fingers!!

Carlos
Visitante

Defendê-lo de que?

Este mesmo Lula deu prosseguimento às “políticas financeiras” ditadas pelos pilantras lá de fora….ou o Henrique Meirelles que possui cidadania americana , o Meirelles do Bank de Boston nunca participou dos Governos do PT?

PSDB e PT participam do “esquema da tesoura”.Apenas faces opostas de uma mesma moeda.

O PT e o Lula jogaram na lata do lixo uma chance e tanto de fazer
A História!

Por favor não coloque Getúlio Vargas no mesmo texto deste engôdo chamado de Lula.

Fala sério!

> isso ,agora censure.

Sidnei
Visitante

Lula deixou 400 bilhoes de dolares em caixa!!!
Só por isto já merecia uma estátua.

Lula não merece ser preso.

Mas tem que sair da política: é hora do povo experimentar o veneno que o proprio povo criou através do novo “socialismo” o psdb, o ps, o sb…o s é = ao facismo o d é de anti brasileiro, pronuncia-se “democracia”.

Enfim é hora de experimentarmos o novo e depois, daqui a 20 anos, todos fudidos, refletir com a mente mais “clar”.

Resumindo: Tiririca presidente! Romari vice!

Olha que bostona!!!

Fauzi Achoa
Visitante
Discordo. O período Lula pode ser considerado o mais conservador da história do Brasil. A estrutura do estado permaneceu a mesma. Nenhuma reforma nem agrária nem política nem urbana nem educacional nem cultural nem tributária. Até a ditadura com a criação do SUS do Pis/pasep, energia atômica, aero-espacial foi mais profícua. Esse judiciário/MP que está aí nos depenando é fruto da omissão na nomeação de Juízes e PGR. Até essa mídia golpista e reacionária foi regada nesse perioso Lula com verbas nunca vistas. Essa casta de servidores reacionários decorre de remuneração imoral criada no período Lula/Palocci. Como comparà-lo com os… Read more »
Carlos
Visitante

Isso mesmo Fauzi, nota 10 ao comentário.
Muito lúcido.
Lucidez é o que está faltando nesta terra!

> Acabar com autonomia do Banco Central Já!
BC subordinado ao Governo e NÃO O CONTRÁRIO.

Veritas
Visitante

Breno Altman? Esse cara é o carregador de mala($)do José Dirceu.. mais um picareta de esquerda que só quer garantir sua boquinha..

Gustavo Horta
Visitante

“TENTAM DISSIMULAR, TENTAM LUDIBRIAR, TENTAM, DE NOVO, MANIPULAR… E ESTÃO CONSEGUINDO, DE NOVO.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/15/tentam-dissimular-tentam-ludibriar-tentam-de-novo-manipular-e-estao-conseguindo-de-novo/

“… DISCURSO FALACIOSO E GOLPISTA QUE TENTA COLOCAR TODOS COMO FARINHA DO MESMO SACO,
MESMO COM TANTAS EVIDÊNCIAS DE QUE
TODOS POSSAM ATÉ SEREM FARINHAS,
MAS DE SACOS E QUALIDADES MUITO DIFERENTES.”

#AecioNaCadeia

Darvin Silva
Visitante
“Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito. É uma tentativa de colonização do outro.” (José Saramago) Com esse pensamento vou abordar dois assuntos: um é por que eu odeio o Lula e o outro sobre os eleitores de São Paulo, ou pelo menos a sua maioria. Pois, sem a pretensão do convencimento, mas tenho o direito de buscar as respostas para aquilo que não entendo ou compreendo. Tenho o direito de buscar saber o que ignoro. Também aproveitando a oportunidade para uma reflexão sobre a maioria dos eleitores de São Paulo, sem… Read more »
Carlos
Visitante
Sendo breve: – ter uma massa COLOSSAL de gente e empresas endividadas até o pescoço; – ter uma massa COLOSSAL de gente no programa “minha casa,minha dívida”,pois não obtiveram ativo algum e sim passivo ( e vão perder,anote aí ); – prometeu realizar reforma agrária, mentiroso que é…nada fez; – NÃO TER feito a coisa mais importante que qualquer presidente nacionalista e com colhões deveria fazer >AUDITAR TODA A DÍVIDA PÚBLICA,quer seja interna e externa,pois esse é o gargalo do Brasil e está lotada de irregularidades.Estudem e verifiquem; Isso para ser breve,pois poderia ir longe,muito longe. Assim sendo , não… Read more »
Visitante
Visitante

Mel Caroline

Ninguém
Visitante

Perfeito!

Visitante
Política de novo João? Que saco! É isso mesmo, política de novo. A mídia fez o seu papel no grande acordo, e avacalhou o máximo que pode, a delação dos irmãos JBS. Foi unânime, entre os comentaristas políticos e matérias jornalísticas, que o acordo feito pelo ministro relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, foi exessivamente premiado. Eu obviamente também pensei assim no princípio, mas refletindo melhor, o Sergio Machado que entregou o áudio do Jucá, também saiu livre e era uma pessoa extremamente corrupta, relacionada com Sarney. Imagina os esquemas desse cara? O acordo da JBS, o Wesley… Read more »
Visitante

O próprio Jucá, no audio que os petistas tanto falam, ele diz que “seria bom para todos, inclusive para o Lula”. É porque a audição dos petistas é meio seletiva, só ouve o que é contra Temer.

Visitante

Acordo com a mídia e o PT …como assim ? Nao ficou explícito

wpDiscuz