Menu

Breno Altman e o lugar histórico de Lula

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos Do Blog de Breno Altman Sobre o lugar histórico de Lula A esquerda brasileira, em cem anos, desde a greve geral de 1917, produziu somente três grandes lideranças nacionais, capazes de ter suficiente apoio para assumir protagonismo e comandar o país. A primeira delas, a mais heroica, foi Luiz Carlos Prestes, […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos

Do Blog de Breno Altman

Sobre o lugar histórico de Lula

A esquerda brasileira, em cem anos, desde a greve geral de 1917, produziu somente três grandes lideranças nacionais, capazes de ter suficiente apoio para assumir protagonismo e comandar o país.

A primeira delas, a mais heroica, foi Luiz Carlos Prestes, principal figura dos levantes tenentistas. Seu período de real influência foi dos anos 20 até os 60. Chefiou a coluna que levaria seu nome, conduziu a insurreição de 1935, passou quase dez anos preso e, apesar da clandestinidade e do clima anticomunista da guerra fria, além dos graves erros cometidos por seu partido e por si mesmo, desempenhou papel de relevo até o golpe de 1964. Não é à toa que encabeçava a primeira lista de cassação da ditadura.

A segunda foi Leonel Brizola. Por seu papel na crise de 1961, quando era governador do Rio Grande do Sul e comandou a resistência que derrotaria o golpe militar em andamento contra a posse de João Goulart, vice do renunciante Jânio Quadros, transformou-se em referencia central do trabalhismo, a partir de uma perspectiva nacional-revolucionária que levaria amplas frações dessa corrente, fundada por Getúlio Vargas, ao campo de esquerda. Era a grande alternativa eleitoral das forças populares para o pleito de 1965: em boa medida, a reação militar-fascista se deu para barrar sua caminhada. Desde o retorno do exílio, em 1979, foi perdendo protagonismo, particularmente após 1989, quando não teve votos para passar ao segundo turno das primeiras eleições presidenciais desde o golpe de 1964.

A terceira é Luiz Inácio Lula da Silva. Ao contrário de seus antecessores, chegou à Presidência da República. Filho do movimento operário e popular que emergiu nos anos 70, seu líder incontestável, logrou forjar base social e eleitoral para, pela primeira vez na história brasileira, levar a esquerda e um partido orgânico da classe trabalhadora à direção do Estado.

Antes que alguém reclame, a nominata não inclui Getúlio Vargas porque o mentor do trabalhismo não era nem nunca se reivindicou de esquerda. Sua trajetória é a de um chefe do nacionalismo burguês que, em seu segundo mandato presidencial, rompeu com os setores hegemônicos da classe a qual pertencia e deu curso a uma inconclusa transição para o campo popular e anti-imperialista.

Tampouco inclui Jango, pelas mesmas razões, e por sua força política não ir muito além do legado getulista.

Também Dilma Rousseff está fora dessa tríade. Mesmo eleita e reeleita presidente, sua ascensão, em que pese biografia de bravura e dedicação, é essencialmente um caso de poder derivado, expressão legítima da liderança e do projeto construídos por Lula e o PT, para os quais contribuiu decisivamente.

Retomando o fio da meada: apenas três protagonistas de esquerda em cem anos.  Não seria motivo suficiente para, apesar de críticas e discordâncias eventualmente procedentes, o conjunto das forcas progressistas tratar esses personagens com a prudência devida aos nossos maiores patrimônios?

Mesmo que os listados tenham distintos alinhamentos ideológicos, é inegável seu papel comum, cada qual em um ciclo determinado, de simbolizar a esperança e a unidade do povo contra a oligarquia. Mais que isso, a possibilidade real de derrotá-la.

Dos três, apenas Lula segue vivo e em função.

Como os demais, é nossa dor e nossa delicia. Sofremos com possíveis vacilações e erros, lamentando e até nos revoltando contra certas decisões que parecem desastrosas, além de apoiarmos e aplaudirmos tudo o que fez de positivo. Mas, como cada um de seus antecessores, representa o que de melhor o povo brasileiro conseguiu produzir em sua longa luta emancipatória.

Por essas e outras, defender Lula contra os inimigos de classe é tão importante. A burguesia o ataca com tamanha intensidade exatamente pela esperança que representa junto à classe trabalhadora. Porque ele continua a expressar o caminho mais visível para os pobres da cidade e do campo se imporem sobre os interesses oligárquicos.

Quem não consegue entender isso, e se julga de esquerda, deixa-se paralisar pelo sectarismo, vira as costas para a história e, infelizmente, joga o jogo que a direita joga.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nathalie

16/06/2017 - 09h51

Texto show

Carrie Coleman

15/06/2017 - 19h17

Ele vai voltar e calar as bocas diabólicas do mal!

Carrie Coleman

15/06/2017 - 19h14

Nosso grande guerreiro e melhor presidente da história do nosso país!

Rogerio Vaz

15/06/2017 - 18h15

IHOWNNNN IHOWNNNNN LULLA PT NOIS TI AMAMU IHOWNNNNN IHOWNNNNN… TEM MORT”AN”DEEEEELAH + 30REAUS???

    Carrie Coleman

    15/06/2017 - 19h13

    Só um otário à mando do MBL escreveria algo tão acéfalo!

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 19h21

    Carrie Coleman https://youtu.be/OUWyKyRbKZs

    Carrie Coleman

    15/06/2017 - 19h49

    Rogerio Vaz Dó de vc!

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 19h51

    Carrie Coleman … Kkkkkkk https://youtu.be/mWDxTmZqjpQ

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 20h42

    Carrie Coleman kkkkkkkkkk

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 21h29

    Carrie Coleman … Carrie a Estranha ( Rsrsrsr) explique !! O erro dos outros ( principiantes perto da ORCRIM LULLOPETISTA).., JUSTIFICA / EXIME TODA IMUNDICE DO LULLA/ DILMANTA E DA CORJA PETISTA???

Rogerio Vaz

15/06/2017 - 18h13

Tá chegando a HOOOOOOORA!!!!! 3>

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 19h20

    Carrie Coleman … kkkkkkkk Desqualificar um Juiz como o Moro é MEDDINHA!! Kkk LULLA VAI SER PRESOOOO!!! Kkkkkkkkk

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 19h20

    Carrie Coleman

    Carrie Coleman

    15/06/2017 - 19h50

    Vai se acostumando!

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 19h52

    Carrie Coleman Sure Dear!! LULLA LA …LA NA CADEIA!! Straight to Jail! YAY DOUBLE YAY!

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 19h53

    Carrie Coleman

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 21h30

    Carrie Coleman Hummmmmmmmm

    Rogerio Vaz

    15/06/2017 - 21h34

    Carrie Coleman kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rogerio Vaz

15/06/2017 - 17h27

Ownnnnnnn

Rogerio Vaz

15/06/2017 - 17h26

LUGAR HISTÓRICO: PRESIDENTE BERNARDES OU WENCESLAU ?? Melhor : PAPUDA!!! Lá é o lugar que adequa-se ao CAPIROTO 9 Fingers!!

Carlos

15/06/2017 - 14h11

Defendê-lo de que?

Este mesmo Lula deu prosseguimento às “políticas financeiras” ditadas pelos pilantras lá de fora….ou o Henrique Meirelles que possui cidadania americana , o Meirelles do Bank de Boston nunca participou dos Governos do PT?

PSDB e PT participam do “esquema da tesoura”.Apenas faces opostas de uma mesma moeda.

O PT e o Lula jogaram na lata do lixo uma chance e tanto de fazer
A História!

Por favor não coloque Getúlio Vargas no mesmo texto deste engôdo chamado de Lula.

Fala sério!

> isso ,agora censure.

Sidnei

15/06/2017 - 13h31

Lula deixou 400 bilhoes de dolares em caixa!!!
Só por isto já merecia uma estátua.

Lula não merece ser preso.

Mas tem que sair da política: é hora do povo experimentar o veneno que o proprio povo criou através do novo “socialismo” o psdb, o ps, o sb…o s é = ao facismo o d é de anti brasileiro, pronuncia-se “democracia”.

Enfim é hora de experimentarmos o novo e depois, daqui a 20 anos, todos fudidos, refletir com a mente mais “clar”.

Resumindo: Tiririca presidente! Romari vice!

Olha que bostona!!!

Fauzi Achoa

15/06/2017 - 12h35

Discordo. O período Lula pode ser considerado o mais conservador da história do Brasil. A estrutura do estado permaneceu a mesma. Nenhuma reforma nem agrária nem política nem urbana nem educacional nem cultural nem tributária.
Até a ditadura com a criação do SUS do Pis/pasep, energia atômica, aero-espacial foi mais profícua.
Esse judiciário/MP que está aí nos depenando é fruto da omissão na nomeação de Juízes e PGR. Até essa mídia golpista e reacionária foi regada nesse perioso Lula com verbas nunca vistas.
Essa casta de servidores reacionários decorre de remuneração imoral criada no período Lula/Palocci.
Como comparà-lo com os que criaram a CLT, lutaram pelas reforma de base (urbana e rural).
Souberam isso sim, manter e se beneficiar de um sistema político decrépito.

    Carlos

    15/06/2017 - 14h15

    Isso mesmo Fauzi, nota 10 ao comentário.
    Muito lúcido.
    Lucidez é o que está faltando nesta terra!

    > Acabar com autonomia do Banco Central Já!
    BC subordinado ao Governo e NÃO O CONTRÁRIO.

Veritas

15/06/2017 - 12h30

Breno Altman? Esse cara é o carregador de mala($)do José Dirceu.. mais um picareta de esquerda que só quer garantir sua boquinha..

Gustavo Horta

15/06/2017 - 12h00

“TENTAM DISSIMULAR, TENTAM LUDIBRIAR, TENTAM, DE NOVO, MANIPULAR… E ESTÃO CONSEGUINDO, DE NOVO.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/15/tentam-dissimular-tentam-ludibriar-tentam-de-novo-manipular-e-estao-conseguindo-de-novo/

“… DISCURSO FALACIOSO E GOLPISTA QUE TENTA COLOCAR TODOS COMO FARINHA DO MESMO SACO,
MESMO COM TANTAS EVIDÊNCIAS DE QUE
TODOS POSSAM ATÉ SEREM FARINHAS,
MAS DE SACOS E QUALIDADES MUITO DIFERENTES.”

#AecioNaCadeia

Darvin Silva

15/06/2017 - 10h55

“Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito. É uma tentativa de colonização do outro.” (José Saramago)
Com esse pensamento vou abordar dois assuntos: um é por que eu odeio o Lula e o outro sobre os eleitores de São Paulo, ou pelo menos a sua maioria.
Pois, sem a pretensão do convencimento, mas tenho o direito de buscar as respostas para aquilo que não entendo ou compreendo. Tenho o direito de buscar saber o que ignoro. Também aproveitando a oportunidade para uma reflexão sobre a maioria dos eleitores de São Paulo, sem quaisquer interesses para convencimento de quem quer que seja. Por isso aceitarei controvérsias e comentários em base da ética e da boa educação.
Primeiramente faço a seguinte consideração; considero o ódio sendo ausência de amor, isto é, uma perda de tempo, quando deveria ser aproveitado para amar.
Então, feita a consideração acima, pergunto, porque odiar o Lula?
Seria porque em 2015, o Partido dos Trabalhadores atingiu a marca de 13 anos de governo, e nesse período o povo brasileiro conquistou inegáveis avanços sociais, econômicos e estruturais?
A partir da chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, ao comando do governo federal, começou a ser implantado no País um modelo de desenvolvimento, pautado na redistribuição da renda, geração de emprego e crescimento econômico.
Lula e a presidenta Dilma Rousseff, eleita em 2010 e reeleita em 2014, implementaram políticas públicas que garantiram ao Brasil sair do Mapa da Fome, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no ano 2014. Com o Brasil Sem Miséria e o Bolsa Família, 36 milhões de brasileiros saíram da situação de extrema pobreza.
Seria por conta disso tanto ódio ao Lula?
A política econômica mantida pelo PT garantiu a plena expansão do mercado de trabalho no País. O aumento no salário mínimo e a geração recorde de empregos permitiram a 42 milhões de brasileiros ascenderem a nova classe trabalhadora.
Isso seria motivo para odiar o Lula?
Entre 2003 e 2014, o Brasil criou 20 milhões de novos postos de trabalho formais, segundo dados da RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego. O número é 25 vezes maior em comparação ao do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando apenas 800 mil empregos formais foram criados.
Isso seria motivo para odiar o Lula?
Em 2002, a taxa de desemprego era de 12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Realidade bastante diferente da observada em 2014, com a menor taxa de desemprego da história, pelo quinto ano consecutivo, com média de 4,8%.
Isso é motivo para odiar o Lula?
O salário mínimo também foi responsável pela melhoria da vida da população, com alta de 262% nos últimos 12 anos do governo do PT, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O crescimento real, descontada a inflação, foi de mais de 72%.
Porque odiar o Lula?
Entre 2002 e 2014, o rendimento do trabalhador brasileiro passou de R$ 200 para R$ 724. Em 2014, 60% dos trabalhadores no Brasil têm carteira assinada, com garantia de direitos trabalhistas como seguro-desemprego, 13º salário e férias.
A renda dos 10% mais pobres no Brasil avançou 106% entre 2003 e 2012. Esse percentual é o dobro do aumento da renda média do restante da população, que cresceu 51% no período. Entre 2003 e 2013, o PIB real total brasileiro cresceu 45%, com a inflação média do governo Dilma beirando a menor da história com 6,07%, contra 7,5% do período Lula e 12,4% do governo FHC.
Então porque tanto ódio ao Lula?
Havia uma época em que casa própria no Brasil era um sonho distante. A realidade mudou com o Minha Casa, Minha Vida. Desde 2009, quando foi criado pelo governo Lula, foram entregues mais de três milhões de moradias.
Educação – Na educação, os governos do PT iniciaram uma verdadeira revolução. Com Lula e Dilma foram criadas 18 universidades públicas e o orçamento do Ministério da Educação passou de 18 bilhões, em 2002, para 115,7 bilhões, em 2014. Em relação ao PIB, passou de 4,5% em 2004 para 6,4% em 2012.
Ao mesmo tempo, mais de um milhão de alunos tiveram acesso a bolsas integrais e parciais de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e 2,8 milhões de alunos se matricularam em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), em 2015. O número de escolas técnicas passou de 11, durante o governo FHC, para 420 unidades com os governos do PT. E mais de 12 milhões de jovens estão matriculados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Por tudo isso que foi realizado, sim muito pouco ainda, pergunto porque esse ódio ao Lula?
Seria por arrogância? Seria por preconceito? Não quero acreditar que sejam esses os motivos. Por isso faço a pergunta: porque tanto ódio ao Lula? Quais as razões que motivaram tanto ódio? Alguém poderia me explicar? Estou curioso.
E, finalizando, uma reflexão humilde sobre a maioria dos eleitores de São Paulo.
Considero alguns eleitores de São Paulo, fazendo analogia com o futebol, como sendo torcedores de um time muito ruim, com jogadores medíocres e incompetentes. Mas eles torcem assim mesmo pela vitória do time. Não importa se o gol foi irregular, com o atacante em situação de impedimento. Que o juiz corrupto marcou um pênalti inexistente. Esses torcedores sabem que o time é ruim, mas mesmo assim torcem para sua vitória.
Concluindo, em São Paulo não tem eleitores, mas torcedores. Torcedores de uma desgraça.

    Carlos

    15/06/2017 - 14h34

    Sendo breve:
    – ter uma massa COLOSSAL de gente e empresas endividadas até o pescoço;
    – ter uma massa COLOSSAL de gente no programa “minha casa,minha dívida”,pois não obtiveram ativo algum e sim passivo ( e vão perder,anote aí );
    – prometeu realizar reforma agrária, mentiroso que é…nada fez;
    – NÃO TER feito a coisa mais importante que qualquer presidente nacionalista e com colhões deveria fazer >AUDITAR TODA A DÍVIDA PÚBLICA,quer seja interna e externa,pois esse é o gargalo do Brasil e está lotada de irregularidades.Estudem e verifiquem;

    Isso para ser breve,pois poderia ir longe,muito longe.
    Assim sendo , não vale odiar Lula.O que vale é jogá-lo ao esquecimento.É lá o lugar dele, do FHC, e de toda a corja de entreguistas ,incluindo jornalistas e abestados metidos a intelectuais.

    Analiso o MEU PAÍS com respeito ,sem ódio e principalmente sem dogmas políticos e hipocrisia.
    Não defendo nenhum partido,apenas alguns poucos políticos independente a qual partido político pertençam devido às suas mentes brilhantes e real vontade em levar este grande país ao lugar que merece!
    BRASIL acima de tudo.

Tomaz Pires De Albuquerque Sarto

15/06/2017 - 13h46

Sonya Reginna Pinto

15/06/2017 - 12h40

Mel Caroline

Ninguém

15/06/2017 - 09h12

Perfeito!

João Bruzzi Lion

15/06/2017 - 12h06

Política de novo João? Que saco! É isso mesmo, política de novo.
A mídia fez o seu papel no grande acordo, e avacalhou o máximo que pode, a delação dos irmãos JBS. Foi unânime, entre os comentaristas políticos e matérias jornalísticas, que o acordo feito pelo ministro relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, foi exessivamente premiado. Eu obviamente também pensei assim no princípio, mas refletindo melhor, o Sergio Machado que entregou o áudio do Jucá, também saiu livre e era uma pessoa extremamente corrupta, relacionada com Sarney. Imagina os esquemas desse cara? O acordo da JBS, o Wesley entregou mais de 1500 pessoas. Não estou defendendo os métodos de gestão, mas esse grupo empresarial está passando por uma devassa, aqui e lá fora. O mundo empresarial entra em frenesi alimentar, quando sente cheiro de um animal machucado como a JBS.
Como colaboradores ou delatores da investigação, eles trouxeram muitas provas e muitos pontos de partida para investigações nos xiqueiros mais sujos do país.
Recentemente, esse acordo tem sido minado por forças poderosas, claro seria estranho se não estivesse. Até jornalistas sofreram consequências de divulgações de áudio de pessoas investigadas. Até agora, dois ministros do Supremo, já manifestaram sua intenção espúria de reformar essa decisão soberana de celebrar o acordo. O que está em jogo, não é o Wesley morar em NY, ou em Dubai, ou na Papuda, é um acordo amplo com o Supremo, com a mídia e o PT, que se apresenta como já vencedor em 2018. Caso essa decisão seja alterada em uma pequena vírgula que seja, a Lava Jato será sepultada e terá novamente laranjas podres e não o controle da doença e seu tratamento necessário.

    Sonya Reginna Pinto

    15/06/2017 - 12h39

    Acordo com a mídia e o PT …como assim ? Nao ficou explícito

    João Bruzzi Lion

    15/06/2017 - 12h54

    O próprio Jucá, no audio que os petistas tanto falam, ele diz que “seria bom para todos, inclusive para o Lula”. É porque a audição dos petistas é meio seletiva, só ouve o que é contra Temer.


Leia mais

Recentes

Recentes